Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU


Posts recomendados

Na minha opinião teoricamente sim, haveria uma redução da vida útil por ela estar trabalhando fora do especificado pelo fabricante, muito abaixo da tolerância máxima que é 90V, extrapolando ainda poderíamos forçarm 80V, mas além disso a fonte começará a drenar mais corrente do que ela foi projetada para lidar e consequentemente haverá um maior aquecimento, mas por outro lado a fonte só conseguiria funcionar em 30/40V com muito pouca carga nas suas saídas, provavelmente em carga máxima ela não iria muito abaixo de 80V, o PC reiniciaria ou se desligaria.

Sim, só tirar da tomada não protege 100% porque raios mesmo que não caia direto na antena, podem induzir tensão elevada em qualquer cabeamento metalico. Tirar da tomada ajuda um bocado porque a rede elétrica se estende pela cidade inteira e a TV não, a não ser que essa for a cabo. As chances de queimar reduzem bastante só tirando da tomada, mas não resolve tudo. Em casos extremissimos entretanto, mesmo com tudo desligado pode haver queima. Se um raio por exemplo cair na fachada da sua casa, há grandes chances de um pulso eletromagnético queimar equipamentos eletrônicos mesmo desconectados de tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, não sei se já disseram isso, mas não teria como você fazer esse teste do Variac na entrada da fonte com ela alimentando um PC inteiro ao invés de uma lâmpada? Digo isso porque muitos leigos podem argumentar que a fonte segurou bem apenas porque havia uma lâmpada sendo alimentada, e não uma configuração típica de PC.

Tirando o fato de ter de armar toda a "aripuca" novamente, não teria problema nenhum. Mas, perceba, fiz melhor que isso, pois um PC poderia se manter ligado mesmo que as tensões entregues a ele oscilassem dentro de seus +- 5%. Desse modo preferi mostrar as tensões, todas lidas digitalmente com um instrumento adequado para medir fontes..

Quanto às lâmpadas (farol de automóvel) usadas foram duas, uma delas em 12 Volts e a outra em 5 Volts, apresentando uma carga de cerca de 60 Watts, para a fonte de 300 Watts... Minha intenção, e até mesmo por não dispor de cargas extras, era de mostrar que uma fonte com PFC ativo conseguiria trabalhar muito abaixo da tensão limite que o fabricante especifica, de 90 Volts AC. Claro que se o carregamento dessa fonte subir para seu valor nominal, há que se respeitar os 90 Volts como mínimo. Mas considerando que grande maioria das configs por ai rodam ai por 50% a 70% da capacidade final das fontes utilizadas, seria sim possível operar a fonte com PFC ativo em uma tensão bem abaixo dos 90 Volts AC..

Se for questão de não acreditar que a coisa se processa desse modo, se for uma questão de credulidade na operação por mim demonstrada, acho até que nem vou dormir essa noite de tão preocupado... Danem-se os incrédulos pois não tenho que provar nada. Montem eles mesmos uma semelhante experiência. Peguem seu PC, com fonte com PFC ativo, e liguem na saída de um transformador 220 para 110 só que alimentado com 110. A saída será de 55 Volts. Seu PC irá operar numa boa...

E se colocar o pc rodando Crysis o povo leigo vai ao delírio.

Também seria interessante mostrar a reação de um estabilizador frente ao mesmo teste, com um pc ligado nele.

Mais uma vez eu digo.. O teste é uma coisa séria, científica, apoiado por leitura de instrumental de medida..

Aos que quiserem curiosidades, visitem o maior anão do mundo, ou a mulher barbada, no circo...

Agradeço de qualquer modo a boa intenção que reveste suas sugestões, mas sei como é, se o fizesse de outro modo iria ter alguém perguntando porque não foi mostrado os valores medidos de tensão, ou como até já me foi sugerido, porque não deixar várias horas a fonte operando com somente 34 Volts...

Montar essa arapuca me custa tempo, elemento do qual muito careço... Prometi até repetir o teste porém com uma fonte sem PFC ativo, teste esse que iria demonstrar a enorme tolerância desse tipo de fonte também, às variações da tensão de rede AC, corroborando a total não necessidade de estabilizar coisa nenhuma pois a fonte dá um jeito... Prometi, considero mais importante e não consegui cumprir ainda...

Obrigado pelas sugestões...

O uso constante de baixa tensão, como 30V ~ 40V, iria necessariamente reduzir a vida útil da fonte? Podemos afirmar isso?

Com voltagens da ordem de 30 a 40 Volts certamente que sim, mas veja, é o "ó do borogodó" imaginar que a tensão de rede de 127 Volts possa, de maneira sólida e duradoura se manter nesses valores que representam um desvio da ordem de 70% ou mais.

Sites conceituados testam por vezes as fontes, não em 30 a 40 Volts, que foi uma ênfase usada por mim para mostrar do que o PFC ativo é capaz nessa fonte controlada de corrente que o mesmo agrega na entrada da retificação, mas em 80 Volts, como se pode ver ai, a Corsair VX450, e com uma potência de 351 Watts sendo exigidos de forma constante da mesma.. (Isso é quase 80% da capacidade da fonte) .

http://www.silentpcreview.com/article751-page4.html

Nesse tipo de situação a fonte poderia operar continuamente sem problema algum, e repare, 80 Volts representa um desvio de 37% da tensão nominal da rede elétrica... Valor intolerável de se imaginar que possa existir.. Muitos de meus amigos e conhecidos resolveram seus problemas com PC no Campo, nas fazendas de gado, com uso das fontes com PFC ativo, sob minha recomendação. A tensão em uma fazenda não é exatamente aquela que gostaríamos que fosse..

