Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
ai tem que usar o estabilizador para não queimar os equipamentos

E você usa estabilizador onde? Na TV? Na geladeira? Na máquina de lavar? Nas lâmpadas?

Se você vir alguém usando um establizador num liquidificador aposto que daria risada. Pois pergunto eu, qual a diferença entre ele e um computador?

• Curtir 1
Postado
Eu so meio leigo nesse assunto e não entendi muita coisa não...

Vou tentar explicar de maneira fácil.

Pelo que as pessoas me dizem aqui em Brasilia, onde moro, tem que usar estabilizador porque tem muito pico de energia

Um estabilizador nada faz contra picos de energia. Seria preciso botar uma bateria nele, ou seja, transformá-lo pelo menos num nobreak interativo para segurar picos de energia. Porém já estive em Brasília e não vi muitos picos de energia não, parece que o conceito de muito aí está exagerado. Além disso picos de energia na dose certa são normais e não causam mal. Se não forem excessivos demais causarão menos mal que o próprio nobreak interativo. A CEMIG explica:

http://www.google.com.br/search?q=pico+energia+cemig+explica&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a

e descarga eletrica ai tem que usar o estabilizador para não queimar os equipamentos, é verdade?

Não. Tem é que tirar da tomada. É preciso não ter a mínima noção do que seja um raio, e da força descomunal que tem, para achar que um mísero estabilizador terá alguma força mágica contra ele. No entanto um protetor contra surtos em conjunto com aterramento pode evitar que equipamentos eletrônicos queimem com a ação indireta de um raio.

O que eu uso(que não seja muito caro) para não queimar nada?

Para proteção elétrica procure um bom protetor contra surtos: Clone F8, SMS Energy Clean, UPSAI FHT.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Eu so meio leigo nesse assunto e não entendi muita coisa não...Pelo o que as pessoas me dizem aqui em Brasilia,onde moro, tem que usar estabilizador porque tem muito pico de energia e descarga eletrica ai tem que usar o estabilizador para não queimar os equipamentos,é verdade?o que eu uso(que não seja muito caro) para não queimar nada?

Tu que é de Brasília, pega um Clone F8 ai antes que acabe..

http://www.jaguara.com.br/produto.php?proid=14131&FILTRO+DE+LINHA+8T+BIVOLT+PRETO+F8+-+NBR+14136+CLONE

• Curtir 1
Postado

Já acabou. Tal como as fontes Antec 400C em qualquer loja.

Coisa boa e com bom custo/benefício não junta poeira nas prateleiras.

Agora resta ver se volta algum dia.

Curioso é que, saindo o Clone F8 do páreo, o SMS teve ligeiro aumento:

http://www.carrefour.com.br/informatica/energia/filtros-de-linha/filtro-de-linha-protector-clean-energy-1000va-black---sms_44542

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

acho que vou pegar um desses sms pra testar...

porque a SMS tem um estranho comportamento: às vezes tem época que trabalham com produtos muito bons, de qualidade;

mas tem épocas que a qualidade some dos produtos...

não entendo isso.

• Curtir 1
Postado

vou so fazer uma pergunta rápida... não precisa me explicar os termos técnicos.. so quero saber o melhor cenário.

cenário 1 - eu ligo minha fonte direto na tomada.. e arrumo um jeito de ligar os outros periféricos (monitor,caixa de som, etc) em outro lugar.

cenário 2 - eu ligo tudo (Fonte,monitor,caixa de som) em um filtro de linha.

qual cenário e melhor??

se caso o melhor cenário for o 2, se não for pedir demais, poderia me falar marcas de filtro de linha que tem um bom custo/beneficio, por que so falta esta peça para mim dar um upgrade no meu pc.

Estou com uma placa de video e uma fonte real ja aqui comigo, mas so vou instalar quando estiver tudo certo.

• Curtir 1
Postado
vou so fazer uma pergunta rápida... não precisa me explicar os termos técnicos.. so quero saber o melhor cenário.

cenário 1 - eu ligo minha fonte direto na tomada.. e arrumo um jeito de ligar os outros periféricos (monitor,caixa de som, etc) em outro lugar.

cenário 2 - eu ligo tudo (Fonte,monitor,caixa de som) em um filtro de linha.

qual cenário e melhor??

se caso o melhor cenário for o 2, se não for pedir demais, poderia me falar marcas de filtro de linha que tem um bom custo/beneficio, por que so falta esta peça para mim dar um upgrade no meu pc.

