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Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


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Só para recalcar: eu garanto que meu trabalho (nao menosprezando os demais) é muito mais vital do que o de muitos, pois se meu servico falhar, dezenas de pessoas ficarao sem internet. Prevendo isso, tenho que investir na questao energética, e de início fiz uma reforma no sistema elétrico, comecei com sistema zero bala, e nada de estabilizador.

Hoje eu tenho um UPS, mas só tenho o UPS porque nao posso me dar o luxo de parar um minuto sequer. Nas estacoes que nao necessito que fiquem ligadas em caso de falta de energia, tenho uma régua simples e nada mais. O diferencial na maioria das minhas estacoes é a fonte com PFC ativo ;)

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fiquei com um dúvida agora: por um lado atraves do Faller e inúmeras postagens da internet descobri que usar estabilizador na TV não serve para nada, que só atrapalha. ok. eu usava um apc cubic 300v na minha philips ha uns 15 meses, e felizmente não aconteceu nada com ela, não queimou nem a fonte estragou por causa do estabilizador.

pesquisando sobre a minha tv, modelo série 5000, 40 led modelo PFL5606D, achei inúmeras reclamações em relação à fonte, reportando aparelhos estragados com mais ou menos 1 ano de uso. no reclameaqui são diversos os casos.

como todo brasileiro leigo mas se achando esperto, parti para as perguntas/conclusões: minha tv não possui nenhum defeito de fabricação como as outras, e por isso durou até então? o estabilizador alterou o que levaria ao óbito minha tv, e por isso convém mantê-lo?

de qualquer forma, na minha região falta luz quase que diariamente - sempre que acordo o relógio digital da sala está no 00:00. fico no dilema prejuízo da fonte da tv com o estabilizador Versus eventual fonte tabajara da philips, e aparelho desprotegido.

obrigado a todos que puderem auxiliar,

um abraço

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  • Membro VIP
fiquei com um dúvida agora: por um lado atraves do Faller e inúmeras postagens da internet descobri que usar estabilizador na TV não serve para nada, que só atrapalha. ok. eu usava um apc cubic 300v na minha philips ha uns 15 meses, e felizmente não aconteceu nada com ela, não queimou nem a fonte estragou por causa do estabilizador.

pesquisando sobre a minha tv, modelo série 5000, 40 led modelo PFL5606D, achei inúmeras reclamações em relação à fonte, reportando aparelhos estragados com mais ou menos 1 ano de uso. no reclameaqui são diversos os casos.

como todo brasileiro leigo mas se achando esperto, parti para as perguntas/conclusões: minha tv não possui nenhum defeito de fabricação como as outras, e por isso durou até então? o estabilizador alterou o que levaria ao óbito minha tv, e por isso convém mantê-lo?

de qualquer forma, na minha região falta luz quase que diariamente - sempre que acordo o relógio digital da sala está no 00:00. fico no dilema prejuízo da fonte da tv com o estabilizador Versus eventual fonte tabajara da philips, e aparelho desprotegido.

obrigado a todos que puderem auxiliar,

um abraço

Se você realmente achar que estabilizador protege alguma coisa e por outro lado em nada atrapalha.Para que mudar..

Olhe ai algumas experiências vividas:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5902918&postcount=2841

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5906208&postcount=88

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5929963&postcount=2127

http://adrenaline.uol.com.br/forum/energia/459816-solucao-para-variacao-de-energia.html

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pesquisando sobre a minha tv, modelo série 5000, 40 led modelo PFL5606D, achei inúmeras reclamações em relação à fonte, reportando aparelhos estragados com mais ou menos 1 ano de uso. no reclameaqui são diversos os casos.

Para cada dono que teve problema com a fonte da tv em menos de 1 ano, coloque ai pelo menos cinco que não tiveram e você é um deles ;)

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  • Membro VIP

Estabilizador só entra na minha empresa para ser devidamente desmontado e ter seus componentes removidos com meu ferro de solda e servirem de subsídio para meus estudos de eletrônica.

Acho que vou passar a recomendar estabilizadores aos meus concorrentes, quem sabe os rádios deles queimam mais rápido?

