Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oi Velox (Brasil Telecom / Telemar) - Tópico Central


Everton S.

Posts recomendados

  • Membro VIP
Estou enviando em anexo duas screenshots.

Uma, como pedido, da página do modem, e outra que eu acho q talvez possa ser útil, de um tracert que eu fiz para o servidor do yahoo.

Vê se com isso já da pra ter uma ideia do que ta acontecendo aqui.

Seu sinal ADSL, assim como o do caro Everton S. não apresentam perda de qualidade, muito pelo contrário, o sinal em si (ADSL) tem excelentes medições... o problema é o gargalo no escoamento dos pacotes, sejam eles saindo do seu modem ou da sua máquina, até o firewall dentro da rede da sua operadora.

Como vemos, o problema para o tracert aparece nos dois primeiros saltos e, sempre os dois primeiros saltos relacionam tanto o IP da sua máquina, quanto o IP do modem ou do roteador (dependendo de quem esta gerenciando a conexão/sessão PPPoE), ou seja são dois IP: o IP LAN (da rede interna) e o IP WAN (seu IP de Internet).

Pois bem: são esses dois IPs que não aparecem listados pelo tracert o que pode evidenciar algum problema de firewall ou de MTU, MTU esse configurável através da interface do seu equipamento.

Verifique primeiramente o firewall do seu Windows, ou até mesmo desative-o (à título de testes), sabendo que o firewall do seu roteador (ou modem) esta ativado: ou seja, em um momento desative o firewall do Windows e, depois, desative o firewall do roteador (pode-se fazer isto configurando uma DMZ).

Olá! Vocês utilizao wireless ou nao? Ja tive um problema semelhante a este, porém consegui solucionar mudando o parametro do MTU p/ 1300! Solucionou o meu caso, perdia pacote tbem;x~~ abcs!
Vou ter que concordar com o colega nesta possibilidade, devido ao tamanho do MTU, em muitos casos, ser o responsável pelos gargalos em pequenas redes... mas tenho minhas dúvidas se poderia influenciar em jogos ON-Line, o que não quer dizer que é impossível o MTU influenciar...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a um possivel problema de firewall, eu duvido muito, já que o Firewall do Windows já está desativado. E acho que meu modem não possui firewall interno.

Quanto ao MTU, não encontrei em nenhuma página do modem nenhum campo referente a este valor.

Se for de alguma ajuda, meu modem é do modelo HUAWEI SmartAX MT800

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse erro acontece, por exemplo com o YouTube? Porque, se não acontece com o YT então o seu problema não é configuração do seu sistema e nem do site e sim, da sua operadora que esta tendo problemas de redirecionamento e Cacheamento.

Olá, é com o YouTube não estou tendo este problema, apenas com a Globo.com mesmo. o Certo seria entrar em contacto com a "operadora" ?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Quanto a um possivel problema de firewall, eu duvido muito, já que o Firewall do Windows já está desativado. E acho que meu modem não possui firewall interno.

Quanto ao MTU, não encontrei em nenhuma página do modem nenhum campo referente a este valor.

Se for de alguma ajuda, meu modem é do modelo HUAWEI SmartAX MT800

Se sabe o IP do servidor do jogo, faça outro teste de "tracert" e poste o resultado.
Olá, é com o YouTube não estou tendo este problema, apenas com a Globo.com mesmo. o Certo seria entrar em contacto com a "operadora" ?

Abraço

Sim, ainda mais sabendo que vídeos ON-Line e Streaming em geral consomem mais banda do que qualquer outra aplicação no mundo, e isto claro, é alvo de controle por parte da operadora.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite caros colegas, estou aqui para ver se alguem consegue resolver meu problema que ja dura mais de ano e nunca foi resolvido. Tenho velox de 4mb, quando vou fazer um download via browser não importa de onde seja, baixaki, microsoft, ou direto do servidor da oi, minha taxa de download varia entre 15~45kb/s, mas quando uso gerenciador de download a taxa sobe e varia entre 200 ~ 400 kb/s depende do site.

