Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Sim, sim... Mas só quis dizer que dá pra usar o Gulftown tranquilamente nos testes. Pra falar a verdade, é bem melhor que o concorrente do BDZ seja o Gulftown do que o SB, já que a maioria dos testes não são muito bem otimizados para MT. Pra se ter uma noção, nos 38 cenários de teste do comparativo do Anand, o 2600K ganhou em 25 e o 980X em 13, se não errei a contagem (isso excluindo as medições de consumo, onde o SB também teve uma boa vantagem). Também pode se considerar que para o BDZ, provavelmente será muitos mais "fácil" disputar em ST com o Gulftown do que com o SB.

Se o Bulldozer já ganhar do Core i7 Extreme 980X, para mim já acho fantástico, ainda mais que eles usarão o mesmo processo de 32nm. Vale lembrar que atualmente a AMD não tem nenhum processador que chegue perto do Core i7 Extreme 980X. Já seria uma grande avanço. E podemos torcer para o futuro FX-8170 vir ainda mais forte que esses Gulftown. Outra coisa que devemos levar em consideração é o preço: um Core i7 Extreme 990X custa hoje $999, enquanto o Bulldozer mais caro tem a perspectiva de vir custando menos de $300 (Claro que esses não são os preço praticados no Brasil).

Eles vão ter o chip umas duas a 3 semanas antes do lançamento oficial, quando começar a chover um monte de coisas novamente sobre o BDZ, terá chegado a hora, enfim.

Ah sim, mas fica complicado falar depois em custo/benefício, melhor compra e afins com categorias de preço tão distintas.

Isso aí que você levantou é uma coisa complicada dos testes, acho que foi no lançamento dos Thuban que um site fez uma bateria bem dedicada a multiprocessamento e o resultado deles foi obviamente forte, mas cansa ter que ler uma penca de testes. ^_^

Realmente se for comparar processadores de mesmo preço não há que se falar em Bulldozer versus Gulftown. Mas acho que dá um belo marketing para a AMD chegar com um processador forte ao ponto de bater ou ao menos encostar no desempenho de um processador que custa mais de três vezes mais da concorrente...

Realmente para um lançamento os preços estão espetaculares! Se minha placa-mãe fosse revisão 3.0 (com suporte a AM3+) eu poderia até pensar em rever minha posição de ficar com meu Thuban muito tempo... Mas como não é o caso, devo ficar quietinho do jeito que está mesmo e só mexer com upgrade de placa-de-vídeo (e futuramente um SSD) mesmo. ;)

Se vier com uma performance boa nesse preços está Excelente, claro que até chegar aqui no Brasil, e quando chegar, os preços serão mais caros, vamos esperar para ver...:D

Isso aí nem tem o que discutir! Mas é claro que preços baixos lá fora trazem algum reflexo aqui dentro também! Vamos torcer para chegar com bom custo x benefício!

Estou começando a gostar dos preços, mas essa queda é influenciado pelo desempenho? Reduziram o preço porque ele não será tudo que estamos pensando?

Talvez. Mas acho que há a possibilidade de ser uma compensação pelos atrasos e também como uma forma de recuperar mercado, preparando o terreno para um futuro produto ainda melhor. Recuperando o prestígio a AMD pode se sentir mais segura de enfiar um pouco mais a faca nos preços de futuros produtos que vierem a ser ainda mais interessantes. Estratégia de mercado para valorizar a marca.

Podem ser as duas coisas, pode ser por causa do i7 2700, pode ser por causa do CEO "agressivo".. muitas hipóteses..

--

http://www.fudzilla.com/processors/item/24157-bulldozer-to-be-succeeded-by-vishera-core

Piledriver será um Bulldozer melhoradinho (codinome do núcleo), ainda em 32 nm, o sucessor do Zambezi será Vishera (falando em codinomes de chips), na plataforma Volan, e todo mundo AM3+ com compatibilidade, ainda em 2012.

