Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
Pra mim demonstra fraqueza da empresa. É "BE" ou "FX". E PONTO.

"Tudo, menos K"...

BE vai, éféquis só pros topo de linha, e concordo que "tudo menos K".

Muitos boatos estranhos ultimamente..

Postado
Minha ASUS M4A785-M custou 209 reais à vista ano passado. Comprei na Guerra Digital. ;)

Teve sorte, hoje iria se contentar com uma ECS.
O preço ainda está alto por conta de ser lançamento e de não estar conseguindo suprir o mercado com os Llano. Pela lei da oferta e da procura, quando um produto fica raro e a procura aumenta, o preço eleva-se junto. Fato. Mas eu acredito sim que daqui seis meses, com os Llano ficando mais comuns, o preço irá cair sim, tanto por parte das placas-mãe como também por parte dos processadores.

Não entendo o por quê da AMD vir com este socket FM1, o mesmo erro da Intel com 1156/1386. Na minha opinião, já que a AMD tem a ATI, deveriam ter lançado um chipset mais moderno no segundo semestre do ano passado. Com uma VGA onboard mais atual, arrisco até a falar neste HD6350 presente nos llano. Se tivesse feito isto você poderia comprar uma placa mãe destas com um Phenom II x4 e teria uma opção melhor que estes llanos(melhor até que uns sandy-bridge). Poderiam simplesmente lançar os Phenom III agora com um core melhorado e 32nm.

A AMD não tem a mesma folga financeira que a Intel. Muitas vezes ela fez até milagres. Só de já estar sendo uma dor-de-cabeça para a Intel, coisa que a VIA nem sonha em fazer, já prova isso. E realmente o lançamento dos Bulldozer está demorando... Se arrastando mais do que devia... Mas relaxa! Seis meses para Informática é muito tempo. A previsão de lançamento do Bulldozer é mês que vem. Me lembro muito bem que ninguém estava dando nada pelo Sandy Bridge antes de ser lançado, mas o mesmo chegou quebrando a barraca e mostrando do que é capaz (ofuscado apenas por aquelas questões de chipset, que como eu falei acima, parece ainda não estar totalmente resolvido). Se o "trator" chegar derrubando tudo o que vem pela frente, especialmente as "pontes arenosas" que encontrar pela frente, já estou vendo que muita gente vai ficar "bajulando" o produto e se esquecendo de toda essa mágoa pelo atraso. É desse jeito: falhas da Intel não são nem vistas como falhas de verdade. O povo só jogou pedra na Intel por ter lançado o Pentium 4 quando os Core2Duo já existiam, pois antes Pentium 4 era o rei dos silícios. Agora, se a AMD lança um processador com bug no TLB ou se atrasa algum lançamento, coitada dela! É imperdoável!

Sei lá, a AMD tem tudo para ficar mais forte no mercado, mas toma uma decisões.. isso quando não demora para tomá-las.

Imagina se a AMD tivesse hoje uma placa mãe, com uma VGA onboard e esta com memória dedicada, algo como uma HD4670. Você compraria um Phenom II X4 e ficaria feliz da vida, sem ao menos lembrar dos Core I3/I5 sandy-bridge. Uma placa destas, eu arrisco a dizer que você contentaria 70% dos "gamers".

Postado
Uma se aproveitando da propaganda da outra. "Ah, tem que ter o 'K' no final, esses são melhores!" O cara vai e compra o AMD com "K" também, poruqe esse é melhor, é desbloqueado e tal...

Isso poderia dar processo?

É só dar uma desculpa qualquer pra esse K. Quando a AMD lançou o HT (Hyper Transport), as pessoas devem ter ficado "mimimi a Intel não tem HT". Sem problemas, agora a Intel tambem tem HT (Hyper Threading) que não tem nada a ver com o outro HT, mas tem.

Não entendo o por quê da AMD vir com este socket FM1…

…Sei lá, a AMD tem tudo para ficar mais forte no mercado, mas toma uma decisões..

Quisera eu tomar decisões táo ruins quanto a AMD e vender mais produto do que consigo fabricar.

---

Acho que o pessoal ainda confunde desempenho de placas-mãe com recurso. Você vê por aí testes ostensivos de placas-mãe que nem fazem de processador e placa de vídeo? Por que não? Quando existe, a diferença de desempenho não chega a 1%. Qual o problema de comprar uma placa com chipset vagabundo se você não for usar os recursos extras?

• Membro VIP
Postado

Não entendo o por quê da AMD vir com este socket FM1, o mesmo erro da Intel com 1156/1386. Na minha opinião, já que a AMD tem a ATI, deveriam ter lançado um chipset mais moderno no segundo semestre do ano passado. Com uma VGA onboard mais atual, arrisco até a falar neste HD6350 presente nos llano. Se tivesse feito isto você poderia comprar uma placa mãe destas com um Phenom II x4 e teria uma opção melhor que estes llanos(melhor até que uns sandy-bridge). Poderiam simplesmente lançar os Phenom III agora com um core melhorado e 32nm.

O AM3 não tem vídeo integrado e o FM1 tem, só aí já é uma diferença enorme nos pinos, seja para passar "dados", seja pra passar energia em vários pontos.

O 1156/1366 tem além disso, o número de canais de memória diferente, isso passa longe de ser erro.

Sei lá, a AMD tem tudo para ficar mais forte no mercado, mas toma uma decisões.. isso quando não demora para tomá-las.

Imagina se a AMD tivesse hoje uma placa mãe, com uma VGA onboard e esta com memória dedicada, algo como uma HD4670. Você compraria um Phenom II X4 e ficaria feliz da vida, sem ao menos lembrar dos Core I3/I5 sandy-bridge. Uma placa destas, eu arrisco a dizer que você contentaria 70% dos "gamers".

Seria uma placa-mãe bem cara de se fazer e desenvolver, e estes 70% dos gamers são atendidos pelo Llano como ele é hoje.

Qual o problema de comprar uma placa com chipset vagabundo se você não for usar os recursos extras?

Ego !

Postado

Naquele site chinês no post 275, em inglês, tem um cara falando em B3 para o Bulldozer. Pede para que chegue setembro, que está excelente e não pode dar detalhes por causa do NDA.

