Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mito placa de video no forno - Teste real


Mateus Arruda

Posts recomendados

choque termico?

não acontece nada cara. O problema seria colocar sem a água, como ja falei diversas vezes, o capacitor iria para o espaço.

Você pode pensar um outro modo de isolar ou tentar diminuir a temperatura nos capacitores, mas acho que a água é o mais eficiente.

Será que não vale a pena tentar trocar os capacitores por novos? é difícil encontrar capacitores deste tipo?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu olhei os capacitores, estão normais.

acho que não vai mudar nada trocar os capacitores.

A VGA ja era mesmo. O antigo dono deve ter feito um OC além do que devia, e ela ja era.

Estou pensando em serrar a placa de video no meio e tirar umas belas fotos para vocês. O que acham? hauehauehaueha

alguem tem mais algum mito para testar? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu olhei os capacitores, estão normais.

acho que não vai mudar nada trocar os capacitores.

A VGA ja era mesmo. O antigo dono deve ter feito um OC além do que devia, e ela ja era.

Estou pensando em serrar a placa de video no meio e tirar umas belas fotos para vocês. O que acham? hauehauehaueha

Se você acha que não existe mais esperança de conserto ou esperança de talvez uma possível venda dessa "sucata", creio que sua ideia seria interessante e tensa. Se for fazer isso mesmo faça um vídeo de você serrando a vga no meio (+fotos), isso seria mais tenso ainda.

:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
só pra deixar claro, no video ele diz que "essa coisa de forno" NÃO funcionou com ele...

tanto que mostra o "epic fail" (falha épica), ele só fez funcionar o pc comprando uma outra placa a Radeon HD 3650 (acho que é isso o modelo)

Pessoal Nao funcionou porque a placa tem que estar enfarinhada com farinha de mandioca para nao cozinhar os indutores também... Afinal os mesmos sao envolvidos por um esmalte e a farinah vai proteger o mesmo.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, bom dia:

Minha experiencia com placas, tanto mobo quanto video, que não funcionam é diária. Faço manutenção todos os dias. Portanto, tenho boa dose de experiencia. Aqui pra nós é proibido condenar placas sem se ter completa certeza de sua morte.

O processo mais bacana que fiz pela primeira vez, foi LAVAR as benditas com agua e sabão (detergente) e escovar bem com uma escova de dentes macia. Depois colocamos numa ESTUFA com uma lâmpada incandescente de 100W (é uma caixa de 40cm X 40cm, mesma altura), do meso tipo que se usa pra secar papel. Lá permanece por 4 horas, sendo virada em 2 horas. O índice de sucesso é de 60%.

Esse caso do forno é uma novidade interessante. Minha teoria p/esses casos (lavagem, secagem) é de que os componentes oxidados ou em degeneração, são limpos e os degenerados recebem um calor e voltam a se recompor, mesmo que precariamente (capacitores) por um tempo indetermindado, pois seu envólucro é de aluminio. Com o calor eles voltam próximos ao estado de fabricaçao (aos eletronicos de plantão, por favor, opinem). Isso dá uma sobre-vida às ditas cujas. Técnicamente, ninguém conseguiu afirmar o que de fato ocorre nesses casos.

Afirmo sem medo de errar: dá pra lavar e secar sem problemas. Só tenha certeza de que está realmente SECA antes de ligar.

Abraços a todos e boa sorte a quem tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal de informática tem que ficar na informática mesmo, quando vai para eletrônica aparece isso.

Sabe o que acontece com um condutor quanto ele é exposto a um campo magnético intenso? Aparece uma corrente nele e esta por efeito jaule pode simplesmente fundi-lo. Agora imagine as conexões dentro do chipset, isso sem falar no dieletrico dos capacitores.

Se querem fazer uma "simpatia" procurem uma menos perigosa, por que alguém pode realmente acreditar nesse devaneio e se machucar com a brincadeira.

Só para terminar, não acredite em tudo o que você "vê" na internet e isso inclui o youtube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu verificaria se nao tem alguma trilha quebrada, trocaria os capacitores apos anos de uso, e faria como o amigo de por na estufa por nao ter aquele sobrador termico,

descaregaria os capacitores, lavaria, seca, e por na lampara assim, se houver alguma solda fria, isolaçao, como o calor da lampada quase todos os componentes, iria se "resoldar;"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu verificaria se nao tem alguma trilha quebrada, trocaria os capacitores apos anos de uso, e faria como o amigo de por na estufa por nao ter aquele sobrador termico,

descaregaria os capacitores, lavaria, seca, e por na lampara assim, se houver alguma solda fria, isolaçao, como o calor da lampada quase todos os componentes, iria se "resoldar;"

Sim, desta forma está correto.

