Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

Passei o dia lendo essa thread, porém continuei com algumas dúvidas, principalmente por que algumas coisas podem ter mudado desde as postagens que eu vi por aqui.

 

1) Não consigo encontrar quase nenhum dos modelos que estão na lista da página inicial. Somente os da clamper e o upsai caríssimo.

 

2) Tenho internet via adsl e gostaria de saber se é necessário comprar proteção mesmo que eu não me importe se o modem vai ser estragado ou não, pois é da operadora. Todos usamos internet deste modem via wifi.

 

3) Minha casa atual é alugada e bem antiga. Estou pretendendo comprar alguns Clamper Energia 5 e se precisar de alguma coisa para o telefone, usar o módulo para telefone da clamper plugado em um deles. Isso me daria mais flexibilidade que o clamper de 8 tomadas pois o local onde quero colocá-lo é bem apertado. Tem alguma ideia melhor (ou mais barata, com a mesma proteção?).

 

4) Pretendo colocar um deles preso embaixo de uma mesa onde tenho tomadas sem nenhuma proteção. Posso fazer uma extensão? De que tamanho de fio teria que ser?

 

5) Não encontro nada para proteger meus equipamentos de 20A, como a minha cafeteira. Existe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, vinicius.ugf disse:

Passei o dia lendo essa thread, porém continuei com algumas dúvidas, principalmente por que algumas coisas podem ter mudado desde as postagens que eu vi por aqui.

 

1) Não consigo encontrar quase nenhum dos modelos que estão na lista da página inicial. Somente os da clamper e o upsai caríssimo.

Resposta: Agradeça a indústria nacional que se preocupa mais em fazer o maldito estabilizador, que não ajuda em nada, só atrapalha, em vez de produzir bons supressores de surto..

 

2) Tenho internet via adsl e gostaria de saber se é necessário comprar proteção mesmo que eu não me importe se o modem vai ser estragado ou não, pois é da operadora. Todos usamos internet deste modem via wifi.

Resposta: Por aqui ninguém está preocupado com modem mas sim com sua config ou você acha que um modem será suficiente para bloquear um surto de tensão derivado de um raio. Se um modem fosse a solução para bloquear a passagem de um raio muitas preocupações acabariam.. E sim, com WiFi do outro lado não será necessário proteger mas não são todos que tem a última parte com WiFi.

 

3) Minha casa atual é alugada e bem antiga. Estou pretendendo comprar alguns Clamper Energia 5 e se precisar de alguma coisa para o telefone, usar o módulo para telefone da clamper plugado em um deles. Isso me daria mais flexibilidade que o clamper de 8 tomadas pois o local onde quero colocá-lo é bem apertado. Tem alguma ideia melhor (ou mais barata, com a mesma proteção?).

Resposta: sua ideia está correta...

 

4) Pretendo colocar um deles preso embaixo de uma mesa onde tenho tomadas sem nenhuma proteção. Posso fazer uma extensão? De que tamanho de fio teria que ser?

Resposta: O tamanho é você quem define, vai de acordo com sua necessidade..

 

5) Não encontro nada para proteger meus equipamentos de 20A, como a minha cafeteira. Existe?

Resposta: Ora amigo.. Romper a isolação em uma cafeteira é um trabalho hercúleo... Cafeteiras não tem fonte sofisticada, não tem lá muito sentido em protegê-las contra surtos de tensão...

Tenho dúvida de que saibas o que é surto de tensão e de como os filtros de linha previnem danos aos nossos equipamentos..

adicionado 5 minutos depois
6 minutos atrás, marcelogon disse:

Já tem alguma anlize do iCLAMPER Energia 5 e fotos internas?

Veja ai: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-você-já-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-não-entre-e-veja/?do=findComment&comment=6223969

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller,

 

Primeiramente gostaria de agradecer às suas respostas, porém algumas delas não me tiraram as dúvidas por completo.

 

Na pergunta 2, meu modem vai estar ligado em uma das tomadas do clamper 5. Se não tiver nada ligado nele via cabo somente ele irá queimar no caso de um surto de energia ou raio vindo do cabo de telefone, certo?

 

Na pergunta 4 eu quero saber se posso fazer uma extensão do clamper 5 até a tomada. E qual seria a bitola do cabo recomendada para isso. 

