Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review do Gabinete Cooler Master CM 690


Posts recomendados

Aí não sei, não tenho esses coolers. Não lembro quem foi o camarada que me disse que os dele entravam em ressonância, acho que foi o milo, então optei pelos de menor vazão mas também silencio garantido.

Meu cotnrolador aqui é "físico", eu consigo baixar os fans até a tensão mínima pra eles girarem, algo perto de 5V, e aí o ruído, que já é baixo, fica menor.

Mas depois que coloquei estes coolers eu aprendi a escutar o nada de ruído que eles fazem :D

Xita, poderia falar quais são os fans que voce usa ai?

Nem isso eu recomendo. Se não for fazer overclock ou algo do tipo então fica com os coolers que ja vem no CM 690 e seja feliz sem barulho e sem se preocupar com poeira. A única coisa que recomendo mesmo é filtro de poeira pra tudo que é buraco do CM que for entrar ar.

de fato esqueci de mencionar os filtros, esses sim são peças importantes no gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tem a opção de colocar todos os fans possíveis no gabinete, mesmo os de 90CFM da Cooler Master (que fazem barulho, mas não chegam a incomodar não - a não ser que você preze muito o silêncio, eu recomendo utilizá-los porque realmente tem fluxo de ar bastante eficiente) e instalar filtros de poeira em todos. Fica muito fácil de limpar (retire o filtro uma vez por semana, lave-os e torne a colocá-los) e o gabinete não perde nada do seu poder de ventilação.

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino a poeira que ficaria se colocasse 3 FANS de 90 cfm pra dentro dele... Tenho 1 desse R4 de 90 cfm e meu cooler fica empoeirado em uma semana. Os filtros de poeira ajudam mesmo ou é só conversa ? Perde muito fluxo de ar do cooler ?

Que filtros são esses? Se coloco o cooler lateral pra entrar ar, a VGA não fica cheia de poeira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem isso eu recomendo. Se não for fazer overclock ou algo do tipo então fica com os coolers que ja vem no CM 690 e seja feliz sem barulho e sem se preocupar com poeira. A única coisa que recomendo mesmo é filtro de poeira pra tudo que é buraco do CM que for entrar ar.

No meu caso, não tenho overlock, mas não é bom colocar os 2 exaustores do teto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino a poeira que ficaria se colocasse 3 FANS de 90 cfm pra dentro dele... Tenho 1 desse R4 de 90 cfm e meu cooler fica empoeirado em uma semana. Os filtros de poeira ajudam mesmo ou é só conversa ? Perde muito fluxo de ar do cooler ?

Os filtros são bons sim. Em poucos dias dá pra perceber que ficam realmente lotados de poeira. Contudo, atrapalham o fluxo de ar, embora não seja muita coisa.

Porém, como o R4-L2R de 90CFM tem bastante fluxo, você permanece com o gabinete limpo (se você não se esquecer de limpar os filtros pelo menos uma vez por semana) e bem ventilado.

Na minha opinião, isso é bem melhor que colocar fans com fluxo de ar meia boca e sem filtros de poeira - as peças internas irão ficar sujas muito mais rapidamente e a eficiência da ventilação será praticamente a mesma (já que está se usando fans com fluxo maior mas atrapalhados pelo filtro de poeira).

Quando tiver tempo ($$ :D) vou comprar uma miniretífica e cortar fora as colméias dos fans do gabinete para ver se faz diferença. Nem vou colocar grelhas, vou deixar que o suporte do próprio filtro faça as vezes de grelha para ver se melhora a temperatura interna do meu gabinete, e depois posto os resultados.

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu comprar o CM 690 vou pinta-lo de preto e pedir pro meu tio cortar as colmeias também. Vá num serralheiro ele compra uns 10 reais pra tirar as colmeias.

