Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vocês esquecem nas suas análises que tem MUITA gente que não faz upgrades em seus micros. Compram, usam até ficar obsoleto, se desfazem de alguma maneira e compram outro. Gente que financia seus micros em 24 vezes, dificilmente pensa em upgrade em menos de 3 anos, e quando chega nesse ponto, já tá quase na hora de trocar tudo mesmo. Sö não sei qual a parcela de pessoas que tá nessa situação, mas aposto que é bem mais do que as que fazem ugrade com frequência.

• Membro VIP
Postado
Vocês esquecem nas suas análises que tem MUITA gente que não faz upgrades em seus micros. Compram, usam até ficar obsoleto, se desfazem de alguma maneira e compram outro. Gente que financia seus micros em 24 vezes, dificilmente pensa em upgrade em menos de 3 anos, e quando chega nesse ponto, já tá quase na hora de trocar tudo mesmo. Sö não sei qual a parcela de pessoas que tá nessa situação, mas aposto que é bem mais do que as que fazem ugrade com frequência.

Na minha análise eu considerei isso sim:

Agora, olhando direito, pode-se ver que o Llano também é uma boa para o mercado OEM, pois é um segmento onde o upgrade é limitado quase da mesma forma que no segmento dos notes... Isso por causa do público alvo dos OEMs (usuários leigos em sua maioria, onde muitos compram o PC sem pensar em fazer upgrades).

Mas na maior parte da discussão, nós estamos questionando as limitações do Llano (no mercado de desktops) para nós, que acompanhamos o mercado de CPUs e GPUs, e não para os leigos...

• Membro VIP
Postado

Com certeza muita gente nao faz upgrade com frequencia, principalmente o usuário doméstico que só quer usar internet, office e messenger. Também nao sei no que afeta para eles, mas já que eles compram micros em 24x em redes populares, compram Pentium alguma coisa, ou core i3, e mais possivelmente, nettops com Atom.

Postado
Há um tempo atrás fiz uma pergunta para saber se valia a pena um E-350 ou E-450 em relação a um Sempron 2300+, soquete A. Acho que não tinha formulado corretamente a pergunta, visto que eu pretendia saber se um Bobcat tinha condições de oferecer desempenho semelhante ou melhor que um Sempron com o benefício de diminuir consumo. Depois disso o Johnny comentou que os Bobcat têm desempenho comparável, clock-a-clock com um Brisbane X2 (K8), ou seja, é superior ao Sempron, com certeza. Se um Sempron soquete A já quebra o galho, um Bobcat E-450 varre o chão com ele.

OBS.: Sempron 2300+, clock 1,66GHz, um núcleo, 256KB de cache L2, processo de 130nm

E-450, clock 1,65GHz, dois núcleos, 1MB de cache L2 (512KB por núcleo), processo de 40nm

"

CPU Performance: Better than Atom, 90% of K8 but Slower than Pentium DC

Desktop IGP Comparison: Faster than Clarkdale

"

Anadtech sobre o BobCat

Postado

Sei que vocês falam muito do H61 ser capado, e isso... Mas vamos nos lembrar que nem todos usam todos os recursos da máquina. Além disso, só vejo o i3 2100 sendo superado pelo X4 955 em tarefas de edição, renderização e virtualização. Claro que quem vai investir em HTPC tem o Llano como opção melhor, mas quem vai investir em placa H61 (H67 anda barato ultimamente) + i3 2100 + HD6770 sai com um desempenho melhor que os texanos.