Link: http://www.chiphell.com/thread-250461-10-1.html

发表于 2011-8-21 02:08:07 |只看该作者

1. Bulldozer is here mid-Sept

2. Bulldozer will be very price competitive vs Sandy Bridge

3. Bulldozer is awesome - ha lol.

4. Every part is unlocked

5. It can OC very well!

6. AMD will be doing something special with LN2 very soon - 1-2 weeks."

"I forgot to mention about 8 & 9 Series motherboards. The reason why AMD doesn't offically support 8 Series boards is down to the fact these FX processors actually need more power phases from the motherboard (I forgot the details). The US guy said that manufacturers who offered BIOS updates for these boards may or may not actually work, or work properly offering the full benefits of FX processors. So If you want the full power of FX and no issues, please buy 9 Series motherboards. I'm not saying BIOS updates won't work, but to be safe, I'd buy a 990/970 motherboard now before release."

“Hi Guys,

So AMD popped in to see me. I have to admit I was worried about BD with all the gossip going about its performance and all the stuff gone on with delays and false reports & leaks.

Now however that's changed! NDA forbids me from saying ANYTHING but what I can say is that B3 Bulldozer will be worth the wait! OMG! Bring on September please!”

Postado
O AM3 não tem vídeo integrado e o FM1 tem, só aí já é uma diferença enorme nos pinos, seja para passar "dados", seja pra passar energia em vários pontos.

Se tivessem lançado um chipset melhorado no segundo semestre do ano passado, integrando esta VGA dos llano no lugar da HD4250, hoje você não precisaria de um llano, nem deste FM1.

O 1156/1366 tem além disso, o número de canais de memória diferente, isso passa longe de ser erro.

Deveria ter chegado a um só socket, esta diferenciação impossibilita você de mudar do Core i5 para um Core i7, teria que trocar a placa mãe, o que pra mim, é estupidez. Acho que a Intel se "tocou" disso por isso hoje você pode colocar um Sandy bridge Core i3, Core i5 ou mesmo Core i7, na mesma placa mãe LGA 1155.

Seria uma placa-mãe bem cara de se fazer e desenvolver, e estes 70% dos gamers são atendidos pelo Llano como ele é hoje.

É só integrar, não muito diferente de quando a AMD saiu com estes X6, integrando mais 2 núcleos a um x4. A memória dedicada poderia até ser discreta na placa. A AMD tem a faca(cpu) e o queijo(ati) na mão e não faz mais estrago na Intel porque não quer :D

Acho que o pessoal ainda confunde desempenho de placas-mãe com recurso. Você vê por aí testes ostensivos de placas-mãe que nem fazem de processador e placa de vídeo? Por que não? Quando existe, a diferença de desempenho não chega a 1%. Qual o problema de comprar uma placa com chipset vagabundo se você não for usar os recursos extras?

É ter que levar uma placa vagabunda e ultrapassada porque não há nenhuma opção melhor.

O custo x benefício de uma plataforma, tem que levar em conta o processador e a placa mãe.

Postado
Pra mim demonstra fraqueza da empresa. É "BE" ou "FX". E PONTO.

"Tudo, menos K"...

Também curto a nomenclatura "FX".

Já com suporte para Bulldozer: https://www.guerradigital.net/placa-mãe/amd/placa-mãe-asus-amd/asus-m5a78l-le-am3-amd-760g-atx-amd.html

Realmente se o Socket FM1 ficar só para os Llano concordo contigo que não foi a melhor jogada do mundo. Me lembra o Socket 939 que teve vida curta. Mas ainda acho cedo para falarmos disso com tanta certeza. Vai que o FM1 tenha vida longa ou mesmo seja retrocompatível com processadores FM2! E concordo contigo também sobre o Phenom III, ainda baseado no Socket AM3 (sem precisar de "+"). Se a AMD está custando tanto para lançar o Bulldozer, devia ter lançado ano passado a versão de 32nm e com suporte a SSE 4.1 e SSE 4.2 dos Phenom, com clocks e cache L3 mais altos e quem sabe uma versão X8. Ia dar um fôlego bacana para a AMD poder lançar calmamente o Bulldozer com toda a força em 2012. Mas agora é muito tarde para esse tipo de coisa. Eu mesmo defendo essa ideia já faz algum tempo.

Imagina o quão caro ficaria para produzir chipsets com IGP Radeon HD 4670! Isso encareceria demais as placas e precisaria de um baita dissipador de calor na placa-mãe para a mesma não fritar. Fora a necessidade de a placa-mãe vir com no mínimo 128MB de memória onboard dedicada a vídeo, para manter esse desempenho. Tem a questão do consumo elétrico também. Ia ser lindo para o usuário que não comprasse placa offboard, mas imagina o usuário que usa vídeo offboard com um chipset quente e beberrão com um IGP desses. A AMD não lançou isso porque não ia dar. Foi por isso que inventaram as APUs da vida.

Postado
É só integrar, não muito diferente de quando a AMD saiu com estes X6, integrando mais 2 núcleos a um x4. A memória dedicada poderia até ser discreta na placa. A AMD tem a faca(cpu) e o queijo(ati) na mão e não faz mais estrago na Intel porque não quer

Acho que o que ele quis dizer é que não dá pra fugir do custo, ou ele fica embutido no processador ou na placa-mãe. E se embutisse em todas as placas-mãe, pra manter a compatibilidade, ficaria caro pra todo mundo, e não só pra quem vai usar de fato. O que precisa acontecer agora é cair o preço das placas-mãe, que não entendo porque não consegue custar tão barato quanto uma AM3.

Imagina o quão caro ficaria para produzir chipsets com IGP Radeon HD 4670! Isso encareceria demais as placas e precisaria de um baita dissipador de calor na placa-mãe para a mesma não fritar. Foar a necessidade de a placa-mãe vir com no mínimo 128MB de memória onboard dedicada a vídeo, para manter esse desempenho. Tem a questão do consumo elétrico também. Ia ser lindo para o usuário que não comprasse placa offboard, mas imagina o usuário que usa vídeo offboard com um chipset quente e beberrão com um IGP desses. A AMD não lançou isso porque não ia dar. Foi por isso que inventaram as APUs da vida.

Exatamente...

