Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=3736

AMD falando do Llano, "Ronconmingerais", 32 nm, Turbo, Melhora nos gates.. Interessante. :)

"Ronconmingerais" dessa vez não entendi...

Gostei do que li, porém, que sopinha de letras hein? 32nm High-K + Metal Gates SOI comofas?

http://images.anandtech.com/reviews/cpu/amd/llano/ISSCCdisclosure/core.jpg

representa o processador inteiro, os 4 cores? então assim os 9.69 mm^2 de área do chip vão ser os 4 núcleos? (menos o cache L2)

Postado

Almir Gomes, Dick Trace e Johannesrs, pontos de vista, opiniões e fatos aa parte, paranbéns a vocês por nos munir de tais informações, já estava até pensando em comprar um dicionário grego pra tentar acompanhar o que vocês estavam discutindo:D

Me joguem pedras se eu estiver errado, mas me parece jogo de comadres:

Depois da intel encher os cofres com tecnologias modernas é que depois vem a chance da AMD, puxa eu era criança quando vi o nome Fusion pela primeira vez.

C2Q 6700 vs Phenom 9950 -> um ano depois.

C2Q 9650 vs Phenom II 965 -> um ano depois.

C2D 6700 vs Athlon 7850 -> um ano depois.

C2D 8500 vs Phenom II 550 -> um ano depois.

i7 9** vs Zambezi -> cadê o cara?.

i7 8** vs Leo -> cadê o cara?

i5 6** vs Dorado -> repito, kd?

i3 certamente reinará absoluto, não sei, acho que Atom vs Bobcat já vai ser tarde.

Enquanto isso na Sala de Justiça!!! intel vai deitar e rolar com o atraso ou seria acordos?

Postado

Interessante ver que o Llano ainda não será baseado na arquitetura "Bulldozer", mas sim na dos atuais Phenom II e Athlon II. Isso não é necessariamente ruim se de fato os "números" apresentados pelas tabelas da AMD forem realmente coincidir.

A principio -pelo menos para mim-, o Llano é uma solução low-end para HTPC's e usuarios comuns que não exigem muito poderio gráfico.

Outra questão é o uso de DirectX 11 (visto que o Sandy Bridge ainda fará uso do DX 10) por parte da AMD na GPU on-die do Fusion, o que ao meu ver pode não ser de fato uma vantagem (isso caso o DirectX 11 não vingar, ou simplesmente não ser adotado em grande escala pelos desenvolvedores, a ponto de se tornar relevante), mas ao menos na questão de marketing pode significar muito já que os "leigos" em sua maioria não se importam com números e benchmarks, mas sim com "vantagens", ou simplesmente números em escala crescente (DX 9, DX 10, DX 11), por mais que isso possa não significar absolutamente nada.

Penso que pode ser bastante interessante ter um processador de baixo custo que ofereça desempenho superior aos atuais Athlon II X4, com consumo bastante reduzido (até 25w), isso pelo uso de HK+MG, 32nm, o dobro do cache L2 e ainda uma GPU no mesmo die que ofereça um desempenho bastante compatível com o produto final.

• Membro VIP
Postado

http://www.fudzilla.com/content/view/17605/1/

Zosma é um Phenom II X4 melhorado, naada ainda garantindo ou negando que seja um X6 esquecido.

http://www.fudzilla.com/content/view/17607/1/

AMD deverá lançar o chipset 870, nada de novo nas expectativas.

Ele vai usar SB600, 700, 710 ou 750, mas nada de 850. Expectativa para Abril e em placas bem interessantes. :)

http://www.fudzilla.com/content/view/17606/1/

Phenom II X4 97, ou B97 (955 versão business), a vir em Q2 e com TDP de 95 W. Eeeeee !!!

Postado
http://www.fudzilla.com/content/view/17605/1/

Zosma é um Phenom II X4 melhorado, naada ainda garantindo ou negando que seja um X6 esquecido.

Visto que o Phenom II X6 top (1075T) terá 125w de TDP, não seria incomum ver este com dois núcleos bloqueados (assim como 1MB de cache L2) e TDP de 95w.

http://www.fudzilla.com/content/view/17607/1/

AMD deverá lançar o chipset 870, nada de novo nas expectativas.

Ele vai usar SB600, 700, 710 ou 750, mas nada de 850. Expectativa para Abril e em placas bem interessantes.

Deve ser uma versão de baixo custo semelhante ao antecessor 770X porém com algumas melhorias.

