Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

Pessoal,

Gostaria de uma ajuda. Comprei um novo PC e me deparei com uma dúvida.

As tomadas do meu apartamento são todas do padrão brasileiro antigo. A minha linha de rede tb! Mas o meu PC será o novo padrão. O que eu faço? Pensei nas seguintes possibilidades:

1) Comprar um novo filtro de linha (Filtro de linha Clone F8 Plus 01087 - quando voltar a vender) e utilizo um adaptador para ligar o filtro no padrão antigo

2) Utilizo o meu filtro antigo e coloco um adaptador no cabo de energia da fonte para ficar compatível com o modelo antigo

O que me indicam?

Normalmente neste caso o mais indicado é continuar com os cabos de força que estão sendo utilizados e guardar nos novos.

Não se deve utilizar adaptadores e similares de modo contínuo, pelas razoes já citadas em outros post.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Faller, me esclarece uma duvida por favor! Li seu post (não ele todo) mas a primeira publicação e outras respostas. Tenho uma impressora laser (Brother) que segundo o fabricante consome uns 800W, em outro ponto um PC com uma fonte real de 500W e em outro ponto outro PC com uma fonte nominal de 500W. Ia colocar estabilizadores nos três pontos. Depois de ler seu post estou inclinada a usar filtros de linha (profissionais), qual você recomenda? No Caso da impressora ia colocar um estabilizador de 1,5KVA, coisa q já tinha feito, mas ele não aguentou, por ser uma impressora laser, tem que ser um que aguente a tal! Obrigada desde já...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, me esclarece uma duvida por favor! Li seu post (não ele todo) mas a primeira publicação e outras respostas. Tenho uma impressora laser (Brother) que segundo o fabricante consome uns 800W, em outro ponto um PC com uma fonte real de 500W e em outro ponto outro PC com uma fonte nominal de 500W. Ia colocar estabilizadores nos três pontos. Depois de ler seu post estou inclinada a usar filtros de linha (profissionais), qual você recomenda? No Caso da impressora ia colocar um estabilizador de 1,5KVA, coisa q já tinha feito, mas ele não aguentou, por ser uma impressora laser, tem que ser um que aguente a tal! Obrigada desde já...

As fontes dos equipamentos modernos, em praticamente sua totalidade, tem faixa de entrada de tensão Full Range, ou seja, nominalmente a tensão de operação delas pode variar de 100 a 240 Volts +-10%, o que dá ao final uma variação efetiva de 90 a 264 VAC. Nas etiquetas isso é facilmente identificável por alguma inscrição do tipo:

INPUT 100 - 240 VAC

Alguns outros tem tensões nominais de 110, 115, 120 ou 127 Volts ou 220/230 Volts e toleram muito bem as variações nominais que nossas redes apresentam..

Estabilizador é um dispositivo que pode e deve ser usado se e somente se o fabricante do equipamento em questão orientar a usar. Procure no manual, se não houver orientação específica para uso, evite, pois se eu fosse fabricante e alguém o usasse, sem minha indicação, perderia com certeza a garantia...

Impressoras a laser, especificamente, apresentam, logo ao início de uma impressão, uma alta demanda a tal ponto dos autotransformadores que eventualmente tem de ser usados, tem de ser muito,mas muito bem dimensionados..

Usar um filtro de linha, elemento passivo que em nada interfere com a energia "boa" que da rede vem., é uma ótima solução.. Ajuda a proteger atacando só o que na energia não presta, e em nada interferem na energia...

Quanto às tuas colocações, lá do início:

Procura nos manuais da Brother se eles recomendam usar estabilizador, mas procure sentado, tenho 99,999% de certeza de que não falam nada disso...

Quanto aos PC's e filtros para os mesmos:

Separemos os bons filtros do mercado em duas categorias:

1) Filtros com proteção extra, para rede telefônica e/ou para rede de cabo, além da proteção para rede elétrica. Esses filtros são os ideais se sua internet é via ADSL ou via cabo... Saiba que surtos de tensão podem entrar em seu PC vindos da rede telefônica ou da rede do cable, via modem e cabo de rede lan..

- Clamper Multi Proteção;

- Upsai FHT-1200.

