Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mito placa de video no forno - Teste real


Mateus Arruda

Posts recomendados

Se calor fosse bom para os componentes, não teríamos coolers (ventoinas), nem dissipadores.

Alguns componentes, no geral, suportam temperaturas de até 85C ou menos. Outros mais...

Um forno de cozinha chega fácil aos 180C. Expô-los nestas condições é colocá-lo a prova, podendo condená-lo.

Colocar água em qualquer circuito eletrônico, ai sim, condená-lo a morte. Se for retirada TODA água antes de ligá-lo, pode ser que você tenha sorte e funcione (caso já estivesse funcionando antes).

Enfim, nestes casos somente pesquisando o problema com aparelhos específicos (multimetros, osciloscópios e muita muita teoria e conhecimento). No resto é chute, do tipo, "vamos dar um tapa na tv pra ver se funciona".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se calor fosse bom para os componentes, não teríamos coolers (ventoinas), nem dissipadores.

Alguns componentes, no geral, suportam temperaturas de até 85C ou menos. Outros mais...

Um forno de cozinha chega fácil aos 180C. Expô-los nestas condições é colocá-lo a prova, podendo condená-lo.

Colocar água em qualquer circuito eletrônico, ai sim, condená-lo a morte. Se for retirada TODA água antes de ligá-lo, pode ser que você tenha sorte e funcione (caso já estivesse funcionando antes).

Enfim, nestes casos somente pesquisando o problema com aparelhos específicos (multimetros, osciloscópios e muita muita teoria e conhecimento). No resto é chute, do tipo, "vamos dar um tapa na tv pra ver se funciona".

por isso que o certo seria retirar todos componentes que não SMD, os SMDs aguentam as temperaturas pois prescissam chegar nela para serem soldados, sim, as existem ventoinhas para retirar o calor, mas ela aguenta bem mais, mas por um curto periodo, não sei quanto tempo leva um processo de soldagem SMD, mas acredito que seja pouco

se você tem uma placa que vai pro lixo, o que é melhor, colocar num forno e que msabe ter sua placa devolda ou jogar fora de vez? pensem nisso

(é claro que se você ver um capacitor ou conector não SMDs soltos você só faria isso se fosse burro)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
se você tem uma placa que vai pro lixo, o que é melhor, colocar num forno e que msabe ter sua placa devolda ou jogar fora de vez? pensem nisso
Bom! acredito que seja igual a jogar numa Mega-Sena!... 1 placa em 50.000.000 (50 milhões) de placas, voltaria a funcionar!... Hehehe!!!!... esta aí a possibilidade!... acredite se quiser!...

Boa sorte ao aventureiros!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você tem uma placa que vai pro lixo, o que é melhor, colocar num forno e que msabe ter sua placa devolda ou jogar fora de vez? pensem nisso

A questão não é tão simples assim...

O problema é que vai ter gente lendo este tópico e pensando: "-Legal! Vou comprar no Mercado Livre um lote de placas com defeito por uma pechincha... Aí coloco elas no forno, elas voltam a funcionar e eu ganho uma grana!"

Exagero de minha parte? Infelizmente não.

Da mesma forma que tem gente que joga na Mega Sena duas vezes por semana, e que pega dinheiro emprestado com o vizinho caso não tenha nem o suficiente pra fazer a aposta, tem gente que pensa assim e que vai achar que basta colocar uma placa de vídeo pra assar que ela vai voltar a funcionar.. E conforme o Bruno citou, as chances de se ganhar na Mega Sena são de uma em cinquenta milhões...

Aí, pra ficar legal, só falta aparecer um gênio qualquer e colocar as placas num forno... De microondas!

Eu já disse isso aqui antes, e volto a repetir: o grande problema da internet é que qualquer um publica qualquer coisa em qualquer lugar. Não existem critérios. Caberia ao usuário filtrar aquilo que lê, mas nem todos tem esta capacidade (aliás a grande maioria não tem).

