Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU


Posts recomendados

A Clamper é excelente fabricante de proteções em geral. Faz tempo que não vejo uma dessas ai, por dentro, de modo que pouco posso lhe afirmar com bastante segurança sobre a mesma.

Pelo nome eu confiaria...

Faller,

Bom dia,

Infelizmente perdi a oportunidade de comprar o Clamper por um preço ótimo e encontrei SMS Protector Clean Energy - 8 tomadas - Prot 1000 e o Clone F8, como o UPSAI-FHT1200 está fora do meu orçamento no momento gostaria de saber se algum destes me garante uma segurança necessária conforme você havia me informado. Cheguei a ler o tópico que você informou acima, mais como não entendi muito bem peço sua orientação. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller,

Bom dia,

Este modelo Clamper (Computer Protector) abaixo oferece a segurança com que você me informou?

http://www.clamper.com.br/produtos_linhas.asp?linha=&tipo=12&titulo=Plugue%20e%20Use

Estou perguntando pois o encontrei para vender a R$30,00 e fiquei desconfiado.

Olha ai, amigo.. Uma boa alma o comprou, abriu e tirou fotos..

Confira: Clamper Computer Protector - Visão Interna

Faller,

Bom dia,

Infelizmente perdi a oportunidade de comprar o Clamper por um preço ótimo e encontrei SMS Protector Clean Energy - 8 tomadas - Prot 1000 e o Clone F8, como o UPSAI-FHT1200 está fora do meu orçamento no momento gostaria de saber se algum destes me garante uma segurança necessária conforme você havia me informado. Cheguei a ler o tópico que você informou acima, mais como não entendi muito bem peço sua orientação. Obrigado.

Tanto o Clone F8, de código 01062, quanto o SMS Clean Energy oferecem boa proteção. Se sua fonte tiver PFC ativo prefira o Clone.. Se sua fonte for das mais antigas, com chave seletora de tensão, prefira o SMS Clean Energy..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha ai, amigo.. Uma boa alma o comprou, abriu e tirou fotos..

Confira: Clamper Computer Protector - Visão Interna

Tanto o Clone F8, de código 01062, quanto o SMS Clean Energy oferecem boa proteção. Se sua fonte tiver PFC ativo prefira o Clone.. Se sua fonte for das mais antigas, com chave seletora de tensão, prefira o SMS Clean Energy..

Abraço...

Mais uma vez obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Olha ai, amigo.. Uma boa alma o comprou, abriu e tirou fotos..

Confira: Clamper Computer Protector - Visão Interna

Tanto o Clone F8, de código 01062, quanto o SMS Clean Energy oferecem boa proteção. Se sua fonte tiver PFC ativo prefira o Clone.. Se sua fonte for das mais antigas, com chave seletora de tensão, prefira o SMS Clean Energy..

Abraço...

Faller,

Quero te agradecer suas orientações pois terminei de montar minha nova máquina e estou muito satisfeito, consegui alguns componentes melhores e com preços satisfatórios e hoje em minha opinião de acordo com meu uso particular estou com uma máquina execelente. Onde meu sistema trabalha tranquilamente alimentado pela fonte com sistema bem refrigerado e minha vga atendendo todos meus requisitos (jogos e programas).

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Faller, cara primeiro parabéns por sua dedicação nessa luta pra provar ki os estabilizadores na verdade não servem pra nada.

Agora tenho um pedido a te fazer até pra te ajudar com isso. o problema é ki explicar isso ai pro "pessoal de casa" e pras pessoas leigas no assunto é muito difícil devido aos dados técnicos. tem como você redigir um texto ou algo do tipo ki sirva pra gente passar de forma clara e objetiva pros outros? algo ki facilite a explicação/tentativa de fazer o povo se conscientizar. Se puder vou te agradecer muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, cara primeiro parabéns por sua dedicação nessa luta pra provar ki os estabilizadores na verdade não servem pra nada.

Agora tenho um pedido a te fazer até pra te ajudar com isso. o problema é ki explicar isso ai pro "pessoal de casa" e pras pessoas leigas no assunto é muito difícil devido aos dados técnicos. tem como você redigir um texto ou algo do tipo ki sirva pra gente passar de forma clara e objetiva pros outros? algo ki facilite a explicação/tentativa de fazer o povo se conscientizar. Se puder vou te agradecer muito.

