Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mito placa de video no forno - Teste real


Mateus Arruda

Posts recomendados

Alguem dicidiu resolver um problema desconhecido na motherboard lavando-a com água e detergente, ele me disse que bastava retirar todos perifericos e deixar secar bem ao sol. Não deu certo. :P

Mas será que é possivel fazer isso sem piorar o problema?

será que a eventual carga dos condensadores não criariam curto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Apenas pra relatar minha experiência "assando" uma placa de vídeo, e tendo resultados positivos.

Tinha uma Geforce 8600gt da XFX, parada a quase três anos, e por curiosidade resolvi procurar formas de reviver uma placa de vídeo. Achei muitos fóruns e vídeos no youtube sobre colocá-las no forno, e já que a placa estava parada fui em frente logo.

-Pré-aqueci o forno em torno de 180 graus, por uns 10 minutos.

-Desmontei a placa, retirei os adesivos, selos, e peças plásticas, e limpei a pasta térmica.

-Dentro de uma forma de bolo ou pizza, fiz outra menor com papel alumínio, e mais 4 apoios (bolinhas ou quadrados) de papel alumínio para apoiar a placa nos cantos.

-Coloquei tudo no forno, com o processador da placa virado pra cima.

-8 minutos depois, desliguei o fogo, e abri uma fresta no forno, e deixei esfriar por uns 20-30 minutos.

-Remontei e coloquei no pc, e após dois anos de dada como morta, voltou a funcionar perfeitamente.

Não sei por quanto tempo ela irá se manter funcionando, e se é recomendado pra todos. Nesse meu caso, o problema claramente foi uma solda fria, e o processo de esquentar a placa, reflow, colocou ou reajustou as soldas defeituosas.

Mas enfim, se você já desistiu da sua, já dava como morta, não há nada a perder, se der certo é lucro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela simplesmente "morreu".

Parou de funcionar e foi testada em vários pcs. Não apresentou nenhum problema antes de acontecer, nenhum artefato em tela ou resets aleatórios.

Na época simplesmente dei como morta, nem me passou na cabeça de ir atrás de soluções caseiras.

Outra coisa que me intrigava, é que não havia nenhum sinal de dano no hardware, nenhum capacitor estufado ou vazado.

Dei sorte com essa solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Vou contar a experiencia que tive:

Ja tive varios HP DVxxxx (Dv2000, DV6000, DV9000 etc) e outros notebooks que tinham a porcaria da Nvidia, (talvez por sorte eu nunca tive problema com notebook que tem chipset ATI) isso acontece frequentemente comigo porque eu nao uso desktop, uso notebook pra jogo, e uso e abuso dos bixos que compro, geralmente ficam ligados 24/7 fazendo downloads etc... Tenho preferência pelos Acers pois nos meus testes foram os que mais duraram.

Todos notebooks que tive, sempre consertei fazendo assim:

Quando dava o problema, eu tentava: Primeiro com o secador, depois com o forno, e em ultima instancia (se realmente valesse a pena) mandava para fazer reballing.

Com secador de cabelo:

Sempre tive 90% de recuperar os seguintes chips: Sis Mirage, ATI 200M, Nvidia MX4, Intel 945, 950 e 965. O metodo que uso foi, desmontar totalmente a placa mãe do note, Limpa-la com Alcool isopropilico e cotonetes (nao use pincel, ele pode gerar eletricidade eletrostatica e queimar alguma coisa) forar ela inteira com papel aluminio deixando descoberto apenas o chip para fazer reflow, usar o secador profissional que atinge 180 graus com baixa velocidade, esquentar a regiao por 5 ~ 8 minutos, e mais 10 minutos direto em cima do chip. Não deixe o secador em pé muito perto do chip, pois como o calor sobe, pode superaquecer o secador e queima-lo (ou ate mesmo pegar fogo) ja tive experiencias ruins com isso, então use-o em uma posição meio inclinada. Quando estiver perto de terminar o tempo com o secador, va afastando ele (subindo) para que o chip va caindo a temperatura bem lentamente. Se voce simplesmente desligar o secador, desembrulhar a placa e levar para outro lugar, pode ocorrer o choque termico e o problema voltar antes mesmo do teste.

