Ir ao conteúdo

HD Defeituoso, erro estranho

lotuss

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal,

Venho aqui expor um problema que venho tendo com meu HD, e peço algumas opiniões dos colegas do CDH.

Tudo começou quando, de uma hora para outra, não conseguia mais iniciar o World of Warcraft. Ao tentar abrir o jogo, o PC reiniciava. Tentei desinstalar e reinstalar o jogo, mas o PC passava a reiniciar durante a instalação. Desconfiado de arquivo corrompido, tentei instalar de outro CD. O mesmo erro acontecia.

Comecei a desconfiar do SO, e formatei o PC. Reinstalei o Win XP, e depois passou a acontecer algo pior ainda, sempre que tentava abrir uma determinada pasta (e só aquela), o PC reiniciava.

Comecei a desconfiar de HD com defeito. Tentei instalar o WoW usando outro HD e bingo, tudo ok. Como isso nunca tinha acontecido antes, suspeito que as trilhas defeituosas estavam numa parte do HD que eu ainda não tinha "chegado". Agora a maioria dos arquivos que eu salvo no HD, nao consigo abrir, senão o PC reinicia.

O mais bizarro vem agora. Depois de reiniciar, o HD "some", a BIOS não lista mais o HD, e força a inicialização pelo drive de CD. Tenho que desligar o PC e deixar desligado por 15 segundos, e ao religar, o HD está lá e inicia o Win ok.

Testes adicionais que fiz:

Memtest: Ok, não é problema nas memórias.

HD Tune Pro: Ao rodar este programa de teste de HD, o PC reinicia num determinado ponto do teste.

Agora queria fazer algumas perguntas:

1. Alguém discorda que seja um defeito no HD?

2. Tenho provas suficientes pra mandar esse HD pra garantia?

3. Será que o HD já veio assim, ou alguma coisa poderia ter causado o problema?

Obrigado a todos que puderem ajudar!

Postado

Acredito que a causa desse tipo de problema no seu HD esteja na placa lógica.

Tenho um HD (Quantum Fireball lct20 de 20GB) aqui com mais de 7 anos de uso que passou a dar esse mesmo defeito só que o micro não chegava a reiniciar mas funcionava com dificuldade. Esse disco também sumia do setup (voltava depois) e no boot chegou a aparecer mensagem da não existência dele (passou a degradar o atributo "Seek error rate" do SMART). Ele já vinha causando um problema no pc do tipo como se estivesse querendo desligar que se arrastou por vários anos (nunca havia desconfiado de que a causa estaria no HD mas sim em algum componente da placa-mãe).

Tenho visto casos parecidos nos fóruns que frequento. Alguém chegou a mencionar que seria problema na trilha zero, que o HD não estaria conseguindo calibrar as cabeças (?) condenando o disco.

Tente passar um zero fill nesse HD, crie novamente a partição, formate e reinstale o sistema e observe se o problema continua.

Eu não confiaria nesse HD.

Postado

Seria interessante colocar esse HD em outra máquina e ver se ele dá o mesmo problema de acesso.

Se acontecer, livre-se dele, de que adianta economizar mantendo um HD defeituosso na máquina e, de uma hora para outra, perder os dados que colocou lá levando horas e horas de trabalho. Sem falar que haverá dados que não terá como recuperar. Isso não tem preço.

Se tem garantia, leva lá e vê se trocam. Se não tem, compra outro, deixa esse pra testes ou backup.

Ele pode ter vindo já com defeito, mas pode ter sido do uso também. Hd's são sensiveis, o idela é ter uma fonte de boa marca uqe mande correntes estáveis, e também ter um no-break, para estabilizar a energia elétrica (que aqui no Brasil nem sempre é tão "estável").

Postado

Cara, tem um tópico meu de alguns dias atras falando sobre esse mesmo problema...

Por acaso seu HD é um Seagate Barracuda 7200.11???

