Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

Hi Ramon, tem coisa errada ai, essa diferenca de preco nao pode ser estão grande assim ou o Vertex esta muito barato (em oferta por exemplo).

De uma olhada no link abaixo, 'e de uma loja confiavel aqui em UK, a diferenca entre o C300 e o V2E 'e de apenas £10,00 (e olha que o V2E ta em oferta).

http://www.overclockers.co.uk/productlist.php?groupid=1657&catid=1660&subid=1669

Opa Xineis seja bem vindo :)

voce pode instalar tudo o que voce quiser, OS, programas, filmes, fotos, etc.

Isso vai depender unicamente da capacidade do SSD, eu tenho um C300 de 128gb e 'e extremamente confortavel para o OS, programas e jogos. Filmes e outros e coloco em alguns HDs.

Como o colega Fox disse voce pode comprar uma placa PCI-E Sata3 como a Asus U3S6, mas caso voce use XFire ou SLi tenha certeza que voce tem as linhas PCI-E disponiveis (nao apenas o slot), valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não fiz XFire, então tenho um slot PCI-e 16x sobrando.

Sobre o adaptador, eu referi exatamente à placa controladora, só mas achava que era apenas um "adaptador".

Esse U3S6 é um bom controlador? Ele tem USB 3.0 e SATA III, e é exatamente o que eu queria! Estou pensando em comprar esse com um C300. Vale a pena agora, ou é melhor esperar?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho esse adaptador/placa de controle (o que seja) na minha R2E, funciona perfeitamente perde apenas alguns segundos no boot (leitura de drives), eficiente e otimo upgrade para alguem que quer manter a mobo e ter acesso a USB3 e SATA3.

O unico detalhe 'e que a Asus diz que 'e compativel apenas com algumas mobos, bla, bla, bla, quando eu comprei a minha mobo nao estava na lista e funcionou perfeitamente, mas 'e algo a ser considerado.

Nao esqueca de comprar um cabo SATA3 que no meu nao veio nenhum.

Vale a pena agora ou nao isso 'e muito de acordo com o ponto de vista, tecnologia muda a cada dia, o hoje vale amanha nao. estão para sair a nova geração daqui a alguns meses o que pode fazer o preco baixar, ou nao. O C300 'e um otimo SSD (em sata3) nao tenho o que reclamar, posso recomendar com certeza, agora valer a pena ou nao ai 'e contigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho esse adaptador/placa de controle (o que seja) na minha R2E, funciona perfeitamente perde apenas alguns segundos no boot (leitura de drives), eficiente e otimo upgrade para alguem que quer manter a mobo e ter acesso a USB3 e SATA3.

O unico detalhe 'e que a Asus diz que 'e compativel apenas com algumas mobos, bla, bla, bla, quando eu comprei a minha mobo nao estava na lista e funcionou perfeitamente, mas 'e algo a ser considerado.

Nao esqueca de comprar um cabo SATA3 que no meu nao veio nenhum.

Vale a pena agora ou nao isso 'e muito de acordo com o ponto de vista, tecnologia muda a cada dia, o hoje vale amanha nao. estão para sair a nova geração daqui a alguns meses o que pode fazer o preco baixar, ou nao. O C300 'e um otimo SSD (em sata3) nao tenho o que reclamar, posso recomendar com certeza, agora valer a pena ou nao ai 'e contigo.

Eu já chequei essa informação e a U3S6 É COMPATÍVEL com a mobo Crosshair III Formula.

Se você diz que é bom, então será o modelo que vai pro meu PC. :D

Sobre a pergunta, eu quis dizer que, em pouco tempo, devem lançar outros SSDs SATA 6gbps; talvez mais rápidos, talvez não. Acho que vou esperar pra saber.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, lá estava eu procurando o que ler e encontrei isto: OCZ Vertex 3 PRO Preview.

Esse é, aparentemente, o novo modelo SSD da OCZ, com o novo controlador SF-2500. E deem uma olhada nos testes, ele é MUITO RÁPIDO. :eek:

A OCZ disse que ainda mudará algumas coisas, talvez a memória utilizada (de Toshiba 32nm para IMFT 25nm) e talvez um detalhe ou outro. Mas a performance deve ser nesse patamar.

Portanto, temo que vale a pena esperar saírem os novos modelos. Nem que seja pra comprar modelos antigos mais barato.

Fica aí a indicação para leitura do final de semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Ramon, tem coisa errada ai, essa diferenca de preco nao pode ser estão grande assim ou o Vertex esta muito barato (em oferta por exemplo).

