Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

As instruções FMA3 (Intel) / FMA4 (AMD) existentes no AVX poderão ser úteis para o codec x264. Mas isso dependerá de quão rápidas sejam, e também se houver retrocompatibilidade delas com o SSE.

Quanto ao Bulldozer, ainda que tenha unidades extras de números inteiros, o SIMD foi colocado nas unidades de ponto flutuante. Então não deverá influenciar encode.

Bem, a próxima geração de processadores parece que aumentará a velocidade de encode, mas nada muito impactante.

Postado

O Fudzilla só pode estar de brincadeira...:mad:

AMD Llano to have a hard time fighting Sandy Bridge

http://www.fudzilla.com/processor.../amds-llano-to-have-a-hard-time-fighting-sandy-bridge

Tem momentos que eles soltam cada pérola...(_(

Claro que eu até imagino que o Llano irá ter menos desempenho de CPU que o SB, mas está meio cedo para fazer qualquer estimativa sobre desempenho.

Postado

@Child of Sin: eles removeram a matéria.

@ThiagoCLK: AH, certo. Faz o total sentido cada núcleo ser compatível com o todo.

Então, o mais provável é uma proposta como a que a AMD fez para o xbox novo (http://www.guiadohardware.net/static/20100825/x360soc-thumb-640xauto-15936.png) ou seria algo novo e mais integrado à nova arquitetura? Ou é cedo demais para saber?

• Membro VIP
Postado
se me permitem...

como DIABOS ele conseguiu identificar aquilo tudo???

Os detalhes foram passados na hotchips, não ?

O Fudzilla só pode estar de brincadeira...:mad:

AMD Llano to have a hard time fighting Sandy Bridge

http://www.fudzilla.com/processor.../amds-llano-to-have-a-hard-time-fighting-sandy-bridge

Tem momentos que eles soltam cada pérola...(_(

Claro que eu até imagino que o Llano irá ter menos desempenho de CPU que o SB, mas está meio cedo para fazer qualquer estimativa sobre desempenho.

Dá pra chutar. O Sandy já foi pretestado pelo Anand e "sabemos" que o Llano será como um Athlon II X4, agora, sem saber clocks finais dos dois, preço e consumo, fica difícil se preciso no bicudo..

Postado
Os detalhes foram passados na hotchips, não ?

Dá pra chutar. O Sandy já foi pretestado pelo Anand e "sabemos" que o Llano será como um Athlon II X4, agora, sem saber clocks finais dos dois, preço e consumo, fica difícil se preciso no bicudo..

Um tanto quanto "invador" se me permitem a ironia...

Lançar uma nova linha de processadores, que o socket físico em si é o mesmo, e que seguirá a linha dos Athlon II?!

Meio estranho~*

O que deveria ser feito é manter os phenoms da vida com seus am3, lançar os bd fodásticos e depois sairem aquelas linhas mais de entrada.

Alguém por acaso sabe se a intel ou a amd já planejam algo referente a suporte de RAMs DDR5?

Seria realmente fantástico ver isso em 2011/12 :rolleyes:

Postado

COMO, se a DDR4 foi adiada pra... 2013??

A matéria não foi retirada:

http://www.fudzilla.com/processors/processors/processors/amds-llano-to-have-a-hard-time-fighting-sandy-bridge

E, além disto, especulação lá, especulação cá:

http://www.fudzilla.com/processors/processors/processors/amds-bobcat-to-be-real-competition-to-atom

Ou seja, por mais que eu discorde da premissa deles de que o gráfico do sandy (razoável) seja suficiente combinado com a cpu mais forte, sou obrigado a desconfiar que eles estão usando o mesmo parâmetro em todas as análises deles.

Pra mim: o gráfico do llano tem que ser muito mais forte que o do bobcat. o bobcat é que vai ser pra jogatina leve eventual, e BD-player fullHD.o llano também vai ser BD-player, mas vai ser pra jogatina mais fortinha, com mais espinafre, e não acredito ainda no SB alcançando ele nesse quesito

Postado

O que eu acho realmente estranho é VGAs usando DDR5 a torto direito, e processadores/mobos suportando apenas DDR3 até hoje...

