Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 5850 - Desempenho em jogos


Evandro

Posts recomendados

Qual sistema operacional você está usando? Tem certeza que é a HD 5850?

Já tentou reinstalar os drivers da placa?

Opa, estou usando o Windows Seven 64Bits.

Não tenho a mínima ideia do que possa ser, mas a primeira coisa que pensei seria algum problema com o vídeo.

Não tinha pensado em ser problema com drivers, visto que depois que entra no windows tudo fica funcionando perfeitamente...

Justamente por depois de entrar no windows ficar tudo ok, que eu fico mais em dúvida do que possa ser :confused:

Estou usando o Catalyst 10.2, recomenda reinstala-lo? ou alguma outra versão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, como eu ainda não estou usando o PC novo (esperando o tal do gabinete), eu estou me baseando no que os outros colegas aqui do fórum estão falando e de acordo com suas experiências.

Mas se for vídeo, imagino que seja o driver. É a opção mais lógica pra mim.

Tenta reinstalar. Se der certo, era o driver.

Agora, você instalou alguma coisa (programa ou hardware mesmo) à pouco tempo? Alguma coisa que foi instalada pouco antes de começar a dar esse problema que possa tê-lo causado.

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, o hardware é todo novo, comecei a usá-lo a pouco tempo, e desde o início acontece isso.

O que mais me intriga é o fato de depois de acontecer isso, o computador funcionar normal...(embora isso seja até bom, pior seria se não funcionasse :wacko:)

Obrigado desde já, vou reinstalar o driver mais tarde...

Se mais alguém souber de algo para ajudar, ficaria grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viníciusnit, eu acabei confundindo, não é na guia Overdrive, é em Profiles > Profiles Manager. Vai ter dois profiles: Default 1 e Default 2, o Default 2 deixa a HD5850 em 100% ( Clocks e rotação do cooler ). Selecione o Profile 2 e logo após, vá em Overdrive e diminua a rotação do cooler, se quiser, é claro. ;)

Ah, eu baixei o ATI Catalyst Application Profiles, além do Driver Full.

Aqui não há nenhum perfil, tá tudo vazio mesmo. Deve ser esse programa que deve ter criado, não? Ou já havia antes de você baixar e instalar esse Application Profiles?

A única diferença do perfil padrão 1 pro 2 é essa de deixar os clocks no máximo? O cooler vai pra 100%?! :huh:

Eu vou é criar um perfil, modificar os 3 arquivos e deixar ela no máximo antes de entrar em QUALQUER jogo. Isso sim! (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu usei o próprio Catalyst. Faça o seguintes passos:

1) Dentro do Catalyst, clique em Options na parte superior direita da janela e depois vá até "Profiles > Profiles Manager"

2) Na janela do Profiles Manager, escolha um nome para o seu profile e clique em Save, mas não clique em Activate

3) Pelo Windows explorer, vá na pasta C:\Users\(seu usuario)\appdata\Local\ATI\ACE\Profiles (lembre-se que o seu explorer precisa estar parametrizado para mostrar arquivos ocultos para que você consiga visualizar a pasta appdata)

4) Dentro desta pasta haverá um arquivo .xml com o nome do profile que você acabou de criar. Clique com o botão direito e depois em "Abrir com > Bloco de notas"

5) Neste arquivo você poderá configurar os valores do ATI overdrive como core clock, memory clock, GPU Vcore, velocidade do fan, etc. Perceba que para cada clock existem 3 tags que começam com "<Property name=...", e que cada tag possui um valor diferente e com ordem crescente. Estes são os clocks utilizados pelo Catalyst por default para cada faixa de utilização da VGA. Alterando o primeiro valor (want_0) você estará definindo os clocks para aplicações leves, no segundo valor (want_1) para utilização média e no terceiro valor (want_2) para a utilização máxima. Veja que na tag do Vcore o valor da tensão da GPU core cresce proporcionalmente aos clocks, ou seja, a placa precisa de um aumento na tensão da GPU de acordo com o aumento da velocidade do clock desejado.

6) Depois de configurar o arquivo como desejar, só precisa salvá-lo, voltar ao Catalyst e ativar o profile.

IMPORTANTE: Antes de efetuar qualquer alteração assegure-se de que está certo do que está fazendo. Lembre-se de que alterações nos valores de clock podem danificar a VGA e só o faça POR SUA CONTA E RISCO.

