Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformando um processador Phenom X3 em X4.


Dr Tech

Posts recomendados

É aquela historia... Só gente bonita é que o costume de dizer que aparencia nao importa( enquanto estiver toda maquiada, com roupas de grife e da moda) e so gente rica fala que dinheiro nao é tudo.

A grande questão é que a AMD vende por preço justo produtos de desempenho real equivalente, mas com o diferencial de que se pode ir muito alem do potencial vendido atraves de subterfúgios funcionais. Ja a Intel cobra os olhos da cara por sistemas com data de validade estabelecida. Afinal retrocompatibilidade e upgrade não são palavras que a Intel considera. Se você compra um intel vai ter um consorcio enquanto usar ele, pois a cada lançamento novo, a empresa simplesmente obriga o usuario a jogar no lixo outras partes de seu hardware, tanto que ja ta fazendo isso na sua atual plataforma, ja tem i5 com controlador integrado de video que requer placa-mãe diferente dos primeiros i5, um abuso contra o consumidor. Intel pra mim so notebook mesmo que é raro fazer um upgrade e olhe la ainda.

Valeu sdriver, gostei!!! nunca tinha visto a Intel e a AMD por esse ponto de vista!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

roller

só uma dúvida de curiosidade.

Por quê você trocou um phenom II x2 pelo x3 sendo que os dois tinha o 4º núcleo habilitado?

simples ... valor de mercado ... peguei o 720 e não gastei nada ... mas se caso tiver que vender ( pra comprar Thuban ) vendo por um valor melhorzinho

... ;)

que fique claro, não tem relação alguma com funcionalidade..

os dois tiveram núcleo(s) desbloqueados ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

E ae Galera, meu primeiro post hahaha

bom vim aqui so pra ajudar mesmo pois li muito pra tentar destravar os núcleos e consegui!

Enfim, coimprei um Phenom II x2 550 , o codigo o final dele termina com M é da revisão C3(o outro terminma em I, revisao C2), comprei também uma Asus M4a785-m, depois de andar muito e chorar muito consegui 470 reais no kit. Santa Ifigenia rocksss!! ahahaha

Bom vamos lá, tava ontem procurando uma bios atual tal mas resolvi antes tentar com a Bios q veio.

Bem simples o processo, fui la na BIOS, na opção ACC coloquei auto e na Unsheleaduhssd Cores coloquei enable.

Pronto! X4 mode ON, agora to baixando uns programas aqui pra testar a estabilidade dos núcleos, ate agora tudo ok, e ta mtoo frioo!

Hoje com dia bem frio aqui em SP ta 40 graus.

Bom é isso ae,

valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... alem do mais, C3 é o que há ... quer trocar no 720 ?? :lol:

AHAHHA po dei sorte cara troco naummm :lol:!

ou sabe indicar q programa uso pra testar o processador??

Baixei o 3dmark 06 mas ele é pra placa de video, e eu to com uma 9500gt :( so passei vergonha nos ~15 frames kkkkk

Poxa to com mais duvidas agora, porque meu processador virou um B50 q não tem na lista. :huh:

E no caso de consumo, ele aumentou o consumo assim que habilitou os 2 nucelos a mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AHAHHA po dei sorte cara troco naummm :lol:!

ou sabe indicar q programa uso pra testar o processador??

Baixei o 3dmark 06 mas ele é pra placa de video, e eu to com uma 9500gt :( so passei vergonha nos ~15 frames kkkkk

Poxa to com mais duvidas agora, porque meu processador virou um B50 q não tem na lista. :huh:

E no caso de consumo, ele aumentou o consumo assim que habilitou os 2 nucelos a mais?

... ah cara, acho que Prime é basicão e cumpre bem as funções de stress ... o consumo aumenta sim, mas a relação com o desempenho extra, vale a pena ... esse B50 ai é código de Deneb Com 2 Núcleos Desativados ... não tem nenhum problema ... ... e ja que não troca, aproveite a revisão (C3) e faça uns testes em overclock pra ver onde chega ...

Sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem sabe dizer qual é o TDP de um Athlon II X3 que vira um Phenom II X4?????

Pois estou com um aqui e não sei quanto ele consome, comprarei uma 5850 e não sei se a minha fonte vai aguentar, mais se alguem poder me dizer quanto de TDP ele tem eu agradeceria!!!

Na verdade ele não vira Phenom, ele vira Athlon II X4, TDP não é necessáreamente o consumo, ele com 4x deve sonsumir em torno de 85~90W em Stock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, não tenho boas noticias :/

Meu computador ta funcionando estável, fiz testes com 3d mark, joguei, mexi com edição de imagem, produção musical, tudo q faço normalmente, mas na hora de testar com o prime stress 2004 ele da error, o processador com os 4 núcleos desblokeados não passa no teste :/

porém com 2 como ele veio ele fica o tempo q for la executando o stress.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, não tenho boas noticias :/

Meu computador ta funcionando estável, fiz testes com 3d mark, joguei, mexi com edição de imagem, produção musical, tudo q faço normalmente, mas na hora de testar com o prime stress 2004 ele da error, o processador com os 4 núcleos desblokeados não passa no teste :/

porém com 2 como ele veio ele fica o tempo q for la executando o stress.

ativa um núcleo por vez e testa, veja como fica com três. talvez um tenha problemas, ou tenta aumentar o Vcore um pouquinho pra ver se passa no teste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara depende muito do seu uso também, passar no teste do prime só tem efeito psicologico, teste de verdade é usar ele no seu dia a dia. Se nao travar com o que você faz ta beleza. Muitas vezes nem há a necessidade de usar ele desbloqueado, pois a grande maioria dos aplicativos usados por um usuario comum nao força o processador nem a 80%.

