Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia sobre o que influencia no desempenho de um Cooler/Recomendação de Coolers.


Posts recomendados

 

Boa Tarde,
 
Estou montando um PC Gamer eu estou procurando entende melhor essa parte da refrigeração, tenho um Gabinete Sentey Optimus Gs 6000 II e ele ja vem com 3 Fans, um na frente, um atras, e um para o HD, e ai esta a duvida há nessecidade para mais, por ele tem suporte para mais Fans tanto que no manuel mostra os locais aonde colocar mais, será que preciso de mais Fans para obter uma boa refrigeração???

 

E ai Leo, beleza?

Tenho um PC Gamer montado com esse gabinete seu, se quiser depois te mando foto dele montado com 6 cooler de 120mm, só não montei com 7 pois o CPU cooler da EVGA Superclock quase encosta na tampa lateral impedindo o uso.

Respondendo usa pergunta: Cooler de gabinete, desde que montado de forma organizada, quanto mais melhor. O fluxo de ar tem de gerar a maior troca de calor interna possivel, para isso se faz necessário o balanceamento entre admissão e exaustão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Vocês me recomendam comprar algum cooler extra ou os que vem de fábrica já vão dar conta do recado (sem overclocks):
>Intel Core I5-4460 3.2GHz;  <- vem com o cooler box original de fábrica.
>B85M LGA 1150;
>8GB 1600MHz Corsair (2x4gb);
>GeForce GTX 970 4GB GDDR5 256Bit (EVGA); <- 2 cooler original de fábrica
>HD 1000GB Sata III (Seagate) + SSD 120GB Sata III (Kingston);
>500W com PFC Ativo e 80 Plus (Corsair); <- cooler original de fábrica
>Gamer Chaser A31 Black Window;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera

 

 

Alguem me recomendaria um cooler para plataforma AMD/INTEL com bom custo beneficio de ate R$ 200,00?

Meu cpu é um Amd fx4300 3.8 ghz usando cooler box padrão eu sou atrevido e as vezes faco overclock pra 4.6ghz pra nao gargalar com a minha gtx 760 no bf4 rsrs, mas de uns tempos pra ca as temperaturas vinha aumentando demais então deixei em stock e mesmo assim jogando estou batendo a casa dos 82°, enfim... ah e no futuro nao estão distante quero fazer um upgrade pra um kit intel com core i5 por isso preciso de que seja pras 2 plataformas ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou querendo trocar meu cooler Box, alguém pode me dar uma indicação de Cooler?

Minha configuração esta na assinatura. Estava de olho neste aqui: 

Cooler Hyper T4 Cooler Master FAN 120mm

Porém não sei se vai caber no meu gabinete, ou talvez haja algum melhor.

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês me recomendam comprar algum cooler extra ou os que vem de fábrica já vão dar conta do recado (sem overclocks):

>Intel Core I5-4460 3.2GHz;  <- vem com o cooler box original de fábrica.

>B85M LGA 1150;

>8GB 1600MHz Corsair (2x4gb);

>GeForce GTX 970 4GB GDDR5 256Bit (EVGA); <- 2 cooler original de fábrica

>HD 1000GB Sata III (Seagate) + SSD 120GB Sata III (Kingston);

>500W com PFC Ativo e 80 Plus (Corsair); <- cooler original de fábrica

>Gamer Chaser A31 Black Window;

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/521398-review-de-fans-120mm-para-coolers-e-gabinetes-t%C3%B3pico-oficial/page-99#entry5985211

 

 

Boa noite galera

 

 

Alguem me recomendaria um cooler para plataforma AMD/INTEL com bom custo beneficio de ate R$ 200,00?

Meu cpu é um Amd fx4300 3.8 ghz usando cooler box padrão eu sou atrevido e as vezes faco overclock pra 4.6ghz pra nao gargalar com a minha gtx 760 no bf4 rsrs, mas de uns tempos pra ca as temperaturas vinha aumentando demais então deixei em stock e mesmo assim jogando estou batendo a casa dos 82°, enfim... ah e no futuro nao estão distante quero fazer um upgrade pra um kit intel com core i5 por isso preciso de que seja pras 2 plataformas ;)

 

Se conseguir espremer um pouco mais o orçamento você leva o EVGA ACX, modelo de ar topo de linha que concorre com gigantes da linha WC.