Pronto! Fiz as alterações aqui e reparei no Overdrive que o mínimo selecionável está em 725 e 1000, portanto de fato o Catalyst estabeleceu como mínimo esse padrão.

A questão é que, no Windows, ainda vejo os clocks lá embaixo. Portanto, parece que no Windows ele ainda permanece poupando quando a placa está "ociosa". Provavelmente ao abrir vídeos, animações, jogos, aplicativos ele deve padronizar ela no máximo.

Ficou assim aí também?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui não há nenhum perfil, tá tudo vazio mesmo. Deve ser esse programa que deve ter criado, não? Ou já havia antes de você baixar e instalar esse Application Profiles?

Provávelmente foi ele mesmo, pois eu não havia testado nenhum driver sem ele, já que o primeiro Catalyst que instalei ( CCC 8.66 ), já veio com ele e pelo o que parece, todos até o momento são compatíveis com ele.

A única diferença do perfil padrão 1 pro 2 é essa de deixar os clocks no máximo? O cooler vai pra 100%?! :huh:

Clocks e rotação, pois no Default 1, a rotação fica em 45%, o núcleo em 525Mhz e as memórias em 800Mhz.

Eu vou é criar um perfil, modificar os 3 arquivos e deixar ela no máximo antes de entrar em QUALQUER jogo. Isso sim! (_(

Isso mesmo, faça como o Guile fez, crie atalhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, fiz e testei aqui e o FIFA 10 voltou a travar mesmo colocando os 3 níveis padronizados em 725 e 1000 e igualando a tensão em todos, claro. As "agarradinhas" voltaram. Ativei o perfil e acho que continua poupando energia. Bem que eu estranhei que, no Windows, o Clock da GPU tá em 157 e o da Memória em 300.

No de vocês fica no máximo mesmo quando no Windows?! Se fica, então errei em algo aqui!

Pelo menos aqui a única solução que encontrei foi usando o AMD GPU Clock Tool mesmo, embora ele crie uns bugs no Windows 7. Espero que ele não "apague" meu monitor agora que eu tirei a TV da outra saída da placa, pois neste caso ficaria literalmente as cegas e vou ter que resetar na marra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guigle... Quando você roda o COD4 com o vsync ativado, você percebe algum problema??

Esse problema de driver (pois eu também acho que é problema de driver) em que alguns jogos não estejam rodando a 100%, até chegou a passar pela minha cabeça, mas eu nem tinha pensado em mexer nas configurações do catalyst. Vou fazer esse teste e vamo vê o que dá.

Hulk, depois de jogar o modo singleplayer do CoD4 eu percebi essas travadas nas paredes que você comentou. Acho que eu não tinha reparado por estava jogando em mapas escuros, mas ao jogar mapas com terrenos mais claros eu pude perceber as travadas. Pior que isso é que nem mesmo setando os clocks para 100% as travadas sumiram. :angry:

Eu joguei CoD4 com minha 9800GT várias e várias vezes e nunca ocorreram essas travadas. Estou começando a me arrepender da compra da HD5850 e da troca da NVidia pela ATI. (_(

Pessoal, me desculpem pelo off, mas queria pedir se alguem aqui tem algum usuario do ML pra recomendar a compra da 5850.

Estou pra fechar hj ou amanha, dai queria ver um preço bacana com um verdedor bom.

então se alguem aqui comprou por lá, ai queria saber com quem foi.

valeu!

Eu comprei por lá, mas as unidades do usuário com quem comprei acabaram. Entretanto, depois dos problemas que estou tendo nem sei mais se recomendo a HD5850, viu?

Pronto! Fiz as alterações aqui e reparei no Overdrive que o mínimo selecionável está em 725 e 1000, portanto de fato o Catalyst estabeleceu como mínimo esse padrão.

A questão é que, no Windows, ainda vejo os clocks lá embaixo. Portanto, parece que no Windows ele ainda permanece poupando quando a placa está "ociosa". Provavelmente ao abrir vídeos, animações, jogos, aplicativos ele deve padronizar ela no máximo.

Ficou assim aí também?!

Não, aqui ele mantém sempre em 725/1000, mesmo sem nada aberto, pelo menos é o que mostra o everest e o GPU-Z.

