Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Undervolt - Uma visão diferente


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP

Entendi que a GPU já trabalha perto do limite e a CPU tem uma margem de variação maior, algo como um controle de qualidade mais rígido pra se rotular um chip como determinado modelo.

Também entendo que, o chip gráfico, vai ter mais partes utilizadas quando está processando algo do que um processador central, por isso também a temperatura caiu menos, mas já é alguma coisa pra quem mora em lugares quentes, e eu não sabia que isso era possível, sempre tive medo de travar a placa de vídeo com uma tensão abaixo da padrão e não ter como resetar a configuração.

Coisa pra se investigar mais pra frente. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal, estou usando meu processador 1090t em plena carga a mais de 1mes, e pra mimnha supresa veio 100reais a mais na conta de energia, fiz umas contas doidas aqui e acho q o processador é o maior vilão, ja pensei em trocar a placa de video mas, como mesmo usando mais o processador o chip grafico fica em uso oscilando entre 30% e 40%, creio que não compense eu trocar a placa de video, por uma mais fraca ja que a gtx570 esta quase na metade de sua "potencia" se eu estiver enganado se alguem tiver uma sugestão ^^.

eu joguei o Vcore para 1,150, e o clock para 2800mhz, está funcionando tudo bem, gostaria de saber se tem algum perigo para o componente se eu utilizar ele o tempo todo assim e se não houver perigo, há algo mais para se fazer para diminuir o gasto final?

olhei no AIDA64 e temp do processador em Full não passa de 40º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possuo uma P6X58D-E e lendo esse topico tentei fazer o undervolt no meu i7 930 (que rodo a 4Ghz e 1.25v).

Na bios somente aparece a função manual, offset e quando tento digitar um valor abaixo de 1.25 somente aparece a opção auto e não consigo abaixar mais a tensão do cpu.

Alguem sabe alguma solução p.isso??

[ ]sss

Possuo uma P6X58D-E e lendo esse topico tentei fazer o undervolt no meu i7 930 (que rodo a 4Ghz e 1.25v).

Na bios somente aparece a função manual, offset e quando tento digitar um valor abaixo de 1.25 somente aparece a opção auto e não consigo abaixar mais a tensão do cpu.

Alguem sabe alguma solução p.isso??

[ ]sss

Sorry... vi a resposta em outro forum e o problema era no jumper que tinha deixado p.over voltage (pinos 2 e 3). Mudei o jumper para normal (pinos 1 e 2)e tentei voltagens abaixo de 1.25 mas sem sucesso...

Tive que voltar o jumper a posição de OV p.que o overclock funcionasse como antes (vai entender ne??rs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ola pessoal, estou usando meu processador 1090t em plena carga a mais de 1mes, e pra mimnha supresa veio 100reais a mais na conta de energia, fiz umas contas doidas aqui e acho q o processador é o maior vilão, ja pensei em trocar a placa de video mas, como mesmo usando mais o processador o chip grafico fica em uso oscilando entre 30% e 40%, creio que não compense eu trocar a placa de video, por uma mais fraca ja que a gtx570 esta quase na metade de sua "potencia" se eu estiver enganado se alguem tiver uma sugestão ^^.

eu joguei o Vcore para 1,150, e o clock para 2800mhz, está funcionando tudo bem, gostaria de saber se tem algum perigo para o componente se eu utilizar ele o tempo todo assim e se não houver perigo, há algo mais para se fazer para diminuir o gasto final?

olhei no AIDA64 e temp do processador em Full não passa de 40º.

Olá,

Se o sistema estiver estável na configuração, não tem problema algum.

Só é uma pena eixar um 1100 rodando em 2.8GHz.

O meu 1100T, pelos testes curtos que eu fiz, trabalha tranquilamente em -1.185v no clock padrão.

Experimente fixar em 1.2v e deixar no clock pafrão. 0,15v menos é uma bela queda na tensão.

Para resolver problema com alta temperatura basta ter um bom sistema de resfriamento e um gabinete bem ventilado.

Abaixar o vcore é também uma solução que funciona.

Caso o amigo queira maiores detalhes sobre refrigeração, procure a seção de Coolers e Dissipadores.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Se o sistema estiver estável na configuração, não tem problema algum.

Só é uma pena eixar um 1100 rodando em 2.8GHz.

O meu 1100T, pelos testes curtos que eu fiz, trabalha tranquilamente em -1.185v no clock padrão.

Experimente fixar em 1.2v e deixar no clock pafrão. 0,15v menos é uma bela queda na tensão.

