Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia sobre o que influencia no desempenho de um Cooler/Recomendação de Coolers.


Posts recomendados

Antes de tudo, não sei se ele ainda lê os posts mas meus parabéns e meu muito obrigado ao autor do tópico!

Eu vi a lista de sugestões, mas por ser um tópico antigo estou em dúvida se anda são válias. Então gostaria de pedir ajuda para um cooler para a seguinte configuração:

Gabinete Haf 922

i7 4770

Asus Sabertooth z87

2 x Placa de vídeo MSI GTX 760 OC 4GB

Fonte Seasonic x660

8GB Memoria DDR3 1.600MHz 8GB (2x 4GB) G.Skill RipjawsX

Controlador de Fan Aerocool 2100

Fans: 3x200mm 1x 120mm 1x140mm

3 HDs + 1 SSD

2 Gravadores de DVD.

Nota: Não sei se influencia mas vou usar 3 monitores Benq xl2420t então deve puxar bastante dos componentes.

Estou pensando no V8 GTS da Cooler Master.

Li o review dele e me parece ser excelente. Ele encaixa de boa na minha configuração e traz mesmo um bom desempenho?

Enfim, fico MUITO grato pelas sugestões.

Abraços a todos!

_______________________________

Edit: Eu sei que isso é ridículo, mas beleza é importante para mim. auhsaushuahs

Estou montando um pc que para mim é muito bom e eu quero que ele seja bonito. hahaha

Também monto os meus PCs levando em conta a beleza dos componentes... =p

Acho só estranho a escolha da MB e memoria se o processador não faz overclock.

Sobre o cooler ele tem um desempenho bom, mas não acredito que tenha um bom custo x benefício, com o preço dele dá pra pegar um antec h20 620 e sobra dinheiro, mas se for por causa da estética então pode ir nele. Mas pelos itens comprados escolheria um WC melhor e pegaria um 4770k.

Corsair h100i seria uma boa!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também monto os meus PCs levando em conta a beleza dos componentes... =p

Acho só estranho a escolha da MB e memoria se o processador não faz overclock.

Sobre o cooler ele tem um desempenho bom, mas não acredito que tenha um bom custo x benefício, com o preço dele dá pra pegar um antec h20 620 e sobra dinheiro, mas se for por causa da estética então pode ir nele. Mas pelos itens comprados escolheria um WC melhor e pegaria um 4770k.

Corsair h100i seria uma boa!

Então cara, eu nem tinha considerado Water Coolers por medo mesmo, mas agora que vi que não tem perigo significativo dei uma olhada neles.

Com base nesse Corsair Hydro Series H100i que você mandou também olhei o Water 2.0 Pro Thermaltake, o Cooler Master TPC 812 e o Cosair Hydro Series H80.

O Water 2.0 Pro me pareceu o melhor deles. Ele resfria um pouco menos com o pc ocioso, mas em situações de grande temperatura ele se sai melhor que os outros. Em segundo lugar coloquei esse Corsair H100i que é muito estável e tem desempenho quase igual ao Water 2.0 Pro, sendo até melhor com o pc ocioso. E no final sem muita análise deixei como referência de bons coolers esses outros dois, o TPC 812 e o H80.

Uma coisa que me preocupou é que no caso do h100i eu teria de instalar ele no teto do gabinete (Haf 922). E eu queria um que eu pudesse instalar tirando apenas a ventoinha traseira. Como é o caso do Water 2.0, TPC 812 e Hydro H80. O TPC 812 saiu da lista por não ser bonito o suficiente. u.u

E devido ao problema com o H100i gostaria de uma opinião:

Dúvidas

1) Entre o h80, h80i e o Water 2.0 Pro, qual vocês acham que vale mais a pena?

2) Pela configuração que eu citei, a fonte aguenta tranquilo, né? Digo, esses coolers não puxam demais não, puxam?