O meu acontece a mesma coisa que você falou, pc trava (as vezes reinicia), dai a bios nao reconhece mais ele, tenho que cortar a alimentaçao (desligar e ligar a fonte) ai quando ligo ele torna a funcionar, mas trava algum tempo depois, as vezes alguns segundos, as vezes vários minutos....

Esse meu HD começou a dar erro de SMART status BAD, ja fiz backup dele, to preparando as paradas pra mandar ele pra RMA da Seagate.

Se o seu ainda estiver na garantia, aconselho que faça o mesmo.

Se não estiver, livre-se dele ;O

Edit: Depois que vi na tua assinatura o seu HD, certamente é um 7200.11

Leia esse artigo que você vai entender um pouco melhor o drama da parada ;X http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=250301

Os Seagate tem 5 anos de garantia, com certeza seu HD ainda esta, acesse www.parceiroseagate.com.br e se informa melhor sobre a abertura da RMA.

Abraço o/

Postado

Tive um problema de travamento, lentidão, led de uso de HD sempre aceso, estava até então sem problemas, daí fui mexendo nas opções da bios, AHCI habilitado, desbilitado etc.

então como só tinha aquele HD (samsung 501LJ), e ele estava ligado numa das entradas roxas da Mobo, que é controlada por um chip Jmicron, por acaso e para teste, coloquei numa das portas sata de cor laraja que são controladas pela ponte sul (ICH9), e não é que acabaram se os problemas?

então fica aí a dica, dá uma olhada na bios e também se sua mobo tiver mais de um controlador Sata, troque, ou tente trocar a entrada sata além do cabo, também o cabo de energia.

Postado

Também já tive o mesmo problema em um WD Caviar de 40 gb, e no mesmo Quantum Fireball de 20 Gb que o amigo citou

Em ambos os casos, o HD simplesmente havia torrado

Depois de ficar travando muito, o Windows simplesmente começou a não abrir, e a Bios parou de reconhecer o hd logo em seguida

Resolvi abrir o antigo pc pra ver se tinha algum cabo ide torcido, e quando fui ver a carcaça do hd, a parte de plástico, estava meio que derretida, com aqueles amassões de derretimento, provavelmente causados pela temperatura(em geral, o hd não passava de 45º em full gravando, então até hoje não entendi)

Pode ser que "x" série desses hds, incluindo o seu tenham vindo com algum problema, portanto, garantia do fabricante não adiantaria

Se a loja aonde você comprou ainda tiver garantia, eu recomendaria trocar esse seu hd por outro de modelo diferente, pra assim evitar problemas futuros

Espero ter ajudado

Abraços..

Postado

Instale esse kit da seagate para diagnostico do disco. Ele roda a partir de CDs ou diskette ou pen-drive e pode ate gerar, se bem me lembro, um relatorio de suporte ao seu pedido de reparo ou troca...

Seatools deve estar la no site da seagate, claro. VEja em http://www.seagate.com/www/en-us/support/downloads/seatools

Essa é a maneira recomendada de tratar esse tipo de problema.

Claro, como alguem ja sugeriu, ajuda rodar o teste em mais de uma maquina...

Boa Sorte

Postado

Já que estamos falando de hd estranho, vou citar algo muito estranho, tinha acabado de adquirir um hd maxtor de 500g, ele estava com um barulho muito alto, notei que ele travava no meio do teste do hdtune, como se estivesse engasgando, depois prosseguia o escaneamento de erros, mas nao tinha erros.

o que fiz para resolver? inverti os cabos sata, ao reiniciar, pararam os barulhos e no teste do hd tune, parou de travar, tentem imaginar meu estado de alívio!

Postado

O Novo HD que instalei na máquina (WD Caviar de 40GB 7200RPM IDE) substituindo o velho Quantum Fireball lct20 20GB (IDE de 4500RPM) está apresentando alguns sintomas semelhantes. Os atributos do SMART "Spin Up Time" e "Seek Error Rate" andam variando.