Postado
Imagina o quão caro ficaria para produzir chipsets com IGP Radeon HD 4670! Isso encareceria demais as placas e precisaria de um baita dissipador de calor na placa-mãe para a mesma não fritar. Foar a necessidade de a placa-mãe vir com no mínimo 128MB de memória onboard dedicada a vídeo, para manter esse desempenho. Tem a questão do consumo elétrico também. Ia ser lindo para o usuário que não comprasse placa offboard, mas imagina o usuário que usa vídeo offboard com um chipset quente e beberrão com um IGP desses. A AMD não lançou isso porque não ia dar. Foi por isso que inventaram as APUs da vida.

Sei lá, eles colocam esta HD4670 em notebooks, com certeza achariam um caminho para incluir no chipset. Eles poderiam colocar a opção de desativar ou mesmo um crossfire com placas HD6xxx, uma compatibilidade.

Eu não reclamaria de colocar um cooler no chipset, nem de pagar 30%-50% a mais por uma placa mãe dessas ;)

Postado
Placas AM3 com chipset Nvidia, são chinelo, o HT é baixo e a vga onboard bem fraca para a atualidade.

M4N78-SE - placa-mãe ASUS chipset nForce 720D, HT 5200 GT/s, como qualquer placa-mãe com suporte a processadores AM3. O único porém é que não tem suporte a memórias DDR3. Não tem VGA on-board.

Bueno, HT fraco não é o caso dessa placa-mãe. A propósito, é placa-mãe mediana dessa linha. Há placas nVidia com chipsets mais rebuscados, com suporte a desbloqueio de núcleos, assim como diversos modelos com chipsets da AMD.

Postado
M4N78-SE - placa-mãe ASUS chipset nForce 720D, HT 5200 GT/s, como qualquer placa-mãe com suporte a processadores AM3. O único porém é que não tem suporte a memórias DDR3. Não tem VGA on-board.

Bueno, HT fraco não é o caso dessa placa-mãe. A propósito, é placa-mãe mediana dessa linha. Há placas nVidia com chipsets mais rebuscados, com suporte a desbloqueio de núcleos, assim como diversos modelos com chipsets da AMD.

Um chipset antigo, com vga onboard muito fraca para os padrões atuais, até para um HTPC eu arrisco dizer. Não sei o custo dela, mas o fato de nem ter DDR3 já diz que impossibilita qualquer upgrade futuro.

Postado
Se tivessem lançado um chipset melhorado no segundo semestre do ano passado, integrando esta VGA dos llano no lugar da HD4250, hoje você não precisaria de um llano, nem deste FM1.

Daria no mesmo que enfiar a Radeon HD 4670 lá. Ia ficar caro, quente, beberrão de energia e difícil de produzir. É por isso que surgiram as APUs. ;)

Deveria ter chegado a um só socket, esta diferenciação impossibilita você de mudar do Core i5 para um Core i7, teria que trocar a placa mãe, o que pra mim, é estupidez. Acho que a Intel se "tocou" disso por isso hoje você pode colocar um Sandy bridge Core i3, Core i5 ou mesmo Core i7, na mesma placa mãe LGA 1155.

Realmente um monte de soquete de uma vez não é algo bem-vindo. Mas tenho algumas considerações a fazer: o soquete LGA1156 possui processadores de vários segmentos, desde o Pentium G até alguns modelos do Core i7. Não existe só Core i5 para esse soquete, mas eles são os com melhor custo x benefício para essa plataforma. O LGA1366 não foi um "erro". Só existe Xeon, Core i7 e Core i7 Extreme para esse soquete porque ele é voltado para servidores e para quem faz questão de ter o que há de mais forte (e caro) do mercado. A diferença de soquete também se dá a quantidade de canais de memória para cada um e o custo de produção. Não faz sentido comprar uma placa de mil reais (LGA1366) e enfiar um Celeron nela. Agora, realmente achei tenso a troca de LGA1156 para LGA1155. Isso sim achei uma falta de respeito com o consumidor. Deviam ter lançado a Sandy para o LGA1156 com retrocompatibilidade. Duvido que a Intel não fosse capaz. Enquanto isso a AMD está "requentando" o AM2 (com pequenas modificações que fizeram o AM2+, AM3 e agora o AM3+) com algum tipo de retrocompatibilidade desde 2006 na maior parte dos casos.

É só integrar, não muito diferente de quando a AMD saiu com estes X6, integrando mais 2 núcleos a um x4. A memória dedicada poderia até ser discreta na placa. A AMD tem a faca(cpu) e o queijo(ati) na mão e não faz mais estrago na Intel porque não quer :D

Do jeito que você fala parece que as coisas são muito simples. Mas na vida real não é bem assim. ;)

É ter que levar uma placa vagabunda e ultrapassada porque não há nenhuma opção melhor.

O custo x benefício de uma plataforma, tem que levar em conta o processador e a placa mãe.

A placa-mãe determinava o desempenho do PC na época do FSB e controlador de memória integrado no chipset. Enfiar um Core2Quad numa placa vagaba com chipset da VIA ou da SiS é o mesmo que dizer "Quero jogar muito dinheiro fora no processador e não aproveitar o que ele pode oferecer". Mas hoje em dia placas mais robustas só fazem sentido para quem for utilizar mais recursos ou mesmo quiser algo com componentes de melhor qualidade. Para o usuário comum que só mexe no e-mail, roda um joguinho baseado em flash e conversa no MSN com os amigos isso não faz muita diferença mais. Mas eu defendo a ideia de que a base dos PCs é fonte e placa-mãe. Pelo menos essas duas peças o usuário deve comprar com qualidade um pouco melhor, para poder fazer upgrades futuros e não ter dores-de-cabeça.

Sei lá, eles colocam esta HD4670 em notebooks, com certeza achariam um caminho para incluir no chipset. Eles poderiam colocar a opção de desativar ou mesmo um crossfire com placas HD6xxx, uma compatibilidade.

Eu não reclamaria de colocar um cooler no chipset, nem de pagar 30%-50% a mais por uma placa mãe dessas ;)

A Radeon HD 4670M de notebooks é offboard igual a de desktops. Se o usuário quiser uma no desktop, basta espetá-la na placa-mãe.

Um chipset antigo, com vga onboard muito fraca para os padrões atuais, até para um HTPC eu arrisco dizer. Não sei o custo dela, mas o fato de nem ter DDR3 já diz que impossibilita qualquer upgrade futuro.

