Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Correto. Pode usar sem medo algum em 220 Volts. Terás duas fases na tomada e nenhum referencial de massa. Isso dai pode ser problema se sua fonte for genérica, que não é o caso da sua ai (pode apresentar a sensação de choque no gabinete, se você tocar nela de pés descalços). Não espere entretanto, se a variação dos 127 Volts for originária da variação de fase nas rua, que ela vá acabar, pois as fases continuarão sendo as mesmas. Mas de qualquer modo, tanto em 127 Volts quanto em 220 Volts essa possível variação não vai atrapalhar a sua fonte não.

Abraço...

Postado
Correto. Pode usar sem medo algum em 220 Volts. Terás duas fases na tomada e nenhum referencial de massa. Isso dai pode ser problema se sua fonte for genérica, que não é o caso da sua ai (pode apresentar a sensação de choque no gabinete, se você tocar nela de pés descalços). Não espere entretanto, se a variação dos 127 Volts for originária da variação de fase nas rua, que ela vá acabar, pois as fases continuarão sendo as mesmas. Mas de qualquer modo, tanto em 127 Volts quanto em 220 Volts essa possível variação não vai atrapalhar a sua fonte não.

Abraço...

Opá faller, sobre o choque que você sitou é verdade eu sinto aqui sim com a Huntkey mais isso parou quando eu comprei o PC Cable Protector da Clamper pois ele polarizava a tomada, e o que era interessante quando eu desligava ele e colocava a mão no gabinete descalso dava choque, agora a fase que vem da rua todas dão mais de 110v em torno de 115v a 117v o problema está do relogio pra dentro por isso que eu quero puxar direto do relogio, mais no caso eu vou usar a fase que ja está na tomada e so vou puxar outra fase e ligar, e usar o neutro como o terra...

valeu!! faller!!

• mês depois...
Postado

Tenho em casa todo equipamento ligado em uma régua que eu achei aqui faz tempo mas que estava sem fusível. Então coloquei um fusível de 10 A porque vi que outras réguas também usam de 10 A, mas queria saber qual o apropriado para melhor proteção.

Nesta régua estão ligados a fonte do computador, um monitor LCD de 17 polegadas, um modem adsl e um estabilizador (onde está ligado o roteador wireless).

A tensão é de 220volts e não há aterramento (inviável de se montar no apartamento onde moro).

Obrigado.

Postado

Não é o fusível em si que vai dar proteção, mas um conjunto de componentes. Se sua régua só tiver fusivel e mais nada, a proteção é inexistente.

A corrente do fusivel vai de acordo com a capacidade da fiação e o que se pretende colocar em cima dela. Um fusivel de 10A permite passar até 2200W numa rede 220V. 10A x 220V...

Postado

Pintou uma dúvida aqui faller.

Todos sabemos que as fontes com PFC ativo são full-range (é claro)

Mas faller, até que faixa de tensão usa-se o dobrador de tensão ?

E como o PFC ativo ativa e desativa esses capacitores ?

Essa é uma dúvida minha que tava lembrando para postar.

Abraço.

• Membro VIP
Postado

Mas faller, até que faixa de tensão usa-se o dobrador de tensão ?

E como o PFC ativo ativa e desativa esses capacitores ?

Os dobradores de tensão são usados nas fontes convencionais, sem PFC ativo na entrada, para que fontes alimentadas com 110 Volts consigam recuperar os cerca de 220 Volts que é a tensão normal de alimentação das mesmas.

Fontes que tem PFC ativo não usam desse recurso de dobrador de tensão. Ela faz a tensão que quiser através de um regulador de corrente ajustável, com PWM, e é assim que controla a corrente de entrada para que a mesma se mantenha numa forma senoidal e em fase com a tensão de entrada.

Fontes com dobrador de tensão tem obrigatoriamente dois capacitores eletrolíticos. Fontes com PFC somente os tem (duplo) para satisfazer exigências de lay-out, como aqui:

PFCativo1com2cap.jpg

Veja que ai acima, essa fonte com PFC ativo tem dois capacitores eletrolíticos que é para conseguir a capacitância necessária sem muita altura, por causa do dissipador.

