Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Te diria que monitores mais antigos, ou de menor consumo, pode ser que não tinham PFC ativo. Os mais modernos e de maior consumo certamente tem.

Veja ai, medi os meus agora mesmo..

Meu monitor de 19 LCD, antigo, tem uns 2 anos.. Não tem PFC ativo embora seja alimentação de 100-240 VAC Fator de potência = 0,69

Monitor950BSansungPFC.jpg

Do PC do meu filho, mais moderno e de maior potência, com TV junto. Tem PFC ativo Fator de potência = 0,99

HDTVMonitorOleviaPFC.jpg

Abraço...

Tadinho do meu Proview LCD 19" Made in Manaus.

Ele é full range, como todos os monitores que não sejam do tempo de Kafunga, mas o Kill-A-Wat marca fator de potência de 0.59. Pelo visto é o mais baixo que já se viu. O consumo fica em 30W.

• 4 meses depois...
Postado
Desculpe amigo, você escreveu sem PFC ativo e eu entendi exatamente ao contrário, deve ser o adiantado da hora, a cabeça não me ajudou.

Mas você tem toda a razão, fontes sem PFC são projetos mais antigos, atualmente uma fonte que quer se dar por boa, principalmente com potência acima da 400 Watts por ai, deverá incluir o PFC ativo em seu projeto obrigatoriamente.

Desculpe ai meu amigo de longe....

colega, vejo que você manja muito sobre fontes, tenho uma aqui, seventeam de 620 watts reais, meu PC é o da assinatura, estou en dúvida sobre qul estabilizador comprar, esse negócio de 300 va, 500 va, 1000va, qual desses aguenta de boa meu PC, dá pra dar uma ajuda ?

Postado
colega, vejo que você manja muito sobre fontes, tenho uma aqui, seventeam de 620 watts reais, meu PC é o da assinatura, estou en dúvida sobre qul estabilizador comprar, esse negócio de 300 va, 500 va, 1000va, qual desses aguenta de boa meu PC, dá pra dar uma ajuda ?

Tem um tópico fixo sobre o estabilizador aqui no fórum, bem perto deste aqui.

• Membro VIP
Postado

Essa sua fonte tem PFC ativo e pode operar desde 90 Volts AC até 264 Volts AC (consulte o manual da mesma ou a internet para ter certeza, afinal você não disse qual o modelo da fonte da Seventeam)

Podendo trabalhar nessa faixa imensa de tensão por que diabos você quer estabilizar a tensão para ela??? Existe alguma boa razão??? Ou a tensão da rede ai varia mais do que isso dai???

• 5 semanas depois...
Postado

Minha fonte tem PFC ativo, portanto gostaria de saber se é verdade que terei que usar nobreak com onda senoidal pura ou também poderei usar os nobreaks mais simples com ondas PWM?

Postado

É uma verdade parcial. Há alguns casos em que essas fontes não se dão bem com nobreaks com ondas aproximadas por PWM, mas são casos bem pontuais sendo que alguns fabricantes como a APC por exemplo diz ter sanado o problema nos seus nobreaks mais novos, além de recomendar o dimensionamento do nobreak sempre no mínimo pela potência máxima da fonte + 20%, isso considerando só a fonte, e não os outro periféricos.

Queria dizer que uso nobreak desses com onda aproximada numa fonte com PFC Ativo, sem problema algum.

• 2 meses depois...
Postado

estou estudando sobre este assunto, este tutorial me tirou algumas duvidas, mas como tudo nesta área e super complexo devido as varias maneiras de se chegar a um resultado so gostando muito pra tentar entender, e claro contando com a colaboraçao de quem saber mais ainda tenho varias duvidas sobre este assunto:

========================aqui vai a 1º===========================

tudo que estudo gosto de verificar através de experimento se e veridico, no momento estou querendo corrigir o fp do motor do meu corrupio q uso pra fazer caixas de som automotivo, infelizmente ele nao tem mais a plaqueta de informações mais sei que ele 1hp de baixa rotaçao monofasico 220v e tem +-uns 20 anos de fabricaçao.

levando em cosideraçao a sua idade acho que talvez o seu fp deve ser de 0,85 e gosta de corrigi-lo pra 0,92 fiz os calculos fiz uns calculos nao muito seguros devido a pouca experiência sobre o assunto e cheguei a 114 v.a.r. de correçao, ligue pra algumas lojas especializadas procurando um capacitor que corrigisse este valor mais o menor que achei era de 0,83 k.v.a.r quase 6 vezes mais do que eu preciso e agora tem algum jeito

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
... e agora tem algum jeito

Não saberia como lhe ajudar. Penso que capacitores para correção do FP não são fabricados em tão baixas potências reativas, mas eu consultaria o datasheet de um fabricante desses capacitores para tirar a dúvida.

