Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Dell Inspirion 1564 (Core i3)


PedroFC

Posts recomendados

Impressões – Dell 1564

É com enorme prazer que venho compartilhar a experiência gratificante que estou tendo com o Dell 1564, aparelho da nova linha de notebooks da Dell que incorpora os processadores Core i3 e i5.

Para ser honesto, meu contato com os notebooks é recente, e ele se iniciou devido à necessidade de adquirir um aparelho para fins de estudo e trabalho. Como faço Engenharia Ambiental, escolhi um aparelho com um bom processador, pois os programas com os quais lido diretamente não necessitam de placas de vídeo robustas. E o Dell 1564, neste ponto, surpreendeu bastante: o vídeo dele é melhor do que eu poderia imaginar.

Seguem abaixo, então, breves comentários sobre a qualidade da imagem proporcionada pelo display; som; desempenho em alguns aplicativos; duração da bateria; dissipação de calor; funcionalidades; acessórios / comentários adicionais e, por fim, deixo o espaço aberto para dúvidas e perguntas.

1. Display

O Dell 1564 tem uma tela de 15,6’’ WLED, a conhecida “True Life”. Ele é relativamente fino e tem um desenho charmoso, de acabamento consideravelmente superior ao encontrado nos outros da linha Inspiron. A resolução máxima do display é de 1366x768, trabalhando a 60Hz.

2. Som

É provavelmente o melhor som que já ouvi de um notebook. Semelhante ao do MacBook Pro. O áudio tem saídas por baixo do aparelho, sendo conhecido, segundo a descrição presente no site da Dell, como “Alto-falantes estéreo com áudio de alta definição 2.0 de 4 watts (2 x 2W) SRS Premium SoundTM “. Acho estranho a colocação de “2 x 2W”, uma vez que, dobrando o número de emissores – ou caixas, a potência sonora não é duplicada. Enfim, isto não importa, pois o áudio do aparelho possui boa qualidade. Funciona bacana com headphones também.

3. Desempenho – aspectos gerais

É o que mais chama atenção no aparelho. Fiquei na dúvida entre o Core 2 Duo T7550 e o Core i3. Tenho total certeza que fiz a escolha certa ao optar pela nova linha de processadores. O 1564 vem ainda com 3GB DDR3 1067MHz e 250GB de HD.

O aparelho demora um pouco para ligar; porém desliga rapidamente e o resto do uso é surpreendentemente veloz. Ele não trava e não fica lento, mesmo com dezenas de janelas ou abas abertas na internet. Vocês verão no vídeo.

Abaixo, desfragmentando e executando um jogo, Google Earth e 2 vídeos em HD, sendo um deles do youtube. Abri outros programas como o Word e o Excel, para demonstrar que o desempenho permanece constante.

Emulando o Windows XP e Nintendo DS.

Neste outro vídeo registro o desempenho do 1564 verificando vírus, desfragmentando arquivos e executando o Google Earth e vídeos em HD.

3.1 Vídeo

3.1.1 Vídeo em jogos

A nova Intel Media HD é responsável por trabalhar em conjunto com os Core “i” da Intel, com desempenho semelhante ao de uma 9400m. Famosa pela fama de vídeos medianos ou ruins, acredito estar lidando com um projeto realmente bem resolvido da empresa. Testei 3 jogos nele e todos funcionaram muito bem. Devil May Cry 4, em 720p, é jogável na maioria das partes. Em 800x600 obtém-se médias acima de 50FPS em quase todos os mapas. Prince of Persia: Warrior Within funciona liso em 1024x768 em high / medium, com todos efeitos ligados. HL2 também funciona legal a 720p com a maioria dos itens em medium.

3.1.2 Vídeo em filmes e outros aplicativos

Internet, filmes e afins funcionam perfeitamente.