Aprecio muito sua colaboração e tenho a lhe dizer o seguinte.. Por longos anos falo, de um lado, das agressões infringidas pelos estabilizadores e de outro de sua total não necessidade no contexto atual...

Sempre que falava isso dai era contestado, diziam que não havia provas, que não existia um arrazoado para tal bronca com o mesmo..

Cansado de tanto falar sem me aprofundar, redigi aquele texto chamado Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Que não se trata absolutamente de uma literatura condenando o estabilizador mas sim um arrazoado técnico mostrando as principais agressões que os mesmos fazem às fontes. Não concluo a matéria dizendo que sua fonte vai explodir, que sua casa pegará fogo nem tampouco que sua config estará "frita" com o uso do mesmo.. A ideia é mostrar além da total não necessidade do mesmo, o quão prejudicial poderá ele ser..

Seu PC em nada difere, do ponto de vista elétrico, de seu televisor, de seu video-game, de seu DVD player, etc. que não necessitam de estabilizador.

Há muito tempo atrás, para convencimento do pessoal, usava de perguntas tais como:

- Porque ai na sua casa nenhum outro elemento elétrico necessita de estabilizador e seu PC sim necessita??? Note que numa casa moderna os diferentes equipamentos eletrônicos como TV, máquinas de lavar, forno de microondas, refrigeradores, etc, tem mais microprocessadores no somatório que em seu PC propriamente dito..

- Por que não se conhece mundialmente bons fabricantes de estabilizadores, assim como se conhece fabricantes de fontes por exemplo??? De fontes, sem pensar, cito 10 bons fabricantes.. De estabilzador um sequer fora do Brasil..

- Porque um note, que também é um computador, não necessita de estabilizador e sim você acha que seu desktop necessita???

- Por que bons fornecedores de desktop, como a Dell, por exemplo bem como fabricantes de monitores, impressoras etc jamais citam em seus manuais a exigência de se colocar estabilizador e, mais, nem fazem referência aos mesmos nem tampouco, o que pareceria ser bastante razoável se fosse verdade, exigem a colocação de um desses para que a garantia do equipamento se mantenha???

Em todas as vezes ou em sua maioria, as respostas eram evasivas ou estapafúrdias como "é que a energia nos EUA é boa a nossa não" ou como certa feita me foi dito, que a energia de lá não era como a nossa, gerada por hidroelétricas que não conseguiam manter estável essa geração..

Ora veja.. Ficar escutando ou lendo esse tipo de aberração como resposta me incomoda.. Dai foi que parti para redigir uma matéria mais técnica, e sei que para grande parte das pessoas isso dai é grego..

Mas não tem como.. Ou agrada uns ou agrada outros..

Eu me sinto muito tranquilo quanto a provar ou não que estabilizador não é necessário.. Aceite quem quiser aceitar.. Quem quiser continuar usando que use... Problema dele..

Vai ai uma dica de leitura bastante interessante do mestre Carlos E. Morimoto: http://www.hardware.com.br/tutoriais/filtros-estabilizadores-nobreaks/pagina3.html

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Faller, é com imenso prazer que estou aqui no forum para que me tire uma(s) dúvidas, pois ao pesquisar hoje sobre como prosseguir ao modo de ligar o pc encontrei seus comentários/explicações sobre o tal assunto e ao me ver com um estabilizador perto de mim, só não o joguei na lata do lixo de imediato com pena do meu umilde pc que iria desligar de forma errada... ^^ más voltando ao assunto, queria saber mesmo a seguinte questão: Caso não tenha como de forma alguma colocar aterramento de verdade na tomada aqui de casa que por sinal é 220v, qual o melhor processo a se fazer? tenho em mente que colocar um filtro de linha na tomada e no filtro de linha um no-break e nele a nova fonte do novo pc que irei montar. Se até ai estiver certo surge uma outra dúvida: Posso usufruir de dois filtros de linha? EX: o filtro que deve ter no no-break e um outro melhor como sitado a cima? e outra pergunta: e se o no-break conter um estabilizador como proceder? na verdade eu imagino que como n tenho aterramento, pensei em módulo isolador, más, de acordo com o que li eles são estabilizados nao sei se é o mesmo procedimento de um estabilizador normal e também por não servir como aterramento de verdade.

