Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

Esse osciloscópio serve para medir a frequência da rede? Será que vale o investimento? Desculpem, mas não entendo nada de osciloscópio.

Esses equipamentos são muito caros, em torno de R$1.500 a R$5.000 para entende-lo e saber operá-lo é necessário pelo menos um curso para usar todas as funções.

Quando nos referimos a osciloscópio, nos referimos a esse bicho aqui ou parecido:

partes-de-un-Osciloscopio.png

Coisa cara para usar amadoristicamente. Nem eu tenho um trem desses.

Eu somente usei um desses em algumas disciplinas do meu curso de engenharia de telecomunicações

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Será que esse tipo de osciloscópio de placa de som realmente presta? Alguém ai ja teve algum destes?

No fórum de eletrônica estavam comentando e pode que sim, pode que nao.

Um Osciloscópio mais ou menos custa uns 350 obamas na DX, mais ai cai na importacao e bau bau, o preco vai para o céu.

É como o ritlay falou, ele usou isso na faculdade. Quem trabalha com eletrônica deveria ter um. Eu precisarei um desses para meus trabalhos futuros também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Gente, uma dúvida, ESTA régua ou ESTA, é suficiente para uma fonte de 850w e um monitor de 24"?

A da Clone seria melhor entre as duas não?

Depende. Vai usar em 110V ou 220V?

Em 110V (na verdade 127V), ela vai suportar um consumo de 1270W (127V x 10A), e em 220V de 2200W.

Supondo que teu monitor consuma 100W e sua fonte tenha eficiencia de 80%, vai ter um consumo de 1162.5 W no pico.

Só uma pergunta: qual a configuração do computador e para que tanta fonte?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Um estabilizador ( sem nada ligar as suas saidas "'estabilizadas"') em qualquer ponto de uma rede elétrica da casa é capaz de gerar surtos a toda rede (da casa) ?

não sei se está claro o que tentei dizer.

Grato.

É mais provável que os surtos apareçam de modo mais ofensivos na saída do estabilizador e serão sempre tão mais fortes, de maior amplitude, quanto maior for o carregamento do mesmo. Sem nada ligado ao mesmo, sem carga alguma os surtos serão de pequena magnitude, insignificantes..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O tamanho, a amplitude de um surto gerado na comutação de um estabilizador vai depender basicamente de três fatores:

- A parte do ciclo da tensão de rede em que o relé abre: Sabe-se que uma rede elétrica 220 Volts, por exemplo, assume tensões que variam de zero a + 310 Volts, de volta a zero e até -310 Volts, fechando o ciclo em zero Volts, isso 60 vezes por segundo...

Claro que se o relé abrir justo quando a tensão é próxima de zero a amplitude do surto garada é praticamente nula. Ao contrário, se acontecer quando a tensão da rede está em um valor elevado, o surto pode ser significativo..

- A corrente circulante: Tanto maior o carregamento e a corrente que deve ser interrompida maior a chance de alta amplitude do surto gerado...

- O carater indutivo da carga: Tanto mais indutivo o comportamento da carga, maior a chance de um surto ser gerado

Veja ai um surto de tensão gerado na abertura de um relé de um estabilizador, justo na troca de uma tensão para outra, cerca de 6 Volts menor... Esse pico ultrapassou em módulo os 1.000 Volts e justo foi gerado num pico de tensão negativo..

12EspriosdealtatensoReduzido.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Prezado faller, mais uma questao : pode-se medir com auxílio de um multímetro comum , surtos oriundos de um estabilizador ?

Nem que a vaca tussa... Esses surtos tem duração efêmera, coisa de milisegundos, para pegar esse dai tive de usar osciloscópio de memória, com o disparo sincronizado em nivel alto de tensão. Ai, quando ele acontece, fica memorizado.. Veja que a duração, o tempo de toda a tela mostrada é da ordem de 0,1 segundo.. (aproximadamente 6 ciclos)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
em questão de proteção ao usuario o modo isolador funciona? ou mesmo um bom filtro de proteção evitaria um choque? grato por uma resposta ^^

Sim, ele, graças a um transformador isolador (isolação galvânica entre primário e secundário) tira a referência de terra da tensão de alimentação. Não mais a alimentação vai ter fase e eneutro com esse neutro ligado ao terra. Sem diferencial com o terra sem condições de estabelecer aquela corrente responsável pela sensação de choque ao tocar o gabinete, de pés descalços em piso frio..

