Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 5850 - Desempenho em jogos


Evandro

Posts recomendados

você deve notar na hora quando a rotação da placa aumentar. Coloca em 100% pra você ver...

Parece mt com um ventilador de cabelo, apesar do conceito de som barulhento ou alto é subjetivo.

Mas nem mexe no cooler. A não ser que você vá trocá-lo por um bloco WC ou outro cooler de placas de vídeo. Porque alguns coolers não podem ser recolocados, ou seja, tirou tem que colocar outro (pelo menos em algumas placas isso ocorre).

PS: Tenta também aumentar o fluxo de ar do seu gabinete aumentando a rotação dos ventiladores. Aí, você nem vai precisar aumentar muito a velocidade do fan da HD 5850.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera seguinte !

to com a minha hd 5850 a uns 2 meses e ta uma maravilha.

mas agora venho comparando ela com outras placas, tanto ati ou nvidia.

então comecei a notar o seguinte, tem gente que roda o DiRT2 tudo full numa ati mais antiga. na minha hd5850 para jogar o DiRT2 perfeito sem ocilaçoes no game, deixo sem filtro, o anti-alias ( sei la como escreve) e principalmente quando vou jogar online.

Meu pc é bom, core i5, ddr3 4g de 2000mhz e hd500gb sata2, e como paguei caro na placa quero ver ela funcionar como deveria.

obs.: eu uso o sistema de perfils no catalyst para controlar o fan, nao sei se isso pode influenciar.

áh ! la no catalyst tem a opções da placa rodar focar mais em desempenho, qualidade ou equilibrado, como a placa é muito porrada acho melhor deixar em qualidade, até porque meu monitor é de 15polegadas e a resolução vai so até 1024.

dicas ? sujestoes ? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você deve notar na hora quando a rotação da placa aumentar. Coloca em 100% pra você ver...

Parece mt com um ventilador de cabelo, apesar do conceito de som barulhento ou alto é subjetivo.

Mas nem mexe no cooler. A não ser que você vá trocá-lo por um bloco WC ou outro cooler de placas de vídeo. Porque alguns coolers não podem ser recolocados, ou seja, tirou tem que colocar outro (pelo menos em algumas placas isso ocorre).

PS: Tenta também aumentar o fluxo de ar do seu gabinete aumentando a rotação dos ventiladores. Aí, você nem vai precisar aumentar muito a velocidade do fan da HD 5850.

Mas para aumentar a velocidade dos ventiladores eu não teria que ter um controlador de fans?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera seguinte !

to com a minha hd 5850 a uns 2 meses e ta uma maravilha.

mas agora venho comparando ela com outras placas, tanto ati ou nvidia.

então comecei a notar o seguinte, tem gente que roda o DiRT2 tudo full numa ati mais antiga. na minha hd5850 para jogar o DiRT2 perfeito sem ocilaçoes no game, deixo sem filtro, o anti-alias ( sei la como escreve) e principalmente quando vou jogar online.

Meu pc é bom, core i5, ddr3 4g de 2000mhz e hd500gb sata2, e como paguei caro na placa quero ver ela funcionar como deveria.

obs.: eu uso o sistema de perfils no catalyst para controlar o fan, nao sei se isso pode influenciar.

áh ! la no catalyst tem a opções da placa rodar focar mais em desempenho, qualidade ou equilibrado, como a placa é muito porrada acho melhor deixar em qualidade, até porque meu monitor é de 15polegadas e a resolução vai so até 1024.

dicas ? sujestoes ? :D

Cara, eu aconselho a deixar tudo que de la no catalyst pro aplicativo escolher, se nao o catalyst ja ta fazendo anti alising e mais o do dirt2 deve tar sobrecarregando o seu pc.

Eu jogo 1920x1080 (monitor 24'') tudo no max, e fica 75% das vez no fps 60 cravado, a maior queda sempre nao é menor que 45 d fps.

Eu deixei os fans la do catalyst como vierao, se a ATI ja deixa um perfil que ela nao acha necessario ter mais que 36% dos fans a 86º, quem sou eu pra duvidar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas para aumentar a velocidade dos ventiladores eu não teria que ter um controlador de fans?