2) Filtros com proteção contra surtos de tensão somente para a rede elétrica

..

- Clamper Multi Energia;

- SMS Clean Energy;

- Clone F6 Plus de código 01085 (seis tomadas)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fontes dos equipamentos modernos, em praticamente sua totalidade, tem faixa de entrada de tensão Full Range, ou seja, nominalmente a tensão de operação delas pode variar de 100 a 240 Volts +-10%, o que dá ao final uma variação efetiva de 90 a 264 VAC. Nas etiquetas isso é facilmente identificável por alguma inscrição do tipo:

INPUT 100 - 240 VAC

Alguns outros tem tensões nominais de 110, 115, 120 ou 127 Volts ou 220/230 Volts e toleram muito bem as variações nominais que nossas redes apresentam..

Estabilizador é um dispositivo que pode e deve ser usado se e somente se o fabricante do equipamento em questão orientar a usar. Procure no manual, se não houver orientação específica para uso, evite, pois se eu fosse fabricante e alguém o usasse, sem minha indicação, perderia com certeza a garantia...

Impressoras a laser, especificamente, apresentam, logo ao início de uma impressão, uma alta demanda a tal ponto dos autotransformadores que eventualmente tem de ser usados, tem de ser muito,mas muito bem dimensionados..

Usar um filtro de linha, elemento passivo que em nada interfere com a energia "boa" que da rede vem., é uma ótima solução.. Ajuda a proteger atacando só o que na energia não presta, e em nada interferem na energia...

Quanto às tuas colocações, lá do início:

Procura nos manuais da Brother se eles recomendam usar estabilizador, mas procure sentado, tenho 99,999% de certeza de que não falam nada disso...

Quanto aos PC's e filtros para os mesmos:

Separemos os bons filtros do mercado em duas categorias:

1) Filtros com proteção extra, para rede telefônica e/ou para rede de cabo, além da proteção para rede elétrica. Esses filtros são os ideais se sua internet é via ADSL ou via cabo... Saiba que surtos de tensão podem entrar em seu PC vindos da rede telefônica ou da rede do cable, via modem e cabo de rede lan..

- Clamper Multi Proteção;

- Upsai FHT-1200.

2) Filtros com proteção contra surtos de tensão somente para a rede elétrica

..

- Clamper Multi Energia;

- SMS Clean Energy;

- Clone F6 Plus de código 01085 (seis tomadas)

Obrigada pela orientação, esclareceu bastante! Valeu...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
desanimei, comprei um SMS revolution de 6 tomadas, depois de anos usando no filtro de linha comunzão meus eletronicos e queimar 3 fontes, pensei que o estrabilizador seria uma boa

Pelo que você falou em outro tópico, foi uma compra online e que ainda não chegou. Se for isso, você teve sorte! Basta não aceitar e entrega e pedir o dinheiro de volta. O Código do Consumidor te garante 7 dias para desistir de compra online, sem ter que prestar nenhum tipo de explicação à loja. É só dizer que não quer e pedir o dinheiro de volta. Obviamente que você não deve abrir a embalagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que você falou em outro tópico, foi uma compra online e que ainda não chegou. Se for isso, você teve sorte! Basta não aceitar e entrega e pedir o dinheiro de volta. O Código do Consumidor te garante 7 dias para desistir de compra online, sem ter que prestar nenhum tipo de explicação à loja. É só dizer que não quer e pedir o dinheiro de volta. Obviamente que você não deve abrir a embalagem.

chegou hoje e pedi a devolução, agora to procurando filtro de linha quero pegar 2 de 8 tomadas e o mais recomendados de custo benefício não acho de jeito algum o clone f8 e o Sms clean energy

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

chegou hoje e pedi a devolução, agora to procurando filtro de linha quero pegar 2 de 8 tomadas e o mais recomendados de custo benefício não acho de jeito algum o clone f8 e o Sms clean energy

Sim, vai ser muito difícil de você acha-los pois eles saíram de linha.