Começo a suspeitar do cabo flat e o que fiz agora foi trocá-lo por outro.

Agora está em observação.

Postado

Obrigado a todos pelas respostas!

Edit: Depois que vi na tua assinatura o seu HD, certamente é um 7200.11

Leia esse artigo que você vai entender um pouco melhor o drama da parada ;X http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=250301

Pois é, com certeza é o que aconteceu com o meu... parece que se o problema for mesmo só o firmware, dê pra consertar sem enviar pra garantia. Vou tentar quando chegar em casa.

Já tive que enviar um HD desses pra Seagate... qqr dúvida, só falar cmg..

hoje tenho dois em RAID 0 em perfeito estado e performance.

Valeu ;) Vou tentar resolver com o firmware, e se não der, envio pra garantia. Mas não posso ficar 1 mês sem HD, então vou ter que comprar outro. Minha ideia era comprar outro de 500GB e fazer um raid0 quando o outro voltar. Mas como estou com um pé atrás de comprar um Seagate, dá pra fazer raid com um Seagate e um Samsung por exemplo?

Postado

Bom voce pode tentar sim, tomara que funcione.

Mas com o meu nao adiantou, pelo que li no artigo depois que o HD da o problema ja e tarde demais para atualizar o firmware.

Só uma dica, presta bem atençao na hora de atualizar, pra escolher seu modelo certinho, senao pode dar problema =]

Postado

Desculpem pessoal, eu estou parecendo um contador de causos,

mas como o amigo Henrique comentou de cabo flat, uma vez comprei um cabo flat porque o antigo estava todo sujo e feio, então liguei o cabo novo e nada de HD funcionar, troquei pelo antigo e voltou a funcionar.

Postado
Obrigado a todos pelas respostas!

Valeu ;) Vou tentar resolver com o firmware, e se não der, envio pra garantia. Mas não posso ficar 1 mês sem HD, então vou ter que comprar outro. Minha ideia era comprar outro de 500GB e fazer um raid0 quando o outro voltar. Mas como estou com um pé atrás de comprar um Seagate, dá pra fazer raid com um Seagate e um Samsung por exemplo?

Foi exatamente o que eu fiz, só que quando eu fiz isso não tinha sido lançado ainda esse lote defeituoso.. Quando voltou fiquei com 2 de 500GB Seagate idênticos em RAID0...

Dá pra fazer com um seagate e um samsung, o problema é que o preço do 500GB 32Mb Seagate é o preço do Samsung 500GB 16Mb, voce vai ficar preso em 16 MB de cache...

Postado

Estranho, de acordo com o site da Seagate, o meu serial number não está entre os modelos afetados... e hoje qse que o Windows não liga..

Dá pra fazer com um seagate e um samsung, o problema é que o preço do 500GB 32Mb Seagate é o preço do Samsung 500GB 16Mb, voce vai ficar preso em 16 MB de cache...

Sério? Eu costumo encontrar Samsungs mais baratos que Seagates por aí...

Postado

Realmente dando uma pesquisada agora vi que a história mudou. Mas antes, quando comprei os meus dois, um em ~agosto e outro ~outubro os seagates estavam mais baratos sim...

Então vai fundo no samsung!

Ah, seu HD é defeituoso e ponto. Não é estranho não ser problema de firmware, tem quinhentos motivos para o HD ficar ruim, assim como ficou o meu por exemplo ;)

Manda para garantia logo..

Abraços.

Postado

Com certeza que vou mandar pra garantia! Mas tinha esperanças que poderia resolver com firmware :(

Como se abre um RMA? Eu clico no link, ele me manda pra uma espécie de FAQ e de lá não tem saída :angry:

Postado

lotuss, tome bastante cuidado com HDs Samsung. Caso vá adquirir um Samsung, compre APENAS os modelos de etiqueta amarela fabricados no Brasil.

