Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tava olhado no site da Seventeam procurando fontes com PFC ativo, ai acabei achando minha fonte que é a 350-BKV, e ta assim:

- OPP (Proteção contra sobrecarga)

- OVP (Proteção contra sobretensão)

- OCP (Proteção contra sobrecorrente)

- UVP (Proteção contra sub-tensão)

- SCP (Proteção contra Curto-circuito)

Isso já não me protegeria? Mesmo com essas proteções um filtro seria necessário?

• Membro VIP
Postado
errei por acreditar na descrição falha da loja do anúncio seguinte:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APC_PH8VT3

No qual lê-se claramente a informação sobre o filtro: "Regulação de tensão automática com entrada 120V e saída 120V."

Na verdade errei mais eu que você, pois entrei naquela página da Atera mais de 100 vezes e nunca havia reparado nesse deslize deles.

Eu tava olhado no site da Seventeam procurando fontes com PFC ativo, ai acabei achando minha fonte que é a 350-BKV, e ta assim:

- OPP (Proteção contra sobrecarga)

- OVP (Proteção contra sobretensão)

- OCP (Proteção contra sobrecorrente)

- UVP (Proteção contra sub-tensão)

- SCP (Proteção contra Curto-circuito)

Isso já não me protegeria? Mesmo com essas proteções um filtro seria necessário?

Todas essas especificações se referem às saídas de baixa tensão, em corrente contínua, que alimentam seu PC (3,3Volts, 5,0 Volts, 12 Volts etc..) e nenhuma delas se refere a tensão AC da tomada. Dessa quem trata é o filtro de entrada/supressor de surtos..

Abraço..

Postado

Ah valeu Faller, eu aqui acho que vou fazer assim, nessa ordem, pois como explicaram, minha fiação estando insuficiente a tensão deve estar caindo : Trocar fiação (antes que minha casa pegue fogo) > Colocar Filtro > e futuramente pegar uma fonte de PFC ativo, estou pensando na Corsair de 450W que ta na faixa de 259 R$, eu não sei se entendi direito, mas as de PFC ativo por aceitarem variações de 90v até 270v, essas sim despensariam filtros, pois como o rau explicou a função dos filtros "Filtrar ruidos elétricos e surtos de tensão", em um surto de tensão, a variação passa de 270v, desculpe se a pergunta for ***** =(? Isso com uma fiação adequa quero dizer, valeu!

Postado

Com a fiação inadequada ou não, filtros protetores é algo desejável se não, obrigatórios! Acho q você não entendeu bem o que eu quis dizer.

Você disse que a fiação aí da entrada da sua casa é 2.5mm, nisso deduzi q pode tá havendo uma queda grande de tensão quando liga o chuveiro, um forno microondas e coisas do tipo. Mas isso não quer dizer que realmente tá acontecendo ou que o nível da baixa vai forçar demais os equipamentos, só fazendo algumas medições pra saber, mas tudo indica que a queda é grande. Não posso dizer com certeza...

O filtro protege contra ruidos e pra qualquer fonte você pode adiciona-los, nao tem essa se a fonte tem PFCA ou não e aliais, essas fontes já vêm com filtragem contra ruidos muito boa, mas um bom filtro protetor vem com proteções anti-surtos ou anti-picos de tensão. Se por algum motivo um pico veloz for gerado na rede ou uma sobre-tensão sustentada acima do valor de proteção do filtro, ele vai proteger sua maquina. A origem desses picos são variadas.

Mas a instalação elétrica é primordial, se sua casa tá com fiação fina ela pode muito bem ter funcionado assim alguns anos atrás quando vocês tinham menos eletrônicos, mas as coisas evoluem, eletrônicos sobrecarregam a fiação se esses não possuem fontes com PFC Ativo, além do consumo proprio do equipamento...

Um fio 2.5mm com 30A em cima dele, já começa a aquecer um pouco, 30A com um chuveiro ligado, microondas e algumas coisinhas a mais, é alcançado rapidamente. Em 30A o fio de 2.5mm não aquece a um ponto preocupante, mas dependendo de onde ele passa, se por exemplo for num duto apertado, junto com outros fios e num telhado quente, a coisa piora...