Vamos la meu modem é um dlink 500b, tem

Down Up

SNR Margin 21 26 db

Line Attenuation 30 14 db

Data Rate 4506 574 kbps

ja mudei dns diversas vezes, ja reinstalei Windows(atualmente uso xp sp3).

Bom gostaria de saber se existe alguma alma que saiba resolver esse meu problema. agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, minha internet é 1 mega da brasil telecon, e meu modem é o Dlink 500b e ultimamente a conexão cai toda hora e não consigo mais conectar na internet, ligo e desligo o modem pra ver se melhora mas não adianta, será que o problema está no modem ou no provedor. me disseram que se eu usar o modem como roteador resolve o problema, mas não sei como fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
tenho um macbook e não consigo conectá-lo à internet. Estou num lugar que possui a velox com o roteador.

Eu consigo detectar a rede sem fio, fico conectada a ela, mas não consigo efetuar a conexão velox. Como posso resolver?

Se a conexão wireless esta buscando o sinal de um roteador então essa conexão é automática, ou seja, não é preciso você usar nenhum discador, à não ser o da própria conexão wireless... poste aqui o que aparece quando se executa "ipconfig/all" (sem as aspas) no prompt de comando do Windows.
Bom gostaria de saber se existe alguma alma que saiba resolver esse meu problema. agradeço
O seu problema é o alto tráfego na rede que atende a sua região, onde o nº de colisões de pacotes ainda na rede da própria operadora é altíssimo, ocasionando-se o que se chama de alta latência de rede. O que explicao sucesso no uso do gerenciador de downloads é que ele busca os pacotes/frames diferentemente e mais eficazmente do que o gerenciador do navegador... a solição pra isso: não há. Não da sua parte, à não ser, calro reclamar até ter uma solução (ANATEL, PROCON, Juizado de Pequenas Causas...)
Olá, minha internet é 1 mega da brasil telecon, e meu modem é o Dlink 500b e ultimamente a conexão cai toda hora e não consigo mais conectar na internet, ligo e desligo o modem pra ver se melhora mas não adianta, será que o problema está no modem ou no provedor. me disseram que se eu usar o modem como roteador resolve o problema, mas não sei como fazer.
Por acaso você já ligou na sua operadora de banda larga? Se ligou o que disseram?

Pegunto pois este tipo de problema quase sempre esta situado ainda na rede da sua operadora e não no modem.... depois do contato com a operadora, aí sim vale à pena ver se tem algo de errado com o seu equipamento, pois se trata de desconexão, algo que é intimamente ligado à operadora.;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, acredito que a maioria dos que são clientes da BrT/OI e que jogam tibia passam por esse problema, é impossivel de jogar, laggs, freezes e tudo mais.

Tem alguma coisa pra ser feita? Pra dar mais estabilidade pra internet, sei lá, qualquer coisa...Minha internet é de 1.5 MB, D-Link 500B.

Com essa internet era pra no minimo qualquer jogo online ser 'jogável'.

Mudando de assunto, ultimamente venho sofrendo com essa internet, ela dá tipo 'kicks', nao é uma queda normal onde ela demora um pouco pra voltar, ela apenas perde a conexão por 1 ou 2 segundos, o que é suficiente pra perder downloads e claro, se desconectar do tibia.

Outra coisa, tem alguma diferença em desabilitar o firewall do modem? Depois que desabilitei ele parece que deu uma melhorada na performance, porém os 'kicks' da internet aumentaram consideravelmente...

Se alguem souber de algo, aceito sugestões.

E sim, esse jogo é uma praga, só falta conseguir largar ele, mas minha internet ta me ajudando a fazer isso.

Angus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tem alguma coisa pra ser feita? Pra dar mais estabilidade pra internet, sei lá, qualquer coisa...Minha internet é de 1.5 MB, D-Link 500B.

Com essa internet era pra no minimo qualquer jogo online ser 'jogável'.

