Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazendo um amplificador de qualidade


edu.

Posts recomendados

Bom sendo negativo tu pode sim ligar no mesmo negativo da entrada, ví uma única vez um projeto onde não éra recomendado pois usava duas fontes (uma pro amp. e outra pro pré) e também por motivos de realimentação negativa mas no teu caso tudo bem!

Seja mais específico quanto a seguinte citação:

outra coisa q fiquei com duvida

a outra conexão de bateria eu devo ligar ao negativo da bateria também??

Seja mais claro porque definitivamente não quero ver tu postar que torrou toda a sua placa e os CI's! :)

Mais uma perguntinha meu velho:

Qual projeto tu montou? Foi o que eu te recomendei pra fonte simples certo? Aquele que tu apresentou definitivamente não vai funcionar!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rodrigo eu montei a sua recomendaçao

e escrevi errado ali maus a entrada de audio tem dois fios certo. um fio eu ligo no vi(audio input e o outro tambem ligo no negativo??pois n ha um lugar para essa ligaçao

estou indo pra escola agora(hehehe primeiro dia)e depois do almoço vou ver c termino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu de novo rodrigo vou sair agora assim q voltar testarei

depois eu posto um video

rodrigo terminei a montagem mas aconteceu o mesmo problema q o eu tive com o tda 2003

som totalmente distorcido(so que muito mais q o tda 2003

achei algumas hipoteses

-C7--2200 micro farads (aproveitado de uma fonte de pc pois esqueci de comprar)

-ligaçao da placa ao tda 2040 pois a placa fica no interior da caixa e o dissipador com o tda fora(mais ou menos uns 15 cm de fio))

-bateria(essa n é pois chequei a tensão estava em 12,76(normal)

-potenciometro(usado pois n tinha comprado)(50kohms) retirei ele e liguei os fios da entra de audio um ao outro sem passar pelo potenciometro(fios de audio blindados0

fora issa não sei o que pode ser amanha posto algumas fotos do amplificador

aguardo resposta e amanha vou compra um capacitor novo e um potenciometro novo

pois testei sem o potenciometro e continuou igual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu velho, estranho! Reconfira as ligações, deixe o TDA o mais próximo possível da placa e não enrole os fios, a entrada desses CI's é bem sensível. Verifique se o capacitor está colocado na polarização correta, no lado tem geralmente uma listrinha com setas pra baixo ou sinalzinho de menus, alí é o Gnd. Naquela plaquinha ele estava representado por um capacitor axial, sendo o positivo pra entrada e o negativo pra saída! O dissipador tu pode colocar em contato com o negativo da bateria, isso minimiza os roncos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou tentar encurtar as ligaçoes tda-pci o maximo q conseguir mas acho q o maximo q eu consigo é uns 7 ou 8cm

qto os fios ele n estão enrolados

e todos os capacitores estão na polariza ção correta

mas ainda acho q o C7 q eu peguei de um fonte(muito antiga só pelo tamanho dele acho q vai melhorar amanha a tarde vou testar de novo

outra coisa e c eu usar fio blindado na ligação tda-pci pode melhorar ou esse tipo de fio só serve para entrada de audio??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os fios do TDA sem problema!

A placa parece ok.

No datasheet a placa aparece com a parte dos componentes voltada pra cima, as trilhas quando for passar pra pcb são o espelho, ao contrario. Mas se bem que o TDA nem funcionaria!

Caixas de madeira são vilâs!

Mude a fonte de sinal para um DVD por exemplo!

Aterre o dissipador no GND.

Poste os resultados!

Abração!

Ps:

Esperimentei essa semana um novo integrado da STK e não consigo de jeito algum tirar o zumbido de 60Hz, mesmo usando uma fonte que esta em outro amp. sem problema algum! Acho que deve ser algum componentes de baixa qualidade! Isso é complicado quando se trata de CI's. Sempre aparece alguma coisa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rodrigo

quanto a placa eu pecebi q eu fiz invertido e com cuidado posicionei as ligassoes(to sem o c cedilha)do tda e dos componentes corretamente então esse problema esta descartado

hoje vou aterrar o dissipador e trocar o capacitor de 2200 pois ele é a ultima pessa q o som passa antes de ir para o falante e bem essa pessa eu peguei usada

e outra coisa porque caixa de madeira causa ruido????

achei q como a madeira é isolante ela tiraria o ruido??

vou testar depois do almosso e ja te falo

outra coisa n sei c voce reparou mas usei um conector de 8 pinos para ligar a frente da caixa a caixa

isso poderia causar ruido??

pois os fios de energia saida de som e entra de som ficam muito proximos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

outra coisa n sei c voce reparou mas usei um conector de 8 pinos para ligar a frente da caixa a caixa

isso poderia causar ruido??

pois os fios de energia saida de som e entra de som ficam muito proximos

Não sei! :) Madeira por incrivel que pareça causa ruido sim!