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É a 5 vez que leio esse tópico e me arrependo de não ter lido ele a 5meses atrás. Vou apenas falar o que me aconteceu e servir para aumentar mais ainda a confiança das pessoas.

Em dezembro de 2012, meu pai comprou um PC pra mim, do jeito que eu queria, pois eu tinha ido na loja e disse as especificações.

Beleza e tal, trouxe ele pra minha casa, passou 1 mês, deu uma queda de energia quando eu estava usando o PC.

Adivinhem o resultado? Placa mãe da ASUS e processador i3 queimado. :))

Por sorte, eu levei na autorizada e eles trocaram as peças.

Nunca tive um PC que durasse mais de 2~3 anos, em toda queda de energia eu perdia um, o que troquei de peças, dava pra ter feito um PC de 5.000 reais +-.

Por isso pessoal, sigam os métodos de segurança que o pessoal daqui fala. Falo isso porque vários eletrodomésticos aqui em casa são ligados diretamente na tomada ou em algum filtro de linha (aqui no Ceará se chama extensão) e em quedas ou picos de energia, NENHUM deles queimou. Apenas meu PC que era ligado em um estabilizador.

Então, é melhor gastar R$200,00 num filtro de linha seguro, do que, por exemplo, R$300,00 em uma fonte nova.

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É a 5 vez que leio esse tópico e me arrependo de não ter lido ele a 5meses atrás. Vou apenas falar o que me aconteceu e servir para aumentar mais ainda a confiança das pessoas.

Em dezembro de 2012, meu pai comprou um PC pra mim, do jeito que eu queria, pois eu tinha ido na loja e disse as especificações.

Beleza e tal, trouxe ele pra minha casa, passou 1 mês, deu uma queda de energia quando eu estava usando o PC.

Adivinhem o resultado? Placa mãe da ASUS e processador i3 queimado. :))

Por sorte, eu levei na autorizada e eles trocaram as peças.

Nunca tive um PC que durasse mais de 2~3 anos, em toda queda de energia eu perdia um, o que troquei de peças, dava pra ter feito um PC de 5.000 reais +-.

Por isso pessoal, sigam os métodos de segurança que o pessoal daqui fala. Falo isso porque vários eletrodomésticos aqui em casa são ligados diretamente na tomada ou em algum filtro de linha (aqui no Ceará se chama extensão) e em quedas ou picos de energia, NENHUM deles queimou. Apenas meu PC que era ligado em um estabilizador.

Então, é melhor gastar R$200,00 num filtro de linha seguro, do que, por exemplo, R$300,00 em uma fonte nova.

WESLEY, cara também sou de Fortaleza, eu tinha acabado de comprar uma corsair e usando um estabilizador, não deu outra, queimou. Comprei outra igual e um clamper multi proteção com contador de surtos, uma maravilha, recomendo à todos que abandonem os "instabilizadores" e corram para uma boa proteção de filtro de linha.

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  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Eu fico recioso de abandonar o meu estabilizador porque eu vejo ele mudar com frequencia de tensão alta para baixa. Se minha rede tem mudanças frequentes de tensão, seria seguro tirar meu estabilizador e trocá-lo por um filtro de linha q só serve para picos de tensão?

Leia novamente o primeiro post e o tópico sobre PFC. Que tanto baixa ai na tua casa? Baixa de 220V para 110V?

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Eu fico recioso de abandonar o meu estabilizador porque eu vejo ele mudar com frequencia de tensão alta para baixa. Se minha rede tem mudanças frequentes de tensão, seria seguro tirar meu estabilizador e trocá-lo por um filtro de linha q só serve para picos de tensão?

Amigo, sua fonte, sendo uma Corsair GS500, trabalha normalmente em qualquer tomada entre 90 ou 264v. Se sua tomada baixar de 220 pra 180, ela vai funcionar normalmente. Se baixar pra 150, idem. Se baixar pra 130, também. Ela vai funcionar em qualquer tensão entre esse range aí de cima. O estabilizador aí só está matando sua fonte lentamente.