Para resolver problema com alta temperatura basta ter um bom sistema de resfriamento e um gabinete bem ventilado.

Abaixar o vcore é também uma solução que funciona.

Caso o amigo queira maiores detalhes sobre refrigeração, procure a seção de Coolers e Dissipadores.

Boa sorte

entendi beleza vou tentar deixar o clock padrão so fiquei meio com o pé atrás pois não sabia se poderia danificar algo, obrigado!

quanto a refrigeração o gabinete tem todos os coolers possiveis :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá! Sou novos nessas questões de overclock / undervolt. Tenho a seguinte configuração aqui:

Phenom II X4 955

ASUS M4A79XTD EVO AM3

CORSAIR 430CX Builder Series 430W (CMPSU-430CX)

(2) Memória KINGSTON 2G DDR3 1333Mhz (KVR1333D3N9/2G)

Não tenho aqui no momento as informações de tensão em que se encontra atualmente (mas tá tudo em default, não mexi em nada nele).

Estou interessado no undervolt principalmente para diminuir a temperatura do processador e sem gastos (o gabinete é o TT V4).

Como nunca fiz isso, que cuidados devo tomar?

Eu já vi que são utilizados programas para estressar a CPU a fim de verificar a estabilidade do clock atual em relação ao novo vcore.

E como eu devo fazer o undervolt? Diretamente no setup da placa mãe?

O novo vcore eu vou setando "na reta" ou tem algum cálculo para eu ir alterando?

Se o AMD Overdrive for compatível com o meu conjunto, é mais interessante utilizá-lo?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tentativa e erro. Vai na BIOS e seta, por exemplo, -0.050V de vcore. Carregue o SO, rode testes de estabilidade. Ficou bom? Volta lá e tenta -0.1V. Se travar, tela azul, etc, volte um pouco, -0.075V, e assim vai, caso queira tentar outras voltagens também, como vid, vdimm, etc.

Dependendo da BIOS você vai conseguir setar reduções de voltagens diferentes para o estado mais baixo e para o mais alto, facilitando as coisas para manter o Cool and Quiet ativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Srs.,

Tenho um I5 2500 e uma ASUS P8H61 PRO

Em idle o processador fica em 35º

Em load, aqui em São Paulo, dependendo do jogo, varia de 60 a 68º com Tcase a 72,6º. Nessa situação o cooler vai a 100%.

Na bios da Asus, tem 3 perfis básicos: quiet, equilibrado e performance. Ele está no quiet, pelo que vi essa opção diminui o vcore do processador.

Vale a pena fazer um undervolt via Asus Suite para diminuir a tensão considerando que não vou trocar o cooler? E assim diminuir a temperatura em load?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá!

Estou com algumas dúvidas, espero que possam me ajudar:

1 - se mais alguém tiver o Phenom II 955 rev C3, pode dizer quais são as voltagens padrão para cada um dos 4 p-states? o meu, deixando a bios cuidar de todos os parâmetros em automático, ele é bem consumista:

(frequencia - tensão default - tensão undervolt)

3.2 GHz - 1,4 V @ 1,33

2,5 - 1,3 @ 1,2375

2,1 - 1,2 @ 1,1375

800MHz - 1,025V @ 0,9375 (e procurando baixar mais)

depois de ter visto alguns reviews do mesmo processador e notar que eles operam com voltagens mais baixas - antes mesmo de qualquer undervolt - eu decidi começar a fazer undervolt aqui.

2 - qual a temperatura máxima que essa cpu aguenta? no site da amd eu vi 62°C, e antes de qualquer undervolt, ele alcançava 70 graus fácil. com o ligeiro undervolt, até agora não passa de 58 graus, mas penso que dá pra baixar ainda mais.

3 - queria testar as tensões para cada p-state, mas usando o occt quando executo qualquer teste ele vai a 3,2GHz. Tem como fixar uma frequencia mais baixa para rodar o occt? Já tentei mudar os planos de energia no win7, mas não muda nada. acaba que as únicas frequencias realmente testadas são 3,2 e 800, as outras são estimadas.

4 - qual o teste mais pesado do occt? o próprio occt ou o linpack? tenho a impressão que a máquina roda mais leva durante o linpack...