Obrigado e abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara, eu nem tinha considerado Water Coolers por medo mesmo, mas agora que vi que não tem perigo significativo dei uma olhada neles.

Com base nesse Corsair Hydro Series H100i que você mandou também olhei o Water 2.0 Pro Thermaltake, o Cooler Master TPC 812 e o Cosair Hydro Series H80.

O Water 2.0 Pro me pareceu o melhor deles. Ele resfria um pouco menos com o pc ocioso, mas em situações de grande temperatura ele se sai melhor que os outros. Em segundo lugar coloquei esse Corsair H100i que é muito estável e tem desempenho quase igual ao Water 2.0 Pro, sendo até melhor com o pc ocioso. E no final sem muita análise deixei como referência de bons coolers esses outros dois, o TPC 812 e o H80.

Uma coisa que me preocupou é que no caso do h100i eu teria de instalar ele no teto do gabinete (Haf 922). E eu queria um que eu pudesse instalar tirando apenas a ventoinha traseira. Como é o caso do Water 2.0, TPC 812 e Hydro H80. O TPC 812 saiu da lista por não ser bonito o suficiente. u.u

E devido ao problema com o H100i gostaria de uma opinião:

Dúvidas

1) Entre o h80, h80i e o Water 2.0 Pro, qual vocês acham que vale mais a pena?

2) Pela configuração que eu citei, a fonte aguenta tranquilo, né? Digo, esses coolers não puxam demais não, puxam?

Obrigado e abraços a todos!

Em desempenho h100i é o melhor atualmente mas é 240mm, como você quer colocar na parte de trás, acredito que essa seja a referência:

h80i > kraken x40 > water 2.0 pro > zalman lq315 > seidon 120xl

Sobre a fonte ela aguenta tranquilo sim, wc não puxa tanta energia assim!

Vai agora da sua preferência pela marca, beleza e preço que encontrar dos produtos.

Todos estes devem ser encontrados na faixa dos 350 (por isso indicar o h100i, porque também tá nesse preço e é o melhor), acho que o seidon 120xl que consegue encontrar por menos de 300...

Cuidado que alguns são 140mm, acho que o kraken x40 então não sei se caberia no seu gabinete!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em desempenho h100i é o melhor atualmente mas é 240mm, como você quer colocar na parte de trás, acredito que essa seja a referência:

h80i > kraken x40 > water 2.0 pro > zalman lq315 > seidon 120xl

Sobre a fonte ela aguenta tranquilo sim, wc não puxa tanta energia assim!

Vai agora da sua preferência pela marca, beleza e preço que encontrar dos produtos.

Todos estes devem ser encontrados na faixa dos 350 (por isso indicar o h100i, porque também tá nesse preço e é o melhor), acho que o seidon 120xl que consegue encontrar por menos de 300...

Cuidado que alguns são 140mm, acho que o kraken x40 então não sei se caberia no seu gabinete!

Bem, no momento eles estão assim:

H100i ( Portal da Informática - 350,00 | Balão da Informática 363,00)

H80i (337,00 Starhouse ou Balão da Informática)

Thermaltake Water 2.0 pro (portal informática 363,00 | extra 406,00)

Zalman lq315 (techclube – 380,00)

Seidon 120xl ( cia eletronicos – 307,00 | star house – 316,00 | extra 398,00)

*Pesquisa de preços em 20/09/2013

Complicado é que o H100i tá com um preço muito próximo do H80i...

Eu tinha que pegar o H100i. Mas fico pensando, será que vai fazer muita falta em meu gabinete tirar o Fan superior(marcado de verde na imagem)?

No caso de pegar o H80i ele substituiria o fan marcado de roxo.

E também, tem muita diferença entre os dois?

Sistema_de_Refrigera_o_2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não vai fazer over, acredito que a diferença não vai ser tão grande, mas se no futuro pensasse em fazer over (teria que trocar o processador por um 4770k), não sei se o pessoal aqui recomenda a baradel, mas lá o h100i tá menos de 330,00 e o seidon 120xl menos de 290,00.