Fora disso fontes com PFC ativo tem somente um capacitor eletrolítico e, desse modo, não tem dobradores de tensão. As fontes com PFC ativo tem um só capacitor e são agregadas de um indutor bem grande, próximo ou encostado a esse capacitor (indutor da fonte de corrente PWM do PFC).

Modular1_ComPFC.jpg

Abraço...

Postado

Então se não tem dessa de dobrador de tensão, qual o motivo para a eficiencia das fontes em 220V ser maior ? (para as com PFC ativo)

Pelo o que eu entendi ela regula a corrente e pode colocar a tensão que quiser dentro da faixa que ela permite.

Bem faller.

Veja se eu acerto pelo menos uma.

O PWM ele compara a saida com a entrada de tensão.

E então a saida no caso seria 220V e então se entrar qualquer outra tensão o PWM vai fazer as mudanças necessárias para isso.

No caso da chaveada usa um PWM para regular o pulso e o do PFC ativo o PWM faz a regulagem da tensão, ele compara a tensão no caso aqui que é 127 com os 220V e ajusta a corrente.

Estou certo ?

Abraço.

• Membro VIP
Postado
Então se não tem dessa de dobrador de tensão, qual o motivo para a eficiencia das fontes em 220V ser maior ? (para as com PFC ativo)

R. Nas fontes com PFC ativo a maior razão da eficiência aumentar é aquela da manipulação de menor corrente, na entrada, por parte da fonte e do PFC ativo, quando as tensões de entrada são mais elevadas (minora as perdas por Corrente x Resistência.

Pelo o que eu entendi ela regula a corrente e pode colocar a tensão que quiser dentro da faixa que ela permite.

R. É isso que o PFC faz, de modo sincronizado com a rede elétrica. O PFC armazena energia, sob a forma de corrente, naquele indutor grande, do PFC e entrega ao capacitor principal da fonte essa energia, sob a forma de corrente, de um modo controlado, por PWM. Veja ai a diferença da corrente de entrada em uma fonte convencional (picos de corrente na cor azul) de uma fonte com PFC ativo (variação senoidal da corrente de entrada - gráfico na cor vermelha).

CorrentedeentradaACcomPFCesemPFC.jpg

Bem faller.

Veja se eu acerto pelo menos uma.

O PWM ele compara a saida com a entrada de tensão.

E então a saida no caso seria 220V e então se entrar qualquer outra tensão o PWM vai fazer as mudanças necessárias para isso.

No caso da chaveada usa um PWM para regular o pulso e o do PFC ativo o PWM faz a regulagem da tensão, ele compara a tensão no caso aqui que é 127 com os 220V e ajusta a corrente.

Estou certo ?

R. A fonte não se preocupa nem um pouco com o estabelecimento de uma tensão de entrada. Isso não é de importância vital. Na verdade o circuito do PFC se preocupa sim é com o estabelecimento de uma corrente de entrada, com formato senoidal, sendo suprida o tempo todo à fonte, com o recurso que se lhe é dado, de tensão na entrada. Exemplo. Se a entrada AC da fonte tiver com tensão baixa o elemento chaveador do PFC ficará conduzindo um maior tempo, para mais armazenar energia no indutor do PFC. Na hora que esse elemento chaveador abrir, a corrente armazenada no indutor do PFC fluirá, via retificador da fonte, para o capacitor de entrada dessa fonte. Se a tensão de entrada estiver muito alta, o chaveador do PFC ficará por menor tempo a alimentar o indutor e passar a carga desse indutor ao capacitor. A tensão nessa hora não tem a menor importância, pois o par indutor/chaveador perfazem a função de fonte de corrente, onde o importante é a manipulação adequada da corrente. A tensão é uma decorrência.

