Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[REVIEW] Vostro 3500 Core i5 430M - 4GB DDR3 - G310M 512 - HD 500GB


vitorhp

Posts recomendados

Pessoal,

Sou novo no clube, só me inscrevi para demostrar a minha insatisfação com a Dell.

Meu Vostro 3500 i3/4GB RAM/500GB HD (7200rpm) chegou no dia 22/07, teclas multimidia de mudo e aumentar volume não funcionavam e teclada estalava. Tentei chamado de devolução no dia 29/07 à noite, mas não quiseram fazer por estar "fora" do horário comercial. Porém, a ligação foi apagado do sistema deles, e eu não recebi nenhum tipo de protocolo, ou seja, eu ainda estava no direito de devolução.

Assim, como sempre sou paciente demais com esse tipo de coisa, abri o chamado de garantia no dia 30/07. No dia 02/08 foi trocada a parte de cima e o teclado do note, sem resolver o problema.

Outro chamado aberto pelo próprio técnico, para trocar as mesmas parte já trocadas e o "bottom", que é a parte de baixo do Note, que recebe todas as conexões.

Ontem, 09/08, as peças foram trocadas em minha casa, e os principais problemas sanados. Porém, estou com um computador que foi reparado 2 vezes em 17 dias após a compra. NO MÍNIMO UM ABSURDO SÓ PERMITIDO NO BRASIL!!! Nos EUA, qualquer defeito que um computador Dell apresente em até 30 dias da data da compra, troca total do produto.

O teclado continuar afundando na parte central, com um barulho horrível, que foi considerado normal pelo técnico. Vou aguardar mais alguns meses pra solicitar a troca do teclado, pra ver se esse problema é solucionado, uma vez que percebe-se pela estrutura dele abaixo do teclado, que isso vai continuar acontecendo do centro para a direita do teclado.

Após 3 anos usando um HP que comprei nos EUA e não me deu nenhum tipo de problema, paguei todos meus pecados em apenas 15 dias.

Fica aí uma situação para que comentem com os vendedores da Dell, que segundo eles é a melhor do mundo!

A performance da máquina é exatamente a mesma de qualque outra máquina de qualquer marca com a mesma configuração, nada de excepcional.

Vou ter que "engolir" o meu Vostro 3500, praticamente reformado 2 vezes, por bastante tempo, mas podem ter certeza, é meu último produto da Dell.

Abraços e boa sorte aos que resolverem enfrentar um VOSTRO 3500!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basta ser um pouco digamos "ligado" para perceber que essa linha Vostro esta com um preço muito interessante e ótimo custo beneficio, portanto as vendas devem estar acima da média bem como a produção.

Se os técnicos da Dell montam em média (hipoteticamente) 100 Vostros por dia, esses ultimos meses devem estar montando facilmente uns 150 sendo que deveriam montar quase 200 pra atender a ENORME demanda. Como eles devem estar trabalhando MUITO acima da média de produção diária as chances de ocorrerem erros de montagem são MUITO maiores, isso poderia explicar o fato de tantos "defeitos" que muito provavelmente foram gerados pela montagem inadequada e não pela falta de qualidade das peças.

É muito fácil reclamar e querer ter o equipamento trocado, agora imagine se eles fossem trocar os equipamentos de todos que QUEREM trocar por causa de um simples teclado mal montado, o quanto isso iria aumentar ainda mais a produção ???

Acredito que esses problemas ocorreram devido a uma falha de gestão da empresa, que não previu tantas vendas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basta ser um pouco digamos "ligado" para perceber que essa linha Vostro esta com um preço muito interessante e ótimo custo beneficio, portanto as vendas devem estar acima da média bem como a produção.

Se os técnicos da Dell montam em média (hipoteticamente) 100 Vostros por dia, esses ultimos meses devem estar montando facilmente uns 150 sendo que deveriam montar quase 200 pra atender a ENORME demanda. Como eles devem estar trabalhando MUITO acima da média de produção diária as chances de ocorrerem erros de montagem são MUITO maiores, isso poderia explicar o fato de tantos "defeitos" que muito provavelmente foram gerados pela montagem inadequada e não pela falta de qualidade das peças.

