Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá faller eu fui tenta me registra no filter solutions para pega o resgistro free, sendo que eles n aceitam nenhum tipo de email brasileiro e ate o gmail de fora n aceitou! Tem algum email que você conheça que aceite la?? Ate breve!

• Curtir 1
Postado

Faller no caso fiz um filtro ja, sendo que percebi que na parte dos indutores fica fazendo um zumbido! No caso seria normal ter esse zumbido?? pois fiz os indutores com fios cabo de 0,5mm²! Ate breve!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Faller no caso fiz um filtro ja, sendo que percebi que na parte dos indutores fica fazendo um zumbido! No caso seria normal ter esse zumbido?? pois fiz os indutores com fios cabo de 0,5mm²! Ate breve!

Indutores podem "cantar" ou zumbir por diferentes causas. A mais comum é quando seu bobinado fica com alguma folga permitindo que a vibração do fio pela passagem da corrente alternada emita pequeno ruído. A segunda causa é, mesmo sem folga ou com pouca folga um indutor pode "cantar" quando submetido a uma boa quantidade de harmônicos, por exemplo em uma rede elétrica aonde se tenha um chuveiro desses com controle eletrônico de temperatura. Esse tipo de controle é, na sua maioria, executado por um dimmer que regula a potência entregue a ressitência do chuveiro através do atraso no disparo de triacs.

Esse disparo com atraso gera descontinuidades na corrente elétrica de alto valor, gerando uma quantidade enorme de harmônicos. Veja ai numa forma de onda senoidal três dos inúmeros possíveis angulos de condução de um triac:

Angulodeconduodetriac.jpg

Repare na figura do centro a enorme descontinuidade provocada pelo atraso no ângulo de disparo do triac. Aquela descontinuidade pode assumir um pico da ordem de 180 Volts se a rede for de 127 Volts...

Isso dai é um poderoso gerador de harmônicos, que se aplicados em um filtro bem podem fazer os indutores desse filtro "cantar". É normal, absolutamente normal..

• Curtir 1
Postado

entendi acho que no meu caso e primeira opção que você falou, no caso esta com alguma folga! Pois fiz aqui no lab aqui da empresa! No caso eu botei cola quente ao redor deles e por cima, e ja diminuiu mt o zumbido, sera que tem algum problema se caso ficasse com esse zumbido?? poderia prejudica o funcionamento do filtro?? Ate breve

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
entendi acho que no meu caso e primeira opção que você falou, no caso esta com alguma folga! Pois fiz aqui no lab aqui da empresa! No caso eu botei cola quente ao redor deles e por cima, e ja diminuiu mt o zumbido, sera que tem algum problema se caso ficasse com esse zumbido?? poderia prejudica o funcionamento do filtro?? Ate breve

De modo algum... Somente o ruído audível que pode atrapalhar o ouvido de quem o escuta..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
A ok então Faller valeu!! So outra coisa conhece algum email que a empresa da filter solutions aceite no cadastro la?? Ate breve!

Não, não conheço. Aliás, nem conhecia essa restrição deles..

• Curtir 1
Postado

Então pois é, não aceita nenhum do nossos conhecidos como yahoo, ate o gmail e mts outros! Mais valeu assim mesmo vou ver se consigo alguma solução!! Depois posto fotos do meu filtro como ficou! Te mais valeu!

• Curtir 1
Postado

Olá Faller tem como você simula aee no software da filter um filtro com 1 indutor duplo no modo comum de 550uH com Capacitor poliester de 200nF classe X2 de 250V, coloquei tb 2 capacitores de 4,7nF por 2kv classe Y entre F-T e N-T, pois foi um filtro que fiz por so ter esse material no momento! Tem como simula para mim?? Te mais valeu!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Olá Faller tem como você simula aee no software da filter um filtro com 1 indutor duplo no modo comum de 550uH com Capacitor poliester de 200nF classe X2 de 250V, coloquei tb 2 capacitores de 4,7nF por 2kv classe Y entre F-T e N-T, pois foi um filtro que fiz por so ter esse material no momento! Tem como simula para mim?? Te mais valeu!