Ou o teste da HX520 e HX620 da Corsair também, excelentes fontes exercitadas até os 80 Volts de entrada: http://www.silentpcreview.com/article692-page4.html

Sendo objetivo... Trabalhar em 30 ou 40 Volts AC continuamente certamente traria um encurtamento (sem se preocupar com o quantitativo) de vida útil da fonte, mas trabalhar acima de 80 Volts não prejudicaria de modo sensível...

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Os que me conhecem a mais tempo sabem da minha batalha por clareza, limpeza, simplicidade na energia do PC, minha eterna luta contra estabilizador, módulos isoladores estabilizados e inclusive no-breaks usados sem seu correto sentido...

Escolha para seu PC uma boa fonte com PFC ativo, com eficiência acima de 80%, de boa procedência, com fan com suspensão dupla, com rolamento e uma boa régua de proteção/filtro de linha a segurar as pedradas maiores da rede elétrica e ao mesmo tempo fornecendo a logística das tomadas extra.

Como mostrar isso que há muito tempo defendo??? Escrevendo sobre, já o fiz, e fiz de modo exaustivo, basta lembrar:

Correção do Fator de Potência (PFC) - Uma visão clara

Como escolher a melhor e mais adequada fonte para seu PC

Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

As doenças Elétricas e seus Remédios

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC

Como tornei útil um estabilizador!.

Ai as pessoas leem, entendem, mas na hora de agir, de sacar fora o estabilizador elas pensam..

"Mas ele ajuda na correção da tensão, deixa ela mais arredondada um pouco, desse modo a fonte sofrerá menos para atender as tensões do PC.."

Resolvi então mostrar o quanto uma fonte com PFC ativo busca a tensão que deve entregar a seu PC seja qual for a tensão que lhe dermos na entrada. Os fabricantes, conservadoramente especificam e garantem que a fonte com PFC ativo opera desde 90 VAC até os 264 VAC numa boa e eu acredito. Mas sei na prática elas vão muito mas muito além, mas como mostrar??

Reuni alguns itens necessários:

Um Variac; (transformador variador de tensão de zero até 254 VAC)

Uma fonte com PFC ativo e ai usei uma Seasonic de 300 Watts, com PFC ativo, que está dando banda aqui em casa;

Uma carga para 12 Volts (uma lâmpada de automóvel que drena uns 50 Watts mais ou menos;

Uma outra lâmpada para automóvel, que joguei na linha de 5 Volts. Essa dai puxou uns 5 Watts somente;

Um PSU tester;

Um voltímetro para medir a rede elétrica, na saída do Variac;

Uma lâmpada de filamento 40 Watts x 220 Volts, para se observar a variação de brilho da mesma, conforme se variava a tensão no Variac que alimentava a lâmpada e a fonte Seasonic;

Uma filmadora.

Vejam que a tensão de entrada AC poderá cair bem abaixo daqueles 90 VAC que a fonte consegue ainda sustentar as tensões CC para seu PC sólidas e estáveis.

Na verdade com pouca carga como coloquei, quem sabe uns 70 a 80 Watts, pois tem o carregamento do PSU tester também mais as duas lâmpadas de automóvel a fonte responde bem mesmo com tensões da ordem de 35 volts AC na entrada, até os 254 Volts AC, que é o máximo que meu Variac fornece... Tensões sólidas, cravadas, sem oscilação nenhuma

Estabilizar prá quê, pergunto eu???

Fiz questão de colocar uma lâmpada para que o povo veja o que é variação. Muitos dizem colocar o estabilizador pois eles sentem, nas lâmpadas de suas casas, que a tensão da energia varia (nem sequer sabem de quanto varia). Sentem um piscar das lâmpadas e correm comprar um estabilizador. Cegueira da pura...

Pois bem. Varia, na luminosidade da lâmpada, tanto quanto essa que ai coloquei???

Deixe de lero-lero portanto na próxima compra sua. Adquira uma boa fonte com PFC ativo, retire todas as tralhas que antecedem seu PC (principalmente estabilizador) e esqueça que fonte existe dentro de seu PC. Você algum dia se preocupou com a fonte de seu televisor?? Não certamente, mas ele está alí trabalhando a 10 anos com a mesma fonte, claro, sem estabilizador antecedendo o mesmo. Já com seu PC nos últimos 5 anos quem sabe umas 2 fontes já trocaste??? E o raio do estabilizador lá na frente a matar suas fontes..

Agora só posso pensar que você tenha entendido que variação da tensão é para deixar com a fonte mesmo, pois ela resolve e resolve aonde interessa resolver, nas tensões que ela entrega ao seu PC, e se livrar dos malditos Tlecs de seu estabilizador, responsáveis pela morte prematura das fontes..

Resultado disso tudo dai está nesse filmete, do tempo do cinema mudo, pois não existe nada a dizer, é tudo visível..

Porto Alegre, 06/06/2009 - Luiz André Faller

Caro amigo, achei deveras interessante o seu teste, mas não o acho válido de forma alguma.

As fabricantes de fontes de qualidade que tem a "CERTIFICAÇÂO" 80 PLUS GOLD, PLATINIUM e demais acima de 85% de eficiência dão como seguro ou que a fonte entrega suas tensões (12v, 5v, 3,3v, -12v, -5v e demais tensões que não lembro se houver) dentro das especificações sem ruído (o que causa resets, BSOD (Blue Screen Of Death ou TELAS AZUIS), travamentos dentro da faixa de 90VAC até 264VAC apenas, fora disso você nunca, eu disse "NUNCA" poderia usar o micro em 100% de LOAD ou carregamento porque a fonte arriaria ou perderia sua eficiência e causaria esses problemas que expliquei anteriormente.

Digo isso porque no post que coloquei

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018/73

eu testei a minha TX-650Watts em FULL LOAD e ela perdeu a eficiência em tensão normal na entrada porque estava perto do limite de load e isso faz com que haja perda de eficiência, logo em condições adversas como as quais você criou a fonte jamais funcionaria dentro das "ESPECIFICAÇÕES" 80 PLUS.