Abraço..

• 4 semanas depois...
Postado

Olá novamente à todos.

Estou com uma dúvida enorme, e venho aqui pedir a ajuda novamente, para vocês que têm o conhecimento.

O lugar que moro está sofrendo muitas quedas de energia nesta época chuvosa do ano. A maioria dos eventos é uma breve piscada na luz. Mas o suficiente para desligar meu computador.

Então tenho o interesse de adquirir um nobreak, pois já fui prejudicado pela interrupção no trabalho.

O lance é qual modelo/potência é o mais adequado? A marca tenho praticamente certeza que será APC.

Pouco mais de um ano atrás, adquiri uma OCZ StealthXtream 400W, indicada pelo próprio faller, em detrimento da de 500W da mesma marca. Indicação excepcional. Ela não deu problema nenhum, mesmo com todas as falhas de alimentação que venho sofrendo.

Pelas continhas básicas que vi por aí, a fonte de 400W / 80% eficiência = 500VA? ou devo colocar só 20% nos 400W, resultando em 480W?

No mais, o modelo de 400VA da APC está descartado.

E ainda tenho que adicionar o consumo do monitor nesta bricadeira (que está sendo a minha grande dúvida), pois não sei o fator de potência dele.

É um Samsung T220, que diz que consome 45W. A especificação atrás dele é AC 100 - 240V ~ 50/60Hz 1.0A

O questionamento é se o de 600VA aguentaria, pois o próximo modelo é de 1200VA e o dobro do preço.

Só isso. Aguardo instruções.

Obrigado.

• Membro VIP
Postado
Olá novamente à todos.

Estou com uma dúvida enorme, e venho aqui pedir a ajuda novamente, para vocês que têm o conhecimento.

O lugar que moro está sofrendo muitas quedas de energia nesta época chuvosa do ano. A maioria dos eventos é uma breve piscada na luz. Mas o suficiente para desligar meu computador.

Então tenho o interesse de adquirir um nobreak, pois já fui prejudicado pela interrupção no trabalho.

O lance é qual modelo/potência é o mais adequado? A marca tenho praticamente certeza que será APC.

Pouco mais de um ano atrás, adquiri uma OCZ StealthXtream 400W, indicada pelo próprio faller, em detrimento da de 500W da mesma marca. Indicação excepcional. Ela não deu problema nenhum, mesmo com todas as falhas de alimentação que venho sofrendo.

Pelas continhas básicas que vi por aí, a fonte de 400W / 80% eficiência = 500VA? ou devo colocar só 20% nos 400W, resultando em 480W?

No mais, o modelo de 400VA da APC está descartado.

E ainda tenho que adicionar o consumo do monitor nesta bricadeira (que está sendo a minha grande dúvida), pois não sei o fator de potência dele.

É um Samsung T220, que diz que consome 45W. A especificação atrás dele é AC 100 - 240V ~ 50/60Hz 1.0A

O questionamento é se o de 600VA aguentaria, pois o próximo modelo é de 1200VA e o dobro do preço.

Só isso. Aguardo instruções.

Obrigado.

Raciocine diferente para verificar se dá certo...

O no-break de 600VA da APC entrega 360 Watts.

Saque fora seu monitor, de digamos 40 Watts, restam então 320 Watts.

Se a fonte tem eficiência de 80% esse no-break de 320 Watts fará com que a fonte entregue ao PC somente 320 x 0,80 = 256 Watts

A pergunta é... Seu PC demanda somente 256 Watts???

Pelos meus cálculos demanda perto disso dai.. Isso se tiveres somente um HD e um DVD. Esse no-break ficaria um pouco apertado para essa config. Poderia entrar em alarme quando seu PC fose mais exigido.. Uma folga pouco maior seria bem vinda ai..

Abraço...

Postado

Obrigado pela resposta.