É muito fácil reclamar e querer ter o equipamento trocado, agora imagine se eles fossem trocar os equipamentos de todos que QUEREM trocar por causa de um simples teclado mal montado, o quanto isso iria aumentar ainda mais a produção ???

Acredito que esses problemas ocorreram devido a uma falha de gestão da empresa, que não previu tantas vendas.

Olha Renato, acho que temos o direito sim, pois o técnico não trata a máquina com tanto carinho assim, tanto é que ele solicitou as mesmas peças que já haviam sido trocadas pelo fato delas serem marcadas no desmonte. Pelo menos o técnico que me atendeu foi a melhor pessoa relacionada a Dell que me atendeu até agora.

Faça a conta das peças que eles trocaram, mais as viagens do técnico que é de outra cidade, mas pelo menos entre 6 e 8 horas de trabalho, e você verá que no mínimo eles já tiveram retorno negativo de 800,00 a 1000,00 reais, ou seja, pagaram pra vender um computador.

Se isto está realmente acontecendo com 30% dos vostro 3500 (informação obtida com um atendente da própria Dell, com relção ao teclado multimídia), e eles estão vendendo o tanto que você falou, podem esperar problemas financeiros na Dell do Brasil.

Eu particularmente não acredito que está acontecendo o que você disse, acredito sim que estão mandando pra cá lotes com alta % de peças defeituosas não aceitos em outros países. A prova disso é que o "bottom" (parte de baixo do laptop) que foi substituído no meu note, tinha a cor interna completamente diferente e um acabamento muito superior à que veio nele, inclusive o técnico me mostrou conectores visivelmente mais robustos que os que vieram na máquina, e pintura interna completa, sendo que o original não era pintado por completo.

Espero que eu não tenha mais problemas com a máquina, e que tudo tenha sido um susto, mas pelos relatos em foruns internacionais, parece que não é o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei assustado agora, pedi a poucos dias, um vostro 3500 com uma configuração boa, porém nao sei se fiz uma boa escolha, com tantos relatos de defeito de fabricação!

Cara nem te preocupa que o serviço de garantia deles é referencia MUNDIAL.

Muitos usuários comentaram que o maior índice de problemas foi nos com i5 430 mas acho que isso não faz muito sentido porque o pessoal aqui tem fome por potencia e não vi nenhum que tenha pego o Vostro com I3, pode ser que os com I3 também tenham dado problema ou não hehehe

Detalhe, pelo que li e que outros usuários mais informados disseram, há diferenças entre o Vostro 3500 e 3300 não só pelo fato da tela ser maior e saída HDMI más também no quesito hardware, como por exemplo placa mãe.

Se tu ta muito preocupado com a questão de dar defeito ou nao, pensa na possibilidade de pegar 2 anos de garantia (nao a prosupport q é cara) com completecare. Pois acredito que no 2º ano as chances de ocorrem problema por "desgaste" são maiores

Eu estou juntando uma grana pra pegar um Vostrinho (3300) :wub: a vista pra tentar conseguir um bom desconto que pague 1 ano a mais de garantia + completecare, pois pretendo ficar com ele até desmanchar :lol:

O que vocês pensam de pegar 2 anos de garantia local + completecare ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Sou novo no clube, só me inscrevi para demostrar a minha insatisfação com a Dell.

Meu Vostro 3500 i3/4GB RAM/500GB HD (7200rpm) chegou no dia 22/07, teclas multimidia de mudo e aumentar volume não funcionavam e teclada estalava. Tentei chamado de devolução no dia 29/07 à noite, mas não quiseram fazer por estar "fora" do horário comercial. Porém, a ligação foi apagado do sistema deles, e eu não recebi nenhum tipo de protocolo, ou seja, eu ainda estava no direito de devolução.

Assim, como sempre sou paciente demais com esse tipo de coisa, abri o chamado de garantia no dia 30/07. No dia 02/08 foi trocada a parte de cima e o teclado do note, sem resolver o problema.

