Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atendimento automatico de telefone.


neto_e_khelen

Posts recomendados

Boa noite galera! MInha dúvida é a seguinte, estou fazendo um circuito usando o CI decodificador de DTMF CM8870 mais um microcontrolador PIC. O problema é que quero ligar esse circuito na linha de telefone fixo aqui da minha casa, minhas dúvidas são:

1►Tem como eu criar um outro circuito para fazer o atendimento automático depois de o telefone tocar mais de x vezes???

1►como funciona a linha de telefone?? Qual a tensão??

2►Como posso saber quando o telefone está tocando para programar o pic para atender automatico??

Achei um tópico aqui antigo mais as respostas estão muito divergentes, li tudo mas aumentaram ainda mais minhas dúvidas. Segue o tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/tensão-linha-telefonica/257624

Ajudem ae galera! Tem certeza que muita gente tem dúvidas no funcionamento de uma linha telefonica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Neto, Não tenho conhecimento em circuitos com PIC!, tentarei te esclarecer algo bem básico sobre o telefone!...

O padrão de alimentação da linha de telefone fixo é de -48V CC, um telefone que esteja muito longe da central, pode receber apenas -35V CC, isso não impede que ele funcione corretamente! (os aparelhos possuem uma grande tolerância!...)

2►Como posso saber quando o telefone está tocando para programar o pic para atender automatico??
O circuito ideal eu não sei te passar!, mas o princípio de funcionamento, na detecção do toque é: quando uma chamada é recebida, a central envia um pulso alternado na linha com uma frequência aproximada aos 25Hz e tensão na casa dos 75VAC, acredito que um capacitor em série com a linha bloquearia a CC deixando passar só a alternada!..., neste caso um foto acoplador faria o serviço, embora dentro de um telefone, não o possui!...

Como o PIC detectará estas sequências de pulsos alternados a cada 2 a 3 segundos, eu deixo para os colegas... pois sou muito fraco com circuitos lógicos!...

O que seria um x toques, seria uma contagem de cada sequência de pulsos de 2 segundos..., ou seja, se o circuito atenderá depois do 5° toque, o circuito terá que contar 5 sequências de pulsos de 2 segundos com intervalos de 2 segundos!...

Observe o funcionamento de uma secretária eletrônica, que te ajudará bastante no desenvolvimento do seu circuito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega Neto, Não tenho conhecimento em circuitos com PIC!, tentarei te esclarecer algo bem básico sobre o telefone!...

O padrão de alimentação da linha de telefone fixo é de -48V CC, um telefone que esteja muito longe da central, pode receber apenas -35V CC, isso não impede que ele funcione corretamente! (os aparelhos possuem uma grande tolerância!...)

O circuito ideal eu não sei te passar!, mas o princípio de funcionamento, na detecção do toque é: quando uma chamada é recebida, a central envia um pulso alternado na linha com uma frequência aproximada aos 25Hz e tensão na casa dos 75VAC, acredito que um capacitor em série com a linha bloquearia a CC deixando passar só a alternada!..., neste caso um foto acoplador faria o serviço, embora dentro de um telefone, não o possui!...

Como o PIC detectará estas sequências de pulsos alternados a cada 2 a 3 segundos, eu deixo para os colegas... pois sou muito fraco com circuitos lógicos!...

O que seria um x toques, seria uma contagem de cada sequência de pulsos de 2 segundos..., ou seja, se o circuito atenderá depois do 5° toque, o circuito terá que contar 5 sequências de pulsos de 2 segundos com intervalos de 2 segundos!...

Observe o funcionamento de uma secretária eletrônica, que te ajudará bastante no desenvolvimento do seu circuito...

Ok, muito obrigado pela ajuda! Só não entendi a parte do opto acoplador, como fazia esse circuito?? Usando uma ponte de retifição e o opto acoplador?? Mas como meu circuito saberia quando a tensão é de -48 ou 75v??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem que dar uma procurada na net

não deve ser muito difícil se encontrar um site que contenha os padrões de telefonia... vou dar uma procurada

mas lembro que uma vez eu tava fuçando [a muuuito tempo atrás] e encostei 2 fios do telefone, o que ocasionou que os outros telefones da casa começassem a tocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega neto, como eu disse, o circuito em si eu não sei como você faria..., a ideia do capacitor em série com um fotoacoplador, é separar a alimentação -48V contínua do circuito lógico..., o capacitor só deixaria passar a componente alternada da alimentação, o que ocorrerá quando o tefelone estiver tocando..., esta componente alternada alimentaria o foto acoplador..., é mais ou menos por ai...