Entendi sua linha de raciocínio. Mas se podemos pensar assim, porque existe a nomenclatura de 600VA? (aqui perdoe minha ignorância em elétrica).

Outra pergunta que gostaria de fazer é se quando nobreaks recebem alimentação da tomada, o repasse de corrente é realizado de forma diferente de quando a energia acaba e a energia da bateria é utilizada?

Pelo que vi no PSU calculator meu consumo em 90% seria esse:

System Type: Single Processor

Motherboard: Regular

CPU: Desktop AMD Phenom II X3 720 2800 MHz Heka

CPU Utilization (TDP): 85% TDP

RAM: 2 Sticks DDR3 SDRAM

Video Card: NVIDIA GeForce GTS 250

Video Type: Single Card

Regular SATA: 1 HDD

DVD-RW/DVD+RW Drive:1 Drive

Additional PCI Card (avg): 1 Card

Fans

Regular:2 Fans 120mm;

Keyboard & Mouse (included): Yes

System Load: 90 %

Recommended PSU Wattage: 300 Watts

Concordo que não dá para usar o nobreak de 600VA. Mas o próximo é de 1200VA.

Tentei dar uma procurada nas capacidades do 700VA da SMS, mas não encontro nada. E me parece que a construção dele é completamente diferente do APC, sendo inferior. Mas não tenho certeza.

• Membro VIP
Postado
Obrigado pela resposta.

Entendi sua linha de raciocínio. Mas se podemos pensar assim, porque existe a nomenclatura de 600VA? (aqui perdoe minha ignorância em elétrica).

Resposta: São os dados da própria APC. 600VA ou 360 Watts ou seja, consideram o FP = 0,6.

A SMS para muitos no-breaks considera o FP=0,5 e ai não adianta ele ter 700 VA pois erá igual a 350 Watts..

Outra pergunta que gostaria de fazer é se quando nobreaks recebem alimentação da tomada, o repasse de corrente é realizado de forma diferente de quando a energia acaba e a energia da bateria é utilizada?

Resposta: Quando a energia comercial está presente o no-break (short-break) só a repassa e quando muito aplica um estabilizador nessa tensão da rede (infelizmente). Quando a geração é feita a partir da bateria ele, o no-break, passa gerar uma forma de onda retangular, esse sim diferente da forma de onda da rede elétrica, embora o marketing do fabricante se esforce em chamar a mesma de "senoidal por aproximação" . Diga a sua namorada que ela é "bonita por aproximação" ou "educada por aproximação" ou "inteligente por aproximação" e espere para ver o que lhe espera...

Pelo que vi no PSU calculator meu consumo em 90% seria esse:

Concordo que não dá para usar o nobreak de 600VA. Mas o próximo é de 1200VA.

Tentei dar uma procurada nas capacidades do 700VA da SMS, mas não encontro nada. E me parece que a construção dele é completamente diferente do APC, sendo inferior. Mas não tenho certeza.

Também concordaria com você que o SMS tem uma qualidade inferior, se comparado aos da APC, mas definitivamente não sou uma opinião abalizada em no-break, pois sequer os uso..

Abraço...

Postado

Entendo sua opinião sobre os nobreaks. Eu não gostaria de usá-los, mas é complicado perder o trabalho por queda de energia elétrica.

A pergunta que fiz sobre a diferença de funcionamento no nobreak, no fundo refere-se à potência (potência?) repassada ao pc. Se com energia elétrica, os 350W ainda são o máximo que o nobreak repassa? ou É o máximo que a bateria repassa?

Postado
Entendo sua opinião sobre os nobreaks. Eu não gostaria de usá-los, mas é complicado perder o trabalho por queda de energia elétrica.

A pergunta que fiz sobre a diferença de funcionamento no nobreak, no fundo refere-se à potência (potência?) repassada ao pc. Se com energia elétrica, os 350W ainda são o máximo que o nobreak repassa? ou É o máximo que a bateria repassa?

Permita-me responder tua pergunta. Esta limitação é imposta pelo circuito inversor do nobreak, circuito este que é responsável por transformar a tensão CC 12V da(s) bateria(s) do nobreak para tensão CA 127V ou 220V na saída do mesmo.