O que acontece é que as correntes estão cada vez menores e a frequência de trabalho cada vez maior, com isso qualquer resíduo pode prejudicar o funcionamento do circuito, pois vai apresentar uma resistência/capacitância parasita.

Só tome cuidado com soprador termico, pois pode desoldar alguns componentes smd da placa.

O ideal é usar estação de solda e liquido apropriado para limpeza de placas, mas desse jeito também vai ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Olha, eu também não acreditei quando li pela primeira vez, mas eu tenho um note Amazon PC com uma placa mão Clevo que não ligava mais (na net achei que essa note esquenta muito - projeto ruim - e as soldas soltas ou ficam com microfissuras), procurei bastante e achei a placa prá comprar (400 paus!) em Sampa. Tava esperando algum amigo ir pro exterior (Parágua) porque lá tinha visto uma dessas por 100 dólares. Como a placa já tava perdida mesmo (fazia uns 3 meses que eu estava esperando a oportunidade de comprar outra, tentei o teste do forno. Deitei a placa sobre o papel alumínio, coloquei na assadeira, liguei o forno a 250 graus, coloquei tudo no forno e ri prá caramba (afinal, parece o Professor Pardal tentando inventar alguma geringonça. Esperei 10 minutos (não pré aqueci o forno), tirei e coloquei prá esfriar. Depois d umas três horas (eu estava arrumando outro PC e tive que formatá-lo de novo) comecei a montar o notebook, meio desacreditado. Por incrível que pareça o note ligou, subiu o XP e eu usei por quatro horas seguidas sem nenhum pau! Vou continuar usando o notezinho (tenho outro, mas esse vai receber carinho especial só por causa da mágica) e, se der algum pau, eu aviso vocês. Como meu vô dizia, prá quem nao tem nada a perder (a placa já tinha ido pro cemitério mesmo) não custa tentar. Se for problema de solda eu acho que resolve. Ah, os capacitores e outros componentes nem ficaram chamuscados (tirei todos os cabinhos, adesivos e coisas do gênero, ficando só a placa mesmo). Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Opa amigo tudo bem?

Recentemente adquiri duas VGA com problemas de "artefatos".

Uma 6800XT e uma 8600GTS.

As duas entravam no windows ( ja com chuviscos na tela ) e após o driver dela ser instalado, após a reinicialização ela não passava da tela de carregamento do windows.

Não tinha visto esse tópico ainda, só vi agora... mas já vou postar aqui o meu caso pois DEU RESULTADO.

Seguinte, vi em vários forums americanos, procurei no youtube várias maneiras e então resolvi fazer.

A primeira tentativa:

6800 XT ->

Desmontei ela, limpei ela com alcool comum ( não tinha isopropilico )

Então aqueci o forno durante 20 minutos e coloquei ela dentro de uma bandeija com prendedores cobertos por aluminio e embaixo dela coloquei aluminio também.

Coloquei ela com os capacitores virados pra baixo, creio que esse foi um erro... pois quando estava chegando perto dos 8 minutos eles começaram a cair da placa de vídeo... foi então que retirei ela de lá, pluguei novamente os capacitores e coloquei ela no fogão novamente... na tentativa de grudar os capacitores ( pois não tenho a ferramenta pra soldar )

Deu certo, 6800XT voltou a funcionar

Testei vários jogos e até agora nenhum problema.

8600 GTS XXX -

Fiz o mesmo procedimento acima, porêm deixei os capacitores virados pra cima, deixei ela em torno de 10~13 minutos no forno e após isso esperei ela esfriar durante 20 minutos.

Estou usando ela nesse momento, até agora não apresentou NENHUM artefato.

Caso ocorra algo com ela, postarei aqui... no meu caso fui bem sucedido na minha experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, que loucura. Parece aqueles curandeiros que receitavam casca de árvores, picadas de formiga, xixi....

Um aparelho úmido pode voltar a funcionar se removida a água, mas o ideal é trocar eventuais capacitores, soldas...

Mas ainda assim adorei o tópico, pois muito se fala e ninguém mostra!

Show. :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, que loucura. Parece aqueles curandeiros que receitavam casca de árvores, picadas de formiga, xixi....

A comparação foi excelente.

Um curandeiro não tem conhecimento técnico nenhum. Em muitos casos, ele sabe que tal raiz é boa para tal coisa porque aprendeu isso com seus pais, que por sua vez aprenderam com seus avós, e por aí vai...

Dentro desta analogia (curandeirismo), temos muitos casos em que o conhecimento é verdadeiro, e daí nasceu a chamada fitoterapia... Mas também temos muita besteira, que não surte efeito algum (no máximo temos o efeito placebo), e o pior: temos muitos casos em que esta prática provoca a piora do doente, ou mesmo a sua morte.

