Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia sobre o que influencia no desempenho de um Cooler/Recomendação de Coolers.


Posts recomendados

  • 2 semanas depois...

Bom dia.

Eles já estão trabalhando na faixa de ± 65° e 70° sem cooler, possui apenas dissipador refrigerado pela ventoinha da própria fonte que não esta sendo suficiente para mantê-lo refrigerado. 

 

 

Façamos algumas observações.

Para utilização de um cooler passivo, o mesmo deve ser destinado a esse fim, sendo maior que os coolers ativos (Dissipador + Fan) convencionais para melhor resultado, porém para fazer uso de um

cooler passivo é de impressindível que o gabinete seja bem refrigerado.

Outro fator a se considerar é que o cooler da fonte (principalmente das genéricas) não fazem parte da refrigeração do gabinete, porque faz o trabalho de exaustão, retirando o ar do gabinete para refrigerar

a própria fonte, logo se o ar que vem do gabinete está superaquecido, você terá perda de desempenho tambem na fonte.

O recomendado seria um modelo ativo (Dissipador + Fan) mesmo que seja um cooler modelo box (Original), com certeza os resultados serão bem melhores que apenas o dissipador.

Abraço

 

Eu gostaria de alguma recomendação de um cooler pra um Pentium E5300 2,60ghz. O cooler que estou usando é o meu velho cooler do Pentium D 805 2,66ghz. Ele faz um ótimo trabalho, mas está barulhento demais, eu não aguento mais, eu não consigo nem dormir com o PC ligado (se bem que o meu sono é leve XD). Eu consigo escutar o barulho do PC do banheiro o.O

Eu gostaria de um cooler como o do Pentium D (de alumínio com base de cobre), e bem silencioso. O meu orçamento tá meio apertado, posso gastar até uns 100 reais.

Thanks in advance!

 

 

O modelo na faixa dos 100 reais com melhor custo x benefício é o Hyper Tx3 da Cooler Master.

Pequeno porém com excelente desempenho.

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=35108&origem=52&utm_source=GOOGLE-SHOPPING&utm_medium=COMPARADOR&gclid=CJPOhr3Uo8UCFU4Q7Aod4AgAIw

 

Porém como não foi citado o modelo do gabinete, é importante averiguar se existe espaço suficiente para instalação do cooler, logo que se trata de um modelo torre bem mais alto que o modelo original.

Uso este modelo e recomendo, faz um execelente trabalho.

Abraço

 

  Olá e bom dia, estou aqui para pedir para os senhores sugestões de water cooler, sou muito novato nessa área de refrigeração com líquido então tenham paciência por favor. 

 

Meu processador é o seguinte: i5-4460 3.2GHz (3.4GHz Max Turbo) 6MB LGA 1150 c/ Intel HD Graphics BX80646I54460

 

  Gostaria de atingir esse max turbo sem nenhum problema. O fato de eu querer comprar um water cooler é como você disse, mais silencioso e o fato de eu querer fazer um overclock mais pra frente. Meu gabinete é um PCYes Bizon com 5 fans, então não sei se é necessário um water cooler ou se a refrigeração do gabinete já da conta.

 

  Agradeço desde já a atenção.

 

 

Tenha em mente que nem sempre um Water Cooler é mais silêncioso que um Air cooler, em alguns casos pode ser até mais ruidosos.

Eu particularmente não sou fan de WC, principalmente da linha de entrada como Corsair H60, Seidon 120mm etc. Não que sejam cooler ruins, muito pelo contrário, são produtos de excelente qualidade,

o que não me agrade é o custo benefício (Resultado proporcionado baseado no investimento).

Porém para efetuar alguma recomendação sendo ela AC ou WC, é preciso saber qual valor máximo pretende investir.

Abraço

 

Pessoal podem me recomendar um cooler que seja aproximadamente do mesmo tamanho que o cooler box, porém com performance melhor? Cpu i3 4150. Fonte Corsair CX600.