Mesmo quando o nobreak ainda está alimentado pela rede elétrica, se você aplicar uma carga superior à suportada por ele um circuito de alarme emitirá um alerta sonoro indicando isto, e caso continue assim, em caso de queda de energia o nobreak não conseguirá alimentar a carga (no caso dos nobreaks de simples conversão). Quando trata-se de nobreak de dupla conversão (bem mais caros), ele simplesmente não conseguirá manter a carga alimentada nem mesmo em caso de alimentação elétrica na entrada dele, pois neste tipo de nobreak o inversor trabalha o tempo todo.

• 2 semanas depois...
Postado
Belo tópico, assinado!

Por acaso não tinha sido você que disse nos comentários dos testes da fonte Logysis que PFC ativo era inútil no Brasil?

Postado
Por acaso não tinha sido você que disse nos comentários dos testes da fonte Logysis que PFC ativo era inútil no Brasil?

Na questão financeira para usuários residenciais no momento sim, como o faller disse, caso fosse um pais sério com a diminuição dos gastos de geração e transmissão o valor da energia poderia diminuir, mas como todos conhecemos o Brasil, sabemos que isso será muito difícil.

O autor do tópico cita os atuais prós do PFC, eu particularmente não utilizo nobreak, sei qual é a tensão de minhas tomadas, e sei que a vida util do capacitor mesmo sendo um pouco prejudicada não vai me causar problemas num futuro proximo, considerando uma vida util de 50000 horas. Mas concordo com os prós, em um projeto de uma industria também aconselharia a utilização de equipamentos com alto fator de potência.

Mas é interessante pensar em uma industria, onde o fator de potência é levado em consideração na conta de energia, digamos 30kW de equipamentos com fator de potencia 0,5. Agora adicione 10 mototores de 100CV, 2 motores de 300CV, 10 resistencias de 50kW, é de se concordar que os 30kW com fp de 0,5 é o menor dos seus problemas. :D

Abraços

Murilo

PS: Pelo menos na distribuidora de minha região que é a ELEKTRO, a medição indireta inicia a partir de 38kVA de demanda para fornecimento em 127/220v e a partir de 66kVA de demanda para fornecimento em 220/380V. (Vide ND.10)

• Membro VIP
Postado
Na questão financeira para usuários residenciais no momento sim, como o faller disse, caso fosse um pais sério com a diminuição dos gastos de geração e transmissão o valor da energia poderia diminuir, mas como todos conhecemos o Brasil, sabemos que isso será muito difícil.

O autor do tópico cita os atuais prós do PFC, eu particularmente não utilizo nobreak, sei qual é a tensão de minhas tomadas, e sei que a vida util do capacitor mesmo sendo um pouco prejudicada não vai me causar problemas num futuro proximo, considerando uma vida util de 50000 horas. Mas concordo com os prós, em um projeto de uma industria também aconselharia a utilização de equipamentos com alto fator de potência.

Mas é interessante pensar em uma industria, onde o fator de potência é levado em consideração na conta de energia, digamos 30kW de equipamentos com fator de potencia 0,5. Agora adicione 10 mototores de 100CV, 2 motores de 300CV, 10 resistencias de 50kW, é de se concordar que os 30kW com fp de 0,5 é o menor dos seus problemas. :D

Abraços

Murilo

PS: Pelo menos na distribuidora de minha região que é a ELEKTRO, a medição indireta inicia a partir de 38kVA de demanda para fornecimento em 127/220v e a partir de 66kVA de demanda para fornecimento em 220/380V. (Vide ND.10)

O PFC ao contrário do que muitos pensam, não é um modo de economizar energia. Nem tampouco ele tem fronteiras como outros pensam, mirando o Mercado Europeu onde é proibida a comercialização de fontes sem PFC. As pessoas confundem e imaginam que na Europa a energia será mais barata se a fonte tiver PFC.. Não é verdade, pois se assim fosse bastaria deixar o mercado se regular.. O cidadão pagaria mais para ter PFC e menos na fatura energética, ou menos numa fonte comum, sem PFC, para pagar mais na fatura da energia... Não teria sentido então proibir a comercialização de fontes sem PFC, como foi feito..

Ademais o PFC, ou o fator de potência, que é uma variável física, não tem fronteiras. Dizer que PFC é inválido aqui no Brasil tem o mesmo tipo de erro de conceito que afirmar que a lei da gravidade não vale aqui no Brasil...