A culpa não é da AMD, mas sim da NVIDIA que entrou de TPM e parou de produzir chipsets só porque a Intel não deixou mais. E para um IGP de placa-mãe, esse nForce 720D não é tão ruim assim. Se quiser um vídeo integrado forte, o Llano é o produto certo para você. ;)

• Membro VIP
Postado
Naquele site chinês no post 275, em inglês, tem um cara falando em B3 para o Bulldozer. Pede para que chegue setembro, que está excelente e não pode dar detalhes por causa do NDA.

Link: http://www.chiphell.com/thread-250461-10-1.html

发表于 2011-8-21 02:08:07 |只看该作者

1. Bulldozer is here mid-Sept

2. Bulldozer will be very price competitive vs Sandy Bridge

3. Bulldozer is awesome - ha lol.

4. Every part is unlocked

5. It can OC very well!

6. AMD will be doing something special with LN2 very soon - 1-2 weeks."

"I forgot to mention about 8 & 9 Series motherboards. The reason why AMD doesn't offically support 8 Series boards is down to the fact these FX processors actually need more power phases from the motherboard (I forgot the details). The US guy said that manufacturers who offered BIOS updates for these boards may or may not actually work, or work properly offering the full benefits of FX processors. So If you want the full power of FX and no issues, please buy 9 Series motherboards. I'm not saying BIOS updates won't work, but to be safe, I'd buy a 990/970 motherboard now before release."

“Hi Guys,

So AMD popped in to see me. I have to admit I was worried about BD with all the gossip going about its performance and all the stuff gone on with delays and false reports & leaks.

Now however that's changed! NDA forbids me from saying ANYTHING but what I can say is that B3 Bulldozer will be worth the wait! OMG! Bring on September please!”

Quem falou iso foi o RawZ:

http://forums.aria.co.uk/showpost.php?p=1379185&postcount=1457

Os chineses estão pirateando até post de forum ? :D

E teria uma placa-mãe muito cara de se fazer e desenvolver.

Também tinha i7 na 1156, e caso você não acompanhe o tópico do Sandy, o socket 2011 vai substituir o 1366 em breve. Assim como seu antecessor, será restrito aos processadores mais fortes e caros da empresa.

Não é fácil quanto falar, integras memórias na placa demanda tempo de desenvolvimento e aumenta o custo de produção, sem contar a alimentação de um chip "grande" e também sua refrigeração.

Se é pra fazer este frankstein, melhor continuar com o sistema atual, isso a AMD já tem e já vende, mas mesmo assim não faz este estrago que você fala.

Mesmo com os i* a AMD se manteve relativamente estável na participação de mercado de desktops, mas ela perdeu muito no de servidores e nunca foi boa no de notebooks, isso o Llano está mudando e espera-se que o Bulldozer ajude a mudar.

Ultrapassada, só porque não tem os últimos recursos da moda ?

Postado
Daria no mesmo que enfiar a Radeon HD 4670 lá. Ia ficar caro, quente, beberrão de energia e difícil de produzir. É por isso que surgiram as APUs.

Eles poderiam ter colocado a vga integrada no llano agora, no chipset AM3, nem precisaria deste novo socket FM1. Bastaria colocar o modelo novo de processador AM3, se quisesse e ainda manteria a retrocompatibilidade.

Realmente um monte de soquete de uma vez não é algo bem-vindo. Mas tenho algumas considerações a fazer: o soquete LGA1156 possui processadores de vários segmentos, desde o Pentium G até alguns modelos do Core i7. Não existe só Core i5 para esse soquete, mas eles são os com melhor custo x benefício para essa plataforma. O LGA1366 não foi um "erro". Só existe Xeon, Core i7 e Core i7 Extreme para esse soquete porque ele é voltado para servidores e para quem faz questão de ter o que há de mais forte (e caro) do mercado. A diferença de soquete também se dá a quantidade de canais de memória para cada um e o custo de produção. Não faz sentido comprar uma placa de mil reais (LGA1366) e enfiar um Celeron nela. Agora, realmente achei tenso a troca de LGA1156 para LGA1155. Isso sim achei uma falta de respeito com o consumidor. Deviam ter lançado a Sandy para o LGA1156 com retrocompatibilidade. Duvido que a Intel não fosse capaz. Enquanto isso a AMD está "requentando" o AM2 (com pequenas modificações que fizeram o AM2+, AM3 e agora o AM3+) com algum tipo de retrocompatibilidade desde 2006 na maior parte dos casos.

Deveriam ter usado o LGA1366 para os servidores e mercado corporativo e deixado os desktops com o 1156. Acredito que foi isto que a Intel fez agora com o socket 1155.

Do jeito que você fala parece que as coisas são muito simples. Mas na vida real não é bem assim.

Não integraram uma VGA onboard melhor nos processadores llano? O que impede de ter feito isto a 6 meses atrás e criado um chipset AM3 melhor?

A placa-mãe determinava o desempenho do PC na época do FSB e controlador de memória integrado no chipset. Enfiar um Core2Quad numa placa vagaba com chipset da VIA ou da SiS é o mesmo que dizer "Quero jogar muito dinheiro fora no processador e não aproveitar o que ele pode oferecer". Mas hoje em dia placas mais robustas só fazem sentido para quem for utilizar mais recursos ou mesmo quiser algo com componentes de melhor qualidade. Para o usuário comum que só mexe no e-mail, roda um joguinho baseado em flash e conversa no MSN com os amigos isso não faz muita diferença mais. Mas eu defendo a ideia de que a base dos PCs é fonte e placa-mãe. Pelo menos essas duas peças o usuário deve comprar com qualidade um pouco melhor, para poder fazer upgrades futuros e não ter dores-de-cabeça.

O problema é que estes usuários entry-level, que poderia comprar AMD agora, vão comprar Core i3 Sandy-bridge, já que o custo da plataforma AMD é maior, seja no AM3 ou nos llanos.

A Radeon HD 4670M de notebooks é offboard igual a de desktops. Se o usuário quiser uma, basta espetá-la na placa-mãe.

