Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como escolher a melhor e mais indicada fonte para seu PC


faller

Posts recomendados

Essa Fatal1ty tu não escolheu ela pelo 550W contra 600W da outra?

Vou te falar a verdade achei essa Fatal1ty super linda!

AHUHAUHAU

E ela também tem 82+ de eficiencia, PFC ativo entre outros negócios que nem sei o que é!

AHUUHAUAHUHA

No caso tu pegaria a de 600W justamente por ser mais forte e mais barata?

Sim, mais forte, mais barata, mesma eficiência, ambas são modulares e não tem aquela iluminação vermelha dentro (árvore de natal só em dezembro...).

Fotos da ModXStream Pro:

MXSP_front_b.jpg

MXSP_back_b.jpg

Eficiência (teste do 80plus):

=> 550W FATAL1TY: http://www.80plus.org/manu/psu/psu_reports/SP168.2_OCZ_OCZ550FTY_550W_Report.pdf

=> 600W ModXTream Pro: http://www.80plus.org/manu/psu/psu_reports/SP169.1_OCZ_OCZ600MXSP_600W_Report.pdf

Conectores Fixos:

1 x 20/24-pin ATX

1 x 8-pin CPU

1 x 4-pin CPU

Conectores Modulares:

1 x 6-pin PCI-E

1 x 6+2-pin PCI-E

4 x Peripheral

2 x Floppy

6 x SATA

A Corsair 650TX citada pelo colega timmy é mesmo melhor que as OCZ, apenas não é modular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de tirar uma dúvida com os colegas sobre ASUS Vento.

(Muito legal a opção de mostrar os possíveis tópicos com o mesmo assunto antes da postagem. Quebra o maior galho)

Recentemente procurando sobre Asus Vento, encontrei informações somente sobre o gabinete Asus Vento T A-M1. Por acaso existe alguma FONTE Asus Vento?? As únicas que encontrei foram as da série ATLAS (A) no site brasileiro, e as séries P e U no global. Por incrível que pareça, nem em sites estrangeiros consegui achar informações desse modelo, somente do dito gabinete.

Curiosamente no site global da Asus as mesmas fontes série U tem o logo Vento na grade do Fan, mas não se refere a elas como Vento em nenhum momento.

http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=ckKyVqHaKZaOUxig&templete=2

Meu palpite é que algumas dessas fontes fazem parte do "gabinete" Asus Vento e possivelmente seriam vendidas separadas também, visto que há gabinetes da série Vento que vem com ou sem fontes.

Será que uma fonte dessas vale a pena? A pergunta é porque a Corsair VX450W que comprei, apresentou problemas e mandei para trocar. Só que a bendita está em falta até no distribuidor do vendedor em que a peguei. Como estava demorando, ele me ofereceu a tal Asus Vento, ou então uma Cooler Master (não especificou o modelo).

Como não achei nenhuma informação sobre a Asus Vento e como os artigos do Clube do Hardware não tem nenhum artigo recente sobre novos modelos de Cooler Master gostaria de pedir isso.

Info sobre modelo de fontes CM recentes e a tal da Asus Vento. E se valeria a pena, pois a Corsair está muito recomendada e estou relutante em trocá-la por alguma outra fonte devido aos benefícios oferecidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Gostaria de tirar uma dúvida com os colegas sobre ASUS Vento.

(Muito legal a opção de mostrar os possíveis tópicos com o mesmo assunto antes da postagem. Quebra o maior galho)

Recentemente procurando sobre Asus Vento, encontrei informações somente sobre o gabinete Asus Vento T A-M1. Por acaso existe alguma FONTE Asus Vento?? As únicas que encontrei foram as da série ATLAS (A) no site brasileiro, e as séries P e U no global. Por incrível que pareça, nem em sites estrangeiros consegui achar informações desse modelo, somente do dito gabinete.

Curiosamente no site global da Asus as mesmas fontes série U tem o logo Vento na grade do Fan, mas não se refere a elas como Vento em nenhum momento.

http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=ckKyVqHaKZaOUxig&templete=2

Meu palpite é que algumas dessas fontes fazem parte do "gabinete" Asus Vento e possivelmente seriam vendidas separadas também, visto que há gabinetes da série Vento que vem com ou sem fontes.

Será que uma fonte dessas vale a pena? A pergunta é porque a Corsair VX450W que comprei, apresentou problemas e mandei para trocar. Só que a bendita está em falta até no distribuidor do vendedor em que a peguei. Como estava demorando, ele me ofereceu a tal Asus Vento, ou então uma Cooler Master (não especificou o modelo).

Como não achei nenhuma informação sobre a Asus Vento e como os artigos do Clube do Hardware não tem nenhum artigo recente sobre novos modelos de Cooler Master gostaria de pedir isso.