Meu gabinete é um Sharkoon CA M e tenho pouco espaço pra tudo, por isso preciso otimizar tudo que for possível.

Grato

 

O desempenho de um cooler está ligado a vários fatores. Material usado, tamanho do cooler, potência da fan etc.

O modelo que mais se aproxima das caracteristicas desejadas seria um destes.

Zalman Cpns8900

http://www.kabum.com.br/produto/30586/cooler-zalman-cnps8900-extreme-1155-1156-1366-775-fm1-am3-am3-am2-am2-

 

Zalman Cpns2X

https://www.queropreco.com/cooler-lga-1366-am2-fm2-zalman-cnps2x.html

Deste modelo encontrei apenas reviwes gringos falando sobre o desempenho. Caso queira dar uma olhada

http://www.frostytech.com/articleview.cfm?articleid=2728&page=4

 

http://www.tweaktown.com/reviews/5660/zalman-cnps2x-mini-itx-cpu-cooler-review/index7.html

Ambos são feitos em cobre e possuem tecnologia heatpipe, o que proporciona um desempenho melhor que os modelos originais, porém não sei lhe dizer o quão melhor seria.

Vale ressaltar que antes de escolher qualquer modelo, é de extrema importância que verifique no gabinete se há espaço suficiente para instalação do mesmo.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL é, pois é.... já se passou um mês e foi exatamente esse cooler que comprei, junto com um gabinete novo =D Estou esperando chegar...

 

 

Fez bem. Só quem já perdeu a configuração inteira para o superaquecimento sabe a dor de cabeça que é (Experiência própria).

Quando estiver tudo montado, faça novos testes e poste os resultados, essas informações enriquecem ainda mais o tópico além de serem úteis para outros colegas

que passam pelo mesmo problema.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nightfall

Tenho pela especificação do gabinete até 10 cm de altura pro cooler Cpu. Estou preocupado pois a temperatura do sistema (vga e cpu) batendo a casa dos 80 graus.

Devo me preocupar?

Alguma recomendação?

No caso da Vga não há razões para precoupação, placa de vídeo são projetadas para operar em altas temperaturas, já que o intúito delas é justamente rodar aplicativos que a placa gráfica intergrada não suporta, já o processador está muito acima do recomendado.

Com essa especificação de altura ambos irão caber sem problemas, o problema é a largura, o CPNS 89000 possui uma fan de 110mm possuindo largura total de 120mm, e apesar de ser

a melhor opção entre os dois citados é importante verificar se há esse espaço disponível no gabinete.

Outro fator importante a ser frisado é que não basta trocar o cooler do processador, a adição de fans auxiliares no gabiente é de suma importancia para a refrigeração de toda a configuração, principalmente da placa mãe que é negligenciada mas que sofre até mais que o processador em certos casos.

Verifique a possibilidade de pelo menos 2 fans, 1 retirando inserindo ar frio (Normalmente instalada no painel frontal ou lateral) e outra retirando ar quente (painel superior ou traseiro).

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se puder dar uma olhada nas especificações do gabinete, eu agradeço.

http://www.sharkoon.com/?q=en/node/2609

Ele tem uma fan de 120mm no topo, mas acredito que ela é fraca.

 

Pensei em trocar por essa aqui:

http://www.kabum.com.br/produto/19462/cooler-fan-aerocool-en55451-shark-black-edition-14-cm

 

Essa tem o maior CFM que achei, apesar de ser carinha

 

Outra opção seria essa:

http://www.kabum.com.br/produto/47534/coolermaster-cooler-sickleflow-12cm-r4-sxdp-20fr-r1-com-led-vermelho

 

Sobre o cooler, acredito que caiba sim, só o que me preocupa é a altura das memorias (estão bem ao lado do processador).

 

A placa-mãe que tenho é uma ASUS B85m-e BR. O cooler stock está numa posição tranquila, mas ele é bem menos largo.