Postado

É eu acho que a tensão ta caindo sim, porque tipo aqui quando agente vai usar o chiveiro, desligamos praticamente tudo, PCs, Tvs geladeira. Isso porque há uns 3 ou 4 meses, aconteceu de ficar ligado ao mesmo tempo tudo que falei, menos 1 PC porque só tinhamos 1, + o Chuveiro, resumindo: 2 TVs, 1 geladeira, 1 Freezer, 4 lampadas, 1 PC, 1 chuveio, e Puff! Derrempente a luz da casa toda foi em bora, queimo o chuveiro e uns fusíveis, secador de cabelo é a mesma coisa, quando vamos usar temos que desligar varias coisas.

E analisando como falaram vale mesmo a pena trocar a fiação, eu tinha feito orçamento uns tempos atras uns técnicos falaram pra por fio de 6mm até a casa e outros 10mm, ai acabei ficando na dúvida, não sei se o de 10mm é necessário, olhei uma vez no site da Lorenzetti, eles especificavam que tipo de fiação você precisava ter para cada chuveiro e se não estou enganado, pelo que lembro para os chuveiros mais básicos eles pedem fiação de 6mm, já para os modelos mais "turbinados" 10mm, aqui o chuveiro é do simples, tem um jeito pra mim mesmo calcular qual fio é o recomendado pra mim? valeu!

Edit:

Tirei uma foto do fio, por essa foto da pra confirmar se é 2,5mm?

DSC02144.JPG

Postado

Sim, tem cara de ser 2.5mm, no maximo 4.

A rede ai como é 110V, maior corrente é exigida pelos equipamentos, logo fios mais grossos são necessários.

Os fios que vêm de fora até o ponto de distribuição ou seja, caixa de fusiveis ou disjuntores devem ser os mais grossos. Sim 10mm é melhor do que 6mm no seu caso, especialmente se for usar um chuveiro de 5000W ou mais à 110V. 6mm é o mínimo, mas se puder poe 10 logo até à caixa de distribuição.

Do ponto de distribuição devem ser criados circuitos diferentes, exemplo:

Disjuntor 30-40A (dependendo da potencia do chuveiro) - esse seria um circuito só pro chuveiro, nada deve ser compartilhado com ele.

Disjuntor pra iluminação 10A ou 15A, esse fio vai ser ligado aos pontos de luz.

Disjuntor pras tomadas 20A.

Ai ta um circuito básico, mas você pode aumentar a quantidade de circuitos, o ideal é que seja 1 so pra iluminação, outro só pras tomadas e outro so pros chuveiros, sendo que cada chuveiro tem seu circuito separado com seu disjuntor separado.

Não contrate qualquer pé rapado pra fazer a instalação não e verifique se o cara é registrado. Nesse site tem como consultar pelo nome:

http://www.encontreseueletricista.com.br/index.php?s=pesquisa

Um documento interessante, pra seu conhecimento tb é o manual de instalações elétricas da Prysmian, muito ditático e feito pro leigo entender. Nesse manual tem uma tabela de dimensionamento de fios tb e no mesmo link abaixo você acha outros manuais, um só sobre dimensionamento:

http://www.br.prysmian.com/pt_BR/cables_systems/energy/index_energy_br.jhtml?s1=25800005&s2=25800009

Sobre esse ponto de entrada ai da sua casa, as coisas não tão bem dentro das normas não, fios tudo de uma cor, finos, emendas meio "esquisitas"... :)

Não entendi muito bem os 4 fios entrando ali em cima, se a casa for rede bifásica seriam duas fases + neutro + terra pra ter 4 fios entrando...

