Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia sobre o que influencia no desempenho de um Cooler/Recomendação de Coolers.


Posts recomendados

boa noite!

bem, estava procurando um topico adequado onde já se tivesse discussao sobre os coolers existentes no mercado.

to com um pc novo q montei esse ano e nele eu coloquei um fx 8320, 3,5 ghz sem over, porém o cooler original q vem é demasiadamente barulhento, primeiro q ele nao roda a menos de 5000 rpm e quando o processador é exigido ele chega a 6500 rpm e parece q a cpu vai levantar voo, tamanho o barulho.

nao tenho reclamacoes em torno da temperatura q é muito bem controlada, em idle fica em 28-30 graus no maximo, ou seja, pra necessidade dele dá e sobra.. o problema é so quando o processador é exigido e o barulho toma conta!

estive pesquisando modelos de watercoolers e coolers normais e nao cheguei a um modelo interessante nos watercoolers, gostei do h80i da corsair mas por aqui é muito difícil achar e quando se acha é pelos olhos da cara

foi quando dia desses, vendo uns sites sobre reviews vi um que elogiava muito um da coolermaster, o tpc 812 q nao é watercooler e pelos resultados apresentados se configuraria uma excelente opcao

minha duvida é, esses conjuntos sao muito complicados de instalar? a ventoinha deles obedecem o sistema de coo'l n' quiet da amd? e o preco nao aparenta tá muito salgado, encontrei no kabum por 273,00..

enfim, se puderem me ajudar a escolher um bom, agradeco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite bom eu tenho um portatil asus Eeepc 1000 HD o seu problema e que ele esta tavando e fica travado tenho que desligar i ligar novamente eu pensei que fosse o cpu que esta sobreaquecendo mas eu pus pasta termica i ficou igual a sua temperatura e de 63° sem abrir nenhum programa ja aumentei a velocidade do fan mas continua na mesma. Por favor me ajudem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá pessoal ! Vale a pena colocar um Cooler para refrigerar um Core i3-2100 ? Ou só os Fans do gabinete já deixam ele bem refrigerado ? Não tenho problema com temperaturas, mas comprei componentes novos e vou dedicar 99% do meu PC a jogos ai as coisas devem mudar um pouco u.u

Obrigado desde já !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por Favor me ajudem!!!

Acho que fiz confusão e comprei o errado.

Eu comprei o Cooler Master Hyper 212 EVO (RR-212E-20PK-R2)

Mas depois percebi que o que estavam recomendando era o Cooler Hyper TX3 EVO Cooler Master RR-TX3E-28PK-R1 e agora estou na dúvida, qual é o melhor? Eu fiz burrada e acabei comprando o errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal, gostaria de umas opiniões sobre os melhores cooler para i5 3450 até r$100,00, andei pesquisando e achei o a50 que é recomendado pelo clube, porém como o cooler já é meio antigo, eu gostaria de saber se atualmente existe algum cooler com desempenho superior ao a50 com preço parecido, o a70 eu não consigo mais achar nenhum site vendendo.

Preciso de um cooler que caiba no gabinete e mobo da minha assinatura.

desde já grato pela atenção.

Na casa dos 100,00 existe o Hyper 412 que possui desempenho similar ao aclamado 212 Evo.

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=50879

Abaixo desse valor você encontra o Hyper Tx3 (Uso e recomendo).

http://www.kabum.com.br/produto/35108/cooler-coolermaster-hyper-tx3-evo-rr-tx3e-28pk-r1

Apenas ressaltando que o 412 é superior ao Tx3, caso então puder pagar a diferença, recomendo ficar com a primeira opção.

Abraço e Boa Sorte

Boa!

Galera, meu quarto tem aprox 8m(quadrado) e vou por um ar condicionado de 7000BTU.

Dito isso, gostaria de saber se 3 FAN's, sendo 2 tirando ar quente e 1 colocando ar frio, ta de bom tamanho para uma comfig como essa : i5 3350 + ASUS P8B75 + GTX560 TI + 8GB memoria + 1,5 tera sata3 e fonte 620 (n lembro qual)

Alguem mais entendido, sabe quanto slot's pra FAN tem nessa minha comf?

Os FAN Viper akasa são bons?

PS: não entendo muito, se alguem poder me responder, vai estar me ajudando MUITO!