Não trabalho com edição de imagens; o máximo que mexo é o AutoCAD 2008. O programa, por sua vez, funciona adequadamente, apesar de não exigir do vídeo. Filmes em HD são reproduzidos perfeitamente, inclusive testei mais de um sendo executado ao mesmo tempo e com outros aplicativos abertos: nada de travar ou perder desempenho.

4. Bateria

São 6 células, a única opção disponível para os 1564. Achei a duração adequada, principalmente no modo de economia de energia. Mexendo na internet e em outros aplicativos, como Word e Excel, ela dura aproximadamente 2:40h. Trabalhando continuamente com o Office e aplicativos não ligados à internet, ela passa das 3:00h de duração. Tive a oportunidade de deixar ele ligado durante umas 5~6 horas, usando de vez em quando, com o aparelho entrando em hibernação às vezes. Ao fim deste período, ele ainda tinha alguns minutos restantes. Para jogos, são aproximadamente 90 minutos de duração.

5. Dissipação de calor

O fluxo de ar no aparelho se dá no sentido da parte inferior para a lateral esquerda. Colocando a mão sobre o teclado e o resto da superfície, ele não esquenta praticamente nada. Por baixo, ele esquenta bem pouco na parte esquerda superior, bem próximo ao ponto em que o cabo de alimentação se conecta ao notebook (já era esperado). De modo geral, a dissipação de calor é muito boa, e o cooler (silencioso, por sinal), entra em ação plena nos aplicativos mais pesados. Vale destacar que não costumo deixar o aparelho sobre o meu colo, pois isto tamparia as entradas de ar inferiores.

6. Funcionalidades

Infelizmente ele não tem Bluetooth (nem foi possível comprar na Dell) e nem a opção pela bateria de 9 células. Em conjunto às teclas F1 até F12, estão comandos para alternar entre notebook e projetor, ligar ou desligar a internet wireless, dados da bateria, regulagem de brilho e som, comandos de execução de vídeos e, por fim, ativação ou desativação do touch pad.

O teclado é outro destaque do aparelho: é idêntico a um desktop. Os acentos estão nas mesmas posições, o teclado (em formato de calculadora) está presente também, enfim, para quem não se acostuma aos “botõezinhos” de alguns notebooks, este aqui foi feito para essas pessoas. Ele possui, também, 3 entradas USB, 1 HDMI, 1 VGA, 1 rede, gravador e leitor de DVD 2 camadas e entradas para microfone e headphone.

7. Fotos / Índice de experiência do windows

http://img441.imageshack.us/img441/3976/desempenho.jpg

http://img412.imageshack.us/img412/8553/iew.png

8. Acessórios / comentários adicionais

O notebook veio “pelado” da Dell. Só o acompanha o carregador e os CDs de instalação.

Um outro ponto interessante do aparelho é a barra “Docks”, que já veio instalada. É muito prática.

De maneira geral, o Inspiron 1564 me surpreendeu bastante principalmente no quesito desempenho e ergonomia. Ele tem teclas em tamanho e posição corretas. Sobre o desempenho, é muito interessante ver o aparelho executando diversas tarefas ao mesmo tempo, e isso tudo sem esquentar muito. O acabamento deste Inspiron também merece destaque: imita aço escovado na parte interna e é semelhante a um “Black Piano” na parte exterior.

semttulohv.png

Ganhei R$150,00 de desconto e paguei R$140,00 de frete. A entrega ocorreu dentro do prazo estipulado pela Dell.

Espero que o review seja de ajuda. Estou aberto a responder qualquer dúvida.

Um abraço,

Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado, eu tenho certeza que postei nesse tópico hoje mais cedo. Misteriosamente minha mensagem desapareceu...

Vou repetir o que tinha dito no post possivelmente apagado...

- Faz uma verificação das temperaturas usando o HWMonitor.

- Coloca fotos reais do notebook.

- Acrescenta o Índice de Experiência do Windows 7.