Pare e pense um pouco, ache um osciloscópio e meça as tensões em condições de load dentro das especificações e fora delas, dentro das faixas de undervolt e overvolt na qual você colocou a fonte e tente saber se há ruído, porque é o ruído o maior inimigo das placas nas fontes ligadas...

Espero ter me feito entendido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montar essa arapuca me custa tempo, elemento do qual muito careço... Prometi até repetir o teste porém com uma fonte sem PFC ativo, teste esse que iria demonstrar a enorme tolerância desse tipo de fonte também, às variações da tensão de rede AC, corroborando a total não necessidade de estabilizar coisa nenhuma pois a fonte dá um jeito... Prometi, considero mais importante e não consegui cumprir ainda...

Obrigado pelas sugestões...

Gostaria de ver se 132V na rede 127V seria o limite extremo de uma fonte sem PFC ativo ou se há uma tolerência de até 140V aproximadamente.

Seria também interessante fazer teste de subtensão com a Ice Age especificamente.

No mais os testes foram plenamente satisfatórios e comprovam o absurdo de se colocar um estabilizador de tensão numa fonte full range.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Caro amigo, achei deveras interessante o seu teste, mas não o acho válido de forma alguma.

As fabricantes de fontes de qualidade que tem a "CERTIFICAÇÂO" 80 PLUS GOLD, PLATINIUM e demais acima de 85% de eficiência dão como seguro ou que a fonte entrega suas tensões (12v, 5v, 3,3v, -12v, -5v e demais tensões que não lembro se houver) dentro das especificações sem ruído (o que causa resets, BSOD (Blue Screen Of Death ou TELAS AZUIS), travamentos dentro da faixa de 90VAC até 264VAC apenas, fora disso você nunca, eu disse "NUNCA" poderia usar o micro em 100% de LOAD ou carregamento porque a fonte arriaria ou perderia sua eficiência e causaria esses problemas que expliquei anteriormente.

- Em primeiro lugar não faço nenhuma apologia ao uso de uma fonte, com PFC ativo ou não, fora de suas especificações..

- Em segundo lugar entenda que a maior parte das configs por ai afora, numa sêde de potência, são equipadas com fontes superdimensionadas, com raras exceções..

- Em sabendo disso tudo o vídeo mostra como uma fonte com PFC ativo, Full-Range portanto, pode segurar numa boa seu PC em uma condição de exceção, de baixa tensão, por um bom tempo até..

Sei que o ruído nessa hora pode subir, sei e tenho certeza absoluta de que a eficiência da fonte não será aquela divulgada pelo seu fabricante, nas condições nominais de tensão, sei de tudo isso, mas amigo, concordas comigo que a fonte trabalhar em 50 ou 60 Volts AC de entrada só vai acontecer numa situação de exceção???

Concordas que nehum louco vai propositalmente fazer com que essa tensão dai seja a nominal de sua casa, só para ligar seu PC e aproveitar dessa condição da sua nova fonte com PFC ativo???

O teste foi para demonstrar que numa situação de anormalidade, como por exemplo a queda de uma fase do transformador de alta tensão da rua, quando as lâmpadas de sua casa ficam mal operando, quando o refrigerador não consegue partir, nessa situação seu PC vai operar ainda, desde que esteja com uma fonte Full Range bem dimensionada.. Ai dá tempo para que você salve o que estiver fazendo, calmamente, mesmo quase no escuro se de noite for, e desligue seu PC numa boa. E nenhum instante do tópico você viu eu falar que recomendava o uso de uma fonte nessas condições..

Ai , quando a energia de sua casa estiver a meia boca, com você a ponto de perder seu trabalho de horas a fio sem salvar, lhe pergunto se estarás preocupado com a eficiência de sua fobte que segura braviamente seu PC com 50 Volts AC na cuca somente. Estarás preocupado com o aumento do ruído elétrico da mesma??? Desde que não tenha resetado seu PC, desde que esse ruído não tenha provocado tela azul, bingo... Ótima fonte para se ter. Uma ajuda inestimável..

O público em geral desconhece, não consegue mentalizar o quanto uma fonte full range pode ajudar na alimentação de seu PC. É para mostrar que esse tipo de fonte consegue proezas até maiores do que bem alimentar seu PC na faixa de 90 a 264 Volts AC de entrada, e não para fazer apologia ao uso da mesma em baixas tensões...

Bem como nunca imaginei a usar o PC a full, a 100% da capacidade da fonte e essa ainda aguentar o mesmo, com alimentação menor que 90 Volts... Até porque o ato de bem dimensionar uma fonte sempre me acompanhou ao longo dos anos, o que me impediria de usar uma fonte sendo demandada a 100% ou mais de sua capacidade..

Note que sou enfático ao afirmar que essa condição da fonte conseguir operar abaixo dos 90 Volts AC garantidos pelo fabricante se dá em função da pouca carga nela aplicada.. Não estou querendo enganar ninguém..

O filmete tem a função de abrir os olhos das pessoas que pensam que o uso do estabilizador é que faria segurar uma configuração se a tensão caísse abaixo do nominal, como sei tem alguns que assim erroneamente pensam. Nada mais do que isso..

Mas vejamos. O teste não tem nenhum problema de repetibilidade. Quem quiser repetir o mesmo, com um PC ligado a fonte e com carregamento médio nesse PC, que o faça.. Eu fiz pelo menos com uma carga resistiva..

Bons sites costumam exercitar essa feature de baixar a tensão aquém da nominal e testar a fonte nessa condição, mostrando o resultado, inclusive com a queda de eficiência relativa. Claro que não baixando a 30 Volts mas sim a 80 Volts o que me parece extremamente razoável, ja que consiste numa variação de cerca de 37% abaixo da tensão nominal de 127 Volts.

