Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado.


Posts recomendados

Cara, eu acho que o Almeida seria mais recomendado pra te responder essa questão porque não entendo muito da física da coisa ou seja, não sei se emparelhar vários capacitores realmente vai se conseguir o resultado desejado após um certo número, se tem algum limite de quantos capacitores usar em série... Á princípio eu acho que não tem problema, só a questão da otimização desse circuito, o espaço q você vai gastar, porque nesse caso você teria que usar 20 capacitores no fase, 20 no neutro pra atingir os 4700pf na entrada do filtro e na saída. Acho que num é muito praticável isso aí não. Pede os capacitores na farnell...

Outra coisa, 5A em 220V dá bem mais de 500watts como eu havia mencionado, só pra corrigir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos "Feras em Eletrônica" sou recém-chegado ao Clube e estou precisando de um esquema de construção de um filtro de linha para uma alimentação de 24Vac com uma ponte retificadora junto, para sair 24Vcc puro e estabilizado. O caso é o seguinte: tenho uma guilhotina com conjunto de 20 lâmpadas automotivas de 24Vcc que vivem queimando, a alimentação sai de um trafo de entrada 440Vac com varias saídas, sendo que, uma delas é de 24Vca para essas lâmpadas passando antes por uma ponte retificadora simples nem capacitor tem. Qualquer variação de entrada e tchal lâmpadas. Queima com força!! Se for possível alguém me ajudar ficarei muito grato!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Amigos "Feras em Eletrônica" sou recém-chegado ao Clube e estou precisando de um esquema de construção de um filtro de linha para uma alimentação de 24Vac com uma ponte retificadora junto, para sair 24Vcc puro e estabilizado. O caso é o seguinte: tenho uma guilhotina com conjunto de 20 lâmpadas automotivas de 24Vcc que vivem queimando, a alimentação sai de um trafo de entrada 440Vac com varias saídas, sendo que, uma delas é de 24Vca para essas lâmpadas passando antes por uma ponte retificadora simples nem capacitor tem. Qualquer variação de entrada e tchal lâmpadas. Queima com força!! Se for possível alguém me ajudar ficarei muito grato!!

Como quebra galho, coloque ai em vez do retificador em ponte, um só diodo (retificação de meia onda). Reduzirá em muito essa tua queima de lâmpadas.. Se ficar bom, tanto em brilho como em não queimar lâmpadas, deixe assim.. Verifique se essa retificação de meia onda não fará com que se sobreaqueça o transformador... Aliás nem entendi porque que essa lâmpadas tem que ser alimentadas por CC e não CA..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Hoje me deparei com um estabilizador SMS Revolution II datado de 2002, segundo a placa de circuito dele, e me disseram q nao ligava mais. Quando eu abri tive a surpresa de ver um varistor torrado! Segurou algum surto legal, já que a maquina q ele tava ligado não queimou, mas os fusiveis que ele tem não abriram, ficou apenas com duas "bolinhas" derretidas q formou no filamento, mas não chegou a parti-lo. O surto deve ter sido pequeno pra somente o varistor segurar e quase queimar o fusivel. Esse modelo tem um fusivel pra cada tensão de entrada, um pra 110 e outro pra 220V. Pelo menos esse estabilizador tinha um varistor, pequeno, mas tinha! Se não tivesse acho q tinha queimado a fonte.

Observei o filtro de linha dele, bem basico com um capacitor que deveria ser um X, mas não é e outros dois Y. Pelo menos os Y posso aproveitar. :)

Fotos:

varistorny3.jpg

fogokj7.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Montei meu filtro de linha hoje, usei a caixa de um antigo estabilizador, este possui três tomadas independentes(única coisa boa que deu pra aproveitar),a "proteção" dele era um fusível para 4ampéres, só isto:D.

Botei uma lâmpada neom para indicar on/off, ficou bem profissional, apesar de ser tudo de sucata. Obrigado AlmeidaFilho, por este excelente tutorial.