Agradeço desde já a sua resposta!

A configuração que pretendo montar é a seguinte:

Gabinete: Cooler Master Haf X 942

Fonte: Corsair 750W Professional Series Gold

Placa Mãe: Asus P8Z68-V Pro > Soquete 1155

Processador: Intel Core I5 2500K ou Core I7 2600K

HD: (1TB) 7.200 RPM Sata 3 Western Digital Caviar Black

Placa de Vídeo: Nvidia GTX 570 > Fabricante EVGA

Memórias: Serão da Corsair 1.333MHz DDR3 1,5V modelo XMS3 9-9-9-24-2T (2 unidades de 4BG totalizando 8 GB)

Caso você queria mudar essa configuração para melhorias pode falar ^^

E estou em dúvida dessa fonte, sei que ela tem o PFC ativo (0,99) más será que 750W vai alimentar bem essa configuração?

Agradeço a resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando para tirar logo todas as dúvidas Faller, se eu tenho uma fonte com pfc ativo e o estabilizador só vai atrapalhar ela, como se define o uso do no-break? o estabilizador não vai servir de nada, e o no-break serve? ele trabalha como o estabilizador se tratando do relé que apenas serve para danificar á máquina? e ao filtro de linha, existe algo como do tipo o próprio relé? Dúvidas e mais dúvidas meu caro Faller, pois como falei acima, não tenho aterramento na tomada e se fosse possível usaria algo para substituir, como o módulo isolador que a maioria usa para esse tipo de substituição de aterramento.

Finalizando mais uma vez, eu li o tópico que você testou o pfc ativo com o filmete lá que você se refere e também respondendo a um cara lá que não lembro o nome, que você iria postar o teste com uma fonte normal quando for possível. Possível segundo você por falta de grana e isso me deixou bastante interessado e com uma obrigação minha mesmo de reconhecer todo o seu trabalho ao bem da gente fãs da informática/tecnologia. Por esse motivo quero ajudar financeiramente nas compras dos produtos que faltam para realizar esse teste, n sei se você vai aceitar, se aceitar n sei como você prefere passar a conta para depósito e algo que possamos ter contato para que seja possível saber e entender o que realmente está faltando e quanto custará para se realizar o teste.

Agradeço desde já a sua resposta, e ficarei mais feliz ainda se você resolver essa toda minha dúvida que aqui está postada, mal consigo durmir pensando o melhor meio para não queimar meu novo pc que pretendo montar.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, FMSP. Sua config demandará algo como 380 Watts isso no pico do pico da demanda da mesma. Veja ai:

FMSP.jpg

Com uma fonte capaz de entregar algo como 500 Watts essa config já seria muito bem alimentada e com muita folga. Com 750 Watts com mais folga ainda..

Quanto a não ter conseguido ainda exercitar aquele teste com uma fonte comum, o mesmo que fiz com a fonte com PFC ativo, foi muito por não ter conseguido montar, por falta de tempo, os resitores de carga, para carregar a fonte, tomar da mesma grande parte de sua potência e, como cito ai: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3840225&postcount=37 é por pura falta de tempo..

Veja que somente exercitar a fonte sem aplicar uma carga na mesma, de pouco significa. É necessário que se tome dessa fonte determinada potêncioa para bem exercitar a mesma..

O que me falta é tempo para montar de modo decente uma carga ativa para esxercitar as fontes. Não é uma questão de grana até mesmo porque os resistores de alta potência necessários, já os comprei.. Falta é tempo mesmo...

Ms continua a promessa. Quem sabe se nesse final de ano, dezembro, janeiro, sobra um tempinho para fazer o que pretendo fazer...

De qualquer modo agradeço a sua atenção e reconhecimento. Isso vale, para mim, mais do que qualquer grana..

Quanto ao aterramento, tenho a te dizer que se todos os PC's operantes no Brasil tivessem de ter aterramento para operar, pararia o país... Aterramento é uma excelente proteção, para o operador.. Ela não protege o PC assim como se pensa..