Como pode-se notar neste tópico, e em outros sites especializados pela internet, o problema da OI/BrT sempre foi a saturação da rede, infraestrutura de baixa qualidade e precários escoamento de pacotes em rotas internacionais (principalmente para os servidores do seu Tibia)... se te dá esperanças, já ouvi falar de gente que conseguiu manobra do seu IP para rotas menos congestionadas e tiveram seus problemas resolvidos. O porém é que eram "gente grande", funcionários da União (Federal) e/ou empresários.
Mudando de assunto, ultimamente venho sofrendo com essa internet, ela dá tipo 'kicks', nao é uma queda normal onde ela demora um pouco pra voltar, ela apenas perde a conexão por 1 ou 2 segundos, o que é suficiente pra perder downloads e claro, se desconectar do tibia.

Outra coisa, tem alguma diferença em desabilitar o firewall do modem? Depois que desabilitei ele parece que deu uma melhorada na performance, porém os 'kicks' da internet aumentaram consideravelmente...

Pelo que eu me informei além de todos os outros problemas, a BrT ainda tem a capacidade de posssivelmente estar desconectando os seus clientes à cada 48 horas (aproximadamente). Você percebeu se te acontece o mesmo?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguma coisa que eu possa fazer pra pelo menos minimizar esses problemas? Configurações do modem ou do pc, qualquer coisa...

Alguns amigos meus que são clientes da OI/Velox que moram em outros estados não tem esse problema, pensei que com a vinda da OI aqui pra minha região, que comprou a BrT, os problemas iriam ser resolvidos, mas a coisa ta piorando...

Sabe se alguma melhora ou reparo desses problemas esta prevista? Minha situação aqui é difícil, ou continuo com BrT/OI ou pego a Virtua que é limitada, o que não é nada bom.

Dei uma olhada em varios forums e o que não falta é reclamações contra a BrT, e mesmo assim nada melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Veja, o problema não esta do seu lado, esta do lado da sua operadora de banda larga. Somente ela é quem pode mover recursos e profissionais para prover alguma melhora.

O que você pode fazer é o que muitos já estão fazendo: reclamar, reclamar e..... reclamar.

PS: se você tiver algum conhecido que trabalhe nesta operadora, você ainda tem a "possibilidade" de ele talvez conseguir para você a manobra do seu IP para rotas internacionais menos congestionadas... geralmente são rotas usadas para empresas.

Entedeu, Boa Sorte p/ você....:mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí spyder, valeu a ajuda mas eu liguei na operadora e eles disseram que a conexão está normal e dependendo do horário ela fica um pouco mais lenta, disso eu sei, mas o problema maior é a primeira conexão que as vezes fico quase 20 minutos para conseguir conectar na net, desligo o modem e o pc aleatóriamente p/ ver se conecta, mas só com 20 minutos de tentativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom continuando a discusão e dando uma posição sobre testes.

Mantive meu pc realizando teste de ping diretamente para o primeiro conjunto de roteadores os da rotn-01, simultaneamente. E TODOS derão o problema da perda de pacotes ao mesmo tempo. Já no primeiro LINK da conexão, sem passar por nenhuma outra rota.

E pelo que observei nos outros posts no fórum isto não está sendo um problema somente aqui do RJ e nem mesmo apenas da OI/BrT pois em um dos tópicos vi uma pessoa que utiliza speedy com a mesma característica de problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E aí spyder, valeu a ajuda mas eu liguei na operadora e eles disseram que a conexão está normal e dependendo do horário ela fica um pouco mais lenta, disso eu sei, mas o problema maior é a primeira conexão que as vezes fico quase 20 minutos para conseguir conectar na net, desligo o modem e o pc aleatóriamente p/ ver se conecta, mas só com 20 minutos de tentativa.
No seu caso os seguintes procedimentos (seus e da operadora) devem resolver o caso:

Você:

- Você pode e deve resetar e reconfigurar o modem;

- Verificar seu sistema com antivírus, antispyware e corrigir possíveis erros de configuração no Firewall do Windows;

- Reinstalar o driver de rede, buscando no site do fabricante o driver mais recente;

A operadora:

- Recriar a sua interface "VLAN" ou a sua "Conexão Cross" (são os responsáveis pelo interfaceamento lógico entre você e o servidor de autenticação;

- Verificar a modulação setado para o seu sinal ADSL, e ainda ver ou mudar a modulação/protocolo para você (o que melhor se encaixar);

- Pode ainda mudar o seu perfil diretamente na porta do DSLAM: dependendo do equipamento seu perfil pode ser "Fast_Adaptative" ou "Interleaved_Adaptative"....