Como alternativa tem os da clamper, porém com um preço mais salgado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
As fontes dos equipamentos modernos, em praticamente sua totalidade, tem faixa de entrada de tensão Full Range, ou seja, nominalmente a tensão de operação delas pode variar de 100 a 240 Volts +-10%, o que dá ao final uma variação efetiva de 90 a 264 VAC. Nas etiquetas isso é facilmente identificável por alguma inscrição do tipo:

INPUT 100 - 240 VAC

Alguns outros tem tensões nominais de 110, 115, 120 ou 127 Volts ou 220/230 Volts e toleram muito bem as variações nominais que nossas redes apresentam..

Estabilizador é um dispositivo que pode e deve ser usado se e somente se o fabricante do equipamento em questão orientar a usar. Procure no manual, se não houver orientação específica para uso, evite, pois se eu fosse fabricante e alguém o usasse, sem minha indicação, perderia com certeza a garantia...

Impressoras a laser, especificamente, apresentam, logo ao início de uma impressão, uma alta demanda a tal ponto dos autotransformadores que eventualmente tem de ser usados, tem de ser muito,mas muito bem dimensionados..

Usar um filtro de linha, elemento passivo que em nada interfere com a energia "boa" que da rede vem., é uma ótima solução.. Ajuda a proteger atacando só o que na energia não presta, e em nada interferem na energia...

Quanto às tuas colocações, lá do início:

Procura nos manuais da Brother se eles recomendam usar estabilizador, mas procure sentado, tenho 99,999% de certeza de que não falam nada disso...

Quanto aos PC's e filtros para os mesmos:

Separemos os bons filtros do mercado em duas categorias:

1) Filtros com proteção extra, para rede telefônica e/ou para rede de cabo, além da proteção para rede elétrica. Esses filtros são os ideais se sua internet é via ADSL ou via cabo... Saiba que surtos de tensão podem entrar em seu PC vindos da rede telefônica ou da rede do cable, via modem e cabo de rede lan..

- Clamper Multi Proteção;

- Upsai FHT-1200.

2) Filtros com proteção contra surtos de tensão somente para a rede elétrica

..

- Clamper Multi Energia;

- SMS Clean Energy;

- Clone F6 Plus de código 01085 (seis tomadas)

Eu tenho uma duvida:

E se a variação for menor ou maior do que a fonte suporta?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma duvida:

E se a variação for menor ou maior do que a fonte suporta?

Que tipo de variação está falando? Tipo abaixo de 90V ou acima de 260V?

Em qualquer fonte de boa qualidade, e em alguns casos até as genéricas, tem proteções:

- OVP (Proteção contra sobretensão)

- UVP (Proteção contra sub-tensão)

- OCP (Proteção contra sobrecorrente)

- OPP (Proteção contra Sobrecarga)

- SCP (Proteçao contra curto-circuito)

Destaquei os 2 primeiros pois é o que mais interessa no seu caso. O mínimo que irá ocorrer é a fonte desligar para proteger os componentes ligados nele. Procure nas especificações da fonte e caso não encontre, evite-as.

Agora se essas quedas ou sobretensões são frequentes em sua casa, então deve ter algo errado na instalação elétrica de sua casa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu tenho uma duvida:

E se a variação for menor ou maior do que a fonte suporta?

Que tipo de variação está falando? Tipo abaixo de 90V ou acima de 260V?

Em qualquer fonte de boa qualidade, e em alguns casos até as genéricas, tem proteções:

- OVP (Proteção contra sobretensão)

- UVP (Proteção contra sub-tensão)

- OCP (Proteção contra sobrecorrente)

- OPP (Proteção contra Sobrecarga)

- SCP (Proteçao contra curto-circuito)

Destaquei os 2 primeiros pois é o que mais interessa no seu caso. O mínimo que irá ocorrer é a fonte desligar para proteger os componentes ligados nele. Procure nas especificações da fonte e caso não encontre, evite-as.

Agora se essas quedas ou sobretensões são frequentes em sua casa, então deve ter algo errado na instalação elétrica de sua casa.

Se sua fonte for uma fonte decente e as tensões da rede elétrica excederem os valores de tensão tolerados pela fonte, digamos, acima de 265 Volts, que significam 20% a mais do que a tensão nominal de 220 Volts, caso esse bem difícil de acontecer, nem o estabilizador vai ajudar coisa nenhuma. Por outro lado, se a tensão cair abaixo dos 90 Volts, de duas uma, ou a sua fonte bloqueará, desligará, ou simplesmente se o comprometimento da mesma não for muito grande, nessa hora, ela simplesmente aguentará entregar energia a seu PC até mesmo com tensões de entrada muito baixas como 35 ou 40 Volts AC.