Tem depois da páscoa quando voltar ao batente pois estou de férias e muto longe de onde tenho o software

• Curtir 1
Postado

Olá, estou lendo agora este excelente tópico e gostaria de construir esse filtro de linha, mas os links estão quebrados, poderia atualizá-los por favor.

Agradeço a atenção!

• Curtir 1
Postado

Olá pessoal, fiz um filtro seguindo o modelo mais antigo do Almeida, um tempo depois vim parar neste tópico (meu primeiro post por aqui) onde encontrei um modelo mais recente e melhor e preciso da ajuda dos colegas pra saber o que tenho que modificar no meu filtro pra ficar melhor.

Aqui é 220v fase-neutro, sem aterramento. Usei um TCO 10A x 72GC em série no fase, dois varistores 20mm x 250V em paralelo, capacitores Y 1200v x 4700pf e 630v x 470nF, ambos entre F-N.

Usei indutores de ferrite de Al = 5620nH. Couberam 14 voltas no toroid com fio esmaltado tirado do transformador de um estabilizador de 250VA, peguei o fio mais grosso que tinha no enrolamento, algo perto de 0,35mm². Usarei fusíveis rápidos de 2A Littelfuse.

dsc03682l.th.jpgdsc03684s.th.jpgdsc03683p.th.jpg

Tenho uma dúvida quanto ao sentido de enrolamento nos dois lados do toroid, porque nesta foto as duas espiras estão enroladas em mesmo sentido (as minhas estão assim!), porém se olharmos na foto abaixo (dentro da citação do faller) uma espira começa a ser enrolada por baixo do toroid e a outra espira começa por cima, sentido de rotação diferente entre elas.

Isso faz alguma diferença?

[...] Se construires ambos indutores no mesmo sentido e ao ligar no circuito inverteres um deles na hora de ligar, dá exatamente na mesma. Um ficará para modo comum e outro para modo diferencial..

Indutoresligadosemmodocomumemododiferencial.jpg

Irei inverter a ligação de um dos lados do 2º indutor, mas acho que terei que tirar o capacitor de 470nF x 630 do meio e colocá-lo após 2º o indutor, correto? E os capacitores Y ainda continuam no circuito? Eles estão ligados entre F-N, antes do 1º indutor e após o 2º indutor.

[ ]'s

• Curtir 1
Postado

Valeu Claiton!!

Agora já arrumei o 2º indutor e coloquei os capacitores nos lugares corretos. Coloquei também 2 pedaços de placa (sem cobre) no miolo de cada indutor para garantir que os dois enrolamentos ficarão isolados um do outro.

Eu usei um cabo que tem um plug de 2 pinos apenas, então que pode ser ligado em qualquer polaridade... Alguém tem algum esquema aí pra fazer acender um led quando o plug for ligado de forma invertida na tomada?

Do jeito que está no projeto o led acende sempre, e eu preciso que ele acenda apenas quando o fase vier pelo lado errado (já facilita em não precisar testar a polaridade da tomada de saída do filtro com um chave de teste toda vez).

[ ]'s

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Eu usei um cabo que tem um plug de 2 pinos apenas, então que pode ser ligado em qualquer polaridade... Alguém tem algum esquema aí pra fazer acender um led quando o plug for ligado de forma invertida na tomada?

Não tem jeito de fazer isso sem o terceiro pino e sem a presença de aterramento nele..

De qualquer modo se tiveres uma tomada com 3 pinos e um plug também de 3 pinos, mesmo sem aterramento ele irá garantir a correta alocação do fio fase. É por isso que ele existe, e a correta polarização é essa dai:

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

Não invente...