Veja ai um exemplo, em cima da fonte Corsair VX450, feita pelo site SPCR:

CorsairVX450_eficinciaunder80V.jpg

Nota, o teste foi feito com uma exigência de potência razoável, quase 80% da potência final da fonte, e não por poucos instantes mas sim por horas a fio trabalhando em 80 Volts AC na entrada.

Esse teste mostrou, segundo o site, que nem a regulação de tensão nem o ripple mudaram a ponto de se conseguir medir e a eficiência mudou marginalmente quando a fonte foi alimentada com apenas 80 Volts AC, como diz textualmente lá no teste:

"Neither voltage regulation nor ripple changed measurably during the test, and efficiency dropped only marginally"

O teste na íntegra está aqui: http://www.silentpcreview.com/article751-page1.html

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entramos num consenso amigo, concordo plenamente com você, mas o que me preocupa mais é o processador, northbridge e southbridge que trabalham com tensões delicadas e se nessa faixa e condições que você explicou o pc se tornaria ainda operacional.

E olhando a foto dá para notar que essa fonte em questão é uma fonte competentíssima, a usada no meu teste ocasional era uma Corsair também TX-650watts, acho que foi por isso que segurou numa boa, mas a tensão na minha casa caiu para meia fase (55v) e o micro continuou ligado, acho que nessa faixa de tensão o PC não se tornaria operacional se o estabilizador não desse aí uma ajuda de alguns porcentos na saída, acho que o micro acabaria por travar ou algo parecido caso eu tentasse usá-lo.

A minha tristeza é que eu não tentei usar o pc, desliguei o estabilizador direto para não correr o risco de queima de algum componente.

Mas no fim acho que estamos num impasse parecido entre religião e ciência, tem que haver um meio termo..risos.

Mas gostei muito do que você disse...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Entramos num consenso amigo, concordo plenamente com você, mas o que me preocupa mais é o processador, northbridge e southbridge que trabalham com tensões delicadas e se nessa faixa e condições que você explicou o pc se tornaria ainda operacional.

E olhando a foto dá para notar que essa fonte em questão é uma fonte competentíssima, a usada no meu teste ocasional era uma Corsair também TX-650watts, acho que foi por isso que segurou numa boa, mas a tensão na minha casa caiu para meia fase (55v) e o micro continuou ligado, acho que nessa faixa de tensão o PC não se tornaria operacional se o estabilizador não desse aí uma ajuda de alguns porcentos na saída, acho que o micro acabaria por travar ou algo parecido caso eu tentasse usá-lo.

A minha tristeza é que eu não tentei usar o pc, desliguei o estabilizador direto para não correr o risco de queima de algum componente.

Mas no fim acho que estamos num impasse parecido entre religião e ciência, tem que haver um meio termo..risos.

Mas gostei muito do que você disse...

Em primeiro lugar, a fonte que usei no teste foi uma fonte das mais simples, formato SFX12V (fonte menor que as ATX), Seasonic de 300 Watts, de código SS-300SFD 300W SFX12V, com uma ventoinha das pequenas, fonte de baixo custo mas com PFC ativo.. Veja ela ai: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16817151089 absolutamente nem um pouco sofisticada e tão competente como ademais o são as fontes com PFC ativo.

O que usei a mais foi o medidor especial para fontes, o PSU tester. Esse dai:

PsuTester.jpg

para medir as tensões e tempo de Power_OK das fontes, e um multímetro, esse segundo da esquerda para a direita ai.

Leiturados12volts.jpg

E um Variac para poder variar a tensão de entrada. Só isso. E se você reparou, as tensões da fonte, tanto de 3,3 de 5 como ambas de 12 Volts, permameceram completamente estáveis durante todo o tempo em que a tensão AC de entrada variou desde os parcos 30 VAC até os 254 VAC.

Quanto a sua afirmativa:

"Mas no fim acho que estamos num impasse parecido entre religião e ciência, tem que haver um meio termo..risos."

Se existe algum impasse ai é certamente de sua parte. Lido com energia tem mais de 40 anos, tendo sido projetista em eletrônica e gerente de laboratório de desenvolvimento de uma grande empresa do ramo. Meu tempo de impasse já passou, nessa área de atuação, há muito tempo. Mas como eu disse, é muito simples.. Repita a operação sem o estabilizador e verás o mesmo resultado graças ao excelente desempenho dessa sua fonte corsair dai.. Eu já fiz esse processo muitas e muitas vezes. Sei do resultado. Claro, não exijas muito de seu PC com a fonte alimentada com 55 Volts, principalmente se a fonte estiver mal dimensionada para a demanda solicitada, em potência, (enforcada) pois ai não vai dar mesmo..

O estabilizador é mero coadjuvante e somou, se muito, parcos 6 a 10 Volts...Esqueça esse dispositivo da era pré mezozóica. Não é definitivamente necessário nem para fontes comuns muito menos para fontes com PFC ativo..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar, a fonte que usei no teste foi uma fonte das mais simples, formato SFX12V (fonte menor que as ATX), Seasonic de 300 Watts, de código SS-300SFD 300W SFX12V, com uma ventoinha das pequenas, fonte de baixo custo mas com PFC ativo.. Veja ela ai: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16817151089 absolutamente nem um pouco sofisticada e tão competente como ademais o são as fontes com PFC ativo.

O que usei a mais foi o medidor especial para fontes, o PSU tester. Esse dai:

PsuTester.jpg

para medir as tensões e tempo de Power_OK das fontes, e um multímetro, esse segundo da esquerda para a direita ai.

