Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Phenom X4 Quad Core 9750 ou Intel Core 2 Quad Q9300?


Posts recomendados

  • Membro VIP
Pessoal, ontem estava dando uma volta pela rua da informática aqui em brasília e consegui comprar a Gigabyte GA-G31M-S2L (R$145,90). Achei barato pelos preços que eu havia pesquisado, o que acham? Tambem dei uma pesquisada pela Radeon HD4850, e o mais barato que encontrei foi R$679, ta com preço bom (obviamente deve-se levar em conta que foi em loja normal, e não em distribuidor, ok? =P)?

Resolvi nao comprar em distribuidor e voltar pra loja que eu compro a quase 7 anos, onde confio e sei da qualidade dos produtos que vendem! ^^

Rapaz, encontrou num preço bom hein, vou dar um pulo lá também, quando for pegar a minha config nova. A propósito, qual loja de lá que você achou essa Gigabyte por esse preço?

Cara, R$ 679,00 tá caro essa placa, mas como você prefere pegar na loja em mãos, nem vou indicar nenhum site na net não, afinal de contas a escolha é sua. :)

Foi mal a sumida, FDS sabe como é... hehehe.

Mas tá ficando uma ótima máquina. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, encontrou num preço bom hein, vou dar um pulo lá também, quando for pegar a minha config nova. A propósito, qual loja de lá que você achou essa Gigabyte por esse preço?

Cara, R$ 679,00 tá caro essa placa, mas como você prefere pegar na loja em mãos, nem vou indicar nenhum site na net não, afinal de contas a escolha é sua. :)

Foi mal a sumida, FDS sabe como é... hehehe.

Mas tá ficando uma ótima máquina. :D

Fds é assim mesmo... hehehehe

Espero que tenha aproveitado! =D

Encontrei ela numa lojinha lá na rua da informatica, uma tal de RNV Info, se nao me engano. É uma lojinha bem pequena, no subsolo... Eles fizeram esse preço bom porque era a ultima do estoque. A que tava exposta eles podiam fazer mais barato ainda, mas como tava aberta, na prateleira e tal, preferí a que tava guardadinha! hehe

Po, nao achei estão mais cara a placa de video nao cara... Menos de 100 reais de diferença (tendo como base a tabela desatualizada que eu tenho! =P) é algo razoavel para se ter algo garantido, com suporte pertinho de casa se der algum problema, nao acha?

Encontrei o E8400 BOX por R$440 em loja já! Vou continuar procurando pra ver se acho mais barato ainda!! =D

Vai ser uma bagunça, porque cada peça vai ser de algum lugar! hiauhaiuhaiuahiuaha

Só as memorias que ainda to achando meio caras, o mais barato que encontrei foi 205 reais (2x2gb DDR2 667 Kingston)... Alias, falando nisso, me disseram que nao vale a pena comprar DDR2 800 pra essa maquina. Vou falar o que me disseram: falaram que se usar 2x DDR2 800, no dual channel a frequencia das memorias vão pra 1600, o que nao vai ser aproveitado pois a freq do processador é 1333. Daí falaram que, pra essa maquina basta comprar 667, pois no dual channel ficaria 1334, praticamente em cima da fre do processador, sem falar que é (um pouco) mais barato. Essa informação procede?

Valeuuuu! ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vish, falaram m**** pra você :P . O clock real dos chips é de 200Mhz, mas como ela transfere 4 dados por pulso de clock a frequência dela é dada como 800Mhz. E pode ter certeza o desempenho vai ser melhor.

Dá uma olhada neste artigo aqui da Wikipedia, que tem uma tabela bem bacana lá e vai facilitar e muito o entendimento.

http://pt.wikipedia.org/wiki/DDR2_SDRAM#Clocks_.28frequ.C3.AAncia.29

Ah e só complementando, o Dual Channel não aumenta a frequência, ele "dobra" a taxa de transferência de dados. Pense em duas memórias dual channel como uma pista com mais faixas para carros trafegarem. Onde os carros seriam os dados e as faixas as vias por onde passam os dados.

Recomendo a leitura deste artigo aqui também:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/673

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vish, falaram m**** pra você :P . O clock real dos chips é de 200Mhz, mas como ela transfere 4 dados por pulso de clock a frequência dela é dada como 800Mhz. E pode ter certeza o desempenho vai ser melhor.

Dá uma olhada neste artigo aqui da Wikipedia, que tem uma tabela bem bacana lá e vai facilitar e muito o entendimento.

http://pt.wikipedia.org/wiki/DDR2_SDRAM#Clocks_.28frequ.C3.AAncia.29

Ah e só complementando, o Dual Channel não aumenta a frequência, ele "dobra" a taxa de transferência de dados. Pense em duas memórias dual channel como uma pista com mais faixas para carros trafegarem. Onde os carros seriam os dados e as faixas as vias por onde passam os dados.

