Ir ao conteúdo

Como tornei útil um estabilizador!

faller

Posts recomendados

Postado

Como poderia simular o filtro de ruídos por software (com bobinas em modo comum e diferencial)?

Simulei aquele filtro Butterworth do 1º post no Proteus e deu igual aqui...

Mas se utilizar uma bobina no modo diferencial e outra em modo comum, o filtro continua sendo de 5ª ordem?

Ah, como posso calcular as capacitâncias, tendo um valor fixo de indutância?

Grato.

• Membro VIP
Postado
Como poderia simular o filtro de ruídos por software (com bobinas em modo comum e diferencial)?

Simulei aquele filtro Butterworth do 1º post no Proteus e deu igual aqui...

Mas se utilizar uma bobina no modo diferencial e outra em modo comum, o filtro continua sendo de 5ª ordem?

Grato.

Na verdade o filtro não muda se inserires sempre a fonte de ruído entre fase e neutro. Para testar uma das opções tens que injetar ruído entre fase e neutro e para testar a outra tens que injetar ruído entre fase e terra ou entre neutro e terra..

Postado

Tem um programa chamado Filter Solutions da Nuhertz que você consegue fazer isso e muitas outras coisas, ele monta filtro para você! É excelente!

Nesse link você consegue baixar a última versão:

http://www.baixakifree.com/2010/01/download-filter-solutions-2009-pro.html

Dê uma olhada tb no link do meu post anterior tem muita coisa legal lá sobre esse assunto!

Abraço

Postado

Obrigado faller e chico!

Fiz umas simulações de ruído de modo comum e modo diferencial.

Para ruído de modo comum, adicionei uma fonte de ruídos (sinal senoidal de alta frequência, na verdade) ao neutro. Desta forma o ruído também estará presente na fase.

Para ruído de modo diferencial, adicionei ruído em série com o sinal da fase (127 V + ruído)

Ficou assim:

post-872-1388495484684_thumb.png

Analisando o filtro de ruído em modo comum, percebe-se uma atenuação do ruído. Eu achei que a atenuação foi fraca... Com indutores de maior indutância fica melhor.

post-872-13884954847243_thumb.png

Já o filtro de ruído diferencial atenuou bastante o ruído:

post-872-13884954847456_thumb.png

Agora uma coisa que fiquei em dúvida: a ordem de montagem dos indutores (comum e diferencial) influencia o funcionamento do filtro?? Veja a resposta em frequência abaixo:

post-872-13884954847642_thumb.png

O gráfico de cima é com o indutor em modo diferencial ligado por primeiro e o gráfico de baixo é com o indutor em modo comum por primeiro.

Bom... será que simulei de forma correta? :lol:

Postado

Ola Faller e demais participantes, primeiramente parabens pelo otimo forum, abriu minha cabeca. Estou aqui absorvendo com certa dificuldade. Ate consegui entender um pouco do seu (otimo) filtro, so nao entendi direito como toda a sequencia e interligada, digo como todos os componentes se ligam de forma a dar sequencia tando na fase como na neutro, incluindo os diodos. Alguem conseguiria postar o esquema? Gostaria de monta-la, mas o tico e o teco nao estão ajudando.

Obrigado e parabens novamente.

• Membro VIP
Postado
Ola Faller e demais participantes, primeiramente parabens pelo otimo forum, abriu minha cabeca. Estou aqui absorvendo com certa dificuldade. Ate consegui entender um pouco do seu (otimo) filtro, so nao entendi direito como toda a sequencia e interligada, digo como todos os componentes se ligam de forma a dar sequencia tando na fase como na neutro, incluindo os diodos. Alguem conseguiria postar o esquema? Gostaria de monta-la, mas o tico e o teco nao estão ajudando.

Obrigado e parabens novamente.

Colega, aqui mesmo nesse tópico, por exemplo ai: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3230350&postcount=107 tem boas dicas de como foi montada a proteção e o filtro. Veja se isso ão basta para você???

Postado

Fiz a resposta em frequência do filtro de ruído de modo comum.

O filtro dá um ganho de 15 dB em 39.5 kHz. Ou seja, se vier um ruído dessa frequência, ele será amplificado em até 30 vezes, aproximademente!

Agora estou com mais dúvidas ainda quanto ao circuito...

freqresponse.png

• Membro VIP
Postado

Não sei exatamente como é que você estão interpretando ai esses filtros por vocês elaborados.

Veja ai esse caso abaixo descrito, de um filtro de quinta ordem..

Filtrodequintaordem.jpg

Veja que a atenuação do mesmo na frequência de 60 Hz é praticamente despresível (- 0,19 dB)

Lá em 7.632 Hz sua atenuação ai plotada foi de 40,41 dB

Lá pelos 100KHz a atenuação ou rejeição ao ruído passou dos 122 dB..

Abraço...