Note que um raio, se desce lá das núvens até a terra, abrindo caminho no ar aonde não tem caminho, (é um isolante natural) e mesmo assim ele anda quilômetros até chegar a terra, não vai ser uma proteção nem um aterramento da tomada que vai salvar seu PC de um raio..

Distúrbios de tensão, ou surtos de tensão normais na rede elétrica e derivados de desligamento de motores de chaveamento de energia, da máquina de solda elétrica da serralheria da esquina esses acontecem todos entre fase e neutro. Um bom filtro de linha ou supressor de surtos, com componentes adequados para tal (varistores e/ou dispersores a gás) resolvem isso com muita folga, melhor do que estabilizadores, no-breaks ou transformadores isoladores e até mesmo sem aterramento...

Quanto a no-break. Se realmente necessitares de um adote um que valha a pena, com dupla conversão, on-line, geração de forma de onda senoidal pura.. Problema é seu preço. Será quem sabe maior que o preço de seu PC..

Se tiver restado alguma dúvida ainda, pergunte.. Terei o maior prazer em responder se estiver no meu alcance..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada obrigado pela resposta! você n sabe más pra mim que esperei essa sua resposta pensando em talvez n responder por falta de tempo ou algum outro motivo, me faz elogiar pessoas como você que realmente entende do assunto e faz justo desse seu conhecimento nos proporcionar esses principais fatores de segurança do pc que poucos dão valor. Desculpa o erro ao afirmar de que você precisava de grana para o tal teste ser realizado, pois falta tempo como você mensionou, e ainda sim está de pé quando falo que se precisar de grana para o tal ou outro teste, irei ajudar sim com maior prazer, dentro de minhas condições.

O caso de mencionar o No-Break, é apenas para se uma falta de energia acontecer não desligar o pc de forma errada. já que não vou usar aterramento de verdade na tomada, então quais produtos e qual sequência devo utilizar antes da fonte do pc até chegar a tomada de 220V?

Vi que No-Breaks online custa caro e não estou disposto a fazer isso, más os offline, qual o problema em ter um deles? a onda senoidal não existe quando está em modo de uso normal? ou a onda senoidal existe más ao ativar o modo de bateria a onda fica senoidal por aproximação e esse é que é o problema? ou então os No-Breaks são também a disgraça dos estabilizadores, sendo talvez um pouco mais rápido ao mudar para o modo de bateria, más mesmo assim não deixa de desligar e ligar novamente o pc e consequentemente vir a danificar por esses malditos liga e desliga.

Agradeço a resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...então quais produtos e qual sequência devo utilizar antes da fonte do pc até chegar a tomada de 220V?

Vi que No-Breaks online custa caro e não estou disposto a fazer isso, más os offline, qual o problema em ter um deles? a onda senoidal não existe quando está em modo de uso normal? ou a onda senoidal existe más ao ativar o modo de bateria a onda fica senoidal por aproximação e esse é que é o problema? ou então os No-Breaks são também a disgraça dos estabilizadores, sendo talvez um pouco mais rápido ao mudar para o modo de bateria, más mesmo assim não deixa de desligar e ligar novamente o pc e consequentemente vir a danificar por esses malditos liga e desliga.

O melhor modo de se ligar qualquer equipamento a rede elétrica é através de um Surge Supressor ou Surge Protector, que no Brasil acabou se confundindo com o filtro de linha. Não é pela filtragem de ruídos que ele é melhor dispositivo a se colocar ai, e sim pelos seus elementos de proteção internamente colocados (varistores etc..)

Não tenha medo de ligar em 220 Volts seus equipamentos.. É até melhor. Saiba que 2/3 desse mundão de Deus em que vivemos usa normalmente a tensão de 220, 230 e até mesmo 240 Volts. É só dar uma olhada ai, direto da Wikipédia:

Mapadastenses_wikipdia.jpg

Ligue o filtro na tomada da parede e no filtro de linha ligue seus equipamentos, televisor, PC, impressora, monitor, modem, router, etc...