Difícil de explicar isso, mas veja o circuito abaixo:

EstruturadechaveamentodoPFC.jpg

Com uma estrutura desse modo, um indutor e um chaveador (na prática exercido por um transistor) se pode, modulando em PWM esse chaveador, conseguir tensões altas na saída do diodo. Por exemplo essa estrutura é exatamente a mesma que é utilizada na bobina de um automóvel, da qual se extrai cerca de 20.000 a 40.000 Volts. Claro que são valores diferentes de indutância das bobinas. Só o estou citando para que você saiba que essa topologia de circuito dai é potencialmente um elevador de tensão. Numa fonte com PFC ativo não é importante a tensão na saída desse diodo e sim a corrente lá na entrada da fonte, para que reflita para a rede AC um comportamento resistivo (fator de potência de 100% ou próximo).

Veja que a topologia de entrada, do controle do PFC ativo é exatamente baseada nesse tipo de arquitetura. Não tente entender o full range de uma fonte com PFC pois a tensão não é a variável que mais a interessa sim a corrente de entrada. A tensão é mera protagonista e vai se adaptar ao necessário à correta operação do sistema como um todo.

Topologia de entrada de uma fonte com PFC ativo:

CircuitocomPFCativo.jpg

Topologia de entrada de uma fonte com retificação normal:

CircuitosemPFC.jpg

Grande abraço...

Postado

Grande faller.

Entendi tudinho sobre isso.

Muito obrigado.

Então em uma fonte com PFC você vai achar 2 PWMs ?

Um do PFC que controla a corrente que vai ser armazenada pelo indutor

E o outro para o chaveamento e controle da largura do pulso.

Certo ?

Grande abraço e muito obrigado.

• Membro VIP
Postado
Então em uma fonte com PFC você vai achar 2 PWMs ?

Um do PFC que controla a corrente que vai ser armazenada pelo indutor

E o outro para o chaveamento e controle da largura do pulso.

Certo ?

Certo, ou quase certo. Ambos são PWM e ambos controlam via largura de pulso dois diferentes chaveadores para ajustar duas diferentes variáveis.

- Um deles, o chaveador do circuito do PFC ativo, na entrada, para controlar e regular a corrente de entrada da fonte, que tem que ficar muito bem "desenhada" seguindo a forma de onda da tensão, para que o fator de potência possa ser unitário ou próximo disso;

- Outro deles, o chaveador do transformador principal da fonte, que controla a razão de transferência de energia do primário para o secundário desse, de forma a manter estabilizada e dentro dos valores tolerados as tensões da fonte que vão alimentar o PC.

Fontes sem PFC ativo tem somente o segundo chaveador PWM.

Essa é uma das razões das fontes com PFC ativo custarem um pouco mais caro.

Abraço..

Postado

Uai.

Eu sempre li que esse segundo PWM regulava a largura de pulso da entrada da fonte de modo que se possa usar componentes maiores.

E que esse PWM se encontra somente em fontes chaveadas, e usa-se esse PWM para as fontes chaveadas de modo a ajustar o pulso para poder usar capacitores menores que se fosse usar em uma fonte linear.

Por exemplo, a diferença que eu apredi sobre fontes chaveadas e linares são que as chaveadas usam o PWM para ficar comparando a entrada com a saida que altere o pulso para usar componentes menores.

Vejo então que esse conceito está errado ?

• Membro VIP
Postado
Uai.

Eu sempre li que esse segundo PWM regulava a largura de pulso da entrada da fonte de modo que se possa usar componentes maiores.

E que esse PWM se encontra somente em fontes chaveadas, e usa-se esse PWM para as fontes chaveadas de modo a ajustar o pulso para poder usar capacitores menores que se fosse usar em uma fonte linear.

Por exemplo, a diferença que eu apredi sobre fontes chaveadas e linares são que as chaveadas usam o PWM para ficar comparando a entrada com a saida que altere o pulso para usar componentes menores.

Vejo então que esse conceito está errado ?

Sim o PWM é somente usado em fontes chaveadas. Com chaveamento por modulação de largura de pulso. (Muita gente ainda pensa que a fonte é chaveada porque tem aquela chavinha de trocar a tensão)

Mas você misturou ai nesse seu entendimento sagu com carne assada, fez um entendimento muito particular do PWM e da fonte chaveada.