Fud falou também em 12 de outubro, com o 8150 concorrendo com o i7 2600 (pelo que se assume dos preços) e mais 6 outros modelos de 8, 6 e 4 núcleos, mas não tem datas precisas.

É reciclagem de notícia pois isso tudo "já sabemos".

Piledriver de 32nm e sendo um Bulldozer "melhoradinho"? Isso não parece um bom sinal ao se pensar no Bulldozer... Será que vão aumentar aquele cache L1 para "consertar" aquela falha do Bulldozer tratada algumas páginas atrás aqui no tópico? Acho que devem também diminuir o consumo e temperatura e talvez ainda conseguir clocks mais altos... Bom... Só hipóteses, para variar. :D

Parece que a fonte do SoulForged acertou :D.

Pensando aqui com meus botões, 245 Obamas, deve custar em média umas 650 Dilmas aqui no Brasillll né não?

Para preço de lançamento está ótimo. O Phenom II X6 1090T já custou mil reais quando chegou ao Brasil... Me lembro muito bem que esperei o preço dar uma aliviada para comprar (mesmo assim paguei 600 reais e hoje já custo 400).

Ok, notícia boa, parece que voltaremos à retrocompatibilidade com os AM3+? Mas eu ficaria feliz se confirmassem isso pra outra versão do BDZ, mais exatamente o de... 28/22nm?

Seria melhor ainda. Vamos aguardar para ver.

É isso que me faz pensar que a AMD não ficou satisfeita com a arquitetura bulldozer... Qual foi a ultima vez que vimos duas arquiteturas no mesmo processo? A sim, K8 (ou 9, se preferir) e K10, e não foram grandes coisas... Espero estar errado, pois no fim, quanto mais concorrência melhor.

Assusta mais ainda pensar que prometeram o piledriver pro primeiro semestre do ano que vem, bem antes de lançar o BDZ...

Faz sentido.

Postado
Na verdade, achamos que seria setembro por causa daquele slide do Phenom que trollou todo mundo..

O outro boato falava em 26 de setembro, quem sabe esta não é a data de envio dos chips pros sites.. fica mais ou menos duas semanas antes do dia das crianças. :D

mas se acredita que haverá lançamento em outubro, mas não há nada oficialmente oficial :D

resta saber: será a revB2 ou revB2.G?

segundo dizem, até agora o bdz tem se mostrado próximo ao i7 2600K em alguns casos, parece que o modelo fx8150 mas, é tudo tendo por base a revB2

Postado

Pessoal, eu já tinha aberto tópico na parte de recomendações pedindo informações sobre uma plataforma que eu quero comprar. Mas, depois, eu dei um tempo no upgrade pra esperar sair os Bulldozer, mas estou vendo que tá uma novela chata o lançamento do processador. Minha esperança seria comprar uma plataforma com bom custo/beneficio, sendo ela mais barata e até mais poderosa que alguma equivalente da Intel. Mas, o dólar tá subindo muito: se a algumas semanas atrás, o dólar tava na casa de 1.60, hoje fechou cotado a 1.85. Tenho medo dos produtos subirem de preço, e se for pra eu esperar o Bulldozer e o dólar subir ainda mais, como ele viria mais caro de qualquer jeito, ficaria com um i5 ou um i7 mesmo. Sem falar que eu estou sovina pra gastar dinheiro, pois vejo que eu poderia me manter com a minha atual configuração ainda por um bom tempo, pois pra jogos, embora meu processador dê um gargalo monstro na minha VGA, como eu uso monitor com resolução baixa, estou conseguindo jogar a maioria dos jogos a 60 fps.

Será que eu espero o Bulldozer sair ou vou de Intel mesmo? O Bulldozer só sai no Q4? Será que virá, pelo menos, um pouco mais forte que um i7 2600 o modelo mais forte do BDZ?

Postado
mas se acredita que haverá lançamento em outubro, mas não há nada oficialmente oficial :D

resta saber: será a revB2 ou revB2.G?