Veja ai um vídeo que fiz com uma fonte Seasonic que se comportou muito bem numa situação assemelhada, aonde entregava 1/3 de sua potência de que era capaz de entregar e segurou as tensões solidamente e sem variação nenhuma mesmo alimentada com relés 35 Volts AC:

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

As proteções:

- OVP (Proteção contra sobretensão)

- UVP (Proteção contra sub-tensão)

- OCP (Proteção contra sobrecorrente)

- OPP (Proteção contra sobrepotência)

- SCP (Proteção contra curto-circuito)

Não tem nada a ver com a tensão AC primária e todas elas se referem às tensões DC secundárias de 3,3 Volts, de 5 Volts e de 12 Volts..

Fontes com defeito de projeto, como já mostrou a Ice Age de 450 e de 500 Watts, essas sim abrem as pernas ao ter de enfrentar uma situação de tensão AC mais baixa. Uma boa fonte com PFC ativo simplesmente, na mesma situação, opera normalmente ou se desliga sem nenhum prejuízo ao PC ou a ela..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sua fonte for uma fonte decente e as tensões da rede elétrica excederem os valores de tensão tolerados pela fonte, digamos, acima de 265 Volts, que significam 20% a mais do que a tensão nominal de 220 Volts, caso esse bem difícil de acontecer, nem o estabilizador vai ajudar coisa nenhuma. Por outro lado, se a tensão cair abaixo dos 90 Volts, de duas uma, ou a sua fonte bloqueará, desligará, ou simplesmente se o comprometimento da mesma não for muito grande, nessa hora, ela simplesmente aguentará entregar energia a seu PC até mesmo com tensões de entrada muito baixas como 35 ou 40 Volts AC.

Veja ai um vídeo que fiz com uma fonte Seasonic que se comportou muito bem numa situação assemelhada, aonde entregava 1/3 de sua potência de que era capaz de entregar e segurou as tensões solidamente e sem variação nenhuma mesmo alimentada com relés 35 Volts AC:

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

As proteções:

- OVP (Proteção contra sobretensão)

- UVP (Proteção contra sub-tensão)

- OCP (Proteção contra sobrecorrente)

- OPP (Proteção contra sobrepotência)

- SCP (Proteção contra curto-circuito)

Não tem nada a ver com a tensão AC primária e todas elas se referem às tensões DC secundárias de 3,3 Volts, de 5 Volts e de 12 Volts..

Fontes com defeito de projeto, como já mostrou a Ice Age de 450 e de 500 Watts, essas sim abrem as pernas ao ter de enfrentar uma situação de tensão AC mais baixa. Uma boa fonte com PFC ativo simplesmente, na mesma situação, opera normalmente ou se desliga sem nenhum prejuízo ao PC ou a ela..

Valeu faller por esclerecer sobre essas proteções, pois achava que era em relação a alimentação AC. Mas que uma coisa é certa, usar estabilizador só para segurar a porta :D

Eu sei que é difícil para as pessoas acreditarem que o estabilizador atrapalha por conta da cultura que criou na década de 80, quando não tínhamos a tecnologia nas fontes que temos hoje e quando a energia elétrica não era nada confiável. Fica a critério de cada um, se atualizar ou viver na época das válvulas. :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela explicação... Na verdade, eu uso no-break e cheguei até ficar com medo de seguir usando, ja que vi muita coisa contra o chamado "short break", que é o caso do meu... Entretanto, no site do techmundo vi que mesmo que o short break entregue onda quadrada na falta de energia, essa não prejudicará em nada a fonte do meu pc, ja que este modelo possui recursos pra "arrumar" essa onda.

Então na verdade, eu só uso o no break pra dar tempo de desligar o pc, caso haja falta de luz...