5 - estes testes são o bastante ou eu deveria exigir um pouco mais? no caso, durante os testes eu ouço música, uso o chrome normalmente com algumas abas abertas, e pra estressar um pouco mais abro autocad e inicio alguns vídeos com programas diferentes. estou abusando? é desnecessário?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Estou com algumas dúvidas, espero que possam me ajudar:

1 - se mais alguém tiver o Phenom II 955 rev C3, pode dizer quais são as voltagens padrão para cada um dos 4 p-states? o meu, deixando a bios cuidar de todos os parâmetros em automático, ele é bem consumista:

(frequencia - tensão default - tensão undervolt)

3.2 GHz - 1,4 V @ 1,33

2,5 - 1,3 @ 1,2375

2,1 - 1,2 @ 1,1375

800MHz - 1,025V @ 0,9375 (e procurando baixar mais)

depois de ter visto alguns reviews do mesmo processador e notar que eles operam com voltagens mais baixas - antes mesmo de qualquer undervolt - eu decidi começar a fazer undervolt aqui.

2 - qual a temperatura máxima que essa cpu aguenta? no site da amd eu vi 62°C, e antes de qualquer undervolt, ele alcançava 70 graus fácil. com o ligeiro undervolt, até agora não passa de 58 graus, mas penso que dá pra baixar ainda mais.

3 - queria testar as tensões para cada p-state, mas usando o occt quando executo qualquer teste ele vai a 3,2GHz. Tem como fixar uma frequencia mais baixa para rodar o occt? Já tentei mudar os planos de energia no win7, mas não muda nada. acaba que as únicas frequencias realmente testadas são 3,2 e 800, as outras são estimadas.

4 - qual o teste mais pesado do occt? o próprio occt ou o linpack? tenho a impressão que a máquina roda mais leva durante o linpack...

5 - estes testes são o bastante ou eu deveria exigir um pouco mais? no caso, durante os testes eu ouço música, uso o chrome normalmente com algumas abas abertas, e pra estressar um pouco mais abro autocad e inicio alguns vídeos com programas diferentes. estou abusando? é desnecessário?

Vamos lá:

1 - Isso pode variar, use o K10Stat para verificar no seu caso, mas como se trata de um Phenom II BE provavelmente deve estar como o meu: 1.4v para P-state 0, 1.3v para P-state 1, 1.2v para o P-state 2 e 1.0v para o P-state 0.

2 - Segundo dados oficiais da própria AMD é realmente 62ºC, mas como aconteceu com você (e não o único), passar desta temperatura é muito natural. É meio complexo esta questão porque naturalmente eu desconfio que o sensor nos AMD são descalibrados para baixo, pois eu já vi cada bizarrice como temperatura em idle mais baixa que a temperatura ambiente (!), evidente que a física diz ser impossível (a não ser que você use gelo seco, H2 ou um peltier).

3 - O K10Stat te dá controle sobre todas as informações sobre os P-States, com ela é possível fazer o que quer (inclusive colocá-lo para executar a cada inicialização no modo silencioso).

4 - Eu não uso mais o OCCT, mas tenho a impressão que o LinX/IBT exige mais, principalmente no modo 64-bit.

5 - É um assunto meio complexo, segundo o povo mais experiente do XS e do overclock.net o melhor teste de streess é mesmo o prime95, pois ao contrário dos dois anteriores ele realiza vários cálculos dependente dos anteriores, em sequência. Não a consenso, mas 20 horas de blend seriam suficientes (eu tenho a prática de usá-lo por mais de 24h e nunca falhou). Houve várias situações que o LinX/IBT e o OCCT deixavam passar mas era selado dar erro no prime95, alguns na primeira meia hora e outras depois de várias horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelas respostas!

por aqui, work in progress. tenho a impressão que não conseguirei baixar a tensão do p-state 0, abaixo de 1,35V o occt indica erro, embora não tenha travado a máquina nenhuma vez, travou só o chrome. estranhamente, só isso foi o bastante pra não passar de 58 graus em full.

de resto, vou tentar usar os outros programas e ver o que acontece. falta um pouco de tempo pra fazer algo realmente legal. pelo menos, fiz uma gambiarra pra forçar os testes em clocks mais baixos: dá pra fixar no k10stat a porcentagem de uso de cpu para mudança entre p-states. por default, 60% ele sobe o clock, e em 20% ele reduz. aumentei para 100%, e assim consigo "isolar" cada uma das frequências pra testar. mas, ainda não é o ideal, porque se ele bater em 100%, inevitavelmente irá para o próximo p-state.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de resto, vou tentar usar os outros programas e ver o que acontece. falta um pouco de tempo pra fazer algo realmente legal. pelo menos, fiz uma gambiarra pra forçar os testes em clocks mais baixos: dá pra fixar no k10stat a porcentagem de uso de cpu para mudança entre p-states. por default, 60% ele sobe o clock, e em 20% ele reduz. aumentei para 100%, e assim consigo "isolar" cada uma das frequências pra testar. mas, ainda não é o ideal, porque se ele bater em 100%, inevitavelmente irá para o próximo p-state.