1° - 3 Fan são a quantidade ideal para qualquer configuração. 1 frotanl injetando ar frio, uma lateral injetando ar frio e a terceira na traseira retirando ar quente.

2° - Sua placa mãe possui a pena 1 entrada 3 pinos para Fans, as demais você pode ligar diretamente na fonte de alimentação.

3° - Sim, as Fans de 120mm Akasa Viper são excelentes, assim como as Aerocool Sharks 120mm. Ambas possuem grande fluxo de ar (CFM) com baixa emissão de ruído (Dba).

Abraço

boa noite!

bem, estava procurando um topico adequado onde já se tivesse discussao sobre os coolers existentes no mercado.

to com um pc novo q montei esse ano e nele eu coloquei um fx 8320, 3,5 ghz sem over, porém o cooler original q vem é demasiadamente barulhento, primeiro q ele nao roda a menos de 5000 rpm e quando o processador é exigido ele chega a 6500 rpm e parece q a cpu vai levantar voo, tamanho o barulho.

nao tenho reclamacoes em torno da temperatura q é muito bem controlada, em idle fica em 28-30 graus no maximo, ou seja, pra necessidade dele dá e sobra.. o problema é so quando o processador é exigido e o barulho toma conta!

estive pesquisando modelos de watercoolers e coolers normais e nao cheguei a um modelo interessante nos watercoolers, gostei do h80i da corsair mas por aqui é muito difícil achar e quando se acha é pelos olhos da cara

foi quando dia desses, vendo uns sites sobre reviews vi um que elogiava muito um da coolermaster, o tpc 812 q nao é watercooler e pelos resultados apresentados se configuraria uma excelente opcao

minha duvida é, esses conjuntos sao muito complicados de instalar? a ventoinha deles obedecem o sistema de coo'l n' quiet da amd? e o preco nao aparenta tá muito salgado, encontrei no kabum por 273,00..

enfim, se puderem me ajudar a escolher um bom, agradeco!

Infelizmente os cooler Amd's tem esse "probleminha", motivo pelo qual eu troquei o meu.

Sim, o tpc 812 é um ótimo cooler, o problema é encotra-lo a venda no mercado brasileiro.

Os Waters Cooler são muito bons, mas para usuários que queiram desempenho máximo de refrigeração, ou intusiastas tarados por overclock.

Até então não possuem bom Custo benefício.

Se sua reclamação é quanto ao ruído, o Hyper Tx3 é uma boa pedida, pequeno, bom e barato (uso e recomendo).

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-476945091-cooler-master-hyper-tx3-tx-3-intel-amd-c-super-base-cobre-_JM

Se que investir um pouco mais e ter maior desempenho, o Hyper 412 é uma excelente escolha.

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=50879

Antes de efetuar a compra de qualquer cooler, atente-se para o tamanho do mesmo, e para o espaço disponível em seu gabinete afim de acomoda-lo, evitando surpresas posteriores,

Apenas como meio de comparação, uso o Hyper Tx3 no meu Phenon x4 3,2 (stock) e estou super satisfeito. Paguei apenas 50,00 pelo meu.

Temp Cooler Box

Idle: 40

Full: 65

Temp Tx3

Idle: 35

Full: 55

Abraço e boa sorte

Olá pessoal ! Vale a pena colocar um Cooler para refrigerar um Core i3-2100 ? Ou só os Fans do gabinete já deixam ele bem refrigerado ? Não tenho problema com temperaturas, mas comprei componentes novos e vou dedicar 99% do meu PC a jogos ai as coisas devem mudar um pouco u.u

Obrigado desde já !

Se seu pc é destinado a Jogos, SIM, é altamente recomendável a troca do cooler original do processador, pois o mesmo não possui desempenho para acompanhar a configuração em tal atividade.

Fans no gabinete são praticamente OBRIGATÓRIAS, pois sem fluxo de ar frio no gabiente, as temperaturas tendem a subir, colocando a vida útil de seu hardware em risco. Todo investimento é válido quando o assunto é segurança.

excelente opção com ótimo custo benefício.

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=50879

Antes efetuar a compra de qualquer cooler, atente-se para o tamanho do mesmo, e para o espaço disponível em seu gabinete afim de acomoda-lo, evitando surpresas posteriores,

Abraço e boa sorte

Por Favor me ajudem!!!

Acho que fiz confusão e comprei o errado.