Bom continuando a discusão e dando uma posição sobre testes.

Mantive meu pc realizando teste de ping diretamente para o primeiro conjunto de roteadores os da rotn-01, simultaneamente. E TODOS derão o problema da perda de pacotes ao mesmo tempo. Já no primeiro LINK da conexão, sem passar por nenhuma outra rota.

Amigo, infelizmente não adianta ficar diagnosticando sempre o mesmo problema: esses testes que você fez (muito coerentes por sinal) só constatam a mesma coisa diversas vezes... a sua operadora já até assumiu o problema, então cabe à ela a resolução disso. Uma rede ADSL é por demais complexa. Leia: Entenda Como Funciona o sinal ADSL e como ele chega até Você!
E pelo que observei nos outros posts no fórum isto não está sendo um problema somente aqui do RJ e nem mesmo apenas da OI/BrT pois em um dos tópicos vi uma pessoa que utiliza speedy com a mesma característica de problema.
Não tem relação direta e nem indireta o que acontece no Speedy e o que acontece na rede da OI. São infraestruturas de telefonia e backbones e links totalmente independentes uns dos outros.:rolleyes:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, infelizmente não adianta ficar diagnosticando sempre o mesmo problema: esses testes que você fez (muito coerentes por sinal) só constatam a mesma coisa diversas vezes... a sua operadora já até assumiu o problema, então cabe à ela a resolução disso. Uma rede ADSL é por demais complexa. Leia: Entenda Como Funciona o sinal ADSL e como ele chega até Você!

Não tem relação direta e nem indireta o que acontece no Speedy e o que acontece na rede da OI. São infraestruturas de telefonia e backbones e links totalmente independentes uns dos outros.:rolleyes:

Bom Spider, o estranho disso tudo foi que sexta, sábado, domingo e segunda, respectivamente tudo estava absolutamente normal. Caso fosse algum problema da rota em si creio que ao menos os primeiros roteadores deveriam se manter respondendo. Pois não passam por nenhum outro. Ou passam? E caso fosse o problema em 1 deles deveria somente ele deixar de responder. Se o link ja da problema com o primeiro roteador, aonde poderia estar este problema?

Desculpe tantas perguntas e testes a questão é que nem a operadora estar conseguindo identificar a causa de tudo isso, até agora o próprio supervisor/equipe não sabem a causa.

Quanto ao caso do speedy eu sei que são infraestruturas diferentes em tudo mas pelo tópico abaixo citado é bem parecido o que o usuário está passando.

http://forum.clubedohardware.com.br/speedy-como-explicar/709963

Quando há falhas grandes até o MSN é desconectado, é somente comigo ou alguém mais tem observado pessoas do MSN caindo e voltando sem a NET deles cair? E sem estarem utilizando nada além do msn e navegação padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom Spider, o estranho disso tudo foi que sexta, sábado, domingo e segunda, respectivamente tudo estava absolutamente normal. Caso fosse algum problema da rota em si creio que ao menos os primeiros roteadores deveriam se manter respondendo. Pois não passam por nenhum outro. Ou passam? E caso fosse o problema em 1 deles deveria somente ele deixar de responder. Se o link ja da problema com o primeiro roteador, aonde poderia estar este problema?
Olha, procurar o problema apenas analisando pelo "tracert" não dá: o que se pode deduzir é um alto tráfego entre o roteador (de núcleo) e a interface com o switch (distribuidor ou no agregador)... e isso o tracert nunca vai mostrar.
Desculpe tantas perguntas e testes a questão é que nem a operadora estar conseguindo identificar a causa de tudo isso, até agora o próprio supervisor/equipe não sabem a causa.
(...)
Quanto ao caso do speedy eu sei que são infraestruturas diferentes em tudo mas pelo tópico abaixo citado é bem parecido o que o usuário está passando.

