Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

Amigo Zerotalk com certeza vale a pena montar um sistema com SSD mesmo que pequeno ou mais barato, e o SSD funciona com RAID 0 sim, até semana passada eu estava com um sistema com RAID 0 com 2 SSD Intel X25-V de 40Gb cada, e te falo esse SSD não é dos melhores porém em RAID 0 consegui um belo resultado, leia abaixo o post com o teste dos SSD em RAID 0

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4785645&postcount=165

Galera fiz um teste com o meu novo SSD Crucial C300 de 128Gb

semttulovhv.png

Ele sozinho tem praticamente o mesmo resultado do RAID 0 dos SSD Intel!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ae galera fiz dois videos, um com o desempenho de dois SSD Intel X25-V de 40Gb SATA II em raid 0

YouTube - Teste de SSD Intel X25-V em RAID 0 na M4A88TD-V EVO/USB3

E o outro é de um Crucial C300 de 128Gb SATA III

YouTube - Teste SSD Crucial C300 de 128Gb em AHCI na M4A88TD-V EVO/USB3

Fica ai pra galera, o que acharam??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem galera o negocio 'e o seguinte, tem muita gente perguntando tanto aqui quanto em outros foruns sobre a nova geração de SSDs e muita gente esta com aquela opiniao que esperava algo mais.

No meu ponto de vista.

A nova geração nao veio para gerar um desempenho super fantastico em relação a geração anterior, ela veio para:

- Ter uma integracao maior com SATA 3

- Diminuir o preco com a introducao de modulos de memoria em 25nm

- Melhorar a vida util e performance do SSD utilizando novos processos de garbage e optimizacao dos modulos.

A nova geração esta sofrendo problemas com:

- Os novos modulos de memoria de 25nm mas os fabricantes estão trabalhando nisso

- Com as portas SATA 3 que em muitas mobos nao estão maduras o suficiente para atingir o seu total potencial limitando o desempenho do SSD

- Apesar do Win7 ser otimizado para SSDs essa nova geração me parece sofre um pouco com ele, talvez algum update resolva o problema.

- Novos controles que talvez nao tenhao ainda um firmware maduro que atinga o seu total potencial

Apesar de tudo 'e uma nova geração e como tal devemos ainda dar um tempo para ver realmente o seu total potencial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem galera o negocio 'e o seguinte, tem muita gente perguntando tanto aqui quanto em outros foruns sobre a nova geração de SSDs e muita gente esta com aquela opiniao que esperava algo mais.

No meu ponto de vista.

A nova geração nao veio para gerar um desempenho super fantastico em relação a geração anterior, ela veio para:

- Ter uma integracao maior com SATA 3

- Diminuir o preco com a introducao de modulos de memoria em 25nm

- Melhorar a vida util e performance do SSD utilizando novos processos de garbage e optimizacao dos modulos.

A nova geração esta sofrendo problemas com:

- Os novos modulos de memoria de 25nm mas os fabricantes estão trabalhando nisso

- Com as portas SATA 3 que em muitas mobos nao estão maduras o suficiente para atingir o seu total potencial limitando o desempenho do SSD

- Apesar do Win7 ser otimizado para SSDs essa nova geração me parece sofre um pouco com ele, talvez algum update resolva o problema.

- Novos controles que talvez nao tenhao ainda um firmware maduro que atinga o seu total potencial

Apesar de tudo 'e uma nova geração e como tal devemos ainda dar um tempo para ver realmente o seu total potencial.

Entendi Beto! valeu pelas explicações.

Eu achei que, pelo fato de serem 6gbps seriam necessariamente mais rápidos...

De qualquer maneira, o modelo da Intel é um pouco lento pra um Sata 3, comparado ao Vertex 3 e ao C300.

Mas concordo com a parte de diminuir os preços e melhorar a vida útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
galera uma duvida? esse modelo Crucial C300 128Gb SATA III, so tera seu desempenho max em mobos com sata 3 né? no caso da minha que ainda é 2.0, teria grande perca de desempenho? tava pensando em afquirir um.. claro mais tarde vou fazer um up no resto do pc tambem...

Terá seu desempenho limitado pela sata II.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera!

Alguém já fez update de firmware em SSD da OCZ.... Modelo Vertex 2 (OCZSSD2-2VTXE60G ) em especifico?? É tranquilo?? Vi que tem uma ferramenta da própria OCZ que faz o procedimento, só não gostei da parte que puxa o arquivo direto da internet, apesar de ter banda larga.

Gostaria de um help, se fosse possível, de alguém com mais experiência nesse assunto do que eu... afinal é o meu primeiro SSD.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal

a tendencia no futuro ter SSDs, como esta no inicio (digo isso uns 5 anos) que é pouco comparado a vida dos tradicionais HDs de disco (mais de 30 anos) é melhorar e despencar ainda mais os preços.. Os HDs iniciais tinham tabelas de erros, imaginem.. os SSDs estão se corrigindo.. talvez com o Windows 8 seja melhor investir num computador novo com SSD e windows 8...

e quando a gente le este topico e vamos gastar nosso suado $$$ e ve que a vida util nao é la estas coisas, e depois tem diferença de qualidades... para leiga como eu... o melhor é esperar mesmo...

pensei que como os pendrives atuais de 64 e 128GB iriamos ter facilidade de encontrar SSDs de 256GB e 512GB (mesmo sabendo das limitacoes)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hye Vivian, seja bem vinda :)

O seu comparativo entre o surgimento dos Hds a 30+- trinta anos e os SSDs a 5+- cinco anos 'e logico e tem sentido mas a realidade na tecnologia de 30 anos atras e a 5 anos 'e um tanto conflitante.