Tomara que seja a revisão que conserta os caches, já que na B2 o cache L3 tem menos banda que a memória RAM, como pode ser visto no link postado na página anterior, além do cache L2 chegar a ter ainda menos banda que o cache L3 em um dos testes.

Postado
Pessoal, eu já tinha aberto tópico na parte de recomendações pedindo informações sobre uma plataforma que eu quero comprar. Mas, depois, eu dei um tempo no upgrade pra esperar sair os Bulldozer, mas estou vendo que tá uma novela chata o lançamento do processador. Minha esperança seria comprar uma plataforma com bom custo/beneficio, sendo ela mais barata e até mais poderosa que alguma equivalente da Intel. Mas, o dólar tá subindo muito: se a algumas semanas atrás, o dólar tava na casa de 1.60, hoje fechou cotado a 1.85. Tenho medo dos produtos subirem de preço, e se for pra eu esperar o Bulldozer e o dólar subir ainda mais, como ele viria mais caro de qualquer jeito, ficaria com um i5 ou um i7 mesmo. Sem falar que eu estou sovina pra gastar dinheiro, pois vejo que eu poderia me manter com a minha atual configuração ainda por um bom tempo, pois pra jogos, embora meu processador dê um gargalo monstro na minha VGA, como eu uso monitor com resolução baixa, estou conseguindo jogar a maioria dos jogos a 60 fps.

Será que eu espero o Bulldozer sair ou vou de Intel mesmo? O Bulldozer só sai no Q4? Será que virá, pelo menos, um pouco mais forte que um i7 2600 o modelo mais forte do BDZ?

As suas perguntas são a de todos nós e infelizmente não há como respondê-las ainda. Se você tem urgência na compra, pode comprar a Sandy sem medo. ;)

Postado
Se tudo correr bem os tratores devem sair dia 12 de outubro, mas... chegar aqui é outra história :D

Eu tenho por mim que a fim de que os BDZ cheguem dia 12 as máquinas já deveriam estar trabalhando na produção, não? A AMD, no caso, certamente já teria o chip final, seja ainda com alguns bugs ou não.

Acontece que já vimos os Bulldozer server sendo transportados para distribuição; já quanto aos Zambezi, ainda nenhuma notícia nesse sentido.

Postado

Agora quem soltou o verbo foi ninguém menos que o grande pc criminal:

Originally Posted by PcCI2iminal

O dia das crianças esta logo aí!!!

a produção em massa começou hoje (08/09/2011)

depois me cobrem

Originally Posted by PcCI2iminal

pronto ,dia 12 de Outubro é o lançamento

preço estimado do FX8150 -> $244.00

O futuro Bulldozer(FX8150) é melhor que qualquer variante da arquitetura anterior e em alguns casos(poucos) chega a se equiparar(ou vencer) ao Sandy Bridge(2600K)

mas no geral o Sandy bridge(2600K) é melhor por isso a inesperada redução no preço.

http://www.criminalcafe.com/showthread.php?3806-AMD-Bulldozer-apenas-em-Outubro&p=64953&viewfull=1#post64953

Postado

Eriberto, sabe qual a fonte dessa notícia?

Porque se for aquele roadmap chinês, não está nada confirmado.

Nem sabemos ainda se o Komodo foi mesmo cancelado (vindo o Vishera em seu lugar, prolongando a vida do AM3+).

E mesmo se for, a previsão é para H2 2012.

Tem muito chão ainda até lá.

• Membro VIP
Postado

Bem, como o criminal acertou o atraso antes de qualquer um, vou dar voto de confiança pra ele agora, e sendo assim, aquele suposto teste que foi tão criticado por mostrar o 8150 como 92% de um i7 2600, parece ser mesmo verdadeiro.

Postado
Eriberto, sabe qual a fonte dessa notícia?

Porque se for aquele roadmap chinês, não está nada confirmado.