Outro chamado aberto pelo próprio técnico, para trocar as mesmas parte já trocadas e o "bottom", que é a parte de baixo do Note, que recebe todas as conexões.

Ontem, 09/08, as peças foram trocadas em minha casa, e os principais problemas sanados. Porém, estou com um computador que foi reparado 2 vezes em 17 dias após a compra. NO MÍNIMO UM ABSURDO SÓ PERMITIDO NO BRASIL!!! Nos EUA, qualquer defeito que um computador Dell apresente em até 30 dias da data da compra, troca total do produto.

O teclado continuar afundando na parte central, com um barulho horrível, que foi considerado normal pelo técnico. Vou aguardar mais alguns meses pra solicitar a troca do teclado, pra ver se esse problema é solucionado, uma vez que percebe-se pela estrutura dele abaixo do teclado, que isso vai continuar acontecendo do centro para a direita do teclado.

Após 3 anos usando um HP que comprei nos EUA e não me deu nenhum tipo de problema, paguei todos meus pecados em apenas 15 dias.

Fica aí uma situação para que comentem com os vendedores da Dell, que segundo eles é a melhor do mundo!

A performance da máquina é exatamente a mesma de qualque outra máquina de qualquer marca com a mesma configuração, nada de excepcional.

Vou ter que "engolir" o meu Vostro 3500, praticamente reformado 2 vezes, por bastante tempo, mas podem ter certeza, é meu último produto da Dell.

Abraços e boa sorte aos que resolverem enfrentar um VOSTRO 3500!!!

Olá galera, o meu tb veio com este problema, você aperta a tecla mute ou aumento de volume, as vezes funciona , as vezes não.. coisa q tinha que funcionar só no toque, funciona quase "perdendo o dedo" de tanto apertar.

Abri um chamado quinta e até hoje não entraram em contato. Minha garantia é na residência...., e continuo aguardando.. .:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, o meu tb veio com este problema, você aperta a tecla mute ou aumento de volume, as vezes funciona , as vezes não.. coisa q tinha que funcionar só no toque, funciona quase "perdendo o dedo" de tanto apertar.

Abri um chamado quinta e até hoje não entraram em contato. Minha garantia é na residência...., e continuo aguardando.. .:D

Problema resolvido, um técnico veio a minha residência agora, e trocou toda a parte de cima do notebook, exceto o teclado.... ficou zero. td funcionando agora.. :D

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, td bem com vocês?

Me diga uma coisa, alguém de vocês já tiveram problema com o leitor biométrico?

visto que as vezes a gente aciona e ele demora a "ligar", até parece q ele fica desligado... e ai você passa o dedo, ele fica excitado e ai depois de muito tempo funciona. o de vocês é assim tb? eu achava q era problema do leitor, mas após o técnico vir na minha residencia hoje resolver outro problema, vi que trocou o leitor tb, e testei , deu o mesmo erro. .:D as vezes tenho q remover ele e adicionar novamente (novo hardware) para o danado ressucitar..

ps: ja desmarquei para ele nao ser desligado para economizar energia

rs

att

vwl

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falae galera.

Eu lembro que alguem aqui postou que o note tava fazendo muito barulho, o cooler ficava aceleradão. Olhei no everest e ta lá 100%..

Alguem conseguiu resolver??

Abraços!

Fala FgvR

No meu também mostra 100%, mas é velocidade da fan da GPU (olha la no seu), mas taí, como a GPU não tem fan so para ela, ela dissipa o ar quente junto com a fan lateral. Então ela fica 100% sempre, é normal isso .. eu acredito que sim. Alem daqui deve poder dizer melhor.

Agora velocidade da fan mesmo, no meu não mostra. E não consegui resolver não, reze para que apareca alguma atualização que melhore isso.

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Pessoal,

Sou novo no clube, só me inscrevi para demostrar a minha insatisfação com a Dell.