Eu comprei o Cooler Master Hyper 212 EVO (RR-212E-20PK-R2)

Mas depois percebi que o que estavam recomendando era o Cooler Hyper TX3 EVO Cooler Master RR-TX3E-28PK-R1 e agora estou na dúvida, qual é o melhor? Eu fiz burrada e acabei comprando o errado?

Hyper 212 Evo é superior ao Tx3 (em desempenho e Valor), portanto se você pagou mais de 100,00 e te enviaram o Tx3, com certeza está no prejuizo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-476945091-cooler-master-hyper-tx3-tx-3-intel-amd-c-super-base-cobre-_JM

Apesar de ser um ótimo cooler (uso e não tenho do que reclamar), o Hyper Tx3 é um cooler pequeno, não sendo recomendado para usários que tenham intuito em efetuar Over Clock, e por ser um cooler um pouco antigo, podem haver problemas de compatibilidade dependendo da sua configuração.

O 212 Evo foi descontinuado pela Cooler Master, ou seja, deixaram de fabricar este modelo, sendo assim a chance de encontra-lo a venda é muito pequena.

Caso queira um cooler com desempenho similar ao EVO, recomendo o Hyper 412.

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=50879.

Fique atento apenas para o espaço disponível em seu gabinete, pois o 412 é bem maior que o Tx3.

Abraço e Boa Sorte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, por favor uma ajuda para uma pessoa ignorante em informática..

Preciso trocar o cooler do meu processador Intel core i5, o original é ruidoso. Qual vocês me recomendariam?

Quero um que seja silencioso e que ventile razoavelmente. Faço um uso bem básico do computador: escrevo, assisto filmes e vídeos e ouço música e não tudo ao mesmo tempo. Nada de games..

DADOS:

O meu gabinete tem 42 cm de altura, 18,5 cm de largura e de profundidade 44,5 cm.

8,00 GB de memória RAM;

HD Sata (Seagate) de 1 TB;

Processador Core i5 - 3,30 GHz

Sistema Operacional de 64 Bits

Fonte Corsair 4300W

agradeço desde já!

No momento, só estou navegando por sites. Olhem as temperaturas medidas pelo SpeedFan:

CPU: 34C

Voltage Regulator (?): 30C

Memory Dimm: 36C

PCH: 48C

GPU: 61C - essa não abaixa..

HD0: 34C

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, por favor uma ajuda para uma pessoa ignorante em informática..

Preciso trocar o cooler do meu processador Intel core i5, o original é ruidoso. Qual vocês me recomendariam?

Quero um que seja silencioso e que ventile razoavelmente. Faço um uso bem básico do computador: escrevo, assisto filmes e vídeos e ouço música e não tudo ao mesmo tempo. Nada de games..

DADOS:

O meu gabinete tem 42 cm de altura, 18,5 cm de largura e de profundidade 44,5 cm.

8,00 GB de memória RAM;

HD Sata (Seagate) de 1 TB;

Processador Core i5 - 3,30 GHz

Sistema Operacional de 64 Bits

Fonte Corsair 4300W

agradeço desde já!

No momento, só estou navegando por sites. Olhem as temperaturas medidas pelo SpeedFan:

CPU: 34C

Voltage Regulator (?): 30C

Memory Dimm: 36C

PCH: 48C

GPU: 61C - essa não abaixa..

HD0: 34C

Infelizmente esses cataventos fornecidos pelas montadoras (Intel e Amd), são eficientes apenas nisso, fazer barulho.

Para utilização como a sua, existem 2 modelos que eu particularmente considero serem ótimas opções.

Hyper Tx3 Evo

Este eu uso no meu Phenon x4 de 3,2Ghz e só tenho elogios, segura muito bem as temperaturas, mesmo em dias quentes e rodando aplicativos pesados.

A temperatura máxima aqui é de 55°, onde antes chegavam a 65°. Em dias que uso apenas para navegação, edição de textos e estudos, não passa dos 40° (como agora).

Se você não deseja gastar muito, é uma excelente opção.

Já caso deseje investir um pouco mais para melhor desempenho.

Hyper 212 Plus

Ambos os coolers foram testados e aprovados pelo Clube do Hardware.

Teste Hyper Tx3

Teste Hyper 212 Plus

Os dois modelos são de fácil instalação, mas é recomendável solicitar a ajuda de alguém com experiência caso não tenha conhecimento.