Se não for fazer over, pega o mais barato (e mais agradável visualmente no seu caso =P)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Galera tudo bem? Estou com uma duvida cruel, tenho um processador AMD Bulldozer FX 8120 e fiquei sabendo que ele esquenta demais, estou estudando minha melhor opção no jogo de dissipador e fans, meu gabinete suporta fans de 120mm, para o processador estou em duvida entre um Zalman CNPS12x um WC H80i ou alguma outra sugestão. E para os fans do gabinete estou indo de Aerocool Shark Blue Edition 120mm (EN55420), creio que vou colocar 4 por enquanto. então o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Olá Galera tudo bem? Estou com uma duvida cruel, tenho um processador AMD Bulldozer FX 8120 e fiquei sabendo que ele esquenta demais, estou estudando minha melhor opção no jogo de dissipador e fans, meu gabinete suporta fans de 120mm, para o processador estou em duvida entre um Zalman CNPS12x um WC H80i ou alguma outra sugestão. E para os fans do gabinete estou indo de Aerocool Shark Blue Edition 120mm (EN55420), creio que vou colocar 4 por enquanto. então o que acham?

Entre os dois modelos pretendidos o H80 é sem dúvida superior em desempenho. A questão é se você pretende pagar tanto por um Water Cooler, já que existem Air Coolers com mesmo desempenho por mais de 100,00 reais a menos. Claro essa escolha depende de você.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-524576321-water-cooler-corsair-h80i-hydro-series-high-performace-h80-_JM

Para outras indicações é necessário saber qual uso se dará a configuração (Edição de vídeo, Benchmark, jogos etc) e qual valor pretende investir.

Existem diversos cooler que podem ser recomendados, um para cada necessidade ou intenção de uso.

Coolers básicos, para quem não deseja fazer Overclock ou que desejam economizar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-520169448-cooler-blizzard-t2-cooler-master-rr-t2-22fp-r1-intel-amd-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-520173072-cooler-coolermaster-hyper-tx3-evo-intel-e-amd-3-heat-_JM

Cooler Intermediários, para usuários que querem um bom desempenho sem gastar uma fortuna. (Alguns modelos até suporte um LEVE overclock)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-520174290-coolermaster-cooler-p-cpu-hyper-t4-pwm-intel-e-amd-nf-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-528506386-cooler-para-processador-cooler-master-hyper-212x-intel-amd-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-520178969-cooler-master-hyper-212-evo-2011-1366-1156-1155-am3-fm1-am2-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-519997684-cooler-venom-akasa-multi-socket-i3-i5-i7-am2-am3-_JM

Coolers para que deseja desempenho superior.

http://www.kabum.com.br/produto/24702/cooler-coolermaster-hyper-612-90cm-rr-h612-20pk-r1

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-528100327-cooler-de-processador-akasa-venom-voodoo-lga-2011-_JM

Já estes podem ser considerados os melhores coolers de Ar do mercado Brasileiro (contando o custo benefício claro), possuindo inclusive desempenho similar (ou muito próximo) do próprio H80 da Corsair, sendo bem mais baratos.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-517230468-cooler-zalman-cnps10x-extreme-pode-retirar-sp-_JM

http://www.kabum.com.br/produto/7297/cooler-zalman-cnps10x-extreme-c-led-1366-1156-775-am3-am2-am2-

http://www.kabum.com.br/produto/23036/cooler-evga-p-cpu-superclock-m020-00-000234

Nestes dois últimos modelos é interessante dizer que o EVGA Superclock possui o melhor custo benefício, pois além do melhor desempenho é também mas barato, no entanto o Zalman possui um controlador de velocidade através de controle remoto (Removível), o que se torna uma facilidade incrível na hora de se utilizar.

A escolha claro fica a seu critério, todos os coolers citados acima ou mesmo os dois citados por você são excelentes opções.