Info sobre modelo de fontes CM recentes e a tal da Asus Vento. E se valeria a pena, pois a Corsair está muito recomendada e estou relutante em trocá-la por alguma outra fonte devido aos benefícios oferecidos.

Veja ai um review, mesmo que simplificado da Asus Vento..

http://www.xbitlabs.com/articles/coolers/display/asus-psu-roundup_5.html#sect0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ughadoo.

Mais uma dúvida.

Qual vai ser a diferença entre eu er só uma linha com 41A e eu ter 4 linhas virtuais mas com proteções configuradas em valores altos e nunca vai desativar individualmente dando 41A do mesmo jeito ?

Abração e valeu.

Entrão mode = ON :D

Bom cara, suponho que você esteja se referindo a linha +12v, nesse caso, para quem realmente necessita de toda esta potência é complicado distribuir todos os disopositivos em todas as linhas de modo a conseguir aproveita-la, por exemplo, você pode ter uma fonte boa de 41A divididos em 4 linhas de 12v, digamos que você tenha uma media de 15A por linha, e somente uma dessas linhas dispôe de conectores PCI-E e coincidentemente a sua Placa de Vídeo consome mais do que isso, o que você vai fazer? Em muitos outros casos algumas linhas são dedicadas a apenas parte do Computador, por exemplo, temos fontes no mercado com linhas exclusivas para alimentar processador, "disperdiçando" energia que serviria para alimentar outros componentes.

Com uma fonte com uma única linha de alta potência você pode distribuir os cabos da maneira que bem entender, sem se preocupar se a alimentação de seus dispositivos não está sendo "limitada" pela linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrão mode = ON :D

Bom cara, suponho que você esteja se referindo a linha +12v, nesse caso, para quem realmente necessita de toda esta potência é complicado distribuir todos os disopositivos em todas as linhas de modo a conseguir aproveita-la, por exemplo, você pode ter uma fonte boa de 41A divididos em 4 linhas de 12v, digamos que você tenha uma media de 15A por linha, e somente uma dessas linhas dispôe de conectores PCI-E e coincidentemente a sua Placa de Vídeo consome mais do que isso, o que você vai fazer? Em muitos outros casos algumas linhas são dedicadas a apenas parte do Computador, por exemplo, temos fontes no mercado com linhas exclusivas para alimentar processador, "disperdiçando" energia que serviria para alimentar outros componentes.

Com uma fonte com uma única linha de alta potência você pode distribuir os cabos da maneira que bem entender, sem se preocupar se a alimentação de seus dispositivos não está sendo "limitada" pela linha.

Opa mano valeu o post.

Mas isso eu já sabia rsrs.

Seu post está fazendo uma comparação entre fontes com apenas 1 linha e fontes com várias linhas.

E a comparação que eu quero é uma fonte com apenas 1 linha e outra fonte com 4 linhas virtuais lá dentro só que com a segurança jogada para cada uma igual a corrente total combinada delas, ou seja cada uma tem suas proteções para 47A sendo que a fonte pode fornecer no rotulado 41A, ou seja, nenhuma vai desarmar independentemente.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera, eu li os topicos daqui de como escolher uma fonte, no que se basear e tudo mais

eu to aqui com uma configuração

Q9550

P5Q Deluxe

2x 2gb DDR2 800 Corsair XMS2 Dominator

2x 250Gb Seagate SATA2

Sapphire HD 4870 SÉRIE 100259L (Modelo com Super Cooler)

DVDRW Pioneer Sata Preto Dvr-216d 20x

isso num gabinete CM 690, com 5 coolers CoolerMaster R4-L2R-20CK-GP 120mm 90CFM 19dB

Minha Dúvida

Fiz as contas e ele usará, aproximadamente, 424W reais. Pergunto: a Corsair 520HX segura ele de boas? é por que a diferça da 520HX para a 620HX chega a 65 reais...

Vale a pena essa diferença ou fico com a 520HX mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja ai um review, mesmo que simplificado da Asus Vento..

http://www.xbitlabs.com/articles/coolers/display/asus-psu-roundup_5.html#sect0

Muito obrigado pelo esclarecimento, faller.

Ainda estou relutante em uma troca da Corsair por uma destas Asus, ainda mais que teria que colocar mais dinheiro na negociação e de acordo com o review, não seria vantagem. A P-50ga me foi mostrada como sendo da Série Vento, que não é confirmado pelo review. É certo então que todas as Asus da série U somente, seriam "Vento"?

Também verifiquei as Cooler Master e as únicas que tinham o cetificado "80 plus" eram as da série REAL POWER. Só obtém este certificado o produto que alcança eficiência superior a 80% certo?