PFC quer ativo ou passivo, embora o PFC ativo seja bem melhor e de implementação já tão barata quanto o PFC passivo, tem uma série de vantagens na simpliicação da planta energética de sua casa. Apesenta uma baixa geração de harmônicas na rede, perto de seus equipamentos de áudio e vídeo, alivia a rede de sua casa, etc e tal, como descrevi no final do tópico citado sobre o PFC e sua visão clara..

Ninguém vai salvar o planeta ao adotar o PFC ativo na fonte de seu PC, mas o somatório desse tipo de carga, sem controle do fp, preocupa cada dia mais os administradores minimamente coerentes da área de energia..

Grandes conglomerados, como o hotel Burj Al Arab, se não fizesse um controle de compensação do FP em sua rede, teria problemas com possibilidade de fogo na fiação elétrica do mesmo. Àquela época, da construção do mesmo, não era fácil garantir que todos os implementos eletro-eletrônicos lá usados tivessem PFC. O hotel adotou um conversor por andar, cuja função era a de injetar na rede elétrica uma forma de onda de igual formato e potência que as harmônicas nela existentes, porêm em fase invertida com o sentido de cancelar essas harmônicas..

PFC é uma feature obrigatória se pensarmos em eletricidade e distribuição da mesma na atualidade tamanho o peso do somatório das aplicações tipicamente residenciais e ai se soma as lâmpadas eletrônicas, de baixa potência sei, mas se popularizando de forma a construir um problema preocupante. Seu FP = 0,5... Péssimo..

Abraço...

Postado
PFC é uma feature obrigatória se pensarmos em eletricidade e distribuição da mesma na atualidade tamanho o peso do somatório das aplicações tipicamente residenciais e ai se soma as lâmpadas eletrônicas, de baixa potência sei, mas se popularizando de forma a construir um problema preocupante. Seu FP = 0,5... Péssimo..

Abraço...

Citando o FP = 0,5 em 30kW quis dizer, que para uma grande industria, se esses 30kW tiverem fp = 0,5 ou 0,98 para a conta desta empresa pouco vai agregar quando forem somados a 1,6MVA com alto FP (motores em plena carga por exemplo), provavelmente com uma carga dessa, o fp seria mantido abaixo do 0,92 exigido pelas concessionárias de energia. (Li a algum tempo que estavam querendo mudar para 0,94, mas nao lembro onde vi). Cito apenas o valor na conta de energia, pois é o que pega no bolso da empresa, e mantendo na somatória acima de 0,92 de acordo com as exigências, o aval destas é válido perante o ponto de vista ambiental, não importando o fp de cada equipamento.

A partir do meio do ano de 2010 comecei a receber de um fornecedor reatores de lampadas fluorescentes de 2x20w e 1x40w com alto fator devido a mudanças na norma, desconfio que logo logo as lâmpadas econômicas comecem a ter a obrigatoriedade de um alto FP tambem, mas com a elevação dos preços ja me preparo pra ouvir merd a dos clientes.

Interessante a citação do módulo em cada andar do hotel, desconfio que num futuro não tão próximo, modulos assim podem ser uma boa ideia de empreendimento.

Abraços,

Murilo

• 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
Gostaria de saber como faço para calcular a potencia real de uma fonte de alimentação, por favor me de um exemplo.

Toda e qualquer potência é real, desse modo prefiro lhe dar uma dica de como saber a potência útil que uma fonte para PC moderno consegue entregar a uma config..

Sabe-se que a mais importante tensão de operação em um PC é a tensão de 12 Volts, que alimenta a(s) placa(s) de vídeo, a CPU, os fans, os drivers, deixando pouca demanda para ser suprida pelas tensões de 3,3 e 5 Volts, que realmente tomarão dessa fonte não mais de 40 a 50 Watts.

Desse modo fica muito simples de saber quanta potência útil uma fonte poderá entregar a uma config.. Basta somar 50 Watts a capacidade que essa fonte tem de entregar potência na linha de 12 Volts..

Sabendo-se a corrente máxima da linha de 12 Volts ou de sua potência, some 50 Watts e terás a potência útil de uma fonte.. Se souber somente a corrente em 12 Volts, multiplique a corrente por 12 Volts para saber da potência disponível ai..

Cuidado quando uma fonte tem mais de uma linha de 12 Volts, não necessariamente a corrente combinada dessa linha é a soma dos limites de corrente delas..

