Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O processo de criação de um DVD


Posts recomendados

Olá Red, fiz a renomeação do arquivo, importei num novo projeto, mas também não deu certo. Ele importou corretamente, a linha de áudio também foi preenchida, mas sem nenhum som... estou enviando um link com a imagem de exibição. w w w.cipmad.com.br/arquivo/teste_mpg.jpg.

Obrigado

Victor ZY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Victor,

Agora eu realmente não sei o que lhe dizer. Se não deu pra importar, tente converter o áudio para outro formato. Para isso você vai precisar separar o áudio do vídeo. Entre outros programas, o Womble faz isso. Depois use algum programa de áudio para converter.

Nesse quesito não posso lhe ajudar muito...

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá Red Bear,

Usei o Womble e depois de alguns probleminhas com meu PC, obtive um excelente resultado, muito obrigado.

Agora tem acontecido o seguinte: quando eu coloco uma legenda no filme e renderizo, o filme distorce exatamente no trecho na legenda e em seguida volta ao normal. Depois de exportar em AVI a distorção é mantidda. O q posso fazer para evitar isso?

Obrigado

Victor ZY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

homestudio,

Pense da seguinte forma: as grandes produtoras ou emissoras de TV não compram "placas" e "programas"; elas compram soluções integradas. Assim, para esses mercados há boas opções totalmente integradas mas fora do alcance de nós pobres mortais.

No campo semi-profissional há também algumas soluções integradas, como a série Liquid da Pinnacle ou algumas outras opções na plataforma mac. Outras placas já vem com programas dedicados ou customizados e neste caso é desaconselhável usar outros produtos.

As placas amadoras, para se tornarem atrativas financeiramente, abrem mão dessa característica, mesmo porque raramente são vendidas junto com algum software. Então, de um lado as placas se consideram "genéricas" e de outro lado os programas não têm nenhum compromisso de compatibilidade pois não são específicos.

Infelizmente para a sua resposta só há uma solução: tentativa-e-erro.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Red...tenho uma dúvida...não sei se é o lugar certo mas não custa tentar.

Eu tenho aqui no meu PC uma série completa de terror. Eu gostaria de passar essa série para um DVD de forma que eu pudesse assistir na TV, são 13 episódios e estão todos no formato rmvb. Gostaria de saber qual programa faz isso e qual o processo ? Eu uso aqui o Nero, contudo, eu já percebi que ele é bem limitado...se houvesse um outro programa...desde já agradeço vossa atenção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá red,

estou com um problema na gravação de dvd e nõ sei se você ja explicou pra alguem antes pois o forum tem mts msgs e nao li todas.

tenho uns arquivos de video em .rmvb que converti para .mpeg mas na hora de gravar para o dvd o nero (vision express 3 ) nao gravou os audios. nao sei o que pode estar acontecendo.... será que você consegue me ajudar?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi de novo,

obrigada.

Acho q me expressei mal red...as conversões já estão feitas e foram bem sucedidas com o winavi mesmo. o problema que anda acontecendo é com o nero mesmo. os videos em mpeg já tÊm audio, mas o nero não grava o audio no dvd, só as imagens entende?

não consegui saber o porque, já q os arquivos já vÊm todos com legendas e audios.

antes de queimar o dvd fui dar uma olhada nos detalhes do projeto e vi que estava escrito " Audio SmartEncoding ratio: 0.0 %

Video SmartEncoding ratio: 100.0 %" e pensei que talvez alguma coisa esteja faltando no meu nero para que ele nao faça esse tal de encoding do audio, mas nao sei bem pois nao entendo mt de programas.....

espero que agora você tenha entendido e que possa me ajudar.se mesmo assim você nao souber o q pode ser desde ja agradeço pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ninaoli,

Você tem várias opções para gerar o DVD. A primeira é deixar o WinAVI fazer isso. Peça para ele gerar o DVD e escolha uma pasta no HD. Ele vai fazer todo o trabalho e o Nero vai ter apenas que "queimar" a mídia.

Outra opção é usar outros programas que não sejam o Nero. Pra mim o Nero só serve para queimar a mídia. Para gerar o DVD (em pastas) sempre uso outros programas.

Para indicar algum programa, preciso saber em que formato está o arquivo gerado pelo WinAVI.

Dê mais detalhes.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok, ninaoli,

Eu falei gerar o dvd em pastas indicando que ele não vai gerar um disco, e sim uma pasta no disco local que vai conter uma "cópia" do disco. Essa pasta vai estar no formato DVD e depois é só gravá-la num disco.

Se o arquivo MPEG gerado pelo WinAVI está em boa qualidade, basta você fazer uma "autoração" simples. Normalmente os bons programas não vão mexer na qualidade do vídeo.

Os mais "amigáveis" são o Cubo (womble mpeg dvd wizard), o TDA (Tsunami DVD Author), entre outros. Alguns mais poderosos são o DVD Architect e o DVD Lab, mas se você quiser pegar pesado, use o DVD Maestro ou o Scenarist.

Esses programas devem pegar um arquivo MPEG e gerar os arquivos no formato do DVD.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Oi RedBeard,

Bom, comecei neste assunto pra resolver meu próprio problema, mas gostei tanto desta bagunça toda que resolvi transformar isto num hobby.... e pretendo comprar uma placa de captura de video. Pra não ficar perguntando tudo, fui dar uma estudada nas placas e dar uma lida aqui no forum, mas é tanta opção e tanta incompatibilidade placa-software que fiquei perdido.

Como você já me conhece, e sabe que sou viciado em qualidade, não pretendo comprar qualquer coisa mas confesso que me espantei com o preço da tal Matrox RTX-100, que pelo que li é a melhor placa e totalmente compatível com o Adobe Premiere.