Postado

Caro Faller,

Certo entendi! É que criei um filtro que dependendo da carga (simulei com várias cargas diferentes) ele atenua 2db em 60Hz.

Minha pergunta é: Isso é muito?

Obrigado e abraço!

Postado

Acontece que essa simulação do filtro Butterworth não considera o acoplamento dos indutores, funciona como indutores independentes.

notcoupled.png

Se ligar todos indutores no "modo comum", nesse circuito, os indutores viram um curto (fluxo magnético nulo; indutância nula):

coupled1.png

No "modo diferencial", o fluxo magnético dobra, dobrando a indutância:

coupled2.png

Misturando os dois tipos:

coupled3.png

Postado
Caro Faller,

Certo entendi! É que criei um filtro que dependendo da carga (simulei com várias cargas diferentes) ele atenua 2db em 60Hz.

Minha pergunta é: Isso é muito?

Obrigado e abraço!

-2 dB = 10 log (G)

G = 0,631

A tensão se reduz a 63,1% do total. É bastante!

Postado
Acontece que essa simulação do filtro Butterworth não considera o acoplamento dos indutores, funciona como indutores independentes.

notcoupled.png

Se ligar todos indutores no "modo comum", nesse circuito, os indutores viram um curto (fluxo magnético nulo; indutância nula):

coupled1.png

No "modo diferencial", o fluxo magnético dobra, dobrando a indutância:

coupled2.png

Misturando os dois tipos:

coupled3.png

Valeu Eduardo, obrigado pela força!

O nosso objetivo é o aprimoramento correto? Então vou fazer uma consideração. Acho que você está confundindo indutor em modo comum e diferencial. Acho que isso que você está falando que dobra a indutância (na verdade quadriplica) é em modo "Z". Mas quem pode falar melhor sobre isso é o Faller eu sou apenas curioso... rs O prefessor é ele!!

Modo Comum e Diferencial

Os indutores de modo comum, também conhecidos por commom mode choke, possuem dois enrolamentos idênticos (ou três, em sendo trifásico) sobre o mesmo núcleo, ligados de forma a rejeitar correntes de alta freqüência que estejam presentes entre os condutores de alimentação. São componentes de grande importância nas fontes chaveadas, ou em aparelhos sensíveis, pois se destinam a reduzir a interferência eletromagnética (EMI) que circula entre condutores de alimentação.

Os indutores diferenciais possuem apenas um enrolamento, e são ligados em série em cada condutor de alimentação (ou opcionalmente, com apenas um dos condutores, em sendo monofásico). Destina-se normalmente a eliminar ruídos provocados por chaveamentos de semicondutores, como em controle de iluminação (dimmer) ou motores (softstart) e também limita picos de corrente de curta duração.

Modo "Z" seria esse tipo de ligação:

http://lh3.ggpht.com/_XP8RiK0k8Ss/Suiqg077-3I/AAAAAAAAABk/G8FTibH-eyI/Topologia%20Indutor.jpg

Postado

Pois é... acho que já está montado nesse modo Z :)

http://www.ce-mag.com/archive/02/11/likely.html

http://www.murata.com/emc/knowhow/pdfs/te04ea-1/26to28e.pdf

Dobra a indutância em cada indutor. Como são dois por núcleo, quadruplica.

Já havia simulado as topologias em um circuito à parte, no Proteus. Realmente dobra a indutância em acoplamento perfeito (MUTUAL_A=-1) e zera em MUTUAL_A=+1, considerando só a corrente diferencial (fase-carga-neutro)

Sim, meu objetivo é aprimorar o projeto, fazendo um filtro bem "certinho". heh

Estou considerando uma carga de 25.4 ohms, que drena 5 A em 127 V, dando 635 W de potência.

Postado
Pois é... acho que já está montado nesse modo Z :)

http://www.ce-mag.com/archive/02/11/likely.html

Dobra a indutância em cada indutor. Como são dois por núcleo, quadruplica.

Já havia simulado as topologias em um circuito à parte, no Proteus. Realmente dobra a indutância em acoplamento perfeito (MUTUAL_A=-1) e zera em MUTUAL_A=+1, considerando só a corrente diferencial (fase-carga-neutro)

Sim, meu objetivo é aprimorar o projeto, fazendo um filtro bem "certinho". heh

Estou considerando uma carga de 25.4 ohms, que drena 5 A em 127 V, dando 635 W de potência.

você já usou o Fiter Solutions? Pra dizer a verdade confio mais nele que no Proteus, é um programa voltado só pra isso! É bem sofisticado. E se eu fosse você consideraria uma carga um pouco menor, dificilmente um PC vai consumir essa corrente. O meu por exemplo (4core, ATI Sapphire 4870 PCI Exp2, monitor, modem, etc..) num chega nem a 2,5A

Abraço!

