Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como baixar a corrente....


Pikachu

Posts recomendados

Boas galera ! Sou novo aqui e já venho com dúvidas... rs

Montei um "pack" de bateria recagerrável de Li-Ion de 10,5V e 1.400 mAh (3 baterias de 3,5V-1400mAh ligadas em série). E é claro que eu não tenho um recarregador pro troço... hehehe

Tenho uma fonte aqui de saída 12V e 1.000 mAh. Queria baixar a corrente dela para uns 140-180 mAh, sem baixar a tensão. Aí acho que ficaria um bom recarregador prá esse pack, não ?

Tem algum jeito rápido/fácil/barato de fazer isso ? Se alguém pudem me ajudar, agradeço pacas... :joia:

Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas galera ! Sou novo aqui e já venho com dúvidas... rs

Montei um "pack" de bateria recagerrável de Li-Ion de 10,5V e 1.400 mAh (3 baterias de 3,5V-1400mAh ligadas em série). E é claro que eu não tenho um recarregador pro troço... hehehe

Tenho uma fonte aqui de saída 12V e 1.000 mAh. Queria baixar a corrente dela para uns 140-180 mAh, sem baixar a tensão. Aí acho que ficaria um bom recarregador prá esse pack, não ?

Tem algum jeito rápido/fácil/barato de fazer isso ? Se alguém pudem me ajudar, agradeço pacas... :joia:

Valeu !

Olá,

Seja bem vindo.

Primeira coisa, não vamos nos confundir unidade de corrente (A = ampère) com unidade de carga de bateria (Ah = ampère-hora).

1 Ah quer dizer, a bateria é capaz de fornecer 1 A durante 1 hora.

1400 mAh quer dizer, a bateria consegue fornecer 1400 mA (mili-ampères) durante 1 hora.

Sua fonte é de 1000 mA, isso quer dizer que a corrente de curto-circuito dela é de 1000 mA ou 1 A.

Não é porque sua fonte pode fornecer 1000 mA que ela necessariamente "injeta" 1000 mA em todos os circuitos. Tudo depende da Lei de Ohm.

U = R.i

U = Volts

R = Resistência

i = corrente.

Tudo depende da resistência, que também é chamada de "carga" do circuito, ou seja, se você liga uma carga de 100 ohms na sua fonte de 12V:

12 = 100*i

i = 0,12A ou 120 mA ok?

Bom, você quer limitar a corrente do circuito para 140 ou 180 mA, é só usar um resistor, supondo que a bateria está totalmente descarregada, será como se os 12V da fonte estão em curto, então é só partir para a lei de ohm:

12V = R*0,140A

R = 85 Ohms (Você terá que arredondar esse valor para um valor comercial 82 Ohms ou 91 Ohms)

ou

12V = R*0,180A

R = 66 Ohms (Você terá que arredondar esse valor para um valor comercial 62 Ohms ou 68 Ohms)

Mas fique a par de que quanto mais carregada a bateria está, menor será a corrente.

Certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, mals pelo mAh da fonte... Escrevi distraído mesmo... rs

Mas agora você passou uma info que eu não sabia mesmo: se eu estiver com a bateria totalmente descarregada, ou com mais de meia carga, eu teria que usar resistores diferentes para obter os 180 mA para os diferente "estados" da bateria ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, mals pelo mAh da fonte... Escrevi distraído mesmo... rs

Mas agora você passou uma info que eu não sabia mesmo: se eu estiver com a bateria totalmente descarregada, ou com mais de meia carga, eu teria que usar resistores diferentes para obter os 180 mA para os diferente "estados" da bateria ?

Isso.

Pense bem, vou expor 3 casos:

1 - Quando a bateria está vazia ela fornece 0V e sua fonte fornece 12V, então a tensão que passará pelo resistor é de 12 - 0 = 12V.

2 - Quando a bateria está com meia carga, fornece 5,25V e sua fonte fornece 12V, então a tensão que passará pelo resistor é de 12 - 5,25 = 6,75V.

3 - Quando a bateria está com carga completa, fornece 10,5V e sua fonte fornece 12V, então a tensão que passará pelo resistor é de 12 - 10,5 = 1,5V.

Ok?

Por isso que o ideal para se carregar uma bateria são fontes de corrente constante e não de tensão constante.

Se fosse em uma fonte de corrente constante, você teria os 180 mA, independente da carga da bateria.

Procure por um projeto de fonte de corrente constante pela internet, que você encontrará vários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 anos depois...

Boa Tarde! Sou novo aqui, e um iniciante em eletrônica analógica. Me desculpe se eu tiver dito algum absurdo em minha pergunta.

