Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, eu gostaria de saber se esse circuito com o tda 8560q funciona bem, e se realmente chega em 33w rms por canal, ligado em 13volts. Outra duvida minha é que eu não pretendo usar potenciometros vou ligar direto em um mp4 sera q teria algum problema se eu ligar (1=positivo L, 2 Negativo, 13 positivo R)?

11sl8uu.jpg

Postado

eu queria saber se no lugar do pot eu posso colocar resistor? de quantos homs? eu quero liga o sinal de entrada de som na saida de um mp4 em stereo L.R qual seria a potencia real do tda 8560q ligado em 13.2v

• Coordenador
Postado
eu queria saber se no lugar do pot eu posso colocar resistor? de quantos homs?
Use potenciômetro duplo de 10K, pois se não, você não terá ajuste de volume...

Quanto a potência o colega Oceano respondeu...

Postado

o ajuste de volume eu quero controlar pelo propio mp4, eu queria sabe como devo liga o resistor de 2homs

liga um resistor e serie com o positivo L(da saida do mp4) e outro com o positivo R(da saida do mp4) e qual a potencia que tda vai ter de saida? realmente é 40w rms por canal em 2homs (obs: ligado a 13.2v li em alguns forum que ele n funciona com 14v somente com 13.2)

• Coordenador
Postado

Ok, então não use o potenciômetro, faça a ligação direta nos resistores de 0,47 Ohms mesmo..., sobre a potência, ele promete 40W por canal, com autofalantes de 2 Ohms!...

Postado

nao pecebo se sao resistências de 0,47 ohms , ou sao condensadores ?

use o esquema do datasheet que funciona

quanto a ligaçao deve ligar atraves de condensador de 470nf ou superior

se desejar minimizar o ruido use tambem nas saidas do mp4 uma resistencia de 47 ohms

Postado

eu montei o projeto como esta no desenho usei os capacitor na alimentação do tda como esta na figura mas n usei os potenciometro liguei direto o som o tda funcionou bem mas ele aquece muito, eu liguei um dissipador de calor com pasta termina, mesmo assim ele esquenta muito é normal isso? se eu coloca um resistor de 2homs(onde deveria ter colocado o potenciometro) ele aqueceria menos?

• Coordenador
Postado

Você terá que fazer testes ai!..., a primeira coisa seria desacoplar seu mp4 do amplificador!, coloque em série com o resistor de entrada um capacitor de 470uF/16V, e em paralelo com a entrada um resistor de 47 Ohms (Simulando um fone de ouvido), como carga para o mp4, em ambos canais..., isso solucionaria 50% dos problemas de ruido e componente contínua fornecidas pelo mp4!..., agora! problemas de aquecimento!!!!, é mais complicado!!!!..., não basta um dissipador do tamanho do CI!!!, para dissipar uns 80W como ele promete!, Você terá que montar ele num belo dissipador de calor de pelo menos, 15 centímetros (tamanho), X 10 centímetros (de altura), X uns 5 centímetros de aletas (profundidade), se possível com ventilação forçada!..., é mais ou menos por ai!!!

Aguarde outras opiniões!...

• 8 anos depois...
Postado

Lembrei do tópico do @Pedro_1021, sobre criação de caixas amplificadas para uma vitrola. 

Com esse chip, se eu não estiver errado, é possível juntar os terras das saídas.

E aproveito para perguntar:

Em 13/04/2010 às 22:43, oceano disse:

segundo o datasheet e para 13,2v e com RL=2 ohm os valores tipicos sao:

25 W com THD=0.5%

35 W com THD=10%

Como limitar a saída para 25w (os falantes do Pedro são para 20w)? Só no potenciômetro, mesmo? Há alguma forma de limitar o ganho para que mesmo com o pot totalmente aberto o máximo de saída seja esses 25w?

Atençao, falei errado. Esse chip não pode juntar os negativos das saídas. O que pode é o TDA1616, por exemplo, mas também o LM3886 e muitos outros cujo negativo é o terra. Nesse TDA8560, pelo que soube agora, não pode.

Postado

@rmlazzari58 Colocando um resistor antes do potenciômetro da certo. 

Eu faço isso quando não quero som distorcido no último volume. 

Com resistor de mesmo valor do potenciômetro terá o volume na metade. 

adicionado 2 minutos depois

Sobre o esquema do primeiro post, os componentes com valor de 0,47 são capacitores de 0,47uF. 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
34 minutos atrás, Mestre88 disse:

Colocando um resistor antes do potenciômetro da certo.  

Alternativamente podes colocar um trimpot.

35 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sobre o esquema do primeiro post, os componentes com valor de 0,47 são capacitores de 0,47uF. 

👍

Agora sim posso dormir em paz🙂

• Curtir 1
  • Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...