Grande abraço e boa sorte

Galera, estou num cooler box AMD e consegui esse 2 coolers por 99 reais. Qual é o melhor?

Hyper X6 Elite Cooler Master

Cooler Master Hyper N620

A diferença para o box é grande, vale a pena?

O N620 da cooler master é um modelo topo de linha, que possui desempenho igualável aos melhores coolers de ar do mercado.

O X6 Elite infelizmente não posso opinar, pois não conheço seu desempenho.

A questão é que se tratam de coolers caros, se foram encontrados por este preço, não perca a oportunidade pois estão realmente muito baratos (Cuidado com a procedência caso se trate de produtos usados).

A diferença entre um cooler modelo torre básico como o Blizzard T2 mini ou Hyper Tx3 já é grande, neste caso então que são modelos topo de linha essa diferença é gritante.

Nos testes efetuados pelo CDH a diferença entre o Cooler Padrão Intel (Box) e o Hyper N620 foram de exatos 51° (Isso o processador em carga máxima com OverCLock).

Vale sim muito a pena, pois todo investimento em segurança é sempre válido e seu hardware agradece.

Caso queira ver os testes.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-Hyper-N620-da-Cooler-Master/1834/7

Abraço e boa sorte na escolha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NIGHT FALL, obrigado pela resposta. O cooler achei por esse preço novo mesmo em uma promoção.

Você sabe se esse N620 corre algum risco de as memorias atrapalharem ele? Tenho a GSkill RIPJAWS.

Atrapalhar é muito provável que vá sim, talvez até impossibilitando a instalação de um pente de memória no primeiro slot, mas como você usa apenas 2 pentes e sua placa possui 4 slots, você pode simplesmente move-las para os slots posteriores, utilizando ainda o recurso Dual-chanel.

No mais acredito que não haverá nenhum problema.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NIGHT FALL, obrigado pela resposta. O cooler achei por esse preço novo mesmo em uma promoção.

Você sabe se esse N620 corre algum risco de as memorias atrapalharem ele? Tenho a GSkill RIPJAWS.

Atrapalhar é muito provável que vá sim, talvez até impossibilitando a instalação de um pente de memória no primeiro slot, mas como você usa apenas 2 pentes e sua placa possui 4 slots, você pode simplesmente move-las para os slots posteriores, utilizando ainda o recurso Dual-chanel.

No mais acredito que não haverá nenhum problema.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Pessoal estou na dúvida se vale a pena trocar o cooler box da AMD.
Meu PC atual está na minha assinatura, só falta trocar a VGA que estou pesquisando de qual fabricante pegar.

Hoje vendo pelo HWMonitor a temp atual está em 18ºC RPM em 1580 idle, ainda vou fazer teste jogando.

A questão nem é se vale a pena trocar, mas sim se é necessário.

Me agrada o da zalman ser "totalmente" em cobre.
Pensei no Cooler Master Hyper TX3 EVO ou no ZALMAN USA CNPS9700 LED.

Queria opiniões, pois tenho um colega que vai para o EUA e talvez fosse interessante comprar lá. 

Obs.: fiquei pesquisando e o CNPS9700 não tem 4-PIN, precisando usar o adaptador que vêm nele para aumentar a rotação do cooler, então a opção seria o CNPS9900A, que está custando na possível loja de compra nos EUA $ 39,95

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Boa Tarde,

 

Estou montando um PC Gamer eu estou procurando entende melhor essa parte da refrigeração, tenho um Gabinete Sentey Optimus Gs 6000 II e ele ja vem com 3 Fans, um na frente, um atras, e um para o HD, e ai esta a duvida há nessecidade para mais, por ele tem suporte para mais Fans tanto que no manuel mostra os locais aonde colocar mais, será que preciso de mais Fans para obter uma boa refrigeração???
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal estou na dúvida se vale a pena trocar o cooler box da AMD.

Meu PC atual está na minha assinatura, só falta trocar a VGA que estou pesquisando de qual fabricante pegar.