O que vem a ser PFC passivo? As da série EXTREAM apresentam por volta de menos de 80% e outras menos de 70%. Algumas não tem PFC, outras tem PFC passivo.

Desde já, agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de tirar uma dúvida com os colegas sobre ASUS Vento.

(Muito legal a opção de mostrar os possíveis tópicos com o mesmo assunto antes da postagem. Quebra o maior galho)

Recentemente procurando sobre Asus Vento, encontrei informações somente sobre o gabinete Asus Vento T A-M1. Por acaso existe alguma FONTE Asus Vento?? As únicas que encontrei foram as da série ATLAS (A) no site brasileiro, e as séries P e U no global. Por incrível que pareça, nem em sites estrangeiros consegui achar informações desse modelo, somente do dito gabinete.

Curiosamente no site global da Asus as mesmas fontes série U tem o logo Vento na grade do Fan, mas não se refere a elas como Vento em nenhum momento.

http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=ckKyVqHaKZaOUxig&templete=2

Meu palpite é que algumas dessas fontes fazem parte do "gabinete" Asus Vento e possivelmente seriam vendidas separadas também, visto que há gabinetes da série Vento que vem com ou sem fontes.

Será que uma fonte dessas vale a pena? A pergunta é porque a Corsair VX450W que comprei, apresentou problemas e mandei para trocar. Só que a bendita está em falta até no distribuidor do vendedor em que a peguei. Como estava demorando, ele me ofereceu a tal Asus Vento, ou então uma Cooler Master (não especificou o modelo).

Como não achei nenhuma informação sobre a Asus Vento e como os artigos do Clube do Hardware não tem nenhum artigo recente sobre novos modelos de Cooler Master gostaria de pedir isso.

Info sobre modelo de fontes CM recentes e a tal da Asus Vento. E se valeria a pena, pois a Corsair está muito recomendada e estou relutante em trocá-la por alguma outra fonte devido aos benefícios oferecidos.

Qual a configuração que quer colocar uma nova fonte ?

Sobre o PFC, não falta aqui informações sobre os diversos tipos, acho que aqui só falto um futuro PFC um PFC ultra nano ativo com FP de 1.7 (brincadeira, só para reforçar que aqui tem muita informação sobre isso.)

Tente pegar uma fonte com PFC ativo que vai ser muito melhor para o mundo e para você, o mesmo para a eficiencia da fonte.

Quais fontes estás em dúvida ?

Bom galera, eu li os topicos daqui de como escolher uma fonte, no que se basear e tudo mais

eu to aqui com uma configuração

Q9550

P5Q Deluxe

2x 2gb DDR2 800 Corsair XMS2 Dominator

2x 250Gb Seagate SATA2

Sapphire HD 4870 SÉRIE 100259L (Modelo com Super Cooler)

DVDRW Pioneer Sata Preto Dvr-216d 20x

isso num gabinete CM 690, com 5 coolers CoolerMaster R4-L2R-20CK-GP 120mm 90CFM 19dB

Minha Dúvida

Fiz as contas e ele usará, aproximadamente, 424W reais. Pergunto: a Corsair 520HX segura ele de boas? é por que a diferça da 520HX para a 620HX chega a 65 reais...

Vale a pena essa diferença ou fico com a 520HX mesmo?

Amigo.

Sua configuração vai rodar tranquilamente com essa Corsair 520HX, uma Seasonic com ótima eficiencia, cabeamento modular, sendo uma das melhores fontes do mundo.

Pegue a 620HX apenas se achares que precisarás de mais potência no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Muito obrigado pelo esclarecimento, faller.

Ainda estou relutante em uma troca da Corsair por uma destas Asus, ainda mais que teria que colocar mais dinheiro na negociação e de acordo com o review, não seria vantagem. A P-50ga me foi mostrada como sendo da Série Vento, que não é confirmado pelo review. É certo então que todas as Asus da série U somente, seriam "Vento"?

Também verifiquei as Cooler Master e as únicas que tinham o cetificado "80 plus" eram as da série REAL POWER. Só obtém este certificado o produto que alcança eficiência superior a 80% certo?

O que vem a ser PFC passivo? As da série EXTREAM apresentam por volta de menos de 80% e outras menos de 70%. Algumas não tem PFC, outras tem PFC passivo.

Desde já, agradeço a atenção.

PFC é uma moderna maneira de retificar, sem estressar a fonte nem tampouco seus elementos de entrada. A par disso não gera, ou diminui muito o ruído elétrico nem tampouco gera harmônicas de volta na rede elétrica. Além disso tudo acaba deixando a fonte possivel de ser operada com tensões de entrada desde 90 VAC até 264 VAC, o que elimina de modo total, sem dúvida alguma a necessidade de estabilizar qualquer coisa ai. Nem o estabilizador conseguiria operar em tão larga faixa de entrada de tensão. Isso se o PFC for ativo. Do PFC passivo fuja, não vale a pena...