No meu ponto de vista com o surgimento dos controles sandforce os SSDs atingirao uma certa maturidade e se tornarao uma opcao de compra real para muitos usuarios que "buscao" o que o SSD tem a oferecer.

A compra de um SSD para um computador novo ou um upgrade para o atual 'e muito voltado a sua necessidade, mas sim existe a necessidade de uma pesquisa e a busca de certa informacao/conhecimento antes de efetuar uma compra. A vida util dos SSDs esta aumentando e eu acredito que logo vamos poder ter SSDs com mais de 25 anos de vida util no uso regular/domestico, esse aumento de vida util esta hoje muito mais ligado a melhoria de firmwares e optimizacao de OS que do proprio SSD em si.

Sim 'e muito comum as pessoas confundirem pendrives com SSDs, apesar do principio tecnologico ser o mesmo as similiaridades param por ai. Os SSDs de baixa capacidade (ate 40gb) ja estão desaparecendo do mercado e os de capacidade 128/256gb estão ganhando espaco, a tendencia 'e a baixa de precos e aumento da capacidade como ocorre com os HDs.

Qualquer duvida estamos ai para ajudar, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto

antes de mais nada quero elogiar sua qualidade em destacar e explicar tudo.

parabens !

voce acha que de forma geral, hoje, um HD 7200 é quantas vezes mais rápido que um HD de 5400?

e um HD SSD é quantas vezes mais rápido que um HD 7200?

e um HD SSD é quantas vezes mais rápido que um HD 5400?

talvez nao seja o termo correto "mais rápido", mas o que quero dizer, qual a "sensação" que da usar cada tipo de HD?

sabemos que existem inuuuuuuumeros fatores, marca, tecnologia, controladores, etc.. estou lendo muita coisa.. mas no fundo o que conta é a sensação que voce esta com um equipamento (HD) que faz diferença defato, valendo o investimento.. é difícil se expressar, ainda mais iniciante como eu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal desculpa os erros de portugues ...

algum de vocês poderia me dizer o que seria isso

Random 4K write performance of 50,000 IOPS (4K aligned)

que esta escrito nas especificaçoes tecnicas de um ssd corsair force series f60

sendo que na especificaçao do corsair nova series v64 possue esta no lugar da espec do f60 (64MB cache for stutter-free performance)

por isso pergunto kd o buffer do force series :S

qual seria a melhor compra?

v64

Maximum sequential read speed up to 270MB/second

Maximum sequential write speed up to 195 MB/second

f60

Maximum sequential read speed 285 MB/second

Maximum sequential write speed 275 MB/second

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hey Nashclim, bem vamos por parte para entender essa frase:

Random 4K write performance of 50,000 IOPS

Primeiro voce tem que entender o que 'e IOPS, que seria Imput and Output per Second. O IOPS 'e quase que um benchmark para HDs e SSD 'e quantas operacoes ele pode fazer em um segundo, nesse caso ele usa como comparativo blocos de 4k que sao relativamente pequenos, como exemplo cookies e determina que esses blocos serao gravados de forma Random, ou seja, aleatoria entendo por isso que eles serao gravados em qualquer area disponivel no SSD. Essa gravacao aleatoria era um grande problemas nos primeiros SSD mas que agora esta melhor e melhor.

Resumindo: Quanto maior o resultado melhor o desempenho.

A serie "V" 'e a nova da Corsair se nao estou enganado, voce poderia passar um link para eu dar uma olhada, valeu.

Hello Vivian, se voce esta falando de HD de 5400rpm então eu suponho que seja HD de 2.5" (notebook), nesse caso um HD de 7200rpm vai com certeza garantir um melhor desempenho, nao algo fantastico mas com certeza vai dar uma melhorada.

Agora comparar o desempenho dos SSDs com os HDs 'e algo como comparar o desempenho de um caminhao com uma ferrari, os dois tem os seus lados bons e ruins, no caminhao cabe muita coisa mas 'e lento, na ferrari cabe pouca coisa mas 'e muito mais rapida. Os SSDs sao uma liga a parte nao da para comparar diretamente.

Como expressar o uso de um SSD, bem se voce comprar um de bom desempenho e compativel com o seu equipamento voce nunca mais vai usar um HD como unidade de boot, apenas isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hey Nashclim, bem vamos por parte para entender essa frase:

Random 4K write performance of 50,000 IOPS

Primeiro voce tem que entender o que 'e IOPS, que seria Imput and Output per Second. O IOPS 'e quase que um benchmark para HDs e SSD 'e quantas operacoes ele pode fazer em um segundo, nesse caso ele usa como comparativo blocos de 4k que são relativamente pequenos, como exemplo cookies e determina que esses blocos serao gravados de forma Random, ou seja, aleatoria entendo por isso que eles serao gravados em qualquer area disponivel no SSD. Essa gravacao aleatoria era um grande problemas nos primeiros SSD mas que agora esta melhor e melhor.