Quanto aos filtros de linha realmente bons, aqui no Brasil temos comercialmente muito poucos desses dispositivos no mercado com boas condições de oferecer adequada proteção aos seus equipamentos. Lá fora, nos EUA por exemplo, só na Newegg dá para ver ai mais de 300 diferentes marcas/modelos desse tipo de proteção... Veja ai: http://www.newegg.com/Product/ProductList.aspx?Submit=ENE&N=100007930&QksAutoSuggestion=&ShowDeactivatedMark=False&Configurator=&IsNodeId=1&Subcategory=535&description=&hisInDesc=&Ntk=&CFG=&SpeTabStoreType=&AdvancedSearch=1&srchInDesc=

Aqui no Brasil, cito e compara 3 delas que dá minimamente para recomendar.. Só 100 vezes menor a oferta...

Leia ai: Comparação entre Upsai FHT-1200, Clone F8 e SMS Clean Energy

Quanto ao no-break desses mais simples, considero o mesmo igual a remédio tarja preta.. Claro que ajuda a curar a frequente queda de energia, mas tem efeito colateral adverso importante..

Dê uma lida nisso dai para ver se entendes a diferença e o problema inerente aos mesmos: No-break realmente é a salvação???

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh! agora sim entendi amigo! Um dia quem sabe eu compre o verdadeiro No-Break para viver em plena armonia com a rede elétrica. Enquanto isso não acontece, vou usar o melhor filtro de linha que puder encontrar e se você puder me ajudar na dúvida entre os 3 que você citou: Upsai FHT - 1200, Clone F8 ou SMS Clean Energy. Entre esses 3, qual o melhor para a fonte modelo: (Corsair Series Gold - 80 Plus Gold - Tensão: 90 ~ 264V > Seleção Automática). Essa tal seleção automática é aquela fonte que não precisa definir uma tensão exata de acordo com a tensão que vai alimentar ela?

Finalizando, sobre o módulo isolador, devo usá-lo?

Se eu for usar, onde devo colocar ele? na tomada 220V alimentando o filtro de linha ou o filtro na tomada 220V alimentando ele?

Como ele vai funcionar de forma posivita? existe uma negativa?

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ahhh! agora sim entendi amigo! Um dia quem sabe eu compre o verdadeiro No-Break para viver em plena armonia com a rede elétrica. Enquanto isso não acontece, vou usar o melhor filtro de linha que puder encontrar e se você puder me ajudar na dúvida entre os 3 que você citou: Upsai FHT - 1200, Clone F8 ou SMS Clean Energy. Entre esses 3, qual o melhor para a fonte modelo: (Corsair Series Gold - 80 Plus Gold - Tensão: 90 ~ 264V > Seleção Automática). Essa tal seleção automática é aquela fonte que não precisa definir uma tensão exata de acordo com a tensão que vai alimentar ela?

Finalizando, sobre o módulo isolador, devo usá-lo?

Se eu for usar, onde devo colocar ele? na tomada 220V alimentando o filtro de linha ou o filtro na tomada 220V alimentando ele?

Como ele vai funcionar de forma posivita? existe uma negativa?

Abraço...

Fonte full range, ou de entrada Universal não seleciona coisa nenhuma.. Ela simplesmente opera com qualquer tensão que porventura venha a aparecer na sua entrada estando essa tensão entre 90 Volts e 264 Volts. Ela não seleciona, trabalha, simplesmente trabalha.

Se entrar 90 Volts ela resolve, se entrar 106 Volts ela resolve, se entrar 137 Volts ela resolve, se entrar 149,7 Volts ela resolve, se entrar 175 Volts ela resolve, se entrar 196 Volts ela resolve, se entrar 204 Volts ela resolve, se entrar 230 Volts ela resolve, se entrar 253 Volts ela resolve, se entrar 264 Volts ela resolve..

Não é necessário eu te dizer que a última coisa de que ela necessita é de estabilidade da rede elétrica.. Correto???

Quanto ao módulo isolador, ele é bom para aquecer os pés, pois aquece pacas... Isso se deve a eficiência menor natural dos transformadores isoladores.. Adivinha só quem é que paga essa energia extra botada fora sob a forma de calor????

Quanto a proteção, um bom filtro de linha faz melhor do que ele pelos seus equipamentos. Os módulos isoladores mais comuns são também estabilizadores com todos os problemas inerentes aos mesmos..