Estou com uma placa de video e uma fonte real ja aqui comigo, mas so vou instalar quando estiver tudo certo.

Cenário 2.

Sobre recomendação de filtros, é impossível recomendar marca aqui no brasil, várias empresas só tem um ou outro que presta e também tem aquelas empresas que tem 10 produtos bons e 1 ruim, mas o usuário por uma revolta do destino compra justamente aquele que não presta.

Aqui temos como opção:

Upsai FHT-1200

Clone F8 (não confunda com F6 e F4)

SMS Clean Energy

• Curtir 1
Postado
Cenário 2.

Sobre recomendação de filtros, é impossível recomendar marca aqui no brasil, várias empresas só tem um ou outro que presta e também tem aquelas empresas que tem 10 produtos bons e 1 ruim, mas o usuário por uma revolta do destino compra justamente aquele que não presta.

Aqui temos como opção:

Upsai FHT-1200

Clone F8 (não confunda com F6 e F4)

SMS Clean Energy

valeu ai...agora não tenho mais duvidas em relação a este assunto... o difícil agora sera achar este filtros de linha que recomendou, mas qualquer coisa compro ate pela internet, e melhor previnir que remediar... obrigado

• Curtir 1
Postado
valeu ai...agora não tenho mais duvidas em relação a este assunto... o difícil agora sera achar este filtros de linha que recomendou, mas qualquer coisa compro ate pela internet, e melhor previnir que remediar... obrigado

Se não achar o SMS nem o Clone, o Upsai tem na Videosonic.

• Curtir 1
Postado

Só uma curiosidade, minha fonte atualmente está ligada no estabilizador, porém em breve estarei providenciando um filtro de linha.. mas por enquanto deixando a fonte ligada do estabilizador irá prejudicar a fonte, ou só prejudica quando está em uso?

Postado
Só uma curiosidade, minha fonte atualmente está ligada no estabilizador, porém em breve estarei providenciando um filtro de linha.. mas por enquanto deixando a fonte ligada do estabilizador irá prejudicar a fonte, ou só prejudica quando está em uso?

Se não está em uso, para que deixar ligada?

• Curtir 1
Postado
Se não está em uso, para que deixar ligada?

Acho que minha pergunta ficou 'meio' confusa :x

... eu queria saber se o uso de estabilizador só atrapalha ou pode vir a danificar a fonte?

Postado
Acho que minha pergunta ficou 'meio' confusa :x

... eu queria saber se o uso de estabilizador só atrapalha ou pode vir a danificar a fonte?

Atrapalha e pode vir a danificar a fonte.

• Curtir 1
Postado
Atrapalha e pode vir a danificar a fonte.

Vixii, então vou colocar direto na tomada mesmo..

Valeu, abraços!

Postado

Eu tenho uma amiga que usa estabilizador e a rede dela é 220v,e o pc dela meio antigo ficava travando no post e as vezes não achava o hd para dar o boot,trouxe o pc dela para casa(onde é 110v e não uso estabilizador pois sou esperto) resetei a bios,formatei,ficou na minha casa 2 dias e não deu problema,levei para ele funcionou,mas no outro dia deu o mesmo problema;montei um pc para ela com tudo novo,zero bala,nuncionou perfeitamente na miha casa, levei para ele e deu o mesmo problema,para na tela do post e fica pedindo para apertar F1 para resume e etc...;pode o estabilizador dela está zoando a bios do pc?vou levar hoje um outro pc zero bala que tenho ,estou usando ele na tv há uma semana,se der problema de novo vou desistir e devolver o dinheiro dela.

Lembrando que o estabilizador é para 220v e o fonte do pc está em 220v.

• Curtir 1
Postado

Lembrando que o estabilizador é para 220v e o fonte do pc está em 220v.

O estabilizador pode ser 220V, mas é provável que a saída dele seja 115V. E se assim for é óbvio que a fonte deve ficar em 115V. Mas, por outro lado, se você montou o PC e levou pra ela, podia e devia ter instalado ele sem o estabilizador.