Resumindo: Quanto maior o resultado melhor o desempenho.

A serie "V" 'e a nova da Corsair se nao estou enganado, voce poderia passar um link para eu dar uma olhada, valeu.

Hello Vivian, se voce esta falando de HD de 5400rpm então eu suponho que seja HD de 2.5" (notebook), nesse caso um HD de 7200rpm vai com certeza garantir um melhor desempenho, nao algo fantastico mas com certeza vai dar uma melhorada.

Agora comparar o desempenho dos SSDs com os HDs 'e algo como comparar o desempenho de um caminhao com uma ferrari, os dois tem os seus lados bons e ruins, no caminhao cabe muita coisa mas 'e lento, na ferrari cabe pouca coisa mas 'e muito mais rapida. Os SSDs são uma liga a parte nao da para comparar diretamente.

Como expressar o uso de um SSD, bem se voce comprar um de bom desempenho e compativel com o seu equipamento voce nunca mais vai usar um HD como unidade de boot, apenas isso.

aqui esta o link do "nova series" http://www.corsair.com/solid-state-drives/nova-series/cssd-v64gb2-brkt.html

nova series seria somente o nome pois é o primeiro modelo de ssd da corsair

aqui esta o link do que pretendo comprar http://www.corsair.com/solid-state-drives/force-series/cssd-f60gb2-brkt.html

me tire uma duvida porque o modelo antigo " nova series " possue buffer

e o force series ten o tal do"

Random 4K write performance of 50,000 IOPS (4K aligned)"

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hello Vivian, se voce esta falando de HD de 5400rpm então eu suponho que seja HD de 2.5" (notebook), nesse caso um HD de 7200rpm vai com certeza garantir um melhor desempenho, nao algo fantastico mas com certeza vai dar uma melhorada.

Agora comparar o desempenho dos SSDs com os HDs 'e algo como comparar o desempenho de um caminhao com uma ferrari, os dois tem os seus lados bons e ruins, no caminhao cabe muita coisa mas 'e lento, na ferrari cabe pouca coisa mas 'e muito mais rapida. Os SSDs sao uma liga a parte nao da para comparar diretamente.

Como expressar o uso de um SSD, bem se voce comprar um de bom desempenho e compativel com o seu equipamento voce nunca mais vai usar um HD como unidade de boot, apenas isso.

A comparação é perfeita. Na prática, o que ocorre é isso: desempenho x espaço.

Os HDs ainda serão muito utilizados. Não dá pra trocar totalmente os HDs por SSDs neste momento. O que é mais viável, e lógico, é usar o SSD como disco de boot, e o HD como "storage", para guardar arquivos em geral.

aqui esta o link do "nova series" http://www.corsair.com/solid-state-drives/nova-series/cssd-v64gb2-brkt.html

nova series seria somente o nome pois é o primeiro modelo de ssd da corsair

aqui esta o link do que pretendo comprar http://www.corsair.com/solid-state-drives/force-series/cssd-f60gb2-brkt.html

me tire uma duvida porque o modelo antigo " nova series " possue buffer

e o force series ten o tal do"

Random 4K write performance of 50,000 IOPS (4K aligned)"

abraço

Com certeza o Force Series é melhor. A série Nova, da Corsair, é antiga (com perdão pelo trocadilho), pois ainda utiliza o controlador Indilix Barefoot...

O Force já utiliza controlador Sand-Force, e por isso, é BEM melhor. Pode-se ver isso nas especificações.

Esperto ter ajudado! Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza o Force Series é melhor. A série Nova, da Corsair, é antiga (com perdão pelo trocadilho), pois ainda utiliza o controlador Indilix Barefoot...

O Force já utiliza controlador Sand-Force, e por isso, é BEM melhor. Pode-se ver isso nas especificações.

Esperto ter ajudado! Abraço.

sim me ajudou mas onde fica o buffer do force series?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi RHBH, de uma lida na primeira pagina do topico para se familiarizar um pouco com a tecnologia SSD, isso vai te ajudar a responder a sua pergunta e possivemente outras duvidas.

Mas adiantando sim, um SSD 'e diversas vezes mais rápido que um HD, mesmo dobrando a velocidade de acesso da porta Sata isso nao vai fazer com que o desempenho de um HD se multiplique vamos dizer em 5x imagine em 10x que 'e o caso mais comum entre eles, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To com uma C300 da Cruscial de 256GB SATA III, embora nao esteja usando um notebook com esta porta, o desempenho do SATA II está sendo aproveitado ao máximo.

No indice do windows, falta 0.1 para o 7.9 (pontuação máxima).

Duvida: Seria interessante uma SSD destas para ir em um servidor de sistema de banco de dados de um ERP aqui da empresa ou ainda nao compensa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!