Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Removendo a "Gota Preta"


darkeen

Posts recomendados

Olá pessoal, alguns de vocês ja devem ter visto uma "gota preta" sobre algum componente de uma placa(chip de video game etc...), essa gota tem por objetivo esconder/proteger a placa de uma possível engenharia reversa/cópia/espionagem industrial e por ai vai..

Gostaria de saber se alguém sabe como removê-la, se existe algum método/produto químico que a retire, e o verdadeiro nome dela(se é q tem um!)

Creio que muitos vão adorar uma solução pra isto.

Valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gota tem por objetivo esconder/proteger a placa de uma possível engenharia reversa/cópia/espionagem industrial e por ai vai..

A questão não é proteção de segredos industriais... A questão é proteção mecânica mesmo!

Remova esta 'gota' e estará removendo o principal chip da placa. Esta 'bolha' é o próprio chip integrado à placa.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou é forma de economizar $ no encapsulamento. Um soic, dip, smd, ou qualquer encapsulamento pra ser soldado acho que terá custo similar, maior tamanho, e maior trabalho na montagem. Joga apenas o CI sem encapsulamento, e joga a "meleca preta" por cima que já estará com contato suficiente substituindo solda, e estará protegido mesmo.

Com tinner, aquecedor, e paciência tirei de um multimetro, é trabalhoso! (E não serve pra nada se não tiver outro pra colocar no lugar) Achei que ia ter alguma numeração sobre o núcleo, mas não tem.

A de segredo lembro de uns amp. da Stanner, que usava saídas da Sanyo (SDK? STK? Esqueci) e riscava e jogava uma meleca em cima, na verdade acho que a intenção era ganhar algo na manutenção, já que desde que me conheço por técnico sabia que era da Sanyo e tinha os datasheets de varios (E olha que morava num interior a 3000Km da capital, cercado de indio e radinho AM a pilha). Alias, de fabriqueta pequena tenho varios exemplos de 'proteção' desse tipo aqui, desde riscar um micon HC908 pra não copiarem, até riscar amp. de potencia pra não ser reparado por qualquer um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Realmente é uma forma de economia pois esta placa que tenho aqui existe em 2 vesões. Uma com chip SMD, com código e soldado e outra nesta versão (pastilha direta na placa). Ambas são do mesmo fabricante, só que esta, quando dá problema é descartável. Veja que tem até as pistas pra soldar o SMD. A vantagem para a empresa que fabrica este tipo de placa é que não precisa encapsular a pastilha do chip. Muitas vezes um fabricante de chip fabrica apastilha em um determinado país e faz o encapsulamento em outro.

Digitalizar0001.jpg

O CI TDA7473 logo abaixo às vezes vem na versão 'bolha' também, e embaixo deste aí, tem o local de fixação/soldagem da pastinha. Este CI é um drive de motor SPINDLER e SLED de cd-player.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 13 anos depois...
  • Membro VIP

@Leandro Michelsen

 

Simplesmente interrompa as finas trilhas entrantes no CI e tente usar os pads que há antes das interrupções. A gambiarra provavelmente não valerá o meticuloso trabalho.

 

Geralmente esses circuitos integrados são responsáveis por quase tudo de menos burro na plaquinha. Isso sugere ser melhor a substituição de tudo; descartar a plaquinha. Perceba que a plaquinha tem poucos componentes. Provavelmente são apenas ajuste. 

 

Eu vi no vídeo que foi realizada uma substituição de fato. Mas a viabilidade disso deve ser raríssima. Até mesmo a identificação da peça é um conhecimento muito "fechado". Quem dirá a aquisição!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!