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Eu fico recioso de abandonar o meu estabilizador porque eu vejo ele mudar com frequencia de tensão alta para baixa. Se minha rede tem mudanças frequentes de tensão, seria seguro tirar meu estabilizador e trocá-lo por um filtro de linha q só serve para picos de tensão?

Fontes com PFC ativo trabalham em FullRange, ou seja, qualquer que seja a tensão aplicada nela entre 90~264V ela estará funcionando normalmente. É como se tivesse um estabilizador eletrônico de tensão dentro da fonte, que trabalho muito mais rápido do que essas pragas de estabilizadores/módulos isoladores.

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Eu fico recioso de abandonar o meu estabilizador porque eu vejo ele mudar com frequencia de tensão alta para baixa. Se minha rede tem mudanças frequentes de tensão, seria seguro tirar meu estabilizador e trocá-lo por um filtro de linha q só serve para picos de tensão?

Você deveria ficar com medo é de deixar o estabilizador dando esses malditos tlecs.

Cada tlec é um tapa na cara da sua fonte...

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  • 2 semanas depois...

Prezado Faller, primeiramente gostaria de dar-lhe os parabéns por este e por outros tópicos. Sempre leio buscando orientação.

Já faz tempo que não uso estabilizador, mas fiquei em dúvida quanto ao nobreak, li no seu tópico que se for um nobreak de ondas senoidais é bom para a fonte então gostaria que você desse um parecer nestas especificações, que são do meu nobreak. Este nobreak é bom? Obrigado!

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Prezado Faller, primeiramente gostaria de dar-lhe os parabéns por este e por outros tópicos. Sempre leio buscando orientação.

Já faz tempo que não uso nobreak, mas fiquei em dúvida quanto ao nobreak, li no seu tópico que se for um nobreak de ondas senoidais é bom para a fonte então gostaria que você desse um parecer nestas especificações, que são do meu nobreak. Obrigado!

O teu é senoidal por aproximaçao, logo é um short-break como o faller define.

Faltam algumas especificaçoes e falta saber qual a sua configuração antes de opinar melhor.

Primeiro de tudo: marca e modelo do nobreak e tua configuração completa (principalmente marca e modelo da fonte).

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As especificações são de um APC 600va Back-ups Es 600 Bivolt

E as configurações do computador são:

Fonte Corsair CX-430W

AMD FX Bulldozer 6100

Placa Mãe ECS A890GXM-A2

16 GB RAM 1600 mhz Corsair Value Select

HD Seagate 500 GB Sata 3

2 Gravadoras de CD/DVD LG

Placa de Vídeo Nvidia GTS 250 1 GB

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  • Membro VIP
As especificações são de um APC 600va Back-ups Es 600 Bivolt

E as configurações do computador são:

Fonte Corsair CX-430W

AMD FX Bulldozer 6100

Placa Mãe ECS A890GXM-A2

16 GB RAM 1600 mhz Corsair Value Select

HD Seagate 500 GB Sata 3

2 Gravadoras de CD/DVD LG

Placa de Vídeo Nvidia GTS 250 1 GB

Como suspeitei, teu nobreak é de marca, mas é o short-break com onda quadrada. Até a APC faz essa cachorrada de dizer que a onda é por aproximaçao e coisa parecida.

Tua fonte demanda um nobreak de no mínimo 537.5 W, mais uns 50W do monitor, temos 587.5W, podemos arredondar para 600W. Um nobreak com FP de 0.6 e 1 KVA toca tua configuração. Teu nobreak atual está subdimensionado para tua máquina.

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Sempre que fores dimensionar um no-break atente para sua capacidade de entrega de potência, em Watts..

Para isso, se seu no-break vier especificado em VA's, procure pelo seu fp = Fator de Potência.

Se não me falha a memória a desse dai é 0,6, o que significa que a máxima potência que ele pode oferecer é de 600 VA x 0,6 = 360 Watts..

Tire os 60 para alimentar o monitor e sobram 300 Watts para a fonte..

Para alimentar uma fonte com PFC ativo é altamente aconselhável considerar como sua potência desejada aquela da capacidade final da fonte dividido pela sua eficiência. No seu caso, 430/0,80 = 537,5 Watts e o no-break só tem para ela 300 Watts. Simples..