Meu Vostro 3500 i3/4GB RAM/500GB HD (7200rpm) chegou no dia 22/07, teclas multimidia de mudo e aumentar volume não funcionavam e teclada estalava. Tentei chamado de devolução no dia 29/07 à noite, mas não quiseram fazer por estar "fora" do horário comercial. Porém, a ligação foi apagado do sistema deles, e eu não recebi nenhum tipo de protocolo, ou seja, eu ainda estava no direito de devolução.

Assim, como sempre sou paciente demais com esse tipo de coisa, abri o chamado de garantia no dia 30/07. No dia 02/08 foi trocada a parte de cima e o teclado do note, sem resolver o problema.

Outro chamado aberto pelo próprio técnico, para trocar as mesmas parte já trocadas e o "bottom", que é a parte de baixo do Note, que recebe todas as conexões.

Ontem, 09/08, as peças foram trocadas em minha casa, e os principais problemas sanados. Porém, estou com um computador que foi reparado 2 vezes em 17 dias após a compra. NO MÍNIMO UM ABSURDO SÓ PERMITIDO NO BRASIL!!! Nos EUA, qualquer defeito que um computador Dell apresente em até 30 dias da data da compra, troca total do produto.

O teclado continuar afundando na parte central, com um barulho horrível, que foi considerado normal pelo técnico. Vou aguardar mais alguns meses pra solicitar a troca do teclado, pra ver se esse problema é solucionado, uma vez que percebe-se pela estrutura dele abaixo do teclado, que isso vai continuar acontecendo do centro para a direita do teclado.

Após 3 anos usando um HP que comprei nos EUA e não me deu nenhum tipo de problema, paguei todos meus pecados em apenas 15 dias.

Fica aí uma situação para que comentem com os vendedores da Dell, que segundo eles é a melhor do mundo!

A performance da máquina é exatamente a mesma de qualque outra máquina de qualquer marca com a mesma configuração, nada de excepcional.

Vou ter que "engolir" o meu Vostro 3500, praticamente reformado 2 vezes, por bastante tempo, mas podem ter certeza, é meu último produto da Dell.

Abraços e boa sorte aos que resolverem enfrentar um VOSTRO 3500!!!

É também tive problemas com o meu Vostro 3500, teclado defeituoso (E NÃO MAL ENCAIXADO), já passei por 3 ordens de serviço, sendo que uma foi trocado o palm rest e hoje ainda estou com muito barulho nas teclas 'K', 'I', 'L' e 'O', a Dell quer passar a ideia que isso é uma Caracteristica do notebook....(_(. Já entrei no Procon para solicitar meu dinheiro de volta, pois mesmo que eles arrumem pela 4º vez e fique bom eu não quero mais o note, pois primeiro não to afim de passar mais nervoso e segundo o note sendo aberto tantas vezes não é mais um notebook novo e sim Refurbished e tenho certeza que a Dell não vai me dar desconto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanho este debate sobre o vostro 3500 a algum tempo e mesmo com os acontecimentos estava disposto a comprá-lo achando que os problemas poderiam ser casos isolados, porém, estatisticamente, podemos perceber que proporcionalmente a porcentagem de falhas é muito alta se comparado o número de usuários aqui registrados. Definitivamente não são casos isolados. Pergunto: Qual o veredito final? Ainda assim a compra vale a pena? Qual note poderia substituir o 3500 em termos de perfomance e qualidade? Um dos principais itens, e que me preocupa, é a garantia. To confuso mesmo quanto a compra :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, devido o alto número de reclamações e problemas em alguns Vostro 3500, criei um tópico para podermos avaliar a real situação desse modelo atualmente. Quem tiver algum problem, poste lá, assim podemos gerar uma massa crítica e exigir que todos que se sintam lesados sejam devidamente reembolsados ou tenham outro modelo à disposição para troca.