Cara, estou começando a ficar extremamente irritado com essa placa, ou o driver dela, sei lá. Fato é que nos únicos 3 jogos que eu gosto de jogar (PES2010, CoD4 e Team Fortress2) estou sofrendo com as malditas travadas. No PES2010 depois de fixar os clocks em 100% agora o jogo está 95%, só trava mesmo em passes muito longos, quando a imagem do campo passa muito rápido pela tela, fora isso está normal. Mas nos outros dois jogos nem assim está resolvendo. Já tentei baixar os filtros, a resolução, os níveis de detalhes e nada disso resolveu. Já não sei mais o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

guigle, dá uma olhadinha aí em cima que eu já atualizei meus testes aqui 2 minutos antes de você responder. De repente tu não chegou a ver! Resumindo, não deu muito certo aqui realizar essas alterações no arquivo.

E eu voltei só pra lembrar que, usando o AMD GPU Clock Tool, os clocks ficam em 725 e 1000 o tempo todo mesmo quando somente no Windows, sem fazer absolutamente nada! O que nos faz ter certeza de que estamos usando 100% do potencial em jogos. Alterando os arquivos não cria essa "obrigação" de manter o desempenho da placa em 100% o tempo todo.

Será que há alguma forma de isso acontecer? Ou eu que errei aqui mesmo?! Meu arquivo ficou assim ó:

<Profile>

<Caste name="Graphics">

<Groups>

<Group name="Overdrive5">

<Feature name="TimeUnlocked" />

<Feature name="OverclockEnabled">

<Property name="OverclockEnabledProperty" value="False" />

</Feature>

<Feature name="AutoTuneSupport" />

<Feature name="CoreClockTarget_0">

<Property name="Want_0" value="72500" />

<Property name="Want_1" value="72500" />

<Property name="Want_2" value="72500" />

</Feature>

<Feature name="MemoryClockTarget_0">

<Property name="Want_0" value="100000" />

<Property name="Want_1" value="100000" />

<Property name="Want_2" value="100000" />

</Feature>

<Feature name="CoreVoltageTarget_0">

<Property name="Want_0" value="1088" />

<Property name="Want_1" value="1088" />

<Property name="Want_2" value="1088" />

</Feature>

<Feature name="MemoryVoltageTarget_0">

<Property name="Want_0" value="0" />

<Property name="Want_1" value="0" />

<Property name="Want_2" value="0" />

</Feature>

<Feature name="FanSpeedProtocol_0">

<Property name="FanSpeedProtocolProperty" value="Percent" />

</Feature>

<Feature name="FanSpeedAlgorithm_0">

<Property name="FanSpeedAlgorithm" value="Automatic" />

</Feature>

<Feature name="FanSpeedRPMTarget_0">

<Property name="Want" value="1255" />

</Feature>

<Feature name="FanSpeedPercentTarget_0">

<Property name="Want" value="50" />

</Feature>

</Group>

</Groups>

<Adapter name="PCI_VEN_1002&DEV_6899&SUBSYS_0B001002&REV_00_4&204EAC5&0&0010A">

<Aspect name="Overdrive5" />

</Adapter>

</Caste>

</Profile>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

guigle, dá uma olhadinha aí em cima que eu já atualizei meus testes aqui 2 minutos antes de você responder. De repente tu não chegou a ver! Resumindo, não deu muito certo aqui realizar essas alterações no arquivo.

E eu voltei só pra lembrar que, usando o AMD GPU Clock Tool, os clocks ficam em 725 e 1000 o tempo todo mesmo quando somente no Windows, sem fazer absolutamente nada! O que nos faz ter certeza de que estamos usando 100% do potencial em jogos. Alterando os arquivos não cria essa "obrigação" de manter o desempenho da placa em 100% o tempo todo.

Será que há alguma forma de isso acontecer? Ou eu que errei aqui mesmo?! Meu arquivo ficou assim ó:

<Profile>

<Caste name="Graphics">

<Groups>

<Group name="Overdrive5">

<Feature name="TimeUnlocked" />

<Feature name="OverclockEnabled">

<Property name="OverclockEnabledProperty" value="False" />

</Feature>

<Feature name="AutoTuneSupport" />

<Feature name="CoreClockTarget_0">

<Property name="Want_0" value="72500" />

<Property name="Want_1" value="72500" />

<Property name="Want_2" value="72500" />

</Feature>

<Feature name="MemoryClockTarget_0">

<Property name="Want_0" value="100000" />

<Property name="Want_1" value="100000" />

<Property name="Want_2" value="100000" />

</Feature>

<Feature name="CoreVoltageTarget_0">

<Property name="Want_0" value="1088" />

<Property name="Want_1" value="1088" />

<Property name="Want_2" value="1088" />

</Feature>

<Feature name="MemoryVoltageTarget_0">

<Property name="Want_0" value="0" />

<Property name="Want_1" value="0" />

<Property name="Want_2" value="0" />

</Feature>

<Feature name="FanSpeedProtocol_0">

<Property name="FanSpeedProtocolProperty" value="Percent" />

</Feature>

<Feature name="FanSpeedAlgorithm_0">

<Property name="FanSpeedAlgorithm" value="Automatic" />

</Feature>

<Feature name="FanSpeedRPMTarget_0">

<Property name="Want" value="1255" />

</Feature>

<Feature name="FanSpeedPercentTarget_0">

<Property name="Want" value="50" />

</Feature>

</Group>

</Groups>

<Adapter name="PCI_VEN_1002&DEV_6899&SUBSYS_0B001002&REV_00_4&204EAC5&0&0010A">

<Aspect name="Overdrive5" />

</Adapter>

</Caste>

</Profile>

O meu arquivo está idêntico, mas aqui os clocks ficam em 725 e 1000, mesmo sem nenhum aplicativo aberto. Como você faz para medir os clocks?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vejo pela guia do Overdrive mesmo, no Catalyst. Mas agora deu certo! Hora de fazer justiça e explicar o que houve.

Como resolvi fazer tudo do zero novamente, cliquei em restaurar padrões e refiz. Nessa que eu restaurei os padrões, notei que a caixinha pra ativar o ATI Overdrive foi marcada novamente! Então provavelmente não estava funcionando porque eu tinha desativado e nem lembrei de habilitar de novo. Se você reparar no meu arquivo, a linha do OverclockEnabledProperty estava em False. Agora está em True!

Além disso, houve outra coisa que prefiro não acreditar que tenha influenciado. Desta vez, ao invés de clicar em Ativar e depois sim fechar a janela do perfil, eu utilizei direto o botão Ativar e Fechar. Logo que voltei pra tela de status do Overdrive já vi os clocks travados no máximo!

Resumindo, das duas uma ou então as duas coisas mesmo. Seja o fato de ter ativado a opção ATI Overdrive ou ter saído do painel de perfis clicando no botão de ativar e fechar pra sair de vez. Algo influenciou e fez meu FIFA 10 rodar lisinho novamente!

Mas cara, como assim seu PES 10 ainda tá 95%? E ainda assim tá travando em certos jogos?

Infelizmente aqui só tenho como parâmetro o FIFA 10 mesmo, pois não reparei nada de anormal em outros jogos. Pra falar a verdade, nem tenho jogado muito. Sequer ainda baixei o Dirt 2 que veio de brinde!

Ah! E fique sabendo de uma coisa! Nossa placa é maravilhosa sim e não se arrependa. O problema está entre o Catalyst e o nosso Windows 7 x64 (repito que não testei no x86 pra ver se isso ocorre também).

Se você instalar o XP verá que rodará lisinho! Pelo menos no meu XP o FIFA 10 dá um show em relação ao Windows 7. Isso, claro, até você nos dar esse toque aqui e eu "consertar" esse bug.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guigle, como eu vendi meu COD4 sem nem ter tirado da caixa ( Meio a falta de tempo e a fascinação pelo Assassin's Creed ) e agora, vendo os alguns problemas da HD5850 com ele, resolvi baixar o Demo para vêr se isso ocorria. Resultado: Liso, com os clocks originais e o meu Profile de OC desativado, eis algumas PS que tirei:

iw3sp2010030720013459.th.png

iw3sp2010030719562454.th.png

iw3sp2010030719513712.th.png

iw3sp2010030720002569.png

iw3sp2010030719513712.png

iw3sp2010030720002006.png

Configurações: 1440x920 - AAx4 - Texture: Normal - Vsync Off

Infelizmente, o Demo só permite ir até AAx4, sem AFF e Texture normal, mas verei se consigo o jogo Full e testarei novamente, só que com as configurações mais avançadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas então, o pessoal relata "travadinhas" em pontos específicos do jogo. O jogo parece rodar numa boa, mas ao chegar em determinada parece, ficar de frente, ou de lado, ou seja lá como for, o jogo dá umas agarradas.