Portanto, se tens um inimigo a quem queiras sacanear, indique que use um Módulo Isolador Estabilizado..

Seu PC em 220 Volts vai trabalhar melhor. Muitos fogem da tensão de 220 Volts mas sequer sabem que as fontes são nativas na tensão de 220 Volts e que quando usadas em 110 Volts necessitam dobrar a tensão antes de realmente começar seu trabalho.

Leia isso dai, vai lhe fazer bem: Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Magnífico novamente sua explicação!

Pelo que entendi, não sabia que os filtros de linha trabalhavam também com aquelas descargas que sentimos ao tocar no pc, choques que por sinal é chato demais. Portanto pensava que somente aterramento ou módulos isoladores iam evitar de isso acontecer.

Se eu falei besteira ao afirmar de que os filtros de linha resolvem o problemas com choques no pc, é porque não entendi tudo sobre eles ainda. E então se eles não resolverem os problemas com os choques de onde eu pensava que somente um módulo isolador resolvesse em caso de ausência de aterramento, como irei evitar esses malditos choques?

Agradeço sua resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh! agora sim entendi amigo! Um dia quem sabe eu compre o verdadeiro No-Break para viver em plena armonia com a rede elétrica.

Essa harmonia que você busca é uma coisa meio mística... seu PC não precisa de um no-break de 4 mil reais pra viver em harmonia com a rede elétrica, assim como sua TV, blu-ray, microondas, também não precisam... Seu PC não é mais frágil que nenhum desses aparelhos. A função de um no-break é sustentar seu micro na ausência de energia elétrica para que você salve um trabalho ou mantenha um aplicativo vital, que não pode parar, rodando. No segundo caso o que vale a pena é o no-break caro, mas pro primeiro, um simples ctrl+s regular resolve. Desligar seu PC corretamente não é um problema. Pode ter sido a muitos anos atrás, mas hoje isso é um mito passado de geração em geração de técnicos que repetem aquilo que ouviram há décadas atrás... O que pode causar problema, a nível de software, e não de hardware, é um desligamento no meio de uma atualização importante por exemplo, o que se pode resolver com uma reparação do sistema operacional. Mas na minha opinião, usar no-break só por causa desse evento improvável, é como fazer quimioterapia diariamente pra estar preparado quando pegar câncer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Magnífico novamente sua explicação!

Pelo que entendi, não sabia que os filtros de linha trabalhavam também com aquelas descargas que sentimos ao tocar no pc, choques que por sinal é chato demais. Portanto pensava que somente aterramento ou módulos isoladores iam evitar de isso acontecer.

Se eu falei besteira ao afirmar de que os filtros de linha resolvem o problemas com choques no pc, é porque não entendi tudo sobre eles ainda. E então se eles não resolverem os problemas com os choques de onde eu pensava que somente um módulo isolador resolvesse em caso de ausência de aterramento, como irei evitar esses malditos choques?

Agradeço sua resposta!

Não sabia talvez por que eles não trabalham mesmo com essa tal de descarga que sentimos ao tocar o PC...

Essa sensação de que falas ai tem uma série de possíveis origens..

- Ausência de aterramento é a mais importante, a principal delas. Tomadas com aterramento eliminam 100% dessa sensação;

- Colocação de filtros preparados para trabalhar com aterramento podem aumentar essa sensação sempre que não tiveres aterramento na tomada;

- Tomadas erroneamente polarizadas 9tomada tem a correta posição para ser colocado seu fase e seu neutro;

- Operação de seu PC de pés descalços ou de sapatos de couro em piso frio, pois isso dai melhora o aterramento de seu corpo, facilitando a sensação de choque;

- Fontes ruins, com fuga elevada para carcaça, equipando seu PC;

Como dito: O aterramento resolve o sintoma e o módulo isolador isola o sintoma. Mas nenhum dos dois protege melhor seu PC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Querido Faller, então se eu quero proteger meu pc, colocarei nele um filtro de linha, e para me proteger dos choques que o pc irá eventualmente produzir, o que usarei definitivamente como proteção??? (LEMBRANDO QUE NÃO QUERO USAR O ATERRAMENTO NORMAL NA TOMADA JÁ QUE NÃO PROTEGE O PC). Se tudo estiver certinho em se tratando da tomada com o novo padrão Brasileiro e a polarização dela estiver correta, não fazendo o aterramento como falei, mesmo assim pode haver de acontecer os choques usando o filtro de linha preparados para trabalhar com aterramentos e nelas, as tomadas, não o tiver aterramento?