Segue o tópico: ´http://forum.clubedohardware.com.br/...36#post4535936

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu to começando a fazer uma pesquisa para comprar um notebook e me chamou muita atenção os review do VOSTRO 3500. Entrei no site da DELL e vi que tem um modelo de VOSTRO 3500 por 2.750 e outro por 2.450 e a diferença entre ambos é basicamente a placa de video, pois o mais barato usa INTEL e o mais caro NVIDIA. A diferença de performace é muito grande? Eu não vou usar o note para jogos, mas pretendo usa-lo para visualizar videos em 1080p, não necessariamente no note, mas sim numa TV via conexão HDMI. E ainda, embora não seja certo que va fazer uso do note para isso pois ja tenho um desktop com tal proposito, mas possivelmente eu posso instalar o Premiere Pro CS5 para fazer edição de videos HDV. Sera que a placa da Intel no VOSTRO de 2.450 já não me seria o suficiente?

E agradeço se alguém souber indicar algum modelo da DELL (DELL porque da HP tenho ouvido falar muito mal; e a Sony, que seria minha predileta, é muito careira) que tenha um preço mais em conta e disponibilize conexão eSATA bem como saida HDMI com capacidade de visualizar videos em alta definicao. Será que algum Inspiration, mais em conta que o VOSTRO, já seria adequado ao que necessito? Será que os modelos com processador i3 e HDs com 5400 rpm, mais em conta, já dão conta de videos com 1080p e trabalhos com photoshop?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu to começando a fazer uma pesquisa para comprar um notebook e me chamou muita atenção os review do VOSTRO 3500. Entrei no site da DELL e vi que tem um modelo de VOSTRO 3500 por 2.750 e outro por 2.450 e a diferença entre ambos é basicamente a placa de video, pois o mais barato usa INTEL e o mais caro NVIDIA. A diferença de performace é muito grande? Eu não vou usar o note para jogos, mas pretendo usa-lo para visualizar videos em 1080p, não necessariamente no note, mas sim numa TV via conexão HDMI. E ainda, embora não seja certo que va fazer uso do note para isso pois ja tenho um desktop com tal proposito, mas possivelmente eu posso instalar o Premiere Pro CS5 para fazer edição de videos HDV. Sera que a placa da Intel no VOSTRO de 2.450 já não me seria o suficiente?

E agradeço se alguém souber indicar algum modelo da DELL (DELL porque da HP tenho ouvido falar muito mal; e a Sony, que seria minha predileta, é muito careira) que tenha um preço mais em conta e disponibilize conexão eSATA bem como saida HDMI com capacidade de visualizar videos em alta definicao. Será que algum Inspiration, mais em conta que o VOSTRO, já seria adequado ao que necessito? Será que os modelos com processador i3 e HDs com 5400 rpm, mais em conta, já dão conta de videos com 1080p e trabalhos com photoshop?

Aguenta tranquilo a placa da Intel, uso o note da minha mãe que tem umaintel bem inferior a essas novas e roda de boa (mkv 1920x1080, 23,xxx fps 20Mbit/s mais ou menos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, acompanho esse post, assim como o review feito pelo VozdoCao, estou postando aqui hoje para demonstrar minha total satisfação pelo produto, recebi o note hoje, depois de 10 dias úteis de atraso(detalhe), minhas primeiras impressões:

- Teclado perfeito, sem nenhum tipo de barulho anormal em nenhum dos lados, super macio e silencioso.

- Teclas multimídia funcionando(precisei forçar um pouco o touch no inicio, principalmente a tecla 'mute'...mas com o tempo elas estão ficando 'macias'.

- Dentro da caixa veio cds de instalação de alguns sofwares e o cd do Windos 7 Home Basic 32 bits.

-Bateria pré-carregada com duração de 4:23, estou usando o note a 2 hora, com wireless ativada e brilho no baixo, e ainda faltam quase 2 horas para descarregar totalmente.

-Bluetooth: OK

-Drive optico: OK

-Audio com som suficiente para um notebook.

