Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste memoria DDR2 533, 667 e 800 em single e dual channel.


Edvaldo J. Frederico

Posts recomendados

Excelente tópico!!!

Só uma dúvida (sou leigo):

Os testes mostram que ois pentes de 1Gb DDR2 533MHz em Dual Channel têm um desempenho melhor que dois de 1Gb DDR 667MHz em single? Ou tô enganado?

tô perguntando porque tô sondando uma placa-mãe que faz dual em 533 e single em 667...

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Excelente tópico!!!

Só uma dúvida (sou leigo):

Os testes mostram que ois pentes de 1Gb DDR2 533MHz em Dual Channel têm um desempenho melhor que dois de 1Gb DDR 667MHz em single? Ou tô enganado?

tô perguntando porque tô sondando uma placa-mãe que faz dual em 533 e single em 667...

abraços.

Sim, os testes que foram feitos levam em cinsideração somente ao tempo de leitura/escrita das memórias, e nesse caso os pentes em dual possuem o dobro de pistas de comunicação que os em single, a banda do dual dobra e ela é equivalente a 2 GB de memos 1066 em single, que tem o dobro do clock e metade das pistas, por isso a mesma taxa de transferência. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Edvaldo J. Frederico,

Parabéns meu velho! Li seus testes comendo paçoquinha de colher literalmente, xD

É assim que a gente aprende, lendo testes e é assim que se torna conhecedor do assunto, fazendo testes!

Tenho a certeza que sua atitude colabora muito para o engrandecimento do fórum, além de ajudá-lo a conhecer mais do assunto.

Como você bem disse, suas memórias são 667, logo estavam em oc rodando à 800. Isso pode aumentar a corrupção de dados. Por isso, não dá pra ter certeza se a queda de desempenho se deve à latência maior - apesar do clock maior -, ao corrompimento dos dados ou aos dois.

Seria interessante tais testes medindo do máximo pro mínimo. Quando superam o máximo, os testes deixam de ser universais, não podemos mais ter muita certeza.

Adorei o teste, mas só não entendi uma coisa: Por que a letecia aumenta nos clocks mais altos e durante o dual channel?

Dual Channel não tem nada a ver com Clock ou latência. Dual Channel apenas dobra a banda de transmissão.

Latência é o quanto de tempo que a memória espera. Clock é a velocidade que ela trabalha.

Olhando deste lado é complicado entender. É mais fácil entender em segundos, na verdade, nanosegundos.


Vamos supor que uma memória precisa de 10ns para responder.
Vamos supor que num clock X+Y, cada pulso de clock seja 3ns
Vamos supor que num clock X, cada pulso de clock seja 4ns
Vamos supor que num clock X-Y*, cada pulso de clock seja 5ns

No clock X+Y, precisamos para responder 4*3ns=12ns.
No clock X, precisamos para responder 3*4ns=12ns.
No clock X-Y, precisamos para responder 2*5ns=10ns.

Supreendentemente, neste exemplo, o menor clock, foi o mais rápido. Tudo graças à menor latência.

Façamos novamente o exemplo, agora com outro valor.


Vamos supor que uma memória precisa de 11ns para responder.
Vamos supor que num clock X+Y, cada pulso de clock seja 3ns
Vamos supor que num clock X, cada pulso de clock seja 4ns
Vamos supor que num clock X-Y*, cada pulso de clock seja 5ns

No clock X+Y, precisamos para responder 4*3ns=12ns.
No clock X, precisamos para responder 3*4ns=12ns.
No clock X-Y, precisamos para responder 3*5ns=15ns.

Olha que interessante. Agora, o desempenho do menor clock foi o pior. A baixa latência não o ajudou nesse caso. Ainda é interessante perceber que o Clock X e o Clock X+Y tiveram o mesmo desempenho.

Um último exemplo, pra acabar com a brincadeira?


Vamos supor que uma memória precisa de 6ns para responder.
Vamos supor que num clock X+Y, cada pulso de clock seja 3ns
Vamos supor que num clock X, cada pulso de clock seja 4ns
Vamos supor que num clock X-Y*, cada pulso de clock seja 5ns

No clock X+Y, precisamos para responder 2*3ns=6ns.
No clock X, precisamos para responder 2*4ns=8ns.
No clock X-Y, precisamos para responder 2*5ns=10ns.

E agora? Todas as memórias possuem a mesma latência, porém, o desempenho delas foi diferente.

É isso. Espero que tenha compreendido o espírito. O valores foram puramente fictícios.