Pode fazer o seguinte, pegue uma lata de leite ninho e tire fundo e tampa, abra com cuidado e coloque dentro da sua caixa de madeira, como uma isolação, só que por dentro, ligue ela ao GND. Perto da alimentação do TDA coloque um cap´cerâmico de 100nF (marcação 104 na frente dele) ligado entre o positivo e o negativo. Em série com entrada coloque um resistor de 82K pra atenuar o sinal, verifique também o potenciômetro usado se esta ligado corretamente!

Se isso tudo não resolver meu velho, O tda PIFOU!!! aHHH bem lembrado! Se tu soldou fios no terminar do TDA com ferro superior a 40W e ficou encostado por muito tempo isso pifa o CI, aconteceu comigo em um TDA 2003.

Abração e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rodrigo qto ao ferro de soldar usei um de 60 watts mais por menos de 3 segundos

hoje resolvi fazer uma abordagem mais radical

liguei meu multimtro no negativo e fui testando a tensão em cada componente ate chegar em r4(do esquema q você me passou)

sem nenhuma tensão em nehuma parte nem antes nem depois deste resistor

e outra coisa o sobre aquecimento poderia ter causado dano parcial q distorceria o som??

e outra coisa aterei o dissipador

separei os fios de audio do conector de 8 pinos e coloquei um capacitor de 10000micro farads

e tambem testei ele com outra fonte sem ser a bateria([email protected] amps)

c for o tda o problema vou providenciar outro amanha

e não entendi onde ligar este resistor e capacitor você poderia mandar marcado na pci??

aguardo resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou testar e tabem vou comprar um outro tda pois acho q o danifiquei na soldagem

poderia causar somente distorção em vez de ele não funcionar???

rocrigo coloquei o resitor de 82k mas ele atenuou quase por completo o sinal pois o som ficava no volume de um fone de ouvido

e tambem coloquei o capacitor de 104 mas n adiantou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deveria meu amigão!

Acho que teu TDA danificou mesmo!

Confira todos os valores de resistores, nem sempre os atendentes mandam o que a gente procura, por isso é bom ter conhecimento e aprender a identificar.

Se não for isso meu velho.. Não faço a minima ideia doque seja!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Bom!, colega, não posso afirmar que seja este o motivo da distorção!, não tenho recursos, ($$$), em minha bancada para testar!..., mas se tratando de circuitos de audio, a interferência pode ser grande!..., e uma outra coisa que te falo!, é: não coloque o CI longe da placa!, quanto menor as trilhas do CI para o circuito?, menor a possibilidade de ruidos externos...ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse som distorcido que você relata pode ser ocasionado por várias coisas... Pode inclusive ser saturação do sinal de entrada. O ideal é você tentar sanar as possíveis causas, uma por uma.

Tente acertar os valores dos componentes que estão te deixando em dúvida, antes de mais nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

rodrigo

troquei o resitor de 22k por dois de 10k(pois nao achei o de 20 k ohms)

e incurtei o fio de 5 vias que tinha uns 15 cm para mais ou menos 2,5cm

e mesmo assim n resolveu

tambem testei o alto falante desconectei e liguei uma caixa de som de 300w(de um micro system da sony modelo mhcgtx77)e mesmo nessa caixa de alta fidelidade ficou pessimo amanha irei trocar o ci e c isso nao resolver vou tentar montar a blindagem ao redor do circuito (com latas de nescau) mesmo assim nao botei muita confianssa nesa ideia

c voce tiver alguma outra ideia do q possa ser o ruido me fale

aguardo resposta e aguadesso pela ajuda

PS; to sem o c cedilha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você vai trocar o C.I. já é menos um fator a se preocupar... Conforme eu disse, existem uma série de possíveis causas para este problema que está acontecendo contigo.

Neste ponto é que faz falta um laboratório bem aparelhado (com um osciloscópio em mãos ficaria bem mais fácil localizar o problema)... Mas não se desespere, que mesmo sem um laboratório podemos localizar o problema.

E quanto a fonte de sinal para o teu amplificador... Qual está usando? Já verificou se o sinal de entrada não está saturando o teu amplificador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou de passagem e deixo apenas uma pequena dica...

Já deu atenção ao fator "casamento de impedâncias?" tanto da entrada de sinal do amplificador quanto da saída do mesmo (alto-falantes, quantos Ohms?)

Como o amigo Cabteixeira disse pode estar havendo saturação do amplificador então como eu disse, verifique a impedância de entrada do mesmo e faça o casamento desta com a saída do gerador de sinais.

É isso aí...desejo sucesso pra você.

Abração,

R.Costa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!