Com o forno:

Mesmo procedimemto acima, porém pré-aquecido a 300 graus por 5 minutos, colocar a placa mãe em um recipiente forrado com papel aluminio, e deixa-la suspença com pequenas bolinhas de aluminio, de forma que fique +- 1 dedo de separação entre a placa e a forma. Colocar a placa mãe no forno por 8 minutos, quando estiver perto de acabar, abra um pouco da tampa para apagar o forno, mas NÃO TIRE A PLACA, deixe ela esfriar junto com o forno, isso pode levar uma meia hora, va fazer outra coisa, depois volte la, e retire a placa mãe.

O metodo da placa mãe no freezer não é eficaz, talvez para tirar a duvida se a placa mãe vai voltar apos o reflow.

Tive sucesso com placas de video, placas mae de notebook, placa mãe do meu xbox 360, placa mãe do meu ps3...

De todas vezes que tentei, 95% das vezes obtive sucesso. porém, ja aviso, este problema é CRONICO, não é solução, é apenas um quebra galho, em +- 3 meses volta a ocorrer. Uma solução definitiva seria o reballing, que apesar de ser caro, é a troca das soldas pro soldas melhores e mais resistentes (tome cuidado pois tem muito pilantra que diz que é solda da boa, mas na verdade usa a mesma qualidade de solda de antes).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Bom Galera sei que muitos vão ficar com medo como eu fiquei.. rsrsrs.. mas a verdade é que recuperei uma placa mãe de um notebook hp mini 2133 deste jeito, vi um video de um cara no youtube em que ele desmontava o mini que acendia os botões mas estava com tela preta sem nenhum sinal mais, nem hd, nem ventoinha nem nada.

1 - desmontei a placa mãe inteira, até cheguei a quebrar o conector pcmcia, porque não soube como desmonta-lo e acabei forçando.

2 - pré aqueci muito pouco o forno e coloquei a placa mãe sobre quatro bolas de 2cm de aluminio para que a mesma não ficasse encostando na forma ou seja ficou suspensa e mandei para o forno por 8 minutos a 200 ºC para assar literalmente.

3 - desliguei o forno e deixei semi aberto para esfriar bem, depois de uns 8 a 10 minutos tirei do forno e fui ao teste final, ligar tudo de novo e conectar os cabos, mas antes queria testar com ele semi-aberto para caso não funcionasse eu fizesse novamente o procedimento, mas naquela altura do campeonato as 23:45 da noite eu ja estava estremamente cansado, tentei ligar e para minha surpresa tela preta, pensei comigo: "Cansei", vou montar, entregar o note e dizer que não deu certo.

4 - terminei de montar o notebook inteiro e fui fazer novamente o teste de ligar o bendito e para minha feliz surpresa ele voltou a vida, tenho minha esposa que não me deixa mentir e minha filha de 5 anos que não me deixam mentir, mas digo que fiz isso porque não tinha mais nenhum sinal de vida o netbook e o preço de ressolda é R$ 350,00 reais aprox. o que invibializaria o conserto, quem quiser procura o video la no youtube pois postei um comentario perguntando como retirar o processador ja que o mesmo é soldado na placa mãe, mas assei a placa mãe com processador e tudo, só tirei todos os plasticos e adesivos que podem derreter com a temperatura.

Abraços a todos e desejo a mesma boa sorte que eu tive:

vou postar o link do video para quem quiser ver:

E podem olhar lá que fiz umas perguntas para ele, deveria ter gravado, olha que pensei em gravar pois sei que muitos irão duvidar como eu duvidei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Essa semana resgatei uma 8800GS do mundo dos mortos.

Mesmo esquema, forno pré aquecido por 10Min, e VGA Assando por mais 10Min.

Um capacitor começou deu uma leve estufada.

Na hora que tirei do forno deu nítidamante pra vêr que as soldas derreteram, pois ficaram brilhando como novas.

O único problemas é que após jogar Crysis 2 por meia hora verifiquei as temperaturas que chegaram a 108º:eek:.

Falei pro dono dela pra arriscar a compra de um outro cooler, mas ele preferiu dar a VGA pra mim:D

Tenho um note genérico de um colega aqui e depois quando tiver tempo vou assa-la também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de você colocar a placa no forno, você chegou a desmonta-la completamente e montala de novo testando em seguida? Como você tem certeza que o forno resolveu o problema e não o simples "desmonta e monta"?

Pior que sim, arranquei hd, memória, desconectei a bateria da placa-mãe deixei desligado por um bom tempo, fiquei com o botão de power apertado, retirei a bateria e nada!