E ambos lhe trarão excelentes resultados.

Beijos

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Eu possuo um Core i7 920 (socket lga 1366) e gostaria de saber qual seria um bom em custo x beneficio para trocar o stock!

Esses acimas indicados pelo Night Fall já servem também pro meu caso?

Para indicar um cooler que seja mais eficiente a sua configuração, é necessário que informe os detalhes de mesma, se possível descrevendo marca e modelo (placa mãe, memória, fonte, gabinete, etc), caso possua, descreva também a a quantidade de Fans instaladas no gabinete para refrigeração.

Outro detalhe também importante, qual uso destinado ao seu computador? Apenas navegação, edição de texto, ver filmes, ou costuma rodar jogos e trabalhar com programas de design?

Baseado nessas informações podemos lhe recomendar algo que seja específico a sua realidade, tornando maior o benefício.

Abraço

Estamos no aguardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a configuração dele.

Placa de vídeo GTX 460 Evga 768MB

Core i7 920

Asus P6T

Corsair 3x2GB DDR3

Fonte Seasonic 520W

Gabinete CoolerMaster Storm Scout

2x HD Seagate Barracuda 500GB

No caso o gabinete tem 5 fans (3 que já veio nele e mais 2 que coloquei na janela jogando ar dentro).

E eu trabalho com programação, mas me meto a usar photoshop, 3ds max e jogo bastante sim =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, gostaria de saber um cooler para processador com desempenho bom para o computador da assinatura, não precisa ser nada muito potente pois não pretendo fazer overclock. O cooler box do meu processador até que segura bem as temperaturas mas o problema é que ele é EXTREMAMENTE barulhento, como já foi dito nesse tópico parece que o PC vai sair voando por ai! Dei uma pesquisada nos coolers e fiquei interessado pelo A70 da CM, porém, parece que pararam de fabricar esse cooler :( ... E pesquisei um pouco mais e me interessei por esses 3 coolers...

http://www.megamamute.com.br/Cooler-para-Processador-Ice-Age-Prima-Boss-3RSYSTEM-349566.aspx/p

http://www.megamamute.com.br/Cooler-para-Processador-Ultra-120-Extreme-1366RT-THERMALRIGHT-354839.aspx/p

http://www.megamamute.com.br/Cooler-Para-Processador-Kuhler-Box-ANTEC-349202.aspx/p

Porém, estou com medo de que não sejam bons custo/benefício e, além disso, não caibam, tanto na minha placa-mãe (nem por questões de slot, mas sim por que o dissipador do chipset dela é meio grande) e em meu gabinete (apesar que tenho quase certeza que cabe, porém, terei que tirar meu cooler lateral), lembrando que uso Fan Filters da Akasa.

Uso o PC geralmente para acessar a internet, programação e de vez em quando para jogar...

Desde já agradeço e até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a configuração dele.

Placa de vídeo GTX 460 Evga 768MB

Core i7 920

Asus P6T

Corsair 3x2GB DDR3

Fonte Seasonic 520W

Gabinete CoolerMaster Storm Scout

2x HD Seagate Barracuda 500GB

No caso o gabinete tem 5 fans (3 que já veio nele e mais 2 que coloquei na janela jogando ar dentro).

E eu trabalho com programação, mas me meto a usar photoshop, 3ds max e jogo bastante sim =D

Seu gabinete é bem refrigerado, sendo assim mais fácil a escolha do cooler.

Eu considero os modelos abaixo ótimas opções e grande custo benefício, caso não pretenda efetuar Over Clock.

Ambos caberão com folga em seu gabinete, além de reduzirem bastante a temperatura e também os ruídos produzidos pelo cooler padrão.

http://www.kabum.com.br/produto/7377/cooler-coolermaster-hyper-212-plus-rr-b10-212p-gp

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479610695-cooler-cooler-master-hyper-412-pwm-amd-e-intel-1300-rpm-_JM

Pelas fotos que vi de sua placa, não acredito que haverá nenhum problema quanto a espaço, a distância entre processador e os slots de memória é bem generosa e mesmo que você utilize de memórias com perfil alto, existem outros slots disponíveis para acomoda-las.

Forte abraço

Muuito bom cara,ta ae uma área que acho muito interessante,e muitas vezes as pessoas não dão a devida importância,refrigeração,já que pouco adianta montar um PC monstruoso e mal refrigerado.