http://forum.clubedohardware.com.br/speedy-como-explicar/709963

Ainda assim não tem como inter-relacionar ambos os problemas, justamente pela homogeneidade e diversidade das duas redes.
Quando há falhas grandes até o MSN é desconectado, é somente comigo ou alguém mais tem observado pessoas do MSN caindo e voltando sem a NET deles cair? E sem estarem utilizando nada além do msn e navegação padrão.
Essa questão do MSN já pode ser outro sintoma, ou apenas um outro problema não relacionado com a sua conexão. Mas acredito que a BrT esteja implementando alguma função na sua rede, pois muitos usuários tem reportado esta desconecção já há algum tempo. Alguns afirmam que a BrT esteja forçando a desconecção à cada 48 horas... mas são informações não-oficiais.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, queria aproveitar o topico, bem, eu tinha uma internet de 256kb, da BrT, meu ping não passava de 50ms, download's eram sempre na mesma velocidade, nunca tive problemas com ela, logo apareceu o pacote pluri, conversei com minha familia, e resolvemos colocar este pacote com internet de 2mb, mas os download's dela, de tarde sao praticamente iguais a uma internet discada, e o ping e muito alto, pingo sites como terra, uol, google, entre outros, pelo ms dos, e meu ping n baixar de 250, na maioria esta mais de 400ms, em jogos online, a mesma coisa, fica quase impossivel jogar, sem falar que a cada 5 ou 10 min, minha internet cai, e aponta problemas de DNS, ja botei outros ips e tudo, não adiantou, liguei para BrT eles dizem que não tem nenhum problema, ou algo do tipo.

Gostaria de saber, se isso e algum problema, com meu modem (GKM 1200e), cabos, ou e por defeito nos serviços da Brt.

Local Tx Power: 11.9 dB

Remote Tx Power: 20.5 dB

Local Line Atten.: 39.0 dB

Remote Line Atten.: 18.0 dB

Local SNR Margin: 25.5 dB

Remote SNR Margin: 29.5 dB

Self Test: Passed

DSL Standard: ADSL2+

Profile: Brazil

Tx Line Rate: 415 Kbps

Rx Line Rate: 1909 Kbps

Max Attainable Line Rate(Down Stream): 9874 Kbps

Muito obrigado. (Sou leigo no assunto.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, queria aproveitar o topico, bem, eu tinha uma internet de 256kb, da BrT, meu ping não passava de 50ms, download's eram sempre na mesma velocidade, nunca tive problemas com ela, logo apareceu o pacote pluri, conversei com minha familia, e resolvemos colocar este pacote com internet de 2mb, mas os download's dela, de tarde sao praticamente iguais a uma internet discada, e o ping e muito alto, pingo sites como terra, uol, google, entre outros, pelo ms dos, e meu ping n baixar de 250, na maioria esta mais de 400ms, em jogos online, a mesma coisa, fica quase impossivel jogar, sem falar que a cada 5 ou 10 min, minha internet cai, e aponta problemas de DNS, ja botei outros ips e tudo, não adiantou, liguei para BrT eles dizem que não tem nenhum problema, ou algo do tipo.

Gostaria de saber, se isso e algum problema, com meu modem (GKM 1200e), cabos, ou e por defeito nos serviços da Brt.

Muito obrigado. (Sou leigo no assunto.)