Postado

Bem o Llano para desks é ótimo no Mercado OEM, pois neste existem pessoas que não fazem upgrade e as vezes nem sabem o que é isso, no máximo só vão trocar algo quando der problema, ou depois de 3 anos ou mais... Exemplo clássico, peguei um PC com Athlon XP na semana passada para consertar, não está dando vídeo e a mobo não possui vídeo onboard, não tive tempo ainda de analisar devido a faculdade, mas provavelmente a VGA AGP queimou ou o slot, a minha cliente quer algo para ela jogar, disse que não vale a pena investir na plataforma, mas ela quer, então provavelmente ela irá pagar caro pro uma VGA AGP ou mais caro pro uma VGA PCI (caso o slot tenha queimado e não a placa). Já para quem faz atualizações constantes ele não é bom, ainda mais para quem for instalar uma VGA off top, neste caso acho que a AMD tinha que desenvolver um Hybrid Crossfire melhor, o qual fosse compatível com placas mais fortes. Exemplo utópico: VGA off (roda o jogo e demais programas 3D) + IGP (calcula a física do jogo para adcionar novos elementos - isso através de algo semelhante ao PhysX ou Havok - que é muito bom por sinal, jogue SWFU 2 e veja o que estou falando) ou VGA off (oda o jogo e demais programas 3D) + IGP (é ativado quando não necessitamos de 3D - ambiente Windows, Linux ou Mac OS, filmes HD, aceleração de browser e demais atividades rotineiras), esse chaveamento economizaria muita energia.

Postado

Concordo. Eu analiso as situações do Llano para nós, que acompanhamos o mercado e queremos extrair cada fração de desempenho que nosso dinheiro pode comprar.

Não sou nenhum "paladino" da Intel ou da AMD. Se o usuário doméstico quer comprar computador em loja de geladeira pra usar o twitter e facebook, que fique à vontade com a compra.

E não acho que o Llano seja melhor opção para HTPC também. O i3 2100 é mais barato, consome menos, esquenta menos e até o Arrendale conseguia rodar filmes em alta definição sem nem de perto deslizar, o Sandy faz isso brincando. No fim, tem placas mãe da Gigabyte com chipset H61 que custam R$200 ~ R$210 e vem com codec de áudio com SNR 108 db e saída HDMI 4.1 / DVI.

Alguém aí vai usar Raid ou overclockar o HTPC?

-

Por fim, não estamos falando de upgrade frequente. Estamos dizendo que qualquer placa mais acima da HD 6750 é o suficiente pra acabar com a vantagem de ter o HybridCrossfire, sobrando pra quem aposta nisso um... Athlon II. Não me parece nada absurda a ideia ter uma placa de R$300 num computador que pensa em jogos. Nesse caso o Llano se encaixaria bem após uma baixa nos preços: Em quem quer jogar, não tem dinheiro para nada além da HD 6750, não pretende fazer upgrades e usa o desempenho do computador apenas e exclusivamente baseado na placa de vídeo, deixando de lado o desempenho maior do Sandy.

--

Outra coisa, olha o desempenho de A8-3850 (HD 6550D) + HD 6570, o que forma a HD 6630D2, comparados aos do Sandy i3 2100 + HD 6570 nos testes do Tom's Hardware

metro%202033%20intel%20discrete.png

call%20of%20duty%20intel%20discrete.png

Errata: No WoW, o Llano mostra vantagem. A teoria do Tom's Hardware é que esse jogo se beneficia melhor de dual graphics ou não apresenta gargalo de CPU, fazendo o Llano ter valor nesse caso.

world%20of%20warcraft%20intel%20discrete.png

Mesmo na faixa das HD 6570 o Llano já passa a mostrar a fraqueza do coração de Athlon que tem.

No fim, atualmente, ele compensa bastante no mercado onde upgrade é difícil de fazer: Notebooks.

Postado

Todo mundo reclamando do preço do Llano, mas ninguem quer comprar, mas querem que os preços diminuam, acredito que após o Lançamento e que haja uma demanda maior os preços tendem a diminuir, e futuramente vamos ter Llano bons, com um CPU e GPU (ou IGP) mais fortes.