Quando o K10Stat está sendo executado ele fica no tray próximo ao relógio, com o botão direito você tem a opção de travar em um dos P-states (Lock P-state). Pessoalmente eu tenho tido sucesso nos últimos undevolt que tenho feito, primeiro um Q9550 em uma P5Q Deluxe, que tive a sorte de pegar um com VID baixíssimo (1.125v) o que me garantia 3.6 Ghz primado 24h com apenas 1.1125v e 3.4 Ghz com 1.072v. O segundo foi recente, um X3 450, nada espetacular, frequência padrão (3.2 Ghz) com 1.25v. E o último estou testando neste momento (prime com 20h), um X4 965 que está em default (3.4 Ghz) com 1.2v.

AMD Phenom II X4 965 @ 3.4 Ghz com 1.2v primado por quase 25h:

prime95x496534ghz12v.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percebi o que estava fazendo de errado, tinha deixado o cool'n'quiet ativo na bios. Agora o clock não muda se eu travar no k10stat.

Ainda vou fazer mais testes, agora não sei se usando o occt, linpack ou prime95. O sistema dá mais erros quando uso o occt E estou fazendo outra coisa, o prime executei por pouco tempo, o bastante para terminar a primeira iteração nos 4 cores, e sem problemas, e o linpack parece ser o meio termo.

Por hora, meus clocks são (Hz - V):

3,2G - 1,3

2,5G - 1,2125

2,1G - 1,1125

800M - 0,8625

Agora só não sei se tenho paciência pra deixar um stress rodando tanto tempo, acho que entre uma e duas horas seria o ideal, depois disso não sei se um erro aconteceria ou não normalmente.

Ah, e fico pasmo com suas tensões, você pegou uma ótima peça! qual sua mobo?

Embora eu ainda não tenha usado nenhum encoder de vídeos, para todos meus outros programas a máquina dificilmente alcança 100% de uso de cpu. Para jogos, até que vai bem, talvez haja margem para algum overclock, mas minha intenção principal será afinar as tensões. Acho que terei um tempinho nestes próximos dias (me senti meio nerd ao dizer isso :lol:)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percebi o que estava fazendo de errado, tinha deixado o cool'n'quiet ativo na bios. Agora o clock não muda se eu travar no k10stat.

Ainda vou fazer mais testes, agora não sei se usando o occt, linpack ou prime95. O sistema dá mais erros quando uso o occt E estou fazendo outra coisa, o prime executei por pouco tempo, o bastante para terminar a primeira iteração nos 4 cores, e sem problemas, e o linpack parece ser o meio termo.

Por hora, meus clocks são (Hz - V):

3,2G - 1,3

2,5G - 1,2125

2,1G - 1,1125

800M - 0,8625

Agora só não sei se tenho paciência pra deixar um stress rodando tanto tempo, acho que entre uma e duas horas seria o ideal, depois disso não sei se um erro aconteceria ou não normalmente.

Ah, e fico pasmo com suas tensões, você pegou uma ótima peça! qual sua mobo?

Embora eu ainda não tenha usado nenhum encoder de vídeos, para todos meus outros programas a máquina dificilmente alcança 100% de uso de cpu. Para jogos, até que vai bem, talvez haja margem para algum overclock, mas minha intenção principal será afinar as tensões. Acho que terei um tempinho nestes próximos dias (me senti meio nerd ao dizer isso :lol:)

Eu parto sempre do principio que overclock não estável não é overclock, por isso procuro deixar meus CPU's sendo estressados arduamente no prime95, te digo que eu já tive reboots ou erros com quase 17h de testes. No XS e overclock.net o povo recomenda pelo menos 20h, na concepção deles se não der erro neste tempo é muito improvável que aconteça depois, tanto que meus sistemas são sólidos como uma rocha. Aliás, eu tenho o costume de deixar o prime95 durante a madrugada em algumas ocasiões, mesmo depois de ter testado por mais de 24h conforme a screen. Mas este é meu último passo, para aferir estabilidade imediata eu uso estas aplicações em ordem: Cinbench R11 64-bit, Hyper PI 32M com todas as thread (no caso os 4 núcleos), LinX com 5-10 iterações e 1h de OCCT, só aí parto para o prime95, esta metodologia nunca falhou comigo (claro, uso memtest para aferir falhas em overclock nas memórias, mas neste caso aqui estão em stock). Para VGA uso o ATITools por 2-3 horas e o Kombustor.