• Membro VIP
Postado
Visto que o Phenom II X6 top (1075T) terá 125w de TDP, não seria incomum ver este com dois núcleos bloqueados (assim como 1MB de cache L2) e TDP de 95w.

Com certeza. :)

Se conseguirem 3.4 GHz com 95W vai ser ótimo.

Deve ser uma versão de baixo custo semelhante ao antecessor 770X porém com algumas melhorias.

Pelo que disseram talvez ele suporte CF 8+8, mas o 770 é pra ser espartano ( e barato), se vier em placas de 80 dólares vai ficar beleza. :)

Postado
Com certeza. :)

Se conseguirem 3.4 GHz com 95W vai ser ótimo.

É bem provável, todavia, se for o que está parecendo, esta "aparente" nova revisão deveria se aplicar também aos Phenom II X4 "antigos" que são quad-cores nativos e não apenas aos hexa-cores. Seria interessante ver esta "revisão" nos Phenom II X3, X2 e Athlon II X2, X3 e X4.

Pelo que disseram talvez ele suporte CF 8+8, mas o 770 é pra ser espartano ( e barato), se vier em placas de 80 dólares vai ficar beleza. :)

Realmente, por US$ 80 este novo "770X" pode ser uma bela barganha, agora o que me pergunto é se mesmo usando o SB antigo, este chipset low/middle-end suportará USB 3.0 e interface SATA-600?

Postado

Coisas interessantes sobre o Lhamo:

Pode-se desligar os núcleos independentes uns dos outros, ou seja, quando estiver usando 2 núcleos, os outros poderão ser desligados para economia de energia.

Medição de consumo por núcleo o que permite melhor controle, permitindo fazer over de um núcleo e desligar outro no período.

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20100209114243_AMD_Discloses_Peculiarities_of_32nm_Llano_Microprocessors.html

• Membro VIP
Postado
É bem provável, todavia, se esta for o que está parecendo, esta "aparente" nova revisão deveria se aplicar também aos Phenom II X4 "antigos" que são quad-cores nativos e não apenas aos hexa-cores. Seria interessante ver esta "revisão" nos Phenom II X3, X2 e Athlon II X2, X3 e X4.

Que o deus silício te escute. :D

Realmente, por US$ 80 este novo "770X" pode ser uma bela barganha, agora o que me pergunto é se mesmo usando o SB antigo, este chipset low/middle-end suportará USB 3.0 e interface SATA-600?

Provavelmente elas virão com um chip avulso pra ter este recurso. ;)

Ou os caras forçam um SB710.

Uma curiosidade, bem que estes chips poderiam ser em 40 nm não ?

• Membro VIP
Postado
Possível primeira imagem do CPU-Z do Bulldozer. Será que é verdade? Não achei o tópico lá.

http://www.overbr.com.br/home/noticias/28-misterioso-quad-core-da-amd-aparece-na-rede.html

Fake brabo e mais mal feito que minha barba..

SSE com números entre parênteses ?

SSE 5 E AVX ? SSE 4A ? 4 núcleos e 4 threads ?

Núcleo Zosma, nome 960T, 45 nm é K10.5 ainda, não é Buldozer.

Postado
Fake brabo e mais mal feito que minha barba..

SSE com números entre parênteses ?

SSE 5 E AVX ? SSE 4A ? 4 núcleos e 4 threads ?

Núcleo Zosma, nome 960T, 45 nm é K10.5 ainda, não é Buldozer.

A imagem pode ser falsa, mas a questão do parênteses não é. A última versão do CPU-Z (1.53.1) coloca todos os números das instruções SSE entre parênteses para que instruções futuras possam caber no "quadradinho".

Postado

Se o Zosma for isso ai, dois detalhes:

Nova linha de produção.

Novo soquet que ainda nem foi comentado.

Por que 3 pinos a mais? acabei de comprar minha AM3( 938 Pinos).

Por que Asus, Gigabyte, ECS, MSI lançaram Placas otimizadas para six-core com soquet AM3?

Mesmo com todos indícios de verdadeiro, tem que ser fake:mad:

Postado
Se o Zosma for isso ai, dois detalhes:

Nova linha de produção.

Novo soquet que ainda nem foi comentado.

Por que 3 pinos a mais? acabei de comprar minha AM3( 938 Pinos).

Por que Asus, Gigabyte, ECS, MSI lançaram Placas otimizadas para six-core com soquet AM3?

Mesmo com todos indícios de verdadeiro, tem que ser fake:mad:

Não entendo.

porque não fazem logo um soquete com muitos, muitos pinos, pra durar bastante.