Minha fonte e no break estão ai na assinatura.. (a fonte tem pfc ativo)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Valeu pela explicação... Na verdade, eu uso no-break e cheguei até ficar com medo de seguir usando, ja que vi muita coisa contra o chamado "short break", que é o caso do meu... Entretanto, no site do techmundo vi que mesmo que o short break entregue onda quadrada na falta de energia, essa não prejudicará em nada a fonte do meu pc, ja que este modelo possui recursos pra "arrumar" essa onda.

Duas coisas:

1) Que legal então, já que a techmundo garante que short break de onda retangular não agride sua fonte, já tens de quem cobrar se isso acontecer.. Que ótimo para você..

2) Outro fenômeno da tecnologia é esse seu modelo de fonte que tem a capacidade de "arrumar" a onda retangular entregue pelo short-break.. Vivo e não vejo tudo.. Essa dai então, uma fonte que arruma a forma de onda.. Nem sei mais para que se preocupar mesmo amigo...

E sorvete de ginco-biloba, será que eles sabem como fazer???

Impressionante essa techmundo!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas coisas:

1) Que legal então, já que a techmundo garante que short break de onda retangular não agride sua fonte, já tens de quem cobrar se isso acontecer.. Que ótimo para você..

2) Outro fenômeno da tecnologia é esse seu modelo de fonte que tem a capacidade de "arrumar" a onda retangular entregue pelo short-break.. Vivo e não vejo tudo.. Essa dai então, uma fonte que arruma a forma de onda.. Nem sei mais para que se preocupar mesmo amigo...

E sorvete de ginco-biloba, será que eles sabem como fazer???

Impressionante essa techmundo!!!

Eu não estou dizendo que é certo ou errado, já que não entendo de elétrica.

Eu estou colocando o que eu li no referido site.

Se é errado o que eles colocam, eu gostaria de saber até que ponto essa "onda quadrada" pode danificar a fonte? Eu pergunto isso, porque ja tive fontes genericas com short break e nunca deram problema.

O termo "arrumar" foi por minha conta, não por eles. Eles escreveram "corrigir". E na verdade tambem, eles não mencionaram minha fonte especificamente e sim, todas as fontes que são fabricadas atualmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então na verdade, eu só uso o no break pra dar tempo de desligar o pc, caso haja falta de luz...

Você não precisa de tempo para desligar o PC na falta de luz, a própria falta de luz já desliga ele pra você. Sem luz, não funciona, desliga. E fonte com PFC ativo, só com nobreak senoidal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não precisa de tempo para desligar o PC na falta de luz, a própria falta de luz já desliga ele pra você. Sem luz, não funciona, desliga. E fonte com PFC ativo, só com nobreak senoidal.

Mas terei tempo de fechar os arquivos e salvar. Essa é a diferença.

Sobre o No break, ok, então não serve pra minha fonte.

Mas eu ainda gostaria de saber de que maneira o no break estraga minha fonte. E se estraga de fato, ou a fonte só não consegue trabalhar direito?!.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas terei tempo de fechar os arquivos e salvar. Essa é a diferença.

Sobre o No break, ok, então não serve pra minha fonte.

Mas eu ainda gostaria de saber de que maneira o no break estraga minha fonte. E se estraga de fato, ou a fonte só não consegue trabalhar direito?!.

Na presença de luz o Short-Break estraga a fonte da mesma maneira que um estabilizador.

Na falta de luz o Short-Break estraga a fonte por mandar a ela uma forma de onda quadrada e não uma forma de onda Senoidal que a nossa energia possui. Lembrando que Semi-Senoidal, Senoidal por aproximação e outros senoidais adjetivados são apenas pega ratão e não passam de ondas quadradas. Pode ser que essas ondas sejam melhores do que quadradas puras, mas não deixam de estragar as fontes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

^^ Sim, ja me disseram que estraga, mas eu gostaria de saber de que maneira?

Quer dizer, quanto tempo duraria minha fonte?

Outra coisa, entendi num outro topico daqui que os no breaks com saida 115 (como é o meu caso), não seriam danosos a fonte e apenas os que tem saida 220. Isso é correto?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

^^ Sim, ja me disseram que estraga, mas eu gostaria de saber de que maneira?

Quer dizer, quanto tempo duraria minha fonte?