 

http://www.kabum.com.br/produto/45426/evga-cooler-para-processador-amd-intel-acx-active-cooling-xtreme-100-fs-c201-kr

 

 

Estou querendo trocar meu cooler Box, alguém pode me dar uma indicação de Cooler?

Minha configuração esta na assinatura. Estava de olho neste aqui: 

Cooler Hyper T4 Cooler Master FAN 120mm

Porém não sei se vai caber no meu gabinete, ou talvez haja algum melhor.

Desde já agradeço.

 

O hyper T4 é sem dúvida um excelente cooler, porém no momento você encontra o Hyper 212X que é levemente superior pelo mesmo preço do T4.

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/65943

 

Teoricamente caberá sim. Seu gabinete (CM 690) possui 21,5Cm de largura e o Hyper 212x apenas 158mm de altura, porém mesmo com base nas

especificações técnicas é interessante abrir o gabinete e verificar o espaço disponível para instalação apenas como precaução extra.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

O hyper T4 é sem dúvida um excelente cooler, porém no momento você encontra o Hyper 212X que é levemente superior pelo mesmo preço do T4.

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/65943

 

Teoricamente caberá sim. Seu gabinete (CM 690) possui 21,5Cm de largura e o Hyper 212x apenas 158mm de altura, porém mesmo com base nas

especificações técnicas é interessante abrir o gabinete e verificar o espaço disponível para instalação apenas como precaução extra.

 

Abraço

 

Obrigado Night Fall, vou comprar o Hyper 212x mesmo, esta com um preço bom no Balão da Informatica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, estou usando um Cnps 10x extreme atualmente. Tem algum cooler que compense a troca ou fico com esse mesmo?

Pretendo overclocar o meu 4790k, mas nada muito além dos 4.5, 4.6 (até porque pelos reviews q tenho lido ele não vai muito além mesmo).

 

Este cooler é um monstro de desempenho, bate inclusive o V10 da CM, eu particularmente não vejo vantagem em trocá-lo, a não ser

que perca a compatibilidade.

Tirando o visual dele que é muito bacana.

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera, eu quero melhorar o sistema de refrigeração do meu PC.

 

Atualmente utilizo um gabinete que já está um pouco desgastado pelo tempo de uso (8 anos) e devo trocar meu gabinete esse mês ou no próximo.

 

Vou pegar um gabinete bom para um sistema de ventilação interna.

 

A pergunta é a seguinte:

 

Qual a melhor marca e modelo de cooler de CPU? Eu utilizo ainda o cooler box padrão.

 

Só tem um porém, minha placa mãe possui dois conectores, 1 CPU cooler e 1 FAN SYS.

 

Será que existe CPU cooler com esse tipo de conector?

 

NIDEC-9232-M35172-35-12V-0-55A-For-Dell-

post-747363-0-95919200-1422968694_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,


Meu processador está esquentando muito quando jogo BF4, ele é um i7 2600k, está chegando a mais de 70°c. Eu uso o cooler box e a pasta térmica que usam aqui na minha cidade é daquelas mais comuns e baratas. Então queria a indicação de algum cooler e alguma pasta térmica para melhorar a refrigeração. Se possível prefiro não usar water cooler.


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu quero melhorar o sistema de refrigeração do meu PC.

 

Atualmente utilizo um gabinete que já está um pouco desgastado pelo tempo de uso (8 anos) e devo trocar meu gabinete esse mês ou no próximo.

 

Vou pegar um gabinete bom para um sistema de ventilação interna.

 

A pergunta é a seguinte:

 

Qual a melhor marca e modelo de cooler de CPU? Eu utilizo ainda o cooler box padrão.

 

Só tem um porém, minha placa mãe possui dois conectores, 1 CPU cooler e 1 FAN SYS.

 

Será que existe CPU cooler com esse tipo de conector?

 

NIDEC-9232-M35172-35-12V-0-55A-For-Dell-

 

Esse slot Sys_Fan é utilizado para fan de gabinete, para o Cooler do processador utilize o plug Cpu_Fan.

Recomendação de cooler abaixo.

 

 

Pessoal,

Meu processador está esquentando muito quando jogo BF4, ele é um i7 2600k, está chegando a mais de 70°c. Eu uso o cooler box e a pasta térmica que usam aqui na minha cidade é daquelas mais comuns e baratas. Então queria a indicação de algum cooler e alguma pasta térmica para melhorar a refrigeração. Se possível prefiro não usar water cooler.