É justamente o que acontece, muita gente gasta "milhões" em uma máquina, e se esquece desta parte.

95% dos técnicos aqui da minha região não sabem nem por onde começar no assunto, que diga-se de passagem é vital para o bom funcionamento da máquina e também para prolongar sua vida útil.

E como andar em um carro sem agua no radiador, o risco é o mesmo.

:D

Olá, gostaria de saber um cooler para processador com desempenho bom para o computador da assinatura, não precisa ser nada muito potente pois não pretendo fazer overclock. O cooler box do meu processador até que segura bem as temperaturas mas o problema é que ele é EXTREMAMENTE barulhento, como já foi dito nesse tópico parece que o PC vai sair voando por ai! Dei uma pesquisada nos coolers e fiquei interessado pelo A70 da CM, porém, parece que pararam de fabricar esse cooler :( ... E pesquisei um pouco mais e me interessei por esses 3 coolers...

http://www.megamamute.com.br/Cooler-para-Processador-Ice-Age-Prima-Boss-3RSYSTEM-349566.aspx/p

http://www.megamamute.com.br/Cooler-para-Processador-Ultra-120-Extreme-1366RT-THERMALRIGHT-354839.aspx/p

http://www.megamamute.com.br/Cooler-Para-Processador-Kuhler-Box-ANTEC-349202.aspx/p

Porém, estou com medo de que não sejam bons custo/benefício e, além disso, não caibam, tanto na minha placa-mãe (nem por questões de slot, mas sim por que o dissipador do chipset dela é meio grande) e em meu gabinete (apesar que tenho quase certeza que cabe, porém, terei que tirar meu cooler lateral), lembrando que uso Fan Filters da Akasa.

Uso o PC geralmente para acessar a internet, programação e de vez em quando para jogar...

Desde já agradeço e até mais

Realmente o cooler original do Phenon x4 é absurdamente barulhento.

No seu caso existem 3 boas opções.

Hyper Tx3 - Uso e recomendo, segura com folga a temperatura do meu Phenon x4 3.2

Jogando nunca passa dos 52°, e em teste de stress chega a 56°, o que eu considero um ótimo desempenho visto seu baixo custo e seu tamanho.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482257751-cooler-master-hyper-tx3-evo-tx-3-intel-amd-novo-modelo-_JM

Caso deseje melhor desempenho e esteja disposto a gastar um pouco mais.

Hyper 212 Plus

http://www.kabum.com.br/produto/7377/cooler-coolermaster-hyper-212-plus-rr-b10-212p-gp

Hyper 412

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479610695-cooler-cooler-master-hyper-412-pwm-amd-e-intel-1300-rpm-_JM

Vale ressaltar que é importante verificar o espaço disponível eu seu gabinete para instalação dos dois últimos 2 coolers recomendados. Já o Tx3 cabe em quase que qualquer gabinete, embora não custa nada conferir.

Grande abraço e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu gabinete é bem refrigerado, sendo assim mais fácil a escolha do cooler.

Eu considero os modelos abaixo ótimas opções e grande custo benefício, caso não pretenda efetuar Over Clock.

Ambos caberão com folga em seu gabinete, além de reduzirem bastante a temperatura e também os ruídos produzidos pelo cooler padrão.

http://www.kabum.com.br/produto/7377/cooler-coolermaster-hyper-212-plus-rr-b10-212p-gp

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479610695-cooler-cooler-master-hyper-412-pwm-amd-e-intel-1300-rpm-_JM

...

Grande abraço e boa sorte

Estive vendo o Hyper 212 Evo e o Hyper T4, não seriam opções melhores ao 212 Plus? Visto que o preço é bastante similar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive vendo o Hyper 212 Evo e o Hyper T4, não seriam opções melhores ao 212 Plus? Visto que o preço é bastante similar!

Hyper 212 EVO é sim uma opção melhor que o 212 Plus, isso claro se você encontra-lo a venda, o que anda sendo praticamente um milagre. Comentários dizem que a Cooler Master retirou este modelo de linha, e lançou em seu lugar o Hyper 212X, que ainda não chegou ao Brasil.

Detalhes você encontra no site do fabricante.

http://www.coolermaster.com/product/Detail/cooling/cpu-air-cooler/hyper-212x.html

Sobre o T4 não tenho conhecimento específico sobre, fico então sem meios para recomenda-lo.