Postado

valeu mesmo Raul por essa super explicação! Os tecnicos que fizeram orçamento falaram disso do circuito só para o chuviro, e esse link ae de eletrcicista vai ser uito útil porque na minha opnião o maior problema é encontrar um bom eletricista. A fiação aqui é bem antiga, depois eu tiro uma foto da caixa onde tão os fusíveis, talvez por isso vocÊ não entendeu muito bom os fios, deve ser algo meio que pré historico xD.

Postado

Ali naquela mangueira onde entram quatro fios, são os fios que vão pra dentro de casa, né? É só pra uma casa? Só um medidor?

Postado

Sim, são pra uma casa só, só um medidor, eu ouvi dizer que na parte de baixo o cara deixou 2 relógios pra se depois fosse fazer outra fiação algo assim, já tivesse lá, será que por isso tem 4 fios?

Postado

É o que parece, 1 Fase + Neutro de um medidor e o mesmo 1 fase + neutro pro outro medidor.

Uma instalação residencial seguindo as normas podem ser assim:

1 Fase + Neutro + Terra = 3 fios

2 Fases + Neutro + Terra = 4 fios

3 Fases + Neutro + Terra = 5 fios

Fora da norma como a maioria:

1 Fase + Neutro = 2 fios

2 Fases + Neutro = 3 fios

3 Fases + Neutro = 4 fios.

ou ainda:

2 Fases (Uma fase contra a outra) sem neutro: 2 fios.

Postado

Tipo como eu falei num post ae, eu agora to com 2 PCs, no PC antigo não mudei nada, só de diferente ele agora ta com rede. Tirei o estabilizador dele, e de vez em quando ele ta congelando, poderia ser numa dessas quedas de tensão que ele ta congelando? Porque acho que não seria a rede e como falei, sem ser a rede ele ta identico e nunca travava, ele chega a travar de vez em quando 2 vezes no dia.

Edit:

Eu to pensando em quando trocar a fiação fazer o Terra tambem, me falram uma vez que é na faixa de R$ 85,00 mas nunca confirmei a informação, e tipo fazendo o terra a encaixe do pluge eu vou ter que trocar por um de 3 pinos, estilo americano? Eu fiquei meio na duvida sobre isso ainda mais que vai ter aquele padrão de tomada brasileiro que não sei pra que todos conectores são redondos, em vez de ser igual dos EUA (_(

Postado

Deixa uma lâmpada acesa e procura ver se na hora que trava é a hora que a luz enfraquece muito. Qual é a fonte desse PC?

O fio terra é pra uso da casa inteira, liga-se o fio terra no chuveiro, na geladeira, no microondas e qualquer equipamento que venha com um fio terra seja um fiozinho verde solto na traseira dele, seja no mesmo cabo da tomada, isso é feito pra dar maior segurança ao usuário e melhor operação dos PCs e maior segurança pros mesmos tb.

O valor pra se executar um aterramento depende, mas não sai muito caro não fazer um aterramento bom e equipotencializado. De materia eu diria que você gastaria isso aí mesmo. Haste(s), cordoalha, caixa de inspeção e cabo verde ou verde/amarelo.

Cara, eu por equando usaria o padrão antigo 2P+t, aquele com o pino terra em baixo. Nosso padrão é semelhante ao americano, mas os polos funcionais podem receber tanto plugues do tipo lâmina, "pino chato" como pino redondo e tb tomadas com dois pinos chatos e um redondo, do terra. Se você comprar as tomas no padrão lançado recentemente você vai ter que comprar adaptadores porque praticamente nada é vendido nesse padrão ainda e os equipamentos informáticos vêm tudo com padrão de fora...

Postado

Então da Lampada eu preciso confirmar, mas é que geralmente eu to aqui no outro PC e meu irmão pega e fala:

Travo essa #$&%@!

E como to no PC nem percebo da luz, ms eu sei que a luz aqui durante o dia ocorre sim, de tipo, você perceber como se ela apagasses e acendesse muito rapidamente, tipo uma queda.

Postado
Mas pelo que entendi , em algum lugar desse imenso topico acho que tu quis me dizer para nao usar o estabilizador, ainda nao entendi porque, mas colocarei ele nos periféricos, mesmo nao sabendo se é bom ou nao.