Veja essa figura dai. Veja que existem várias maneiras de evitar que o operador perceba aquela sensação de choque ao contactar com o gabinete

- Uma é isolando a mão que toca o gabinete;

- Outra é isolando o pé do solo que pisa;

- A terceira é isolando a referencia ao massa, do gerador da alimentação;

- A última, e a mais adequada, é a de aportar aterramento a carcaça do PC. Carcaça aterrada não vai mais mostrar diferença de potencial com a massa. Sem diferença de potencial sem chances de sentir choque..

Sensaodechoque.jpg

Portanto, se necessitar use o módulo isolador (MI) e evite o módulo isolador estabilizado (MIE) que agraga o maldito estabilizador sem a menor necessidade..

Esse MI só se encontra até 300 VA que é pouco...

Existem outros transformadores isoladores no mercado, por exemplo, da Toroid, o Isobox, ( http://www.toroid.com.br/produtos/isobox/ )que pode ser achado até com potências de 1000 VA's (veja ai: http://www.toroid.com/standard_transformers/isolation_transformers/isolation_commercial.htm )

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Com um clamper multi proteção:

http://www.clamperlojavirtual.com.br/clamper-multi-protec-o-preto-2.html

Poderei então ligar tv, pc, e aparelhos do quarto e usa-los sem medo durante uma tempestade?

2) Não há nenhum aparelho atualmente tal como, notebook, ps3, tv que seja prejudicado por ser desligado bruscamente devido a falta de energia?

Se sim, um no break em conjunto com o clamper (uma saída mais barata do que um no break senoidal on line) sanaria esse problema?

...

Li vários tópicos excelentes aqui no forum, inclusive aquele sobre as doenças elétricas, mas mesmo assim continuo com essas dúvidas.

Acho também que a maioria que postou aqui suas dúvidas, não estava atrás de uma solução para um problema específico, e sim uma forma de tornar seus aparelhos a prova de todas e qualquer tipo de anomalia na rede elétrica que viesse a danificar seus aparelhos.

Com um custo não exorbitante é claro :D

Algo que eu também gostaria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1) Com um clamper multi proteção:

http://www.clamperlojavirtual.com.br/clamper-multi-protec-o-preto-2.html

Poderei então ligar tv, pc, e aparelhos do quarto e usa-los sem medo durante uma tempestade?

Sim e não.... Proteção contra induções a partir de raios, descargas atmosféricas, são melhor resolvidas se sua instalação contar com um bom aterramento. Imaginemos que sim, que contes ai com esse aterramento.. Sem ele não fica de todo ruim, mas perde parte dessa eficiência principalmente no tocante a raios.

Poderá usar essas proteções sabendo ter feito o bastante para oferecer a melhor proteção possível contra surtos ao seu alcance, no mercado... Ligar sem medo envolve imunidade absoluta e, amigo, isso não existe..

Imagine um raio, que veio lá da nuvem, andou por um nada, sem caminho algum, mais de quilômetros abrindo seu caminho, buscando fazer esse caminho até a terra.. Você acha que uma caixinha milagrosa iria botar freio, botar fim a busca desse caminho, assim no mais.. Doce ilusão...

A incidência de um raio direto vai pulverizar toda e qualquer proteção desse tipo que venhas a adotar.. Incidência direta de um raio, na sua casa, tem a exata probabilidade da proporção da área de sua casa, dividida pela área concentrada pela tempestade, ou seja, uma probabilidade bem baixa até..

Agora, essa probabilidade aumenta se considerares a área de seu bairro, de sua cidade, sobre a área da tempestade.. Acontece que raios que caem ai no seu bairro, ou até mesmo na sua cidade, quilômetros ai de sua casa, podem chegar, via fiação quer elétrica, quer de telefone quer da TV a cabo e danificar seus equipamentos elétricos, não com um raio, mas com energia derivada dele, induzida na fiação..

