Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 5850 - Desempenho em jogos


Evandro

Posts recomendados

Driver sweerp driver cleaner, driver fusion... já fiz tudo isso em modo de segurança, tanto que quando desisntalo o driver q stou utilizando, ele reconhece no gerenciador de dispositivos como "Standard VGA adapter", ou seja, nao possui nem um driver... e é HD 5850 é ATI minha placa, a Nvidia era a antiga...

Agora estou testando os drivers 11 em diante... parecem ser os melhores.. o 11.12 "o driver da ATI parou de responder e reiniciou com sucesso"... estou testando agora o 11.11, executei o programa OCCT, para estressar a placa de video e até agora esta rodando, vamos testar agora no BF3...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Formatei, instalei o driver do chipset, e percebi de arrancada já q mesmo mexendo sem o driver da placa de video, o computador esta dando umas travadas, a tela fica congelada por aluns segundos, uns 20-30segs, depois retorna a atividade. Pensei que era porque estava sem driver, instalei o 13.4 e adivinha? "O driver ATI nao esta respondendo e se recuperou"... mesma coisa, estou começando a acreditar q a placa esta defeituosa, mas, antes de eu instalar ela nessa pc, ela estava rodando super bem em outro, usando photoshop e td mais... pode ser q ela nao era exigida como esta sendo agora... mas dar problema com a navegaçao já é demais... vou continuar testando mais alguns drivers, vou deixando o resultado por aqui. Obrigado por enquanto

Ajetei o "travamento", mas o problema com driver persiste.. estou já no 11.8 e continuo recebendo erro q o driver parou de responder... gostaria de saber se tem alguma atualização pro firmware dessa placa, de repente assim ela funcione. Eu instalei um firmware esses dias de uma placa de video igual, mas outra marca, nem ligou o monitor... ainda bem que tinha feito um backup do ROM antigo, tive q instalar duas placas de videos ATI para poder recuperar a que estraguei...

Vamos passando por todos os drivers...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não creio que ela esteja sendo exigida mais agora do que antes, se nem driver ainda tinha instalado e já estava dando problema.

Retire a VGA do PC e passe uma borracha branca escolar nos contatos da mesma, afim de remover possíveis impurezas. Aproveite que ela estará fora do PC e faça uma inspeção visual na mesma, veja se não tem nada arranhado, fora do lugar ou faltando na VGA;

Atualize o bios da placa-mãe;

Teste o seu PC com um pente de memória por vez e em slots alternados;

Teste o sistema com outra fonte de qualidade;

Teste sua nova VGA em outro PC;

Teste novamente outra VGA no seu PC;

Caso queira atualizar o bios da VGA, aqui você encontra um bom acervo deles, mas cuidado. Instale o bios do seu fabricante e modelo exato: http://www.techpowerup.com/vgabios/index.php?page=1&architecture=&manufacturer=&model=&interface=&memSize=0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualize o bios da placa-mãe; Atualizada

Teste o seu PC com um pente de memória por vez e em slots alternados; Testado

Teste o sistema com outra fonte de qualidade; A minha fonte é de qualidade

Teste sua nova VGA em outro PC; funcionava perfeitamente antes

Teste novamente outra VGA no seu PC; funcionava perfeitamente antes

Testei com outras BIOS, mesmo erro, acho q a placa se foi... vou ver q q eu posso fazer... mt obrigado diego pela sua preocupação.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A minha fonte é de qualidade

Sim, por isso disse, outra fonte de qualidade, pois a sua pode estar com defeito. ;)

funcionava perfeitamente antes

Quem garante que ainda funciona? Faça os testes, afinal, o sistema não está funcionando mesmo e temos que considerar todas as possibilidades.

mt obrigado diego pela sua preocupação.