Se o cara acha legal ver uma placa dentro de um forno, se ele acha legal gastar gás a toa, tudo bem... Só acho que deve ficar bem claro que as chances disso funcionar são praticamente nulas. Da mesma forma que apareceu um usuário dizendo "comigo funcionou", outros tantos vão ficar frustrados (igualzinho na Mega Sena, onde um ganha um prêmio que foi financiado por outros 100 milhões de pessoas que não ganham nada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, não sei que placa é esta mas, "democraticamente" deixa só eu dar mais um pitaco: esta "técnica" não seria mais ou menos como um reflow que temos em discussão em outro tópico (http://forum.clubedohardware.com.br/duvidas-reflow-reballing/852416) Se ao invés de se colocar a placa no forno se fizesse a técnica correta do reflow não poderia dar certo? Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão não é tão simples assim...

O problema é que vai ter gente lendo este tópico e pensando: "-Legal! Vou comprar no Mercado Livre um lote de placas com defeito por uma pechincha... Aí coloco elas no forno, elas voltam a funcionar e eu ganho uma grana!"

Exagero de minha parte? Infelizmente não.

Da mesma forma que tem gente que joga na Mega Sena duas vezes por semana, e que pega dinheiro emprestado com o vizinho caso não tenha nem o suficiente pra fazer a aposta, tem gente que pensa assim e que vai achar que basta colocar uma placa de vídeo pra assar que ela vai voltar a funcionar.. E conforme o Bruno citou, as chances de se ganhar na Mega Sena são de uma em cinquenta milhões...

Aí, pra ficar legal, só falta aparecer um gênio qualquer e colocar as placas num forno... De microondas!

Eu já disse isso aqui antes, e volto a repetir: o grande problema da internet é que qualquer um publica qualquer coisa em qualquer lugar. Não existem critérios. Caberia ao usuário filtrar aquilo que lê, mas nem todos tem esta capacidade (aliás a grande maioria não tem).

Se o cara acha legal ver uma placa dentro de um forno, se ele acha legal gastar gás a toa, tudo bem... Só acho que deve ficar bem claro que as chances disso funcionar são praticamente nulas. Da mesma forma que apareceu um usuário dizendo "comigo funcionou", outros tantos vão ficar frustrados (igualzinho na Mega Sena, onde um ganha um prêmio que foi financiado por outros 100 milhões de pessoas que não ganham nada).

concordo, isso seria se SUA placa parasse de funcionar e não tivesse mais nada que fazer e você antes verificase se não existe nenhum outro defeito aparente

e bem o que você falou, daqui a pouco alguem fala "comigo não deu certo, mesmo colocando em 50% de potencia o micro-ondas"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Aqui um cara que tem uma sucata eletronica ele ressucitou muitas placas como? simples Reballing do chip e com soprador de vapor ele aqueceu as placas para retirar quaisquer solda fria dos componentes, troca algum capacitores se necessario e a placa ressucita de novo kkk, mas ele so faz isso em placas que vale a pena como a GTX8800, GT9500 e outras^_^

até gora ele consegui ressucitar todas com essa tecnica......

acho que fato de uma parcela minuscula voltar a funcionar apos colocalas no forno é porque derreteu as soldas frias da placa;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Meu conhecimento em eletrônica é a baixo do básico. Mas eu acho que valha a pena tentar, apenas como último recurso.

Se todas as tentativas e técnicas já foram utilizadas, e constatou-se que não há mais nada a se fazer, então não custa nada, o hardware já está perdido mesmo.

A minha 8600GTS está com sérios problemas, não inicia mais o S.O (Win 7 Ultimate 64 bits), e logo na tela de post do BIOS já aparecem os artefatos, listras e irregularidades na tela.

Mas não ainda não criei coragem de tentar esse procedimento, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal,

Estou postando novamente para registrar que após assar a placa, a mesma ainda se encontra funcionando!Já se passaram 15 dias de testes e até o momento não apresentou nenhum problema.