Leiturados12volts.jpg

E um Variac para poder variar a tensão de entrada. Só isso. E se você reparou, as tensões da fonte, tanto de 3,3 de 5 como ambas de 12 Volts, permameceram completamente estáveis durante todo o tempo em que a tensão AC de entrada variou desde os parcos 30 VAC até os 254 VAC.

Quanto a sua afirmativa:

"Mas no fim acho que estamos num impasse parecido entre religião e ciência, tem que haver um meio termo..risos."

Se existe algum impasse ai é certamente de sua parte. Lido com energia tem mais de 40 anos, tendo sido projetista em eletrônica e gerente de laboratório de desenvolvimento de uma grande empresa do ramo. Meu tempo de impasse já passou, nessa área de atuação, há muito tempo. Mas como eu disse, é muito simples.. Repita a operação sem o estabilizador e verás o mesmo resultado graças ao excelente desempenho dessa sua fonte corsair dai.. Eu já fiz esse processo muitas e muitas vezes. Sei do resultado. Claro, não exijas muito de seu PC com a fonte alimentada com 55 Volts, principalmente se a fonte estiver mal dimensionada para a demanda solicitada, em potência, (enforcada) pois ai não vai dar mesmo..

O estabilizador é mero coadjuvante e somou, se muito, parcos 6 a 10 Volts...Esqueça esse dispositivo da era pré mezozóica. Não é definitivamente necessário nem para fontes comuns muito menos para fontes com PFC ativo..

Abraço...

E o ripple::::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o ripple::::

O teste realizado não visa incentivar o uso da fonte em condições fora da especificação, ou seja, com uma tensão abaixo de 90V, nem afirma que a fonte poderia permanecer em condições atípicas de energia por um período prolongado de tempo, sem danos. O teste mostra a absoluta desnecessidade do uso de estabilizadores de tensão, que nada têm para estabilizar ali.

Sei que o ruído nessa hora pode subir, sei e tenho certeza absoluta de que a eficiência da fonte não será aquela divulgada pelo seu fabricante, nas condições nominais de tensão, sei de tudo isso, mas amigo, concordas comigo que a fonte trabalhar em 50 ou 60 Volts AC de entrada só vai acontecer numa situação de exceção???

Concordas que nehum louco vai propositalmente fazer com que essa tensão dai seja a nominal de sua casa, só para ligar seu PC e aproveitar dessa condição da sua nova fonte com PFC ativo???

O teste foi para demonstrar que numa situação de anormalidade, como por exemplo a queda de uma fase do transformador de alta tensão da rua, quando as lâmpadas de sua casa ficam mal operando, quando o refrigerador não consegue partir, nessa situação seu PC vai operar ainda, desde que esteja com uma fonte Full Range bem dimensionada.. Ai dá tempo para que você salve o que estiver fazendo, calmamente, mesmo quase no escuro se de noite for, e desligue seu PC numa boa. E nenhum instante do tópico você viu eu falar que recomendava o uso de uma fonte nessas condições..

Ai , quando a energia de sua casa estiver a meia boca, com você a ponto de perder seu trabalho de horas a fio sem salvar, lhe pergunto se estarás preocupado com a eficiência de sua fobte que segura braviamente seu PC com 50 Volts AC na cuca somente. Estarás preocupado com o aumento do ruído elétrico da mesma??? Desde que não tenha resetado seu PC, desde que esse ruído não tenha provocado tela azul, bingo... Ótima fonte para se ter. Uma ajuda inestimável..

O público em geral desconhece, não consegue mentalizar o quanto uma fonte full range pode ajudar na alimentação de seu PC. É para mostrar que esse tipo de fonte consegue proezas até maiores do que bem alimentar seu PC na faixa de 90 a 264 Volts AC de entrada, e não para fazer apologia ao uso da mesma em baixas tensões...

Bem como nunca imaginei a usar o PC a full, a 100% da capacidade da fonte e essa ainda aguentar o mesmo, com alimentação menor que 90 Volts... Até porque o ato de bem dimensionar uma fonte sempre me acompanhou ao longo dos anos, o que me impediria de usar uma fonte sendo demandada a 100% ou mais de sua capacidade..

Note que sou enfático ao afirmar que essa condição da fonte conseguir operar abaixo dos 90 Volts AC garantidos pelo fabricante se dá em função da pouca carga nela aplicada.. Não estou querendo enganar ninguém..

O filmete tem a função de abrir os olhos das pessoas que pensam que o uso do estabilizador é que faria segurar uma configuração se a tensão caísse abaixo do nominal, como sei tem alguns que assim erroneamente pensam. Nada mais do que isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E o ripple::::

Não medi o ripple, embora tenha todas as condições de fazê-lo.

Fico com a declaração do site SPCR que mediu uma VX450 com 80 Volts Ac na alimentação, extraindo da rede elétrica 443 Watts por longo tempo citando que ... "nem a regulação de tensão tampouco o ripple mudaram a ponto de se conseguir medir diferença alguma"

Você mediu e achou alguma coisa diferente disso dai?? Porque então não nos mostra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Tenho um PC com uma fonte genérica da Vcom AGPS-400 P Q. A alguns dias meu estabilizador da SMS que uso a anos desde a compra do PC, começou a desligar sozinho e meses atras perdi uma fonte, que até ler esse tópico se mantinha sem explicação.

Meu PC agora esta direto na tomada, mas não me sinto seguro com essa fonte de baixa qualidade.

Ja procurei muito por um bom filtro mas só acho meras réguas vazias, sem nenhuma proteção. Agora achei esse filtro http://www.sms.com.br/produtos/Protetores-SMS/Protector-Clean-Energy

Moro em São Leopoldo próximo de POA, saberia me indicar um local para comprar esses filtro bons: Computer Protector Pro e Upsai FHT-1200.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tenho um PC com uma fonte genérica da Vcom AGPS-400 P Q. A alguns dias meu estabilizador da SMS que uso a anos desde a compra do PC, começou a desligar sozinho e meses atras perdi uma fonte, que até ler esse tópico se mantinha sem explicação.