Bom, independente de ser encaixada ou não, se tem uma HD4670M projetada para operar dentro de um notebook, com um consumo menor e que não esquente tanto, o que te impossibilita de ter uma destas já na placa mãe. Integrada no chipset e reduzindo os custos do usuário final. O que tu achas que fica mais caro? Uma placa mãe com uma HD4670M integrada ou comprar uma placa mãe e uma HD4670 offboard?

Isto que eu estava falando.

A culpa não é da AMD, mas sim da NVIDIA que entrou de TPM e parou de produzir chipsets só porque a Intel não deixou mais.

Sei lá, acho que estes chipsets de 3 anos atrás a NVidia deveria para de fazer, sinceramente.

Postado

A culpa não é da AMD, mas sim da NVIDIA que entrou de TPM e parou de produzir chipsets só porque a Intel não deixou mais. E para um IGP de placa-mãe, esse nForce 720D não é tão ruim assim. Se quiser um vídeo integrado forte, o Llano é o produto certo para você. ;)

Pelo que eu fiquei sabendo foi a AMD que rejeitou a ideia de trabalhar com chipset Nvidia na plataforma AM3, que depois foi adaptada via Bios pelas fabricantes parceiras de placas mãe...

Postado

po eles tão tentando fazer isso com a linha Fusion eu , ainda tá no inicio mas pelo q eu vi tá boazinha, vi um teste q pegaram 32fps no street fighter IV em 720p... ( E-350 ,proc de notebook)... acho q só tem a melhorar...

====

ps: e os bulldozer nada de data definida nao? , to meio afastado do assunto

Postado
E teria uma placa-mãe muito cara de se fazer e desenvolver.

Tenho minhas dúvidas, acredito que a VGA onboard dos llanos, em um chipset AM3 ficaria no mesmo custo, senão mais barato que estas placas mãe FM1. Afinal o AM3 está em uso e tem bem mais mercado que este FM1, mais processadores com um custo menor inclusive.

Também tinha i7 na 1156, e caso você não acompanhe o tópico do Sandy, o socket 2011 vai substituir o 1366 em breve. Assim como seu antecessor, será restrito aos processadores mais fortes e caros da empresa.

Realmente não sabia, mas continuo achando estupidez, a não ser que você use os sockets para diferenciar o mercado desktops/corporativo.

Não é fácil quanto falar, integras memórias na placa demanda tempo de desenvolvimento e aumenta o custo de produção, sem contar a alimentação de um chip "grande" e também sua refrigeração.

Você pode dimensionar para esta finalidade, como é o caso do HD4670M. Se o espaço da placa mãe é limitado então pode até compartilhar a memória ram DDR3, garanto que mesmo assim seria uma opção melhor e mais atual.
Se é pra fazer este frankstein, melhor continuar com o sistema atual, isso a AMD já tem e já vende, mas mesmo assim não faz este estrago que você fala.

Sinceramente é minha opinião, achei que quando a AMD adquiriu a ATI iria aumentar bem mais a participação no mercado, confesso que acreditava que faria a Intel fazer uma bela parceria com a Nvidia.

Mesmo com os i* a AMD se manteve relativamente estável na participação de mercado de desktops, mas ela perdeu muito no de servidores e nunca foi boa no de notebooks, isso o Llano está mudando e espera-se que o Bulldozer ajude a mudar.

Espero que sai logo, que venha com um bom diferencial, o mercado de informática é ágil e um atraso de alguns meses, pode custar uma boa fatia do mercado.

Ultrapassada, só porque não tem os últimos recursos da moda ?

Aquela placa com DDR2? É o mesmo que falar para alguém comprar LGA775, sinceramente.

Postado
Eles poderiam ter colocado a vga integrada no llano agora, no chipset AM3, nem precisaria deste novo socket FM1. Bastaria colocar o modelo novo de processador AM3, se quisesse e ainda manteria a retrocompatibilidade.
Não integraram uma VGA onboard melhor nos processadores llano? O que impede de ter feito isto a 6 meses atrás e criado um chipset AM3 melhor?

Falar é fácil. Quero ver fazer. O soquete AM3 NÃO foi feito pensando em vídeo integrado dentro dos processadores. Só lembrar que o AM3 é o AM2 (Sim!!! Aquele de 2006.) com melhorias e algumas alterações. Já o FM1 é um soquete feito do zero. Não tem nada de AM2 ou AM3 nele. Se troca de soquete não fosse necessária para a implementação de novas tecnologias, poderíamos estar aproveitando nossas antigas plaquinhas soquete 7 até hoje. O que não podemos aceitar são os abusos. Diminuir um pino só para ferr*r com os usuários, como a Intel fez no LGA1155 que acho feio.

Deveriam ter usado o LGA1366 para os servidores e mercado corporativo e deixado os desktops com o 1156. Acredito que foi isto que a Intel fez agora com o socket 1155.

Te garanto que os entusiastas endinheirados que compraram o Core i7 980X ou o 990X não concordam contigo. :D

O problema é que estes usuários entry-level, que poderia comprar AMD agora, vão comprar Core i3 Sandy-bridge, já que o custo da plataforma AMD é maior, seja no AM3 ou nos llanos.

O Sandy Bridge é de 2011. O Deneb é de 2009. O Llano chegou faz pouco tempo e o Bulldozer ainda está por vir, provavelmente mês que vem. Fora que tem toda a questão dos recursos das placas que já discuti contigo nos posts anteriores.

Bom, independente de ser encaixada ou não, se tem uma HD4670M projetada para operar dentro de um notebook, com um consumo menor e que não esquente tanto, o que te impossibilita de ter uma destas já na placa mãe. Integrada no chipset e reduzindo os custos do usuário final. O que tu achas que fica mais caro? Uma placa mãe com uma HD4670M integrada ou comprar uma placa mãe e uma HD4670 offboard?

Só porque criaram uma GeForce GTX 580M para notebooks voltados para jogos deveriam enfiá-la onboard na placa-mãe? Estranho isso. Quanto uma placa dessas ia custar? Dois mil reais?

Sei lá, acho que estes chipsets de 3 anos atrás a NVidia deveria para de fazer, sinceramente.

Discordo. Eles ainda estão aí porque eram muito bons para a época deles e tem muito usuário que faz questão de ter uma "GeForce", mesmo que seja onboard. Fora que é uma ótima opção de baixo custo. Se você não gosta, só não comprar. Nós somos livres para comprar o que achar melhor. Te garanto que tem muita gente que ainda curte esses chipsets da NVIDIA. ;)

Aquela placa com DDR2? É o mesmo que falar para alguém comprar LGA775, sinceramente.