Obs: Sei que mágica é milagres não existem, mas nesse caso acredito que deu certo, porque se tratava de alguma solda fria mesmo.

abraço a todos!

opa, bom saber ! sempre tive curiosidade quanto ao fato..

em ultimo caso vale a pena tentar sim ! soldas frias são muito comuns mesmo, outra parte tb se devem aos eletroliticos ressecados por horas e horas de uso, que trabalham sob altas frequencias, esses casos assim já fica complicando mais o "ressuscitamento" da placa hehehe ou então depois é tentar trocar alguns com ESR alteradas pra ver...:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Não vi, o procedimento descrito foi muito, digamos, amador. E aquele gelo deu um toque especial ao amadorismo (sem ofensas). ;) Só estava informando que o procedimento não é mito, como o título do post sugere. Não podemos generalizar.

Na verdade o forno de refusão é apenas (estou simplificando, ok?) um forno "comum" que aquece por infra-vermelho, se consegue o mesmo resultado em um forno elétrico, por exemplo. Claro que deve-se ter o dobro de cuidado pois a chance do procedimento falhar é bem maior.

Uma coisa muito comum em empresas de eletrônica é você encontrar fornos elétricos adaptados para trabalhar com soldagem de placas com muitos componentes SMD.

Mas, como disse antes, o procedimento só daria certo se o defeito da placa for apenas solda fria, que hoje em dia, graças a composição da solda sem chumbo, é muito comum.

Não sei se você(s) conseguiram entender o propósito do gelo/água . Ele serviu para manter a temperatura dos capacitores mais baixa do que o restante da placa. Quando a água começou a borbulhar (ou seja, temperatura = 100º) eu desliguei o forno. Assim, o capacitor deve ter chegado a aproximadamente no máximo 150º, diferente do resto da placa, que com o forno nesta alta temperatura pode ter chegado facilmente a 200º.

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, também tinha uma XFX 8800GTS que estava apresentando aqueles riscos coloridos na tela (artefatos), a placa estava encostada há um bom tempo quando resolvi passa-la pelo metodo do forno.

O procedimento que segui foi o seguinte:

- Remover o cooler e todas outras partes pláticas da placa, adesivos, resíduos de cola, etc....

- Limpar todo resíduo de pasta térmica dos componentes da placa.

- Pré aquecer o forno @220°C durante 10 min.

- Peguei uma forma, forrei com papel alumínio para evitar contato dos componentes diretamente com a forma.

- Coloquei a placa no forno @220°C durante 15 min.

- Retirei a placa do forno e deixei esfriar bem antes de montá-la novamente.

- Montei a placa novamente (naquele dissipador de alumínio) aplicando uma nova pasta térmica nos componentes.

Na hora dos testes (para minha surpresa) a 8800GTS voltou a funcionar sem apresentar aqueles riscos, nenhum componente que possui encapsulamento plástico derreteu, ficou tudo intacto, ja faz uns 20 dias que fiz esse procedimento e até agora a placa está funcionando normalmente.

Antes de "assa-la" eu tinha entrado em contato com o suporte da Nvidia, a qual me recomendou que "substituísse" a placa defeituosa por uma nova (sem mais nem menos) isso sem apresentar uma solução "técnica" para esse defeito.

Mas no geral, é uma solução que resolveu meu problema e aposto que pode ajudar nas frustações de outros propietários dessa mesma linha da Nvidia :angry:.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