Ps. espero que fixem este tópico, abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quem gera essa interferência é a fonte do PC, que deve ser genérica. Não possui filtros para filtrar o que entra em seu PC nem tampouco para filtrar o que sai, sujeira gerada pela sua fonte. Dificilmente um filtro externo vai conseguir tirar o ruído de seu rádio. O correto é não deixar o ruído gerado pela fonte sair de dentro dela... Só colocando ai uma outra fonte, agora decente..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primeiro PC que tivemos em casa foi um 286 Itautec de 8Mhz. Sempre que meu pai ligava era reclamação de quem tava assistindo a televisão. A TV ficava cheia de linhas ondulando na tela. Lembro que meu pai foi em tudo quanto é loja procurar uma solução pra isso, na época recomendaram vários tipos de filtros, lembro que meu pai comprou um monte de coisa e nunca resolveu. Lá pelos idos 1989/90 não tinhamos muito acesso à informação e acabamos acostumando com a intereferencia na TV, até que em 1993 meu pai comprou um 386 e os problemas acabaram. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fointe não é das piores não, é da C3 Tech, tem componentes bons, capacitores com boa capacitância. O que vi foi que os cara fizeram cagada na filtragem mesmo, tá lá os espaços para colocar as duas bobinas de ferrite com jumpers! E os espaços para os 3 capacitores (2Y e 1 X) vazios. O engraçado que eles lembraram de colocar o varistor. Vai entender...

Comprei essa fonte na pressa, pois a minha Vcom AP-450DX (não é nenhuma maravilha, ams já me serve) tinha queimado, depois fui ver um capacitor de 1000uF tava estufado, foi só trocar e pronto resolvido, coloquei um de 2200uF. Essa tem lá as duas bobinas, 2 capacitores Y e um X, mas nada de varistor.

Ah sim, colocando um daqueles filtros de linha vagaba, da Force Line (me custou 10 Real na Casa&Video), atenua o problema, mas não elimina, creio que um filtro de verdade vai diminuir muito mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah sim, colocando um daqueles filtros de linha vagaba, da Force Line (me custou 10 Real na Casa&Video), atenua o problema, mas não elimina, creio que um filtro de verdade vai diminuir muito mais.

Tomara que tenhas êxito, mas eu duvido um pouco.. A alta frequência gerada dentro de uma fonte deve ser eliminada lá dentro mesmo, no ambiente blindado da caixa. Uma vez fora da caixa ela , a interferência tem liberdade de virar EMI e RFI, ou seja interferências eletromagnéticas e por radiofrequência, que não necessitam da fiação para se propagar... Seu filtro atenuará a interferência propagada pela fiação mas não por via aérea.. Veja como são importantes os estágios de filtragem das fontes. Quanto ao Varistor existem divergências.. Como são elementos perecíveis, não duram a vida inteira, prefiro os mesmos fora da fonte, numa boa régua de proteção, pois se um dia um deles vier a explodir, ou abrir não tem necessidade de parar o PC para mandar a fonte para reparo, manda só a régua ou troque-a..

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Almeida

Sou novo no fórum e achei muito interessante o tópico sobre o filtro de linha.

Esse filtro de linha seria, em tese, a mesma coisa de um condicionador de energia desse

utilizados para áudio que custam na casa dos 1.000,00???

Se não, o que falta para ficar igual???

Abração

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomara que tenhas êxito, mas eu duvido um pouco.. A alta frequência gerada dentro de uma fonte deve ser eliminada lá dentro mesmo, no ambiente blindado da caixa. Uma vez fora da caixa ela , a interferência tem liberdade de virar EMI e RFI, ou seja interferências eletromagnéticas e por radiofrequência, que não necessitam da fiação para se propagar... Seu filtro atenuará a interferência propagada pela fiação mas não por via aérea.. Veja como são importantes os estágios de filtragem das fontes. Quanto ao Varistor existem divergências.. Como são elementos perecíveis, não duram a vida inteira, prefiro os mesmos fora da fonte, numa boa régua de proteção, pois se um dia um deles vier a explodir, ou abrir não tem necessidade de parar o PC para mandar a fonte para reparo, manda só a régua ou troque-a..