Outra coisa, entendi num outro topico daqui que os no breaks com saida 115 (como é o meu caso), não seriam danosos a fonte e apenas os que tem saida 220. Isso é correto?

Imagine que você tem um carro e o motor dele é projetado pra utilizar apenas gasolina. Você abastece com álcool, o motor do seu carro vai estragar.

Agora imagine o mesmo carro, e você abastece com gasolina - porém essa gasolina esta adulterada e possuí 50% de álcool. Uma hora o motor do seu carro vai estragar.

Nenhuma fonte de computador foi projetada para trabalhar com ondas quadradas, já que a forma de energia que vem diretamente de nossas tomadas é Senoidal.

E é impossível lhe dizer quanto tempo uma fonte vai durar se utilizada durante uma queda de energia.

E qualquer no-break é danoso. É só que se o no-break tiver saída 220V e você ligar na chave de 115V ela vai estragar. Mas isso não acontece com fontes Full Range, que não tem chave de seleção de tensão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

^^ Sim, ja me disseram que estraga, mas eu gostaria de saber de que maneira?

Ta ai uma breve resposta para sua pergunta. O tópico completo você pode conferir aqui mesmo no forum. Era so da uma pesquisadinha não custava nada =D; No-break realmente é a salvação???

Abraço

Vantagem: Esse tipo de no-break, os short-breaks com operação off-line, tem um custo bastante baixo o que torna viável sua adoção no mercado residencial.

Desvantagens:

- Mesmo a rede elétrica sendo considerada normal, o estabilizador interno busca compensar desvios maiores dessa tensão da rede. Ele faz isso exatamente do mesmo modo com que estabilizadores comerciais o fazem, e com todos os seus problemas inerentes, já citados ai: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

- No modo bateria, o problema passa a ser a forma de onda gerada por esse short-break. Para baratear seu custo essa geração não é feita no mesmo formato senoidal da energia da rede elétrica, e sim em uma aproximação grotesca da mesma, chamada forma de onda "quasi senoidal", "pseudo senoidal", "senoidal por aproximação", todos nomes menos duros que o correto que seria forma de onda retangular. Esse tipo de forma de onda definitivamente não é adequada para algumas aplicações que envolvam transformadores, motores ou qualquer outro dispositivo que tenha comportamento indutivo. Essa forma de onda nesses dispositivos pode levar ao aquecimento excessivo e fogo não raras vezes. Para fontes de PC, televisores, etc ela é minimamente tolerável, justificando o nome do dispositivo, short-break, fazendo alusão ao uso pelo mínimo tempo que permita o desligamento de seus equipamentos até o retorno da energia comercial.. Equipamentos alimentados por esse tipo de forma de onda costumam apresentar um ruído peculiar, diferente, provindo de suas fontes. O aparecimento do ruído portanto é normal. Anormal e de exceção é alimentar seus equipamentos com essa forma de onda retangular.. A distorção harmônica presente nesse tipo de forma de onda sequer é declarada pelo fabricante pois alcança facilmente a casa dos 80%.

Visão das formas de onda senoidal e retangular:

senoidalretangular.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
^^ Sim, ja me disseram que estraga, mas eu gostaria de saber de que maneira?

Quer dizer, quanto tempo duraria minha fonte?

Outra coisa, entendi num outro topico daqui que os no breaks com saida 115 (como é o meu caso), não seriam danosos a fonte e apenas os que tem saida 220. Isso é correto?

É difícil de precisar quanto tempo sua fonte duraria ou quanto tempo um no-break assim assado poderia danificar a mesma. Sabes que trafegar com seu carro por estradas não pavimentadas, chão batido, potencialmente estraga mais seu automóvel que rodando no asfalto.. Agora me diga quanto tempo poderias rodar em estradas não pavimentadas até algum dano???? Viste, não é fácil de dizer de precisar isso...

Quanto ao 220 Volts, me parece que em sua cidade a alimentação é de 220 correto???