O Hyper 412 tem praticamente o mesmo desempenho que o 212 Evo, vejo detalhes em um comparativo redigido neste tópico.

http://forum.clubedohardware.com.br/desempenho-x-refrigeracao/1123979/2

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui achar esse review: http://dvtests.com/?p=11083

Pelo que li o T4 só não acompanha o 212Evo em cpu com overclock em full.

Vou procurar um review desse novo 212, pois se for superior ao 212evo deve valer mais a pena

Nenhum dos coolers citados acima segura a temperatura em Full Over.

São coolers de desempenho mediano para usuários comuns e gamers, para entusiastas existem outros coolers com desempenho superior.

Como eu disse anteriormente, o 212X ainda não chegou ao brasil.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma olhada e resolvi pegar esse Hyper 212 Plus no megamute.com, porém, estou com um pouco de receio em relação a disponibilidade do mesmo, que na maioria dos sites que visito esse cooler está indiposnível, tanto que já imprimi o boleto mas só vou pagar mesmo depois que eu ligar para lá e confirmar a disponibilidade dele, mais pra frente pretendo trocar minhas fan filter da Akasa por umas de acrílico mais fáceis de limpar.

Desde já agradeço a todos pela ajuda!!!

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felizmente consegui pegar esse Hyper 212 Plus no megamamute.com e veio tudo certinho, inclusive peguei uma pasta térmica de boa qualidade da EVGA, só que agora estou com uma dúvido, estou com uma grande dúvida em relação as temperaturas, uso meu processador em stock (processador da assinatura) e aqui na minha cidade o clima está meio que frio, porém, acredito que as temperaturas estão muito altas. Meu processador em Idle fica por volta de 35ºC e a rotação da fan por volta de 1700rpm, e em full load (do AIDA64) fica por volta de 49ºC e a rotação da fan por volta de 1950rpm (velocidade máxima da fan do processador por volta de 2000rpm), quando fui adicionar a pasta térmica, como estou acostumado com pastas térmicas ruins coloquei bastante pasta sem querer, tanto que quando fui prensar o dissipador no processador saiu um pouquinho de pasta térmica pelas beiradas, mas, como o dissipador usa heatpipes não me alertei muito.

Desde já agradeço e até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felizmente consegui pegar esse Hyper 212 Plus no megamamute.com e veio tudo certinho, inclusive peguei uma pasta térmica de boa qualidade da EVGA, só que agora estou com uma dúvido, estou com uma grande dúvida em relação as temperaturas, uso meu processador em stock (processador da assinatura) e aqui na minha cidade o clima está meio que frio, porém, acredito que as temperaturas estão muito altas. Meu processador em Idle fica por volta de 35ºC e a rotação da fan por volta de 1700rpm, e em full load (do AIDA64) fica por volta de 49ºC e a rotação da fan por volta de 1950rpm (velocidade máxima da fan do processador por volta de 2000rpm), quando fui adicionar a pasta térmica, como estou acostumado com pastas térmicas ruins coloquei bastante pasta sem querer, tanto que quando fui prensar o dissipador no processador saiu um pouquinho de pasta térmica pelas beiradas, mas, como o dissipador usa heatpipes não me alertei muito.

Desde já agradeço e até mais.

Na verdade você obteve excelentes resultados.

Pc em full load rodando a 49° é difícil de e conseguir com coolers básicos como o 212 plus, considere-se um sortudo.

Muito provavelmente o clima, que como você disse é frio, está ajudando a bastante.

Segundo a AMD a temperatura segura de operação para o seu processador é de 62°, e você conseguiu 13° abaixo disso, pode parecer pouco, mas é algo bem expressivo.

Fique tranquilo, o resultado foi melhor que o esperado.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade você obteve excelentes resultados.

Pc em full load rodando a 49° é difícil de e conseguir com coolers básicos como o 212 plus, considere-se um sortudo.

Muito provavelmente o clima, que como você disse é frio, está ajudando a bastante.

Segundo a AMD a temperatura segura de operação para o seu processador é de 62°, e você conseguiu 13° abaixo disso, pode parecer pouco, mas é algo bem expressivo.

Fique tranquilo, o resultado foi melhor que o esperado.