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  • Membro VIP

Faller, o meu tem FP de 0.7, é um SURT1000XLi da APC. Você conhece algum que seja online, dupla conversao e que tenha um FP melhor?

Lembro que quando eu estava cotando vi um Emerson, que salvo engano tinha FP de 0.8. Você conhece algum desse naipe ou melhor?

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Achei este nobreak que tem onda senoidal, tem na versão 1200 VA, que no caso atende minhas necessidades, só que fiquei em dúvida:

http://www.ragtech.com.br/easyway.pdf

no manual fala que ele tem estabilizador interno com onze estágios de regulação, isso não é bom?

O que é a tecnologia TRUE-RMS? Faz diferença?

O que significa microprocessado com precisão digital no controle da energia?

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  • Membro VIP
Achei este nobreak que tem onda senoidal, tem na versão 1200 VA, que no caso atende minhas necessidades, só que fiquei em dúvida:

http://www.ragtech.com.br/easyway.pdf

Esse no-break opera no modo off-line (não gera a energia o tempo todo) e é de conversão simples, com geração de forma de onda senoidal..

Enquanto a rede comercial estiver presente ele se comporta como um estabilizador, com seus Tlecs a selecionar uma de onze diferentes relações de transformação. Uma grande chave seletora que escolhe a melhor, mais aproximada a nominal, de 11 diferentes tensões..

Ao faltar energia comercial ele põe a funcionar um inversor. Repare que nas especificações consta o tempo que ele leva para isso:

Tempo de acionamento do inversor = 0,8 milisegundos

Portanto, ele será um gerador de energia senoidal somente quando faltar energia comercial... Durante o restante do tempo (quem sabe 99,9% do tempo) será um mero estabilizador com todos os problemas inerentes aos mesmos...

Suas perguntas:

- No manual fala que ele tem estabilizador interno com onze estágios de regulação, isso não é bom?

Definitivamente não é das melhores atitudes visto que as fontes atuais já operam muito bem em largas faixas da tensão de alimentação, de 90 a 264 Volts direto sem ter de mudar chave alguma. A estabilidade da tensão de alimentação é a última coisa de que necessitas se tiveres uma boa fonte com PFC ativo, Deixe a fonte resolver esse problema...

- O que é a tecnologia TRUE-RMS? Faz diferença?

Em última análise, para que entendas, é um modo de medir, de avaliar uma tensão, por exemplo, de um modo mais independente de sua forma de onda. Bastante útil quando, em um no-break, a geração da energia não for senoidal, e também útil para se avaliar as tensões de rede elétrica quando essa rede comporta alguma distorção, ruído, etc.. É igual homeopatia, se nem for necessário que se use, mal nenhum fará em usar..

- O que significa microprocessado com precisão digital no controle da energia?

A maioria dos controladores, dessas funções básicas, desde uma simples máquina de lavar roupa, passando pelo controle da injeção de combustível de um automóvel e até o controle de um no-break, atualmente já é microprocessada. Mesmo aplicações tipicamente analógicas tem seus controles feitos com microprocessadores, pois torna mais simples e mais barato.. Nenhuma novidade ai portanto..

Tens que saber mais dele o que segue:

Afirmas lá no início que esse no-break dai tem a versão de 1.200 VA e portanto atende suas necessidades, certo???

Avalie o seguinte:

Pode ser que sim, pode ser que não...

Note em seu manual, nas suas características cita que seu fp (fator de potência) é de apenas 0,5, fazendo com que esse no-break de 1.200 VA consiga entregar somente 1.200 VA x 0,5 = 600 Watts

Tire dai algo como 50 Watts para o monitor e sobrarão 550 Watts.

Com uma boa fonte com PFC ativo, de eficiência de 80% essa fonte dai, para tudo ficar bem dimensionado, não pode ser maior do que 550 x 0,8 = 440 Watts..

Sua fonte, uma CX430, acrescida de um monitor, sim estará dentro da capacidade de entrega desse no-break dai, se for o de 1.200 VA..