Local Tx Power: 11.9 dB

(Transmissão Local) 11.9db (bom)

Remote Tx Power: 20.5 dB

( Transmissão Remota) 20.5 db (bom)

Local Line Atten.: 39.0 dB

(Atenuação Linha Local) 39.0 db (bom)

Remote Line Atten.: 18.0 dB

(Atenução Linha Remota) 18.0 db (bom)

Local SNR Margin: 25.5 dB

(Sinal Ruído Local): 25.5db (bom) Remote SNR Margin: 29.5 dB

Self Test: Passed

DSL Standard: ADSL2+ (Tecnologia ADSL2+)

Profile: Brazil

Tx Line Rate: 415 Kbps (Máximo Transmissão na Linha) 415Kbps

Rx Line Rate: 1909 Kbps (Máximo Recepção na Linha) 1.9 quase 2MB

Max Attainable Line Rate(Down Stream): 9874 Kbps

Máximo Velocidade Suportado 9.8 quase 10MB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bem, eu comentei ali uma das coisa que acontece, esses problemas seriam na Brt, ou o que?

Se sim, o que eu posso pedir pra eles fazer, trocar rota de ip, algo parecido?

obrigado.

O que você pode e deve fazer é pedir uma reanálise e reconfiguração do seu sinal ADSL. Apenas...

E na sua casa, fazer o "script": reparar fiação interna de telefone e microfiltros e retirar emendas e proximidade com a rede elétrica.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to com esse maldito problema a mais de 2 anos mas nao tem outra operadora aqui na minha cidade e venho aturando essa porcaria, agora vou da jeito, e vai me da prejuizo mas se nao resolve vou cancela essa droga o que acontece é o seguinte TODO O DIA VARIAS VEZES A NET CAI...a ADSL apaga e a DATA tmb, minha net é de 2mb e uso um dlink 500b mas esse problema existe desde quando eu tinha turbo 400 e 1 dlink 500g ha mais de 2 anos na época eu nao sabia mexe no modem hj sei um pouco mais mas nada que me faça resolve o maldito problema, e o negocio piora em dia de chuva, que começa a cai de 3 em 3 min(depende da chuva as vez demora uns 5...10min) sendo que nos dias de sol cai a cada 40min 1hora agora vou posta comé que ta as statistics da ADSL pelo modem e o mais interessante é que se percebe que a internet começa a ''lentiar'' antes de cair e nesse periodo eu vou nas statistics e a SNR Margin esta em 4.9 pra menos ai cai, eu desligo e ligo o modem sem espera tempo nenhum só tiro e coloco na tomada de novo e ele volta com SNR Margin de 7.0 em torno disso, e com o tempo vai diminuindo até a net cai e eu refaze o processo, preciso da um jeito nisso nao aguento mais paga a mesma coisa que o resto do mundo e nao usufruir do mesmo jeito, obrigado desde já se precisarem de mais alguma informação que eu venha a ter esquecido peçam-lha que eu forneço. Obrigado desde já

AQUI AS STATISTICS SEGUNDO O MODEM 500B

Mode: ADSL2

Line Coding: Trellis On

Status: No Defect

Link Power State: L0

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 6.4 23.5

Attenuation (dB): 57.0 34.9

Output Power (dBm): 0.0 12.4

Attainable Rate (Kbps): 1572 484

Rate (Kbps): 1440 414

MSGc (number of bytes in overhead channel message): 48 70

B (number of bytes in Mux Data Frame): 11 12

M (number of Mux Data Frames in FEC Data Frame): 16 16

T (Mux Data Frames over sync bytes): 5 1

R (number of check bytes in FEC Data Frame): 14 16

S (ratio of FEC over PMD Data Frame length): 4.1934 14.8099

L (number of bits in PMD Data Frame): 393 121

D (interleaver depth): 16 1

Delay (msec): 16 3

Super Frames: 33279 33277

Super Frame Errors: 125 1

RS Words: 561588 141427

RS Correctable Errors: 544982 0

RS Uncorrectable Errors: 130 N/A

HEC Errors: 49 0

OCD Errors: 0 0

LCD Errors: 0 0

Total Cells: 2001042 576034

Data Cells: 172358 13606

Bit Errors: 0 0

Total ES: 111 1

Total SES: 0 0

Total UAS: 21 38

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!