La na perguntinha do TDP também vai variar de acordo com seu uso e vcore que colocou, se aumentou o vcore muito o TDP irá subir mas nada que chegue a 140W com certeza, alem disso vale a mesma regra, se você nao forçar seu processador 100% nao terá 100% de TDP, ou seja, mesmo que ele esteja chegando a 160w de TDP, raramente ele vai ficar usando isso tudo, so mesmo por poucos segundos em algumas aplicações muito pesadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
passar no teste do prime só tem efeito psicologico

Prime não é benchmark, é um stress test.

Não diria que a certeza de se jogar um jogo por algum tempo, fazer uma compilação ou renderização e saber que o computador vai chegar ao fim sem risco de travar é efeito psicológico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas ai é que está o resto do meu post "... depende muito do seu uso..." Se o cara vai usar pra tais coisas ai sim pode-se levar em conta um teste aguçado do prime, mas na grande maioria dos casos, usuarios comuns vão usar em aplicações comuns que raramente forçam muito ou por muito tempo a CPU, logo, depende muito do uso especifico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ainda assim, é uma questáo de segurança.

Pode ser que ocorrar um erro somente após uma compilação longa e demorada, mas pode ser que ocorra um erro no final da digitação de um trabalho ou de uma apresentação de PowerPoint que você estaria arriscado a perder por conta dessa instabilidade do sistema.

Acharei sempre mais prudente um clock menor, mas perfeitamente estável, do que um clock alto mas não "rock solid".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade ele não vira Phenom, ele vira Athlon II X4, TDP não é necessáreamente o consumo, ele com 4x deve sonsumir em torno de 85~90W em Stock.
Po pelo CPU-Z diz que é um Phenom, mais como não tem cache L3 eu concordo com você, mais eu posso colocar como base de calculo o consumo do Athlon II X4 620????

E uma coisa engraçada é que o Sandra diz que o processador eta com 207W de TDP funcionando a 3.4 com Vcore a 1.4, o que me diz???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara depende muito do seu uso também, passar no teste do prime só tem efeito psicologico, teste de verdade é usar ele no seu dia a dia. Se nao travar com o que você faz ta beleza. Muitas vezes nem há a necessidade de usar ele desbloqueado, pois a grande maioria dos aplicativos usados por um usuario comum nao força o processador nem a 80%.

La na perguntinha do TDP também vai variar de acordo com seu uso e vcore que colocou, se aumentou o vcore muito o TDP irá subir mas nada que chegue a 140W com certeza, alem disso vale a mesma regra, se você nao forçar seu processador 100% nao terá 100% de TDP, ou seja, mesmo que ele esteja chegando a 160w de TDP, raramente ele vai ficar usando isso tudo, so mesmo por poucos segundos em algumas aplicações muito pesadas.

Pois é cara, exatamente isso, eu ignorei o prime e to usando normal, nada absurdo, mas eu uso bastante coisas, trabalho com imagem e vetorização no COREL, trabalho também com produção musical e uso varios programas juntos e também tenho jogo alguma coisa, ate agora nada de errado.

Sobre o V core eu não aumentei, vou aumentar pra ver e posto aqui.

Outra coisa, meu processador fica numa media de 40º quando liga e uns 48 depois de horas de uso.

Ja a placa-mãe uns 42º quando liga e uns 50 depois de horas de uso.

Tem algo de errado nisso n tem? achava mais comum o proc esquentar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po pelo CPU-Z diz que é um Phenom, mais como não tem cache L3 eu concordo com você, mais eu posso colocar como base de calculo o consumo do Athlon II X4 620????

Com base no Clock, ai você define se Athlon II 620, 630, 640...

E uma coisa engraçada é que o Sandra diz que o processador eta com 207W de TDP funcionando a 3.4 com Vcore a 1.4, o que me diz???

só se for o sistema, nem um phenom II 965BE consome tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Ola galera sou novo aqui fiz o cadastro hoje …. bem quero deixar aqui minha experiencia sou técnico de informatica aqui numa loja na rua Santa Ifigênia em São Paulo, então tudo que e novidade e chega aqui na loja eu vou logo testando que pra mim e uma delicia fazer isso rsrsrsrs.

Então e verdade eu transformei um x2 550 num x4 com os mesmo 3.1 ghz, a placa mãe tem que ter essa função aqui no caso testei com uma ASUS M4A785TD-M EVO que na bios tem essa função de habilitar e desabilitar os núcleos.

Ai eu e meu gerente que também e muito curioso fomos alem rsrsr testamos um x3 425 2.7 ghz com 1.5 mb ele também virou um x4, o incrível foi o SEMPRON 140 2.7 GHZ COM 1.0 MB ele virou um athlon x2 era o que mostrava na bios depois vou tirar fotos da tela da bios de todos esses teste que fiz e posto aqui para vocês

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ola boanoite

Hoje em dia compensa comprar os Athlon II (x2, x3, x4) que desbloqueados se transformariam em phenons ou algo assim ou poderia-se comprar, por exemplo, um Phenon II x2 550, ou x4 945, 955, 965 (dependendo do modelo)???

Considera-se gastar ate $350,00 num processador e num pc até $2000,00 no máximo? placa asus m4a785td-v-evo.

PS: a diferença não é tão grande assim, conforme consta aqui http://forum.clubedohardware.com.br/promocoes-bons-precos/650162.

valeu pelas respostas antecipadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!