Foi ai que tomei a decisão de assar a placa-mãe,depois de muita pesquisa, vou tentar com outras plcas de mãe de pc que tenho la em casa, assim que tiver um tempo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Acabei de fazer isso com uma Geforce 8400 GS e ela voltou a pegar!!!! Não dava imagem e ficava reiniciando o pc. Taquei no forno e agora tava jogando Point Blank contra meu irmão!!!! A placa no PC dele. Fiz o seguinte: Desmontei cooler, tirei adesivos, conector vga e pasta térmica. Embrulhei em alumínio conectores de plástico e capacitores. Forrei uma forma com papel alumínio e fiz 4 bolinhas com ele de apoio. Como o forno da minha casa é antigo e não tinha como regular em 180°, botei um papel branco no forno e conferi a temperatura por ele(cinco minutos se ficar amarelado está a aproximadamente 180°, branco 160°, torrado mais de 180°; segundo a internet) esperei dez minutos pré-aquecendo, vi que o papel estava amarelado e botei a placa por 8 minutos(desliguei o forno aos 5 minutos +/- porque os capacitores começaram a chiar, deixei completar o tempo só som o calor). Tirei e deixei esfriar uma hora. Acho que por não ter como regular o forno direito, o calor subiu muito e os capacitores vazaram e estufaram um pouco, alguns até se inclinaram(indícios de que iriam estourar). Desacreditado por isso e com o maior cagaço de estragar o resto do PC do meu irmão, testei. Pegou. Tô usando meia hora e desligo até botar pasta, depois vou mandar ele usar normal. Antes ainda tinha lavado a placa debaixo da torneira com uma escova bem de leve, e deixei secar ao sol. Acho que além de limpar a água também dá o tal curto de hardman. Vidinha extra pra garota!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

isso só adianta quando o problema pode ser resolvido com uma resoldagem.

o forno derrete a solda e as soldas ficam praticamente novas.

50% dos problemas em computador ou até no disco rigido e resolvido apenas com a resoldagem pois as soldas trincam com o tempo em altas temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas dúvidas:

1 - Qual a temperatura que o forno tem que chegar para derreter o estanho?

2 - Quanto tempo tem que deixar a placa no forno para refazee estas soldas?

3 - E por fim, depois de tanto tempo no forno e a uma temperatura alta o suficiente para derreter o estanho, como ficam os outros componentes? Capacitores, transistores, diodos... Este método não corre o risco de destrui-los?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

*******oooo o bagulho funciona mesmoooooooo!

cabei de recupera a senhora 8800gts 512 alphadog, tinha dado como morta, nao instala drive e tava cheia de ARTEFATO, agora to jogando max payne FDPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP

dexei no forno pré aquecido a 290º, dexei por uns 15 minutos, dexei sem dó, até agora esta funcionando e tomara que continue assim!

e pensar que eu ja estava arrancando o cooler dela pra por no gabinete... ainda bem que me deparei com esse tópico aqui haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
*******oooo o bagulho funciona mesmoooooooo!

cabei de recupera a senhora 8800gts 512 alphadog, tinha dado como morta, nao instala drive e tava cheia de ARTEFATO, agora to jogando max payne FDPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP

dexei no forno pré aquecido a 290º, dexei por uns 15 minutos, dexei sem dó, até agora esta funcionando e tomara que continue assim!

e pensar que eu ja estava arrancando o cooler dela pra por no gabinete... ainda bem que me deparei com esse tópico aqui haha

Agora tome bastante cuidado com as temperaturas dela, pois todo cuidado é pouco.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera.. obviamente que não cheguei a olhar todos os 92 post até o momento. Mas gostaria de compartilhar uma experiencia com vocês. Um amigo, entregou-me uma MB generica, e reclamava que não dava mais sinais de vida, testei a MB antes de quaisquer procedimentos e identifiquei que havia alguns capacitores danificados. Após a substituição de todos, aproximadamente 6, a dita cuja passou por uma secção de beleza, com direito a sabão neutro e muita aguá potável, praticamente um SPA de placas mãe.

Como a placa já havia passado por muitas mãos; estava com todos os Socket, de fixação do cooler danificados, substitui-os também. Como faço pequenos reparos em equipamentos de laboratório, tenho alguns equipamentos legais na empresa que trabalho, entre eles uma estufa.

Pois bem senhores, após a limpeza da placa, com os componentes já substituídos, deixei a MB, per noite acondicionada em 60 ºC, em uma estufa.

Funcionou que foi uma beleza, até o vídeo voltou a funcionar, pelo histórico de reclamação, era o primeiro item a morrer. Para não haver garantia continua, pois a placa era de um amigo, cobrei o devido valores do capacitores, e cooler, até hoje o PC está em uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Coloquei uma 8800GT 512Mb que estava com funcionamento intermitente no forno.