Meu PC agora esta direto na tomada, mas não me sinto seguro com essa fonte de baixa qualidade.

Ja procurei muito por um bom filtro mas só acho meras réguas vazias, sem nenhuma proteção. Agora achei esse filtro http://www.sms.com.br/produtos/Protetores-SMS/Protector-Clean-Energy

Moro em São Leopoldo próximo de POA, saberia me indicar um local para comprar esses filtro bons: Computer Protector Pro e Upsai FHT-1200.

Obrigado.

Infelizmente nosso mercado aqui no sul está pessimamente servido no tocante a bons filtros de linha/proteções..

Esse citado filtro ai, da SMS, se quiseres vê-lo por denro veja ai: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4886634&postcount=142

Outro filtro interessante, pelo seu baixo custo e pelo que apresenta internamente, é esse daqui: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4883355&postcount=134

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Aqui onde eu moro em Macapá falta luz com certa frequência (pelo menos uma vez por semana). Comprei um no-break da APC de 750VA (450W). Será que o no-break segura a configuração abaixo?

Q6600 G0 - 2 x 2GB DDR2 800mhz corsair - GTS450 - 2 hds sata - 7 coolers de 120mm - fonte corsair 450 vx pfc ativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • mês depois...
Os que me conhecem a mais tempo sabem da minha batalha por clareza, limpeza, simplicidade na energia do PC, minha eterna luta contra estabilizador, módulos isoladores estabilizados e inclusive no-breaks usados sem seu correto sentido...

Escolha para seu PC uma boa fonte com PFC ativo, com eficiência acima de 80%, de boa procedência, com fan com suspensão dupla, com rolamento e uma boa régua de proteção/filtro de linha a segurar as pedradas maiores da rede elétrica e ao mesmo tempo fornecendo a logística das tomadas extra.

Como mostrar isso que há muito tempo defendo??? Escrevendo sobre, já o fiz, e fiz de modo exaustivo, basta lembrar:

Correção do Fator de Potência (PFC) - Uma visão clara

Como escolher a melhor e mais adequada fonte para seu PC

Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

As doenças Elétricas e seus Remédios

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC

Como tornei útil um estabilizador!.

Ai as pessoas leem, entendem, mas na hora de agir, de sacar fora o estabilizador elas pensam..

"Mas ele ajuda na correção da tensão, deixa ela mais arredondada um pouco, desse modo a fonte sofrerá menos para atender as tensões do PC.."

Resolvi então mostrar o quanto uma fonte com PFC ativo busca a tensão que deve entregar a seu PC seja qual for a tensão que lhe dermos na entrada. Os fabricantes, conservadoramente especificam e garantem que a fonte com PFC ativo opera desde 90 VAC até os 264 VAC numa boa e eu acredito. Mas sei na prática elas vão muito mas muito além, mas como mostrar??

Reuni alguns itens necessários:

Um Variac; (transformador variador de tensão de zero até 254 VAC)

Uma fonte com PFC ativo e ai usei uma Seasonic de 300 Watts, com PFC ativo, que está dando banda aqui em casa;

Uma carga para 12 Volts (uma lâmpada de automóvel que drena uns 50 Watts mais ou menos;

Uma outra lâmpada para automóvel, que joguei na linha de 5 Volts. Essa dai puxou uns 5 Watts somente;

Um PSU tester;

Um voltímetro para medir a rede elétrica, na saída do Variac;

Uma lâmpada de filamento 40 Watts x 220 Volts, para se observar a variação de brilho da mesma, conforme se variava a tensão no Variac que alimentava a lâmpada e a fonte Seasonic;

Uma filmadora.

Vejam que a tensão de entrada AC poderá cair bem abaixo daqueles 90 VAC que a fonte consegue ainda sustentar as tensões CC para seu PC sólidas e estáveis.

Na verdade com pouca carga como coloquei, quem sabe uns 70 a 80 Watts, pois tem o carregamento do PSU tester também mais as duas lâmpadas de automóvel a fonte responde bem mesmo com tensões da ordem de 35 volts AC na entrada, até os 254 Volts AC, que é o máximo que meu Variac fornece... Tensões sólidas, cravadas, sem oscilação nenhuma

Estabilizar prá quê, pergunto eu???

Fiz questão de colocar uma lâmpada para que o povo veja o que é variação. Muitos dizem colocar o estabilizador pois eles sentem, nas lâmpadas de suas casas, que a tensão da energia varia (nem sequer sabem de quanto varia). Sentem um piscar das lâmpadas e correm comprar um estabilizador. Cegueira da pura...

Pois bem. Varia, na luminosidade da lâmpada, tanto quanto essa que ai coloquei???

Deixe de lero-lero portanto na próxima compra sua. Adquira uma boa fonte com PFC ativo, retire todas as tralhas que antecedem seu PC (principalmente estabilizador) e esqueça que fonte existe dentro de seu PC. Você algum dia se preocupou com a fonte de seu televisor?? Não certamente, mas ele está alí trabalhando a 10 anos com a mesma fonte, claro, sem estabilizador antecedendo o mesmo. Já com seu PC nos últimos 5 anos quem sabe umas 2 fontes já trocaste??? E o raio do estabilizador lá na frente a matar suas fontes..

Agora só posso pensar que você tenha entendido que variação da tensão é para deixar com a fonte mesmo, pois ela resolve e resolve aonde interessa resolver, nas tensões que ela entrega ao seu PC, e se livrar dos malditos Tlecs de seu estabilizador, responsáveis pela morte prematura das fontes..