Modelos Samsung coreanos e chineses de etiqueta branca vendidos com um preço inferior são na maioria produtos recondicionados (refurbished) e sem nenhum tipo de garantia ou suporte da Samsung Brasil.

HD é o tipo da peça que não se pode tê-la dando defeito a qualquer momento, então gaste um pouco mais com um produto com alta confiabilidade.

• 2 semanas depois...
Postado

Gostaria de lembrar, para aqueles que compraram recentemente algum produto, que num prazo de 7 dias, caso tenha sido compra via internet, você pode pedir a devolução do seu dinheiro mediante devolução da mercadoria por desistencia, nestes casos você não precisa se justificar, é só pedir seus direitos que constam no CDC-código de defesa do consumidor.

Fiz isso com um HD que estava com muito barulho, depois ficou dando erros de "seek error rate", depois começou a não dar o boot, parava numa tela preta e tinha que apertar acho que F1....

Devolvi o HD e comprei um samsung 500, com a etiqueta amarela e produzida no Brasil, dai até fiquei com dúvida num furinho que tinha na parte de cima do HD, até liguei para o 0800, que agora mudou para um 4004..... e fui muito bem atendido.

Só não se esqueçam que tem que ter todos os acessórios que vieram junto com a mercadoria bem como a embalagem original se for devolver.

Postado
... comprei um samsung 500, com a etiqueta amarela e produzida no Brasil, dai até fiquei com dúvida num furinho que tinha na parte de cima do HD, até liguei para o 0800, que agora mudou para um 4004..... e fui muito bem atendido. ...

O 'furo' é na verdade um orifício de ventilação e tem como finalidade balancear a pressão interna e externa no dispositivo quando o motor dá a partida. Caso a pessoa obstrua o orifício, o HD é ligado mas não consegue mover corretamente as agulhas e acaba se desligando por não conseguir calibrar as cabeças.

Fez muito correto em recusar os modelos coreanos e chineses, largamente contrabandeados e com grande possibilidade de serem recondicionados. HD Samsung só o brasileiro de etiqueta amarela.

Postado
O 'furo' é na verdade um orifício de ventilação e tem como finalidade balancear a pressão interna e externa no dispositivo quando o motor dá a partida. Caso a pessoa obstrua o orifício, o HD é ligado mas não consegue mover corretamente as agulhas e acaba se desligando por não conseguir calibrar as cabeças.

Fez muito correto em recusar os modelos coreanos e chineses, largamente contrabandeados e com grande possibilidade de serem recondicionados. HD Samsung só o brasileiro de etiqueta amarela.

Obrigado pelas informações, não sabia disto, o que eu sabia é do furo que já vem com uma etiqueta que diz que perde a garantia se violado, depois fui ver com mais atenção outros hds, e realmente todos eles tem.

Obrigado DuoLEd!

Postado

ola pessoal

é o seguinte me ajuden nessa

meu hd é de 400 gb

e onten

ele parou de responder

ele entra tudu normal mas o pc fica lento

ja verifikei scandisk e ja botei anti virus o certo era formatar mas não quero perder as minhas coiasa tem jeito de arrumar sem formatar

ele mostra tudu o ke tem dentro dele mas eu fui tentar fazer bkp de uma pasta de clip

mas mostra 0 k e antes tinha 80 giga de clip

como posso fazer pra votar ao normal

deste ja agradeço..

• 2 semanas depois...
Postado

cara... eu sei que eu vou te mandar fazer algo meio bizarro, mas, lê esse tópico inteiro:

http://www.msfn.org/board/index.php?showtopic=128807

várias pessoas conseguiram consertar hds da seagate e maxtor em casa com essa solução...

como esse topico que eu te passei é velho e ja faz tempo que eu não vejo o que aparece por lá, acho que o seu problema tem grandes chances de estar sendo solucionado... os caras manjam muito de hd

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!