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Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


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venho agradecer a Faller pois tenho certeza que o filtro de linha que ele recomendou aqui que comprei ano passado da Upsai FHT 1200 salvou meu pc, simplesmente a rede elétrica na minha rua pegou fogo :eek:,ae veio um estouro no pc que nao ligou mais,fui ver o filtro,o fusivel so estava fora do lugar,encaixei e vualá,ligou de novo meu pc novinhoagora vou comprar o Clone F8 para o escritorio que estou montando.....valeu mesmo,pessoas que contribuem sao de grande valia!!!!!

Abra o upsai e verifique se os varistores estão inteiros.

Se eu não me engano, mesmo se eles estourarem o filtro continua funcionando depois de trocar o fusível. (só que sem a função de proteger)

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  • 2 semanas depois...

Eu li bastante aqui e fiquei impressionado sobre a quantidade de informação conclusiva que esclarece bastante este assunto, só que me surgiu uma dúvida.

Eu tenho este PC da assinatura, moro em Recife num bairro que ocorre bastante oscilação de energia, o padrão aqui é 220v, uso um estabilizador da SMS e um filtro de linha "chinês" gostaria de saber se eu posso deixar a maquina ligada direto no filtro de linha (tenho muitas tomadas) e o filtro direto na tomada a 220v, sem risco de queimar ?

Obs.: Já perdi muitas peças por queimarem devido as oscilações, eu tenho aterramento também. Se tiver outra solução favor informar.

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Bem amigo a solução para as variações de tensão se resolve com fontes com PFC ativo, full range, pois as mesmas trabalham com tensões variando de 90 a 264v, e portanto não necessitam de mais nenhum outro instrumento para fazê-lo. Veja que nehum outro aparelho eletro-eletrônico precisa de estabilizador para funcionar (tv, dvd, ps3, xbox, etc), porque então o PC precisaria?

A solução ideal é fonte com pfc ativo e um bom filtro de linha, dentre os quais os mais recomendados (nacionais), são clone f8, upsai fht 1200, clamper e margirius da linha 4000 ou 5000.

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Obs.: Já perdi muitas peças por queimarem devido as oscilações, eu tenho aterramento também. Se tiver outra solução favor informar.

Como você sabe que o que está queimando suas peças é oscilação de tensão? Como já foi dito extensivamente aqui, um PC tolera muito mais oscilação de tensão que uma geladeira. Quantas geladeiras já queimaram na sua casa? Quantas TVs? Quantos liquidificadores, DVD-players, ventiladores?

Só queimou coisas de PC até agora? E é só ele que usa establizador? Nossa, que coincidência, não é mesmo? Aquilo que deveria te proteger está te matando. E você lá, todo tranquilo, achando que forças malignas conspiram contra a segurança do seu computador e que, apesar dos heróicos esforços, seu estabilizador às vezes falha na sua nobre e árdua tarefa de valoroso guardião.

Perceba que, quando eu digo você, não me refiro somente a você, mas à grande maioria das pessoas que usa estabilizador. É um efeito psicológico.

Experimente ligar o PC direto na tomada ou no filtro. Perceba que enquanto a intensidade das luzes da sua casa oscilam (se é que há variação realmente), seu PC continua funcionando normalmente.

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Eu li bastante aqui e fiquei impressionado sobre a quantidade de informação conclusiva que esclarece bastante este assunto, só que me surgiu uma dúvida.

Eu tenho este PC da assinatura, moro em Recife num bairro que ocorre bastante oscilação de energia, o padrão aqui é 220v, uso um estabilizador da SMS e um filtro de linha "chinês" gostaria de saber se eu posso deixar a maquina ligada direto no filtro de linha (tenho muitas tomadas) e o filtro direto na tomada a 220v, sem risco de queimar ?

Obs.: Já perdi muitas peças por queimarem devido as oscilações, eu tenho aterramento também. Se tiver outra solução favor informar.

Basta você usar a cabeça, que foi feita para pensar..

Dê uma bela olhada em sua fonte, se informe com qual tensão ela pode trabalhar..

Lhe ajudo, pois por acasoessa também é a minha fonte..