Uma mão lava a outra, meu caro. Já fui ajudado e já aprendi bastante coisa aqui no fórum por intermédio de outros membros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao que foi falado sobre o Driver Sweeper e o Driver Cleaner não adiantar em deltar os vestígios de drivers, estou notando isso comigo já faz algum tempo. Antes, toda vez que eu instalava um driver, o Catalyst mostrava um sinal verde, dizendo que tudo estava bem, mas agora, mostra um sinal amarelo, mas não vejo nenhum relato de erro na lista que surge, após a instalação do driver. A placa funciona normalmente, sem travar, mas desconfio que as temperaturas aumentaram, se bem que isso pode se dar pela idade da placa, pois já tenho ela faz 2 anos. Os programas parecem não conseguir deletar os vestigios de drivers. Eu me baseio mais no Driver Sweeper, pois antes, eu conseguia ver no relatório de análise que os arquivos eram deletados, mas agora, eles continuam lá, mesmo quando eu deleto eles em modo de segurança. Fico me perguntando até que ponto isso possa estar influenciando no desempenho da minha TV Monitor Samsung T27B350, pois não sei se tem a ver com os 60 Hz e 5ms de tempo de resposta, mas noto uns rastros até mesmo na navegação pela internet que não tinha antes no meu antigo LG Flatron de 15 polegadas. Já instalei o Catalyst 13.4 e continua a mesma coisa. É quase como se eu fosse rolar a barra das páginas da internet e ela rolasse lentamente, quando a gente ainda não instalou o driver da placa de video. Não chega a ser no mesmo nível, mas é algo que é de se notar, que não era assim antes no monitor antigo, sendo antes bem mais fluído do que agora. Nos jogos, roda normal, mas com leves rastros, o tal do efeito fantasma. E jogando Witcher 2, a imagem está estranhíssima, meio granulada e com a cor meio borrada. E noto granulado até mesmo vendo video em 1080p no Youtube, já que o monitor é FullHD e não deveria estar assim. Mas testei alguns animes em 1080p e rodam muito bem.

Estou postando mais isso por ficar imaginando se seria problema de vestígio de driver, seja do monitor antigo ou da minha placa de video que estejam causando tais problemas, pois apesar de estar praticável o uso da TV pra usar o PC, eu achava que poderia estar melhor. De repente, TV pra PC seja problemático, mesmo, diferente de usar pra ver TV, propriamente dita, sendo apropriado um monitor específico pra PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

100% de certeza de remoção de drivers antigos, só com a boa e velha formatação.

Você não deveria ter problemas com a TV. Verifique todas as opções do Catalyst e vá testando. Verifique também o menu da sua TV. Algumas TVs tem algo como um "modo PC" no menu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, por isso disse, outra fonte de qualidade, pois a sua pode estar com defeito. ;)

Quem garante que ainda funciona? Faça os testes, afinal, o sistema não está funcionando mesmo e temos que considerar todas as possibilidades.

Uma mão lava a outra, meu caro. Já fui ajudado e já aprendi bastante coisa aqui no fórum por intermédio de outros membros.

A fonte esta 100% e a VGA também! Testei em outro pc, com a minha fonte! Usei o FurMark durtante 15 min, ela atingiu 87 graus na maior parte do tempo e nao apresentou nenhum problema! E agora? Memória e processador? Placa mãe? Testarei agora com outro processador, estou rezando para q nao seja processador... até porque comprei esses dias e paguei caro hehe. memoria até pode ser porque é barata... vou aos testes!

Ajustei 0 overclock e coloquei os valores para as memorias manualmente, teste o funmark durante 15 min, deu tudo certo, nao tenho mais erros no chrome... só q agora estou tento BSOD erro 0x00000119... andei pesquisando e percebi que tem a ver com a placa de video e seus devidos drivers... testarei outros drivers.. e tb como um pente de memoria somente...

TUDO FUNCIONANDO! Acertei os valores da memória na BIOS!! Nao deixei mais em AUTO! Esta 100%, joguei BF3 durante 2 horas seguidas e nem um problema a reportar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

100% de certeza de remoção de drivers antigos, só com a boa e velha formatação.