Recomendo a leitura deste artigo aqui também:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/673

Tipo, quando o cara falou eu fiquei meio pensativo... Por um lado me fazia sentido, mas no fundo eu tentava achar a razao pra nao concordar... Bem, vamos ver...

Com relação aos links que voce passou, vão ser lidos com certeza, assim que eu chegar em casa (ou no horario do almoço =P).

Ainda sobre as memorias, tenho uma duvida cruel sobre DualChannel. Se me permitem perguntar: Como eu sei que as memorias estão em D.C? Existe um programa que mostre isso? É possivel ver isso na BIOS? Porque tipo, até hoje nao descobri um jeito de comprovar que as memorias estão em dual...

Valeu!!! ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ôpa, sobre o Dual Channel, Usa o CPU-Z, é simples, free e não precisa nem instalar. :D

Quando você abre ele, assim que ele carregar os dados, é só clicar na Guia Memory e do lado direito, vai ter escrito Channel: Single ou Dual. Na Guia SPD você pode ter informações sobre as frequências, voltagens e fabricante das memórias que estão instaladas e também pode verificar em quais slots elas estão instaladas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ôpa, sobre o Dual Channel, Usa o CPU-Z, é simples, free e não precisa nem instalar. :D

Quando você abre ele, assim que ele carregar os dados, é só clicar na Guia Memory e do lado direito, vai ter escrito Channel: Single ou Dual. Na Guia SPD você pode ter informações sobre as frequências, voltagens e fabricante das memórias que estão instaladas e também pode verificar em quais slots elas estão instaladas.

Hum... Ja usei esse programa uma vez... É um programa de confiança??? Porque, se nao me engano, uma vez tive um problema com malwares e, num site sobre o assunto, mandaram limpar um dos registros no hijack que é criado quando se executa esse programa... Será que estou viajando?

EDITANDO:

Nao aguentei esperar pra ler o artigo... =P

Só que olha o que tem logo na primeira pagina:

No que diz respeito ao clock, se o controlador de memória for capaz de gerar apenas um clock de, digamos, 667 MHz (333 MHz x 2), suas memórias DDR2-800 funcionarão a 667 MHz neste caso. Esta é uma limitação física do controlador de memória.

Agora fiquei confuso... A DDR2 800 é limitada ou nao? =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha, o clock não dobra, falaram bobagem, o que dobra é a taxa de transferência e isso é bem diferente.

Sobre ela ter clock 200 MHz e transferir quatro dados tem um pequeno problema, já que outros lugares falam que ela transfere 2 dados e o clock é 400 (CDH, Anand..) enfim, o resultado no final é o mesmo, isso que importa :)

Ganho em muitos aplicativos realmente não aparece muito, mas levando em conta o FSB do E8400 se você usar as 667 vai ficar muito próximo dele e pode acabar perdendo um pouco de desempenho pois as memórias+controlador nunca trabalham em 100% do seu potencial, com as 800 você terá banda sobrando, e como o outro amigo citou, tem a diferença de preço.

Se nçao achar mais em conta tente comprar em lojas online, pode compensar bastante.

Não, a memória não será limitada porque as placas-mãe mais atuais trabalham com DDR2 800 em sua esmagadora maioria. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, o clock não dobra, falaram bobagem, o que dobra é a taxa de transferência e isso é bem diferente.

Sobre ela ter clock 200 MHz e transferir quatro dados tem um pequeno problema, já que outros lugares falam que ela transfere 2 dados e o clock é 400 (CDH, Anand..) enfim, o resultado no final é o mesmo, isso que importa :)

Ganho em muitos aplicativos realmente não aparece muito, mas levando em conta o FSB do E8400 se você usar as 667 vai ficar muito próximo dele e pode acabar perdendo um pouco de desempenho pois as memórias+controlador nunca trabalham em 100% do seu potencial, com as 800 você terá banda sobrando, e como o outro amigo citou, tem a diferença de preço.

Se nçao achar mais em conta tente comprar em lojas online, pode compensar bastante.

Não, a memória não será limitada porque as placas-mãe mais atuais trabalham com DDR2 800 em sua esmagadora maioria. ;)

Saquei!!! então a ideia é ter banda de sobra pra que a perda nao seja muito notavel... Entendi! ^_^

EDITANDO COM NOVA DUVIDA:

Me veio mais uma duvida agora: supondo que eu tenha 2x2Gb RAM DDR2 800 instalada, e usar essa configuração num SO de 32 bits (que nao tem suporte pra 4gb de RAM), o Dual Channel vai ocorrer do mesmo jeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS: O preço dessa X1950 ta correto (http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/649892)?????