É, confesso que dei sorte com este X4 965, meu X3 450 anterior eu consegui no mínimo 1.25v com a frequência padrão (3.2 Ghz) e olha que minha mobo é uma singela ECS 780GM-A (que possue um vdroop absurdo, está com 1.275v na BIOS e como pode ver em full-load cai para 1.2v). O que ainda não testei arduamente foi os outros p-states, mas até agora sem nenhum problema, mas tirando o vcore em full o resto tá "manso", atualmente está assim:

P-State 0: 3400 Mhz - 1.275v (1.20v~1.21v devido a vdroop).

P-State 1: 2800 Mhz - 1.162v (1.10v~1.11v devido a vdroop).

P-State 2: 2000 Mhz - 1.050v (1.00v~1.01v devido a vdroop).

P-State 3: 800 Mhz - 0.937v (0.89v~0.90v devido a vdroop).

Ainda que não seja tão necessário assim para um sistema em undervolt, coloquei dissipadores nos MOSFETS já que esta mobo em teoria foi projetada inicialmente para CPU's com TDP de no máximo 95W (ainda que o apoio até o 1090T seja garantido segundo a ECS, desde que dentro das especificações, ou seja, sem overclock). Testei um overclock rápido (30 min. de OCCT) e consegui pegar 3.8 Ghz com vcore default (1.4v na Bios e 1.328v devido ao vdroop), não cheguei a ir além com receio que a mobo vá para o "outro plano". :D

Uma visal geral do VRM com dissipadores nos MOSFETS.

p1040758z.jpg

Visão geral do mini case.

p1040784z.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, agora estou testando clock a clock quais as menores tensões que encontro. O primeiro foi 800MHz, que realmente só fica estável a 0,8625V. Tentei deixar preliminarmente a 0,85V por umas duas horas no occt, e não tinha dado erro algum, até eu terminar manualmente o teste, aí ele deu erro. Não sei se o programa é bugado ou se realmente estava instável nesta tensão, mas voltei a 0,8625 e ele passou a noite inteira testando sem problemas.

No outro extremo, resolvi tentar 3.2GHz a 1,2875V. Passou uma hora no occt sem erros.

Agora de manhã resolvi testar o prime95 nestas condições, vi que ele encontrou no server um cálculo pra resolver e estou deixando. Notei que a temperatura no occt chega a 58 graus, enquanto neste teste do prime não passou de 52 em full. Deve ser porque o cálculo é mais leve que um teste de stress. Como você costuma deixar suas settings pra testar com o prime?

No mais, quando eu ficar satisfeito com o undervolt que conseguir, vou fazer um pequeno overclock. Achei interessante essa instalação de dissipadores nos mosfet que você fez, é uma boa precaução por conta dessa limitação de tdp da placa, mas como o fabricante diz que há suporte para o processador e ele já está em undervolt, pode não fazer tanta diferença. Acho que dar undervolt da northbridge pode dar mais resultado.

O que eu preciso agora é testar minha fonte. Seventeam, 400W, não é um luxo, mas também não é um lixo, ou isso eu pensava. Nunca tinha me atentado a um detalhe: a linha de +12V está em +15,3. Até aí, acredito que não seja um grave problema, mas a saída de +5V flutua entre absurdos 1,7 e 3,1V. Isso segundo o occt e o hwmonitor. Tenho que ver isso melhor, nem posso pensar em calcular vdroop quando a alimentação está assim. Acho que não tenho problemas porque esta minha placa deve derivar as tensões a partir da linha de 12V, mas mesmo assim, isto não parece seguro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, agora estou testando clock a clock quais as menores tensões que encontro. O primeiro foi 800MHz, que realmente só fica estável a 0,8625V. Tentei deixar preliminarmente a 0,85V por umas duas horas no occt, e não tinha dado erro algum, até eu terminar manualmente o teste, aí ele deu erro. Não sei se o programa é bugado ou se realmente estava instável nesta tensão, mas voltei a 0,8625 e ele passou a noite inteira testando sem problemas.

No outro extremo, resolvi tentar 3.2GHz a 1,2875V. Passou uma hora no occt sem erros.

Agora de manhã resolvi testar o prime95 nestas condições, vi que ele encontrou no server um cálculo pra resolver e estou deixando. Notei que a temperatura no occt chega a 58 graus, enquanto neste teste do prime não passou de 52 em full. Deve ser porque o cálculo é mais leve que um teste de stress. Como você costuma deixar suas settings pra testar com o prime?