Neste link abaixo, tem outras informações do funcionamento básico do telefone...

http://macao.communications.museum/por/exhibition/secondfloor/MoreInfo/2_6_1_DTMF.html

Tem outros artigos neste site que também pode te esclarecer outras dúvidas sobre o funcionamento do telefone...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@neto.. Fiz o meu projeto DTMF e funcionou perfeitamente. Para nao ter dor de cabeça com linha telefônica fixa, utilizei um celular.

você apenas liga o fone de ouvido do celular no seu 8870. O meu aqui está funinando muito bem!

No inicio do projeto, pensei em ligar no telefone fixo, ai encontrei o seguinte circuito:

dtmfdecoderschematic.gif

Mas acredito que ele nao faça o atendimento automático. Mas vi uns circuitos na net sobre isso..

Mai starde volto aqui.. Vou procurar.

flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo não sei como posso te ajudar mais posso te dar umas dicas, quando o telefone estiver tocando como o Bcpetronzio teclou a linha telefonica vai pra 78vac, voce pode fazer um circuito com resistores e ou diodos zeners para que quando tensão na rede for para 78vac, ele acione um 555 no modo temporizador assim depois de um tempo programado no 555 ele atenda o telefone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, entendi....Muito boa a dica que se eu colocar um resistor de 330r em paralelo atende o telefone... MatheusLPS com um celular também ja consegui resultados, só que queria usar o telefone fixo até pra economizar em energia gasta...O que ta "pegando" agora é justamente o circuito para atender o telefone...Já entendi que seu eu programar o 555, ou até mesmo meu pic para fazer a contagem do tempo eu posso atender o telefone, mas tenho dúvida em como separar esses 78vac e "injetar" no pic...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com total crédito ao colega Bcpetronzio, no uso de seu esquemático, adicionei ao seu circuito um diodo sem o qual o sinal de ring não será detectado, pois o capacitor de entrada, sem esse diodo, somente se carregará na subida do sinal AC do ring, não se descarregando mais e desse modo não conseguindo detectar os vários trens de pulso do ring...

Para se obter algumas dezenas desse tipo de circuito procure no tio Google com a string de busca:

Ring detector

Ou até mesmo com

Detector de ring

Abraço...

PS: Falei no circuito e esqueci-me de colocá-lo. Ai vai:

Ringdetector.jpg

Colega neto_e_khelen. O resistor no coletor do transistor garantirá nível alto na entrada do PIC sempre. Esse nível só cairá para zero se e quando houver um ring na entrada (o ring é uma tensão alternada sobreposta a CC de alimentação da linha telefônica). Essa tensão tem um valor de até 120 Volts, uma frequência de 25 Hz e é modulada por aquela envoltória típica da chamada telefônica..

Desse modo, no PIC, leia essa porta e quando ela estiver em nível baixo, zero, por uma sucessão de tempo ou de pulsos, tome a ação de atender fechando para corrente contínua, com resistor, a linha telefônica..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Só não entendi o porque do resistor ligado em serie com vcc que vai para o pic...Dessa forma o port do pic nao ficaria sempre em nivel alto???
Como eu disse eu não conheço o funcionamento do Pic, como o transistor do foto acoplador é aberto!, eu imaginei que deveria ter uma referência de tensão para o Pic..., pois o transistor do foto-acoplador só conduzirá quando houver o sinal pulsante no diodo de entrada do foto...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse eu não conheço o funcionamento do Pic, como o transistor do foto acoplador é aberto!, eu imaginei que deveria ter uma referência de tensão para o Pic..., pois o transistor do foto-acoplador só conduzirá quando houver o sinal pulsante no diodo de entrada do foto...