Postado
Todo mundo reclamando do preço do Llano, mas ninguem quer comprar, mas querem que os preços diminuam, acredito que após o Lançamento e que haja uma demanda maior os preços tendem a diminuir, e futuramente vamos ter Llano bons, com um CPU e GPU (ou IGP) mais fortes.

Bem, futuramente é algo incerto em informática. Se eu pudesse comprar processadores no mercado futuro, como se fosse café (Ando vendo globo rural demais u.u), eu já teria comprado meu Bulldozer ou Ivy Bridge.

E os testes tão aí pra provar, pro Llano atual ficar atraente, ele precisa sair mais barato que a plataforma Sandy Bridge e o usuário tem que se limitar ao desempenho das HD 6670, acima disso, o Llano volta a ser Athlon.

Postado
Bem, futuramente é algo incerto em informática. Se eu pudesse comprar processadores no mercado futuro, como se fosse café (Ando vendo globo rural demais u.u), eu já teria comprado meu Bulldozer ou Ivy Bridge.

E os testes tão aí pra provar, pro Llano atual ficar atraente, ele precisa sair mais barato que a plataforma Sandy Bridge e o usuário tem que se limitar ao desempenho das HD 6670, acima disso, o Llano volta a ser Athlon.

Objetivamente, o que limita um Hybrid CrossFire melhor?

Postado
Objetivamente, o que limita um CrossFireX melhor?

O HybridCrossfire do Llano a partir da HD 6570 já começa a perder para um Sandy com a mesma placa, além disso, ele só funciona até a HD 6670. Em placas mais fortes, o coração de Athlon já vai começar a fazer uma diferença notável.

Postado
Concordo. Eu analiso as situações do Llano para nós, que acompanhamos o mercado e queremos extrair cada fração de desempenho que nosso dinheiro pode comprar.

Não sou nenhum "paladino" da Intel ou da AMD. Se o usuário doméstico quer comprar computador em loja de geladeira pra usar o twitter e facebook, que fique à vontade com a compra.

E não acho que o Llano seja melhor opção para HTPC também. O i3 2100 é mais barato, consome menos, esquenta menos e até o Arrendale conseguia rodar filmes em alta definição sem nem de perto deslizar, o Sandy faz isso brincando. No fim, tem placas mãe da Gigabyte com chipset H61 que custam R$200 ~ R$210 e vem com codec de áudio com SNR 108 db e saída HDMI 4.1 / DVI.

Alguém aí vai usar Raid ou overclockar o HTPC?

-

Por fim, não estamos falando de upgrade frequente. Estamos dizendo que qualquer placa mais acima da HD 6750 é o suficiente pra acabar com a vantagem de ter o HybridCrossfire, sobrando pra quem aposta nisso um... Athlon II. Não me parece nada absurda a ideia ter uma placa de R$300 num computador que pensa em jogos. Nesse caso o Llano se encaixaria bem após uma baixa nos preços: Em quem quer jogar, não tem dinheiro para nada além da HD 6750, não pretende fazer upgrades e usa o desempenho do computador apenas e exclusivamente baseado na placa de vídeo, deixando de lado o desempenho maior do Sandy.

--

Outra coisa, olha o desempenho de A8-3850 (HD 6550D) + HD 6570, o que forma a HD 6630D2, comparados aos do Sandy i3 2100 + HD 6570 nos testes do Tom's Hardware

metro%202033%20intel%20discrete.png

call%20of%20duty%20intel%20discrete.png

Abaixo o ganho de desempenho do Llano em WoW usando Hybrid Crossfire:

(Não seria sequer justo inserir um teste com o i3 aqui, em vista que nesse jogo que se beneficia bastante do processador ele chega a bater o X6 1100T)

world%20of%20warcraft%20intel%20discrete.png

Mesmo na faixa das HD 6570 o Llano já passa a mostrar a fraqueza do coração de Athlon que tem.

No fim, atualmente, ele compensa bastante no mercado onde upgrade é difícil de fazer: Notebooks.