Até eu, apesar de passar + de 1 ano para eu procurar uma matéria sobre fontes, também acho que a fonte deverá ficar ligada sozinha na tomada e um filtro de linha (régua) será o suficiente para ligar os chamados "periféricos".

Postado
... Sempre que você quiser ver a sua fonte trabalhando o dobro daquilo que normalmente teria que trabalhar, coloque antes dela uma tartarug.. digo estabilizador.
Vivendo e aprendendo...
A falácia chamada estabilizador é uma herança maldita. De nada serve na frente de seu micro.
Se ele não tem mesmo tanta serventia como se pensava, se eu trocar por uma régua de proteção, estarei na verdade economizando energia.
Quero mostrar para vocês, que me lêem agora e não tem nenhuma obrigação de dar crédito a nenhuma de minhas palavras, dizia quero apresentar a vocês uma pessoa em quem vocês acreditam, tenho certeza.

Apresento-lhes vocês mesmos. Vocês passarão a dizer a vocês mesmos para que serve um estabilizador, sob a forma de perguntas/respostas;

Eu aprendi na prática que o meu UP_GRADE levou a minha fonte genérica pro espaço e que uma fonte de boa qualidade é um excelente investimento que irá proteger todo meu PC ...
1) Pergunta: Picos de tensão, glitches, ruídos elétricos na rede, posso evitá-los com um estabilizador?

R: É muito fácil de entender que esses picos, ruídos etc são de natureza rápida, acontecem e somem, passam para sua fonte e algum tempo depois, mesmo que seja 0,008 segundos seu estabilizador faz tlec-tlec chamando uma tensão menor e logo chamando uma tensão maior. Veja que o pico de tensão apareceu passou para sua fonte e sumiu. Toda boa literatura técnica irá dizer que para remoção de picos, transiente rápidos, ruídos, glitches e outras interferências elétricas há que se utilizar de um bom filtro, ou supressor de transientes, ou filtro de linha, ou régua protegida, etc, de preferência com um bom aterramento que leve a massa todos essas porcarias.

Só me falta um bom aterramento... sem aquela coisa de usar o neutro como terra ...
2) Pergunta: Com um estabilizador consigo evitar que a incidência de uma descarga atmosférica passe para o meu computador?

R: Um estabilizador faz a ligação de sua rede elétrica (entrada) com a sua tomada de saída, o tempo todo. De vez em quando, em um desses semiciclos de rede, ele, o estabilizador toma outra derivação de seu transformador, para pegar maior ou menor tensão, mas sua função é garantir que a rede permaneça ligada ao seu computador, quer caia raio ou não na rede elétrica. A literatura também é clara quando diz que tensões maiores, fora de padrões, tipicamente encontradas em situações de tempestades com raios, devem ser drenadas a terra através de dispositivos de proteção que contenham elemento do tipo MOV (metal oxide varistor). Por outro lado o seccionamento da rede de entrada com o restante do PC deve ser providenciado por elemento fusível. Para se evitar a subida rápida da corrente de exceção há que ser colocado em série com a alimentação as bobinas de proteção (aquelas que se vê nos filtros de entrada das boas fontes). Ou seja, todos esses componentes que citei se encontram nas fontes e nas réguas de proteção, nos protetrores de surto nos "surge protectors".

Fonte + régua de proteção.
3) Pergunta: É verdade que o estabilizador de tensão é capaz de deixar passar somente a energia limpa para o meu PC?

R: Isso é uma função típica dos filtros e, de novo, de preferência com um bom aterramento para drenar a massa todo o lixo.

Faller, eu quero saber de modo direto a sua opinião:

Pelo que venho lendo aqui no fórum, tanto de você como de outros que até lhe defende, chego a humilde conclusão de que uma fonte de boa qualidade, com PFC ativo pode ser ligada diretamente na tomada da parede, evitando trabalhar o dobro por causa do estabilizador.

CORREÇÃO: Vou ligar essa fonte num filtro de linha.