Nem sabemos ainda se o Komodo foi mesmo cancelado (vindo o Vishera em seu lugar, prolongando a vida do AM3+).

E mesmo se for, a previsão é para H2 2012.

Tem muito chão ainda até lá.

A fonte é o Fudzilla.

Postado

Evandro, se o Zambezi fizer uns 6.8 pontos no cinebench, já é mais que o dobro de um Deneb a 3GHz (que faz 3 pontos).

Depois que o patch do SO estiver pronto, para agrupar os processos em poucos módulos e o Turbo funcionar direitinho, pelo menos em jogos ele será imbatível.

@Nav01, sim, o problema é saber a fonte do fudzilla...

Postado
Se o Bulldozer já ganhar do Core i7 Extreme 980X, para mim já acho fantástico, ainda mais que eles usarão o mesmo processo de 32nm. Vale lembrar que atualmente a AMD não tem nenhum processador que chegue perto do Core i7 Extreme 980X. Já seria uma grande avanço.

Acredito que a meta de performance era essa desde o começo. Lembra daquele leak de K10 +50%?

Piledriver de 32nm e sendo um Bulldozer "melhoradinho"? Isso não parece um bom sinal ao se pensar no Bulldozer...

Já tava prevista a um booom tempo a mudança na arquitetura.

Será que vão aumentar aquele cache L1 para "consertar" aquela falha do Bulldozer tratada algumas páginas atrás aqui no tópico?

Acho improvável, o cache menor não parece ser um problema ou defeito da arquitetura, mas uma escolha mesmo. Podem aumentar, claro, mas só se já estivesse previsto isso. Aumentar o cache iria mudar tudo no chip. Imagina só o trabalho refazer o layout! Só ia sair em 2013. xD

Eu tenho por mim que a fim de que os BDZ cheguem dia 12 as máquinas já deveriam estar trabalhando na produção, não? A AMD, no caso, certamente já teria o chip final, seja ainda com alguns bugs ou não.

Sim, a um tempinho. (só para reforçar o que o Evandro disse)

Bem, como o criminal acertou o atraso antes de qualquer um, vou dar voto de confiança pra ele agora, e sendo assim, aquele suposto teste que foi tão criticado por mostrar o 8150 como 92% de um i7 2600, parece ser mesmo verdadeiro.

Justo.

• Membro VIP
Postado
Evandro, se o Zambezi fizer uns 6.8 pontos no cinebench, já é mais que o dobro de um Deneb a 3GHz (que faz 3 pontos).

Depois que o patch do SO estiver pronto, para agrupar os processos em poucos módulos e o Turbo funcionar direitinho, pelo menos em jogos ele será imbatível.

@Nav01, sim, o problema é saber a fonte do fudzilla...

Deneb não são os X4? Se for o dobro de um X4, pela lógica seria uns 50% mais que um Thuban, então acho que cumpriram o que prometeram, e a gente ficou na expectativa de que iria brigar com o SB, mas pelo preço não vai, vai ser um frustrado X4 marombado com nome de octacore que vai disputar com um quad core real da força azul.

Como defino isso? Broxante?

• Membro VIP
Postado
Deneb não são os X4? Se for o dobro de um X4, pela lógica seria uns 50% mais que um Thuban, então acho que cumpriram o que prometeram, e a gente ficou na expectativa de que iria brigar com o SB, mas pelo preço não vai, vai ser um frustrado X4 marombado com nome de octacore que vai disputar com um quad core real da força azul.

Como defino isso? Broxante?

Não, 33% a mais que o Thuban, e pelo preço vai brigar sim, dependendo do caso, porque o preço do 2600 ainda é mais alto, não tem 2700K no mercado, e o 8150 com preço de i5 2500 parece ser uma boa alternativa, considerando todos os "SEs" da coisa.

• Membro VIP
Postado

Ah sim, concordo.

Vendo aqui os preços, o 8150 deve ficar entre R$ 500 e 600.