Não, o preço dessa placa vária muito por não ter quase nenhuma à venda, mas esse preço está praticamente o dobro valor de lançamento dela!

Lojas Americanas = Sem noção. Adicionaram essa placa por um valor abusivo no catálogo de produtos e nem para atualizar o preço. Coitado de quem comprar.

Pessoal, até agora nao descobri uma fonte pra fazer esse sistema funcionar... Gostaria de uma ajuda de vocês...

Eu iria de Corsair VX450W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, o preço dessa placa vária muito por não ter quase nenhuma à venda, mas esse preço está praticamente o dobro valor de lançamento dela!

Lojas Americanas = Sem noção. Adicionaram essa placa por um valor abusivo no catálogo de produtos e nem para atualizar o preço. Coitado de quem comprar.

Eu iria de Corsair VX450W.

Pois é colega, sem comentarios esse preço que eles colocaram... Avemaria...

Agora, essa fonte que voce indicou, da conta do sistema que eu quero montar???? Porque vi um pessoal falando que pra essa placa de video tem que ser pelo menos 550... O que acham?

Outra coisa, alguem sabe onde vende o gabinete Zalman GS1000 ?

Valeu! ^^

EDITANDO:

Me veio mais uma duvida agora:

O que sigifica a parte em negrito, em 2x 2GB DDR2 1066Mhz 5-5-5-12 ??

Valeu!!! ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Saquei!!! então a ideia é ter banda de sobra pra que a perda nao seja muito notavel... Entendi! ^_^

EDITANDO COM NOVA DUVIDA:

Me veio mais uma duvida agora: supondo que eu tenha 2x2Gb RAM DDR2 800 instalada, e usar essa configuração num SO de 32 bits (que nao tem suporte pra 4gb de RAM), o Dual Channel vai ocorrer do mesmo jeito?

Sim o Dual Channel ocorrerá da mesma forma, mas como você citou a memória não será gerenciada corretamente.

Pois é colega, sem comentarios esse preço que eles colocaram... Avemaria...

Agora, essa fonte que voce indicou, da conta do sistema que eu quero montar???? Porque vi um pessoal falando que pra essa placa de video tem que ser pelo menos 550... O que acham?

Outra coisa, alguem sabe onde vende o gabinete Zalman GS1000 ?

Valeu! ^^

EDITANDO:

Me veio mais uma duvida agora:

O que sigifica a parte em negrito, em 2x 2GB DDR2 1066Mhz 5-5-5-12 ??

Valeu!!! ^^

São as latências das memórias, em uma explicação bruta, é o tempo de acesso às memórias. Quanto menor melhor. Recomendo este tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/latencias-cas-ras/65060

Ah e sobre a fonte, recomendo a Corsair 550VX só se pretender fazer um Crossfire depois. Para uma HD 4850 apenas, uma 450VX está ótima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim o Dual Channel ocorrerá da mesma forma, mas como você citou a memória não será gerenciada corretamente.

Sakei!!! Mas tipo, o fato de nao ocorrer um gerenciamento correto pode trazer algum maléficio? Tipo, perda de performance? Porque, provavelmente alguns dos aplicativos que eu quero usar nao devem ter suporte pra 64 bits...

São as latências das memórias, em uma explicação bruta, é o tempo de acesso às memórias. Quanto menor melhor. Recomendo este tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/latencias-cas-ras/65060

Vou ler sim, valeu!!!!

=D

Ah e sobre a fonte, recomendo a Corsair 550VX só se pretender fazer um Crossfire depois. Para uma HD 4850 apenas, uma 450VX está ótima.

Com relação à fonte, tem como me indicar um link pra comprar? Se nao for permitido postar aqui, mandar por MP?

Valeu de novo! ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação a fonte, sites confiáveis que eu já comprei: WAZ, EARMAZEM.

MERCADO LIVRE tem um cara que é da minha cidade... vende fonte com um preço bom.

link:

http://eshops.mercadolivre.com.br/alemonhoo/lista/_CategID_1718_Desde_1_DisplayType_L

Fontes Corsair

750w - 480 reais

650w - 359 reais

520w - 329 reais

450w - 259 reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação a fonte, sites confiáveis que eu já comprei: WAZ, EARMAZEM.

MERCADO LIVRE tem um cara que é da minha cidade... vende fonte com um preço bom.

link:

http://eshops.mercadolivre.com.br/alemonhoo/lista/_CategID_1718_Desde_1_DisplayType_L

Fontes Corsair

750w - 480 reais

650w - 359 reais

520w - 329 reais

450w - 259 reais

então quer dizer que uma fonte de 450 real basta se nao for usar SLI?