Existem placas com chipset NVIDIA para o soquete AM3, ou seja, com suporte a memórias DDR3.

Pelo que eu fiquei sabendo foi a AMD que rejeitou a ideia de trabalhar com chipset Nvidia na plataforma AM3, que depois foi adaptada via Bios pelas fabricantes parceiras de placas mãe...

Disso eu não sabia. Mas a Intel manteve a exclusividade na produção dos chipsets do Nehalem para frente.

Postado
Falar é fácil. Quero ver fazer. O soquete AM3 NÃO foi feito pensando em vídeo integrado dentro dos processadores. Só lembrar que o AM3 é o AM2 (Sim!!! Aquele de 2006.) com melhorias e algumas alterações. Já o FM1 é um soquete feito do zero. Não tem nada de AM2 ou AM3 nele. Se troca de soquete não fosse necessária para a implementação de novas tecnologias, poderíamos estar aproveitando nossas antigas plaquinhas soquete 7 até hoje. O que não podemos aceitar são os abusos. Diminuir um pino só para ferr*r com os usuários, como a Intel fez no LGA1155 que acho feio.

cara eu acho q o am3 nao ter um video integrado ,"bom" é simplesmente pelo fato dele ter sido feito pensando em usuarios Mid-high e high end... q praticamente todos usam / irão comprar uma offboard... eu acho desnecessário só iria aumentar o custo do proc...

Postado

Uma linha 32nm?

Sem contar que se coloca 400Sps numa placa mãe, varias camadas teriam de ser adicionadas no... PCB, isso deixaria caro, Sem contar sideport (128Bits, para igualar com o controlador usado hoje no Llano) que precisa dois chips de memórias... 1866mhz? Bem... Adiciona-se um cooler, de cobre e ativo (PLACA MÃE COM COOLER ATIVO? HOJE?), e tudo isso vai resultar numa placa mãe inviável. Fora o fato dos Chipsets sempre serem produzidos com processo de fab. inferior a os processadores, para aumentar a capacidade de produção destes.

PS: nForce 720D não tem GeForce nenhuma.

• Membro VIP
Postado

Como se fosse fácil.

Você sabe se o socket permite isso ? Sabe se tem pinos livres pra se passar o sinal de vídeo, as linhas PCI-Express e ainda fazer o controle de tensão e clock separadamente pros 4 núcleos, o chip gráfico e o controlador de memória ?

Sabe se isso tudo ainda manteria a retrocompatibilidade com os AM* antigos e os Bulldozer ?

Eu não sei, mas tenho quase certeza que não dá.

LGA2011 está chegando..

Que integrad no processador é uma coisa, no chipset é outra.

No brasil, que fique claro:

http://www.newegg.com/Product/ProductList.aspx?Submit=ENE&N=100007625%20600167117&IsNodeId=1&name=FM1

http://www.newegg.com/Product/ProductList.aspx?Submit=ENE&N=100007627%20600007888&IsNodeId=1&name=LGA%201156

Que esta placa mobile usa chips "nobres" e "mais caros", que colocar as trilhas de energia e memórias numa placa-mãe tem seu custo de desenvolvimento e produção, e que isso tudo vai dar no mesmo que ter a p.. da placa espetaa no PCI-E como se tem hoje.

Quem vai pagar caro num processador como o Bulldozer ou os i7 não vai, em sua maioria, usar uma placa de vídeo fraca como esta.

Se vende e é barato.. foi a mesma coisa com a FX5200, era ruim, mas vendeu pra caramba.

Tenho minhas dúvidas, acredito que a VGA onboard dos llanos, em um chipset AM3 ficaria no mesmo custo, senão mais barato que estas placas mãe FM1. Afinal o AM3 está em uso e tem bem mais mercado que este FM1, mais processadores com um custo menor inclusive.

Chipset é feito em 55 nm Bulk, só aí já é muito diferente do 32 nm SOI HKMG do Llano.

Realmente não sabia, mas continuo achando estupidez, a não ser que você use os sockets para diferenciar o mercado desktops/corporativo.

Ou o segmento mediano do de alto desempenho. A margem de sobreposição é pequena.

Você pode dimensionar para esta finalidade, como é o caso do HD4670M. Se o espaço da placa mãe é limitado então pode até compartilhar a memória ram DDR3, garanto que mesmo assim seria uma opção melhor e mais atual.

Pra que se o cara pode espetar a placa que quiser no PCI-E ?

Sinceramente é minha opinião, achei que quando a AMD adquiriu a ATI iria aumentar bem mais a participação no mercado, confesso que acreditava que faria a Intel fazer uma bela parceria com a Nvidia.

Criar expectativas quase sempre dá em *****, e mudanças assim não acontecem em curto prazo, empresas demoram anos pra de fato se fundirem, e isso ainda ficou pior com os atrasos do Bulldozer e os acertos da Intel.

Como se a DDR2 fosse uma ***** completa e se não existisse no mercado mais nenhum pente de memória, que exagero !

Quando o camarada ali comprou a placa, ela foi uma ótima compra, faz bem pouco tempo que as DDR3 passaram a ser vantajosas.

Postado

Não falei para usar AM3 com integrado dentro dos processadores e sim usar este video que foi integrado ao processador para substituir o HD4250 nos chipsets AM3.

Te garanto que os entusiastas endinheirados que compraram o Core i7 980X ou o 990X não concordam contigo. :D

Estes você nem deve levar em conta, se a Intel lançasse uma placa mãe para colocar 2 processadores Core i7 lga 1155 eles comprariam :D

O Sandy Bridge é de 2011. O Deneb é de 2009. O Llano chegou faz pouco tempo e o Bulldozer ainda está por vir, provavelmente mês que vem. Fora que tem toda a questão dos recursos das placas que já discuti contigo nos posts anteriores.

Deneb não foi 2008? Dá a impressão que a AMD espera a Intel se mexer para depois correr atrás do prejuízo, sinceramente.

Só porque criaram uma GeForce 580M para notebooks voltados para jogos deveriam enfiá-lo onboard na placa-mãe? Estranho isso. Quanto uma placa dessas ia custar? Dois mil reais?