Colocar uma placa dentro de um forno só pode surtir algum tipo de efeito nos raros casos em que o defeito tenha sido causado por solda fria. Isso mesmo! Solda fria.

O calor só pode provocar danos a um componente eletrônico... Um chip com defeito não pode ser reparado aplicando-se calor nele, da mesma forma que um capacitor, indutor, resistor... Nenhum desses componentes pode ser reparado quando estiver com defeito: eles tem que ser substituidos.

Se o cara tem uma placa de video com defeito e quiser coloca-la num forno, por mim tudo bem... O pior que pode acontecer é gastar gás de cozinha a toa, e se o defeito for solda fria existe uma possibilidade remota de que o equipamento volte a funcionar...

Agora uma coisa precisa ficar clara: sob o ponto de vista técnico, isso é uma aberração da natureza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem fornos de refusão que são utilizados até por fabricantes de placas-mãe e VGA, portanto, essa "técnica" de forno funciona, desde que tomados os devidos cuidados com a curva de temperatura, proteger as partes plásticas e que o problema da placa seja APENAS solda fria. Se tiver outro problema o forno não resolve. Esqueça o gelo e a água, basta a placa não encostar no fundo do forno ou no alumínio do seja-lá-o-que-você-usar-de-suporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o mais importante de tudo é: ONDE ESTÁ A CIÊNCIA POR TRAZ DISSO???.

Não tem ciência nenhuma. E é exatamente este o problema!

Teve um post neste mesmo tópico, lá atrás, que a pessoa dizia:

O pessoal de informática tem que ficar na informática mesmo, quando vai para eletrônica aparece isso.

Ou seja: o cara não entende nada de eletrônica e inventa esse troço...

Colocar uma placa num forno... Credo!

O que acontece?

Quando você aquece a placa, na maioria das vezes você não faz reparo nenhum... Na verdade, o que era um defeito apenas se transforma em um monte de defeitos na maioria dos casos!

A única chance disso dar certo é um conjunto de fatores:

1) O defeito da placa ser solda fria;

2) Durante o aquecimento da placa não ocorrer a queima de nenhum componente pela exposição ao calor;

3) O calor ser suficiente pra derreter a solda fria e corrigir o problema;

4) Que nenhum componente se solte durante o derretimento da solda (o processo derrete todas as soldas da placa, e não apenas a solda defeituosa) (*);

5) Etc, etc, etc, etc...

(*) Observe que as placas possuem componentes dos dois lados. Então, se você coloca a placa numa posição, a solda derrete e o componente cai... Se inverte a placa, a solda derrete e o componente que está do outro lado cai... Mesmo que você coloque a placa "em pé", ainda existe o risco de que um componente se solte.

Pra que?

A ideia por traz desse método é ressoldar os componentes da placa. Entretanto, conforme eu disse, a única condição disso dar certo é se o problema for solda fria, e desde que sejam atendidas as condições que eu citei acima.

Porque?..

Com o calor, a solda derrete.

Como as placas são feitas em processo industrial, onde as soldas são feitas de forma automatizada, o intuito seria eliminar qualquer solda defeituosa...

Existem fornos de refusão que são utilizados até por fabricantes de placas-mãe e VGA, portanto, essa "técnica" de forno funciona, desde que tomados os devidos cuidados com a curva de temperatura, proteger as partes plásticas e que o problema da placa seja APENAS solda fria.

Olha... Não tem como comparar os dois processos.

Um forno de refusão e um forno a gás são muito diferentes... Em comum talvez só o nome! Além disso, você viu alguma menção a "curva de temperatura" no procedimento descrito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha... Não tem como comparar os dois processos.

Um forno de refusão e um forno a gás são muito diferentes... Em comum talvez só o nome! Além disso, você viu alguma menção a "curva de temperatura" no procedimento descrito?

Não vi, o procedimento descrito foi muito, digamos, amador. E aquele gelo deu um toque especial ao amadorismo (sem ofensas). ;) Só estava informando que o procedimento não é mito, como o título do post sugere. Não podemos generalizar.

Na verdade o forno de refusão é apenas (estou simplificando, ok?) um forno "comum" que aquece por infra-vermelho, se consegue o mesmo resultado em um forno elétrico, por exemplo. Claro que deve-se ter o dobro de cuidado pois a chance do procedimento falhar é bem maior.

Uma coisa muito comum em empresas de eletrônica é você encontrar fornos elétricos adaptados para trabalhar com soldagem de placas com muitos componentes SMD.

Mas, como disse antes, o procedimento só daria certo se o defeito da placa for apenas solda fria, que hoje em dia, graças a composição da solda sem chumbo, é muito comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!