Leia isso dai para entender: Como saber a corrente combinada das linhas de 12 Volts em uma fonte multilinhas???

Abraço...

• 11 meses depois...
Postado
3) Operação em full range: É intrínseca a adoção da fonte com PFC ativo a ampliação do range de trabalho da mesma. Esse tipo de fonte opera tranquilamente com tensões de entrada desde 90 até 270 Volts, sem necessidade de comutação de chave alguma. Você consegue imaginar uma variação destas em sua casa. Me parece que somente todos os equipamentos eletroeletrônicos de sua casa poderão, ou queimar ou não funcionar, menos seu PC que estará lá funcionando normalmente. (já tem Monitor LCD com fonte com PFC ativo). Estabilizador com um range desses, nem pensar. Se ele já não é necessário com fontes normais, imagine com uma dessa com PFC ativo. A segurança do range elevado também chega a ser um diferencial, mesmo que pequeno. Muitos colegas vem ao fórum com queixas do tipo... " Liguei minha fonte na tensão errada..."

Faller, isso mudou um pouco. Na época em que você escreveu esse artigo, realmente as fontes de PFC com PFC ativo sempre eram full range. Mas recentemente começaram a aparecer fontes de várias marcas com PFC ativo, porém que operam apenas em uma faixa de tensão mais restrita, especificamente de 220 a 240 V, com a instalação de transístores para este circuito com menores limites de corrente e utilizando pontes de retifficação no primário também com menores limites de corrente.

th_enermaxplatimax1500w220v.jpg

• Membro VIP
Postado
Faller, isso mudou um pouco. Na época em que você escreveu esse artigo, realmente as fontes de PFC com PFC ativo sempre eram full range. Mas recentemente começaram a aparecer fontes de várias marcas com PFC ativo, porém que operam apenas em uma faixa de tensão mais restrita, especificamente de 220 a 240 V, com a instalação de transístores para este circuito com menores limites de corrente e utilizando pontes de retifficação no primário também com menores limites de corrente.

th_enermaxplatimax1500w220v.jpg

Devem ser fontes dedicadas ao mercado europeu, 220 a 240 Volts de cabo a rabo, com certeza.. Se você está falando da Enermax EPM1500EGT de 1.500 Watts, saiba que ela é exceção completa a regra.. Ela sequer pode ser avaliada no 80 Plus.

Imagine se uma fonte dessas fosse alimentada em 110 Volts.. Demandaria certamente da tomada mais de 16 Amperes, o que a torna, só por isso, quase que proibitiva..

Analise as outras fontes dessa linha Platimax, de menor potência e note que somente essa de 1.500 Watts, foi decidida a ser alimentada só em 220 Volts..

É o equivalente a ar condicionado...Vai ser muito difícil encontrares algum deles, com mais de 10.000 BTUs e com alimentação 110 Volts. aliás, em 110 Volts acho que só vais encontrar de 7.500 a 8.000 BTUs e olhe lá...

Desse modo não é modernidade não, nem tampouco filosofia, de fazer fontes com PFC ativo só para 220 Volts e sim necessidade elétrica, para diminuir a corrente em casos onde ela passa de 16 amperes na tomada...

E isso, alimentar a mesma em 220 a 240 Volts, naquela fonte, me parece muito mais uma recomendação do que propriamente uma especificação. Veja ai se não concordas comigo..

A fonte incorpora uma proteção contra baixa tensão de entrada, chamada AC UVP, que desliga a mesma quando essa tensão AC estiver abaixo de, pasme, 70 Volts AC.. Você acha realmente que colocariam estrategicamente um ponto de desligamento para o AC baixo em 70 Volts numa fonte feita só para uso em 220 Volts??? É contracenso... Foge a tudo o que conheço de eletrônica aliada a bom senso.. Colocaria lá pelos 150 a 160 Volts se fosse só para operar em 220 Volts ou acima... Não te parece???

Por isso acho muito mais recomendação do que especificação.. Outro fator sabido é de que fontes em 110 Volts tem eficiência menor do que se alimentadas em 220 Volts.. Quem sabe a bichinha ai se alimentada em 110 Volts não poderia sustentar o pseudo selo de Platinum????? Solução bolada, com respaldo na demanda da tomada, alimentar só em 220 Volts...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...