CorsairCX400.jpg

Viste ai... AC Input: Qualquer coisa de 90 Volts AC até 264 Volts AC.. e você quer colocar estabilizador, estabilizar prá quê.... Sua fonyte dá conta com sobra, com muita sobra de qualquer variação que aconteça nessa faixa dai e,s e o carregamento dela não for de 100% dos 400 watts ela opera em tensões bem mais baixas até...

Olhe uma experiência que fiz co uma fonte com PFC ativo, igual e do mesmo fabricante dessa nossa fonte..

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Repare que, operando com 30% de sua capacidade final de entrega de potência, a fonte conseguiu manter estáveis as tensões de 3,3 Volts, de 5 Volts e de 12 Volts que entrega ao PC, mesmo com 35 Volts AC na entrada.. Estabilizar prá quê..

Seu refrigerador necessita mais de estabilizador que seu PC, mas nem vais e nem deves, colocar estabilizador nele, correto???

Então saia dessa...Vais ver que desse modo vai parar de queimar coisas por ai... Seu televisor anda queimando também??? Ele tem fonte igual a de seu PC...

Quanto a operar em 220 Volts, lhe garanto, é melhor quie operar em 110 Volts. A enorme maioria desse mundo em que vivemos se alimenta em 220 Volts.. 110 Volts é exceção..

Informe-se..

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Eu tenho este PC da assinatura, moro em Recife num bairro que ocorre bastante oscilação de energia, o padrão aqui é 220v, uso um estabilizador da SMS e um filtro de linha "chinês" gostaria de saber se eu posso deixar a maquina ligada direto no filtro de linha (tenho muitas tomadas) e o filtro direto na tomada a 220v, sem risco de queimar?

Pode e deve. É mais fácil sua fonte estabilizar o estabilizador do que o estabilizador estabilizar a sua fonte.

Obs.: Já perdi muitas peças por queimarem devido as oscilações, eu tenho aterramento também. Se tiver outra solução favor informar.

Outra solução é trocar o filtro chinês por um filtro de melhor qualidade. Oscilações da rede elétrica não afetam as saídas da fonte, o que fica comprovado naquele vídeo do Faller.

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Excelente muito obrigado a todos que ajudaram, realmente é difícil acabar com modismos de décadas atrás, uso estabilizadores desde 1994 quando comprei o primeiro PC.

E me livrarei dele hoje a noite quando largar do trabalho, vou ficar so com o chines, ate trocar por outro.

Este é dos bons né ?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-193356222-filtro-linha-profissional-upsai-fht1200-fht-1200-110-ou-220v-_JM

Editando :

Cheguei agora em casa e tirei o estabilizador, deixei somente com o filtro e logo depois irei comprar aquele de cima.

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Depois que eu coloquei uma fonte boa(corsair) com o estabilizador já a um tempo, depois de uma semana de uso ela não ligava de cara, tinha que esperar e as vezes ligava dai eu tive que colocar outra genérica e mandei pro conserto, depois que ela veio eu coloquei ela, ainda com o estabilizador, e não deu mais problema será que foi o estabilizador?

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Depois que eu coloquei uma fonte boa(corsair) com o estabilizador já a um tempo, depois de uma semana de uso ela não ligava de cara, tinha que esperar e as vezes ligava dai eu tive que colocar outra genérica e mandei pro conserto, depois que ela veio eu coloquei ela, ainda com o estabilizador, e não deu mais problema será que foi o estabilizador?

Seu estabilizador matou a fonte (literalmente) tira esse troço dai, que essa fonte em questão não precisa dele para entregar as tensões nos padrões que seu micro precisa.

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Chegou hoje meu upsit fht1200, vou colocar no pc.

Como o amigo disse acima (RR1) o meu ficava assim tambem com o estabilizador, quando apertava ligar ele disparava e desligava automaticamente em menos de 1 segundo, ai tinha de apertar novamente ligar para ele pegar no tranco, ao remover o estabilizador da maquina e por direto ele liga normalmente na primeira apertada de botão.

Ouve oscilações rápidas de energia e a fonte segurou beleza realmente sem a necessidade do bagulho do estabilizador que geralmente ficava TECO TECO TECO, quando a energia oscilava.

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Oi!

São quase 90 páginas de comentários em seu tópico e acredito não ter encontrado nenhum comentário a respeito de estabilizadores que usam transístores ( BTA16) em vez de relês para chavear e isso evita os 50 milisegundos e interrupção do fornecimento de energia. Qual sua opinião sobre esse tipo de equipamento?