• Curtir 1
Postado
O estabilizador pode ser 220V, mas é provável que a saída dele seja 115V. E se assim for é óbvio que a fonte deve ficar em 115V. Mas, por outro lado, se você montou o PC e levou pra ela, podia e devia ter instalado ele sem o estabilizador.

Bem pensado,mas se a saida do estabilizador for 115 e a fonte estiver em 220v pode dar esses problemas na bios?não teve como ligar sem o esbabilizador pois só tem uma tomada,ai ela pôs o estabilizador para ter varias saidas;já falei para ele comprar um filtro de linha mas até agora nada.

• Curtir 1
Postado
Bem pensado,mas se a saida do estabilizador for 115 e a fonte estiver em 220v pode dar esses problemas na bios?

Pode sim. Fontes 220V ligadas em 115V se comportam das mais diversas formas: Não ligam, ligam e desligam após algum tempo de uso, ligam mas não dão partida no micro, ligam mas travam no BIOS, ligam mas não dão vídeo no micro, etc.

• Curtir 1
Postado

Eu estou procurando artigos em sites estrangeiros, mas não achei nada sobre isso ainda. Eu acho estranho, pois tenho dois computadores, fontes Corsair e Zalman, ligados a dois no-breaks. Nunca tive problemas. Na verdade, quando comprei o segundo computador, deixei sem no-break por um tempo, nem estabilizador, me garantindo na fonte Zalman, e isso foi o suficiente para queimar a minha placa de vídeo e o meu HD. Os picos de luz aqui em casa são frequentes. Então, comprei outro no-break e substituí a placa de vídeo e o HD. Há um ano que tudo está normal como sempre esteve antes de eu deixar sem no-break.

Na verdade, só comecei a usar estabilizador, e depois no-break, há uns três anos. Antes disso, eu tive um computador que queimou tudo ao longo de dois anos. Tive até que trocar a placa de rede antes de jogar tudo no lixo. Foi só com o uso de estabilizador e depois no-break que nunca mais queimou nada aqui em casa.

Outra coisa é que muita gente precisa do no-break como segurança de blackout. Já pensou se ninguém pudesse mais usar no-break? O mercado dava um jeito de criar uma tecnologia de acordo.

O fato é que eu jamais abriria mão dos meus no-breaks, porque, quando eu fiz isso, eu quase tive perda total em uma das minhas máquinas. A não ser que comece a sair em vários sites que isso é prejudicial. Novamente, eles iam dar um jeito de criar no-breaks que não ferissem o equipamento.

E não é que a informação esteja errada, mas é que eu não estou vendo sentido no momento.

Abraço!

• Curtir 1
Postado

Esses picos a que você se refere são surtos de tensão? Surtos são coisas invisíveis, se o que você nota é um aumento no brilho das lâmpadas, isso é variação de tensão, e não surto. Como você sabe se está sujeito a surtos de tensão? O diagnóstico mais evidente é queima de equipamentos, o que parece ser o seu caso. O remédio pra isso são supressores de surtos, o que devido à maldita tradição do estabilizador, não temos em nosso país. O que mais se aproxima disso são os filtros de linha que, por bônus, incorporam elementos de supressores em seu corpo. Estabilizadores e no-breaks de onda retângular nada o fazem para te proteger dessas coisas, exceto no-breaks onlines de dupla conversão.

Perceba que seu relato não adiciona muita coisa à discussão. Não tem nenhuma argumentação técnica. É como religião, quando você está doente, começa a rezar pra tudo que é Deus, anjo, Exu, cristais, energias cósmicas e etc. Quando você se cura, atribui a cura à última entidade pra qual rezou e passa a acreditar nela.

• Curtir 2
Postado

Boa tarde!!

Alguém saberia me dizer a corrente suportada pelo varistor trv10201 sem queimar? ( Quando este estiver conduzindo é claro)

Preciso que ele suporte tempo suficiente para abrir um fusível de 250mA.

• Curtir 1
Postado

O que acontece aqui são as variações na carga elétrica. Eu não tenho como saber o quanto, mas em certos casos o meu computador reiniciava, de tão forte a variação era.