De uma olhada no link abaixo, 'e de uma loja confiavel aqui em UK, a diferenca entre o C300 e o V2E 'e de apenas £10,00 (e olha que o V2E ta em oferta).

http://www.overclockers.co.uk/productlist.php?groupid=1657&catid=1660&subid=1669

Aqui Beto

C300

http://www.amazon.com/Crucial-Technology-RealSSD-Solid-CTFDDAC128MAG-1G1/dp/B0039SM0AS/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1298080279&sr=8-1

E o Vertex 2

http://www.amazon.com/OCZ-Technology-Vertex-2-5-Inch-OCZSSD2-2VTXE120G/dp/B003NE5JCO/ref=sr_1_2?ie=UTF8&s=electronics&qid=1298080303&sr=8-2-spell

É só cotar o valor de cada um que você vai ver, nesse link o C300 ainda baixou de preço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito estranho Ramon, o C300 deve estar vendendo muito bem no US para manter um preco desse por tanto tempo, apesar de que o mercado de SSDs 'e extremamente volatil e isso pode mudar de um dia para o outro, mas ta ai uma diferenca de U$ 28,00, realmente os V2E estão caindo de preco com a proximidade do lancamento dos V3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito estranho Ramon, o C300 deve estar vendendo muito bem no US para manter um preco desse por tanto tempo, apesar de que o mercado de SSDs 'e extremamente volatil e isso pode mudar de um dia para o outro, mas ta ai uma diferenca de U$ 28,00, realmente os V2E estão caindo de preco com a proximidade do lancamento dos V3.

Eu não entendi; o preço do V2 está bom, ou é o do C300?

Mesmo assim, a tendência é a queda dos preços desses SSDs atuais para a chegada dos novos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu estava matutando o seguinte:

Os cientistas disseram que, em 2012/2013, ocorrerá uma forte tempestade solar.Com ela, alguns serviços ficaram desativados, por causa das atividades magnéticas geradas pelo fenomeno natural.Como os HDs são magnéticos, eles não poderiam sofrer algum problema, como perda de dados, devido aos altos níveis de atividade magnética que será proporcionada com esta tempestade solar?O que vocês acham?Não seria melhor já investir em SSD para fazer backups do HD, ou o mesmo também pode sofrer este problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, não acredito no que os cientistas dizem, porém respondendo a sua dúvida o SSD não é magnético por isso possivelmente ele não sofrerá danos, seria melhor usar o SSD com uma capacidade suficiente para o SO e programas mais usados e quando chegar nessa época você faz um Backup no HD e quarda ele envolvido em papel aluminio ou borracha, até que o problema com o magnetismo não corra risco de acontecer!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas tempestades magneticas sao mais comuns do que se imagina, variam apenas em intensidade, afeta mais satelites nos aqui estamos devidamente protegidos nao se preocupe ;)

As tempestades ocorrem a cada 22, e seu ápice é a cada 11 anos.Em 2012, chegaremos ao ápice.O bagulho vai ferver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 reais se fossem 4 gigas de backup.Queria ver se fosse 500, como o meu, 1, 2, 3 teras...É claro que essa é a melhor opção, mas também iria ficar caro

Sinceramente, eu duvido que uma tempestade solar apague todos os dados de um HD.

E mesmo que faça, se fritar o seu HD, vai fritar todo o PC junto...

Agora, vai comprar um SSD de 1 TB? Aqueles mesmos que custam +- R$ 4.000?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

!!!!!!!!!!!!!!!!! ATENCAO !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Para quem esta comprando um SSD da OCZ modelo Vertex 2

Aparentemente esta ocorrendo alguns problemas com os novos modelos com as memorias de 25nm.

Muitos usuarios estão reclamando de perda de espaco e de performance em diversos ambientes, aparentemente 'e um caso que ja esta sendo estudado pela OCZ tanto em US como aqui em UE.

Ja saiu uma materia a respeito do problema em detalhes.

http://www.tomshardware.com/reviews/ocz-vertex-2-25nm-ssd,2867.html

Pode ser apenas conspiracao mas alguns colegas ja relatarao problemas, valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 reais se fossem 4 gigas de backup.Queria ver se fosse 500, como o meu, 1, 2, 3 teras...É claro que essa é a melhor opção, mas também iria ficar caro

Foi um exemplo para um usuário comum. =)

E comprando DVD por menos de 1 real acho impossível superar o GB/R$ dessa possibilidade. O complicado seria mesmo fazer o backup disso tudo. Mas quem precisa dá os seus giros.