Não necessariamente. Seus fans estão ligados direto na fonte? Ou estão ligados à placa-mãe? Porque pela placa mãe dá pra ajustar usando o speedfan.

Dá pra colocar tudo em 100% e ver no que dá.

Cara, eu aconselho a deixar tudo que de la no catalyst pro aplicativo escolher, se nao o catalyst ja ta fazendo anti alising e mais o do dirt2 deve tar sobrecarregando o seu pc.

Eu jogo 1920x1080 (monitor 24'') tudo no max, e fica 75% das vez no fps 60 cravado, a maior queda sempre nao é menor que 45 d fps.

Eu deixei os fans la do catalyst como vierao, se a ATI ja deixa um perfil que ela nao acha necessario ter mais que 36% dos fans a 86º, quem sou eu pra duvidar?

Assim, se você não sabe mexer nessas configurações, nem tenta porque é passível de fazer besteira, a ponto de danificar a placa de vídeo.

Agora, sobre os fans, cada PC é um PC. Mesmo possuindo configurações iguais.

A ATI deve ter colocado o fan em 36% para ficar silencioso. Mas não quer dizer que é o suficiente ou até recomendado deixar a placa atingir tal temperatura.

Se dá pra aumentar até uns 50% na hora do jogo pra ela rodar mais resfriada porque deixar em 36%? Pra mim, não é questão de confiar na ATI, mas sim de adaptar a placa ao seu sistema e ao airflow do case.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho a hd5850 e o monitor lg w2353v

Ligados em dvi/dvi está tudo perfeito, em full hd, normal

Ai comprei um cabo hdmi/hdmi e, quando liguei, a tela tem tarjas pretas ao redor de toda tela

A resolução permanece 1920x1080, as tarjas pretas continuam e a imagem está nitidamente ruim, como se não estivesse na resolução certa

Testei outros 2 cabos hdmi e acontece a mesma coisa

O que fazer para deixar a imagem perfeita com o cabo hdmi?

E qual a melhor versão atualmente do catalyst?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim, se você não sabe mexer nessas configurações, nem tenta porque é passível de fazer besteira, a ponto de danificar a placa de vídeo.

Agora, sobre os fans, cada PC é um PC. Mesmo possuindo configurações iguais.

A ATI deve ter colocado o fan em 36% para ficar silencioso. Mas não quer dizer que é o suficiente ou até recomendado deixar a placa atingir tal temperatura.

Se dá pra aumentar até uns 50% na hora do jogo pra ela rodar mais resfriada porque deixar em 36%? Pra mim, não é questão de confiar na ATI, mas sim de adaptar a placa ao seu sistema e ao airflow do case.

O que eu quis dizer que quem configurou a placa (ATI) deve entender mais sobre seus produtos que nós (consumidores) e sabem qual temperatura ideal para a VGA trabalhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho a hd5850 e o monitor lg w2353v

Ligados em dvi/dvi está tudo perfeito, em full hd, normal

Ai comprei um cabo hdmi/hdmi e, quando liguei, a tela tem tarjas pretas ao redor de toda tela

A resolução permanece 1920x1080, as tarjas pretas continuam e a imagem está nitidamente ruim, como se não estivesse na resolução certa

Testei outros 2 cabos hdmi e acontece a mesma coisa

O que fazer para deixar a imagem perfeita com o cabo hdmi?

E qual a melhor versão atualmente do catalyst?

Cara, eu tinha um mesmo problema digamos parecido com o teu... No meu caso, era pontos vermelhos contornando a imagem depois de um tempo, usei varios cabos HDMI, tanto de marca (samsung, sony e outras) como genericos. Eu testei o monitor ligado no cabo HDMI direto em um DVD, e pegou tranquilo. Alias, eu uso um adaptador DVI-HDMI e acho que seja isso.

No seu caso, a tarja preta, é como se fosse de filme? Em cima e embaixo? Sua VGA tem saida HDMI correto? Faça que nem eu, teste o monitor com outro aparelho que tenha saida HDMI ai você ver, se o problema é no monitor, ou na saida da VGA.