Quanto a eu saber ou não alguma coisa, me assusta eu ver gente que não sabe tanto quanto eu dizer que a partir de agora vai ligar o computador direto na parede, ou então usar os filtros de linha que não fazem coisa alguma. Será que essa turma toda vai estar segura ou vai começar a queimar equipamento por aí, como eu já queimei alguns quando não usava nada ou usava o filtro de linha?

Por isso eu perguntei se existe sites especializados em computação publicando artigos oficiais sobre o assunto. Eu ainda não vi nada. Enquanto isso, vou usando os meus no-breaks, que estão mantendo minhas máquinas a salvo.

Indo além, na minha ignorância eu estou tentando me informar. Pior do que ser ignorante é continuar ignorante por falta de iniciativa ou bom senso. Como eu bem terminei, não disse que a informação estava errada, mas que não fazia sentido para mim. E ainda não faz.

Abraço.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
O que acontece aqui são as variações na carga elétrica. Eu não tenho como saber o quanto, mas em certos casos o meu computador reiniciava, de tão forte a variação era.

Quanto a eu saber ou não alguma coisa, me assusta eu ver gente que não sabe tanto quanto eu dizer que a partir de agora vai ligar o computador direto na parede, ou então usar os filtros de linha que não fazem coisa alguma. Será que essa turma toda vai estar segura ou vai começar a queimar equipamento por aí, como eu já queimei alguns quando não usava nada ou usava o filtro de linha?

Por isso eu perguntei se existe sites especializados em computação publicando artigos oficiais sobre o assunto. Eu ainda não vi nada. Enquanto isso, vou usando os meus no-breaks, que estão mantendo minhas máquinas a salvo.

Indo além, na minha ignorância eu estou tentando me informar. Pior do que ser ignorante é continuar ignorante por falta de iniciativa ou bom senso. Como eu bem terminei, não disse que a informação estava errada, mas que não fazia sentido para mim. E ainda não faz.

Abraço.

voce ainda se mantém ignorante, pois aqui neste tópico tem bastante conteúdo técnico que se pode comprovar veracidade com livros e outras referencias sobre eletricidade e física (eletrônica), inclusive um dos membros trabalha nessa área, onde o mesmo já comprovou.

Variação de carga(W)??? de que?? do equipamento??? ou variação de tensão da rede(V)??? (esse é o nome certo).

Pelo que eu me lembro de física variação de carga é a variação que um determinado equipamento pucha da rede, no caso mesmo de PC, geladeira, chuveiro, etc, nenhum deles exige uma carga constante por muito tempo, sempre variando de acordo com suas especificações.

Caso tenha variação de tensão (variar de 0 a 300V por exemplo), uma fonte com pfc ativo dá conta do recado já que ela opera de 90~264V, já uma sem pfc e chave seletora, opera entre 10% para mais ou para menos da tensão rotulada (110V ou 220V).

Eu tenho meu micro, minha TV, geladeira, microondas, fogão elétrico, maquina de lavar, chuveiro, aparelho de som, etc, tudo ligado diretamente na tomada sem aterramento e nunca queimou nada, e já sofri com quedas de energia (durante as chuvas ocorre frequentemente queda de energia aqui), hoje disponho de um protetor contra surtos para o pc, mas antes era ligado direto na tomada (tenho 3 tomadas no quarto), juntamente com o monitor e caixas de som, todos ligados na rede de 127V aqui da minha cidade (BH-MG).

A TV de LCD da sala vai fazer um ano que está ligada diretamente na tomada e não deu problema algum, inclusive num dia que nem as lampadas estavam acendendo a TV funcionou perfeitamente, somente ela e mais ninguém (nem o meu pc que na época não contava com fonte de boa qualidade).

Se voce sofre com variação de carga, isso indica que sua fonte não demanda carga suficiente para alimentar seu pc, pois se exigir mais ela reinicia/desarma, também pode prover de mau projeto elétrico de sua residencia, e muitas outras possibilidades.

No-break (ou o shot) não é a remédio para tudo, ele é indicado onde há claramente falta de energia ou em casos onde não se pode ter falta de energia para o equipamento (independente se ele é um pc ou máquina hospitalar), e mesmo assim os que prestam são os online de onda senoidal (dupla conversão ou não).

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Boa tarde!!