Você poderia passar o link do review completo? Confesso que pelo que você postou está muito confuso, difícil chegar a qualquer conclusão: como pode aparecer um gráfico mostrando desempenho da Radeon HD 6630D2 quando o mesmo se refere ao i3?

Postado

Aí é que tá a AMD inovou com uma GPU forte (em comparação com os i3 e os demais IGP dentro de chipsets), ponto para eles... Mas para concorrer com a Intel, e se aproximar dela, não é uma tarefa fácil, a AMD necessita de: melhores investimentos em MKT, melhor desempenho e melhor preço (abaixo da concorrência) e ainda assim gerar lucros para seus acionistas. Meu principal argumento é: ninguém joga 24h/dia, e a maioria dos gamers fazem upgrade para VGA mais forte (eu fui um desses comecei com IGP HD4200 e pulei para HD5770), então permitam o Hybrid Crossfire com essas VGAs mais fortes, se o IGP não acompanhá-las, refaçam de uma nova forma ou separem para algum processamento em específico ou melhor ainda: coloquem algo semelhante ao Hybrid Power da NVIDIA (que por sinal era muito limitado, a placas Ultra tops GTX 295 e 9800GX2 e demais, além de somente ser suportado por poucos chipsets) ou mesmo ao Z68.

Postado
O HybridCrossfire do Llano a partir da HD 6570 já começa a perder para um Sandy com a mesma placa, além disso, ele só funciona até a HD 6670. Em placas mais fortes, o coração de Athlon já vai começar a fazer uma diferença notável.

A AMD determinou que dá para fazer Hybrid CrossFire usando o motor gráfico da APU com até uma Radeon HD 6670. Eu gostaria de saber é que limitante há na AMD determinar novas combinações, incluindo modelos de placas gráficas discretas mais potentes trabalhando em Hybrid CrossFire com o motor gráfico da APU.

Postado

Eu achava que a gente já tinha acordado que HTPC = bobcat.

Exemplo utópico: VGA off (roda o jogo e demais programas 3D) + IGP (calcula a física do jogo para adcionar novos elementos - isso através de algo semelhante ao PhysX ou Havok - que é muito bom por sinal, jogue SWFU 2 e veja o que estou falando) ou VGA off (oda o jogo e demais programas 3D) + IGP (é ativado quando não necessitamos de 3D - ambiente Windows, Linux ou Mac OS, filmes HD, aceleração de browser e demais atividades rotineiras), esse chaveamento economizaria muita energia.

Até onde eu sei isso é o Grand Fusion.

Llano pode até cair de preço, mas para desk acho que está claro que a competição só virá com o trinity.

EDIT:

@Zeca: resumindo, isso é por causa da técnica do CF/SLI mais usada, o AFR, alternate frame rendering, em que cada placa se alterna na produção de um frame.

O problema é que, quanto maior a diferença de poder entre as placas, os ganhos são cada vez menores. Pode acontecer até da placa mais poderosa ser atrasada por causa da mais simples.

Postado
A AMD determinou que dá para fazer Hybrid CrossFire usando o motor gráfico da APU com até uma Radeon HD 6670. Eu gostaria de saber é que limitante há na AMD determinar novas combinações, incluindo modelos de placas gráficas discretas mais potentes trabalhando em Hybrid CrossFire com o motor gráfico da APU.

Não sabemos. Mas isso tudo é suposição, como o amigo acima falou, a tecnologia atual do CFX não permite. Se a AMD surgir amanhã com uma tecnologia que permita dual graphics de Llano + até HD 6870, como saberemos se os ganhos serão o suficiente pra bater o Sandy? Já que estamos supondo, se isso fosse benéfico, por que a AMD daria um tiro no pé limitando até a HD 6670?

Ainda nas suposições, o coração de Athlon vai ser forte o suficiente pra empurrar um Dual Graphics com placa forte? Sabemos que o Sandy mais fraco em vários cenários supera até o Phenom II X6, como o Athlon II X4 vai se comportar?