Não compensa?

Postado

já tinha visto antes esse screen, pode ser fake, no entanto:

CPUz não é perfeito pra identificar processadores e costuma colocar alguma coisa errada mesmo, principalmente nos novos.

SSE5 e AVX na AMD é (quase) a mesma coisa, então até pode ser (já existem programas com suporte a SSE5, se não me engano aquele ffdshow video decoder diz ter compatibilidade com SSE5)

os detalhes apontados como prova de fake podem ser por erro do CPUz ou o processador tem uma diferença aí.

já tá na hora de começar a aparecer alguma coisa sobre o thuban e zosma, já tem magnus cours sendo pré-vendido, então deve tá perto de começar a entrar na linha de produção em massa.

parece que teve um atraso no thuban, não foi? provavelmente conseguiram uma revisão melhor e o atraso se justificaria (mais clock, menos tensão)

tomara q não seja fake, pena que a AMD é menos transparente nesse quesito de apresentar um novo processador... tb veja o tempo que gastaram pra desenvolver, a intel já tá "pipocando" o sandy :rolleyes:

sobre nova pinagem pros AM3: seria um erro fatal pra AMD uma vez q as placas am3 atuais são DDR3 exclusivas, ou seja, ainda não justificaria (a menos q ocorra um tremendo ganho de performance com as memorias com mais pinos, visto q os CORE-i tão com uma banda monstruosa mesmo no dual channel)

• Membro VIP
Postado
já tinha visto antes esse screen, pode ser fake, no entanto:

CPUz não é perfeito pra identificar processadores e costuma colocar alguma coisa errada mesmo, principalmente nos novos.

SSE5 e AVX na AMD é (quase) a mesma coisa, então até pode ser (já existem programas com suporte a SSE5, se não me engano aquele ffdshow video decoder diz ter compatibilidade com SSE5)

os detalhes apontados como prova de fake podem ser por erro do CPUz ou o processador tem uma diferença aí.

já tá na hora de começar a aparecer alguma coisa sobre o thuban e zosma, já tem magnus cours sendo pré-vendido, então deve tá perto de começar a entrar na linha de produção em massa.

parece que teve um atraso no thuban, não foi? provavelmente conseguiram uma revisão melhor e o atraso se justificaria (mais clock, menos tensão)

tomara q não seja fake, pena que a AMD é menos transparente nesse quesito de apresentar um novo processador... tb veja o tempo que gastaram pra desenvolver, a intel já tá "pipocando" o sandy :rolleyes:

sobre nova pinagem pros AM3: seria um erro fatal pra AMD uma vez q as placas am3 atuais são DDR3 exclusivas, ou seja, ainda não justificaria (a menos q ocorra um tremendo ganho de performance com as memorias com mais pinos, visto q os CORE-i tão com uma banda monstruosa mesmo no dual channel)

Amigo, mas Zosma e Thuban são núcleos de K10.5, não tem SSE5 e AVX a não ser que a AMD mude muita coisa.

Sobre AVX e SSE5, a última coisa que saiu (especulação claro) dizia que a AMD abandonaria a SSE5 em detrimento da AVX, agora vai saber o que vai acontecer..

Postado
Amigo, mas Zosma e Thuban são núcleos de K10.5, não tem SSE5 e AVX a não ser que a AMD mude muita coisa.

Sobre AVX e SSE5, a última coisa que saiu (especulação claro) dizia que a AMD abandonaria a SSE5 em detrimento da AVX, agora vai saber o que vai acontecer..

sim, eu sei, tanto que coloquei que "pode ter", afinal já se passou um tempo considerável no desenvolvimento deste processador, tanto que "acredito" que talvez poderia ter alguma coisa, seja instrução nova, ou melhor desempenho, tanto tempo enrolando e nada... vai ser muito ruim pra imagem deles...

o k11 tá longe de sair nas prateleiras e nem testes temos ainda, só especulação de estar circulando uns ES, se somente vai ter algo mais competitivo contra os Core-i que, convenhamos, já são meio "velhinhos", no tal bulldozer... tá feia a coisa e fica fácil a intel virar a mesa de novo

sobre SSE5, a AMD já vinha desenvolvendo o mesmo, forçou a intel a lançar logo o AVX e fazer um esquema de compatibilidade não deve ser impossível, só fica a dúvida se haveria tempo pra isso, basta ver que o 3DNow!professional tem SSE1 e instruções do 3DNow!+

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...