Não seria um processo tão mais caro assim, tendo em vista que há muitas VGA's hoje em dia por 400 reais que utilizam memórias DDR5 com capacidade de 1GB ou mais...

O FSB dos processadores, por mais que estejam trabalhando em novos, ainda não suportariam tal memória? :confused:

Postado

Vire algumas páginas pra trás... não existe ainda sequer DDR4. GDDR e DDR seguem especificações independentes (se eu não estiver extrapolando demais a explicação), e portanto a existência de GDDR5 não implica em existência de DDR maior do que 3.

Postado

Até onde li, as memórias ddr5 sendo usadas em VGAs são basicamente memórias DDR3 só que possuem um acesso muito mais rápido, parece que o TOE é de 60~80% mais veloz, sendo assim o wait do processador(seja gráfico ou não) cai quase pela metade.

Postado

Se a gpu do Llano não for no mínimo 50% superior ao do SB vai ser soda.

Agora eu acho estranho o Llano vir como um "K10.6" já que o bobcat virá com núcleo BD

edit: "They have one good thing going for them and it's called Bobcat," galera do fudzilla já descartou o Llano O.o

• Membro VIP
Postado
Um tanto quanto "invador" se me permitem a ironia...

Lançar uma nova linha de processadores, que o socket físico em si é o mesmo, e que seguirá a linha dos Athlon II?!

Meio estranho~*

O que deveria ser feito é manter os phenoms da vida com seus am3, lançar os bd fodásticos e depois sairem aquelas linhas mais de entrada.

Alguém por acaso sabe se a intel ou a amd já planejam algo referente a suporte de RAMs DDR5?

Seria realmente fantástico ver isso em 2011/12 :rolleyes:

Peraí, acho que você se afogou na sopa da mônica com essa tonelada de nomes e chips. (acho que todo mundo aqui já fez iso, tanto pra este tópico quanto pro tópico da Sandy..)

O Llano provavelmente terá outro socket. Ele pode ter núcleo semelhante ao do Athlon II X4, mas ele carrega nas costas uma placa de vídeo e isso pede alguns pinos, coisa que não sei se o AM3 tem sobrando pra este fim, e se também será interessante a compatibilidade pois sempre tem um taioba pra colocar o processador em placa-mãe incompatível, fazer um tostex de silício e depois ter a cara de pau cretina de falar que o fabricante é um lixo.

O Llano seguirá o mesmo rumo de processador mas, tem a placa de vídeo, e eu não sei o que a AMD vai aprontar na programação disso, o que pode dar uma bela vantagem em alguns pontos pro Llano frente ao Sandy, e também temos que considerar os clocks, TDP e preços. Em TDP minha bola de cristal fala que a Intel ficará na frente, especialmente com um chip gráfico da Intel, em preço, Llano como melhor compra e os clocks ficam obscurecidos pelo lado negro da força, mas 2.6 GHz não será o mais forte, segundo os universitários. :D

Se a gpu do Llano não for no mínimo 50% superior ao do SB vai ser soda.

Agora eu acho estranho o Llano vir como um "K10.6" já que o bobcat virá com núcleo BD

edit: "They have one good thing going for them and it's called Bobcat' date='" galera do fudzilla já descartou o Llano O.o[/quote']

Só a GPU deverá ser mais que isso, aproveitando a viajada, meu chute é pra 100 ou mais, são 400 SPs.

O Bobcat tem núcleo BD ? Não tive tempo pra ler, achei que fosse outro núcleo de K10, mas bem depenado.

Postado
Só a GPU deverá ser mais que isso, aproveitando a viajada, meu chute é pra 100 ou mais, são 400 SPs.

O Bobcat tem núcleo BD ? Não tive tempo pra ler, achei que fosse outro núcleo de K10, mas bem depenado.

sim, por isso disse no mínimo :lol:

e sim, o bobcat terá um núcleo BDZ. Ou então eu troquei as bolas assim? :huh:

Postado
sim' date=' por isso disse no mínimo :lol:

e sim, o bobcat terá um núcleo BDZ. Ou então eu troquei as bolas assim? :huh:[/quote']

Bobcat está mais para irmão menor do bulldozer e primo distante do K10...