A teoria alguém lhe colocou de modo correto, mas o residual de dedução sua é que ficou assim, meio distorcido..

Fontes lineares trabalham com frequência de 60 Hz e por isso seus componentes são grandes e pesados.

Fontes chaveadas trabalham em frequências muito maiores e por causa disso seus componentes são bem menores, para uma mesma potência, independentemente se ela tenha ou não ajuste por PWM. O PWM é uma maneira de poder variar a tensão da fonte. Não é o PWM que compara a tensão de saída com uma referência fixa, deduzindo portanto o erro. Quem faz isso é o CI regulador da fonte. Na presença de desvio de tensão esse CI modula o sinal de alta frequência que é aplicado ao transistor driver do primário do transformador de tal modo a "acertar" a tensão de saída. A modulação utilizada para tal é a modulação por largura de pulso, PWM.

Sua dedução estava quase certa de todo, somente mal colocada.

Abraço...

Postado

A certo.

O jeito de fazer isso é por PWM, mas quem faz isso é o CI.

Tá certo ?

Faller, dá uma olhada no seu tópico de PFC ativo, postei uma coisa lá depois daquela coisa ruim que postei.

Veja se eu acertei.

Faller, mais ou meno, a que fraquencia a fonte chaveada trabalha ?

Essa "chaveada" vem de chave que é igual aquela do PFC ?

Abraço.

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado

É uma fonte feita para comercializar na Europa somente. Desse modo não tem a menor necessidade de ter alimentação diferente de 220 Volts..

Postado
É uma fonte feita para comercializar na Europa somente. Desse modo não tem a menor necessidade de ter alimentação diferente de 220 Volts..

Então faller.

Mas porque não ter o full-range igual das outras fonte com PFC ativo com 90V-240V ?

É uma economia fazer isso ?

Como você me explicou acima o caso que vai para o indutor e tal o caso que a corrente tem que ficar "junto" com a tensão.

Quer dizer que esses apenas 230V o chaveamento dessa fonte é menor e tolera menos ?

Abraço.

• Membro VIP
Postado

Não chega a representar uma economia e sim uma definição de projeto. Se você faz um dispositivo qualquer para um determinado mercado (o europeu por exemplo), como parece ser o caso dessa fonte ai, pois na potência dela seria proibida de ser comercializada nos EUA, seria besteira você dizer que ela pode operar de 90 a 270 Volts. A Europa não sabe o que é 110 Volts. Isso dai é mosca branca para eles.

Eventualmente a fonte até pode operar de 90 a 270 Volts, isso eu não sei, e na comunicação a empresa ter optado em divulgar somente os 230 Volts. Isso dai teria que analisar mais a fundo..

Abraço..

Postado
Não chega a representar uma economia e sim uma definição de projeto. Se você faz um dispositivo qualquer para um determinado mercado (o europeu por exemplo), como parece ser o caso dessa fonte ai, pois na potência dela seria proibida de ser comercializada nos EUA, seria besteira você dizer que ela pode operar de 90 a 270 Volts. A Europa não sabe o que é 110 Volts. Isso dai é mosca branca para eles.

Eventualmente a fonte até pode operar de 90 a 270 Volts, isso eu não sei, e na comunicação a empresa ter optado em divulgar somente os 230 Volts. Isso dai teria que analisar mais a fundo..

Abraço..

entendi.

Certo faller.

Também analiso por esse ponto junto ao Danirava.

Que se colocasse lá

Full Range:

90V~240V o pessoal poderia estranhar, e como você disse, na Europa é só 230V.

Vou ver se eu consigo postar alguma coisa em sites gringos ou pesquisar alguma coisa sobre isso mais a fundo.

Abraço.

• mês depois...
Postado
Uma boa fonte com PFC ativo pode trabalhar NORMALMENTE com a tensão de entrada variando de 90 a 270 Volts. Alguns testes são feitos com fontes dessas alimentadas a 80 Volts e o desempenho delas é ainda ótimo. Isso significa que a tensão pode normalmente ficar oscilando e assumindo tensões de 80, 100, 120, 150, 175, 198, 210, 242, 264, 270 Volts de modo constantemente variado e seu PC nem vai se dar conta de que isso está acontecendo...