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Oi!

São quase 90 páginas de comentários em seu tópico e acredito não ter encontrado nenhum comentário a respeito de estabilizadores que usam transístores ( BTA16) em vez de relês para chavear e isso evita os 50 milisegundos e interrupção do fornecimento de energia. Qual sua opinião sobre esse tipo de equipamento?

BTA16 não é transistor e sim Triac.. Houve época em que muitos, quase todos os estabilizadores, numa pseudo inteligente evolução na busca de redução de custo, migraram para comutação via triac. Deram com os burros n'água ao constatar seus estabilizadores fumaceando, explodindo, arrebentando trilhas nas placa de circuito impresso de seus controles..

O Triac, tal qual tiristor, tem uma característica de se manter conduzindo enquanto por dentro dele passar corrente superior aquela chamada de corrente de sustentação...

Desse modo um triac deverá normalmente passar por essa condição sempre que a tensão da rede elétrica passar por um zero de sua tensão, o que acontece 120 vezes por segundo. Isso se a carga não tiver nenhum comportamento indutivo ou capacitivo, pois dai complica mais ainda...

Ai que mora o perigo, pois se comandado para operação o triac vizinho, antes do triac em questão ser desligado, KABUM, se colocará em curto coisa de 6 a 10 Volts AC que é mais ou menos a tensão que separa um tap de outro do autotransformador.

Era complicado demais adequadamente chavear os triacs. Ai passaram a adorar relés, que primeiro abre de um lado, desligando seu PC mesmo que momentaneamente para só depois fechar em um novo tap, com outra tensão..

É por isso que dificilmente verás um desses por ti citados, com chaveamento a triac ao invés de relé.. Não conheço nenhum, se conheceres, favor nos mostrar..

Além do mais, embora tenhas razão que o ligar de um Triac é muito mais rápido que de um relé.... esses ligamentos e desligamentos só poderiam acontecer em intervalos que poderiam chegar a 8 mili segundos, enquanto a ordem de grandeza da correção feita por uma fonte, mesmo daquelas mais vagabundas, fica da torno de 0,02 milisegundos, só umas quatrocentas vezes mais rápido que o estabilizador ideal , se existisse, mesmo com triac...

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Então.. É o seguinte.

Estou impressionado em saber que é melhor se livrar do estabilizador e ligar o computador direto num filtro. Quando comprarmos um filtro, vou me sentir até mais leve sem essa coisa pesada destruindo meu PC aos poucos.

Mas eu tô com umas dúvidas e uma que está me incomodando muito: uma vez, quando estava chovendo muito por aqui (RN), o estabilizador, quando ligado, seu LED piscava ininterruptamente, o que significava, segundo seu manual, que a rede elétrica estava instável (ou algo assim), o que significava também que não era pra ligar o PC. Mas depois de um dia "sem a rede ficar estável" para eu poder ligar o PC, cansei de esperar e apertei o botão de ligar da CPU e BUM!! Queimou a fonte.

Depois descobri q o estabilizador estava em 110V por que alguém daqui de casa, de alguma forma, trocou a chave quando aqui a rede é de 220V. Mas a minha dúvida é.. Se a rede estivesse realmente instável.. Como eu saberia disso usando apenas um filtro? Ele também tem uma forma de avisar isso por LEDs?

Outra dúvida é que.. De vez em quando, falta energia por aqui e volta fraca. Como vou saber que posso ligar o PC com segurança quando a rede estiver segura? Não quero testar a rede ligando meu PC rsrs.

E tenho uma última dúvida: a fonte do meu PC tem uma chave de 115V/230V, e ele fica ligado na 115V e o estabilizador em 220V. Quando eu tirar o estabilizador, a fonte continua em 115V ou coloco em 230V?

Para finalizar, quais boas opções de filtro tenho atualmente disponíveis para comprar?

Desculpa pelo texto, mas queria tirar minhas dúvidas com precisão, explicando de modo claro cada situação.

Obrigado n_n

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Então.. É o seguinte.

Estou impressionado em saber que é melhor se livrar do estabilizador e ligar o computador direto num filtro. Quando comprarmos um filtro, vou me sentir até mais leve sem essa coisa pesada destruindo meu PC aos poucos.