Fiz hoje. Deu certo! Nãos ei até quando ela funcionará.

Pré-aqueci por 12 minutos a 250ºC.

Botei a placa por 12 minutos a 250ºC.

Abri um pouco o forno e esperei esfriar.

Testei e deu boot. Coisa que ela não estava fazendo com frequência.

IMAGE00605.jpg

IMAGE00604.jpg

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
só pra deixar claro, no video ele diz que "essa coisa de forno" NÃO funcionou com ele...

tanto que mostra o "epic fail" (falha épica), ele só fez funcionar o pc comprando uma outra placa a Radeon HD 3650 (acho que é isso o modelo)

Eu testei várias vezes, e em todas as vezes funcionou, uma delas foi com um note, que não dava mais vídeo, e outra vez foi com uma 8800 GT, que tenho até hoje, guardada.

Fiz o seguinte, deixei umas 7~10 horas as placas na agua com alcool e sabão, pra limpar elas, depois enxaguei elas, e deixei secando, após secas, cobri SOMENTE AS PARTES PLASTICAS, e coloquei no forno, a uma temperatura de 230~240 graus, a 15 minutos, e apos esse tempo, deixei elas dentro do forno ainda, até esfriar, após elas já estar fria, retirei os aluminios e testei, funcionou, tanto a placa-mãe do note quanto a 8800 GT...mas só pra lembrar, a placa de vídeo estava com objetos já e o note não ligava vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa noite caros colegas, quero relatar a minha experiência, o meu notebook (da assinatura abaixo) começou a apresentar problema com a placa de video que inclusive travava direto o notebook, apresentava tela azul, enfim e depois de um tempo apresentou vários artefatos na imagem, mesmo em monitor externo.

Fiz o procedimento do forno, não usei água apenas fiz a janta com a VGA, e para minha felicidade deu certo, estou escrevendo esse post com o meu note.

Está 100% parabéns pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

toquei minha XFX 8800GT 512MB GDDR3 Alpha dog Edition ,no forno a 200 graus por 9 minutos,tinha ficado cheia de artefatos logo depois que eu abri um jogo,em seguida o pc travou,quando reiniciei,lá estavam os artefatos que simbolizavam defeito na parte da memoria que armazena as cores,barras verticais vermelhas e as letras do post zuadas...

bom agora está nota 1000... rodei vários testes e ela aguentou de boa,sem problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera toda e qualquer placa pode ser recuperada seja por um secador de cabelos ou pelo forno, só tem que ter o cuidado!! O recomendado é sempre retirar os capacitores para isso, porém no caso do amigo que fez com a água pode ser também, já que capacitores atuais suportam 105ºC sem explodir. O cristal é outro componente que dá muito defeito e pode ser facilmente trocado. Porém não esqueça de retirar cooler e tudo mais se não vai derreter rsrsrs' recuperei as placas abaixo com secador:

-Saphire Radeon X1050 256MB

-Saphire Radeon X300 256MB

-Nvidia GeForce FX5200 128MB (reconhecia apenas 64MB, solda fria na memória)

-XFX GeForce 7200LE

-XFX GeForce 8950GX2 (a lendária que trouxe dos EUA em 2008)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera toda e qualquer placa pode ser recuperada seja por um secador de cabelos ou pelo forno, só tem que ter o cuidado!! O recomendado é sempre retirar os capacitores para isso, porém no caso do amigo que fez com a água pode ser também, já que capacitores atuais suportam 105ºC sem explodir. O cristal é outro componente que dá muito defeito e pode ser facilmente trocado. Porém não esqueça de retirar cooler e tudo mais se não vai derreter rsrsrs' recuperei as placas abaixo com secador:

-Saphire Radeon X1050 256MB

-Saphire Radeon X300 256MB

-Nvidia GeForce FX5200 128MB (reconhecia apenas 64MB, solda fria na memória)

-XFX GeForce 7200LE

-XFX GeForce 8950GX2 (a lendária que trouxe dos EUA em 2008)

concordo amigo,todas podem ser recuperadas... solda fria é realmente algo muito comum e relativamente fácil de resolver.

desde que pararam de utilizar chumbo nas soldas a coisa mudou de figura,quem me dera que todas as placas atuais durassem tanto quanto minha guerreira nvidia geforce fx 5200, quase 11 anos que tenho ela e está firme e forte até hoje!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!