Mesma coisa com FIFA e PES, que percebi que tem os mesmos problemas se não colocarmos os clocks no padrão máximo. O jogo funciona e roda bem, mas quando a câmera corre o campo fica agarrando.

A AMD tá vacilando nesse lance de economia de energia. Tá tendo algum erro que faz com que a placa fique "capada".

Repito que deve ser por isso que o Phenom II X4 leva pancada do i7 nos reviews quando fazem testes em resoluções baixas e, quando em resoluções altas, ele ganha. Provavelmente até o processador tá "capando" seu desempenho quando julga achar não muito necessário e só joga seu potencial máximo quando verdadeiramente exige-se. É isso que está acontecendo com nossa placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Viníciusnit, por incrível que pareça, eu não tive problema em jogos até agora, só com o CAD08 que apresenta alguns probleminhas com a HD5850 com o clock baixo ( O estranho que, no serviço, eu projeto no CAD08 com um P4 e uma 8400GT e não há travada nenhuma, torço que novos drivers resolvam isso ). E outra, com o CAD09 e CAD10 não há travamento, tudo liso, mais infelizmente, o CAD08 é o único que tem o Tropic que preciso, por isso não posso abrir mão dele.

Dentre os jogos que joguei, estão BF Bad Company 2, COD-MW2, NFS Pro Street, Hawx, Splinter Cell Chaos Theory e Double Agent, Prototype ( Quando rodei esse, havia conseguido um LG 23'' emprestado, com isso, deixei a resolução 1920×1200, AAx8, AF on e o resto tudo full. Resultado: Média de 51Fps ), Assassin's Creed e Silent Hill Homecoming.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Viníciusnit, por incrível que pareça, eu não tive problema em jogos até agora, só com o CAD08 que apresenta alguns probleminhas com a HD5850 com o clock baixo ( O estranho que, no serviço, eu projeto no CAD08 com um P4 e uma 8400GT e não há travada nenhuma, torço que novos drivers resolvam isso ). E outra, com o CAD09 e CAD10 não há travamento, tudo liso, mais infelizmente, o CAD08 é o único que tem o Tropic que preciso, por isso não posso abrir mão dele.

Dentre os jogos que joguei, estão BF Bad Company 2, COD-MW2, NFS Pro Street, Hawx, Splinter Cell Chaos Theory e Double Agent, Prototype ( Quando rodei esse, havia conseguido um LG 23'' emprestado, com isso, deixei a resolução 1920×1200, AAx8, AF on e o resto tudo full. Resultado: Média de 51Fps ), Assassin's Creed e Silent Hill Homecoming.

E quando você padroniza o clock no máximo seu CAD08 funciona perfeitamente?

Mas enfim, é isso aí. Os jogos, de forma geral, rodam perfeitamente. Acho que até agora ninguém (ainda bem) não teve algum problema de desempenho generalizado, né? Por exemplo, até agora são problemas em alguns pontos/ocasiões específicas em determinados jogos.

Eu tô pra instalar o CoD4 porque até hoje não terminei ele. E quero fechá-lo antes de jogar a segunda versão. Aproveito e vejo como vai se sair no Windows 7 x64, pois lembro que ele estava instalado no XP quando eu montei a máquina pra testar e lá tudo se saiu perfeitamente!

Agora eis a questão: Será que nenhuma boa alma na AMD/ATI percebeu que há algum problema com o driver deles no Windows 7?! Eu não tenho dúvida que em qualquer um desses seguintes meses vão corrigir isso, mas é algo realmente esquisito, pois parece ser tão banal de ser solucionado! (_(

==========

Editando:

Ah! Qual é o seu SO? XP, 7, x86, x64?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Viníciusnit, por incrível que pareça, eu não tive problema em jogos até agora, só com o CAD08 que apresenta alguns probleminhas com a HD5850 com o clock baixo ( O estranho que, no serviço, eu projeto no CAD08 com um P4 e uma 8400GT e não há travada nenhuma, torço que novos drivers resolvam isso ). E outra, com o CAD09 e CAD10 não há travamento, tudo liso, mais infelizmente, o CAD08 é o único que tem o Tropic que preciso, por isso não posso abrir mão dele.

Dentre os jogos que joguei, estão BF Bad Company 2, COD-MW2, NFS Pro Street, Hawx, Splinter Cell Chaos Theory e Double Agent, Prototype ( Quando rodei esse, havia conseguido um LG 23'' emprestado, com isso, deixei a resolução 1920×1200, AAx8, AF on e o resto tudo full. Resultado: Média de 51Fps ), Assassin's Creed e Silent Hill Homecoming.