 

 

Para o cooler pensei nesse aqui também

 

http://www.kabum.com.br/produto/38799/cooler-thermaltake-p-processador-bigtyp-revo-120mm-aluminium-clp0602/?tag=revo

 

É um pouco mais caro do que você indicou, mas parece ser mais robusto (5 heatpipes, cobre, etc)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se puder dar uma olhada nas especificações do gabinete, eu agradeço.

http://www.sharkoon.com/?q=en/node/2609

Ele tem uma fan de 120mm no topo, mas acredito que ela é fraca.

 

Pensei em trocar por essa aqui:

http://www.kabum.com.br/produto/19462/cooler-fan-aerocool-en55451-shark-black-edition-14-cm

 

Essa tem o maior CFM que achei, apesar de ser carinha

 

Outra opção seria essa:

http://www.kabum.com.br/produto/47534/coolermaster-cooler-sickleflow-12cm-r4-sxdp-20fr-r1-com-led-vermelho

 

Sobre o cooler, acredito que caiba sim, só o que me preocupa é a altura das memorias (estão bem ao lado do processador).

 

A placa-mãe que tenho é uma ASUS B85m-e BR. O cooler stock está numa posição tranquila, mas ele é bem menos largo.

 

 

Para o cooler pensei nesse aqui também

 

http://www.kabum.com.br/produto/38799/cooler-thermaltake-p-processador-bigtyp-revo-120mm-aluminium-clp0602/?tag=revo

 

É um pouco mais caro do que você indicou, mas parece ser mais robusto (5 heatpipes, cobre, etc)

 

Não estou acostumado com gabinetes com espaço tão restrito, logo não tenho uma noção real de espaço disponível.

O único jeito de se ter a ter certeza é abrindo o gabinete e efetuando uma medição para verificar.

Sobre as fans, as originais de gabinete costumam ser mesmo em fracas, mas ainda sim é melhor que não ter.

A Aerocool shark é uma excelente escolha, tenho 2 em meu gabinete e são ótimas. No seu caso seria interessante adicionar uma também no painel lateral, talvez você pode aproveitar até

mesmo a original que esta atualmente no painel superior, ficando assim 1 fan na lateral injetando ar frio, e 1 no painel superior retirando ar quente.

Eu só não sou muito fan da loja que você pesquiso (Kabum), eles são os mais careiros da internet. Em outros sites você encontra por preços bem menores.

https://www.guerradigital.net/fan-aerocool-shark-devil-red-edition-120mm-en55437.html

O cooler recomendado realmente é bem largo. 11cm, e por sim atrapalhar se você usa mais de 1 pente de memória.

Sobre o cooler que você citou não encontrei nenhum relato nacional, porém testes em sites gringos atestam que o mesmo tem uma eficiência maior que o modelo

original, a questão é a altura, que fica no limite do recomendado pelo fabricante do seu gabinete, 105mm.

Como já dito, o único jeito de se ter certeza é abrindo o gabinete e medindo o espaço disponível.

http://www.overclockersclub.com/reviews/tt_bigtyp_revo/5.htm

 

A questão do preço é justamente por essa alta exagerada na cotação do dolar. Cooler que custavam 110,00 no início do ano não se encontra por menos de 150,00 atualmente.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o cooler Thermaltake e a fan sickeflow.

 

A fan serviu direitinho apesar de ser um pouco mais larga e melhorou uum pouco a performance do sistema.

 

Já o cooler não serviu. No fim a altura dele em relação ao gabinete daria, o problema foi a a altura em relação às memórias. Minhas memórias são Corsair Vengence, que possuem dissipador, e aí o cooler bateu nos dissipadores das memórias.

 

Pelo jeito uma solução boa seria um cooler vertical, porém que tenha até 10 cm de altura.

 

Conhecem alguma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o cooler Thermaltake e a fan sickeflow.