No mais, quando eu ficar satisfeito com o undervolt que conseguir, vou fazer um pequeno overclock. Achei interessante essa instalação de dissipadores nos mosfet que você fez, é uma boa precaução por conta dessa limitação de tdp da placa, mas como o fabricante diz que há suporte para o processador e ele já está em undervolt, pode não fazer tanta diferença. Acho que dar undervolt da northbridge pode dar mais resultado.

O que eu preciso agora é testar minha fonte. Seventeam, 400W, não é um luxo, mas também não é um lixo, ou isso eu pensava. Nunca tinha me atentado a um detalhe: a linha de +12V está em +15,3. Até aí, acredito que não seja um grave problema, mas a saída de +5V flutua entre absurdos 1,7 e 3,1V. Isso segundo o occt e o hwmonitor. Tenho que ver isso melhor, nem posso pensar em calcular vdroop quando a alimentação está assim. Acho que não tenho problemas porque esta minha placa deve derivar as tensões a partir da linha de 12V, mas mesmo assim, isto não parece seguro.

O prime95 você pode usar o Small FFTs por 10 horas e o In-place large FFTs também por 10 horas, ou simplesmente o Blend por 20 horas (este é os dois anteriores juntos). As temperaturas no prime95 variam muito, tem hora que estressa mais e hora que estressa menos, se você fizer um teste muito curto não perceberá isso, faça o Blend de 20 horas e use o PC normalmente para tarefas básicas, é perfeitamente possível.

Quanto as suas tensões, com certezas estão erradas, 15,3v na linha de 12v provavelmente já teria matado o VRM da sua placa-mãe, mas para ter certeza simplesmente use um multimetro digital, pode ser até aqueles de R$ 15,00. Aqui o HWMonitor nem consegue encontrar o valor na linha de 12v e na linha de 5v indica quase 6v, mas como no multimetro as tensões estão quase cravadas no nominal nem me preocupo com isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou levar em conta nestes testes de stress a temperatura dos sensores da placa mãe. O hwmonitor mostra 3 TMPIN (0, 1 e 2). Na minha placa, o tmpin 0 parece ser a temperatura do soquete da cpu (fica com diferença de +/- 2 graus da cpu), tmpin 1 pode ser a temperatura aproximada dos mosfets, e a terceira temperatura eu não faço ideia, pode ser a northbridge. Digo "pode ser" e não "é" porque pode variar de placa pra placa a posição dos sensores.

Digo para se ter em conta porque nunca tinha ligado pra isso, mas deixei nesta noite o prime rodando. O valor máximo de temperatura no tmpin 1 foi de 69 graus, mais quente que a cpu.

Deve ser agora que eu pesquiso sobre dissipadores para os mosfet.

Vou criar uma rotina de testes com o occt por duas horas, e umas 10/12 horas de prime95 em blend ou executando alguma demanda do servidor. Realmente, posso usar o pc quase normalmente rodando prime95 (música+steam+chrome+flash). Na verdade o occt também, mas de algum modo ele conflita com o chrome: usando o chrome normalmente (com umas 30 abas abertas, uma coisa puxa a outra...) e rodando occt, o chrome eventualmente trava até que o occt termine.

até o momento, como clocks em stock:

p0 - 1,2375

p1 - 1,1625 (o state mais neglicenciado até agora)

p2 - 1,025

p3 - 0,85 (parei de considerar erro do occt+chrome instabilidade)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou levar em conta nestes testes de stress a temperatura dos sensores da placa mãe. O hwmonitor mostra 3 TMPIN (0, 1 e 2). Na minha placa, o tmpin 0 parece ser a temperatura do soquete da cpu (fica com diferença de +/- 2 graus da cpu), tmpin 1 pode ser a temperatura aproximada dos mosfets, e a terceira temperatura eu não faço ideia, pode ser a northbridge. Digo "pode ser" e não "é" porque pode variar de placa pra placa a posição dos sensores.

Digo para se ter em conta porque nunca tinha ligado pra isso, mas deixei nesta noite o prime rodando. O valor máximo de temperatura no tmpin 1 foi de 69 graus, mais quente que a cpu.

Deve ser agora que eu pesquiso sobre dissipadores para os mosfet.