Chagas, qual o sistema operacional que você usa aí?

Porque eu tenho praticamente a mesma configuração que você, mesma VGA, mesmo chipset (P45) e nossos processadores são diferentes mas o meu está com over em 2.8GHz. Acho que a única grande diferença é que eu uso um monitor 24'' com resolução 1920x1200.

Vou comprar o Modern Warfare 2 e testar para ver os resultados, mas por enquanto devo admitir que por enquanto estou bem decepcionado com a HD5850. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chagas, qual o sistema operacional que você usa aí?

Porque eu tenho praticamente a mesma configuração que você, mesma VGA, mesmo chipset (P45) e nossos processadores são diferentes mas o meu está com over em 2.8GHz. Acho que a única grande diferença é que eu uso um monitor 24'' com resolução 1920x1200.

Vou comprar o Modern Warfare 2 e testar para ver os resultados, mas por enquanto devo admitir que por enquanto estou bem decepcionado com a HD5850. :(

Sinceramente? Acho que você deveria fazer um teste com o XP e verificar se os problemas acabam. Além de poder ter certeza sobre se a placa o problema ou se os drivers que estão ruins, você teria uma instalação limpinha do Windows 7 depois e aí, de repente, melhoraria seu desempenho geral aí.

Ou então particione e deixe os dois. Aí enquanto isso não é resolvido, você usa o XP para jogos que você sabe que não tão funcionando direito no 7. Por exemlo, eu aqui uso no XP o Grand Prix 4 com seus inúmeros mods e utilitários, que não funcionam no Windows 7!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chagas, qual o sistema operacional que você usa aí?

Estou com Dual Boot ( Win7 e XP, pois ainda há alguns programas que só rodam no XP ).

Porque eu tenho praticamente a mesma configuração que você, mesma VGA, mesmo chipset (P45) e nossos processadores são diferentes mas o meu está com over em 2.8GHz. Acho que a única grande diferença é que eu uso um monitor 24'' com resolução 1920x1200.

As configurações são bem parecidas mesmo e o principal é que o meu monitor é 17'' ( 1440x920 ), enquanto o seu é 24'' ( 1920x1200 ).

Vou comprar o Modern Warfare 2 e testar para ver os resultados, mas por enquanto devo admitir que por enquanto estou bem decepcionado com a HD5850. :(

Eu consegui bons resultados com ele, em 1440x920, AAx8, AF On e tudo High. Quanto a decepção, eu sempre tive Nvidia ( FX5200, 6200 e 7800GTX ), só ano passado que me rendi a ATI e não me arrempendo. Até o momento já tive duas, uma HD4850 e agora a HD5850, ambas não me apresentaram problemas e oferecem desempenho de sobra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente? Acho que você deveria fazer um teste com o XP e verificar se os problemas acabam. Além de poder ter certeza sobre se a placa o problema ou se os drivers que estão ruins, você teria uma instalação limpinha do Windows 7 depois e aí, de repente, melhoraria seu desempenho geral aí.

Ou então particione e deixe os dois. Aí enquanto isso não é resolvido, você usa o XP para jogos que você sabe que não tão funcionando direito no 7. Por exemlo, eu aqui uso no XP o Grand Prix 4 com seus inúmeros mods e utilitários, que não funcionam no Windows 7!

Cara, mas minha decepção está justamente aí. Eu não gastei os tubos numa placa top de linha para ter que ficar fazendo ajustes paliativos para que ela funcione bem. Fora isso, tenho como parâmetro a minha 9800GT que rodava todos os meus jogos tranquilo no Win 7 x64, não rodava no máximo, mas os jogos ao menos fluíam liso.

Estou com Dual Boot ( Win7 e XP, pois ainda há alguns programas que só rodam no XP ).

As configurações são bem parecidas mesmo e o principal é que o meu monitor é 17'' ( 1440x920 ), enquanto o seu é 24'' ( 1920x1200 ).

Você usa versões 32 ou 64 bits???

Pior é que baixei as resoluções dos jogos para ver se as travadas melhoravam, mas não resolveu. Fora que não me parece problema de desempenho visto que pelo Fraps os FPSs nunca ficam abaixo de 70.