 

A fan serviu direitinho apesar de ser um pouco mais larga e melhorou uum pouco a performance do sistema.

 

Já o cooler não serviu. No fim a altura dele em relação ao gabinete daria, o problema foi a a altura em relação às memórias. Minhas memórias são Corsair Vengence, que possuem dissipador, e aí o cooler bateu nos dissipadores das memórias.

 

Pelo jeito uma solução boa seria um cooler vertical, porém que tenha até 10 cm de altura.

 

Conhecem alguma coisa?

Por essa razão eu mencionei a importância de abrir o gabinete e verificar o espaço disponível.

O menor cooler de modelo torre que tenho conhecimento é o Hyper tx3 da Cooler Master que tem cerca de 13,5cm de altura.

No seu caso em específico existem duas saídas.

1° - Maximizar o fluxo de ar no gabinete através de fans com desempenho extremo como Xtraflo 120mm da Cooler Master ou Akasa Viper 120mm. São fans com alto CFM e muita pressão estática,

isso dará uma aliviada na temperatura geral do hardware, porém pode resolver ou não.

2° - Optar pela compra de um Water Cooler, que nestes casos onde o espaço é reduzido casam muito bem.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-653743731-water-cooler-cpu-seidon-120v-cooler-master-120mm-intel-amd-_JM

O desempenho é comparável a um Air Cooler da linda 212evo da Cooler master.

Aqui mesmo no fórum tem testes dele caso tenha interesse.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-seidon-120m-da-cooler-master/2849

Volto a ressaltar a importância de abrir o gabinete e verificar o espaço disponível afim de evitar dor de cabeça futura.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu abri o gabinete e medi tido com régua, etc, porém as especificações do cooler não mencionam a altura do heatsink em relação ao vão entre os heatpipes e o heatsink em si (não encontrei essa medida) . Pelas fotos deu pra ver que havia algum espaço, e inclusive há relatos q o cooler ajudava a resfriar as memórias, porém os dissipadores das memórias são altos. Enfim, o fluxo de ar já está otimizado, já há 2 fans no gabinete (uma na traseira e uma no topo). Se não há cooler no mercado q caiba, vou ficar com cooler stock e um dia se o cpu queimar, queimou, rs.

Os coolers bons estão custando quase tão caro quanto um i3 (meu caso) que não sei se compensa investir tanto.

Water cooler precisa de espaço pro radiador e não tenho nenhum. Todo espaço está otimizado e o único upgrade que dá pra fazer seria um cooler aproximadamente do mesmo tamanho do stock.

Agradeço a ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu abri o gabinete e medi tido com régua, etc, porém as especificações do cooler não mencionam a altura do heatsink em relação ao vão entre os heatpipes e o heatsink em si (não encontrei essa medida) . Pelas fotos deu pra ver que havia algum espaço, e inclusive há relatos q o cooler ajudava a resfriar as memórias, porém os dissipadores das memórias são altos. Enfim, o fluxo de ar já está otimizado, já há 2 fans no gabinete (uma na traseira e uma no topo). Se não há cooler no mercado q caiba, vou ficar com cooler stock e um dia se o cpu queimar, queimou, rs.

Os coolers bons estão custando quase tão caro quanto um i3 (meu caso) que não sei se compensa investir tanto.

Water cooler precisa de espaço pro radiador e não tenho nenhum. Todo espaço está otimizado e o único upgrade que dá pra fazer seria um cooler aproximadamente do mesmo tamanho do stock.

Agradeço a ajuda

Realmente o seu caso é complicado, porém acredito que o fluxo de ar maximizado já dê uma amenizada geral nas temperaturas.

Queimar é certeza que não vai pois praticamente todos os processadores atuais possuem sistema de segurança e quando chegam a uma temperatura arriscada

eles desarmam afim de evitar a queima.