Mais sobre o PFC ativo aqui: Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara

Abraço...

Q9550

P5Q Deluxe

2x 2gb DDR2 800 Corsair XMS2 Dominator

2x 250Gb Seagate SATA2

Sapphire HD 4870 SÉRIE 100259L (Modelo com Super Cooler)

DVDRW Pioneer Sata Preto Dvr-216d 20x

5 coolers CoolerMaster R4-L2R-20CK-GP 120mm 90CFM 19dB

Minha Dúvida

Fiz as contas e ele usará, aproximadamente, 424W reais. Pergunto: a Corsair 520HX segura ele de boas? é por que a diferça da 520HX para a 620HX chega a 65 reais...

Vale a pena essa diferença ou fico com a 520HX mesmo?

Nos meus cálculos a potência de pico demandada pela tua config mal chega a 350 Watts. Ou escondeste ai alguns periféricos, ou vais aplicar algum OC não declarado ou simplesmente erraste no cálculo (talvez colocando 100% ou de TDP ou utilização ou colocando aging) Nada disso se faz...

Desse modo te indicaria como mínimo 350/0,70 = 500 Watts como potência mínima para garantir que no pico de exigência de sua config sua fonte estaria demandando somente 70% daquilo que ela seria capaz de entregar...

Desse modo a Corsair 520HX da minha parte está mais do que aprovada..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa mano valeu o post.

Mas isso eu já sabia rsrs.

Seu post está fazendo uma comparação entre fontes com apenas 1 linha e fontes com várias linhas.

E a comparação que eu quero é uma fonte com apenas 1 linha e outra fonte com 4 linhas virtuais lá dentro só que com a segurança jogada para cada uma igual a corrente total combinada delas, ou seja cada uma tem suas proteções para 47A sendo que a fonte pode fornecer no rotulado 41A, ou seja, nenhuma vai desarmar independentemente.

Abraço.

Mas, só uma perguntinha besta, tal aberração existe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também verifiquei as Cooler Master e as únicas que tinham o cetificado "80 plus" eram as da série REAL POWER. Só obtém este certificado o produto que alcança eficiência superior a 80% certo?

Conseguem certificação 80plus fontes que possuem eficiência superior a 80% com qualquer potência e que tem a capacidade de fornecer a potência rotulada. Para isso as fontes são testadas e um relatório do teste é publicado no site. (Só não me pergunte quem testa as fontes por que eu não sei.)

O que vem a ser PFC passivo? As da série EXTREAM apresentam por volta de menos de 80% e outras menos de 70%. Algumas não tem PFC, outras tem PFC passivo.

PFC passivo é outro modo de corrigir o fator de potência, de aumentar o fator de potencia. Porém o PFC passivo eleva o fator de potência para algo em torno de 0.7 ou 0.8 com uma desvantagem, baixa a eficiência da fonte. Não sendo recomendadas fontes desse tipo.

Sobre as Cooler Master, só conseguem certificação 80plus a linha REAL POWER pois são as únicas que conseguem fornecer a potência rotulada.

Abraços

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sobre as Cooler Master, só conseguem certificação 80plus a linha REAL POWER pois são as únicas que conseguem fornecer a potência rotulada.

Ajudando..

- Também a linha Silent Pró M (nos modelos de fonte aqueles que vem acompanhados do nome AMBA-D3 - Tem de 500, 600 e 700 Watts)

- Também a linha UCP, de Ultimate Circuit Protection (nos modelos das fontes são aqueles que vem acompanhados do nome AAAAA3 - Tem de 700, 900 e 1100 Watts)

Todas essas dai, além das citadas pelo Leo, receberam homologação 80 Plus...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ughadoo.

Mais uma dúvida.

Qual vai ser a diferença entre eu er só uma linha com 41A e eu ter 4 linhas virtuais mas com proteções configuradas em valores altos e nunca vai desativar individualmente dando 41A do mesmo jeito ?

Abração e valeu.

João, há duas diferenças:

Uma é que no segundo caso a proteção é menor. Seria possível puxar 40 A de cada uma das linhas, totalizando 160 A, sem que a fonte desligasse, por exemplo. Para que isso não ocorra a fonte deve ter limitação de potência ou um circuito OCP mais inteligente capaz de desligar a fonte quando a soma de correntes nas linhas ultrapassar determinado valor. A Corsair 550VX desligou com sobrecarga de 62% (893W) no teste do Technic3D, por exemplo.

A outra é que nesse caso há vários filtros de saída em paralelo, ao invés de apenas um. O ajuste é um pouco mais difícil que em um filtro simples, mas uma vez bem feito não há problemas. Uma ou outra fonte onde esse esquema foi usado acabou recebendo revisões porque os primeiros lotes lançados no mercado apresentavam oscilações e ripple alto em algumas condições.