Entretanto, se na sua casa a tensão estiver assim como você fala, variando de 105, 108, 110 voltas comece a se preocupar. Isso poderá ser problema... Para seu refrigerador, ar condicionado, etc. mas nunca para seu PC com essa fonte dai com PFC ativo.

Abraço...

que isso seja um exemplo heim ,poi tensão nunca vai 127 ,até no máximo 130 uma vez ou outra na vida quando medimos ,agora se ela disse em trifásico 380 V ,meununca cara é assim se é 127 ou 220 paga o mesmo pra eletropaulo ,pronto, na casa dele deve estar tudo quimando por la então ,não tem o controle da eletropaulo corretamente.
  • Membro VIP
Postado
que isso seja um exemplo heim ,poi tensão nunca vai 127 ,até no máximo 130 uma vez ou outra na vida quando medimos ,agora se ela disse em trifásico 380 V ,meununca cara é assim se é 127 ou 220 paga o mesmo pra eletropaulo ,pronto, na casa dele deve estar tudo quimando por la então ,não tem o controle da eletropaulo corretamente.

Mas que diabo de língua é essa que tu falas??? ou escreves...

Não consegui entender uma patavina do que escreveste ai.. Escreveste na verdade um pensamento, e ele não estava bem definido, e saiu pela metade. Seria isso??

Rapaz... É incrível, deve ser um dialeto pré colombiano...

Postado

Faltou as virgulas.

MAs acho que ele quis dizer que quando é 127V nunca é 127V e deveria ser assim e ele esta defendendo o full-range por isso.

Faller.

Fases não se somam certo ?

110+110=220V

E sim pega uma fase e multiplica por raiz de 3.

Certo ?

Postado
Fases não se somam certo ?

110+110=220V

E sim pega uma fase e multiplica por raiz de 3.

Certo ?

Fases reais realmente não se somam, e em um sistema trifásico a diferença entre pegar fase e neutro e fase e fase é de raiz de 3, como você. disse.

Mas no sistema residencial monofásico (ou bifásico) o que temos é o comportamento de um transformador monofásico com saida center-tap, onde o neutro seria o tap central. Nesse caso a tensão é somada, sim. Então 110 + 110 = 220 V.

Postado
Fases reais realmente não se somam, e em um sistema trifásico a diferença entre pegar fase e neutro e fase e fase é de raiz de 3, como você. disse.

Mas no sistema residencial monofásico (ou bifásico) o que temos é o comportamento de um transformador monofásico com saida center-tap, onde o neutro seria o tap central. Nesse caso a tensão é somada, sim. Então 110 + 110 = 220 V.

Poxa que legal...

valeu Ughadoo.

Dessa eu não sabia mesmo.

Mas o que seriam fases reais e irreais ?

Abraço e valeu.

Postado
Poxa que legal...

valeu Ughadoo.

Dessa eu não sabia mesmo.

Mas o que seriam fases reais e irreais ?

Abraço e valeu.

O que temos na ligação residencial é a saída 220V de um transformador, mas além dos pontos 0 e 220V temos também um tap central intermediário (seria de 110V), que a distribuidora de energia aterra e fornece como neutro. Esse tap central não "dá choque" por estar aterrado, ou seja, está no mesmo potencial da terra.

Se pegarmos os fios 0 e 110V (neutro) temos 110 V, o mesmo ocorrendo com os fios 110V (neutro) e 220V, porque a diferença entre os dois também é 110V. Já se pegarmos o 0 e o 220V temos 220V de diferença.

Nesse caso a soma é possível porque está tudo na mesma fase, enquanto que entre as fases de um sistema trifásico existe uma defasagem de 120º.

Não foi lá uma boa explicação, mas espero que ajude... :huh:

Abraço.

• Membro VIP
Postado

Ughadoo

Seria bom explicar melhor esse sistema citado por você, pois na engenharia que estudei não havia essa situação. Não da forma como estou entendendo!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...