Seu review está ficando bom. Com essas informações acrescentadas seu review ficará ainda melhor.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns aí pelo review, tive muita dificuldade durante minhas pesquisas pra compra de um novo note pra achar um review bacana.....curti os videos tb, fiquei 200 anos no youtube tentando achar um vídeo legal que demonstrasse a potencial real do 1564...

Esse review só me fez ter mais certeza da minha compra (fiz a compra dia 01/04)...muitooo legal* essa maquina...acredito que a velocidade para download tb seja espetacular né???

PedroFc eu tenho uma duvida ....queria saber qual a diferença entre o de 3GB e o de 4GB de memória, não manjo muito ainda de configurações......valeu mais uma vez abraxxx

Obs*...Foi mal aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em qual tópico você postou?

Aqui o desempenho (no Win 7 os números são um pouco piores que no Vista, acredito): http://img441.imageshack.us/img441/3976/desempenho.jpg

@Logan30

Sim, veio nele. Mas ele é condicionado unicamente ao aparelho da Dell. "Chore" um pouco que você consegue o desconto. Caso queira, pode me citar também. Fiz a compra do meu no dia 04/03.

@Leshxxx

Bom, também não sei te informar sobre a diferença de desempenho entre 3 e 4GB. Acredito que não seja perceptível para a maioria dos aplicativos. E a velocidade de download varia de acordo com sua conexão, não?

Sintam-se à vontade para tirar suas dúvidas,

Abraços,

Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois isso q é interessante.

Nas imagens de ilustração do 1564 no site da Dell você pode notar, na tampa da unidade ótica, o símbolo do blu-ray. E também numa das imagens está bem claro o disco azulzinho.

Então, o que é isso, propaganda enganosa?

Nossa, acabei de ver, é um blu-ray de fato!!

Não é citado nas configurações, mas a imagem gera dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Meu leitor não tem a indicação de BD player. E eu nem mesmo tenho um disco aqui para testar, ehe.

Abraço!

Esse não tem não, aquilo como o próprio nome diz é imagem meramente ilustrativa, está mostrando apenas o melhor que se pode conseguir no inspiron 1564. Aqui ainda não tem disponível com blu-ray, mas nos EUA da para você adicionar blu-ray ou uma placa de video hd 5450 por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse não tem não, aquilo como o próprio nome diz é imagem meramente ilustrativa, está mostrando apenas o melhor que se pode conseguir no inspiron 1564. Aqui ainda não tem disponível com blu-ray, mas nos EUA da para você adicionar blu-ray ou uma placa de video hd 5450 por exemplo.

Exatamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedroFC,

Estou pensando seriamente em comprar um note deste. Estou trocando meu atual que já tem HDMI, mas não tem suporte ao audio HD. Por exemplo, DTS-HD MA ou LPCM, com alta taxa de amostragem 192 KHZ / 24 bits. Por isso preciso ter certeza que este note tem suporte a tudo isto.

Pela especificações. A GPU que acompanha o Core i3 suporta tudo isto. Só que ainda não vi um pessoalmente e tenho medo dos drivers da Intel. Você mexendo nas configurações dos drivers, alguma vez viu alguma referência a audio HD?? Ou chegou a testar?

No Vista por exemplo, no controle de volume tem os formatos de saída:

testuz.png

Esta imagem mostra bem o que procuro. Teria como você olhar se tem estas opções nos drivers?

Desde já agradeço muito. São informações especificas, que o modelo vendido no exterior não possuem. As ATI 4xxx só tem alta taxa de amostragem. Como mostrado na imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedroFC,

Antes de mais nada muito obrigado. Pelas fotos. Mas confesso que fiquei mais confuso ainda.:lol:

Realmente é esta tela. Mas estou achando que o Windows 7 esconde os dispositivos que não estão conectados, ao contrário do Vista. Você já usou a saída HDMI? Se sim percebeu se apareceu mais 1 dispositivo de saída de audio além deste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...