PS: Minha vga é uma GTS 250. :P

Espero ter ajudado, abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu quis dizer que quem configurou a placa (ATI) deve entender mais sobre seus produtos que nós (consumidores) e sabem qual temperatura ideal para a VGA trabalhar.

A temperatura ideal é a mais baixa possível... ;)

As placas vêm com a rotação baixa pra não ficar barulhento, pois muitas pessoas hoje se preocupam mais com o barulho do que com a performance.

Por isso mesmo, disponibilizam meios de aumentar tanto os clocks quanto a rotação dos fans em seus próprios programas, para quem prefere a performance. :rolleyes:

porque potente a placa já é. Pra um usuário comum, um placa potente e que é silenciosa é bem mais atrativa que uma potente que faz barulho.

Não estou falando que nós sabemos mais que os caras criadores da placa, mas eles não estão nem aí se nossas placas batem a casa dos 80ºC, o que é muito quente. Até porque a placa de vídeo deve aguentar uns 100ºC (não que ela deva atingir essa temperatura...)

Pra mim, uma temperatura aceitável seria de 70º pra baixo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura ideal é a mais baixa possível... ;)

As placas vêm com a rotação baixa pra não ficar barulhento, pois muitas pessoas hoje se preocupam mais com o barulho do que com a performance.

Por isso mesmo, disponibilizam meios de aumentar tanto os clocks quanto a rotação dos fans em seus próprios programas, para quem prefere a performance. :rolleyes:

porque potente a placa já é. Pra um usuário comum, um placa potente e que é silenciosa é bem mais atrativa que uma potente que faz barulho.

Não estou falando que nós sabemos mais que os caras criadores da placa, mas eles não estão nem aí se nossas placas batem a casa dos 80ºC, o que é muito quente. Até porque a placa de vídeo deve aguentar uns 100ºC (não que ela deva atingir essa temperatura...)

Pra mim, uma temperatura aceitável seria de 70º pra baixo...

Também acho. E além do mais, se os desenvolvedores da ATI criaram uma forma de customizar o uso da fan através do Catalyst é porque eles imaginam que as temperaturas da placa podem alterar de um sistema para o outro considerando a temperatura ambiente, a ventilação do gabinete, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tinha um mesmo problema digamos parecido com o teu... No meu caso, era pontos vermelhos contornando a imagem depois de um tempo, usei varios cabos HDMI, tanto de marca (samsung, sony e outras) como genericos. Eu testei o monitor ligado no cabo HDMI direto em um DVD, e pegou tranquilo. Alias, eu uso um adaptador DVI-HDMI e acho que seja isso.

No seu caso, a tarja preta, é como se fosse de filme? Em cima e embaixo? Sua VGA tem saida HDMI correto? Faça que nem eu, teste o monitor com outro aparelho que tenha saida HDMI ai você ver, se o problema é no monitor, ou na saida da VGA.

PS: Minha vga é uma GTS 250. :P

Espero ter ajudado, abraços

Então, não tenho outra mídia com hdmi para testar no momento

Testei 3 cabos, são iguais, mas acredito que se fosse defeito nem funcionaria, e a tela da full screen em outras resoluções

Mas em 1920x1080 fica com tarjas pretas nas duas laterais, em cima e embaixo, além de uma imagem ruim

A placa de vídeo tem saída hdmi, estou ligando direto hdmi/hdmi, em full hd, não entendo o porque do erro

Será que instalando o forte manager do monitor arrumo isso, ou alguma coisa no catalyst?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho. E além do mais, se os desenvolvedores da ATI criaram uma forma de customizar o uso da fan através do Catalyst é porque eles imaginam que as temperaturas da placa podem alterar de um sistema para o outro considerando a temperatura ambiente, a ventilação do gabinete, etc.