E meu pitaco é que lá pra fevereiro deveremos ter o 8170. Se eles forem lançar mesmo um Bulldozer melhorado em Q2 ou Q3, vai morrer aí, senão o 8190 e talvez 8195 venham até julho.

Totalmente chutômetro.

Agora é esperar pelas placas de vídeo da próxima geração.

Postado

Eu penso que chegar inicialmente próximo ao i7 2600K já seria muito bom, diante de uns processadores que antes perdiam em vários cenários até para i3. Consideremos ainda os bugs não corrigidos (uns resquícios no chip, além de BIOS, SO, microcódigo etc).

Postado

Nav01

Discordo...

Vamos ser realistas, se não chegar no 2600K será um pouco brochante. À quanto tempo esse quadcore foi lançado mesmo? Bem, o BDZ tem o mesmo numero de threads, o dobro de núcleos de inteiros físicos, e o mesmo numero de unidades ponto flutuante AVX 256bits (o dobro quando usado menos bits). Mais os tantos meses que separam o lançamento dos dois, o tamanho maior do BDZ, a ausência de placa gráfica embutida... Seria de esperar que, no mínimo o BDZ superasse o mesmo, alguém discorda? Bem, se for barato... Como disse o Evandro, problema é da AMD...

Ainda não é nada oficial, mas se tem alguém pensando que BDZ terá coroa de desempenho ou algo assim, é no mínimo "diferente".

Postado

Sendo eu um apreciador da AMD, parece que espero sempre a ocorrência da exceção, relegando contra a lógica o fato de que exceção não é a regra.

O feito da AMD na época do Athlon 64 foi exceção, pois a regra é a Intel (que tem e sempre teve um orçamento infinitamente maior) muito mais lucro, capacidade de investimento em pesquisa e desenvolvimento de cpus, além de possuir fábricas, podendo ter um controle muito maior sobre a produção e capacidade de atender a demandas infinitamente maiores do que a AMD.

Fazendo uma analogia o Athlon 64 foi como o ataque em Pearl Harbor à base norte-americana, efetuada pela Marinha Imperial Japonesa na manhã de 7 de Dezembro de 1941 na 2ª Guerra Mundial.

O ataque foi executado de surpresa contra a Marinha americana e as suas forças de defesas, o corpo aéreo do Exército e a força aérea da Marinha do EUA. Isoroku Yamamoto foi um almirante da Marinha Imperial Japonesa e criador dos planos de ataque a Pearl Harbor. Uma conhecida frase a ele atribuída:

“ Temo que tudo o que fizemos foi acordar um gigante adormecido e enchê-lo com uma terrível determinação.”

O ataque marcou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial e culminou com a derrota e rendição do Japão.

O Athlon 64 foi o Pearl Harbor da AMD sobre a Intel, então a gigante, que como expressa o nosso hino, dormia em berço esplendido. A gigante atordoada com o ataque de uma potência inexpressiva até então, acordou e adiante lançou seus ataques com 'terrivel determinação, o C2D C2Q CI7 1ª gen., derrotando consecutivamente sua concorrente e dominando novamente, ou seja, devolvendo as coisas aos seus lugares -exceção é exceção e regra é a regra-.

Considerando isso não acho que a AMD tem obrigação de espancar a Intel, se ela conseguir fazer um produto bom competitivo comparado com o da concorrência e com bom custo benefício, ante as circunstanciais, estará fazendo até mais do que o esperado.

O Bulldozer ao que parece, é um bom produto e até superou minhas expectativas, pois sendo este o panorama, chegar perto do SB 2600K, ganhar em alguns casos, empatar em outros e perder nos demais, a mim parece surpreendente, como foi Pearl Harbor e Davi e Golias... Só que agora sem subverter a regra da exceção.

Postado
Sendo eu um apreciador da AMD, parece que espero sempre a ocorrência da exceção, relegando contra a lógica o fato de que exceção não é a regra.