Mas, só uma perguntinha besta, tal aberração existe?

Existe e é muito comum. Várias Corsair como a 550VX são assim, por exemplo. A Silverstone Olympia OP1000, uma das primeiras fontes de 1 kW, é uma Seventeam ST-1000E-AD que teve as proteções OCP de suas 4 saídas setadas para níveis altos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João, há duas diferenças:

Uma é que no segundo caso a proteção é menor. Seria possível puxar 40 A de cada uma das linhas, totalizando 160 A, sem que a fonte desligasse, por exemplo. Para que isso não ocorra a fonte deve ter limitação de potência ou um circuito OCP mais inteligente capaz de desligar a fonte quando a soma de correntes nas linhas ultrapassar determinado valor. A Corsair 550VX desligou com sobrecarga de 62% (893W) no teste do Technic3D, por exemplo.

A outra é que nesse caso há vários filtros de saída em paralelo, ao invés de apenas um. O ajuste é um pouco mais difícil que em um filtro simples, mas uma vez bem feito não há problemas. Uma ou outra fonte onde esse esquema foi usado acabou recebendo revisões porque os primeiros lotes lançados no mercado apresentavam oscilações e ripple alto em algumas condições.

Certo.

Obrigado mais uma vez Ughadoo.

Já pensou eim eu puxando só de um 40A ?

hehe

Era perigoso explodir.

Ughadoo.

É bem mais caro fazer uma fonte com só uma linha de 12V realmente ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ughadoo.

É bem mais caro fazer uma fonte com só uma linha de 12V realmente ?

Não, é até mais barato.

O problema é que existe um custo para o desenvolvimento e para iniciar a produção de um produto, então os fabricantes relutam em fazer um novo projeto apenas porque a moda mudou. É mais barato adaptar um projeto existente do que começar um novo.

Existe uma segunda vantagem: uma fonte com várias saídas pode ser adaptada para funcionar como se só tivesse uma, mas o contrário não é possível. Então um projeto com várias saídas é mais versátil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, é até mais barato.

O problema é que existe um custo para o desenvolvimento e para iniciar a produção de um produto, então os fabricantes relutam em fazer um novo projeto apenas porque a moda mudou. É mais barato adaptar um projeto existente do que começar um novo.

Existe uma segunda vantagem: uma fonte com várias saídas pode ser adaptada para funcionar como se só tivesse uma, mas o contrário não é possível. Então um projeto com várias saídas é mais versátil.

Entendi de novo Ughadoo.

Ughadoo.

Você tem aí algum link bom que fale sobre essas linhas virtuais ?

Eu tinha um pouco conhecimento sobre isso que perdi al longo do tempo.

Abraço.

Queria ver como é isso de linhas virtuais lá no projeto da fonte.

Abraço e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, sou novo aqui e pretendo montar um pc mes q vem, a configuração seria a seguinte:

MB asus p5kpl SE

proc DC E5200

2 X 1gb ddr2 kingston

hd sata2 320 seagate

xfx radeon 4650

gravador de dvd, etc...

pc bem basico...mais pra musica, internet, office, e alguns joguinhos...

minha duvida é a seguinte, sera q uma fonte seventeam 500w aguenta?? achei ela por 190 conto e acho q vale a pena...

segue o link dela

http://shop.megaomni.com/produtosDetalhe.aspx?Loja=4167&LojaRev=2051&Depto=23188&CdProd=56686&CdSubProd=45830

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom

Estou querendo pegar uma fonte boa que aguente a minha configuração:

AMD Phenom X3 8650, asus M3N-HD/HDMI SLI, ZOTEC 9600GT 512Mb, HD Sata 500GB, 2G King. 800MHZ e Gravador de DVD LG.

Bom como pesquisei bastante sei que a Zalman é otima, tanto que eu ja tava para pegar uma, mas uma breve visita nos sites vi que ela é muito cara.

Um amigo me disse que as fontes da XGBOX são boas (ele tem uma Vortec 750W V2), consegui achar ela num site ( XG Vortec 600W V2) bem mais barata.

http://www.lojavirtualsegura.com.br/produto_510_92258_cod_781_-_fonte_xg_vortec_600w_v2.loja

vou postar ambas,

>>Zalman ZM600-HP 600W Real

ZM600HP

Ventoinha de 120mm

Dissipador calor com HEAT-PIPE

Cabeamento modular

Compatível com o padrão EPS12V (SLI / CrossFire)

Menor consumo de energia (tem uma eficiência de até 84% em 230 V)

Ultra Silenciosa

Especificações:

Modelo: ZM600HP

Versão: ATX 12V v2.2

Potência: 600W ( Reais )