• Curtir 1
Postado

Há algum modelo de filtro de linha que vende aqui no brasil que seja realmente bom, comparável aos feitos em casa por quem entende e quer uma proteção confiável, como os amigos aqui do forum CdH?

• Curtir 1
Postado
Há algum modelo de filtro de linha que vende aqui no brasil que seja realmente bom, comparável aos feitos em casa por quem entende e quer uma proteção confiável, como os amigos aqui do forum CdH?

Temos um tópico dedicado a isso fixado no topo desta seção do fórum.

Dê uma olhada lá que vai encontrar sua resposta.

• Curtir 1
Postado

Abri uma fonte atx de 350w que acompanhou um gabinete da Seatech e um estabilizador da Sms de 600w.

Em ambos encontrei, em seus circuitos eletronicos, componentes para filtragem da tensão, varistores, fusiveis, capacitores e bobinas de ferrite, enclusive achei o esquema da fonte superior ao do estabilizador.

Não seria desnecessario o uso de filtro de linha?

Talvez tendo algum NoBreak de qualidade que já trabalhe como estabilizador e um bom aterramento, já seja necessario, não acham?

No meu parecer, a necessidade de um filtro de linha seria, apenas, para proteção do querido monitor.

Não sei se já foi citado antes isso, não tive coragem de ler as 53 páginas, então, amigos profissionais, comentem.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Abri uma fonte atx de 350w que acompanhou um gabinete da Seatech e um estabilizador da Sms de 600w.

Em ambos encontrei, em seus circuitos eletronicos, componentes para filtragem da tensão, varistores, fusiveis, capacitores e bobinas de ferrite, enclusive achei o esquema da fonte superior ao do estabilizador.

Não seria desnecessario o uso de filtro de linha?

Talvez tendo algum NoBreak de qualidade que já trabalhe como estabilizador e um bom aterramento, já seja necessario, não acham?

No meu parecer, a necessidade de um filtro de linha seria, apenas, para proteção do querido monitor.

Não sei se já foi citado antes isso, não tive coragem de ler as 53 páginas, então, amigos profissionais, comentem.

O problema do estabilizador nem é se ele tem ou não filtros e dispositivos de proteção, e sim seu modo de estabilizar. Não vou me ater a te explicar o problema pois isso já o fiz nesse tópico que no post acima fte foi recomendado como leitura..

Desse modo, você pode sim ter razão em afirmar que seu estabilizador eliminaria a necessidade de adicionar filtro de linha e tudo ficaria numa boa desde que você conseguisse fazer com que esse estabilizador não fizesse a operação de estabilizaão de tensão, daquele modo arcaico e completamente desnecessário. Ou seja, seu estabilizador sem a função de estabilizar se comportaria como se um filtro de linha fosse, e isso seria ótimo.. O que esculhamba sua fonte, potencialmente, é o maldito modo pelo qual ele tenta "estabilizar".. Entendido???

Abraço..

• Curtir 1
Postado

faller, me tira uma dúvida rápida

Filtro de 4 tomadas para 220V, seria interessante colocar um VDR de 275V em paralelo entre fase e neutro em cada tomada de saida? no caso 4 vdr de 275V

Ou seria somente 1 para todo o circuito?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
faller, me tira uma dúvida rápida

Filtro de 4 tomadas para 220V, seria interessante colocar um VDR de 275V em paralelo entre fase e neutro em cada tomada de saida? no caso 4 vdr de 275V

Ou seria somente 1 para todo o circuito?

As tomadas são meros barramentos de distribuição... Um único varistor é suficiente, se de boa capacidade de absorção de energia. Geralmente são usados varistores de 20 mm de diâmetro...

Eu uso colocar nas proteções que faço três varistores

Um entre fase e neutro, outro entre fase e terra e outro entre neutro e terra. Sempre coloco fusíveis térmicos em série com os varistores e esse fusíveis termicamente acoplados aos varistores..

ProteoeFiltro.jpg

Às vezes coloco mais de um varistor entre fase e neutro, em paralelo

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!