E dessa maior probabilidade de incidência e dessa indução de raio que um desses dispositivos visa proteger seus equipamentos. E sempre haverá um limite entre aquele surto que ele consegue absorver daqueles que ele não consegue absorver, portanto, a expressão "usar sem medo durante uma tempestade" se torna inválida ao pé da letra, mas com certeza exprime a realidade quando pensares em ser a melhor proteção que podes colocar ai, ao teu alcance..

Proteção contra surtos de tensão em linhas físicas é um assuntio sério. Não é desligando da rede, elétrica, telefônica o de TV a cabo que se resolve. É apendando proteções..

Veja um exemplo interessante..

Uma central telefônica fixa tem 10.000 números, atende a diversos bairros e a fiação corre por ai aérea, subterrânea, mista por um raio de mais ou menos 4 km distante dessa central.. É uma verdadeira antena captadora de problemas. Um verdadeiro funil de recepção de raios e derivados.. O que o pessoal da empresa telefônica faz, ao se aproximar uma tempestade???? Tira tudo da tomada??? Não, não pode, não é possível. Tem de enfrentar e para enfrentar tem de proteger. É isso que é feito, uso de proteção da exata mesma tecnologia existente nessas proteções dos filtros de linha.. Varistores, centelhadores, diodos, indutores, capacitores, fusíveis térmicos etc.. O mesmo vale para os rádios de telecomunicações.. Aonde estão eles.. Lá em cima do mais alto dos morros e pior, ligados a um cabo que vai lá para cima, para a antena, elemento mais alto de toda uma região de quilômetros.. E ai??? Desliga ao rádio quando a chuva vem??? Claro que não.. Protege. Proteção é uma ciência e como ciência deve ser encarada...

2) Não há nenhum aparelho atualmente tal como, notebook, ps3, tv que seja prejudicado por ser desligado bruscamente devido a falta de energia?

A queda em sí da energia, a falta da mesma, a ausência mesmo que repentina não é danosa aos equipamentos. Fosse assim não se poderia desligar os mesmos... O que acontece em uma queda de energia maciça é uma enorme aumento da probabilidade de geração de surto de tensão.. Todo e qualquer dispositivo elétrico que tenha um comportamento indutivo tem uma propriedade, e isso é física, de manter a corrente circulante, ao ser desalimentado. Uma espécie de inércia..

É o velho princípio da maquininha de dar choque. Uma pilha de 1,5 Volts chaveada, comutada sobre uma bobina (alta indutância), ao interromper gera picos de mais de 100 Volts suficientes para dar choque no vivente.. Como essa desalimentação acontece de repente e com muitos dispositivos (todos que estiverem ligados) em um bairro, em uma cidade, justo ao mesmo tempo, a chance de surtos de respeitável tamanho aparecerem é grande.. Esses surtos, às vezes com tensão superior a 1.000 Volts, embora de duração efêmera, de poucos mili segundos, são suficientes para romper isolamento em transformadores, romper isolamento dos semicondutores das fontes de alimentação, e ai o circo fica armado, a caca está preparada para acontecer o pior. Lembre-se que o surto foi o último respiro, ainda não danificou a fonte, só rompeu a isolação de um ou outro semicondutor, mas a fonte está lá, não fumaceou, não deu cheiro, nem estouro, nada nada..

Ao retornar a energia, ai sim vai ter força suficiente para fumacear, para explodir, fazer barulho, soltar faíscas.. Por isso a maioria das pessoas se depara com o estouro de algum equipamento no retorno da energia e pensa ter sido ele, o retorno da energia, por ter "voltado mais forte" essa energia, quem provocou a cacaca.. Não foi... A queda da energia possibilitou a geração de surto que rompeu isolação. O retorno só selou o que era inevitável..Desse modo, proteger seus equipamentos com uma proteção contra surtos de tensão se torna essencial...