Então, cara, aqui na minha grande Barretos não tem um só serralheiro que faça esse serviço! :mad:

Certamente sairia bem mais barato (uma boa miniretífica não sai por menos de R$ 100), mas vou utilizá-la para outras coisas também, unindo, assim, o útil ao agradável! :D

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino a poeira que ficaria se colocasse 3 FANS de 90 cfm pra dentro dele... Tenho 1 desse R4 de 90 cfm e meu cooler fica empoeirado em uma semana. Os filtros de poeira ajudam mesmo ou é só conversa ? Perde muito fluxo de ar do cooler ?

O fluxo é perdido sim, mas não todo. E sim, os filtros de poeira ajudam bastante, antes eu tinha que limpar no mesmo ritmo, agora após colocar os filtros de poeira tive que limpar novamente só após 3 ou 4 meses.

Que filtros são esses? Se coloco o cooler lateral pra entrar ar, a VGA não fica cheia de poeira?

Os únicos filtros que vejo pra vender pela net são os da Akasa. E sim, se colocar cooler na lateral a VGA enche de poeira sim, mas vai depender do cooler, vai depender se você usa filtro de poeira ou não e vai depender da VGA também por que tem umas que são uma beleza pra encher de poeira.

No meu caso, não tenho overlock, mas não é bom colocar os 2 exaustores do teto?

Se você colocar 2 exaustores no teto e não colocar coolers pra entrada de ar será pior ainda por que ele terá que puxar ar de algum lugar de qualquer jeito. Deixando apenas 2 exaustores no teto além de sugar mais poeira por lugares onde você nem poderia imaginar, ainda vai aumentar a vibração e estragar a circulação de ar.

Ja que não faz overclock, recomendo colocar no máximo um cooler pra entrada de ar e um pra saída, sem contar o da parte da frente que seria só pro HD e a circulação de ar dele ainda é menor por conta do filtro.

Se não comprar muitos coolers pro seu pc só terá benefícios pois a vida útil do pc não vai cair por falta de cooler, se seu pc for atual ele certamente não ira super aquecer nem se quisesse com você usando o CM mesmo não tendo muitos cooler, além disso será um benefício pro seu bolso (menos grana a ter que pagar em coolers) e pro seu ouvido (ruído/vibração).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

milo, tenho a mesma placa mãe a sua e queria saber se você também tem um problema de temperatura com ela, é o seguinte eu usava um gabinete que tinha 1 de 12 na frente e outro no fundo, quando eu colocava o da frente em 60% pelo AI Suite a temperatura da placa mãe aumentava em 13 graus, acontece isso com voce também ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

milo, tenho a mesma placa mãe a sua e queria saber se você também tem um problema de temperatura com ela, é o seguinte eu usava um gabinete que tinha 1 de 12 na frente e outro no fundo, quando eu colocava o da frente em 60% pelo AI Suite a temperatura da placa mãe aumentava em 13 graus, acontece isso com voce também ?

No meu projeto inicial eu usava os cooler da seguinte forma:

- 1x Cooler padrão com led do CM 690 na parte da frente pra refrigerar o HD (da forma que veio no gabinete)

- 2x Cooler padrão sem led do CM 690: um no baia fan de 120mm logo acima do que citei anteriormente (o com led) e o outro na parte inferior central do gabinete (em frente a fonte)

- 4x Cooler Master R4 90cfm: 2 na parte superior do gabinete em forma de exaustor (acima do cooler do processador), 1 na porta lateral de acrilico (de frente pra VGA) e 1 na parte superior traseira (também como exaustor)

Além disso ainda tinha o cooler do processador e os 2 coolers que ja vem com a placa mãe pra colocar nos dissipadores ao redor do processador. O barulho era insuportavel até por que eu nem tinha o fan control, a velocidade dos coolers era de 100%, mas pelo menos as temperaturas eram muito boas, veja a foto:

Temperatura ambiente: 22ºc +-

imagemvh.th.jpg

EDIT:

Hoje em dia tirei 2 coolers R4, tirei os 2 coolers dos dissipadores que ficavam ao redor do processador e fiz uma alteração na localização dos coolers. Além disso ainda estou usando todos os coolers com rotação em 60% ao comprar o fan control e ainda adicionei filtros de poeira.