Vou criar uma rotina de testes com o occt por duas horas, e umas 10/12 horas de prime95 em blend ou executando alguma demanda do servidor. Realmente, posso usar o pc quase normalmente rodando prime95 (música+steam+chrome+flash). Na verdade o occt também, mas de algum modo ele conflita com o chrome: usando o chrome normalmente (com umas 30 abas abertas, uma coisa puxa a outra...) e rodando occt, o chrome eventualmente trava até que o occt termine.

até o momento, como clocks em stock:

p0 - 1,2375

p1 - 1,1625 (o state mais neglicenciado até agora)

p2 - 1,025

p3 - 0,85 (parei de considerar erro do occt+chrome instabilidade)

Sim, um destes valores TMPIN certeza que é dos MOSFETS e outro também é da CPU (não sei se do soquete ou do núcleo). O negócio tá melhorando então, use o prime95 normalmente com o PC. Eu viajarei hoje, mas até o momento já vai 3h de prime95 com o X4 @ 3.8 Ghz e 1.3v (real, com vdroop).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra testar as tensões corretas, instalei o asus probe II, afinal um programa do fabricante da placa poderia ajudar a tirar dúvidas. De fato tirou: as tensões da fonte estão ok, variando pouco em relação aos nominais. A linha de 5V fornece 5V e idem a de 12. Mas isso também mostrou a salada que é o projeto de placas mãe: o programa só mostra duas temperaturas: CPU e MB, correspondentes ao TMPIN0 e TMPIN2. O 1 continua sendo uma incógnita. E o 2 também na verdade. Temperatura da MB, mas de onde? VRM? NB? SB? Vou tentar falar com eles pra esclarecer.

E parece que consegui afinar as tensões. Pesquisando, vi um link do forumpcs onde alegam terem conseguido as seguintes tensões para os pstates de 3 a 0:

0,7375 - 0,8625 - 0,96 - 1,175

Então usei estes valores como meta. Testei com 1 hora de occt e uso normal do pc (exceto games e programas mais pesados), 6 horas de sono, digo, teste com prime95 em modo blend, e um pouco de games. fico receoso em deixar esforços altos durante um tempo mais longo, mas acho plausível demandas extremas em um tempo menor.

800MHZ: consegui 0,7625V, e o único modo de dar erro foi quando depois de passar pela rodada de testes acima rodei occt+autocad+chrome rodando um vídeo em flash. Estou na dúvida de deixar esse valor ou aumentar para 0,775V. A temperatura em idle não passa de 31 graus.

0,925V. mesmos testes, tudo ok. A 0,9V consegui bsod instantânea, e a 0,9125V foi bsod quando iniciei o occt. talvez eu aumente a tensão mais um degrau neste aqui também; mesmo estando estável, a tensão fica muito próxima daquelas que dão erros.

2500MHz: 1,0875V, e testando 1,075V. é o p-state que noto ter uma margem maior para baixar mais.

3200MHz: com 1,175V tive erro em condições extremas, depois da "bateria padrão" de testes, rodei outra vez occt+autocad+chrome carregando vídeo em flash + wmp rodando um filme. aí não teve jeito, uns 5 minutos e começou a chiar o som, artefatos no vídeo, occt e autocad reportando erros para o fabricante... só restartando. como este é o clock máximo, 100% de cpu tem de ser 100% estável, então considerei a tensão 1,1875V, mas pensando aumentar mais um passo, só pra garantir. Já era de noite quando fiz este teste, e não chegou a 50 graus a temperatura.

quando acabar esta etapa, vou mudar o timing da ram (4GB em single channel de marca muito mediana, eu não fui muito esperto), e depois disso aumentar o bclk a passos pequenos. quero o máximo overclock possível que fique abaixo de 55 graus.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Pra testar as tensões corretas, instalei o asus probe II, afinal um programa do fabricante da placa poderia ajudar a tirar dúvidas. De fato tirou: as tensões da fonte estão ok, variando pouco em relação aos nominais. A linha de 5V fornece 5V e idem a de 12. Mas isso também mostrou a salada que é o projeto de placas mãe: o programa só mostra duas temperaturas: CPU e MB, correspondentes ao TMPIN0 e TMPIN2. O 1 continua sendo uma incógnita. E o 2 também na verdade. Temperatura da MB, mas de onde? VRM? NB? SB? Vou tentar falar com eles pra esclarecer.

E parece que consegui afinar as tensões. Pesquisando, vi um link do forumpcs onde alegam terem conseguido as seguintes tensões para os pstates de 3 a 0:

0,7375 - 0,8625 - 0,96 - 1,175

Então usei estes valores como meta. Testei com 1 hora de occt e uso normal do pc (exceto games e programas mais pesados), 6 horas de sono, digo, teste com prime95 em modo blend, e um pouco de games. fico receoso em deixar esforços altos durante um tempo mais longo, mas acho plausível demandas extremas em um tempo menor.