Postado
Bobcat está mais para irmão menor do bulldozer e primo distante do K10...

mas o núcleo dele é baseado no BDZ, diferente do Llano que é no K10/8

Postado

mas que confuseba de processadores, huahuahua

valeu Evandro, deu uma esclarecida agora...

Mas mesmo assim, ainda não entendo por que não investem mais em compatibilidade com as memórias ddr5, pois na verdade, o que eu li é que os buffers de saída são melhores que as ddr3, fazendo com que o acesso aos barramento seja mais rápido, e não ao endereçamento de dados em si.

Tá meio ilógico bater na mesma tecla de DDR3 por 4 anos, se a DDR5 já está aí faz mais de 1 ano na nossa cara.

• Membro VIP
Postado
mas que confuseba de processadores, huahuahua

valeu Evandro, deu uma esclarecida agora...

Mas mesmo assim, ainda não entendo por que não investem mais em compatibilidade com as memórias ddr5, pois na verdade, o que eu li é que os buffers de saída são melhores que as ddr3, fazendo com que o acesso aos barramento seja mais rápido, e não ao endereçamento de dados em si.

Tá meio ilógico bater na mesma tecla de DDR3 por 4 anos, se a DDR5 já está aí faz mais de 1 ano na nossa cara.

Amigo, eles não fazem isso porque as memórias DDR5 vão demorar MUITO pra chegar ao mercado, a DDR4 foi adiada pra 2013 como bem lembrou o Johannesrs, a DDR5 deve ir lá pra 2017, e olhe lá.

Postado
mas o núcleo dele é baseado no BDZ' date=' diferente do Llano que é no K10/8[/quote']

Em outras palavras é mais ou menos o que eu disse. É um primo muito distante do K10. Irmão menor do BDZ.

Postado
se me permitem...

como DIABOS ele conseguiu identificar aquilo tudo???

Eu não confio totalmente nas impressões dele, mas ele provavelmente apenas pegou essa figura e comparou com a foto da pastilha em busca de algum lugar que batesse com ela. Como é uma foto da última metalização, a coisa fica mais complicada que o normal, mas nem tão mais complicada assim...

@ThiagoCLK: AH, certo. Faz o total sentido cada núcleo ser compatível com o todo.

Então, o mais provável é uma proposta como a que a AMD fez para o xbox novo (http://www.guiadohardware.net/static/20100825/x360soc-thumb-640xauto-15936.png) ou seria algo novo e mais integrado à nova arquitetura? Ou é cedo demais para saber?

Por enquanto o mais provável é algo similar a Llano/Bobcat/XBOX360... GPU em um lado, núcleos do outro e comunicação via XBAR ou L3, com núcleos idênticos uns aos outros.

Mas a tendência é que no futuro os núcleos sejam diferentes... todos os núcleos x86 provavelmente suportarão a arquitetura inteira ou a maior parte (com FP, x86-64, etc), mas alguns deles sendo mais rápidos e maiores, outros mais lentos mas em maior número para aplicações paralelas, ou algo do tipo.

Eu não sabia que dava pra ganhar dinheiro combinando o óbvio com bobagem... vou aproveitar.

Convenhamos, o Fuad já deu o que tinha que dar há muito tempo. Não existe uma informação nova nos dois artigos. A GPU do SB está por enquanto no nível de uma HD5450 nos jogos testados, então podemos esperar que ela esteja no mesmo nível da GPU do Ontario, não do Llano.

Pra mim: o gráfico do llano tem que ser muito mais forte que o do bobcat. o bobcat é que vai ser pra jogatina leve eventual, e BD-player fullHD.o llano também vai ser BD-player, mas vai ser pra jogatina mais fortinha, com mais espinafre, e não acredito ainda no SB alcançando ele nesse quesito

O Llano deve ter performance gráfica várias vezes melhor que a do SB. Ele terá muito mais SPs, para começar (uns 400, segundo a galera)...

O que eu acho realmente estranho é VGAs usando DDR5 a torto direito, e processadores/mobos suportando apenas DDR3 até hoje...

A GDDR5 usada pelas GPUs é completamente diferente da DDR5 que talvez será usada pelas CPUs daqui a mais de meia década...

O Bobcat e o Bulldozer são arquiteturas diferentes.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...