 

Para ambos.

Eu recemendaria o Hyper T4 da Cooler Master, pelo excelente custo benefício apresentado.

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/52821

Vale ressaltar a importância de verificar se há espaço suficiente no gabinete para acomoda-lo.

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse slot Sys_Fan é utilizado para fan de gabinete, para o Cooler do processador utilize o plug Cpu_Fan.

Recomendação de cooler abaixo.

 

Para ambos.

Eu recemendaria o Hyper T4 da Cooler Master, pelo excelente custo benefício apresentado.

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/52821

Vale ressaltar a importância de verificar se há espaço suficiente no gabinete para acomoda-lo.

Abraço

 

@NIGHT FALL

 

Você não entendeu o que eu quis dizer.

 

Eu sei que o SYS FAN é para o fan frontal e o CPU FAN é o cooler do processador, eu quis falar da conexão, ambos a conexão na placa mãe é igual da imagem.

 

post-747363-0-95919200-1422968694_thumb.

 

Queria saber se existe algum cooler ou fan com essa conexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@NIGHT FALL

 

Você não entendeu o que eu quis dizer.

 

Eu sei que o SYS FAN é para o fan frontal e o CPU FAN é o cooler do processador, eu quis falar da conexão, ambos a conexão na placa mãe é igual da imagem.

 

post-747363-0-95919200-1422968694_thumb.

 

Queria saber se existe algum cooler ou fan com essa conexão.

 

Eu particularmente nunca tinha visto um conector com 5 pinos. Porém percebe-se que mesmo o conector tendo essa quantidade de pinos, o plug

da fan possui apenas 4. Acredito que qualquer outra fan com 4 pinos sirva normalmente no slot.

Infelizmente isso é apenas uma suposição, para se ter certeza o jeito é fazer o teste.

 

 

Amigo @NIGHT FALL, obrigado pela indicação. Só me fala fazendo favor, você acha que esse cooler resolve meu problema ou é melhor eu gastar mais e pegar um melhor? Prefiro proteger bem o processador do que economizar. E pasta térmica, qual comprar?

 

Como foi dito, se não há intúito de efetuar over clock no processador não há necessidade de investir mais em um cooler mais potente,  os modelos recomendados darão conta do recado tranquilamente.

 

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente nunca tinha visto um conector com 5 pinos. Porém percebe-se que mesmo o conector tendo essa quantidade de pinos, o plug

da fan possui apenas 4. Acredito que qualquer outra fan com 4 pinos sirva normalmente no slot.

Infelizmente isso é apenas uma suposição, para se ter certeza o jeito é fazer o teste.

Como foi dito, se não há intúito de efetuar over clock no processador não há necessidade de investir mais em um cooler mais potente, os modelos recomendados darão conta do recado tranquilamente.

Abraço

@NIGHT FALL

Como eu vou trocar meu gabinete eu vou fazer esse teste. Mais é bem provável que eu troque minha placa mãe.

Essas placas mães da Dell são cheios de frescura. Não tem conector hd áudio, o conector de power, reset, hd led não são aqueles padronizados terei que fazer adaptação, sem contar esses conectores de 5 pinos na Sys e cpu fan, onde que fico limitado a colocar algum cpu cooler ou controlador de fan porque não encontro um cabo adaptador aqui no BR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigos boa tarde.

 

Pretendo fazer um upgrade no meu computador e adquirir um i5 4690k para over médio. Mas estou com muitas dúvidas sobre qual cooler escolher.

 

Gostaria de recomendações de um cooler silencioso e que desse conta do recado, já que não pretendo ser agressivo no OC.

 

Já vi recomendações sobre 212X, Hyper V6, EVGA ACX, TPC 612, Akasa Venon Voodoo, etc, mas não acho muitas informações confiáveis sobre barulho.

 

Podem me ajudar? Devo comprar algum desses ou há outras boas recomendações?

 

Como referências, meu case é um HAF 912. Orçamento não é problema, mas tenham em mente que será um OC leve pra médio, nada super agressivo. Lembrando mais uma vez que silêncio é importante. Ah, pode ser Aircooler ou Watercooler, tanto faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Amigos boa tarde.