Temperatura ambiente: 30ºc +-

imagem2d.th.jpg

Minha opnião: Acho que no fim das contas não alterou praticamente nada até por que a temperatura ambiente tem diferença de 8ºc+-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei esse gabinete pra configuração nova que eu to montando. Como não chegou tudo ainda, só passei o computador atual pra ele. Nunca achei q fosse gastar tanta grana num gabinete (meu antigo custou 80,00 e eu achei caro), ainda não sei se vale isso tudo, mas nunca foi tão fácil organizar cabos e montar o micro.

Por enquanto não fiz nada no gabinete, mas assim que chegar o resto da configuração já vou cortar aquelas grades onde ficam nos fans, arrancar aquela grade de plastico que tem na frente e na parte de cima e fazer uma janela de acrílico.

Quanto aos fans e filtros: Vou trocar (quase) todos os fans originais por aqueles R4 da coolermaster, no meu inicialmente vai ficar assim:

- 3 R4 em cima e atrás como exaustor

- 2 R4 na frente (1 com aquele baia fan virada pro lado de dentro, pra ficar mais perto das memorias e da cpu) jogando ar pra dentro

- 1 R4 na lateral jogando ar pra dentro

- 1 R4 ou um akasa daqueles amber na parte de baixo, na frente da fonte jogendo ar pra dentro. Já tem muito cooler com cfm mais alto jogando ar pra dentro, então nem sei se seria necessário mais um ali em baixo.

Nunca tive fans com cfm maior que 44 (adoro esses akasa amber porque você praticamente não escuta), mas se achar que tá muito barulhento, compro um daqueles controladores de fan da zalman (mfc 1 ou mfc 1 plus ou mfc 2 - sei lá, não entendo nada de controladores).

Agora filtros não vou usar. Nunca usei e não pretendo começar agora, nem q eu tenha que abrir o case uma vez por semana pra dar uma geral. No meu antigo eu costumava fazer isso uma vez por mes (adaptei fans na parte de baixo e no topo dele) e nunca acumulou muita poeira. Por outro lado a maioria dos fans era daqueles menores de 80 ou 92mm (só o de cima q era de 120) e não tinham um cfm alto (todos akasa amber). Vou fazer um teste assim que terminar de montar tudo e abrir o case a cada 3 dias pra ver o quanto eu vou sofrer. Se bem q do jeito que eu consegui arrumar os cabos no 690 não acho q vou ter tanto trabalho quanto tinha no antigo, que tinha bem menos espaço e portanto ficavam vários cabos no caminho, por melhor q eu tenha tentado organizar. Agora é diferente, a frente tá praticamente livre de cabos e como ele é amplo, fica mais fácil de limpar.

É claro que eu vou ter q fazer uma limpeza mais ferrada pelo menos 1 vez por mes (acho, tenho q testar ainda) tirando os fans e limpando, tirando hds e etc, mas mesmo isso é muito mais fácil nesse gabinete já que a frente e o topo são destacaveis, os hds estão nas gavetas... facilita muito, eu sofria pra tirar tudo do gabinete antigo. Era apertado pra caramba e ainda tinha aquele monte de parafuso. Fazendo isso, acredito que consiga deixar pra fazer aquela limpeza total (quando eu tiro inclusive a placa-mãe e o cooler do processador) só uma vez por ano.