 

Aproveitando este assunto, eu queria muito tirar minha dúvida sobre isso. Eu quero usar uma fonte de PC como uma fonte de bancada, mas a saída de 3V possui uma corrente de 11A, e acabei estragando alguns componentes por conta disso. Alguém pode me explicar como posso manter a tensão de 3V da saída e diminuir a corrente de 11A para 1A? Se puder me enviar um link de algum site que mostre o esquema para montar um redutor ajustável ou fixo somente da corrente, eu serei grato. Obrigado desde já!

 

Saída  3 V | 11A

Saída  5 V | 12A

Saída 12V |  8 A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte do PC é uma fonte de tensão, não de corrente. Os 11A anunciados referem-se a capacidade dela manter a tensão regulada até esse nível de corrente, corrente é consequência da carga pendurada. No entanto existem limitadores de corrente. Nessa situação a tensão cai sempre que o circuito demanda uma corrente superior ao set-up.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Quinquinel mas quer baixar a corrente pra que? Uma carga só consome o que precisa, o que não pode é exigir da fonte mais corrente do que ela pode fornecer, ou seja pode ligar uma carga de 1A nessa fonte que nao tem problema, não pode é ligar uma carga que consuma 15A por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde! @Sérgio Lembo, @Ricardov e @Mestre88 obrigado pela atenção!

 

3 horas atrás, Mestre88 disse:

@Guilherme Quinquinel

Provavelmente o seu problema foi com a tensão, ela em demasia é que queima as coisas. 

Se ligou Leds e queimou, esses devem usar resistores em série pra funcionar corretamente. 

 

Eu estou usando um Cinescópio de uma mini televisão como um osciloscópio improvisado, e a unica fonte que tenho é essa do PC. Quando eu ligo os 3V diretamente na bobina vertical do cinescópio há um funcionamento normal, mas quando uso qualquer resistor variável em série ele acaba aquecendo mesmo com 3V, e eu supus que poderia ser a corrente muito alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Guilherme Quinquinel disse:

Boa Tarde! @Sérgio Lembo, @Ricardov e @Mestre88 obrigado pela atenção!

 

 

Eu estou usando um Cinescópio de uma mini televisão como um osciloscópio improvisado, e a unica fonte que tenho é essa do PC. Quando eu ligo os 3V diretamente na bobina vertical do cinescópio há um funcionamento normal, mas quando uso qualquer resistor variável em série ele acaba aquecendo mesmo com 3V, e eu supus que poderia ser a corrente muito alta.

Esse tipo de bobina é diferente, trabalha de modo parecido com o Led. 

Precisa de um resistor em série, só que de potência mais alta, uns 5W.

Aplicar corrente contínua não é uma boa ideia, nas TVs elas trabalham com CA ou corrente pulsada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Muito obrigado, essa era minha grande dúvida, 5W seria o ideal então para um resistor. Se eu Usar P=Veu descobriria a potência que preciso saber. Agora para esclarecer tudo eu precisaria do valor da tensão comum dessa bobina **horizontal do cinescópio. Então eu usaria V=P/i   P=5W   para  descobrir a tensão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Quinquinel meio complicado usar lei de ohm com esse tipo de bobina, ela trabalha igual a um transformador. Tem uma medida de resistência, mas quando circula corrente elétrica as coisas mudam. 

 

Ligue um resistor de 470R ou 1k em série e veja quantos Volts precisa para a linha chegar ao topo do tubo. 

Feito isso vai precisar de uma espécie de amplificador para que funcione direito. 

Há algum tempo eu estava com essa mesma ideia, cheguei até a fazer o oscilador dente de serra pra controlar a varredura horizontal através de uma chave ou potenciômetro. 

Topologias usadas em amplificadores de áudio podem ser úteis nesse tipo de circuito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Boa Tarde! Realmente é muito complicado usar a lei de Ohms nessa bobina.

 

Eu usei um resistor de 1K e precisei de 9V continuos de tensão para colocar a linha horizontal no topo. Então eu assimilei tudo com os amplificadores de som. Agora estou usando aquelas caixinha de som para PC até como filtro e regulador de amplitude da onda, tudo pelo Potenciômetro da caixinha. Eu liguei os terminais da bobina no terminal dos auto-falantes e a ponta de prova na entrada de áudio. Agora funciona muito bem! Eu sou fascinado em Cinescópios, estou montando uma coleção, e tenho um projeto para montar um TRC bem primitivo, mas só mais pra frente preciso de mais conhecimento pra isso. Atualmente estou com a ideia de converter sinais digitais em analógicos para conectar algum controlador em entradas de vídeo assim como nos computadores tipo Apple I, MSX, ou até mesmo consoles como o Ford Philco Telejogo que gera sinais analógicos e é ligado no RF da TV.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!