Apenas lembrando que uma das fans deve estar injetando ar frio e outra retirando ar quente. NO seu caso eu mudaria a fan do painel traseiro para a lateral soprando ar para dentro do gabinete, assim ela

resfria também a placa mãe.

Abraço e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na lateral só há abertura pra saída de ar da fonte então fiquei sem opção mesmo... A traseira joga ar frio e a superior torá ar quente.. Com a fan nova deu uma melhorada (pequena mas deu) mas ficou bem mais barulhento... É a vida.

 

 

É amigo, infelizmente solução 100% mesmo apenas trocando o gabinete....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

E ae amigos! Vim aqui em busca do conhecimento de vocês hahah

 

Seguinte, eu tenho um FX-8350, e acho que todo mundo já sabe que o coolerbox dele é uma bo&*$, alem de fazer MUITO barulho, fato que me incomoda bastante. Planejo trocar toda a refrigeração do meu pc em um futuro próximo, então quero comprar um cooler, BARATO, mas que consiga resfriar meu processador e que seja mais silencioso que o coolerbox (plmr de deus!).

 

Alguma sugestão? ^^

 

PS: Um colega me recomendou esse cooler aqui :Cooler Ice Cube 3 Extream Cpexhp-02. Mas não achei muitas informações sobre ele na net, alem de ser muito barato pra "tanta coisa", o santo desconfia hahahhaha

 

Processador - FX-8350
Placa-mãe - GA-970A-UD3P

Gabinete - Sentey optimus gs-6000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Beatriz.V

 

Seu gabinete tem uma largura de 19 cm.. Acredito que um cooler com uns 15 cm de altura, caiba e não te dê dor de cabeça, pois esse gabinete tem um fan de 180mm no painel lateral, que come um pouco de espaço interno..

 

O cooler que te recomendaram, deve ser esse

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-extream-ice-cube-2/1759/1

 

Veja a conclusão..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola gostaria de uma indicação de um cooler para processador.

Meu processador é um AMD ATHLON 64 X2 DUAL CORER PROCESSOR 5000+

Ele esquenta por demais, frita, tenho que usar ventilador para jogar, uso pasta térmica de ótima qualidade e aplico perfeitamente.

 

Agradeço se possível me indicarem sites com bons preços e coolers de ótima qualidade, obrigado galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ótima qualidade significa preço alto, os air coolers bons estão na faixa de 200 dilmas. Os que eu mais gosto, porém estão bem difíceis de encontrar no mercado hoje em dia são os CM 212x, EVGA ACX e Xigmatek DK II. Pesquisando agora só achei o 212x com preço aceitável, os outros estão custando os olhos da cara.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-727236428-cooler-master-hyper-212x-para-intel-amd-oferta-loi-brasil-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal gostaria de comprar um water cooler para meu processador ue e um A8 5600k, meu pc começou a desligar baixei o HWmonitor e segundo ele , quando estou jogando ele esta chegando a 100 graus e as vezes passa disso, ele esta sem overclock sem nada, quando esta no modo standard bate 75 graus, gostaria da indicação de um water cooler de ate 450,00. achei o corsair h80i por 400 reais compeça pegar ele ou tem algum melhor nessa faixa de preço, lembrando que o socket e fm2.(ou e melhor trocar de processador?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá galera,

 

o calor no RJ esta de matar e o pc esta super aquecendo de mais. Estou pensando em comprar um cooler novo mais um gabinete bom para dar uma resfriada nele.

 

Gostaria de indicações.

 

o meu pc é:

Processador FX 6300
placa-mãe 970A-D3
Memória  4gb ddr3
FONTE: Corsair cx500

Placa de vídeo: GTX 960

 

 

Um gabinete que foi recomendado foi o  Deepcoll Kendome Titanium alguem sabe se é bom? Necessita de fans extra?

E uma duvida era se com os fãns extra e gabinete novo a fonte continua aguentando de boa.

 

 

Gostaria de gastar uns R$500 com tudo no máximo R$700.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!