(Obs.:* para Y menor que X)

ekgomes,

Essa brincadeira que fiz também te responde. Porém, como já disse, neste caso pode adicionar o fato de haver muita corrupção de dados, pelas memos estarem em oc.

felicidades

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Oi gente muito achei legal esse tópico e pelo pouco que conheço realmente muito trabalhoso, parabéns pela iniciativa. Agora falando pra quem entende pouco e as vezes fica cheio de duvidas. Vamos la:

pelo que vi o desempenho do dual vai depender de cada placa e processador, digamos assim: o desempenho pleno do dual vai depender do famoso "lugar e hora certa", afinal é um casamento perfeito pelo visto rs.

agora em linhas praticas:

1- qual é melhor um dual com duas memorias 667 ou 800? isso idependente de ser de 1gb ou 2gb. Usando como ponto de referencia o vista e o xp 64.

2- Pelos testes que vi até agora, o pouco que entendi, as 533 ficam pra tras, bem pra tras, então é certo dizer que assim como hoje é difícil acha la pra venda, o mesmo acontecera por exemplo no fim do ano com as 667? e mais pra frente com as 800? Ou seja idependente do desempenho vão ficando ultrapassadas...? Pergunto isso mais pelo fato de que, como eu, se tem 4 slots na placa-mãe, não da pra ir "construindo um dual chanel", pois o que esta a venda hoje pode não ter igual daqui a dois meses por ex

3- Agora uma duvida minha que não tem haver muito com o tópico e se puderem me dizer rapidamente fico grato. È possivel fazer dual com uma memo 1gb e outra gb? Por exemplo, essas duas sendo em 800? por que ja li que se for de barramento diferente fica pela menor mas e se os barramentos forem iguais?

bem se tirarem ao menos a primeira duvida minha ja fico grato, por que realmente fiquei curioso com o resultado final desse post. Pois, na liguagem do usuario comum afinal de contas, qual é a melhor?

um abraço a todos. XXXDINHOXXX

PS: ALGUEM AI PODE ME DIZER COMO FAÇO PRA MODIFICAR MEU APELIDO? JA MANDEI E MAIL UMA VEZ PRO FORUM MAS NEM RESPONDERAM...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai pessoal como avaliar um dual channel de ddr2 800 sem colocar o fsb em 1600Mhz, um verdadeiro pecado, mas aqui vão minhas marcas no everest consigue em single channel com fsb 1333Mhz na leitura 5900Mb/s, em dual channel consegui na leitura 8900Mb/s com fsb 1333Mhz e finalmente com fsb de 1600Mhz consegui na leitura 10025Mb/s, uma boa diferença para o single

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

INteressante esse resultado. Disto me surge uma dúvida simples: se o processador for o grande gargalo compensa mais dar um overclock nele, pois é aí que os resultados serão mais visíveis. Eu por exemplo usarei o C2D E4500 com FSB800 e 2x2GB 800 4-4-4-12, então meu processador vai ser um grande gargalo pra essa configuração em dual, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Oi gente muito achei legal esse tópico e pelo pouco que conheço realmente muito trabalhoso, parabéns pela iniciativa. Agora falando pra quem entende pouco e as vezes fica cheio de duvidas. Vamos la:

pelo que vi o desempenho do dual vai depender de cada placa e processador, digamos assim: o desempenho pleno do dual vai depender do famoso "lugar e hora certa", afinal é um casamento perfeito pelo visto rs.

agora em linhas praticas:

1- qual é melhor um dual com duas memorias 667 ou 800? isso idependente de ser de 1gb ou 2gb. Usando como ponto de referencia o vista e o xp 64.

2- Pelos testes que vi até agora, o pouco que entendi, as 533 ficam pra tras, bem pra tras, então é certo dizer que assim como hoje é difícil acha la pra venda, o mesmo acontecera por exemplo no fim do ano com as 667? e mais pra frente com as 800? Ou seja idependente do desempenho vão ficando ultrapassadas...? Pergunto isso mais pelo fato de que, como eu, se tem 4 slots na placa-mãe, não da pra ir "construindo um dual chanel", pois o que esta a venda hoje pode não ter igual daqui a dois meses por ex

3- Agora uma duvida minha que não tem haver muito com o tópico e se puderem me dizer rapidamente fico grato. È possivel fazer dual com uma memo 1gb e outra gb? Por exemplo, essas duas sendo em 800? por que ja li que se for de barramento diferente fica pela menor mas e se os barramentos forem iguais?

bem se tirarem ao menos a primeira duvida minha ja fico grato, por que realmente fiquei curioso com o resultado final desse post. Pois, na liguagem do usuario comum afinal de contas, qual é a melhor?

um abraço a todos. XXXDINHOXXX

PS: ALGUEM AI PODE ME DIZER COMO FAÇO PRA MODIFICAR MEU APELIDO? JA MANDEI E MAIL UMA VEZ PRO FORUM MAS NEM RESPONDERAM...

Seja bem vindo ao forum, pra você mudar seu apelido, ou você cria um topico na parte de Comentários e Sugestões (eu acho a maneira mais fácil) ou entre em contato com um dos administradores do forum.