Não precisa de tanto, mas você sabe que há opções de core na ATI bem atraentes, que fariam a AMD aumentar sua fatia de mercado, se fosse integrado ao chipset AM3.

Discordo. Eles ainda estão aí porque eram muito bons para a época deles e tem muito usuário que faz questão de ter uma "GeForce", mesmo que seja onboard. Fora que é uma ótima opção de baixo custo. Se você não gosta, só não comprar. Nós somos livres para comprar o que achar melhor. Te garanto que tem muita gente que ainda curte esses chipsets da NVIDIA. ;)

Geforce 7025 se não me engano, a Nvidia poderia ter lançado algo mais atual, sinceramente. Qual a litografia, por curiosidade?

Existem placas com chipset NVIDIA para o soquete AM3, ou seja, com suporte a memórias DDR3.

Sim, eu já vi, mas mesmo assim não vejo nenhuma vantagem. Eu dei um bluray pro meu pai, mas ele ainda gosta de DVDs, vai entender. :D

Como se fosse fácil.

Você sabe se o socket permite isso ? Sabe se tem pinos livres pra se passar o sinal de vídeo, as linhas PCI-Express e ainda fazer o controle de tensão e clock separadamente pros 4 núcleos, o chip gráfico e o controlador de memória ?

Sabe se isso tudo ainda manteria a retrocompatibilidade com os AM* antigos e os Bulldozer ?

Eu não sei, mas tenho quase certeza que não dá.

Dá sim, substituir a HD4250, com uma solução melhor capaz de fazer frente aos Sandy-Bridge e ainda possibilitar utilizar os processadores AM3, com mais núcleos e baratos.

Que integrad no processador é uma coisa, no chipset é outra.

Dá na mesma e se fosse integrado ao chipset, hoje você teria já uma solução AMD bem mais vantajosa e ainda no lugar destes bulldozer, poderia lançar um Phenom III com core melhorado e 32nm :P

Espero que caia o preço em 6 meses, mas sinceramente que vantagem alguem teria de partir para um FM1 e não um socket compatível com bulldozer? Eu não sei nenhuma, no próximo upgrade o sujeito fica com raiva de amd.

Que esta placa mobile usa chips "nobres" e "mais caros", que colocar as trilhas de energia e memórias numa placa-mãe tem seu custo de desenvolvimento e produção, e que isso tudo vai dar no mesmo que ter a p.. da placa espetaa no PCI-E como se tem hoje.

Melhora só o chipset então e mantém a memória ram compartilhada, nem precisaria mudar o layout da placa mãe

Quem vai pagar caro num processador como o Bulldozer ou os i7 não vai, em sua maioria, usar uma placa de vídeo fraca como esta.

Mas poderia comprar um Phenom II x4 agora e partir para um Phenom III no próximo upgrada ao invés de ir para Intel Core i3 ou mesmo i5.

Se vende e é barato.. foi a mesma coisa com a FX5200, era ruim, mas vendeu pra caramba.

Chipset é feito em 55 nm Bulk, só aí já é muito diferente do 32 nm SOI HKMG do Llano.

Viu como poderia ser melhor o chipset?

Ou o segmento mediano do de alto desempenho. A margem de sobreposição é pequena.

Pra que se o cara pode espetar a placa que quiser no PCI-E ?

Simplesmente porque a AMD poderia fazer isto, apresentar uma solução interessante para avançar no mercado e ter um custo menor, pela integração.

Criar expectativas quase sempre dá em *****, e mudanças assim não acontecem em curto prazo, empresas demoram anos pra de fato se fundirem, e isso ainda ficou pior com os atrasos do Bulldozer e os acertos da Intel.

Parece que só agora vai mostrar realmente resultados, vamos ver.

Como se a DDR2 fosse uma ***** completa e se não existisse no mercado mais nenhum pente de memória, que exagero !

Quando o camarada ali comprou a placa, ela foi uma ótima compra, faz bem pouco tempo que as DDR3 passaram a ser vantajosas.

Monte um PC com DDR2 agora para um cliente e espere 1 ano quando ele for fazer upgrade com você. :D

Postado
Não falei para usar AM3 com integrado dentro dos processadores e sim usar este video que foi integrado ao processador para substituir o HD4250 nos chipsets AM3.

Bom. Já falei nos posts anteriores mais de uma vez os motivos de não se fazer isso.

Estes você nem deve levar em conta, se a Intel lançasse uma placa mãe para colocar 2 processadores Core i7 lga 1155 eles comprariam :D

Para os menos endinheirados um Core i7 920 overclockado não faz papel feio não, hein? Fora aquele negócio de memória em triple channel e tudo o mais... Comenta-se que não faz muita diferença no desempenho, mas tem bom marketing e tenho para mim que deve ajudar no futuro para quem ficar mais tempo com esses PCs.

Deneb não foi 2008? Dá a impressão que a AMD espera a Intel se mexer para depois correr atrás do prejuízo, sinceramente.

Ou foi dezembro de 2008 ou janeiro de 2009. E a questão não é essa. A Intel tem muito mais grana para pressionar a AMD. Enquanto isso a AMD faz o que pode com os baixos recursos que tem para continuar brigando pelo pódio. Esse é o "X" da questão. ;)

Não precisa de tanto, mas você sabe que há opções de core na ATI bem atraentes, que fariam a AMD aumentar sua fatia de mercado, se fosse integrado ao chipset AM3.

Aí ficaria tudo muito caro e você seria o primeiro a criticar. ;)

Geforce 7025 se não me engano, a Nvidia poderia ter lançado algo mais atual, sinceramente. Qual a litografia, por curiosidade?

Existem placas baseadas nas GeForce 8100 também. A litografia do GeForce 7025 deve ser 90nm ou 80nm, salvo engano. Mas talvez tenha sido atualizado para 65nm ou 55nm.

Sim, eu já vi, mas mesmo assim não vejo nenhuma vantagem. Eu dei um bluray pro meu pai, mas ele ainda gosta de DVDs, vai entender. :D

Não é todo mundo que fica em fórum de informática discutindo em tópico de processador que nem foi lançado ainda, como nós estamos fazendo. Para o usuário comum os recursos que os chipsets ad NVIDIA oferecem, mesmo o GeForce 6050SE, já são suficientes. O que não dava para continuar eram aquelas vergonhas que a VIA e a SiS lançavam.