Hoje vendo pelo HWMonitor a temp atual está em 18ºC RPM em 1580 idle, ainda vou fazer teste jogando.

A questão nem é se vale a pena trocar, mas sim se é necessário.

Me agrada o da zalman ser "totalmente" em cobre.

Pensei no Cooler Master Hyper TX3 EVO ou no ZALMAN USA CNPS9700 LED.

Queria opiniões, pois tenho um colega que vai para o EUA e talvez fosse interessante comprar lá. 

Obs.: fiquei pesquisando e o CNPS9700 não tem 4-PIN, precisando usar o adaptador que vêm nele para aumentar a rotação do cooler, então a opção seria o CNPS9900A, que está custando na possível loja de compra nos EUA $ 39,95

 

A troca do cooler box é recomendada quando o mesmo não atende no quesito desempenho ou silêncio, o que é praticamente 80% dos casos.

Processador a 18°C? :eek: :eek:

Me parece que esse sensor deve está bugado, pois so no alasca você conseguiria uma temperatura tão baixa. :D

Infelizmente a temperatura em idle não diz muita coisa, recomendado é efetuar um teste de stress (usando o prime95 ou similar), fazendo o monitoramento das temperaturas com Hwmonitor ou SpeedFan.

Já que vai fazer aquisição no exterior, procure um modelo com melhor desempenho, a diferença de preços la fora são muito pequenas, tornando o custo x benefício ainda maior.

Modelos como Hyper 212evo, Hyper 212x, hyper 412, hyper T4 são opções que muito provavelmente encontrará por lá.

 

Abraço

 

 

Boa Tarde,
 
Estou montando um PC Gamer eu estou procurando entende melhor essa parte da refrigeração, tenho um Gabinete Sentey Optimus Gs 6000 II e ele ja vem com 3 Fans, um na frente, um atras, e um para o HD, e ai esta a duvida há nessecidade para mais, por ele tem suporte para mais Fans tanto que no manuel mostra os locais aonde colocar mais, será que preciso de mais Fans para obter uma boa refrigeração???

 

 

Tudo depende do destino que será dado a configuração.

Acredito que antes de fazer um novo investimento em fans, adquira um cooler com melhor desempenho, o resultado será bem mais expressivo.

De imediato essa quantidade de fans já atende bem a demanda.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Galera, estou montando um pc mid-end e hoje recebi meu processador que é um FX 4300 Black Edition. O cooler box dele pra quem tem ou teve, é um melhorzinho (eu acho) do que os outros padrão. Pra quem teve, vale a pena ficar com ele ? Vi que ele tem uns "tubos" de cobre em volta dele e achei isso um diferencial, e ai, vale a pena ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, estou montando um pc mid-end e hoje recebi meu processador que é um FX 4300 Black Edition. O cooler box dele pra quem tem ou teve, é um melhorzinho (eu acho) do que os outros padrão. Pra quem teve, vale a pena ficar com ele ? Vi que ele tem uns "tubos" de cobre em volta dele e achei isso um diferencial, e ai, vale a pena ?

 

 

Sim sua observação está correta, a linha Box da Amd em geral é melhor que a linha Box intel, porém temos que ter em mente que os processadores AMD aquecem mais que os Intel, logo

temos o mesmo resultado.

Conforme dito no meu post anterior

 

A troca do cooler box é recomendada quando o mesmo não atende no quesito desempenho ou silêncio, o que é praticamente 80% dos casos.

 

Se o desempenho é satisfatório e o ruído não lhe incomoda, não ha necessidade de efetuar a troca, porém é interessante frizar que uma menor temperatura coopera para a saúde e

longevidade do hardware.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim sua observação está correta, a linha Box da Amd em geral é melhor que a linha Box intel, porém temos que ter em mente que os processadores AMD aquecem mais que os Intel, logo

temos o mesmo resultado.