Outra coisa que lembrei agora é que o driver da 9800GT mantinha meu monitor em 59Hz e não deixava eu alterar para 60Hz. Já com a HD5850, o driver deixa a resolução em 60Hz e se eu tento alterar para 59Hz a tela fica preta. Será que tem algo a ver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, mas minha decepção está justamente aí. Eu não gastei os tubos numa placa top de linha para ter que ficar fazendo ajustes paliativos para que ela funcione bem. Fora isso, tenho como parâmetro a minha 9800GT que rodava todos os meus jogos tranquilo no Win 7 x64, não rodava no máximo, mas os jogos ao menos fluíam liso.

Isso é sacanagem mesmo, mas é arriscado não é? Algo novo que ainda está evoluindo. Eu mesmo, quando comprei a HD5850, sabia que isso podia ocorrer, só comprei mesmo pois foi uma oportunidade única e dei sorte de não ter problemas.

Você usa versões 32 ou 64 bits???

Seven Ultimate 64Bits e XP Professional 32Bits.

Pior é que baixei as resoluções dos jogos para ver se as travadas melhoravam, mas não resolveu. Fora que não me parece problema de desempenho visto que pelo Fraps os FPSs nunca ficam abaixo de 70.

Então FPS não é. Bem Guigle, nós, os proprietários das HD5xxx estamos em um mundo dividido, pois alguns possuem problemas frequêntes, outros, como eu, uma vez na vida e outra na morte ou então nenhum e isso não é só com a HD5850 não, a HD5870, a HD5770 e a HD5750 estão no meio também, mas uma coisa para lhe confortar é que isso ocorreu no início com as HD4xxx também e olha atualmente, um erro ou outro e olha lá.

Outra coisa que lembrei agora é que o driver da 9800GT mantinha meu monitor em 59Hz e não deixava eu alterar para 60Hz. Já com a HD5850, o driver deixa a resolução em 60Hz e se eu tento alterar para 59Hz a tela fica preta. Será que tem algo a ver?

Não sei, até agora, em nenhum jogo eu alterei a frequência, fica e 60Hz e assim deixo, talvez, isso possa influênciar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera seguinte.

Alguem já conseguiu rodar por exemplo o Bad Company 2 na HD5850 ?

Aparentemente antes eu não conseguia rodar alguns jogos, entre eles Mu Online e o Bad Company 2 e achei que era virus.

Reinstalei o Windows 7 2x para os meus testes.

Conclui que após instalar o catalyst 10.2 eles não rodam mais, mas quando não instalo, rodam, mas é claro que fica horrivel, sem driver instalado neah =/

obs.: Instalei tambem nos testes o Windows XP 64 e rodou com catalyst 10.2. Nao testei versões antigas do catalyst !

Conclusão: A combinação HD5850 + windows 7 + catalyst 10.2 = problemas a rodar alguns jogos.

Simplesmente o jogo tenta rodar mas rapidamente se fecha, desabilitei tudo, firewall, windows defender, anti virus mas pelos meus testes é o driver, alguem está com o mesmo problema ?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alguém aí já testou The Saboteur?

Estou jogando ele com tudo no máximo em 1920x1080 e os FPS esão entre 35~45 com poucas quedas para 27~30.

Quero saber se isso é problema do jogo mesmo, porque vi que muita gente com placas ATI estavam tendo problemas nele, se eu baixar o Patch de correção será que melhora alguma coisa?

OBS: Sei que a resolução está alta e as configs no máximo, mas não pensei que fosse forçar tanto a placa de video.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, sinceramente não sei mais o que fazer.

Ontem a noite eu baixei as versões 10.1 e 9.12 do driver da HD5850 e do Catalyst para verificar se o problema era específico com a versão mais atual do driver (10.2). Porém, os mesmo problemas de travadas continuaram.

A única coisa que ainda não testei foi a instalação da minha placa numa versão Windows XP para verificar se é problema de compatibilidade com o Windows 7.

Eu pensei até em comprar o Modern Warfare 2 para verificar se as travadas desaparecem, já que mais de um usuário do fórum comentou que neste jogo elas não ocorrem, mas estou com receio de gastar grana com o jogo e ele rodar travando.

Eu até pensei na possibilidade de ser a placa, mas acho muito estranho visto que o desempenho dela no benchmark do 3Dmark Vantage foi satisfatório, não apresenta artefatos e, mesmo nos momentos das travadinhas, a taxa de FPS fica sempre acima de 60.

Alguém tem mais alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!