Existe alguma opção bem direcionada ao uso com o Premiere?

Obrigado!!

JPV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

jpv,

Depende do que você quer fazer.

No meu caso, tinha 2 placas de captura. Uma delas eu dei pro meu irmão pra ele ver TV e a outra faz mais de ano que não uso.

Pelo que eu faço, as edições raramente passam de uns cortes simples ou de inserção de títulos. Nesses casos, trabalhar com AVI é dar tiro de canhão em passarinho.

Outro detalhe importante é que hoje é improvável de encontrar edições de casamento ou filmagens mais profissionais feitas em câmeras analógicas.

Assim, veja de onde vão vir suas fontes:

1- filmadoras miniDV - transferência pela firewire e edição em AVI

2- filmadoras com HD ou em miniDVD - captura digital pela USB ou leitor de DVD

3- fotos e filmagens com câmeras digitais - USB

4- fitas VHS, VHS-C, 8mm, ... - aqui entra a placa de captura ou ...

Aqui está o pulo do gato. Ou você usa a placa de captura ou usa um gravador de DVD de mesa para fazer a captura e transfere o filme para o PC fazer a finalização.

Normalmente essas edições são cortes secos para tirar o início e final da captura, ou para cortar o chão ou teto que o cliente esqueceu ligada a câmera. Raramente serão feitas edições pesadas com esse tipo de original e para eles sempre existe o MainConcept que quebra um galho enorme.

Então, meu conselho é esquecer a compra de uma placa de captura para essas atividades mais simples.

Veja seu objetivo e se vale a pena investir numa Matrox ou em alguma outra dessas semi-profissionais. Mesmo assim, para as conversões do dia-a-dia, acho muito prático um gravador de mesa. No momento estou fazendo uma captura no gravador de mesa e tenho os 2 computadores livres para fazer renderização, acessar a net...

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RedBeard,

Num primeiro momento meus objetivos serão coisas familiares, filmagens das minhas crianças, etc.. ou seja, coisa doméstica.

Mas como eu me conheço e agora sabendo a forma correta de fazer as coisas, se no futuro vier a fazer outro trabalho musical em video da minha banda, vou ser exigente e tentar fazer a cosia da maneira certa. E aí é que enra a questão, se for pra comprar, já gostaria que fosse algo que me satisfaça depois também nesta aplicação.

Me recomendaram uma placa da Pinnacle, mas aí não funciona com o Premiere... então voltei ao ponto de partida.

Se puder me ajudar com algumas sugestões eu te agradeço.

Abraços,

JPV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

JPV,

Se ocorrer alguma filmagem mais profissional no futuro, certamente ela será em formato digital. O que você vai precisar nesse caso é uma porta FireWire e nada mais. Edite tudo em AVI e só exporte para MPEG no final. Essa é a forma que obtém a melhor qualidade.

O uso de uma placa de captura analógica para atividades profissionais é cada vez mais raro e por este motivo as placas profissionais estão sumindo do mercado e ficando mais caras.

Como você mesmo disse, a forma "certa" de fazer é:

1- filmagem em formato digital, no mínimo em formato miniDV

2- transferência para o PC sem perda (usando firewire)

3- edição em formato AVI sem compressão ou AVI/DV

4- exportar o vídeo final para MPEG pronto para ser autorado

Em nenhum desses pontos uma placa analógica é usada.

Quando você fez o trabalho anterior, com os originais em MPEG, o uso de uma matrox se justificaria pela facilidade na hora da edição, não pela captura, mas pelo processamento dedicado do formato MPEG. Se for esse o caso, o que você precisa é um processador MPEG e não uma placa de captura.

Tente explicar melhor onde você pretende usar a placa.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RedBeard,

Simplesmente depois desta tua mensagem, acabo de descobrir que não preciso de uma placa de captura. Nada como falar com quem sabe.

Só teria uma pergunta: nesta transferência via Firewire, a câmera miniDV é mapeada no sistema operacional como um disco, um HD, etc.. ? Neste caso, a menos que eu esteja falando bobagem, pouco importa qual é o software de edição, o arquivo digital que viria na transferência já seria AVI, correto?

Bom, acho que então vou seguir seu conselho e comprar um gravador de DVD de mesa para esta minha fase de trabalhos domésticos, e se pintar algo profissional da banda no futuro eu faço via Firewire como você falou.

Neste caso, poderia me indicar um bom gravador de DVD de mesa ( se possível, o melhor)?

Abração RedBeard !!!

JPV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

jpv,

(escrevi um monte... mas o forum engoliu minha resposta...)

Bem, resumindo, quando a filmadora é com HD interno a transferência é via USB como se fosse um arquivo do PC. Quando a filmadora é MiniDVD vai via o DVD gerado.

Quando a filmadora é MiniDV, a transferência é em tempo real via firewire; isso é: uma hora de filme, uma hora de transferência. Para isso, o Premiere aceita fazer essa captura, inclusive controlando a filmadora remotamente, ou então usa-se outro programa mais simples só pra isso.

Sobre os gravadores de mesa, o doutor no assunto é o RobertoY que frequenta o fórum de Filmadoras. Deixe uma mensagem para ele por lá e garanto que ele vai lhe dar uma enciclopédia de links.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RedBeard,

Só pra esclarecer:

...quando a filmadora é com HD interno a transferência é via USB como se fosse um arquivo do PC.

Neste caso, o arquivo já viria formatado, correto? E ele seria AVI?

Quando a filmadora é MiniDVD vai via o DVD gerado.

Neste caso, seria MPEG-2 por ser estrutura de DVD, correto?

Abraços.

JPV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!