 

Pretendo fazer um upgrade no meu computador e adquirir um i5 4690k para over médio. Mas estou com muitas dúvidas sobre qual cooler escolher.

 

Gostaria de recomendações de um cooler silencioso e que desse conta do recado, já que não pretendo ser agressivo no OC.

 

Já vi recomendações sobre 212X, Hyper V6, EVGA ACX, TPC 612, Akasa Venon Voodoo, etc, mas não acho muitas informações confiáveis sobre barulho.

 

Podem me ajudar? Devo comprar algum desses ou há outras boas recomendações?

 

Como referências, meu case é um HAF 912. Orçamento não é problema, mas tenham em mente que será um OC leve pra médio, nada super agressivo. Lembrando mais uma vez que silêncio é importante. Ah, pode ser Aircooler ou Watercooler, tanto faz.

O 212 é sim uma excelente opção (Versões X e Evo), além de muito silêncioso.

Pode comprar sem medo. É um dos (senão o) cooler mais indicado aqui no fórum....

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

prezados colegas, tenho um cooler modelo Intel E18764-001 Socket 775 de 12V e 0.20A,  gostaria de saber se posso utilizar um paralelo com Socket 775 de 12V e 0.45A,

dês de já agradeço a atenção, um abraço... 

Qualquer cooler compatível com socket 775 pode ser utilizado sem problemas, porém vale lembrar que nem todo modelo trará bons resultados na refrigeração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

Estou para aplicar este em umas 25 maquinas, a maioria estão apresentando superaquecimento (travamento, tela azul, reiniciando) apliquei em um equipamento este Intel E18764-001 Socket 775 de 12 v e 0.20A.

 

Com resultado satisfatório, não apresentou mais nenhum dos problemas citado acima, vou fazer novo teste aplicando em outra maquina um modelo paralelo e com uma corrente superior para depois de certo eu adicione nos demais equipamentos, pois não encontro este modelo da Intel para comprar aqui na minha cidade!

 

Agradeço sua atenção caro colega, depois vos apresento os resultados e as especificações dos periféricos.

 

Ótimo sábado a todos, um abraço... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Bom dia.

 

Estou para aplicar este em umas 25 maquinas, a maioria estão apresentando superaquecimento (travamento, tela azul, reiniciando) apliquei em um equipamento este Intel E18764-001 Socket 775 de 12 v e 0.20A.

 

Com resultado satisfatório, não apresentou mais nenhum dos problemas citado acima, vou fazer novo teste aplicando em outra maquina um modelo paralelo e com uma corrente superior para depois de certo eu adicione nos demais equipamentos, pois não encontro este modelo da Intel para comprar aqui na minha cidade!

 

Agradeço sua atenção caro colega, depois vos apresento os resultados e as especificações dos periféricos.

 

Ótimo sábado a todos, um abraço... 

 

Uma solução simples e que talvez evitaria até na troca seria entrar na BIOS e setar a fan do cooler para ficar sempre em rotação máxima após certa temperatura, algo em torno de 55°.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu gostaria de alguma recomendação de um cooler pra um Pentium E5300 2,60ghz. O cooler que estou usando é o meu velho cooler do Pentium D 805 2,66ghz. Ele faz um ótimo trabalho, mas está barulhento demais, eu não aguento mais, eu não consigo nem dormir com o PC ligado (se bem que o meu sono é leve XD). Eu consigo escutar o barulho do PC do banheiro o.O

Eu gostaria de um cooler como o do Pentium D (de alumínio com base de cobre), e bem silencioso. O meu orçamento tá meio apertado, posso gastar até uns 100 reais.


Thanks in advance!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

  Olá e bom dia, estou aqui para pedir para os senhores sugestões de water cooler, sou muito novato nessa área de refrigeração com líquido então tenham paciência por favor. 

 

Meu processador é o seguinte: i5-4460 3.2GHz (3.4GHz Max Turbo) 6MB LGA 1150 c/ Intel HD Graphics BX80646I54460

 

  Gostaria de atingir esse max turbo sem nenhum problema. O fato de eu querer comprar um water cooler é como você disse, mais silencioso e o fato de eu querer fazer um overclock mais pra frente. Meu gabinete é um PCYes Bizon com 5 fans, então não sei se é necessário um water cooler ou se a refrigeração do gabinete já da conta.

 

  Agradeço desde já a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!