Postado
Bom. Já falei nos posts anteriores mais de uma vez os motivos de não se fazer isso.

Eu ainda não concordo :D

Para os menos endinheirados um Core i7 920 overclockado não faz papel feio não, hein? Fora aquele negócio de memória em triple channel e tudo o mais... Comenta-se que não faz muita diferença no desempenho, mas tem bom marketing e tenho para mim que deve ajudar no futuro para quem ficar mais tempo com esses PCs.

Te garanto que seria vantagem permitir que um usuário com um processador i5 pudesse migrar para um i7 mais forte, quando estes tivessem um preço interessante. Lembra do LGA775 Quad core Extreme?

Ou foi dezembro de 2008 ou janeiro de 2009. E a questão não é essa. A Intel tem muito mais grana para pressionar a AMD. Enquanto isso a AMD faz o que pode com os baixos recursos que tem para continuar brigando pelo pódio. Esse é o "X" da questão. ;)

Mesmo assim acho devagar a reação e isto pode custar fatia do mercado

Aí ficaria tudo muito caro e você seria o primeiro a criticar. ;)

Eu teria pago até mais caro pelo que paguei no i3, só por ter um video ati razoável. Você acha que HD4200 ainda compete com Intel HD2000?

Existem placas baseadas nas GeForce 8100 também. A litografia do GeForce 7025 deve ser 90nm ou 80nm, salvo engano. Mas talvez tenha sido atualizado para 65nm ou 55nm.

Eu tenho um notebook com Dual Core e Geforce 8300, sei o quanto é fraco, por isso te falo que num desktop seria desagradável, ainda mais comparado com HD2000 da Intel.

Não é todo mundo que fica em fórum de informática discutindo em tópico de processador que nem foi lançado ainda, como nós estamos fazendo. Para o usuário comum os recursos que os chipsets ad NVIDIA oferecem, mesmo o GeForce 6050SE, já são suficientes. O que não dava para continuar eram aquelas vergonhas que a VIA e a SiS lançavam.

Este chipset Nvidia, na minha opinião está tão defasado como os VIA/SIS naquela época, com certeza a Nvidia tem opção melhor ou pelo menos deveria fazer uma bela revisão na litografia, dar um boost no core, sei lá. Eles tiveram 3 anos para fazer a lição de casa :D

Postado

Tamanho do BDZ-Orochi: 315mm^2.

http://semiaccurate.com/2011/08/21/and-the-bulldozer-die-size-is/

----

Slides do Hotchips sobre o BDZ: http://translate.google.fr/translate?js=n&prev=_t&hl=fr&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&sl=auto&tl=en&u=http%3A%2F%2Fwww.technic3d.com%2Fnews%2Fhardware%2Fcpus%2F6867-amd-praesentiert-details-der-bulldozer-archtitektur-auf-der-hot-chips-23.htm

N vi nada realmente novo.

As APUs Unclock serão sufixada com a letra "K"

http://www.computerbase.de/news/2011-08/amd-k-modell-statt-black-edition/

Já vi esse filme antes....

E começou bem antes... E2, A4/6/8...

Acho que o que ele quis dizer é justamente isso, a AMD entrando no mercado e jogando produtos a preço baixo, forçaria uma redução de custo. Mas acho isso desnecessário, já existe bastante fabricante, já tem competição. Se fosse fácil jogar um produto a baixo custo, já o teriam feito.

O problema é que você n está pensando estrategicamente.

Por que diabos a empresa vai entrar em um mercado só para baixar o preço dos produtos dele? você vai 1) ter gasto próprio, 2) ter lucro pequeno, nenhum ou prejuizo, 3) diminuir o lucro dos parceiros, que não vão gostar.

Se começar a sobrar mobo FM1 o preço cai. É oferta-procura.

Por outro lado, uma possível razão para o preço estar alto é a baixa fabricação dessas placas, já que as empresas de mobo sabiam que a AMD ia focar no mobile e que precisariam esperar pelo ramp up da produção. E só para completar, sim, a AMD entrando no mercado nessa situação poderia corrigir isso, mas ao invés de gastar dinheiro com isso e chater o pessoal, mais vale bater um papinho com os parceiros e convencer eles a colocar mais mobo no mercado (provavelmente mostrando que vai botar bastante chip no mercado).

Oxi. Só por que você vai lavar a casa você vai cuspir no chão?

Pra quê fortalecer a IGP se a própria ideia da AMD é mudar o mercado com os APUs?

Isso existe. Se chama Llano.

E se você está se referindo a BDZ + GPU. Isso tb existe, e se chama Trinity. Deve sair na CES de 2012.

Fonte: http://semiaccurate.com/forums/showpost.php?p=130175&postcount=55 e outro quote aqui http://semiaccurate.com/forums/showpost.php?p=130208&postcount=58

ps: e os bulldozer nada de data definida nao? , to meio afastado do assunto

Charlie ainda mantém a palavra dizendo que BDZ já saiu da fábrica (só que para o mercado server) O lançamento é outra história, mas n deve demorar muito. http://semiaccurate.com/forums/showpost.php?p=130174&postcount=54

Mas para o desktop, não está definido mas... ~setembro? lol

Intel e Nvidia é aquela música, "entre tapas e beeeijos". :lol:

Agora fico um tanto do lado do Zin, parece que tem bem menos placas de baixo custo para FM1.

Mas hj realmente n vale a pena. Tá muito caro DDR2. lol Acho que o ponto dele é esse. Agora é esperar até acabar o que tem no estoque.

Ninguém está dizendo q o BDZ está adiantado. Assim como ninguém fala isso do Atom.

Tem muita coisa que aconteceu no passado que pode explicar esses problemas e tal.

Chutar a AMD quando ela finalmente está se levantando é meio sádico. xD

Viu como poderia ser melhor o chipset?

Chipset tem que ser barato, o povo n quer nem fazer novo para baixar o consumo... ele vai ser canibalizado pelo processador, olha as notícias do krishna/wichita. É o primeiro SoC da AMD (talvez o primeiro SoC x86, n sei como tá no front do atom).

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...