Como ja sei que usarei o filtro de linha, me fale um bom de verdade, mesmo sendo caro, más, que faça a sua função. Espero que tenha aqui no Brasil, pois seria uma vergonha, uma desgraça, uma falta de qualidade IMENSA se tiver eu que comprar no EXTERIOR!!! Se for o jeito comprar lá fora fazer o que né..., o importante é proteger o PC!

OBS: Ja sei que o estabilizador não presta pra nada, ja sei que o short-break não presta pra nada também, então só me resta perguntar se o Módulo Isolador vai me proteger dos choques, másss, ele também é um amaldiçoado estabilizador embutido??? :mad:

IMPORTANTE: Respondendo TODAS essas minhas dúvidas acima NOVAMENTE, irei definitivamente entender se devo colocar um Módulo Isolador ou não para me proteger dos eventuais choques.

Agradeço desde já a sua resposta Mestre Faller! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Queres te proteger de choques mas não colocando aterramento nas tomadas..

Tem duas maneiras que considero corretas:

Podes usar um transformador isolador (não falei módulo isolador estabilizado) . Veja ai dois exemplos de transformadores isoladores sem estabilizador incorporado:

http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=MIO300BI

Ou ai:

http://www.toroid.com.br/produtos/isobox/

São transformadores isoladores que sim gastam mais energia mas não tem i inconveniente de ter estabilizador internamente..

A segunda alternativa é usar, ao operar o PC, algo desse tipo ai:

Macacoisolante.jpg

Viste como tem solução para tudo???

O veja bem.. Esse choque ou sensação de choque, não mata nem fere ninguém. É talvez incômodo quem sabe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aprecio muito sua colaboração e tenho a lhe dizer o seguinte.. Por longos anos falo, de um lado, das agressões infringidas pelos estabilizadores e de outro de sua total não necessidade no contexto atual...

Sempre que falava isso dai era contestado, diziam que não havia provas, que não existia um arrazoado para tal bronca com o mesmo..

Cansado de tanto falar sem me aprofundar, redigi aquele texto chamado Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Que não se trata absolutamente de uma literatura condenando o estabilizador mas sim um arrazoado técnico mostrando as principais agressões que os mesmos fazem às fontes. Não concluo a matéria dizendo que sua fonte vai explodir, que sua casa pegará fogo nem tampouco que sua config estará "frita" com o uso do mesmo.. A ideia é mostrar além da total não necessidade do mesmo, o quão prejudicial poderá ele ser..

Seu PC em nada difere, do ponto de vista elétrico, de seu televisor, de seu video-game, de seu DVD player, etc. que não necessitam de estabilizador.

Há muito tempo atrás, para convencimento do pessoal, usava de perguntas tais como:

- Porque ai na sua casa nenhum outro elemento elétrico necessita de estabilizador e seu PC sim necessita??? Note que numa casa moderna os diferentes equipamentos eletrônicos como TV, máquinas de lavar, forno de microondas, refrigeradores, etc, tem mais microprocessadores no somatório que em seu PC propriamente dito..

- Por que não se conhece mundialmente bons fabricantes de estabilizadores, assim como se conhece fabricantes de fontes por exemplo??? De fontes, sem pensar, cito 10 bons fabricantes.. De estabilzador um sequer fora do Brasil..

- Porque um note, que também é um computador, não necessita de estabilizador e sim você acha que seu desktop necessita???

- Por que bons fornecedores de desktop, como a Dell, por exemplo bem como fabricantes de monitores, impressoras etc jamais citam em seus manuais a exigência de se colocar estabilizador e, mais, nem fazem referência aos mesmos nem tampouco, o que pareceria ser bastante razoável se fosse verdade, exigem a colocação de um desses para que a garantia do equipamento se mantenha???