Postado

Já usei, mas acho que não dá para fazer acoplamento com os indutores. E os capacitores sempre são de alto valor (alguns uF), que não existem (só eletrolíticos, que não servem para corrente alternada). Daí tem que fazer os ajustes! hahah

Postado

Valeu, vou tentar fazer o meu aqui que comprar pronto não tem a menor graça :D

Outra coisa, além de fazer uns filtros, eu também estou a fim de dar um reforço numas réguas que tenho aqui, se eu postar umas fotos vocês dão uma moral do que eu posso colocar nelas?

Abraços pessoal, agradeço desde já.

Postado

Faller boa noite,

Me ajude com uma dúvida por favor. Se eu não balancear o primeiro indutor do filtro (modo diferencial) isso atrapalharia o filtro de alguma forma? É porque nas minhas simulações aqui com ele balanceado está gerando um pico nas frequências altas de 10Khz a 30KHz um ganho de 10dB a 20dB!

Obrigado e abraço!

Obrigado e abraço!

• Membro VIP
Postado
Faller boa noite,

Me ajude com uma dúvida por favor. Se eu não balancear o primeiro indutor do filtro (modo diferencial) isso atrapalharia o filtro de alguma forma? É porque nas minhas simulações aqui com ele balanceado está gerando um pico nas frequências altas de 10Khz a 30KHz um ganho de 10dB a 20dB!

Obrigado e abraço!

Obrigado e abraço!

Não necessariamente necessitas usar os indutores de modo balanceado.

Se te facilitar ou se sentires que a resposta será melhor sem o modo balanceado, fique a vontade... As diferenças não são tão expressivas assim...

Abraço...

Postado

Faller, pretendo tentar fazer um filtro de acordo com os tutoriais do fórum.

Como posso saber se deu certo?

PS: ao invés de 4 varístores, posso usar 10?

• Membro VIP
Postado
Faller, pretendo tentar fazer um filtro de acordo com os tutoriais do fórum.

Como posso saber se deu certo?

PS: ao invés de 4 varístores, posso usar 10?

Podes fazer o que bem quiseres, o projeto será seu, mas não é muito inteligente essa decisão se os colocares todos em paralelo, e te digo porque...

Um paralelo de varistores pode ser mais robusto que um somente, de mesmas características, mas não é o mais inteligente..

A capacidade de um varistor, de absorção de energia de exceção, é determinada pelo diâmetro do mesmo. Desse modo é bem mais inteligente usar um varistor de diâmetro maior que dois de diâmetro menor.

Veja ai esses varistores:

Varistoresdeproteo.jpg

Dois deles são modelo 20271 e um deles modelo 40271

Esse número diz, os dois primeiros, o diâmetro em mm, e os três últimos é o código da tensão de trabalho, no caso 271 seria de 175 Volts AC

A capacidade de absorção do de 20 mm é de 190 Joules e sua corrente de surto máxima de 10.000 Amperes

Já daquele de 40 mm a capacidade de absorção é de 400 Joules e sua corrente de surto máxima é de 40.000 Amperes

Fácil de se ver que é melhor um dos grande que dois dos pequenos..

Quando se paralela varistores, para se fazer um serviço de primeira linha, o correto é casar suas características. Casar as características de dois varistores é bem mais fácil do que casar muitos deles...

Aprecio somente uma vantagem no paralelismo de dois varistores, que é a facilidade que se tem de colocar "sanduichado" nesse par, um fusível térmico (TCO)..

Ao invés de pensar em colocar uma quantidade desmesurada de varistores por ai eu pensaria em melhorar a proteção com alguns adicionais, que o pessoal que faz boas proteções usa fazer;

Vou enumerar umas sem sequer as colocar em ordem de importância;

1) Colocar proteção de três modos F-N, F-T e N-T;

2) Evidentemente a adoção de aterramento na tomada deve estar contemplada;

3) Adicionar proteção com dispersores a gás, para tornar mais robusta a proteção;

4) Adotar mini-disjuntor resetável na linha do fase;

5) Adotar proteção "caramba" que consiste em um estreitamento em trilha de entrada para fundir no caso de mais nada funcionar...

Veja ai dois exemplos desse tipo de proteção extrema, em dispositivos de proteção comerciais:

Estreitamento.jpg

EstreitamentonaproteodaAPC.jpg

6) Casar varistores se usados aos pares;

7) Usar fusíveis térmicos para proteção do fim de vida dos varistores e proteção aos seus equipamentos;

8) Colocar um filtro de linha de bom dimensionamento, com boa rejeição de RFI/EMI..

Nota: O uso daquele varistor maior mostrado acima se faz geralmente para proteção de uma fase de entrada em uma casa toda a casa, de modo que por ai dá para se ver que um deles ou dois ou 3 no máximo de 20mm é mais do que suficiente para proteção F-N por exemplo...

Abraço...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!