Supor assim é muito vago.

• Membro VIP
Postado
Você poderia passar o link do review completo? Confesso que pelo que você postou está muito confuso, difícil chegar a qualquer conclusão: como pode aparecer um gráfico mostrando desempenho da Radeon HD 6630D2 quando o mesmo se refere ao i3?

A APU Llano com outra placa discreta formam 6690G2. Se era o Llano lá, era somente o GPU do Llhano sem cross. Sobre o desempenho, se fosse em cross (pois não é), tem algo errado neste gráfico... link do prórprio TH.

http://www.tomshardware.com/reviews/a8-3500m-llano-apu,2959-8.html

----------- Edit -----------

Achei o link cujos gráficos postou.

http://www.tomshardware.com/reviews/amd-a8-3850-llano,2975-2.html

O que dá para perceber aquyi é que estão faltando drivers, pois a D2 ficam mais fracas que a 6570 sozinha.

Postado
A APU Llano com outra placa discreta formam 6690G2. No A8 3800, sua GPU é chamada de 6630, ou seja, se era o Llano lá, era somente o GPU do Llhano sem cross. Sobre o desempenho, se fosse em cross (pois não é), tem algo errado neste gráfico... link do prórprio TH.

http://www.tomshardware.com/reviews/a8-3500m-llano-apu,2959-8.html

Errado. A APU do Llano com a HD 6670 forma a 6690D2. Com a HD 6570, que foi a placa testada, forma a HD 6630D2. A IGP do Llano sozinha se chama HD6550D no modelo A8-3850, e muda de nome dependendo de como o Hybrid Crossfire X se forma. Dual Graphics com sufixo "G" são móveis, "D" são desktop.

E o link que você mandou fala do mercado móvel. Nesse eu já postei umas 15 vezes, o Llano é um bom negócio.

Achei o link cujos gráficos postou.

http://www.tomshardware.com/reviews/amd-a8-3850-llano,2975-2.html

O que dá para perceber aquyi é que estão faltando drivers, pois a D2 ficam mais fracas que a 6570 sozinha.

Amigo, leia o texto, por favor, não olhe só o gráfico. A barra cinza/preta não é Llano + HD 6570 sozinha, é Sandy Bridge + HD 6570. O objetivo desses gráficos é comprar o Dual Graphics com a HD 6570 versus Sandy com a HD 6570.

• Membro VIP
Postado
Amigo, leia o texto, por favor, não olhe só o gráfico. A barra cinza/preta não é Llano + HD 6570 sozinha, é Sandy Bridge + HD 6570. O objetivo desses gráficos é comprar o Dual Graphics com a HD 6570 versus Sandy com a HD 6570.

Amigo, olhe o link e veja as legendas, por favor. No link, nos gráficos que mostram, ainda não falam do Sandy.

Nelas claramente mostram 6550D, 6570 e 6630D2 testadas nos jogos.

No final da página, bem no finalzinho, ainda fala isto...

...when a Radeon HD 6570 is dropped into an A8-3850-based platform.
Postado

Amigo, olhe o link e veja as legendas, por favor. No link, nos gráficos que mostram, ainda não falam do Sandy.

Nelas claramente mostram 6550D, 6570 e 6630D2 testadas nos jogos.

Aaaaaaaaaaaahhhhhhhhh!!! Leia o texto!

Desculpa, me descontrolei. Cof cof.

In the following three graphics, Intel's HD Graphics 3000 performance is represented by the blue bar. The green bar is the comparison data from AMD's A8-3850 with a Radeon HD 6570 installed, and the grey bar is Intel's Core i3 running the same Radeon HD 6570.
The DirectX 9 game where Dual Graphics didn’t work anyway demonstrates pretty similar performance if you’re using an Intel-based machine or an A8-3850 with a Radeon HD 6570 add-in.
And there’s the money shot. At all three resolutions, the Intel/AMD combination is faster than the AMD/AMD setup, despite the boost offered by Dual Graphics.
Não é HD 6570 no Llano sem divers, sem placa mãe, sem fonte. É HD 6570 com Sandy Bridge, comparada com HD 6570 com Llano (6630D2) e por fim, versus a fraca HD 3000.