 

Na pergunta 5 eu citei a cafeteira pois minha nespresso estava na tomada em um dia que houve sobrecarga, e a energia foi desligada. Quando religaram a energia ela estava queimada. Ela é de 20A.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, vinicius.ugf disse:

Faller,

 

Primeiramente gostaria de agradecer às suas respostas, porém algumas delas não me tiraram as dúvidas por completo.

 

Na pergunta 2, meu modem vai estar ligado em uma das tomadas do clamper 5. Se não tiver nada ligado nele via cabo somente ele irá queimar no caso de um surto de energia ou raio vindo do cabo de telefone, certo?

Sim, são dois caminhos potenciais para entrada de um surto de tensão, via rede ou via fiação do telefone, ambas podendo chegar ao seu PC se houver continuidade física metálica até esse PC.

 

Na pergunta 4 eu quero saber se posso fazer uma extensão do clamper 5 até a tomada. E qual seria a bitola do cabo recomendada para isso. 

Pode usar fio duplo ou cabo tripolar de 1 mm2 de área de seção plana. ou compre uma extensão já pronta como essa daqui: http://www.eletronicasantana.com.br/cabo-de-forca-extensao-tripolar-30m-wi239-multilaser/p

Se for ligar a cafeteira tem de ser fio 2,5 mm e se realmente ela demandar 20A não dá de ligar nesse filtro de linha.

 

Na pergunta 5 eu citei a cafeteira pois minha nespresso estava na tomada em um dia que houve sobrecarga, e a energia foi desligada. Quando religaram a energia ela estava queimada. Ela é de 20A.

Li por ai, acho foi no anúncio do Extra, que sua demanda de pico é de 1.260 Watts que numa rede de 127 Volts representa uma demanda da ordem de 10 Amperes. Reveja portanto..

Não conheço nenhum filtro de linha, nacional, decente, que preveja correntes maiores de 10 Amperes. Tem inúmeros filtros americanos que oferecem proteção para até 15 Amperes, esse dai por exemplo: http://www.waz.com.br/protetor-contra-surto-belkin-12-outlet-home-office-surge-protector-120v-be112230-08-box.html

Mas terás de usar adaptador pois as tomadas dele são padrão NEMA, americano..

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é um filtro de linha, mas deve interessar.

 

iClamper Pocket 2 P, comprado na loja oficial, fabricado em 11/10/2016. Esse modelo não tem terra, e foi escolhido justamente porque não tenho aterramento aqui.

 

Ele é vendido como "Dispositivo de proteção contra raios e surtos elétricos". As travas são bem duras e não foi possível abri-lo sem danificá-lo, mas felizmente ele é transparente. Tirei fotos onde só dá para ver disposição dos componentes e anotei os códigos que consegui identificar:

  • Varistor S14K275
  • Resistor com anéis verde, azul, amarelo ouro. (560 Ω, +/- 5%)
  • TCO T115, 15/16A
  • Diodo 1n40 7G
  • Led branco

Lateral 01 com apenas o varistor visível.

 

iclamper_lado01.jpg

 

Lateral 02 com todo o resto.

 

iclamper_lado02.jpg

 

Topo. Ele tem saída de 2 pinos, e entrada também. Um furo cego talvez caísse bem, já que a maioria dos equipamentos possui o terra.

 

iclamper_topo.jpg

 

Soldas no verso da placa.

 

iclamper_fundo.jpg

 

Algumas especificações no próprio dispositivo.

 

iclamper_specs.jpg

 

Frente e verso da embalagem.

 

iclamper_embalagem_frente.jpgiclamper_embalagem_verso.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembre-se que se trata de um led para indicar o funcionamento do dispositivo, não uma lanterna. Funciona particularmente bem nesse modelo transparente, uma vez que a luz pode ser vista de todos os ângulos. Achei até um pouco brilhante demais em um cômodo escuro.

 

iClamper_LED.jpg

 

Não ficou claro no que um dos terminais  do diodo e o led estão soldados juntos. Te ajuda em algo isso?

(meu conhecimento na área é bem rudimentar, então sei lá se ajuda)

 

iClamper_LED.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!