Se sim, um no break em conjunto com o clamper (uma saída mais barata do que um no break senoidal on line) sanaria esse problema?

Os no-breaks, em maior ou menor escala, com melhores ou piores topologias já tem incorporado algum filtro de linha.. Não faz falta apendar um deles. O que atrapalha num no-break desses simples, esses short-breaks nenhum filtro de linha apendado ao mesmo resolve. O que atrapalha é:

1) Eles na presença da energia se comportam exatamente igual a um estabilizador, com todas as mazelas dos mesmos. O tal de desalimenta e religa sua saída, numa operação totalmente inútil e prejudicial, na tentativa de oferecer uma tensão mais aproximada a nominal na saída, ajustada a passos de 10 Volts...

2) Eles na falta da energia primária passam a gerar uma forma de onda que os marqueteiros das empresas chamam de pseudo-senoidal, quasi senoidal, ou senoidal por aproximação.. Ora amigo, só para sentir o tamanho do pepino, imagine que dissesses para sua amada, num relâmpago de paixão desenfreada que ela, sua amada, era uma mulher pseudo bela, ou quasi inteligente, ou interessante por aproximação... Poderia começar a correr, certo??

Isso dai, as mazelas oferecidas por esse tipo de no-break, nem colocando 7 filtros de linha antes ou depois dele vai resolver...

Li vários tópicos excelentes aqui no forum, inclusive aquele sobre as doenças elétricas, mas mesmo assim continuo com essas dúvidas.

Acho também que a maioria que postou aqui suas dúvidas, não estava atrás de uma solução para um problema específico, e sim uma forma de tornar seus aparelhos a prova de todas e qualquer tipo de anomalia na rede elétrica que viesse a danificar seus aparelhos.

Com um custo não exorbitante é claro :D

Algo que eu também gostaria.

Essa maneira é adotar um bom filtro de linha, elemento passivo, que só entra em ação na exceção, só para combater a energia de exceção... Os surtos de tensão...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Olhe ai: Recomendação de filtro de linha

Cento e oitenta e nove páginas explorando recomendações de filtros de linha..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem indica um filtro de linha ae do kabum de ate 50 reais ?? kkkkkk

so um quebra galho

Na loja Kabum tem 2 modelos que são ótimos:

Clone F8-01087

http://www.kabum.com.br/produto/24762/-clone-filtro-de-linha-8-tomadas-f8-plus-01087/

SMS Clean Energy

http://www.kabum.com.br/produto/21773/-sms-filtro-de-linha-protector-energy-1000va-110v-e-2000va-220v-62330nt

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela pergunta, amigo...

Sim existem elementos de comutação chamados Triacs, cuja função é a de comutar cargas em tensão alternada sem faiscamento, até porque se pode comandá-los justo quando a tensão da rede passa por um "zero".

A lógica de comando entretanto fica pesada, mais cara, perigosa pois fração de segundo de erro faz com que dois triacs possam vir a comutar ao mesmo tempo, colocando o secundário do autotrafo em curto. Já existiram inúmeros dispositivos assim produzidos, todos que conheço deixaram de usar pois acabavam entrando em curto, preferiram deixar o problema para o usuário (os glitches, os picos de tensão, a comutação de relés) a desenvolver um circuito a prova de enganos, etc..

(...)

Por curiosidade... Considerando a geração de surtos de rede de modo diferencial, gerados a partir do transformador e o rele do “estabilizador”, o tiristor (triac) ao comutar também gerava surtos de rede?

E que em meu entendimento, o tiristor embora não provoca o problema relacionado ao termistor da fonte e sua inrush current; O triac ainda geraria um surto de rede uma vez que ele desliga se de uma das saídas do transformador.

Edit: Acho que a postagem http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3718609&postcount=127 meio que reponde minha perguta...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem mas não tem, ambos indisponíveis..

Creio que eles tem uma boa rotatividade, mas não custa nada colocar o email para quando estiver disponível e ser notificado. :D

Mas o Clone F8 0187 não é difícil de encontrar em lojas de informática mas atente para o modelo correto e possui excelente custo benefício.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!