Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

Bem Paul parece que outros colegas ja derao algumas opinies sobre as suas duvidas.

- Quando se fala em armazenamento se fala em gigas e gigas, como colega KZ citou 'e tudo em relação a custos, eu tenho um SSD de 128gb aonde eu coloco os programas mais utilizados ou os que tem melhor desempenho dentro do SSD como jogos por exemplo e tenho outros 5 tb em HD aonde eu coloco backup de blu-rays, downloads, jogos antigos, etc, etc.

- A migracao de um SO para outra unidade SSD ou HD com capacidades diferentes pelo proprio Windows pode gerar uma serie de problemas e dificuldades tanto no momento da transferencia como possiveis problemas futuros eu recomendo uma nova instalacao ou como Dalai recomendou o uso de um programa espelho como o TrueImagem. Caso voce use o XP ou Vista eu recomento o uso do TrueImagem ou outro programa semelhante, ja que esses sistemas tem uma quantidade enorme de atualizacoes e mais atualizacoes voce pode acabar prejudicando o desempenho do SSD com gravacoes e mais gravacoes (problema ja citado no topico).

- Se voce usar um programa de espelho provavelmente nao havera necessidade de ativacao, caso voce instale do zero vai ser necessario usar a sua chave para realizar a ativacao novamente, caso voce nao tenha ativado e reativado varias vezes isso nao deve ser um grande problema.

Bem espero ter ajudado, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde

muito interessante seu tópico.

surgiram algumas duvidas.

sou um usuario quase leigo, mas , gosto de performance. pretendo fazer um raid 0 na minha maquina com 2 hds de sata 2 .

então surgiu a duvida da utilidade do ssd , e comecei a ler este topico.

minha duvida é a seguinte :

Terei uma diferença notavel em performance e em velocidade de boot se ao invés de fazer o raid 0 , comprar um ssd para SO e games?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim voce vai ter um boa/grande diferenca de performance no boot/programas no OS e maior velocidade na leitura/carga dos jogos (depende do modelo do SSD), em contrapartida vai te custar mais caro e voce vai ter menos espaco.

Ou seja do ponto de vista de performance 'e imbativel mas nao no ponto de vista custoxbeneficio.

De qualquer maneira se voce colocar um SSD como unidade de boot/OS normalmente voce nao volta para HD, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto Uk ou alguém entendido no assunto, estou em dúvida em alguns modelos de SSD, gostaria da ajuda de vocês para escolher o melhor:

OCZ Vertex 2 60Gb

Intel X25-V 40Gb

Kingston V-100 64Gb

Andei pesquisando pela Net e fóruns afins e vi que o SSD da OCZ citado acima é excelente, porém quero uma opinião direta de quem entende!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dentro dessas 3 opções o melhor 'e sim o Vertex2 e com alguns extras como facilidade de update de firmaware, o melhor custoxbeneficio seria o Kingston mas perde em performance para o Vertex2 e 'e o mais antigo no mercado, o Intel 'e bom mas os 40GB mata ele, se 60Gb ja 'e apertado 40 nao da para nada.

Resumindo fique com o Vertex2 que 'e uma otima opcao, eu pessoalmente tentava dar uma apertada no orcamento e comprava o de 120gb aonde alem de espaco voce tambem ganha em performance, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Beto, o de 120Gb já foge muito do orçamento, pois o de 60Gb sairá para mim por R$204 ja o de 120Gb sai por R$380, posso até fazer um esforço pra pegar o de 120Gb, porém como tenho data estipulada para depositar o dinheiro fica um pouco mais apertado, e outra coisa o desempenho do SSD de 120Gb é muito maior que o de 60??

Beto e se entrasse nesta lista um Crucial C300 de 64Gb?? ele seria melhor que o Vertex2??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um ganho real de desempenho entre um SSD de 60gb e um de 120gb devido a arquitetura interna dos mesmos, principalmente em gravacao mas isso gradativamente esta mudando principalmente na mais nova geração como o Vertex2 aonde a perda 'e pequena, eu indico um SSD maior pelo melhor custo por GB mas 'e claro isso vai muito do orcamento, nada contra um Vertex de 60Gb otima compra.

Um Crucial C300 entrando na briga, o C300 seria a opcao certa se voce tiver uma porta Sata 6Gb disponivel e funcionando corretamente, ai ele 'e uma opcao imbativel caso contrario novamente o Vertex2, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Ramon eu estive pesquisando um pouco sobre a sua placa e vi que ela tem os Sata3 ligadas no SB (SB850) ele esta ligado a NB (890GX) pelo Alink que tem uma velocidade de 2Gb/s eu nao sei ao certo mas isso pode prejudicar a velocidade final das portas Sata3, mas nao tenho certeza ja que 'e um link interno ele pode acabar dando um melhor desempenho, mas talvez valha a pena dar uma pesquisa sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera acabei de comprar meu 1° SSD da minha vida e querem saber nunca mais quero saber mais de HD, só para armazenamento mesmo, comprei um Intel X25-V de 40Gb olha os resultados que obtive com ele no ATTO

taxassd.png

É demais!! o sistema voa baixo!! muito show, amanha vou comprar mais um desse para fazer RAID 0!! e o resultado com o RAID 0 eu posto aqui amanha!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, prescisso de umas dicas, estou sériamente pensando em pegar um SSD só pro SO, pode ser pequeno, menos de 60 gb, o que me recomenda? não pode ser muito caro :\

Oi Pedro, existem varias opções nessa capacidade no mercado, mas em relação ao preco fica um tanto difícil, muito caro para voce pode vir a ser muito barato para outra pessoa.