Mas o fan automatico é de acordo com a temperatura da placa, nao por qualquer outro fator.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o fan automatico é de acordo com a temperatura da placa, nao por qualquer outro fator.

cara eu pensei isso também.. mas é como disseram ja... é só pra ela ficar mais silenciosa.... se voce quiser aumentar a velocidade da fan pra abaixar a temperatura (durante stress).. é recomendado...

na minha opinião o mais perigoso que pode acontecer é a placa queimar.. voce vai querer mesmo sua placa com 50% da fan rodando.. e em 80°~90° ou até 100° só pra confiar na ATI? melhor seria utilizar toda a potencia da fan afinal foi pra isso que ela foi feita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, não tenho outra mídia com hdmi para testar no momento

Testei 3 cabos, são iguais, mas acredito que se fosse defeito nem funcionaria, e a tela da full screen em outras resoluções

Mas em 1920x1080 fica com tarjas pretas nas duas laterais, em cima e embaixo, além de uma imagem ruim

A placa de vídeo tem saída hdmi, estou ligando direto hdmi/hdmi, em full hd, não entendo o porque do erro

Será que instalando o forte manager do monitor arrumo isso, ou alguma coisa no catalyst?

Isso ta estranho parçeiro, faça o seguinte, tem como postar umas imagens pra gente? Assim ficaria mais fácil... E outra, ta em qual resolução da cor, 16 ou 32 bits?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ta estranho parçeiro, faça o seguinte, tem como postar umas imagens pra gente? Assim ficaria mais fácil... E outra, ta em qual resolução da cor, 16 ou 32 bits?

Abraços

Olha, descobri em outro site que precisava de ajuste pelo catalyst, numa opção bem escondida, para ajustar o overscan(acho)

Fiz isso e deu certo, ficou fullscreen e sem imperfeições

Só que a tela está muito escura, parece q no final das contas a imagem ficou um pouco abaixo do que a dvi, minha impressão

Não acho que seja um problema de hardware, pois liguei dps o pc na minha panasonic p42x10b, ficou na resolução nativa 1280x720, só precisou de um ajuste de overscan, mas confesso que ficou um pouco cerrilhado, mas acredito ser algum ajuste que eu não tenha feito

Dps posto as imagens

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma dúvida sobre gasto de energia. O que influi no consumo é a frequência ou a atividade?

Eu gosto de jogar MMORPGs depois dos FPS para variar, mas esses jogos online costumam ser bem leves e mesmo assim a placa fica em sua frequência máxima, mas com atividade entre 0 e 15% apenas, e isso na resolução máxima.

Quero saber se com a frequência 725/1000 e com atividade 10% gasta mais que com frequência fixada menor e atividade maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu tenho uma dúvida sobre gasto de energia. O que influi no consumo é a frequência ou a atividade?

Eu gosto de jogar MMORPGs depois dos FPS para variar, mas esses jogos online costumam ser bem leves e mesmo assim a placa fica em sua frequência máxima, mas com atividade entre 0 e 15% apenas, e isso na resolução máxima.

Quero saber se com a frequência 725/1000 e com atividade 10% gasta mais que com frequência fixada menor e atividade maior.

Ambos..

http://forum.clubedohardware.com.br/distincao-entre-tdp/759620

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ae pessoal, to com um problema aqui, instalei o driver 10,3 na minha 5850, so que agra o windows nao deixa mudar a resoluçao de jeito nenhum, nao sei o que ta acontecendo, pensei que fosse o CCC ai instalei so o driver mesmo mas também ele deixa desabilitado a mudança de resoluçao, alguem ai sabe o que e?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, para os usuários que estão tendo problemas, talvez, uma situação que ocorreu comigo ontem pode ter relação de grande importância com grande maioria dos erros:

Bem, ontem, fui com um camarada ( O mesmo que trouxe a minha HD5850 dos EUA ) instalar seu novo kit em sua máquina, o kit novo, que chegou também dos EUA, é o G.Skill Ripjaws Series F3 ( ESSE ). O que ocorreu foi que, após retirar o módulo Kingston que ele usava enquanto o Kit não chegava, ligamos a máquina e até aí tudo bem e não reinstalei o OS pois não vi necessidade. Certo, conferi no Everest e no Gerenciador de dispositivos se o sistema havia reconhecido os 4GB, tudo certo. Após isso tudo, resolvi abrir o Mass Effect 2 para vêr se houve ganho de desempenho com os novos módulos. Por sorte, houve, embora pequeno, já estava de bom tamanho ( Ganho de 6 à 9fps ). Joguei durante uns 10 minutos o ínicio e pronto, me apareceu uma tela cinza que logo depois, voltou ao normal. "Tá, deve ser algum problema do jogo" - Pensei. Depois de algum tempo, tela cinza com várias listras verdes, telas que nunca tinham aparecido antes começaram a aparecer? Desliguei imediatamente e já deduzi que poderia ser as memórias e com isso, troquei ambas de posição, mas mantive o mesmo slot Dual-Channel. O erro continuou, certo, troquei novamente os módulos, mas agora, no outro slot Dual-Channel, o erro se manteve. Resolvi, então, testar novamente o módulo Kingston de 2GB apenas: o erro se foi. Com isso, testei novamente a G.Skill, mas só com um módulo: Nada de erro, e, colocando o outro módulo, o erro volta, mas se não colocá-los em Dual Channel, o erro não continua.

Talvez, essa seja, dentre muitas soluções, mais uma de se resolver alguns problemas, mas eu achei estranho que, com a minha HD5850, as minhas Corsair estão em Dual Channel e eu não tenho problemas. Bem, quem quiser, pode tentar isso. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vê se na Bios ta configurado pra Dual Channel.

Pode ser que um dos slots tenha queimado...

Sim, está configurado para trabalhar em Dual Channel, foi uma das primeiras coisas que fiz após perceber o problema.

Quanto aos slots, creio que não estejam queimados, pois testei, individualmente, todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fala ae pessoal, to com um problema aqui, instalei o driver 10,3 na minha 5850, so que agra o windows nao deixa mudar a resoluçao de jeito nenhum, nao sei o que ta acontecendo, pensei que fosse o CCC ai instalei so o driver mesmo mas também ele deixa desabilitado a mudança de resoluçao, alguem ai sabe o que e?

Aqui consigo mudar a resolução com o 10.3 Preview(Parece que tem dois 10.3), baxei do próprio fórum da ATI(aqui).

Aliás, alguém mais baixou esse driver? Prometia ganhos de desempenho, e parece que aumentou meus FPS no Crysis, acho que subiu entre 5~10FPS.

Alguém mais testou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, está configurado para trabalhar em Dual Channel, foi uma das primeiras coisas que fiz após perceber o problema.

Quanto aos slots, creio que não estejam queimados, pois testei, individualmente, todos.

você testou todos os módulos de memória em todos os slots?

E não tá funcionando em Dual Channel?

Colocando nos slots sem ser em dual funciona? Que estranho...

Essa placa dele tem a função MemOK da Asus? Se tiver, ativa essa função que pode resolver o problema.

Tem certeza que essa memória não é triple channel? rsrsrs... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você testou todos os módulos de memória em todos os slots?

E não tá funcionando em Dual Channel?

Colocando nos slots sem ser em dual funciona? Que estranho...

Essa placa dele tem a função MemOK da Asus? Se tiver, ativa essa função que pode resolver o problema.

Tem certeza que essa memória não é triple channel? rsrsrs... :D

É o seguinte Xineis, os módulos estão funcionando em Dual Channel normalmente, sem problemas, mas é abrir qualquer jogo ( Testei ME2 e BF2 ), a HD5850 trabalha por um certo tempo e logo após, começa apresentar problemas ( No caso, telas cinzas sozinhas e com listras verdes, mas logo depois de um tempo, volta ao normal, não sendo necessário o BOOT ).

Quanto ao MemOK, eu já testei, já que a placa dele é uma P7P55D PRO e o MemOK não apresentou nenhum problema/conflito. Para desencargo de consciência, também utilizei o MemTest!, tudo ok, sem nenhum problema e por isso, creio que a HD5850 ( Pode ser Drivers primários também ) tenha algum problema em trabalhar em Dual Channel com DDR3 ( Ainda não tive a oportunidade de testar a minha HD5850 na máquina dele, talvez, como ambas não foram compradas juntas, a minha possa não apresentar problemas, se o problema for físico, pois a minha, creio eu, foi uma das primeiras, já que, foi comprada bem logo depois do lançamento, coisa de um mês, um mês e meio ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!