É porque o problema dela era somente solda fria, então dá certo. Acontece que o "conserto" vai durar pouco porque as esferas de solda vão perder contato novamente com o tempo. Ja vi vários casos de dar certo utilizando fluxo por baixo dos chips durante o aquecimento, isto é porque o fluxo remove a sujeira quando chega ao ponto de ativação, e isso limpa os contatos, deixando a solda perfeita. Mas o ideal é rebalar o chip (remover a solda antiga e colocar uma nova).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Encontrei este tópico por acaso, minha E-vga 8800 GTS 320/320 ontem começou a reiniciar e aparecer artefatos e travamentos quando chegava aos 70º coisa que não acontecia antes e não conseguia mais entrar nos jogos que travava, na procura de uma solução encontrei este tópico e resolvi fazer o teste do forno, eu não tinha outra alternativa, fiz o passo a passo pelo video do youtube e pra minha surpresa a placa esta melhor que antes tudo funcionando as mil maravilhas, jogos rodando liso fiz o teste com o GPUtools a temperatura chegou aos 82º sem artefatos e sem travamentos uma beleza. Hoje pela manhã fiz o mesmo com uma XFX 6800 GT que estava para há 3 logos anos e adivinhem? esta funcionando perfeitamente e esta placa nem driver queria instalar que dava tela azul, agora esta rodando tudo, só não testei ainda games nela...Bom este é o meu relato que fazendo do modo correto observando a placa no forno pra não derreter nehuma peça plastica(coloquei papel laminado nelas) fazendo o apoio entre o papel laminado e vasilha que vai ao forno pra não ter contato com ela, da tudo certo. Abraço ao autor do tópico e ao autor do vídeo, sem dúvido foi o melhor post do ano na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boa tarde a todos,estava eu prestes a jogar minha XFX8800GS Alpha Dog no lixo quando passando pelo fórum li o absurdo de assar literalmente a placa de vídeo,sem nada a perder ja que a mesma estava "morta" a mais de 6 meses resolvi tentar...Pasmem, deu certo,inacreditavelmente certo.Faça o seguinte:

1º-Retire o cooler e seu dissipador

2º-Coloque papel alumínio em tudo que seja plástico(Parte brilhante pra cima)e revista uma forma de bolo com papel alumínio,faça calços de papel alumínio para que sua placa não encoste na forma(bolinhas de papel alumínio)

3º-Pré aqueça o forno por 20 minutos a 205Cº

4º-Asse o defunto por 8 minutos

Por fim retire e deixe esfriar normalmente.

Por sua conta e risco , comigo deu certo, voltei a jogar BC2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem legal ai no futuro arruma um baita de um câncer por conta do chumbo presente na solda se o forno for usado para preparo de alimentos

vai gastar milhares de vezes os 300 reais ou + da vga em hospitais

além de assinar o atestado de óbito

isso ai só se conserta em definitivo com estação e troca de esferas nos bga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marciocxs, é claro que não é recomendado usar o mesmo forno que se cosinha para fazer estas coisas, principalmente por causa de fluxo e outros resíduos. Mas quanto ao chumbo, ele não é mais usado na soldagem dos aparelhos desde 2006, se não me falha a memória no exterior foi a partir de 2004.

E o aparelho mais recomendado para a troca das esferas é estação infrared ou infradark. Com estação dá também mas tem que ter o dobro de cuidado e as chances de dar errado são bem maiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olha pessoal, eu não tinha dinheiro para compra outra placa de video no momento e talvez ficaria caro pra consertar, então pensei (é tudo ou nada), minha mãe me chamou de louco e até disse que algumas peças explodiriam, não sei se ela estava preocupada com o forno dela ou com minha humilde GeForce 8500 (risos).

Como eu acredito em mito e sou sujeito meio maluco não pensei muito, primeiro deixei por medo apenas 5 minutos mas percebi que não deu nem pra esquentar, pois ai que me revoltei mesmo e cronometrei 20 minutos, tirei o embrulho de dentro do forno e deixei efriando a até ficar temperatura normal, e agora sabe o que aconteceu? estou terminando de escrever essa mensagem usando a mesma que estava lá no forninha da minha mãe,kkkkkkkkkk, pra galera que estava na duvida assim como eu, uma coisa eu digo,i ser como o (tiririca pior não fica), pode confiar e agradeço o pioneiro dessa art-manha, abraço fuuuiiii.