Você não deveria ter problemas com a TV. Verifique todas as opções do Catalyst e vá testando. Verifique também o menu da sua TV. Algumas TVs tem algo como um "modo PC" no menu.

O problema é que essa opção "modo PC" ficou desabilitada na minha TV já tem algum tempo, e eu não sei como restaurar essa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá colega.

Segundo as regras do setor, ao postar uma dúvida, o usuário deve informar a configuração completa do PC, afim de facilitar a análise dos colegas que se dispuserem a ajudar. Lhe convido a ler as regras gerais, bem como as regras locais dos setores onde pretende postar.

Ficamos no aguardo.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Buenas,

Antes de mais nada, procurei em vários locais e não achei o lugar mais correto para solicitar ajuda, já dei olhada em diversos tópicos da TV e da minha placa de vídeo, e não achei ninguem relatando problema similar.

Recentemente adquiri uma tv led da LG, modelo 42" (42LA6200), com várias funções e tal.

Pluguei a mesma via HDMI em meu pc (especificações abaixo), e deixei a configuração da tv como monitor extended (via Catalyst 13.4).

Porém, ela fica dando falhas em uma faixa horizontal que se alterna na tv (em outras palavras: há uma falha de vídeo que se inicia em uma faixa horizontal na tv [2nd monitor] em boa parte do tempo). Como se fosse uma faixa de erro.

Com isso fiz alguns testes:

-> Troca de cabo hdmi: testei 2 cabos, ambos o mesmo problema;

-> Troca de computador: testei com um notebook os mesmos cabos hdmi e não ficou com a faixa de erro.

-> Quando troca o monitor primário (atualmente o monitor do pc LG 23,5" modelo W2353) para a TV lg 42la6200, o erro da faixa que fica falhando e tremendo a imagem passa para o monitor, e deixa a tv com imagem intacta.

-> Outro problema: está setado no pc para 1920x1080 com 60hz, rodando fullscreen, na tv está setado para 1080p, contudo a resolução na tv (apenas do sinal do pc) fica com uma faixa preta ao redor da imagem (como se não estivesse em 1920).

-> Formatei o computador hoje e reinstalei os drivers de video, codecs, etc. O erro persiste.

-> Tentei atualizar a TV e não há atualizações disponíveis. (atual firmware da tv: 03.03.09).

Hipóteses:

Estou achando que pode ser falha na saída HDMI da minha placa de vídeo, tem sentido?

Má configuração de vídeo, será?

Agradeço o auxílio.

Específicações:

Processador: Core2duo E8400 @3.0ghz

Placa-mãe: Asus P5q-e

Memória: Markvision DDR2 4GB @800

HD: WD 2tb

Fonte: Corsair 550w reais

Sistema Operacional: Win7 Pro.

Driver utilizado: ATI Cataclyst 13.4

Modelo EXATO da placa de vídeo: HD5850

TV Led: LG 42LA6200

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-> Outro problema: está setado no pc para 1920x1080 com 60hz, rodando fullscreen, na tv está setado para 1080p, contudo a resolução na tv (apenas do sinal do pc) fica com uma faixa preta ao redor da imagem (como se não estivesse em 1920).

Atualizando: Isso aqui resolvi com o CCC na opção de Scaling, tava com Underscan ligado.. resolvido.

Porém, os erros na imagem ainda continuam no monitor secundário. Alguma ideia do que possa ser?

Pelo que andei notando melhor é como se a imagem duplicasse/triplicasse por cima da imagem original.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Pessoal, eu comprei uma TV Samsung Smart F5500 de 32 polegadas. Estou gostando dela, mas o motion judder ainda me persegue, mesmo que não seja algo tão perceptível assim, porém, é algo chato, pelo menos pra mim. Acontece que tem uma opção de anti-tremulação, que eu acredito que seja o Clear Motion Rate, onde a frequência da TV sobe pros 120Hz. Só que ela está desabilitada, e eu creio que isso se dê pela minha placa de vídeo. Eu pesquisei na net e parece que a série 5800 não tem suporte a frequências maiores que 85 Hz, e ainda se for em resoluções que não sejam 16:9. Só que essas notícias datam de 2011. Será que já lançaram drivers que dão compatibilidade da série 5800 com TVs de frequências maiores? Engraçado que as séries 4800 e 3800 têm compatibilidade com frequências altas, mas a série 5800 não tem.