Abraço..

Tô pensando em abrir ele e fazer a filtragem, os espaços estão lá, e como tenho muita sukata, tenho todas as peças necessárias. O problema que vou perder a garantia de 1 ano. Acho que vou tentar passar ele num rolo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tudo não passa de uma questão de nomes. Condicionar = dar forma a algo, geralmente uma forma melhor. sendo assim, um estabilizador seria um condicionador tb - acrescentando: só que no caso do estabilizador temos mais desvantagens do que realmente melhoras.

O que vejo é que o mercado home theater - audio/video tem produtos bem elaborados pra filtragem e proteção. Geralmente esses "condicionadores" possuem mais estágios de filtragem e proteção maior, gerando uma energia mais limpa possivel pros equipamentos em vista de não produzir nenhum tipo de intereferencia no audio e video advinda de fora.

A Monster Cable por exemplo tem vários desses produtos. A SMS tem uma linha pra home theather, tão bem como a APC. "Condicionador" é só uma forma de diferencia o mercado, e o preço, desses produtos, basicamente é tudo a mesma coisa, um filtro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Também vou nessa linha. Alguma coisa por ai é marketing puro, força da expressão, neurolinguistica... Veja a palavra estabilizador. A força que essa palavra tem é a única explicação para um dispositivo totalmente desnecessário, prejudicial até, ficar ai reinando anos e anos, vendendo que nem água...

Assim é o tal de Condicionador de energia. Veja um deles por dentro. Não é aqueles de R$1.000, como esses daqui: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=H15-1K5VA onde vejo que a capacidade de absorção de surto é maior do que os DPS de réguas de tomadas, mas não vejo muita coisa a mais não para custar tanto..

É o Audio Vision FHT 1200 : http://vitrine.shoptime.com.br/apollo/partnerAction.do?method=redirect&WT.srch=1&link=10587&produto=184398

http://www.audiovision.com.br/

Essas imagens quem as fez foi um amigo nosso de fórum chamado tonial, a quem dou o todos os créditos.

Veja ai internamente o "condicionador de energia"

Audio_Vision_FHT1200_1.jpg

Audio_Vision_FHT1200_2.jpg

Audio_Vision_FHT1200_3.jpg

Puro marketing. Não vejo diferença significativa desse "condicionador de energia" de uma proteção contra surto como tantas por ai existentes, por exemplo essa da APC, apendado pelo _rau_... http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=224286

Que aliás me parece melhor até que esse "condicionador de energia"

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, eu achava que esse Audiovision seria algo mais elaborado, pelo que cobram! Ele tem versão pra 220V, então um tempo atrás eu pensei em comprá-lo, mas vi que é bem simples e muito caro.

Eu quero ver um Clamper aberto! É um dos poucos que não vimos ainda!

Quando eu comentei sobre produtos mais elaborados, eu falava daqueles que custam 1000 reais pra lá, como os da Leveler, que posto aqui um video comparativo entre este e o concorrente da Monster Cable. Já me disseram que esse vídeo é puro Marketing, da Leveler contra sua concorrente, mas vai:

http://www.youtube.com/watch?v=LGO8owSOmvw

ou aquele da SMS, olha que "chique" o nome, Condicionador Sequenciador. "NÉÉÉSA"! :P

http://www.sms.com.br/categoria/familia.asp?familiaId=P036

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Almeida tinha dito em algum tópico lá atrás que tinha desenvolvido um outro mais elaborado, para áudio, com tres indutores, porém ele não disponibilizou o desenho da placa. Só tem o esquema, mas prá quem é completamente leigo como eu...

Renesil,

O Almeida só postou esse outro filtro de linha, mais elaborado, lá no site onde ele é chefe de equipe. Se quiser ver as instruções detalhadas, visite:

http://www.pcproject.com.br/forum/eletr_nica_geral/11918-construindo_um_filtro_de_linha_-_parte_2_a.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou com uma dúvida...