Tensão: 115/230Vac

Frequência: 50/60Hz

PFC Ativo

Conectores:

Principal: 20+4 pinos

ATX 12V ( 4+4 PINOS Destacaveis ) EPS: 2

Molex: 7

Floppy: 2

Sata: 4

PCI-E: 2

Voltagens:

+3.3V = 24A

+5V = 24A

+12V1 = 16A

+12V2 = 16A

+12V3 = 16A

+12V4 = 16A

-12V = 0.5A

+5VSB = 3.5A

>>Fonte XG Vortec 600W V2

Fonte de alimentacao recentemente projetada pela XG, a Vortec oferece 600W de potencia. Caracterizando tecnologias tais como PFC ativo com 12V de energia, a Vortec 600 dara ao seu PC o maximo de desempenho e estabilidade. Com sua estrutura feita de puro aluminio, grades laterais para circulacao de ar e com dois ventiladores (FAN) internos com neon, um de 120mm e outro de 80mm com velocidade ajustavel, seu PC sera mantido com temperatura baixa mesmo usando sua potencia maxima. 600 watts de potencia pronto para os novos processadores Intel e AMD e tambem pronto para as novas placas maes de ultima tecnologia disponiveis no mercado atualmente. Vortec tambem inclui capa de nylon UV para seus fios, Conectores UV azuis de Molex, pino adaptador 20+4 de energia, conectores Sata, conectores PCI e suporte SLI.

Vortec, uma excelente opcao para quem busca potencia & performance para seu equipamento alem de seu design unico, agora disponivel no Japao.

*Material: 100% Aluminio em preto

-Forca ( Potencia ): 600W, PFC Ativo 12V, SLI e controle do Fan

-Versao ATX: Fan

-Numero de trilha 12V: 2.1

-Conector PCI Express: 2

-SLI: 2

-Cabos: Suportado

-Ventiladores (Fan): Integrado, cor vermelha.

-Adicionais: 1x120mm led vermelho, 1x80mm led vermelho; Pronto para processadores Intel & AMD; Capa de nylon vermelha para os cabos; Conectores molex vermelho; Botao liga/desliga; Botao para controle da velocidade do Fan; Grades laterais para circulacao de ar; Conector de energia 20/24 pinos, Conectores Sata, PCI Express.

Bom a Zalman custa o dobro (R$:505,00) enquanto a XG Vortec custa (R$:290,00), no maximo quero gastar R$:300,00, mas eu não sei se realmente essa XG Vortec é boa para atender a minha configuração.

Se alguem puder me ajudar eu agradeço, quanto mais informação dela melhor.

OBs: pretendo comprar outra VGA 9600GT para funcionar em SLI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cardíaco

Aguenta sim.

gusoli

Fonte boa, não é fonte com o dobro da potencia necessária. Não vejo necessidade de comprar uma fonte de 600W de 500 reais pra sua configuração. Uma de 450W (que tenha realmente 450W) já é mais do que o suficiente. A Zalman 360W é na medida pra você e é boa. Se todos os componentes do seu computador estiverem sendo usados 24 horas por dia a 100% você precisa de uma fonte de 331W. De acordo com o site que usamos aqui no fórum: http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom

Estou querendo pegar uma fonte boa que aguente a minha configuração:

AMD Phenom X3 8650

asus M3N-HD/HDMI SLI

ZOTEC 9600GT 512Mb, futuro SLI dessa placa

HD Sata 500GB,

2G King. 800MHZ

Gravador de DVD LG.

Um amigo me disse que as fontes da XGBOX são boas......

>>Fonte XG Vortec 600W V2

Fonte de alimentacao recentemente projetada pela XG, a Vortec oferece 600W de potencia. Caracterizando tecnologias tais como PFC ativo com 12V de energia, a Vortec 600 dara ao seu PC o maximo de desempenho e estabilidade. Com sua estrutura feita de puro aluminio, grades laterais para circulacao de ar e com dois ventiladores (FAN) internos com neon, um de 120mm e outro de 80mm com velocidade ajustavel, seu PC sera mantido com temperatura baixa mesmo usando sua potencia maxima. 600 watts de potencia pronto para os novos processadores Intel e AMD e também pronto para as novas placas maes de ultima tecnologia disponiveis no mercado atualmente. Vortec também inclui capa de nylon UV para seus fios, Conectores UV azuis de Molex, pino adaptador 20+4 de energia, conectores Sata, conectores PCI e suporte SLI.

Vortec, uma excelente opcao para quem busca potencia & performance para seu equipamento alem de seu design unico, agora disponivel no Japao.

