Ir ao conteúdo

Laser que queima com gravador de "CD"

Edson16

Posts recomendados

Postado

ae gente beleza... ja virão um video que o cara faz um laser que é capaz de queimar um forforo e estorar um balão com um laser de gravador de DVD?

pois é isso que eu quero saber, funciona com gravador de CD ou é so de DVD?

Postado

em teoria, qualquer laser faz isso, basta que você diminua o limitador de corrente para que ele dispare mais potência... assim você pode explodir o que quiser... mas me diga uma coisa, PRA QUE você quer um laser desses? faz ideia do perigo dessa coisa rapaz? Se você quisesse uma arma eu até entenderia, afinal, tem estande de tiro, etc... mas lasers assim você precisa no mínimo ter idéias de aplicações.

Postado

vou te dar umas aplicações..., tipo:, eu so quero pra poder queimar papel e etc... tenho 17 anos, portanto sei me cuidar, nada de colocar no olho! ajuda ae funciona com de CD? e como eu poderia aumentar a potência, com volts a +??

Postado

Este é realmente o tipo de informação que acho muito difícil que você consiga... Não por má vontade do pessoal, mas simplesmente porque é praticamente impossível saber isso por meios "teóricos".

Aliás, muito provavelmente o cara que descobriu isso só conseguiu a tal descoberta porque ele testou, na prática... Acho que pra saber se o laser do gravador de CD tem potência pra isso (iniciar a queima de um fósforo, por exemplo) você teria realmente que testar...

Quanto ao ajuste de potência, eu explico: o laser é emitido por uma espécie de LED que tem dentro da unidade óptica. Na própria unidade tem dois micropotenciômetros: um para ajuste do foco, outro para ajustar a potência do feixe de laser. É justamente neste segundo ajuste que você deve atuar para aumentar a potência do feixe de laser...

Mas lembre-se: você estará alterando a polarização (a resistência que limita a corrente) sobre o emissor do laser. Assim, se você diminuir demais, pode acabar queimando o emissor da unidade.

Obs: muito cuidado com o laser do CD, pois ao contrário do laser dos DVDs ele não é visível!

Postado

A questão não é você fazer *****, é você fazer algo...

Eu sei que é interessante ver o laser queimar papel, acender fósforo, mas é algo potente, é como uma arma, uma única aplicação tem que ter...

de qualquer forma, ja viu os vídeos do pessoal ajustando o laser? então, tem que abaixar a resistencia deles... não sei como faz isso pois nunca mexi em um, e laser de gravador de CD, cuidado, geralmente esses lasers são embutidos na placa, não são como esses DIP que você vê nos vídeos... é mais provavel você destruir seu gravador sem conseguir nada do que conseguir o laser que tanto quer.

Postado

Eu posso adiantar que o lazer de DVD e mas forte que o de CD isso se ve a olho nu.

E possivel que de para queimar um fosforo se posicionado bem no foco da lente e deixar por um tempo.

So to shutando.

• Coordenador
Postado

Muita cautela na indicação de soluções!, podem ser nocivas a saúde Humana!..., Por favor! Sejam bastante criteriosos!...

Grato.

Equipe de Moderação

Postado

Os pesquisadores do prédio de fotônica no IEAv tem uma piada sobre os lasers de infravermelho:

- É sim possivel enxergar o laser, porém somente duas vezes... Uma com cada olho.

Mas voltando ao assunto do tópico, volto a dizer que simplesmente transformar um laser fraco (gravador de cd não é tão fraco assim não) em um laser mais potente é perigoso... até entendo se você o está fazendo apenas por curiosidade, para aprender mais sobre lasers, fazer experiências de transferencia de momentum... mas fazer isso para usar como brinquedo exótico é no mínimo falta de responsabilidade. Seria como andar por aí com uma pistola para ficar dando tiro em latinhas, pode ser muito seguro e você até sabe o que faz, mas ainda sim põem em considerável risco aqueles a sua volta.

trabalho 8h por dia em um laboratório de lasers, com potencias variando entre 70W e 1mW, então tenho um pouco de informação que posso passar como aviso:

- Qualquer laser acima de 10mW é mais do que capaz de saturar os bastonetes nos olhos, causando instantaneamente algum grau de perda de visão ou cegueira permanente. Lasers com mais de 500mW causam ferimentos, queimaduras, incendeiam tecidos, etc... Por favor, seja criterioso com seus experimentos!

• 4 meses depois...
Postado

poderia usa-lo na minha plotter?? para cortar uma fina camada de cobre,

quem sabe usando lente para aumentar seu poder de corte? sei la ,apenas algumas ideias na cabeca.

ate mais

Postado

Existem laser mais fortes, se não me engano de 50mW, que conseguem cortar papel e estourar balão mas não é o caso dos lasers usados em leitores/gravadores e sim em pointers.

A corrente do laser é super crítica, se passar do valor nominal ele se deteriora, já que o "espelho" que é a lateral do semicondutor se deforma.

Não vai cortar metal e a força dele é mais forte em superficie preta, se for reflexiva como o cobre não faz nada :P

Postado

Olá amigos, já que entraram no assunto, vou adiantando a vocês que hoje em dia tem empresas que utilisam esse método de corte a leizer e posso provar pois já fizeram para mim diversos trabalhos como é o caso de perfurar com exatidão acrílico de 4mm. Mandei furar painéis ( frente ) dos amplificadores que monto com 5mm para leds ( VU ) e tambem toda furação em 5mm para saída do ar quente dissipado pelos perfis de alumínio da etapa de potência do amplificador e tudo furado com perfeição. Se quiserem dar uma olhada como ficou tem fotos na sessão de fotos do meu site www.foxeletronic.com.br essa mesma empresa faz tambem qualquer tipo de gravação de letras ou figuras em acrílico. Espero ter ajudado.

Postado

já que falaram de potência, qual a potência média de um laser de gravador de CD ? e de um de DVD ? ( isso sem alterar nada nele )

Edit : tenho um CD-RW/DVD-ROM LG ele tem o adesivo que o define como classe 3B, segundo o google, por ser 3B ele é entre 5 e 500 Mw... Alguém saberia ser mais preciso ?

• Coordenador
Postado

Colega John!, posso estar enganado!..., mas os laser's de um DVD, que são mais fortes, não chegam a queimar nem um papel de Fax, nem com muita insistência!..., só queimam sua visão se insistir em olhar diretamente para eles!...

Deus te proteja!...

Postado

e aqueles pontos laser que são tipo chaveirinhu ??? são muito mais fracos? dá pra fazer queimar alguma coisa além das meninas??? (dos ólhos claro .rs.:lol:) =]

• Coordenador
Postado

Colega Xpeegah, se mesmo que com aquelas canetas laser, você conseguir escrever algo em um papel de fax!, pode processar a empresa que fabricou tal caneta!, (brinquedo)...., pois estará fora das especificações de segurança da ABNT!...

Cuidado!..., que Deus te abençoe e proteja!....

Postado
Colega Xpeegah, se mesmo que com aquelas canetas laser, você conseguir escrever algo em um papel de fax!, pode processar a empresa

.... é verdade, se for do paraguay então... já tem que botar a mão pro ceu quando aquelas canetas escrevem com pelo menos um dos lados. :lol:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!