Ah sim, a unica modificação q eu fiz até agora no gabinete foram aqueles filtros que vem com ele. O de baixo sumiu assim que tirei da caixa e aquele da frente eu cortei aquele filtro fora (já que a base é colada no fan - sacanagem). A frente e o topo do gabinete já tem uma espécie de filtro (o do topo vai sumir também, não vejo sentido em obstruir a passagem de ar dos fans que servem como exaustor), achei aquilo um exagero. Li esse tópico e sei q tem muita gente q vai achar q eu fiz cagada, mas prefiro assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ytsejam

É amigo, acho que você não leu nada do que comentei :rolleyes:

Bem, se você não liga para um pc com ruído de 50dB+, vai fundo e enche o CM 690 de R4. Só recomendo comprar um aspirador de pó master pois em 1 semana seu CM vai ficar com 1 dedo de poeira em cima da placa mãe e no resto dos componentes ^_^

Se não quer nada disso, recomendo ler o que eu disse nos ultimos 3 ou 4 comentários pois não é necessario isso tudo pra ter uma boa refrigeração com baixo ruído. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ytsejam

É amigo, acho que você não leu nada do que comentei :rolleyes:

Bem, se você não liga para um pc com ruído de 50dB+, vai fundo e enche o CM 690 de R4. Só recomendo comprar um aspirador de pó master pois em 1 semana seu CM vai ficar com 1 dedo de poeira em cima da placa mãe e no resto dos componentes ^_^

Se não quer nada disso, recomendo ler o que eu disse nos ultimos 3 ou 4 comentários pois não é necessario isso tudo pra ter uma boa refrigeração com baixo ruído. :rolleyes:

Milo, eu li muito esse topico, li o q você escreveu sim. Como eu disse, um controlador de fan resolve o problema do barulho (nesse caso eu descartaria os fans akasa q eu tenho aqui e colocaria tudo R4 mesmo.

Quanto a poeira, acho q você ta exagerando. Eu disse que nao me incomodo em limpar por dentro do gabinete 1x por semana. Mas claro que se realmente acontecer isso q você tá falando eu revejo a minha posição e instalo uns filtros nos fans de entrada de ar.

A minha maior preocupação é com o cooler da cpu. Comprei um coolermaster V8 e fiz um tipo de mod pra colocar mais um fan de 120mm na lateral dele. Se aquilo encher de poeira, o único jeito de limpar é desmontar o computador todo pra tirar o cooler a ainda desmontar o cooler inteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ytesejam, essa parte eu te respondo, tenho um Z600 com 2 FANS R4 e ele fica cheio de poeira de 3 em 3 dias, eu limpo e faço tudo, mas em 3 dias ele fica com a mesma quantidade de poeira, e pra limpar ele que é o pior, pois tem que tirar os FANS tirar o cooler da placa mãe e depois montar tudo de novo, já até cansei de fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ytesejam, essa parte eu te respondo, tenho um Z600 com 2 FANS R4 e ele fica cheio de poeira de 3 em 3 dias, eu limpo e faço tudo, mas em 3 dias ele fica com a mesma quantidade de poeira, e pra limpar ele que é o pior, pois tem que tirar os FANS tirar o cooler da placa mãe e depois montar tudo de novo, já até cansei de fazer isso.

dettox, você usa filtro em todos os fans de entrada de ar? porque se usa é mais um motivo pra eu não colocar... de que adianta colocar uma coisa que vai diminuir o fluxo de ar se vai empoeirar de qq jeito?

Não sei como é no Z600, mas o fan a mais que eu coloquei no V8 foi com abraçadeiras de nylon. Não teria saco pra refazer aquilo toda hora.

Seja como for, acho q vou comprar uns filtros daqueles akasa, pelo menos não são caros. Se realmente o gabinete encher de poeira em pouco tempo, coloco os filtros no fan da lateral e embaixo, do lado da fonte (eu poderia usar o que veio com o 690, mas sei lá, ele me da a impressão de q não segura nada).

Na frente continuo não vendo necessidade já que tem aquele filtro que cobre toda a parte frontal. Ou aquilo não serve pra nada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui eu uso filtro de ar em todos os fans que admitem ar no gabinete e, limpando apenas o filtro semanalmente, não precisei ainda abrir o gabinete para fazer limpeza, e olha que tenho esse PC desde junho (já faz 3 meses).