Mas eu tô com umas dúvidas e uma que está me incomodando muito: uma vez, quando estava chovendo muito por aqui (RN), o estabilizador, quando ligado, seu LED piscava ininterruptamente, o que significava, segundo seu manual, que a rede elétrica estava instável (ou algo assim), o que significava também que não era pra ligar o PC. Mas depois de um dia "sem a rede ficar estável" para eu poder ligar o PC, cansei de esperar e apertei o botão de ligar da CPU e BUM!! Queimou a fonte.

Depois descobri q o estabilizador estava em 110V por que alguém daqui de casa, de alguma forma, trocou a chave quando aqui a rede é de 220V. Mas a minha dúvida é.. Se a rede estivesse realmente instável.. Como eu saberia disso usando apenas um filtro? Ele também tem uma forma de avisar isso por LEDs?

Outra dúvida é que.. De vez em quando, falta energia por aqui e volta fraca. Como vou saber que posso ligar o PC com segurança quando a rede estiver segura? Não quero testar a rede ligando meu PC rsrs.

E tenho uma última dúvida: a fonte do meu PC tem uma chave de 115V/230V, e ele fica ligado na 115V e o estabilizador em 220V. Quando eu tirar o estabilizador, a fonte continua em 115V ou coloco em 230V?

Para finalizar, quais boas opções de filtro tenho atualmente disponíveis para comprar?

Desculpa pelo texto, mas queria tirar minhas dúvidas com precisão, explicando de modo claro cada situação.

Obrigado n_n

A melhor opção para enfrentar redes que por uma razão ou outra tem a sua tensão altamente instável é adotar uma boa fonte com PFC ativo, que pode operar desde 90 você até 264 VAC sem sequer se preocupar com chave seletora de tensão, que elas nem tem...

Se sua fonte não é assim e não queres trocar a mesma, certifique-se qual a faixa de tensão que a mesma tolera e cheque se sua rede dai varia mais do que isso.. Vais te assustar em saber que as fontes aguentam uma variação de tensão de rede grande e que essas redes sequer apresentam..

Deixe a fonte fazer seu papel portanto ...

Veja ai um video que fiz mostrando que mesmo com tensão baixa na rede elétrica, da ordem de 35 Volts, essa fonte que usei, com PFC ativo segurou as tensões do PC estáveis como rocha... E isso é o que interessa..

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Ao retirar o estabilizador você irá ligar sua fonte deireto nos 220 Volts da tomada da parede.. Ora amigo, nesse caso, ligar um equipamento, seja ele qual for, um barbeador, uma furadeira, um forno de microondas, uma torradeira, uma cadeira elétrica ou um PC evidente que ele deverá estar preparado para trabalhar em 220 Volts. Isso é básico...

Do melhores filtros de linha do mercado, e mais em conta, está o Clone F8, de código 01062.

Esse dai: Filtro de linha CLONE F8 NBR 01062

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O que você deve fazer é medir o quão instável é essa sua rede. Geralmente os problemas de varição de tensão só existem em nossas cabeças. As lâmpadas chegam a piscar? Nada que não afete uma lâmpada afeta seu PC, por exemplo, desde que sua fonte esteja operando normalmente.

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Tenho só mais umas dúvidas (aff, assim como vocês, espero q sejam as últimas mesmo)

É necessário que seja o Clone F8 1062? Assim, os circuitos e as proteções e sei lá mais o que dele é melhor que os outros que só têm 4 (1056 e 1057) ou 6 entradas (01058 e 1059) como esse ou esse? Porque aqui seria mais em conta comprar um de 6 entradas apenas, mas tenho medo que o F8 (1062) seja recomendada por ser melhor q o de 6 (1058 e 1059) ou de 4 (1056 e 1057). Caso tenha alguma diferença, como uma proteção a mais ou algo do tipo, se ele (o F8) for melhor mesmo, então levarei ele mesmo.