Resultado disso tudo dai está nesse filmete, do tempo do cinema mudo, pois não existe nada a dizer, é tudo visível..

Porto Alegre, 06/06/2009 - Luiz André Faller

Excelente tópico Faller, porém sou leigo no quesito fonte e filtros de linha e tenho uma dúvida e pelo que já li a seu respeito não vejo pessoa melhor para me orientar. No bairro onde moro ocorrem várias quedas de energia e basta começar a chover para faltar luz. Minha configuração é esta abaixo com a fonte que comprei e um filtro de linha bom já basta, para evitar que as placas de meu pc possam vir a queimar?

Processador: Core i5 2400

Placa de vídeo: GTX460 ASUS 1GB

PLACA MÃE: ASUS-P8P67 LE REV.B3

FONTE: OCZ SXS2 600

MEMÓRIA: 8GB KINGSTON KVR-1333MHZ

FAN: 3 coolers 12 E 1 14

GABINETE: HAF912

MONITOR LED "20 AOC

Agradeço e muito se puder me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui onde eu moro em Macapá falta luz com certa frequência (pelo menos uma vez por semana). Comprei um no-break da APC de 750VA (450W). Será que o no-break segura a configuração abaixo?

Q6600 G0 - 2 x 2GB DDR2 800mhz corsair - GTS450 - 2 hds sata - 7 coolers de 120mm - fonte corsair 450 vx pfc ativo.

Jogou dinheiro no lixo.

Pense num elefante(sua máquina), sendo carregado por um cachorro(no-break).

Olha tua fonte, e olha a potencia maxima do teu no-break, voce mesmo ja respondeu sua pergunta. -_-

Joga esta tralha fora, e poe um bom filtro como o f8 que custa 35 reais, e liga ele direto na tomada, excelente fonte da corsair sendo detonada por este nobreak fraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Excelente tópico Faller, porém sou leigo no quesito fonte e filtros de linha e tenho uma dúvida e pelo que já li a seu respeito não vejo pessoa melhor para me orientar. No bairro onde moro ocorrem várias quedas de energia e basta começar a chover para faltar luz. Minha configuração é esta abaixo com a fonte que comprei e um filtro de linha bom já basta, para evitar que as placas de meu pc possam vir a queimar?

Processador: Core i5 2400

Placa de vídeo: GTX460 ASUS 1GB

PLACA MÃE: ASUS-P8P67 LE REV.B3

FONTE: OCZ SXS2 600

MEMÓRIA: 8GB KINGSTON KVR-1333MHZ

FAN: 3 coolers 12 E 1 14

GABINETE: HAF912

MONITOR LED "20 AOC

Agradeço e muito se puder me ajudar.

Do ponto de vista de fonte, com uma config que demanda perto dos 300 Watts, como essa dai agregada de um HD e de um DVD, sua fonte vai trabalhar num máximo de comprometimento de 50% de sua capacidade final..

Quanto às quedas de energia, e isso certamente o sabes, teu trabalho, teu jogo (o score) ainda não salvos serão perdidos. Entretanto quedas de energia, pelo simples fato de falta da mesma, costumam não danificar hardware..

Algum arquivo de sistema corrompido sim poderá acontecer, nada que o CD de recuperação do próprio Windows não resolva.. Isso se acontecer..

Se a questão for não perder nada, somente um no-break resolveria. Pode até ser algum desses simples de baixo custo (inferior a R$ 1.000) que dê tempo de salvar o que queiras e desligar o PC..

Se a questão for operar seu PC, durante a falta de energia, a solução é adotar um no-break de dupla conversão, on-line, com geração de forma de onda senoidal pura como é a tensão da rede elétrica (seu custo será provavelmente maior que o custo do PC)..

ATENÇÃO: A falta de energia pode acontecer acompanhada da geração de surtos de tensão para cima da rede elétrica. Surtos de tensão são gerados pelo desligamento de cargas indutivas, tanto mais pesadas pior..

Ao se desligar, esse tipo de carga, a energia armazenada em sua armação, sob forma de magnetismo, pela inercia, necessita ser dissipada. Isso geralmente acontece com o aparecimento de picos de tensão, para cima da rede elétrica.. Esses picos de tensão tem como característica uma curta duração (da ordem de micro segundos no máximo) e podem ter alta tensão. Nós não os notamos, não os sentimos.. Podem ter sua tensão elevada, às vezes acima dos mil Volts..

Esses surtos, sim, podem ser danosos aos nossos equipamentos eletro-eletrônicos, geralmente às suas fontes. A quantidade, a intensidade desses picos varia muito de acordo com o cenário elétrico aonde se está inserido..

Numa vizinhança de indústrias que possam estar usando muitos motores a chance do aparecimento deles é bem maior. Entretanto até mesmo o motor do batedor de massas da padaria, o motor do elevador do prédio vizinho, a solda elétrica da serralheria da outra esquina podem perfeitamente gerar surtos de tensão, em seu desligamento, suficientemente elevados para bagunçar algum equipamento eletro-eletrônico..

Numa falta e energia a coisa complica mais ainda pois todos os motores são desligados no exato mesmo tempo..

Dos dispositivos que se conhece, somente dois deles conseguem barrar, evitar, minorar os problemas que surtos elétricos possam vir a provocar em equipamentos:

1) O no-break on-line de dupla conversão, pois ele se baseia em um princípio que isola muito bem toda a espécie de problema inerente a rede elétrica..