Até uns 270 ta um preço que da pra levar, mais acima disso fica pesado pra mim... Existe alguma marca com bom custo/benefício, que seja de confiança e que nao tenha riscos pra minha maquina?

Falando nisso, vejam as configurações deste notebook à venda nas Americanas.com: http://www.americanas.com.br/hsp/6934/2538108/58999

EDITANDO:

Fonte ATX P4 C3TECH 550W REAL KMG- 4555 24P nem rola, certo? E a ST-550PAG? Encontrei essas duas... O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom me tirem uma dúvida quanto ao dual channel:

1 pente de 2gb DDR-3 1600 = 1600 mhz

2 pentes de 1gb DDR-2 800 em duacl channel = 1600mhz

ta correto isso?

Eu tinha postado algo parecido num outro post e me deram a entender isso, ai num outro post eu postei isso e um outro cara falo que estava errado... entenderam?!?!!?

Porque sendo assim eu compraria meu processador com FSB de 1333, oveclockava ele até chegae proximo ou nos 1600 e em vez de uma DDR-3 colocava as duas DDR-2 que daria na mesma certo?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tirando o topico da cova...

Eu estive lendo todo o topico e resolvi montar uma maquina muito parecida com a que foi discutida.

Minha configuração ficou assim:

Proc: Intel Core 2 Duo E8500

MoBo: GigaByte GA-G31M-S2L

Memoria: 2GB 800MHz Kingston (KVR800D2N6/2G)

Fonte real de 450 (ainda nao decidi a marca)

Agora vem a duvida. Decidi optar por uma placa de video Radeon (nao penso em usar crossfire) e estive olhando os preços, achei essas:

Sapphiretech HD3850

Sapphiretech HD3650

Sapphiretech HD 2600 PRO

ATI X-1550

- Todas de 512 MB

Subduvida: A Sapphiretech HD3850 é DDR3. Me parece que a MoBo que eu escolhi (GigaByte GA-G31M-S2L) nao suporta DDR3. Vou perder alguma coisa usando essa placa de video com essa MoBo? Seria melhor escolher uma DDR2 que é muito mais barata e pode funcionar do mesmo jeito?

O que vocês acham da configuração da maquina no geral?

E qual a placa de video seria uma boa em relação a CustoxBeneficio?

Vou usar esse PC no dia a dia, de vez enquando usarei o Photoshop, Corel Draw e outros programas graficos. Jogo instalado nessa maquina = zero, por isso nao me preocupo com 3D dos jogos ou velocidade pra jogo, mas o que quero mesmo é performance para ver videos, deixar o Corel e o Photoshop abertos juntos com o firefox etc.

Valeu galera!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já que o seu negócio não será tanto jogos e sim deixar vários aplicativos aberto ao mesmo tempo, que tal um Quad Core (talvez um Q9300) e uma placa de vídeo 8600GT 256MB DDR3? Acho que seria bem mais interessante para você. Colocar mais 2GB de RAM tb seria uma boa.

Neste caso você economiza um pouco na placa de vídeo e gasta mais no processador e memória RAM, que no teu caso vão ser mais determinantes no desempenho do sistema como um todo.

E com relação à memória da placa de vídeo ser DDR3, não se preocupe. As memórias da placa de vídeo são soldadas na placa de vídeo mesmo e independem se a placa-mãe aceita ou não memórias DDR3.

Didaticamente falando, quando se diz que a placa-mãe só aceita memórias DDR2 está se referindo aos pentes de memória que você encaixa na placa-mãe para o sistema. Se a placa de vídeo usa outro tipo de memória não interessa.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, entendido sobre a memoria das placas de video. Valeu mesmo!

Agora a 8600GT é bem mais cara do que essas VGA que eu citei, elas que nao passam de R$230,00, ja a 8600GT vai bem alem.

Se eu optar pela Sapphiretech HD 2600 PRO 512MB ou a ATI X-1550 512MB vai causar gargalo no video? O preço delas é bem atrativo pra uma placa de 512MB DDR2.

Ainda sobre o VGA, a de 256, pra quem nao joga é satisfatoria?

Sobre o proc. eu li nos testes aqui do Clube do Hard que o E8500 se saiu melhor do que o Q9300 no teste com o photoshop. Nao sei se era somente o photoshop aberto e se o rendimento do Quad Core seria realmente significativo com 1 ou 2 programas abertos alem do photoshop. O preço do Quad é maior, o ganho com o quad vale a pena?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!