Poréém.. Aqui tem uma outra loja que vende um SMS Protector Clean Energy Prot 1000 pelo mesmo preço do Clone F8 1062. Já vi algum tópico que falavam que o Clone F8 não é tão bom assim e sentiam falta das boas marcas como Upsai ou APC. E entre Clone F8 e SMS Protector Clean Energy Prot 1000 vocês ficariam com qual? É recomendável comprar Clone F8 mesmo?

valeu õ/

:confused:

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Tenho só mais umas dúvidas (aff, assim como vocês, espero q sejam as últimas mesmo)

É necessário que seja o Clone F8 1062? Assim, os circuitos e as proteções e sei lá mais o que dele é melhor que os outros que só têm 4 (1056 e 1057) ou 6 entradas (01058 e 1059) como esse ou esse? Porque aqui seria mais em conta comprar um de 6 entradas apenas, mas tenho medo que o F8 (1062) seja recomendada por ser melhor q o de 6 (1058 e 1059) ou de 4 (1056 e 1057). Caso tenha alguma diferença, como uma proteção a mais ou algo do tipo, se ele (o F8) for melhor mesmo, então levarei ele mesmo.

Poréém.. Aqui tem uma outra loja que vende um SMS Protector Clean Energy Prot 1000 pelo mesmo preço do Clone F8 1062. Já vi algum tópico que falavam que o Clone F8 não é tão bom assim e sentiam falta das boas marcas como Upsai ou APC. E entre Clone F8 e SMS Protector Clean Energy Prot 1000 vocês ficariam com qual? É recomendável comprar Clone F8 mesmo?

valeu õ/

:confused:

Esqueça os F4 e F6, é uma decaída enorme na qualidade comparado ao F8.

Quanto ao SMS Clean Energy VS Clone F8, eu indico o F8.

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Esqueça os F4 e F6, é uma decaída enorme na qualidade comparado ao F8.

Quanto ao SMS Clean Energy VS Clone F8, eu indico o F8.

Obrigado!

Comprarei o F8 quando puder. Acabei de telefonar para uma das poucas lojas por aqui e fiquei sabendo que eles não têm o F8 em nenhuma das unidades :mad: e não há em nenhuma outra loja. Comprar pela internet não pretendo muito porque o frete é sempre alto para cá (25~30 reais a mais), mas se for preciso né.. é dinheiro a mais agora, para possível menos dor de cabeça e gasto futuros. =/

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A Clone não fabrica nada, só carimba containers de dispositivos trazidos da China.

Às vezes, como é o caso do F8 (cód 01062) encontra alguma coisa boa..

Os outros, de 4 e 6 tomadas são fracos, muito fracos, nem de perto lembram o F8..

Se pode ver ai:

Clone F8

Clone de 6 tomadas

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Eu so meio leigo nesse assunto e não entendi muita coisa não...Pelo o que as pessoas me dizem aqui em Brasilia,onde moro, tem que usar estabilizador porque tem muito pico de energia e descarga eletrica ai tem que usar o estabilizador para não queimar os equipamentos,é verdade?o que eu uso(que não seja muito caro) para não queimar nada?

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Eu so meio leigo nesse assunto e não entendi muita coisa não...Pelo o que as pessoas me dizem aqui em Brasilia,onde moro, tem que usar estabilizador porque tem muito pico de energia e descarga eletrica ai tem que usar o estabilizador para não queimar os equipamentos,é verdade?o que eu uso(que não seja muito caro) para não queimar nada?

Pico de energia seria surto elétrico, ou falta momentânea na energia (piscadas de luz, reinicio de eletrodomesticos em geral), para Surto, protetor contra surto, para falta de energia no-break online senoidal; descarga elétria, e outro assunto e mesmo com o estabilizador vai tudo fritar, pode até mesmo estar desligado da tomada, que dependendo de onde foi frita, o que se pode amenizar uma descarga elétrica é um sistema de aterramento, juntamente com protetores contra surto (DPS).

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Eu so meio leigo nesse assunto e não entendi muita coisa não...Pelo o que as pessoas me dizem aqui em Brasilia,onde moro, tem que usar estabilizador porque tem muito pico de energia e descarga eletrica ai tem que usar o estabilizador para não queimar os equipamentos,é verdade?o que eu uso(que não seja muito caro) para não queimar nada?

Isso é lenda de vendedor para conseguir uma comissão nas costas de leigos.

É a mesma história no nordeste, no norte, no sul no sudeste... sempre falam de "pico de energia", "descarga elétrica", "oscilação elétrica"...

A maior parte dos equipamentos elétricos em sua residência possui uma fonte bastante similar a que um computador usa (fontes de computadores até tendem a ser mais resistentes, se forem de boa marca), eles queimam toda hora? não? pois bem ;)

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