Um modelo bastante conhecido e bastante semelhante a esse dai é aquele da SMS, chamado Manager III senoidal 1.4KVA

http://www.atera.com.br/produto/MA3-14KVABP/Nobreak+SMS+Manager+III+senoidal+1.4KVA+%28980W%29+biv+115V

Também, coo esse dai da Ragtech, é um no-break interativo, off-line, de conversão simples, com geração senoidal pura..

Analisando tão somente suas características esse da SMS parece melhor..

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Prezado Faller, primeiramente agradeço pelas explicações. Estive olhando todas as sugestões e sem dúvida são melhores. Mas no meu caso a limitação é financeira mesmo. Só que estou procurando melhorar a proteção elétrica do meu equipamento. Então qual a sua opinião? Eu tenho cerca de 600 Reais para investir. Será que dá para conseguir algo relativamente bom com esse valor? Fico com meu APC Onda Quadrada ou esqueço a ideia de nobreak por enquanto e parto para um bom filtro de linha da Clamper? Achei este outro aqui, que se encontra na faixa de 600 Reais se puder dar seu parecer, fico grato! Grande Abraço, até mais!

http://www.tsshara.com.br/index.asp?pagina=produtos_detalhes&produto=7719

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  • Membro VIP

A decisão de adotar ou não um no-break deve passar necessariamente por uma pergunta que é:

- Preciso usar no-break???

Quem define a resposta dessa pergunta são as variáveis:

- Cenário elétrico do local ai aonde operas o PC;

- Importância e necessidade de garantir o salvamento dos trabalhos que no PC desenvolvas;

- Modo de operação na falta da energia. Se tens de operar o PC ou se necessitas somente de 2 minutos de suprimento de energia para fechar e salvar os trabalhos.

Fora disso, questões como a grana que tens para investir, a tua vontade de melhorar a proteção do PC e outras variáveis subjetivas pouco interferem ou deveria interferir na decisão.. A que menos deveria interferir, nessa decisão que tem de ser lógica e sensata, é a opinião de quem, como eu, não conhece os problemas elétricos dai nem tampouco o que fazes com o PC...

Portanto me inclua fora dessa sua decisão e procure avaliar lógica e sensatamente se necessitas das benesses de um no-break e em que nível as necessita..

A diferença entre esse meu aconselhamento e o de um vendedor é que eu não dependo dessa venda para viver e que eu consigo, de fora, lhe dizer sobre esses atalhos de no-break..

No-break decente são aqueles de dupla conversão, on-line, com geração senoidal pura. Eles desmancham a energia, a armazenam em baterias e logo, para uso do PC, remontam a mesma sob a forma de onda senoidal, como deve ser e como o é a energia da rede elétrica, alí do lado de sua config, eliminando ou minimizando desse modo as interferências, os ruídos, os transientes de tensão as oscilações que a rede normal carrega, por ser gerada lá longe, na usina e ter de ser transportada até sua casa para servir seu PC. Evidente que vem com sujeira..

Como a decisão que parece quereres tomar é a de escolher ou não um no-break que não se parece com esse que descrevi, fique com dúvidas se realmente estás dando uma energia melhor ao seu PC...

Certo que esses dai, esses meio termo, que são interativos mas com geração senoidal, são um pequeno passo a frente e te garantem que na falta de energia, aqueles dois minutos de energia por eles gerados serão bem mais aproximados a eneria comercial que os outros os pseudo senoidais que na verdade geram forma de onda retangular, de alta distorção...

Ou seja, esses dai resolvem seus dois minutos de falta de energia, que quem sabe aconteçam por 0,5% do tempo... Nos outros 99,5% do tempo terás um estabilizador servindo seus equipamentos. Só isso dai já me assusta e me tira fora da chance de adotar um desses dai..

Ou seja, solução completamente meia boca, no meu entendimento..

Sempre citei que no-break é igual remédio de tarja preta.. Ou é mais baratinho um pouco e acaba trazendo efeitos colaterais, paralelos, ou ele é do tipo on-line, de dupla conversão e sim arromba seu bolso..

Decida com toda sua sabedoria avaliando essas pequenas dicas..

Boa decisão..

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