bem legal ai no futuro arruma um baita de um câncer por conta do chumbo presente na solda se o forno for usado para preparo de alimentos

vai gastar milhares de vezes os 300 reais ou + da vga em hospitais

além de assinar o atestado de óbito

isso ai só se conserta em definitivo com estação e troca de esferas nos bga

Fala sério amigo, um prato de comida esquentado no microondas te oferece 1000 mais perigo contrair câncer do que apenas esquentar uma placa no forno convencional, você é muito sistematico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
bem legal ai no futuro arruma um baita de um câncer por conta do chumbo presente na solda se o forno for usado para preparo de alimentos

vai gastar milhares de vezes os 300 reais ou + da vga em hospitais

além de assinar o atestado de óbito

isso ai só se conserta em definitivo com estação e troca de esferas nos bga

Tem muita coisa pior no ar que respiramos e na água que bebemos.

btw, no aguardo do cancer. abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boas amigos.

Vou deixar aqui minha historia e de meu notebook...

Tenho um HP Pavilion, todo mundo que comprou um a uns 2 ou 3 anos atras, hoje tem problemas, e um odio mortal da HP, nao é pra menos, você compra um notebook de 3 pra 4 pal, para depois de 1 ou 2 anos ele dar defeito, e a HP fazer <V doce para trocar a placa, ou ter que gastar 500 pal para arrumar...

Em fim, o meu é um DV9700 de 17pol, muito bom, exeto pela vga, uma nvidia 7150, que deu problema de soldas frias.

Bem, isso nao é o pior, pois o notebook rodando GTA4 chega facilmente aos 100 graus, passando quase que para 130 graus, nao da para usa-lo de bermuda ou com uma calça fina de pijama sem cueca (a menos que voce nao queira mais ter filhos), fui obrigado a comprar uma base com coolers mas mesmo assim nao evitou o problema de BGA.

Desmontei tudo, embrulhei a placa-mãe em papel aluminio, deixando descoberto apenas o núcleo do processador grafico, coloquei no forno por 10 minutos a 300 graus, (pre aquecido em 250 por 8 min), nao coloquei refratario com gelo nem nada, apenas umas bolinhas de papel aluminio para nao grudar na grade do forno.

Agora o segredo: Apaguei o forno e deixei a placa la, eram umas 11 da noite, so tirei ela de manha. Agora porque fazer isso? Explico, se voce tirar a placa que esta a quase 300 graus de temperatura e colocar em algum lugar, havera choque termico, e a porcaria da solda que acabou de grudar, vai rachar de novo, por isso o correto é deixar que a temperatura abaixe bem devagar, assim as soldas vão voltando ao normal bem devagar tambem.

OBS: Isso tambem funciona com o congelador, testei, e aprovei, porém a placa so ira funcionar eqto estiver gelada, pois a solda apenas se encaixa de novo poruqe esta frio, quando ficar quente, ela se separara de novo (serve para voce tirar a duivda, se o chip esta queimado, ou com solda fria)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre solda fria e resoldagem, é pouco tempo no forno para que isso ocorra, alem de tudo se temperatura estiver ao ponto de derreter alguma solda o capacitores eletrolíticos explodiriam antes....

O que vou dizer e uma suposição, um dos problemas que sempre se menciona em concerto de placa mãe é os cristais gerador de clock, eles funcionam pela vibração de um cristal, pode ser que a diferença de temperatura faca ele voltar a funcionar por dilatação.

Outra coisa que é fato seria lavar a placa com aguá e sabão para remover poeira que pode ocasionar uma eletricidade estática.

Eu não colocaria no forno uma placa, mas lavaria com agua e sabão e secaria com secador de cabelo, podem tentar aquecer o cristal pra ver se da algum resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hehehehe esses tempos atras eu joguei uma 8800GTS :lol: no lixo por causa de artefatos na tela

depois que a joguei fora que vi que quase 100% desas vgas que tinham esses problemas de artefatos foram resolvidos levando-as para o forno.

Por outro lado foi bom pois só assim mesmo para mim comprar a minha Sapphire HD 5830 que é muito melhor do que a 8800GTS :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!