Seu princípio de operação faz com que a energia da rede elétrica seja rebaixada de valor (dos 127 ou 220 Volts) para 12 ou 24 Volts e retificada (deixa de ser alternada e passa a ser contínua), e desse modo é mantida em baterias. Num mesmo momento essa tensão 12V ou 24 Volts contínua é novamente transformada em alternada e seu valor elevado para recuperar os 127 ou 220 Volts já alternados, de que seu equipamento se alimenta. Nesse processo é praticamente impossível que um surto de tensão provindo da rede possa passar por essa dupla conversão... A energia nesse caso é pura e se comporta como se ali fosse gerada (na verdade é re-gerada por esse tipo de no-break)..

2) O protetor contra surtos de tensão, cuja função é a de clampar, limitar, grampear, ceifar, toda e qualquer elevação de tensão, típica dos surtos de tensão. Ele se baseia principalmente em componentes chamados varistores (resistores cujo valor varia com a tensão aplicada) que em tensão normal se comportam como uma alta impedância, uma alta resistência a passagem de corrente e se porventura neles seja aplicado um surto de tensão sua resistência cai bruscamente e de modo ultra rápido (num tempo inferior a 0,0000001 segundo) se aproximando a um curto circuito, absorvendo aquela energia, de origem na inércia magnética de um elemento indutivo qualquer, por ter sido desligado ou desalimentado bruscamente..

O resultado prático é que os surtos de tensão, desse modo, não vão mais atingir nossos equipamentos se antecedidos de uma proteção contra surtos como essa que citei..

Mundialmente conhecidas como Surge Supressors ou Surge Protectors, aqui no Brasil acabaram sendo conhecidas como Filtros de Linha, embora a principal função de um filtro de linha nem seja essa e sim seja eliminar ruídos elétricos geralmente provindos de RFI ou EMI (interferências de radio freqência ou eletromagnéticas, na prática, de emissoras de rádio ou de um liquidificador ligado, por exemplo)..

Resumindo.. A falta da energia em sí não danifica nada.. Simplesmente desalimenta e o elemento desalimentado para de operar, e deu...

Pode sim, essa desalimentação abrupta da energia, acabar gerando por efeito magnético, surtos de tensão esses sim danosos às fontes em geral, principalmente..

Duas soluções inteligentes e efetivas se apresentam e mais nenhuma..

1) Adotar um no-break on-line de dupla conversão com valor estimado próximo a R$ 2.000,00

2) Adotar uma boa proteção contra surtos com valor estimado em torno dos R$ 70,00

Claro que a primeira oferece mais do que a simples proteção contra surtos, mas também pagas por isso.. Resta saber o que desejas..

Nenhum outro elemento mais vai alcançar proteção contra surtos que não esses dois dai.. Nem estabilizadores, nem transformadores isoladores nem tampouco no-break daqueles simples e baratos, off-line, com geração de onda retangular ou semi senoidal ou senoidal por aproximação.. A não ser que algum deles insira uma proteção contra surtos..

Ai, como costumo dizer, até mesmo uma caixa de sapatos furada, com uma proteção contra surtos inserida, vai proteger também..

Isso é que muitos não conseguem entender.. A função dos diferentes dispositivos..

Antes que alguém me diga, como um aluno certa feita me indagou...

"Se o desligamento da energia pode gerar surtos capazes de danificar equipamentos porque o televisor lá de casa fumegou justo ao retornar a energia??? Não foi ai, no retorno da energia que ele queimou???"

Surtos de tensão costumam acontecer nas quedas de energia (com maior probabilidade) e nessa hora eles podem, com sua energia limitada mas com tensão muito alta, romper a isolação de entrada das fontes, dos capacitores, dos semicondutores da mesma. Sem energia não há como abrir fumaça ou mesmo não há como notarmos que algum componente possa ter se rompido. No retorno da energia, ao encontrar a isolação rompida, ai sim acabamos notando o problema, pela geração de fumaça, pelo possível barulho que possa advir da aplicação de energia a algum componente danificado..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, sou grato pela sua resposta, agregou muito para meu conhecimento a respeito deste assunto. Este tipo de orientação é uma verdadeira jóia em meio a tantos vendedores de má índole que praticamente nos forçam a comprar seus produtos sem o mínimo de conhecimento técnico adequado com a finalidade de arrancar dinheiro de nós consumidores. Mediante a sua resposta fico com a opção de comprar uma proteção contra surtos e através de pesquisas feitas até mesmo aqui no Clube do Hardware gostaria de sua opinião qual dos dois você me indica:

Clamper Computer Protector OU UPSAI e qual modelo em específico?

Mais uma vez muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Clamper Computer Protector OU UPSAI e qual modelo em específico?

Ambos de ótima precedência..

Veja ai a comparação entre alguns deles.. (infelizmente não abri nem recebi nenhuma foto interna do Clamper Computer Protector, desses modelos mais recentes..

Comparação entre Upsai FHT-1200, Clone F8 e SMS Clean Energy

Cada um tem suas vantagens e desvantagens..

Essa análise ai pertence a outro tópico que explora uma série de mais de uma dúzia de filtros de linha.

O tópico é esse aqui: Você já viu seu filtro de linha por dentro?? Não?? Entre e veja!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambos de ótima precedência..

Veja ai a comparação entre alguns deles.. (infelizmente não abri nem recebi nenhuma foto interna do Clamper Computer Protector, desses modelos mais recentes..

Comparação entre Upsai FHT-1200, Clone F8 e SMS Clean Energy

Cada um tem suas vantagens e desvantagens..

Essa análise ai pertence a outro tópico que explora uma série de mais de uma dúzia de filtros de linha.

O tópico é esse aqui: Você já viu seu filtro de linha por dentro?? Não?? Entre e veja!!

Faller,

Bom dia,

Este modelo Clamper (Computer Protector) abaixo oferece a segurança com que você me informou?

http://www.clamper.com.br/produtos_linhas.asp?linha=&tipo=12&titulo=Plugue%20e%20Use

Estou perguntando pois o encontrei para vender a R$30,00 e fiquei desconfiado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!