De boa, se colocar filtro nos fans que ventilam para dentro do gabinete e limpar eles pelo menos 1 vez por semana pode ficar tranquilo que o seu gabinete não irá ficar sujo por um bom tempo. A não ser que você more em uma fazenda ou haja uma tempestade de areia dentro da sua casa! =D

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O CM 690 pode ser o gabinete mais prático de abrir e instalar tudo o que você precisa, mas depois de completamente montado ele fica pesado até d+, eu chuto entre 15 e 25 kilos. De certa forma é meio prazeroso tirar algumas coisas e limpar, um certo hobby digamos. O problema é que sendo hobby ou não, levo cerca de 3 a 5 horas pra limpar tudo, considero bastante tempo, sendo que toda vez que tiro todos aqueles cabos e levanto ele eu digo "MINHA NOSSA, QUE PESO, na próxima eu compro um notebook..." :(

Se eu tivesse muita grana, compraria o Cooler Master Cosmos S ao invés do CM 690, tamparia todas as entradas de ar possíveis dentro dele, colocaria um eficiente sistema water cooler da koolance e compraria SSD's ao invés de HD's. Pronto, silêncio total e livre de mexer com manutenção por 1 ano :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
aaah ja dei uma pesquisada e encontrei ahahah

De fato, acho que voce fez uma boa escolha. Hoje voce ja os usa com a controladora de fans?

Uso sim, porque embora eles sejam silenciosos, na madrugada como agora o barulho lá de fora cessa e aí esse nhééé na minha orelha a noite toda não é legal. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O CM 690 pode ser o gabinete mais prático de abrir e instalar tudo o que você precisa, mas depois de completamente montado ele fica pesado até d+, eu chuto entre 15 e 25 kilos. De certa forma é meio prazeroso tirar algumas coisas e limpar, um certo hobby digamos. O problema é que sendo hobby ou não, levo cerca de 3 a 5 horas pra limpar tudo, considero bastante tempo, sendo que toda vez que tiro todos aqueles cabos e levanto ele eu digo "MINHA NOSSA, QUE PESO, na próxima eu compro um notebook..." :(

Se eu tivesse muita grana, compraria o Cooler Master Cosmos S ao invés do CM 690, tamparia todas as entradas de ar possíveis dentro dele, colocaria um eficiente sistema water cooler da koolance e compraria SSD's ao invés de HD's. Pronto, silêncio total e livre de mexer com manutenção por 1 ano :D

Sim, o meu só tem um filtro, meu deus,tem que limpa direto e é o dia todo pra limpa... fora depois a briga com os fios na parte de tras que é tanto fio que tem uma hora que a parte de traz nem fecha porq eu to sem os "inforca-gato"... Mas acredito que pelo preço é um ótimo custo x benefício...

E Recomendo para todos, não me arependo não... e acho que colocando alguns filtros ( no caso os 7 ) já dá uma boa aliviada na poeira..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o meu só tem um filtro, meu deus,tem que limpa direto e é o dia todo pra limpa... fora depois a briga com os fios na parte de tras que é tanto fio que tem uma hora que a parte de traz nem fecha porq eu to sem os "inforca-gato"... Mas acredito que pelo preço é um ótimo custo x benefício...

E Recomendo para todos, não me arependo não... e acho que colocando alguns filtros ( no caso os 7 ) já dá uma boa aliviada na poeira..

Acho q colocar filtros nos fans q servem pra jogar o ar quente fora não é boa ideia, esses tem q ficar o mais livre de qq barreira possível. Depois de reler alguns posts aqui e pesquisar mais um pouco, resolvi colocar os filtros, mas só nos que jogam ar pra dentro do gabinete.

Faz mais de uma semana q não abro o gabinete, então não sei como tá de poeria (to so com os fans q vieram no 690 + 1 no topo), mas pelo q o pessoal vem comentando, parece q aquele filtro de espuma q tem na frente e no topo não ajuda muito não. O do topo vou acabar tirando, já que como eu disse, pra mim os fans q servem de exaustor não devem ter barreiras como filtros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!