O feito da AMD na época do Athlon 64 foi exceção, pois a regra é a Intel (que tem e sempre teve um orçamento infinitamente maior) muito mais lucro, capacidade de investimento em pesquisa e desenvolvimento de cpus, além de possuir fábricas, podendo ter um controle muito maior sobre a produção e capacidade de atender a demandas infinitamente maiores do que a AMD.

Fazendo uma analogia o Athlon 64 foi como o ataque em Pearl Harbor à base norte-americana, efetuada pela Marinha Imperial Japonesa na manhã de 7 de Dezembro de 1941 na 2ª Guerra Mundial.

O ataque foi executado de surpresa contra a Marinha americana e as suas forças de defesas, o corpo aéreo do Exército e a força aérea da Marinha do EUA. Isoroku Yamamoto foi um almirante da Marinha Imperial Japonesa e criador dos planos de ataque a Pearl Harbor. Uma conhecida frase a ele atribuída:

“ Temo que tudo o que fizemos foi acordar um gigante adormecido e enchê-lo com uma terrível determinação.”

O ataque marcou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial e culminou com a derrota e rendição do Japão.

O Athlon 64 foi o Pearl Harbor da AMD sobre a Intel, então a gigante, que como expressa o nosso hino, dormia em berço esplendido. A gigante atordoada com o ataque de uma potência inexpressiva até então, acordou e adiante lançou seus ataques com 'terrivel determinação, o C2D C2Q CI7 1ª gen., derrotando consecutivamente sua concorrente e dominando novamente, ou seja, devolvendo as coisas aos seus lugares -exceção é exceção e regra é a regra-.

Considerando isso não acho que a AMD tem obrigação de espancar a Intel, se ela conseguir fazer um produto bom competitivo comparado com o da concorrência e com bom custo benefício estará, ante as circunstanciais, estará fazendo até mais do que o esperado.

O Bulldozer ao que parece, é um bom produto e até superou minhas expectativas, pois sendo este o panorama, chegar perto do SB 2600K, ganhar em alguns casos, empatar em outros e perder nos demais, a mim parece surpreendente, como foi Pearl Harbor e Davi e Golias... Só que agora sem subverter a regra da exceção.

Novamente discordo...

A muito a AMD tinha processadores competitivos com a intel. Não foi Só o Athlon 64... O pentium 3 perdia pro Athlon thunderbird, e os primeiros P4 perdiam pro A Barton. A intel deu um grande salto com os C2D e a AMD ainda corre atrás disso. Desde então, ambas só aprimoram o que tem. O K10 é próximo do K8 na sua arquitetura básica - exclui-se aqui o cache, que evoluiu ao terceiro nível, que já tinha sido testado com o K6-3 se não me falha a memória -, assim como o SB tem muito em comum com o C2, mesmo este tendo integrado controladores mil e links de alta velocidade, coisa que a intel remediou um bocado.

Há muita verdade no que você falou... Mas o Athlon 64 só foi o cume dessa "fase"...

A verdade é que:

Sem o fator até então pouco compreendido da "fuga de elétrons" - responsável pro limitar os núcleos x86 complexos a < 4Ghz até hoje -, talvéz os P4 tivessem realmente chegado aos 10Ghz e não ficassem "muito atrás" dos A64... Quando a intel se deparou com esse problema, teve que refazer seus planos em cima do Pentium M que baseava-se no principio "mais com menos" - também inspirada na AMD e seu PerformanceRating? Como for, observa-se que o E6450 tinha clock bem baixo mas fazia estragos no seu tempo. Eles acertaram a mão, e até a próxima grande evolução arquitetônica, a AMD vai ter que suar a camisa, pois falta dinheiro no P&D para acompanhar... Eles tentam, mas com certeza não é fácil. Se observar o tempo que a intel ficou no mercado com a linha P4 e PD - esse, um REMENDO enquanto esperavam a arquitetura core 2, nos mesmos 65nm da série 900 do PD-, dá pra perceber como eles planejaram bem esse grande salto...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!