INteressante esse resultado. Disto me surge uma dúvida simples: se o processador for o grande gargalo compensa mais dar um overclock nele, pois é aí que os resultados serão mais visíveis. Eu por exemplo usarei o C2D E4500 com FSB800 e 2x2GB 800 4-4-4-12, então meu processador vai ser um grande gargalo pra essa configuração em dual, correto?

Sim correto (eu acho), mais na minha maquina eu tbem uso DDR2 800 em Dual e o FSB do meu processador é 1066 e eu poderia usar DDR2 533 pra casar certinho mais mesmo com a memoria mais rapida á uma melhora do desempenho geral da maquina e fora que pra over é muito melhor e o seu é melhor ainda pois tem o FSB mais baixo.

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai pessoal como avaliar um dual channel de ddr2 800 sem colocar o fsb em 1600Mhz, um verdadeiro pecado, mas aqui vão minhas marcas no everest consigue em single channel com fsb 1333Mhz na leitura 5900Mb/s, em dual channel consegui na leitura 8900Mb/s com fsb 1333Mhz e finalmente com fsb de 1600Mhz consegui na leitura 10025Mb/s, uma boa diferença para o single

Amigo, somente você também está deixando de ver as realidades.

você conseguiu uma taxa em sigle até baixa, já que uma memo de 800MHz atinge 6400MB/s com todo sistema de FSB trabalhando a 800MHz

Com as memos em dual channel e seu FSB a 1333MHz e processador também a 1333MHz a marca deveria ser de 10664MB/s, e você só conseguiu 8900MB/s, mas isso porque o processador limitado a 1333MHz fez com que as memos trabalhassem na verdade a pouco mais que 533MHz. Perto de uma memória em single de 1066MHz que atinge 8528MB/s.

Com o FSB a 1600MHz, você apenas conseguiu que todo o sistema trabalhasse na verdade a 1333MHz, visto que o processador trava todo o segmento para a frequência mais baixa, assim ele foi a 10025MB/s quando o correto seria 10664MB/s caso todo seu sistema estivesse rodando a 1600MHz seria de 12600MB/s.

No fim se perdeu foi 2136MB/s, assim mesmo que você tivesse memos de 1066MHz em dual, sua taxa não passaria de 10664MB/s, nesse caso veja que suas memórias de 800MHz são tem valor real em single channel, em dual channel elas vão dar o mesmo valor das de 667MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marxavbr qual memoria 800 consegue trabalhar efetivamente a 6400Mb/s, obvio que

nenhuma, pois toda memorias tem uma taxa de perda que dependa da qualidade da

memória e do sistema na qual ela está instalada, minhas memórias em dual channel na

verdade não chegam nem a 1333Mhz atingem apenas 1250Mhz o que gerou a marca de

10025Mb/s em leitura no everest, com fsb de 1333 elas estavão trabalhando 1100Mhz em dual que da mais ou menos 85% de eficiência, vemos entâo que em single consigo trabalhar efetivamento com 90% da memoria, em dual a efeciência cai, com fsb de 1333Mhz trabalho mais ou menos 85% em com fsb 1600 a eficiência cai para 80%, mas no ultimo caso a atingi a maior velocidade efetiva que foi de 1250Mhz, ou seja tive um aumento 800 para 1250, agora quero ver qual memoria 667 que em dual channel atinge 1250 de velocidade efetiva, basta ver os resultados dos nossos colegas no inicio desse topico, não misture teoria com realidade

obs: quando coloco o fsb em 1600Mhz o clock externo do processador tb vai para 1600Mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

INteressante esse resultado. Disto me surge uma dúvida simples: se o processador for o grande gargalo compensa mais dar um overclock nele, pois é aí que os resultados serão mais visíveis. Eu por exemplo usarei o C2D E4500 com FSB800 e 2x2GB 800 4-4-4-12, então meu processador vai ser um grande gargalo pra essa configuração em dual, correto?

Masamune, se não me engano o seu processador trabalha a 9 x 200, para obter melhores resultados com ddr2 800 você precisa de um clock externo de 400(QDR 1600) eu colocaria o processador para trabalhar em 6x400 ou 7x400, acima disso acho que seu processador na irá funcionar, mas faça os testes pra ver em qual configuração seu sistema irá trabalhar melhor, e se possivel post os resultados, no meu caso é com fsb em 1600Mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Concordo e não concordo com esse teste, tudo tem que ser bem analisado e vale a pena pegar memórias de maior clock sim.

Também, tudo depende de chipset para chipset, de processador para processador, cada caso é um caso e podem gerar diferentes resultados em testes como esse.

Recomendo também a leitura desse tópico.

http://forum.clubedohardware.com.br/2gb-ddr2-800/588361

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

gostei dos testes, a diferenças não são significativas.