Na verdade como os HDs e os SSDs ainda são eletrônicos eles sempre teriam a possibilidade de perder ou corromper os dados, mesmo com o tempo. Enquanto mídias ópticas permanentes (como CD, DVD ou, digamos... papel =P) duram praticamente para sempre se forem bem mantidas (ok, manter papel é difícil hehe, é para descontrair).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Foi um exemplo para um usuário comum. =)

E comprando DVD por menos de 1 real acho impossível superar o GB/R$ dessa possibilidade. O complicado seria mesmo fazer o backup disso tudo. Mas quem precisa dá os seus giros.

Na verdade como os HDs e os SSDs ainda são eletrônicos eles sempre teriam a possibilidade de perder ou corromper os dados, mesmo com o tempo. Enquanto mídias ópticas permanentes (como CD, DVD ou, digamos... papel =P) duram praticamente para sempre se forem bem mantidas (ok, manter papel é difícil hehe, é para descontrair).

Ha cara, estamos na era do BD, então é "só" comprar um BD-RW (R$ 20,00~25,00 com 25GB) pra fazer backup.

Voltando ao assunto, backup é uma coisa complicada, eu mesmo gasto muito DVD para fazer backup dos vídeos que tenho no pc (seriados, animes, filmes, etc), programas e instaladores de jogos sempre estão na gaveta usb.

Hoje SSD só compensa para usar como unidade de boot e colocar alguns jogos para acelerar o carregamento dos arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ha cara, estamos na era do BD, então é "só" comprar um BD-RW (R$ 20,00~25,00 com 25GB) pra fazer backup.

Voltando ao assunto, backup é uma coisa complicada, eu mesmo gasto muito DVD para fazer backup dos vídeos que tenho no pc (seriados, animes, filmes, etc), programas e instaladores de jogos sempre estão na gaveta usb.

Hoje SSD só compensa para usar como unidade de boot e colocar alguns jogos para acelerar o carregamento dos arquivos.

Concordo com a questão do BD. Apesar de muitos não terem um leitor/gravador de BD, é uma boa solução, ainda mais se for um BD-RW DL de 50GB!!! :eek:

Mas voltando ao assunto do tópico, os SSDs são, até o momento, caros demais para serem usados como mídia de backup. Aliás, não é essa a proposta do SSD, e sim tornar o sistema em si mais rápido, carregando programas e o próprio SO com velocidade maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nova notícia > Estudo sobre SSDs diz que "Arquivos são quase impossíveis de serem deletados"

http://www.tomshardware.com/news/solid-state-flash-translation-layer-NAND-FAST-11-Sanitization,12252.html

Um trecho retirado da notícia:

"The researchers tested twelve SSDs by using the built-in "Erase Unit" command. After completion, four were found to be completely void of physical data. One drive reported to be entirely clean, yet the researchers were able to access all of its "erased" data. Overwriting entire SSDs proved more successful in a separate test, with one out of eight drives showing 100-percent data deletion. Two were completely cleaned after two passes, and one still contained 1-percent of the old data after 20 passes. The other four took more than 58 hours to overwrite the data just once."

Se estiver realmente assim teremos alguns SSD com metade utilizável então... :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso 'e algo perfeitamente natural e sim acontece em todos os SSDs apos um periodo de uso, da mesma forma que acontece com HDs.

A questao ai 'e "and one still contained 1-percent of the old data after 20 passes" ou seja nao 'e "com metade utilizavel então..." 'e sim "1 porcento" e isso se refere ao uso regular do SSD, 'e algo interessante de se saber no quesito segurança, deletar um arquivo pode nao acontecer fisicamente em um SSD em 1% dos casos mas...

... isso nao se refere a durabilidade, um programa de formatacao completa vai restaurar todos os blocos (salvo algum bloco danificado)

Trecho da reportagem: The researchers concluded the paper by saying built-in sanitize commands are effective when implemented correctly. Software techniques to clean the entire SSD work most of the time, but are not effective when deleting individual files. The researchers have submitted three "simple" extensions to an existing FTL that should make SSDs completely erasable in the future.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae Galera beleza,

Estou pesquisando para montar uma unidade ssd e estava analisando os modelos e preços, e estou com uma dúvida.

Posso colocar estas unidades em raid 0 que nem os HDs?

Eu comprando discos menores o preço sairia acessivel e eu ganharia performace muito melhor e com tamanho desejavel em raid 0.

Funciona e Vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!