800MHZ: consegui 0,7625V, e o único modo de dar erro foi quando depois de passar pela rodada de testes acima rodei occt+autocad+chrome rodando um vídeo em flash. Estou na dúvida de deixar esse valor ou aumentar para 0,775V. A temperatura em idle não passa de 31 graus.

0,925V. mesmos testes, tudo ok. A 0,9V consegui bsod instantânea, e a 0,9125V foi bsod quando iniciei o occt. talvez eu aumente a tensão mais um degrau neste aqui também; mesmo estando estável, a tensão fica muito próxima daquelas que dão erros.

2500MHz: 1,0875V, e testando 1,075V. é o p-state que noto ter uma margem maior para baixar mais.

3200MHz: com 1,175V tive erro em condições extremas, depois da "bateria padrão" de testes, rodei outra vez occt+autocad+chrome carregando vídeo em flash + wmp rodando um filme. aí não teve jeito, uns 5 minutos e começou a chiar o som, artefatos no vídeo, occt e autocad reportando erros para o fabricante... só restartando. como este é o clock máximo, 100% de cpu tem de ser 100% estável, então considerei a tensão 1,1875V, mas pensando aumentar mais um passo, só pra garantir. Já era de noite quando fiz este teste, e não chegou a 50 graus a temperatura.

quando acabar esta etapa, vou mudar o timing da ram (4GB em single channel de marca muito mediana, eu não fui muito esperto), e depois disso aumentar o bclk a passos pequenos. quero o máximo overclock possível que fique abaixo de 55 graus.

Se o ASUS Probe fala que é a temperatura da mobo muito provavelmente ela se refere ao NB (pelo menos nunca vi aplicação de monitoramento que informa claramente a temperatura no VRM, muito provavelmente esta é do TMPIN1), do SB não há necessidade de informar temperatura pois em geral ele dissipa pouco calor.

Quanto a afinar todos os P-States eu desisti por hora, como elas variam muito rápidamente eu defini um padrão de intervalos de 0.1125v partindo do máximo que consegui para o uso em 3.4 Ghz, que foi de 1.275v (1.2v com vdroop como mostrei anteriormente). Logo ficou assim:

P-States 0 - 3400 Mhz - 1.2750v

P-States 1 - 2800 Mhz - 1.1625v

P-States 2 - 2000 Mhz - 1.0500v

P-States 3 - 800 Mhz - 0.9375v

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por hora abandonei o overclock. eu queria dar um oc nesse sistema alterando o ht ref. clock, mas o k10stat só trabalha com o clock padrão de 200 MHz. o phenom msr tweaker funciona com o bclk alterado, porém com ele pude apreciar os efeitos do vdroop, que estranhamente não se manifestaram até agora. a tensão no processador varia muito para um mesmo p-state, tanto pra mais quanto pra menos, o que achei muito estranho.

quando tiver um pouquinho mais de tempo (quero dizer, quando houver mais um mês com várias semanas que tenham emendas de feriado - poxa vida, como eu sou nerd!) vou tentar usar novamente o pmt e testar tensões com margens de segurança. com o k10stat, as tensões ficam cravadas no que eu estipulo, sendo idênticas em todos os programas que usei pra medir até agora.

o que me lembrou de dizer da asus... postei do suporte do site em inglês, e pra minha surpresa tive uma resposta em português, pedindo número de série da placa, modelo, s.o., procedimento para RMA... uau, agora vou ter uma boa explicação.

informei tudo que me foi pedido... para receber um email tão metódico e mecânico quanto o primeiro, informando os procedimentos para RMA. sendo que eu tinha especificado que só queria tirar uma dúvida desde o início. e reiterei isso.

e não tive mais respostas. acho que vou pegar emprestado o termômetro IV da firma e ver por mim mesmo...

só finalizando, achei um site com um bom comparativo de placas com base em seus sistemas de vrm, gostei dos detalhes. acho que pode servir pra quem levar uc e oc (ainda) mais a sério:

http://www.overclock.net/t/946407/amd-motherboard-vrm-information-list

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só finalizando, achei um site com um bom comparativo de placas com base em seus sistemas de vrm, gostei dos detalhes. acho que pode servir pra quem levar uc e oc (ainda) mais a sério:

http://www.overclock.net/t/946407/amd-motherboard-vrm-information-list

Eu já tinha visto esta database deles, excelente! Em outro tópico do overclock.net tem uma explanação sobre VRM's e estatísticas de vários modelos que sofreram com falhas no VRM por overclock (ou não), como sempre os modelos da MSI que mais sofrem e as da ASUS bem cotadas com poucas falhas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!