Outra coisa, olhe o título, já que você só olha gráfico mesmo, são testes com o Sandy, o gráfico verde só foi adicionado com Llano para comparar como é melhor: Intel + AMD ou AMD + AMD. E nisso os gráficos são muito claros, o coração de Athlon que o Llano carrega não tem força pra fazer o Dual Graphics / Hybrid Crossfire X ser melhor do que o Sandy Bridge usando a mesma placa usada no DG / HCFX.

Postado

Quem for usar VGA forte Off nos desks pra jogar não vai pegar Llano nem i3, fico com o que o ViX falou, melhor pegar um AM3 + 955 (podem até comprar usados) com uma VGA boa e ser feliz, o que esses processadores novos mais afetarão é o mercado de notebooks.

Postado
Quem for usar VGA forte Off nos desks pra jogar não vai pegar Llano nem i3, fico com o que o ViX falou, melhor pegar um AM3 + 955 (podem até comprar usados) com uma VGA boa e ser feliz, o que esses processadores novos mais afetarão é o mercado de notebooks.

O i3 2100 custa R$260 ~ R$290, o Phenom 955 também.

Balão: R$254,69 x R$ 270,5

Londritech: R$284 x R$259,9

Maaaaas:

35039.png

35040.png

35041.png

35047.png

35048.png

35049.png35050.png

35057.png

35058.png

• Membro VIP
Postado
Aaaaaaaaaaaahhhhhhhhh!!! Leia o texto!

Desculpa, me descontrolei. Cof cof.

Não é HD 6570 no Llano sem divers, sem placa mãe, sem fonte. É HD 6570 com Sandy Bridge, comparada com HD 6570 com Llano (6630D2) e por fim, versus a fraca HD 3000.

Outra coisa, olhe o título, já que você só olha gráfico mesmo, são testes com o Sandy, o gráfico verde só foi adicionado com Llano para comparar como é melhor: Intel + AMD ou AMD + AMD. E nisso os gráficos são muito claros, o coração de Athlon que o Llano carrega não tem força pra fazer o Dual Graphics / Hybrid Crossfire X ser melhor do que o Sandy Bridge usando a mesma placa usada no DG / HCFX.

Entendo seu descontrole, porque estou no mesmo barco.

Você leu o link que postei? Leu mesmo?

No link que eu postei, ainda não chegaram nos Intel/AMD. Estavam testando a 6550D, Lhano/6570, Lhano/Cross (6630D2).

Vamos aos detalhes do texto.

It supports DirectX 10/11 apps, and performance is at the mercy of driver optimization

Depende totalmente da otimização de drivers.

Testing a DirectX 9-based game gives us a good control. As expected, Dual Graphics doesn’t work. And as AMD claims, the setup defaults to the speed of the fastest GPU, and not the slowest, as we saw in the mobile Llano preview.

AMD explicou que os padrões de velocidade ficam por conta da GPU mais rápida.

Keep this in mind on the next page, where I test a theory using Core i3.

Como insiste em falar no Sandy, no meio do caminho fala abertamente que nas próximas páginas testarão com os core i3.

...when a Radeon HD 6570 is dropped into an A8-3850-based platform.

A 6570 foi colocada no plataforma A8-3850 para estes testes.

Postei um link para você. A página que o link abre, os testes são somente Llano sozinho, Llano usando somente a 6570 e Llano usando cross.

Com isto, estou tentando lhe explicar que o crosso se saiu muito mal e em casos, perdendo para a 6570 sozinha.

Ou seja, faltam drivers.

Forte abraço.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!