É que fiz um inversor de 12V DC para 220V AC, e ele tem o formato de onda quadrada na saída, se eu fizer este filtro e por na saída do trafo que é onda quadrada, do outro lado vai sair uma onda senoidal?

Se não como fazer um filtro para esta aplicação?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estou com uma dúvida...

É que fiz um inversor de 12V DC para 220V AC, e ele tem o formato de onda quadrada na saída, se eu fizer este filtro e por na saída do trafo que é onda quadrada, do outro lado vai sair uma onda senoidal?

Se não como fazer um filtro para esta aplicação?

Não é muito inteligente fazer um filtro para suprimir as harmônicas quando as harmônica são parte da tensão gerada. O resultado, tanto melhor for o filtro menos passaria a tua forma de onda quadrada e mais senoidal a tensão seria, mas com uma tensão bem menor. O filtro deveria ser muito bom para eliminar a forma de onda quadrada, com uma grande atenuação já na terceira harmônica. Filtro difícil de fazer...

Via de regra não se coloca filtros de linha e supressores de surto nas tensões geradas por inversores e no-breaks, partindo do princípio de que alí não devem existir surtos de tensão...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Senhores, estou empolgado com tanta informação sobre filtros de linhas e como montá-los....

No entanto, juntando com aquele tópico sobre estabilizadores, estou abismado.

NENHUM estabilizador presta? Qual diferenca de um estabilizador para um filtro de linha?? Os dois nao deviam fazer a mesma coisa?

Quer dizer que meu estabilizador SMS de 100 reais não presta??

Nossa, faço engenharia de computação, brinquei um pouco com placas, transistores e capacitores e estou com muita vontade de voltar a brincar com isso. Logo, pergunto: Difícil montar esse filtro de linha?

Thankss

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No entanto, juntando com aquele tópico sobre estabilizadores, estou abismado.

NENHUM estabilizador presta? Qual diferenca de um estabilizador para um filtro de linha?? Os dois nao deviam fazer a mesma coisa?

Quer dizer que meu estabilizador SMS de 100 reais não presta??

Sinto muito mas gastou R$100,00 a toa. Como faz engenharia, deveria saber que fontes chaveadas não precisam ter a tensão "estabilizada"...e não serve como protroteção também. Mas sem problemas amigo....tente vender esse estabilizador e comprar um bom filtro de linha....

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Qual diferenca de um estabilizador para um filtro de linha??

Dá uma olhadinha nesse post que coloquei aqui http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=231223&start=130 no horário das Colocada: Sex Fev 22, 2008 6:55 pm

Ai tem a diferença entre um estabilizador e uma régua de proteção/filtro de linha.

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi gente do forum

então, eu comprei varias peças pra construir o filtro, o problema é que alguns capacitores e os varistores tem as caracteristicas um pouco diferentes

os capacitores ceramicos que o tutorial pede sao "4k7 1200v classe y"

o cara da loja disse que esse tipo nao é padrão, e me ofereceu um "4k7 2000v", no qual esta escrito (472 sus), dizendo que sendo de maior capacidade nao tem importancia.

os varistores, os quais demorei muito pra encontrar, sao 20230, sendo que aqui se pede o 20201. Entrei numa loja, e a moça de la disse que se fosse de maior capacidade tambem nao teria problema. então comprei quatro 20230. Ainda com duvidas, fui noutra loja e pedi varistores 20201, e o atendente, consultando uma tabela, me mostrou que o que termina com 201 é quivalente ao que termina com 230. Como ja tinha comprado nao comprei mais, e o preço daquela loja estava 3 vezes mais caro.

minha duvida é se eu posso montar o filtro de linha com esses capacitores e varistores que eu comrei. Lembrando que o capacitor de poliester é (creio eu) identico ao pedido aqui: nele esta escrito 474k 630v, e o pedido pelo tutorial é um 470nf 630v classe x.

ah, so mais essa duvida, comprei um ferro de solda Hikari plus 60w e ele solta uma fumaçinha de dentro quando esta quente, eu me assustei com isso ahuashuas e é a primeira vez que eu ligo ele. Isso não é normal ne?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!