Alguém saberia me dizer a corrente suportada pelo varistor trv10201 sem queimar? ( Quando este estiver conduzindo é claro)

Preciso que ele suporte tempo suficiente para abrir um fusível de 250mA.

Procure pelo nome correto, no google, e vais chegar no seu datasheet..

Olhe ai, 25 Amperes..

TVR10201.jpg

Eu estou procurando artigos em sites estrangeiros, mas não achei nada sobre isso ainda.

Essa sua atitude é no mínimo salutar. Não se pode engolir tudo o que a Internet nos serve, num farto banquete..

Já vi, tem algum tempo, bastante discussão, bem argumentada até, com arrazoado científico e aporte de fotos de tela de osciloscópio das formas de onda de no-breaks desses "short-breaks" senoidais por aproximação. No PC de minha casa, desktop, se procurar, até acho que vou encontrar essas referências. Estou fora de casa e só volto em dezembro..

Se procurares bem, via Google, vais encontrar uma longa discussão sobre o assunto. Se bem me lembro, quem aportou essa discussão por aqui, tem mais de 3 anos certamente, foi o colega _rau_..

Discutiam o quanto formas de onda retangulares, geradas por no-breaks desses simples, são prejudiciais para as fontes dos equipamentos..

A palavra prejudicial funciona no caso, assim como é aplicada ao cigarro, por exemplo, com o perdão da comparação.. Conheço casos em que a pessoa fumou a vida toda e, aos 58 largou o cigarro... Não é que aos 60 morreu!!! Seria essa uma boa justificativa para não largar o vício???

Então cuidado com as deduções apressadas, de histórico isolado, virando regra.. Pior que a cegueira física é a cegueira da mente.. Com mais de 40 anos dedicados a eletrônica penso conhecer muitos desses casos em que o reflexo da experiência própria (que sem a menor dúvida é importante) acabam virando regras próprias, regras de conduta, acabam virando lei, acabam por justificar pelo "É por que é!!!".

Seja portanto coerente com seu propósito de sempre conhecer mais e melhor as coisas e busque pelo conhecimento substanciado, arrazoado, com fundamentação.. A essência dessa busca é que faz da discussão como essa daqui produtiva.. A contraposição de idéias, a busca dos porquês é essencial e se observares prezo muito pela qualidade da informação que defendo. Quando lês a origem desse tópico em que estamos vais me ver arrazoando os porquês da três principais agressões que os estabilizadores oferecem as fontes, todos eles justificados, exemplificados, com o conhecimento que pude angariar nesses tempo que dedico a eletrônica.. Não falei porque simplesmente "achava" que assim deveria ser... Arrazoei...

Arrazoar, bem defender as idéias, com dados, com ponderações baseadas na física, com fundamentação teórica é essencial numa discussão produtiva..

Veja que esse tópico já teve milhares de intervenções, colaborando com a discussão. Algumas ríspidas, algumas de espanto, outras de confronto, mas até hoje ninguém ainda veio a ele mostrando algum erro de minha parte nas ponderações nas três razões por mim colocadas..

E tem mais do que três razões.. Para encurtar me limitei a três.. Uma que não deveria ter omitido, uma quarta razão, é aquela do estabilizador rebaixar a tensão de 220 para 110 Volts, ação totalmente desnecessária, e além de desnecessária, burra, muito burra..

Quem minimamente entende de fontes sabe que elas são projetadas para operar em 220 Volts, todas elas..

Para que possam trabalhar em 110 Volts o projetista coloca lá na entrada um dobrador de tensão para que recrie os 220 Volts a partir dos 110 Volts.

Pois quando a rede é 220 Volts vem lá o estabilizador (ou bestabilizador seria melhor) e rebaixa mesma para 110 Volts perdendo energia nessa operação. Ai a fonte tem de perder mais energia ainda para recuperar os 220 Volts.. É burra ou não a operação..

Só não a fiz constar na lista de agressões pois nem todos sofrem desse mal. Aqueles usuários cuja alimentação é de 110 Volts não sentem esse problema..

Ou seja, amigo. Pesquise, pesquise sim, aporte mais e mais conhecimento pois ganhamos todos.. Se pudesse só lhe daria um conselho..

Evite as conclusões tais quais aquela do fumante...

Abraço...

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!