Conforme dito no meu post anterior

 

 

Se o desempenho é satisfatório e o ruído não lhe incomoda, não ha necessidade de efetuar a troca, porém é interessante frizar que uma menor temperatura coopera para a saúde e

longevidade do hardware.

 

Abraço

Com certeza Night Fall... vou fazer um teste e irei avaliar se haverá necessidade de troca do cooler box. Já tenho na manga um da Coolermaster para compra caso esse não dê conta do recado, o Blizzard T2. Além de um bom preço, é bonito e deve ser eficiente. aproveitando a deixa, você me aconselharia a comprá-lo ? Não pretendo fazer overclock ou algo do tipo, usarei apenas pra tarefas diárias e jogos de vez em quando. Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza Night Fall... vou fazer um teste e irei avaliar se haverá necessidade de troca do cooler box. Já tenho na manga um da Coolermaster para compra caso esse não dê conta do recado, o Blizzard T2. Além de um bom preço, é bonito e deve ser eficiente. aproveitando a deixa, você me aconselharia a comprá-lo ? Não pretendo fazer overclock ou algo do tipo, usarei apenas pra tarefas diárias e jogos de vez em quando. Valeu

 

Eu particularmente não gosto do T2. Seu desempenho deixa muito a desejar, por este fato não recomendo.

Veja os testes feitos pela equipe do CDH.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-cooler-Blizzard-T2-da-Cooler-Master/2946

 

Apesar de ter usuários aqui do fórum que ficaram satisfeitos com seu desempenho, eu ainda acho que o Hyper Tx3 ainda é mais vantajoso.

Cooler Pequeno, relativamente barato e com desempenho muito bom.

Uso no meu phenon X4 a 2 anos e ele segura muito bem as temperaturas. Com cooler box passavam da casa dos 60°, hoje com o Tx3 não passam de 52° jogando.

Uma pena que em lojas virtuais o mesmo custe na casa dos 80 reais, eu paguei pelo meu 50 em uma loja aqui da minha cidade, por isso considero um excelente custo x benefício.

 

Teste

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-Hyper-TX3-da-Cooler-Master/1803

 

Preço

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-574890666-cooler-p-processador-hyper-tx3-cooler-master-intel-amd-_JM

 

Abraço e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente não gosto do T2. Seu desempenho deixa muito a desejar, por este fato não recomendo.

Veja os testes feitos pela equipe do CDH.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-cooler-Blizzard-T2-da-Cooler-Master/2946

 

Apesar de ter usuários aqui do fórum que ficaram satisfeitos com seu desempenho, eu ainda acho que o Hyper Tx3 ainda é mais vantajoso.

Cooler Pequeno, relativamente barato e com desempenho muito bom.

Uso no meu phenon X4 a 2 anos e ele segura muito bem as temperaturas. Com cooler box passavam da casa dos 60°, hoje com o Tx3 não passam de 52° jogando.

Uma pena que em lojas virtuais o mesmo custe na casa dos 80 reais, eu paguei pelo meu 50 em uma loja aqui da minha cidade, por isso considero um excelente custo x benefício.

 

Teste

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-Hyper-TX3-da-Cooler-Master/1803

 

Preço

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-574890666-cooler-p-processador-hyper-tx3-cooler-master-intel-amd-_JM

 

Abraço e boa sorte

Se as informações que estão no produto do Mercado Livre forem verídicas, ele não é compatível com AM3+, justamente o soquete do meu processador, um FX4300. Mas irei filtrar suas informações e decidir qual melhor negócio por enquanto. 

Valeu Night Fall !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se as informações que estão no produto do Mercado Livre forem verídicas, ele não é compatível com AM3+, justamente o soquete do meu processador, um FX4300. Mas irei filtrar suas informações e decidir qual melhor negócio por enquanto. 

Valeu Night Fall !

 

 

A diferença entre Am3 e Am3+ é apenas a pinagem. As travas e o apoio para o cooler são identicos.

Fique tranquilo é 100% compatível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!