Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como converter de Watts PMPO pra RMS ??


Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal o problema é o seguinte:

Eu quero comprar um conjunto 5.1 ou 7.1 pro meu notebook e pro meu desktop, mas eu conheço a "potência" por "watts ou PMPO" , tipo assim um Som Sony de 3500 watts pra mim é "bom", mas quando eu fui ver especificações de modelos da Edifier e outras marcas eu só encontro a "potência" em RMS. Como eu "converto" essas "grandezas de potências" ?

Um conjunto 5.1 de 70 RMS dá quantos watts ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou exatamente certo sobre isso, mas pelo que eu sei não existe um padrão de conversão entre RMS e PMPO, isso porque não existe uma regulamentação sobre como medir os watts PMPO, sendo assim, cada fabricante realiza a medição a sua maneira, podendo haver distorções consideráveis entre produtos de diferentes marcas.

Mas de qualquer forma dá uma procurada boa, em algum lugar tu vai achar a potência em RMS desse Sony.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Realmente, esse padrão não existe, isso porque os fabricantes especificam paremtros diferentes para definir a Potência nominal, também denominada de PMPO, como ela não segue um padrão por todos os fabricantes, não tem como efetuar a conversão para watts RMS...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Pessoal o problema é o seguinte:

Eu quero comprar um conjunto 5.1 ou 7.1 pro meu notebook e pro meu desktop, mas eu conheço a "potência" por "watts ou PMPO" , tipo assim um Som Sony de 3500 watts pra mim é "bom", mas quando eu fui ver especificações de modelos da Edifier e outras marcas eu só encontro a "potência" em RMS. Como eu "converto" essas "grandezas de potências" ?

Um conjunto 5.1 de 70 RMS dá quantos watts ?

para você tirar mais ou menos a conta você divide ele no meio, por exemplo: 1000watts pmpo, divide ele no meio e vai ficar 500w rms. Mais ou menos isso ai. Mas a conta certa não existe falou! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanto PMPO ou RMS são potências e ambos são medidos em WATTS. PMPO não serve como referência para nada, pois como dito pelos colegas, cada um mede como quiser. Deve-se basear na potência RMS, pois este tem padronização.

"A potência RMS que um amplificador fornece pode ser medida com certa facilidade se aplicarmos a entrada deste amplificador um sinal senoidal de 1000 Hz e medirmos a tensão RMS nos extremos do alto-falante."

Trecho do artigo "Amplificador Estéreo de 24 W Para o Carro" de Newton C Braga na Revista Saber Eletrônica de Março de 1979. :)

Agora, se os fabricantes estão medindo corretamente é outra história (Vide fontes de alimentação aqui no CdH).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não pode ser assim, sem critério nenhum, senão sería melhor essas empresas fecharem as portas por estar enganando o consumidor, tudo é calculado sim!!!! senão não havería motivos para haver engenheiros em eletrônica, tecnólogos e técnicos... não é mesmo? E o INMETRO, a ABNT então...?

A pergunta foi 'como converter potência PMPO em RMS' e a resposta é simples: Divída a potência PMPO por 3,6 ou 4(posso dizer que existe essa tolerância, devido a faixa de tolerância aceitável dos componente eletrônicos usados na fabricação) e você acha a potência real ou RMS.

A potência PMPO é uma potência máxima de pico, ou seja, onde certos fragmentos do som podem alcançar seu máximo rendimento sem causar danos ao circuito amplificador, de acordo com o nível adequado de entrada. Geralmente são usados como meio para chamar a atenção do consumidor de que é o mais potênte equipamento, acho meramente comercial esse negócio de potência PMPO, senão o consumidor não compra, também devido a concorrência, e outra, quem numa competitividade de mercado tão alta, irá querer dizer que seu produto é um pouco inferior que o do concorrente, todos pucham a sardinha pro seu lado... não é? E mais, ninguém mentiu pra ninguém sobre a potência... visto que também existe a questão dos componentes eletrônicos de maior rendimento que uns fabricantes de equipamentos usam que os concorrentes não usam...!

Falou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Willian, no começo quando "inventaram" esta potência, podia até ser calculado como 3,5 vezes a potência RMS! Hoje!!!!... de jeito nenhum! pois como não foi regulamentado esta medida virou bagunça!..., dê uma olhada nos artigos abaixo:

http://www.audiorama.com.br/arquivoconfidencial/RMSxPMPO.htm

http://guia.mercadolivre.com.br/potencia-rms-x-pmpo-porque-diferencas-estão-grandes-valores-9245-VGP

Espero que ajude!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!