Ah ta! Entendi! realmente!! O resistor vai funcionar como um pull-up certo?? Vou fazer esse circuito ai e testar aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Ah ta! Entendi! realmente!! O resistor vai funcionar como um pull-up certo?? Vou fazer esse circuito ai e testar aqui...
Exatamente!... Na entrada, comece experimentando um capacitor de 470KpF/250V, o resistor de 100K, o diodo pode ser um 1N4007 e o foto-acoplador um PC817..., se a excitação não for suficiente para o foto-acoplador, diminua o valor do resistor para 75K...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu certo!!! Consegui separar o ring e fazer um led piscar quando o telefone com o seguinte circuito:

circuito.gif

Só que tem um problema agora, tem como eu contar esses pulsos sem usar a interrupção externa do pic?? Pois já estou usando ela.... Qual a melhor maneira pra eu tratar esses sinais do ring com o pic??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O motivo é a existência do capacitor de 470 nF, que está em série com o opto.

O capacitor bloqueia o nivel DC, cerca de 48 Volts que existem normalmente na linha telefônica, mas permite a passagem do sinal AC do Ring, e é esse sinal que faz acender o LED do opto-acoplador, o que permite a condução do foto-transistor existente dentro do acoplador, e por sua vez faz o transistor 2N3904 conduzir, fazendo com que exista um nivel de tensão positivo na saída TTL Ring.

O problema é que essa saída pode ter um sinal que acompanhe a frequência do tom de Ring, isto é, em vez de ela ficar em nivel alto durante todo o tempo do Ring, ela pode ficar variando entre alto e baixo.

Para corrigir isto, use um resistor em série ( começe com 330 ohms ) entre a saida do foto-transistor e a base do 2N3904, e ligue na base do 2N3904 um capacitor eletrolítico de 10 uF até o terra. Experimente mudar esses valores até conseguir o sinal perfeito, só de nivel alto durante todo o Ring, assim fica bem mais fácil você contar os Rings.

Quanto ao PIC, ou voce vai ficar fazendo Polling no programa, que é ficar chamando uma rotina para ver se o nível variou, ou use também uma interrupção, programando o Port apropriado para gerar a interrupção na mudança de nível desejado. Se eu não me engano, pode usar até 4 pinos do PortB para essa finalidade.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Bcpetronzio só me responde uma coisa, uma dúvida boba mas que gostaria de saber, porque que quando o telefone não está tocando o opto acoplador não conduz?? O que está impedindo ele ai de conduzir no circuito?? Já que com o telefone sem tocar há tensão também...
É exatamente o que o Paulo explicou!..
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O motivo é a existência do capacitor de 470 nF, que está em série com o opto.

O capacitor bloqueia o nivel DC, cerca de 48 Volts que existem normalmente na linha telefônica, mas permite a passagem do sinal AC do Ring, e é esse sinal que faz acender o LED do opto-acoplador, o que permite a condução do foto-transistor existente dentro do acoplador, e por sua vez faz o transistor 2N3904 conduzir, fazendo com que exista um nivel de tensão positivo na saída TTL Ring.

Ok, entendi! Muito obrigado!

O problema é que essa saída pode ter um sinal que acompanhe a frequência do tom de Ring, isto é, em vez de ela ficar em nivel alto durante todo o tempo do Ring, ela pode ficar variando entre alto e baixo.

Realmente aconteceu isso mesmo, liguei um led na saida ttl e ele fica piscando bem rapidamente quando o telefone toca.

Para corrigir isto, use um resistor em série ( começe com 330 ohms ) entre a saida do foto-transistor e a base do 2N3904, e ligue na base do 2N3904 um capacitor eletrolítico de 10 uF até o terra. Experimente mudar esses valores até conseguir o sinal perfeito, só de nivel alto durante todo o Ring, assim fica bem mais fácil você contar os Rings.
Ok, vou fazer os testes o posto aqui os resultados.
Quanto ao PIC, ou voce vai ficar fazendo Polling no programa, que é ficar chamando uma rotina para ver se o nível variou, ou use também uma interrupção, programando o Port apropriado para gerar a interrupção na mudança de nível desejado. Se eu não me engano, pode usar até 4 pinos do PortB para essa finalidade.
Ok, vou usar a interrupção de portb, mas tem como eu configurar só um pino, por exemplo o pin_b1?? para não perder 3 pinos do pic??
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!