-Acabamento nota 10!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, estava planejando adquirir um laptop à pelo menos uns 6 meses. Havia decidido pelo Inspiron 15R (afinal não sou usuário hard como a maioria, só uso mesmo o pc para internet, assitir vídeos em rmvb e trabalhos da faculdade em word e powerpoint mesmo). Havia montado uma configuração do Inspiron 15R que tinha ficado em quase R$2.700 mas, comprando com o Vostro e lendo à respeito, adquiri na quinta passada um Vostro 3500 com as seguintes configurações: Bateria Primária de 6 Celulas, Unidade Optica de Leitura e Gravacao de DVD /-RW 8X1 313-9437 Cobertura na Cor Prata; Câmera de 2.0 Mega Pixel e Microfone Integrados; Processador Intel Core i5-520M 2.40GHz, Dual Core/4Threads, 3MB L3 Cache; Memória DDR3 1066MHZ de 4GB, 2 Pentes; Tela LED WideScreen Alta Definicao (1366 x 768) de 15.6 Polegadas com Anti-Reflexo; Placa Grafica Nvidia Geforce 310M de 512MB; WINDOWS 7 NOTEBOOK LABEL,LAT/VOS/MPWS; Anatel NB label DW365, BCC; Midia com Drivers para Reinstalacao; Leitor de Impressoes Digitais Integrado; Teclado Interno com Iluminacao, Portugues; aDAPTADOR DE cORRENTE aLTERNADA; Cabo de Alimentacao; Documentacao; Disco Rigido de 500GB 7200RPM; Licença Software MCAFEE SEC 10, 36 Meses; Software Datasafe Online 1.1 2GB; Software WINDOWS LIVE SEARCH; DELL WEBCAM SW 1.4 APPLICATION KIT,VOS; ROXIO CREATOR DELL EDITION MEDIA VOS; EMRP,Win7Professional,Media,64bit,NB,V,B; Software Cyberlink Power DVD 8.3; Software Dell Data Back-up e Recovery Manager; Software Dell Digital Persona; Placa de Rede Sem Fio Dell Bluetooth; Placa de Rede Sem Fio Dell 1520 (802.11n, 2X2); Garantia para Hardware - 1º ano; Basico - proximo dia util no local - 1º ano; Software Microsoft Office 2010 Home and Student Edition em Portugues; Serviço Complete Care - 1 ano; Sem opção de extensao de garantia - proximo dia util sem garantia - 2º e 3º anos; BCKPCK 'CURVE' 16" Blk/Blue, CONS CK BCC.

Valor R$3.168,00. Pergunto se foi bom negócio pois não quero nem esquentar a cabeça em comprar computador pelos próximos 5 anos. Outra pergunta: alguém sabe se quando terminar o 1 ano de Complete Care, se eu quiser, posso pagar mais pelos 2 anos a mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ai galera, quem ainda estiver com problemas de teclado, achei esse post lá na comunidade da DELL, seria muito bom se todo mundo fosse até lá para postar seus problemas e fazer barulho.

http://pt.community.dell.com/support-forums/notebooks/f/36/p/27274/29193.aspx#29193

Lembrando q é sobre o Teclado Barulhento e solto (que creio ser o problema mais comum).

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

pessoal, pedi um dell vostro e tem previsao para segunda q vem. como teve gente q teve o note atrasado na entrega, estou considerando esta hipotese. mas a minha duvida é vira com windows 32 para um note com 4gb.compensa "perder" esse giga? eu acho que não. vi que posso instalar a mesma versao do win 64, com o seria do 32, isso é bom. mas nao perderei os programas dell fazendo isso? eles vem em cd ou existe um link pra baixar? curti bastante aquele dock superior.

abraços. e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.....meu colega comprou um 3500 (BH/MG), demorou uns 20 dias p/ chegar,,,, e adivinha,,,chegou !!!!! mas...........com problemas......

Agora para resolver o problema,,,está uma novela! (Já teve q chamar o técnico duas vezes).

Acho que a dell deveria dar outro note imediatamente p/ ele.....e não tentar mais "resolver" problema. Ou dar um note superior,,,ou devolver a grana com correção.....

Estou sendo radical de mais ,,,ou é isso mesmo!? Quem entende do assunto ou vivenciou algo parecido podia postar sua opinião sobre isso. (Acho que tem muita reclamação,,,, não vi em tópico nenhum algo parecido).

Obrigado...... se alguem se interessar pelo assunto.

Abraçs e boa sorte....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!