Grande abraço

**, pensei que poderia ser melhor pois vazou um pouco de pasta térmica quando prensei o dissipador no processador (apesar que, como ele usa heatpipes, tem que colocar mais pasta termica mesmo), uma coisa que eu fiquei impressionado com esse cooler é que ele é MUITO mas MUITO SILENCIOSO, tanto que quando estressei a máquina pensei que nem estava funcionando corretamente o AIDA64, só percebi mesmo pois o Pc ficou inutilizável... (também, acostumado com o cooler box que é mais barulhento que uma turbina), pelo menos assim fico mais tranquilo.

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

**, pensei que poderia ser melhor pois vazou um pouco de pasta térmica quando prensei o dissipador no processador (apesar que, como ele usa heatpipes, tem que colocar mais pasta termica mesmo), uma coisa que eu fiquei impressionado com esse cooler é que ele é MUITO mas MUITO SILENCIOSO, tanto que quando estressei a máquina pensei que nem estava funcionando corretamente o AIDA64, só percebi mesmo pois o Pc ficou inutilizável... (também, acostumado com o cooler box que é mais barulhento que uma turbina), pelo menos assim fico mais tranquilo.

Obrigado pela ajuda!

Você pode postar a imagem do AIDA64?

Pessoalmente acho estranho a fan do 212 estar em 1700 rpm com o seu processador em idle.

Pelo que eu já ouvi de usuários que tem o processador Phenom II X4 965 e usam o 212, é possível conseguir com facilidade over de 4 GHz.

Creio que vale a pena limpar e reaplicar a pasta térmica.

No caso do 212 Plus, que tem os heatpipes espaçados o mais recomendável é preencher uma camada de pasta entre os vãos.

Somente para comparação, meu processador é o Core I5 3550 e uso o Hyper 212+ (com 2 fans).

Com o processador em idle, com a temperatura dos cores em 26 C - 35 C as fans ficam em sua rotação mínima de 600 rpm.

Em teste de stress pelo Prime95 a temperatura máxima dos cores é 55 C com as fans abaixo de 900 rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode postar a imagem do AIDA64?

Pessoalmente acho estranho a fan do 212 estar em 1700 rpm com o seu processador em idle.

Pelo que eu já ouvi de usuários que tem o processador Phenom II X4 965 e usam o 212, é possível conseguir com facilidade over de 4 GHz.

Creio que vale a pena limpar e reaplicar a pasta térmica.

No caso do 212 Plus, que tem os heatpipes espaçados o mais recomendável é preencher uma camada de pasta entre os vãos.

Somente para comparação, meu processador é o Core I5 3550 e uso o Hyper 212+ (com 2 fans).

Com o processador em idle, com a temperatura dos cores em 26 C - 35 C as fans ficam em sua rotação mínima de 600 rpm.

Em teste de stress pelo Prime95 a temperatura máxima dos cores é 55 C com as fans abaixo de 900 rpm.

Já estou indo trocar a pasta térmica e fazer a limpeza com álcool comum mesmo (já que não achei o álcool isopropílico infelizmente :( ).

Espero que agora fique normal, nem me liguei muito pelo cooler ser extremamente silêncioso e eu estar acostumado ao cooler box infernal do processador...

Desde já agradeço e até mais

post-877643-13884965967063_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já estou indo trocar a pasta térmica e fazer a limpeza com álcool comum mesmo (já que não achei o álcool isopropílico infelizmente :( ).

Espero que agora fique normal, nem me liguei muito pelo cooler ser extremamente silêncioso e eu estar acostumado ao cooler box infernal do processador...

Desde já agradeço e até mais

Fui trocar aqui a pasta térmica e realmente vi que tinha exagerado bem na qualidade de pasta térmica, o problema, que após eu trocar, o desempenho piorou, o processador ficou mais quente com o mesmo rpm (1700), não sei foi a limpeza que foi mal realizada pois não consigo NEM FERRANDO tirar TODA a pasta térmica do dissipador para realizar a nova troca, estou usando o álcool comum mesmo para limpar... Além disso, meu computador é espaçoso e é muito bem ventilado pois possui por volta de 3 fans na carcaça para puxar e tirar o ar quente. Agora, novamente vou tentar tirar a pasta térmica e reaplicar novamente, só que, agora em maior quantidade, espero que agora fiquei melhor pois é BASTANTE complicado ficar fazendo esse processo...

Desde já agradeço e até mais a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!