*Material: 100% Aluminio em preto

-Forca ( Potencia ): 600W, PFC Ativo 12V, SLI e controle do Fan

-Versao ATX: Fan

-Numero de trilha 12V: 2.1

-Conector PCI Express: 2

-SLI: 2

-Cabos: Suportado

-Ventiladores (Fan): Integrado, cor vermelha.

-Adicionais: 1x120mm led vermelho, 1x80mm led vermelho; Pronto para processadores Intel & AMD; Capa de nylon vermelha para os cabos; Conectores molex vermelho; Botao liga/desliga; Botao para controle da velocidade do Fan; Grades laterais para circulacao de ar; Conector de energia 20/24 pinos, Conectores Sata, PCI Express.

Bom a Zalman custa o dobro (R$:505,00) enquanto a XG Vortec custa (R$:290,00), no maximo quero gastar R$:300,00, mas eu não sei se realmente essa XG Vortec é boa para atender a minha configuração.

Pois tenho uma notícia ruim e outra boa, melhor, ótima..

A ruim primeiro...

Já tinha ouvido falar dessa fonte dai, há muito tempo, lá pelos idos de 2005 (faz 4 anos). Uma fonte concebida com dois intuitos;

- Alimentar configurações da Atlhon XP e disco rígido da séries 6000 da nVídia e 9000 da ATI. Muita corrente nas linhas de 3,3 Volts e 5 Volts, como pediam aquelas CPU's e PV's e uma corrente nem tão alta assim na linha de 12 Volts (ela é antecessora da sugestão de múltiplas linhas)

Aliás, acho que ela veio com o Pero Vaz de Caminha, em uma das caravelas...

- De tirar o centro da atenção de cima dos predicados técnicos (que são nada praticamente) da fonte iludindo os olhos do comprador com um monte de ventiladores, leds, e gabinete todo diferente. (quase conseguiu com você).

Seu conector principal, que alimenta a placa mãe, ainda é 20 pinos, sem a adição de 4 a mais para formar 24 Vias. Para poder vender o distribuidor dela manda junto da fonte um adaptador 20 x 24. Essa coisa dai:

Adaptador20x24.jpg

Em seu cabeamento não vem suporte para conectores PCIe, pois naquela época isso não existia. Veja ai o cabeamento:

Vortec600Distribuiodecabos.jpg

A fonte, internamente, é uma desgraça, uma confusão, uma bagunça só. Se uma barata se meter ai, morre, ou perdida pois não conseguirá achar a saída, ou de desgosto... Veja:

Vortec600Interior.jpg

Compare com a Zalman citada:

Zalman600HPinterior.jpg

Do ponto de vista características técnicas, é uma fonte antiga como dissemos, pela idade do projeto imagino com eficiência da ordem de 65% se muito. Por isso ela tem dois ventiladores, aliás, ajudada pelos seus dissipadores extremamente pequenos para uma fonte de baixa eficiência e potência prometida tão elevada assim. Vai dar para esquentar sanduiche sobre o gabinete...

Promete muito, demais, nas linhas de baixa tensão. Veja ai...

FonteXGVortec600WV2.jpg

Ora, 36 Amperes nas linhas de 5 Volts e 34 nas linhas de 3,3 Volts, é demais, as configs modernas não demandam nem metade disso dai...

Compare com uma boa fonte moderna essa distribuição de corrente prometida. Pode até ser a Zalman sugerida por você..

Zalman600HPCaractersticas.jpg

Viste lá, somente 24 Amperes nas linhas de 3,3 e 5 Volts e fortes 504 Watts no total das 4 linhas de 12 Volts (504/12 = 42 Amperes)

Essa é uma distribuição moderna de corrente, adequada para os PCs atuais.

O que mais me assustou.. Se pressionares, no site do fornecedor, a tecla buy (comprar) vem 3 indicações.

Vortecfalcatruacompleta.jpg

Experimentei clicar na Newegg. Me veio uma página congelada lá do tempo do "EPA!!" .. http://www.newegg.com/product/product.aspx?Item=N82E16817167012

Ou forjada ou guardada para essa ocasião, desde 2005. Observe que os comentários dos compradores são todos lá de 2006. Entre na Newegg atual e veja se você consegue encontrar essa coisinha ai para vender...

O mesmo vale para os outros dois sites indicados para compra. Pura falcatrua... Isso dai é desova de fonte ruim com vestidinho de festa...

Resumindo o que poderia dizer sobre essa XG Vortec 600W:

- Fonte a moda antiga;

- Ausência de conector de 24 Vias (acompanha adaptador);

- Ausência de cabo para alimentação da placa de vídeo SLIe;

- Sem PFC ativo;

- Má distribuição das potências dentro da fonte nas diversas tensões;

- Dissipadores muito pequenos;

- Provavelmente eficiência muito baixa;

Você disse que o preço era de R$ 290,00.. Eu não pagaria R$ 50 para essa geringonça dai.