O que me deixa intrigado, é q a diferença de preço não ´grande tb, por exemplo, 1gb ddr2 677mhz custa R$40,00, já 1gb ddr2 800mhz custa R$46,00.

bem, R$6,00 pela diferença de uns 5%.

Nos pcs de baixo custo (que vem com memos de 533mhz), eles economizam até nos centavos

xD

meus parabens pelos testes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certamente existe diferença entre 667 e 800mhz,isto é inegável,mas até que ponto vale

a pena investir em uma memória com uma frequencia maior?com certeza,e acho que todos concordam,que:vai depender de como o usuario irá usar essa máquina,jogos edição de imagens gravações.com certeza a tecnologia é essa,aumento de frequencia

para um melhor desempenho,é o futuro e já esta aí.Que tal deixar a máquina preparada pra tudo!!!!!!!!!!!A discurção está aí,e longe de ter o seu final!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por mim, pode ter teste dali, teste daqui, nada muda minha opinião.

1- Você tem uma memória de 800Mhz de frequência, e usa processador de 800Mhz, aí de repente você coloca um processador de 1333Mhz, o que acontece, você vai ficar com a memória obsoleta, no que vai fazer você trocar as memórias por uma de frequência maior.

2- Outro destaque é overclock, pra quem faz overclock quanto maior as frequências das memórias melhor vai ser o overclock.

Então tem vários fatores a favor que é muito melhor pegar memórias de frequências maiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo primeiramente , Parabens pelo teste...

Mais gostaria de saber o seguinte..

tenho Um pente de memoria OCZ platinum 2gb 800mhz... (otima memoria)

já até pensei em comprar um pente igual ao q eu tenho no momento mais é muito difícil encontrar essa memo ... acho q saiu de linha algo assim...

Ai gostaria de saber se vale a pena eu vender esse pente e comprar...

2x1gb Ocz 800mhz... (dual channel)

Ou continuar no meu single channel q não vou sentir diferença alguma pra o single channel de 2gb para (por exemplo) 2x1gb

Ou seja minha a duvida é a seguinte vale a pena ou não o dual channel já tendo 2gb de memoria??

Abraços!:mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- se você já tem um pente de 2GB, compre outro pente qualquer OCZ ou de outra marca e coloque junto com ela, não há problema algum.

2- Quanto a colocar 2x1GB, é besteira pura, você vai se desfazer de um pente de 2GB e vai colocar 2x1GB, uma sugestão, não faça, é perda de dinheiro, e ainda você correrá riscos de imcompatibilidade.

Leia o tópico abaixo.

http://forum.clubedohardware.com.br/coloco-2x1gb-1x2gb/521762

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- se você já tem um pente de 2GB, compre outro pente qualquer OCZ ou de outra marca e coloque junto com ela, não há problema algum.

2- Quanto a colocar 2x1GB, é besteira pura, você vai se desfazer de um pente de 2GB e vai colocar 2x1GB, uma sugestão, não faça, é perda de dinheiro, e ainda você correrá riscos de imcompatibilidade.

Leia o tópico abaixo.

http://forum.clubedohardware.com.br/coloco-2x1gb-1x2gb/521762

Amigo mesmo colocando outra memo diferente vai ficar em dual ???

não sei se minha placa tem a tecnologia Flex Memory...

Por exemplo poderia colocar essa memo ai e fikaria em Dual??

http://www.rumo.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1515&Y=3291217647255&Det=True&IDProduto=1604778

ou ate mesmo...

http://www.hardstore.com.br/?view=detalhe.produto&codigo_produto=2787

??:confused:??

A latencia dessa minha memoria tá certa??

imagemog4.th.jpgthpix.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava com a mesma duvida!!!

tinha 1G kingston 800MHz fui comprar outro e não tinha na loja como peguei um hd o vendedor ofereceu uma kingston 2G 800MHz pelo mesmo preço da de 1G.

Eu coloquei ela em slot separado ( cor diferente) se colocar no slot de mesma cor funcionaria o dual chanel? Lembrando a capacidade das memo é diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Excelente teste cara.

Eu nunca fui fã de gastar um olho da cara em memória. Só peguei memória DDR2 800 há muito pouco tempo atrás e ainda sim peguei memória do tipo custo - benefício.

E pelo seu teste, vi que a diferença de desempenho entre DDR2 533 pra DDR2 800 não é taaanta assim.

Bem pra você dizer isso acho que não levou em conta um possível over né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pra você dizer isso acho que não levou em conta um possível over né?

Não... Eu levei em conta a diferença de desempenho, que é mínima, diferente da diferença de preço que era alta (na época).

As coisas não eram como hj na época que postei isso. Memórias DDR2 800 custavam caro. Era coisa pra entusiasta de overclock. Hj em dia é bobagem não comprar DDR 2 800. Mas antigamente era luxo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!