Em todas as vezes ou em sua maioria, as respostas eram evasivas ou estapafúrdias como "é que a energia nos EUA é boa a nossa não" ou como certa feita me foi dito, que a energia de lá não era como a nossa, gerada por hidroelétricas que não conseguiam manter estável essa geração..

Ora veja.. Ficar escutando ou lendo esse tipo de aberração como resposta me incomoda.. Dai foi que parti para redigir uma matéria mais técnica, e sei que para grande parte das pessoas isso dai é grego..

Mas não tem como.. Ou agrada uns ou agrada outros..

Eu me sinto muito tranquilo quanto a provar ou não que estabilizador não é necessário.. Aceite quem quiser aceitar.. Quem quiser continuar usando que use... Problema dele..

Vai ai uma dica de leitura bastante interessante do mestre Carlos E. Morimoto: http://www.hardware.com.br/tutoriais/filtros-estabilizadores-nobreaks/pagina3.html

Abraço...

Faller muito obrigado parcero, acho ki se fosse eu, já teria enjoado de responder tanta pergunta a respeito de um mesmo tema, embora esses detalhes esclareçam muita coisa.

de novo Parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queres te proteger de choques mas não colocando aterramento nas tomadas..

Tem duas maneiras que considero corretas:

Podes usar um transformador isolador (não falei módulo isolador estabilizado) . Veja ai dois exemplos de transformadores isoladores sem estabilizador incorporado:

http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=MIO300BI

Ou ai:

http://www.toroid.com.br/produtos/isobox/

São transformadores isoladores que sim gastam mais energia mas não tem i inconveniente de ter estabilizador internamente..

Faller, de acordo com as especificações do produto da APC Microsol que você citou, fala em estabilizadores veja: http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=MIO300BI&tab=features

A pergunta que faço é: Tem ou não tem estabilizador nesse transformador isolador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, de acordo com as especificações do produto da APC Microsol que você citou, fala em estabilizadores veja: http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=MIO300BI&tab=features

A pergunta que faço é: Tem ou não tem estabilizador nesse transformador isolador?

Leio as especificações do mesmo e não consigo ver a existência de estabilizador nesse Módulo Isolador Original, da APC.

Devemos estar lendo coisas diferentes. Gostaria que me mostrasses aonde diz que ele tem estabilizador.. Marque o texto..

Qualquer um dos isoladores que citei, seja da APC ou da Toroid (excelente equipamento que oferece isoladores com potências de até 3 KVA)

Mas veja ai, lhe mostro eu de forma simples, na comparação dos diferentes equipamentos módulos isoladores da APC, a não existência de estabilizador nesse Módulo Isolador Original, de código MIO300BI, da APC. Agora tá quase que desenhado..

MduloisoladororiginalAPC.jpg

Me mostre você aonde você viu que ele tinha estabilizador...

Grato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte: Quando abro pelo site para marcar o texto, o site fica em inglês e lá não consta isso, porém onde eu vi, que foi pelo próprio link que você me mandou e que lá o site está em português, quando entra no site > http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=MIO300BI&tab=features ja deixei na aba com o nome de "Visão Geral" ao lado de especificações técnicas, onde na aba "visão geral" logo abaixo vai estar: "Proteção contra subtensão e sobretensão", e ai vai falar em estabilizador, e se você ler o resto das especificações abaixo, vai ver que fala novamente em estabilizador. Foi isso que me deixou confuso...

Espero ter entendido... Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Seguinte: Quando abro pelo site para marcar o texto, o site fica em inglês e lá não consta isso, porém onde eu vi, que foi pelo próprio link que você me mandou e que lá o site está em português, quando entra no site > http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=MIO300BI&tab=features ja deixei na aba com o nome de "Visão Geral" ao lado de especificações técnicas, onde na aba "visão geral" logo abaixo vai estar: "Proteção contra subtensão e sobretensão", e ai vai falar em estabilizador, e se você ler o resto das especificações abaixo, vai ver que fala novamente em estabilizador. Foi isso que me deixou confuso...

Espero ter entendido... Abraço.

São desvios de "copiar/colar", que o estagiário de plantão cometeu na redação do site, com certeza...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!