Estou com vontade de comprar uma Seventeam ST-550 P_AM e ficar tranqüilo com a minha configuração já que aqui no Rio de Janeiro eu não estou encontrando uma ZALMAN ZM 360b - APS e nem na WEB.

PS: Você indicaria um site?

Postado
Vivendo e aprendendo...

Se ele não tem mesmo tanta serventia como se pensava, se eu trocar por uma régua de proteção, estarei na verdade economizando energia.

Não sei se afirma ou se pegunta, mas sim, vai economizar energia tirando o estabilizador. Talvez não muita, mas vai.

Eu aprendi na prática que o meu UP_GRADE levou a minha fonte genérica pro espaço e que uma fonte de boa qualidade é um excelente investimento que irá proteger todo meu PC ...

Uma fonte já diz "fonte", é ela responsáve pelo "sangue" dos eletrônicos...

Postado
O quarto dado é com relação à capacidade de filtragem de ruidos do filtro, sua faixa de corte e frequencia em que isso ocorre. Geralmente vem especificado assim: 70dB (decibéis) de 100Khz-10MHz. Quando maior o primeiro valor e maior a faixa de frequencia, melhor - não exatamente melhor pra todas as aplicações, mas pra PCs geralmente é assim. Lembrando que quanto maior a frequencia a ser atenuada, menor a eficiência do corte em dB. Um dB maior é desejável. Não se preocupe tanto com isso se suas fontes são boas, ja que as mesmas já vêm com bons filtros.

Como já decidi comprar uma boa fonte com PFC ativo, vou apenas comprar um APC FILTRO DE LINHA COM 6 TOMADAS (P6B) para ligar meus periféricos.

Em casa eu vou dar uma olhada nas tomadas deles, verificando se são no formato lâmina.

Postado
... O filtro protege contra ruidos e pra qualquer fonte você pode adiciona-los, nao tem essa se a fonte tem PFCA ou não e aliais, essas fontes já vêm com filtragem contra ruidos muito boa, mas um bom filtro protetor vem com proteções anti-surtos ou anti-picos de tensão. Se por algum motivo um pico veloz for gerado na rede ou uma sobre-tensão sustentada acima do valor de proteção do filtro, ele vai proteger sua maquina. A origem desses picos são variadas...

Veja então se agora eu entendi. Pretendo fazer uma nova configuração para meu PC:

ANTES ELA ERA ASSIM:

• Fonte genérica ligada em 1(um) estabilizador de tensão.

AGORA, A NOVA CONFIGURÃO SERÁ:

• Fonte com PFC ativo ligada em 1(um) Filtro de linha APC Surge Protector (P6B)

Postado

Caros amigos... Possuo um game Xbox 360 que me custou quase R$ 2.000,00. Eu sou de SC e a rede elétrica aqui é 220. Esse game que eu mencionei é 110. Aconselharam-me a utilizar um Estabilizador Isotrafo que já é aterrado ou um Módulo Isolador Estabilizado MIE, os dois com entrada 115/220 e saída 115. Depois que lí estes tópicos sobre estabilizadores, estou convencido que realmente não devo usá-los. Gostaria de saber quais alternativas que eu poderia utilizar, haja vista que aqui no prédio onde moro não tem aterramento? Ah, junto com o game mencionado (consumo 200W), serão ligados uma TV LCD bivolt (consumo 180W) e um aparelho Sky philps bivolt (consumo 25W). Agradeço a atenção. Obrigado.

Postado
Caros amigos... Possuo um game Xbox 360 que me custou quase R$ 2.000,00. Eu sou de SC e a rede elétrica aqui é 220. Esse game que eu mencionei é 110. Aconselharam-me a utilizar um Estabilizador Isotrafo que já é aterrado ou um Módulo Isolador Estabilizado MIE, os dois com entrada 115/220 e saída 115. Depois que lí estes tópicos sobre estabilizadores, estou convencido que realmente não devo usá-los. Gostaria de saber quais alternativas que eu poderia utilizar, haja vista que aqui no prédio onde moro não tem aterramento? Ah, junto com o game mencionado (consumo 200W), serão ligados uma TV LCD bivolt (consumo 180W) e um aparelho Sky philps bivolt (consumo 25W). Agradeço a atenção. Obrigado.