Eu recomendaria o OCZ Vertex 2E, alem de muito popular, rápido tem otima assistencia pela OCZ, valeu.

Parabens pela compra Ramon, espero que continue tento otimos resultados com ele, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Beto

achei bem legal e um preço bom, pena que não tenho a grana, ou melhor, não posso gastar com isso agora, achei por 210 em leilão no mercado livre, 30GB, isso ja basta pra min, só quero o sistema e alguns programas leves, mas que demoram pra abrir

só achei a taxa de leitura sequencial dele baixa, só 80, meu hd chega nisso, sei que o tempo de procura é muito mais baixo, mas isso não é pouco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto preciso da sua ajuda, não sei se é normal, mas toda vez que o Pc inicia aparece uma tela preta logo depois da tela da Bios com o nome da placa mãe e fica escrito algo semelhante a isso

RAID BIOS ROM UPDATE VERSION **/**/****

Algumas coisas que não me lembro nessa faixa

e na terceira linha fica

ESCANING DRIVERS..........

Ai depois de uns 15 segundos aparece os 2 SSD em raid e logo depois que vai iniciar o Boot, isso é normal ficar escaneando os drivers?? não tem um jeito de eu tirar isso??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

'E normal Ramon os drives de RAID normalmente sao terceiros (instalados em outro chip e nao direto no da BIOS), voce vai ter essa tela toda vez que der o boot, eu tambem tenho esse incomodo com a minha Asus U3S6 que carrega logo apos a tela da bios.

Talvez tenha alguma maneira de alterar isso na bios da sua mobo mas ai eu ja nao tenho como ajudar tem que dar uma pesquisada, mas nada de errado esta funcionando perfeitamente, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Ramon, voce nao ativa mas pode verificar se o Win7 esta com ele funcionando, verifique na primeira pagina do topico como verficar se o Trim esta funcionando ou nao.

Mas ja posso adiantar que em RAID o trim nao funciona (por enquanto) mas isso talvez mude em breve, mas nao se assuste isso nao 'e o fim do mundo e voce vai ver que o ganho de performance com o RAID deve compensar a perda de performance com o garbage do windows, apos 1 ou 2 anos talvez voce sinta a necessidade de fazer um backup e dar um cleaner nos SSD e depois reinstalar o backup com a performance recuperada, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Galera, estou pra comprar um ssd de 60 ou 64gb (que tenha um custo/benefício bom) O que acham do ocz agility 2 ou C300?

OCZ, o Vertex 2 é melhor do que o Agility 2. Já o C300 é Sata 3.. voa baixo.. com palavra, BetoUK...

P.S.: Beleza, Beto?!.. os Corsair ficaram bom pra mim, rodando OracleLinux 5.5/BD Oracle e fazendo backup's muito rápidos. ainda tenho problema de conexão de usuários, mas, nada a ver com os Corsair. deve ser o oracle. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Carvalho como o colega Ramon e o colega Dalai diserao o C300 seria superior as Agility que seria a linha basica da OCZ.

Mas ai estamos falando do Agility 2 que nao deixa de ser um bom SSD, caso for para escolher eu fico com o C300 apesar de ser mais antigo com a popularizacao dos Sata3 ele tem uma vantagem significativa em cima o Agility, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou pensando muito nesse negócio de SSD. meu problema é o seguinte: O ssd ficará em uma workstation de 3D, enquanto que os arquivos pesados de 3dsmax ficarão em um servidor.

Então ele funcionaria bem pra S.O, abertura de programas, etc. Mas não ajudaria para a abertura dos arquivos, já que esse se encontra em outro PC.

Essa wstation será um 2600k, que estou só esperando chegar em alguma loja pra comprar, estou com um link: http://forum.clubedohardware.com.br/overclock-2600k/892951 do processo de escolha e montagem, quem quiser dar pitaco será bem-vindo.

O próximo upgrade será na minha máquina mais fraca da assinatura, provavelmente pra um bulldozer ou pra outro sandy bridge, lá pra maio ou junho.

Vi os ocz onix, que apesar de não serem excelentes SSD, com taxas mais baixas de escrita e leitura, já serão bem melhores que os HD, e abaixo de R$300. Como comprarei um agora e outro depois, estou considerando essa alternativa também...

Então, fico com 3 caminhos:

1. Como já tenho um HD de 1tb pra ela, compraria só o ssd 64

2. Faço logo uma besteira e pego um ssd de 128 e dispenso o hd de 1tb pro outro upgrade.

3. Uso o de 1tb agora, em maio passo ele pra outra máquina e pego um ssd de 128 decente pra mim, provavelmente já mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!