 

Ah! Eu uso o Catalyst 13.4. Não é tão antigo. Será que no mais atual há compatibilidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu comprei uma TV Samsung Smart F5500 de 32 polegadas. Estou gostando dela, mas o motion judder ainda me persegue, mesmo que não seja algo tão perceptível assim, porém, é algo chato, pelo menos pra mim. Acontece que tem uma opção de anti-tremulação, que eu acredito que seja o Clear Motion Rate, onde a frequência da TV sobe pros 120Hz. Só que ela está desabilitada, e eu creio que isso se dê pela minha placa de vídeo. Eu pesquisei na net e parece que a série 5800 não tem suporte a frequências maiores que 85 Hz, e ainda se for em resoluções que não sejam 16:9. Só que essas notícias datam de 2011. Será que já lançaram drivers que dão compatibilidade da série 5800 com TVs de frequências maiores? Engraçado que as séries 4800 e 3800 têm compatibilidade com frequências altas, mas a série 5800 não tem.

 

Ah! Eu uso o Catalyst 13.4. Não é tão antigo. Será que no mais atual há compatibilidade?

 

Cara, eu tenho essa placa há 4 anos (recentemente deu um problema na ventoinha e ela tá "aposentada" no momento) e sempre a usei com um monitor Samsung 2233RZ de 22 polegadas e 120Hz. Nunca tive nenhum problema. Lembro de jogar Devil May Cry 4, F.E.A.R. e outros jogos com tudo no máximo e 120FPS bombando na tela e sem nenhum problema na imagem, desde 2010 nas versões mais antigas do Catalyst.

Talvez seja algo a ver com as funcionalidades do modelo da tua TV, mas aí eu não saberia dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tenho essa placa há 4 anos (recentemente deu um problema na ventoinha e ela tá "aposentada" no momento) e sempre a usei com um monitor Samsung 2233RZ de 22 polegadas e 120Hz. Nunca tive nenhum problema. Lembro de jogar Devil May Cry 4, F.E.A.R. e outros jogos com tudo no máximo e 120FPS bombando na tela e sem nenhum problema na imagem, desde 2010 nas versões mais antigas do Catalyst.

Talvez seja algo a ver com as funcionalidades do modelo da tua TV, mas aí eu não saberia dizer.

 

Engraçado, pois tinha lido na net dessa incompatibilidade das 5xxx com frequências maiores que 85Hz, além do que a minha TV tem o tal do Clear Motion Rate, pra operar a 120Hz, mas a opção não fica habilitada. Se mesmo com drivers antigos você conseguia utilizar essa frequência, então tem alguma configuração que eu deva fazer aqui, direto no Catalyst, pra ver se habilita a opção na TV?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado, pois tinha lido na net dessa incompatibilidade das 5xxx com frequências maiores que 85Hz, além do que a minha TV tem o tal do Clear Motion Rate, pra operar a 120Hz, mas a opção não fica habilitada. Se mesmo com drivers antigos você conseguia utilizar essa frequência, então tem alguma configuração que eu deva fazer aqui, direto no Catalyst, pra ver se habilita a opção na TV?

 

Bom, tô beeem desatualizado nesses assuntos rs. Minha suspeita é que TVs 120Hz tenham propriedades que diferem de um monitor 120Hz pra PC, feito especialmente pensando em jogos em 3D e extreme gaming. Eu daria uma olhada no manual pra ver que opções na sua TV podem ser alteradas ou desativadas pra tentar resolver o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!