Agora o lado bom, como te disse.

A demanda dessa tua config, mesmo com SLI da 9600GT, nem sequer alcança os 270 Watts de demanda. Isso dai me levaria a indicar uma boa fonte com capacidade de entrega real de 400 Watts, para se ter sobra para futuros up´s e também colocar a fonte a trabalhar em sua região central de eficiência mais elevada.

Desse modo, uma Corsair VX450 resolveria teu problema, se bem que terias que colocar um adaptador para conseguir o segundo conector PCIe, pois essa VX450 nativamente vem com um conector SLIe apenas.

Esse adaptador dai:

Melhor que é um só. Na outra fonte necessitarias de 2 deles... Isso dai geralmente acompanha as disco rígido.

Vantagem de adotar uma VX450.

- Seu preço está abaixo de R$ 300;

- Tem PFC ativo;

- É homologada no Programa 80 Plus, de alta eficiência o que garante sua eficiência superior a 80%;

- É uma fonte fabricada pela Seasonic, uma das gigantes mundiais em qualidade nesse ramo.

Adicionalmente só tenho que te dizer que tendo amigo assim, que te recomendou essa Fonte XG Vortec coisa dai, não necessitas de inimigo...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou precisando de uma fonte para essa configuração:

Asus P5KPL-AM

Intel Q8200

9600GT

Não preciso de nada muito potente,fiquei de olho nessas duas fontes,que estão na média de R$140,sendo que a C3Tech tem 500W e PFC ativo,e a CoolerMaster só tem 400W.

Qual poderia ser a melhor opção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou precisando de uma fonte para essa configuração:

Asus P5KPL-AM

Intel Q8200

9600GT

Não preciso de nada muito potente,fiquei de olho nessas duas fontes,que estão na média de R$140,sendo que a C3Tech tem 500W e PFC ativo,e a CoolerMaster só tem 400W.

Qual poderia ser a melhor opção?

Eu tenho a cooler master, me agrado muito dela. eu troco ela qualquer hora pela c3tech, e ainda volto R$40,00 pra quem quiser trocar, porque já ví a c3tech pessoalmente e a achei muito bem construida.

Só confirmo que esse modelo que se refere é o 600w que só dá 500w. Ainda não vi teste com essa fonte, mas pelo que ví ela é uma ótima fonte, nas lojas em que pesquisei não tiveram nem um RMA com esse modelo de 600w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado João Gorilão, Ughadoo, leohartmann e faller.

João Gorilão, PFC a meu ver, e pelo que li, numa descrição de leigo, seria uma série de recursos/circuitos que corrigiria/retificaria a potência, minimizando a energia reativa (que não é cobrada do consumidor final). Uma série de recursos/circuitos que visa evitar o desperdício de energia, que nas fontes genéricas quase 50% é desperdiçado em calor.

Inclusive já tinha lido o tópico do faller sobre ele. O que não consegui achar foi o tal PFC passivo, ou seja, para mim ficou a ideia de que era alguma "enrolação-engana-comprador", do tipo:

- Olha, tem PFC! É passivo, mas tem! (Como se só a garantia de ter PFC passivo fosse a mesmo coisa do PFC normal, entendeu? hehehe

No caso das Cooler Master, realmente olhando no site as únicas que tem o certificado "80 plus" são as Real Power. Inclusive acho que foi lá que vi algumas da série Extreme com o tal PFC passivo. Eficiência eu sei que é o aproveitamento em relação a potência rotulada, ou seja a potência fornecida pela fonte em relação a potência rotulada.

A máquina para qual JÁ COMPREI a fonte é essa da Assinatura, inclusive as perguntas aqui são porque a minha Corsair VX450W comprada apresentou defeito e mandei trocar. O Vendedor não a tem mais em estoque, e pelo que disse, nem o distribuidor dele. Ele me ofereceu as Asus Vento e a Cooler Master.

A meu ver não seria um bom negócio a troca, mas ainda tenho dúvidas quanto a Asus Vento. O negócio é que não quero pagar mais do que já paguei por uma boa fonte nem preciso duma fonte exagerada e 450W seria o ideal pra mim, inclusive após conversar com o faller tomei esta decisão, pois não sou overclocker nem faço upgrades muito frequentes na máquina e uma fonte de 600W, 700W ficaria subutilizada na minha máquina.

Não foi só eu que tive problemas com a Corsair, e sei que quem teve foi um pequeno número de "premiados". A descrição dos demais detalhes está no tópico oficial da VX450, com as hipóteses que poderiam explicar parte do problema. A partir do post #215...

http://forum.clubedohardware.com.br/corsair-cmpsu-vx450w/570671/15

Mais uma vez, agradeço a atenção de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...