Desse modo, seu PC deveria receber sempre 220 Volts correto. Essa é a tensão de trabalho dai. Trabalhar em 220 é muito melhor que trabalhar em 110, as fontes duram mais, tem melhor eficiência.. Entretanto, os bocabertas dos fabricantes de equipamento, ainda num lampejo de teimosia, de conformismo com o antigo, com o arcaico, com o passado, insistem na tosca ideia de rebaixar as saídas dos no-breaks ou de estabilizadores para 110 Volts, como tinha de ser a 30 anos atrás aonde todos os equipamentos que no Brasil aportavam eram destinados ao mercado americano, onde tudo é 115 Volts...

Portanto, estão só 30 anos atrasados..

Se em sua cidade a distribuição de energia for 110 Volts, use seu PC, seu refrigerador, batedeira, torradeira, tudo em 110 Volts

Se a tensão de distribuição for de 220 Volts use tudo setado para operar em 220 Volts, não seja burro..

Seu estabilizador, que não serve para patavina nenhuma a não ser bagunçar com a vida da fonte, se desejares usar, que seja 220 Volts de entrada e 220 Volts de saída,mesmo para o no-break, etc e tal. Muito melhor em 220 que em 110 Volts... Até meu cachorro sabe disso...

O resto é bolodório...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagine que você tem um carro e o motor dele é projetado pra utilizar apenas gasolina. Você abastece com álcool, o motor do seu carro vai estragar.

Agora imagine o mesmo carro, e você abastece com gasolina - porém essa gasolina esta adulterada e possuí 50% de álcool. Uma hora o motor do seu carro vai estragar.

Nenhuma fonte de computador foi projetada para trabalhar com ondas quadradas, já que a forma de energia que vem diretamente de nossas tomadas é Senoidal.

E é impossível lhe dizer quanto tempo uma fonte vai durar se utilizada durante uma queda de energia.

E qualquer no-break é danoso. É só que se o no-break tiver saída 220V e você ligar na chave de 115V ela vai estragar. Mas isso não acontece com fontes Full Range, que não tem chave de seleção de tensão.

Não é essa a questão. não é essa minha duvida...

E nem todo o no break é danoso, como os on line, por exemplo.

É difícil de precisar quanto tempo sua fonte duraria ou quanto tempo um no-break assim assado poderia danificar a mesma. Sabes que trafegar com seu carro por estradas não pavimentadas, chão batido, potencialmente estraga mais seu automóvel que rodando no asfalto.. Agora me diga quanto tempo poderias rodar em estradas não pavimentadas até algum dano???? Viste, não é fácil de dizer de precisar isso...

Quanto ao 220 Volts, me parece que em sua cidade a alimentação é de 220 correto???

Desse modo, seu PC deveria receber sempre 220 Volts correto. Essa é a tensão de trabalho dai. Trabalhar em 220 é muito melhor que trabalhar em 110, as fontes duram mais, tem melhor eficiência.. Entretanto, os bocabertas dos fabricantes de equipamento, ainda num lampejo de teimosia, de conformismo com o antigo, com o arcaico, com o passado, insistem na tosca ideia de rebaixar as saídas dos no-breaks ou de estabilizadores para 110 Volts, como tinha de ser a 30 anos atrás aonde todos os equipamentos que no Brasil aportavam eram destinados ao mercado americano, onde tudo é 115 Volts...

Portanto, estão só 30 anos atrasados..

Se em sua cidade a distribuição de energia for 110 Volts, use seu PC, seu refrigerador, batedeira, torradeira, tudo em 110 Volts

Se a tensão de distribuição for de 220 Volts use tudo setado para operar em 220 Volts, não seja burro..

Seu estabilizador, que não serve para patavina nenhuma a não ser bagunçar com a vida da fonte, se desejares usar, que seja 220 Volts de entrada e 220 Volts de saída,mesmo para o no-break, etc e tal. Muito melhor em 220 que em 110 Volts... Até meu cachorro sabe disso...

O resto é bolodório...

A questão, talvez eu não tenha sido claro:

Sim, minha cidade é 220. Mas o que eu vi aqui, noutro topico é de que ainda existe uma divisão na questão se é bom ou ruim fontes receberem ondas quadradas. Tem um grupo que acha e outro que acha que não.

Sobre os 115, eu tambem vi nesse topico, que quando a saida do no break for 115 não ha problema pra fonte, ainda que seja uma onda quadrada.

http://forum.clubedohardware.com.br/ups-nobreak-x/544906

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!