Use um bom filtro de linha 220v, nele ligue a TV e o decodificador da sky, para ligar o xbox compre um transformador 220-110 de uns 500va, ligue esse transformador no filtro de linha.

O fato de não possuir aterramento na tomada não é motivo para comprar um módulo isolador, a falta de aterramento pode prejudicar um pouco a eficiência do filtro de linha, mas ele continua funcional.

Abraço

Leonardo

Postado

Olha não ha maneira de substitir ,pois o estabelizador como proprio nome já diz além de alimentar a fonte também estabeliza a corrente eletrica aumentando a vida util de sua maquina.

Bom na minha opinião o mais indicado seria você usar um transformador em uma tomada com fiação correta para evitar sobrecarga ,e cuidado lembre de somar a potencia de todos os aparelhos que você ligar no transformador e lembre de cuidar a corrente dos aparelhos e do transformador.

valeu espero ter ajudado.

Postado

Agradeço pelas dicas. O difícil agora é encontrar um bom filtro de linha p/220v. Alguém conhece algum que seja fácil encontrar em lojas ou na net? Referente ao transformador, pode ser um Autotranformador? Qual o melhor? Um de 500va ou mais pode sobrecarregar um filtro de linha ou ele segura o tranco? Desculpem se pergunto absurdos, é que sou totalmente leigo neste assunto. Mais uma vez, agradeço a atenção. Obrigado.

Postado
Olha não ha maneira de substitir ,pois o estabelizador como proprio nome já diz além de alimentar a fonte também estabeliza a corrente eletrica aumentando a vida util de sua maquina.

Por favor, leia os tópicos importantes dessa sala, já esta comprovado que um estabilizador não possui a capacidade de manter a energia realmente estabilizada, e mesmo se possuísse, nenhum equipamento atual precisa desta estabilização.

Agradeço pelas dicas. O difícil agora é encontrar um bom filtro de linha p/220v. Alguém conhece algum que seja fácil encontrar em lojas ou na net? Referente ao transformador, pode ser um Autotranformador? Qual o melhor? Um de 500va ou mais pode sobrecarregar um filtro de linha ou ele segura o tranco? Desculpem se pergunto absurdos, é que sou totalmente leigo neste assunto. Mais uma vez, agradeço a atenção. Obrigado.

Um filtro de linha possui capacidade muito grande, muito mais que 500va, normalmente 2000va ou mais, aguenta o consumo dos seus equipamentos sim.

Bons filtros de linha 220v são um problema aqui no brasil, não temos muitas opções.

Os melhores seriam os da Clamper (www.clamper.com.br), especialmente o modelo Computer Protector PRO, aqueles modelos pequenos que vão direto na tomada, do tamanho de um plug, não são recomendados.

Havia um modelo da Clone, modelo antigo, com proteção telefônica, já foi descontinuado, mas até pouco tempo ainda era vendido na Atera (www.atera.com.br), mas hoje quando fui procurar não o encontrei mais, há alguns tópicos em que ele é citado, talvez ainda é vendido em algum lugar.

Talvez algum outro colega do fórum tenha algum outro filtro a recomendar, vamos esperar.

Há ainda a opção de usar um transformador mais potente e ligar o filtro nele, mas isso não é muito recomendado, precisaria de um transformador mais potente (já que a TV e o Decoder teriam que ser ligados nele também). Mas esse tipo de instalação é suscetível a um problema de explosão dos varistores protetores do filtro devido a uma característica dos autotransformadores que é, que se forem ligados (os autotransformadores) com polaridade errada (a polaridade correta dificilmente é divulgada) ficam com dois polos fases na saída. Há um tópico aqui que fala sobre isso, se encontrar posto aqui.

Há sim, pode ser um autotransformador.

Abraço

Leonardo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...